You are on page 1of 2

Pontifcia Universidade Catlica Bacharel em Teologia Antropologia Teolgica Professor: Waldir Souza Aluno: Jorge Luis Castro de Souza

Introduo a Antropologia Teolgica II captulo Resumo - Luis F. Ladria

Deus quando criou o homem e a mulher, os fez a sua imagem e semelhana. Disse Ele Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana; tenha ele domnio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus, sobre os animais domsticos, sobre toa a terra e sobre todos os rpteis que rastejam pela terra (Gn.1.26). Mas o pecado entrou em suas vidas, corrompendo esse elo e os jogando fora da graa do criador. Mas o amor de Deus to grande,to especial, que torna esta criao j como mistrio de salvao. Com Cristo, o Verbo se fez carne a habitou entre ns (Jo 1,14). O Filho de Deus Encarnado a ponto mximo da revelao divina, plenitude da revelao. Ele vem para completar o plano de salvao pensado por Deus. O Filho de Deus feito homem se fez Palavra A partir desta iniciativa divina de Redeno, Deus busca resgatar a humanidade oprimida pelo pecado. O Verbo Encarnado oferece novamente a unio originria com Deus. Deus que, atravs de seu Filho, renova a Aliana, o vnculo entre Deus e o homem, outrora desfeito pelo pecado. Na Patrstica se enxergava uma viso de um cosmos comandado pelo logos, ou seja no seria de hiptese alguma algo desordenado pois o Logos para os cristos tido como a prpria palavra, o verbo, o Jesus Cristo. Vimos isso no comeo do evangelho de Joo, no princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus, todas as coisas foram criadas por intermdio Dele,e sem Ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava Nele e a vida era a luz dos homens. Sabedores que o conhecimento do Lgo s no de exclusividade dos cristos, e que ele d-se a conhecer a todos mesmo que no de forma completa, pois s ter o conhecimento em totalidade quem reconhecer o Cristo. O ser humano a partir de Cristo torna-se efetivamente conhecedor do rosto de Deus , pois Cristo veio para nos resgatar. Na passagem em que Joo fala do novo nascimento, ns ao reconhecermos o prprio Deus em Cristo e com Ele certos da salvao conquistada, vamos ver na face do nosso irmo tambm o prprio Deus.Isso possvel porque Cristo ao subir ao Cu, nos deixou o consolador, o Esprito Santo. O homem deve ao decorrer de sua vida ir humanizando o mundo ao seu redor, e isso vai ocorrer quando ele prprio se humanizar. No se pode deixar que o utilitarismo vigente no mundo conduza as prticas do cristo, pois ele tem compromisso com a felicidade e o bem estar do irmo. S vai contemplar a verdadeira face do Cristo, quando ele a enxergar no rosto do irmo. Deus criou o mundo livremente e para a sua glria, devemos ento entender que o homem totalmente responsvel pela situao do mundo em que vive. Se ele no se esvaziar e se colocar a servio do seu irmo, entraremos em uma disputa que levar ao princpio do caos. Muitos foram os episdios que colocaram em cheque o amor e a onipresena de Deus, como as guerras na metade do sculo XX. Mas mesmo nessa situao, vimos como Deus trabalha atravs do prprio ser humano, mostrando a ns, somo responsveis pelo que acontece ao nosso redor.

No podemos fugir, temos que buscar numa relao mais humana, viver um esvaziamento continuo onde possamos iluminar a vida do outro com a graa que nos foi dada por Cristo na certeza de sermos preenchidos novamente com essa graa. Tudo o que fizemos e viermos a fazer dever ser para honra e glria de Deus. Como nos fala no Genesis, no ato da criao do mundo e do homem estavam juntos Deus, o Verbo e o esprito santo. Santo Agostinho fala que a mente humana extremante limitada para poder assimilar a dimenso da trindade (Deus, Verbo e o esprito) e, por mais que se esforce, jamais poder entender esta grandeza por suas prprias foras ou por seu raciocnio. A criao de tudo em Cristo s pode ser enxergada na perspectiva de ser voltada unicamente em sua plenitude no novo Ado.

A Santssima Trindade o fundamento transcendente da histria da salvao. Karl Rahner

You might also like