You are on page 1of 53

LEI N 1.540/2006 Ementa: Institui a Lei de Edificaes e Posturas do Municpio de Salgueiro e d outras providncias.

A PREFEITA DO MUNICPIO DE SALGUEIRO, no uso de suas atribuies legais que lhe confere o art. 66, inc. III e IV, da Lei Orgnica do Municpio, faz saber que o PLENRIO da Cmara Municipal em Reunio Ordinria realizada aos 12.06.2006, aprovou o projeto de lei n 22/2002, e eu sanciono com vetos parcial a seguinte LEI: TTULO I Disposies Gerais CAPTULO NICO Das Disposies Preliminares Art. 1 - Fica instituda a Lei de Edificaes e Posturas de Salgueiro, compreendendo os objetivos, diretrizes e demais dispositivos desta norma. Art. 2 - As edificaes, instalaes e posturas do Municpio de Salgueiro, obedecero aos dispositivos desta Lei, em sintonia com as normas da Lei de Uso e Ocupao do Solo, bem como a legislao Estadual e Federal vigentes. Art. 3 - O fundamento desta Lei a funo social da propriedade urbana, que deve assegurar populao nveis mnimos de habitabilidade e qualidade de construes e instalaes, que devem apresentar: III Segurana e durabilidade; Habitabilidade, com conforto trmico, acstico e de circulao interna de pessoas.

Art. 4 - As normas institudas nesta Lei devero ser aplicadas em sintonia com a legislao Estadual e Federal. Art. 5 - Nenhuma edificao pode ser realizada sem que obedea ao projeto aprovado de arquitetura e aos demais projetos exigidos de acordo com esta Lei. Art. 6 - Integra esta Lei, complementando seu texto, o Anexo I Glossrio. TTULO II Das Edificaes CAPTULO I Das Condies Gerais para Edificaes SEO I Dos Terrenos e Lotes Destinados a Edificaes Art. 7 As edificaes sero construdas em lotes, que faam frente para via(s) pblica(s), e que estejam regularmente definidos por escritura pblica, ou por documento de f pblica na qual constem as suas metragens e reas.

1 - Quando as edificaes ocuparem mais de um lote, ser exigido o remembramento, de acordo com a Lei de Uso e Ocupao do Solo. 2 - S ser permitida a edificao em lote infraestruturado, conforme requisitos da Lei Federal 9.785/99, ou a critrio do rgo competente, para as reas de interesse social. Art. 8 Os lotes ou terrenos no edificados, devero ser mantidos limpos, s custas do seu proprietrio e as vias, praas e logradouros pblicos, inclusive de loteamentos devidamente registrados, devero ser conservados pelo Municpio. IOs lotes ou terrenos, no edificados, podero ser fechados, atravs de muro de alvenaria, ou cerca de madeira, ou arame liso, ou tela metlica; As construes de muros ou gradis, com altura superior a 2,00m (dois metros) e as de muro de arrimo devero ter um responsvel tcnico; necessrio antes de iniciar qualquer construo, o pedido de demarcao dos lotes pela Prefeitura Municipal. SEO II Das Licenas Art. 9 Toda construo, reforma, demolio e instalao pblica ou particular s podero ser feitas, aps a elaborao e aprovao do seu projeto, e a emisso pela Prefeitura da respectiva licena e do seu alvar, de conformidade com as normas desta Lei. I - A licena ser solicitada Prefeitura em requerimento devidamente acompanhado dos projetos e do seu detalhamento. II - O requerimento dever ser assinado e datado pelo proprietrio ou por quem legalmente o represente. III - Deve constar a documentao exigida pela Lei de Uso e Ocupao do Solo, e por esta Lei, ttulo de domnio pleno ou til ou posse do bem imvel; as certides negativas de dbitos para com a Fazenda Municipal, relativas ao imvel. PARGRAFO NICO Os dispositivos desse artigo, de seus incisos e da Lei de Edificaes e Posturas so aplicveis a toda obra ou construo em rea rural, includas as obras de arte, com dimenso igual ou superior a 300,00 m. (trezentos metros quadrados) destinada indstria, comrcio e servios, e sistema virio. Art. 10 A licena para construo, demolio, reforma total ou parcial, modificaes ou acrscimos de edificaes ou de suas dependncias, instalaes industriais ou comerciais, gradis ou balaustrados, estes ltimos no alinhamento dos logradouros pblico, s ser concedida depois da aprovao dos projetos das referidas obras. Art. 11 S sero consideradas de carter definitivo as construes cujos projetos tenham sido aprovados pela Prefeitura. Art. 12 No depende de apresentao e aprovao do projeto a licena para:

II III -

I-

Construo de muros no alinhamento do logradouro pblico, sendo, entretanto, necessrio demarcao do lote feita pela Prefeitura. Obras de reparos em edificaes, quando no descaracterizarem os elementos arquitetnicos existentes. Pinturas de edificaes. Construo de muros divisrios.

II III IV -

Art. 13 Nas edificaes existentes que estiverem em desacordo com as disposies desta Lei, sero permitidas obras de reforma, desde que no resultem em acrscimos de rea, e sejam indispensveis manuteno das suas condies de higiene e estabilidade ou se procedam as devidas adaptaes s leis vigentes. Art. 14 Nas construes que estiverem sujeitas a corte para retificao de alinhamento, alargamento de logradouro pblico ou para atendimento aos afastamentos previstos em Lei, no sero permitidas obras de acrscimo ou reforma nos trechos atingidos e que com estes mantenham relao de natureza funcional. 1 - Tratando-se de afastamento frontal, a rea ser indenizada pela Prefeitura, de acordo com a avaliao do rgo competente. 2 - No caso de avano da construo a rea de investidura ser paga pelo proprietrio, antes da expedio da licena para as obras, segundo avaliao do rgo competente. Art. 15 O processo para conceder licena de obras ou instalao dever ser aprovado pelo rgo competente. SEO III Dos Projetos e Alvars de Construo Art. 16 Os projetos que acompanham o requerimento de licena devero atender aos seguintes requisitos: III Serem apresentados em 3(trs) vias, em cpias heliogrficas, nas dimenses estabelecidas por esta Lei; A legenda dos projetos dever discriminar: a) b) c) d) e) f) Natureza e local da obra; Nmero da quadra e lote rea do terreno; rea ocupada pela construo; rea coberta da construo; Nome e local para assinatura do proprietrio ou de seu representante legal; g) Nome e local para assinatura, ttulo e nmero de carteira profissional do responsvel pela execuo do projeto; h) Nome e local para assinatura, ttulo e nmero de carteira profissional do responsvel pela execuo da obra. Art. 17 Os projetos de que trata o artigo anterior devero conter ainda:

III III IV -

Planta na escala 1:100 ou 1:50, de cada pavimento da edificao e de todas as dependncias; Elevao nas escalas de 1:100 ou 1:50 das fachadas voltadas para as vias pblicas; Sees longitudinais e transversais do edifcio e de suas dependncias, na escala 1:50 ou 1:100; Planta de situao, em escala de 1:200 ou 1:500, em que se indiquem, com exatido: a) Os limites do terreno; b) Orientao; c) Situao das construes projetadas e das existentes no terreno, em conveno determinada; d) Situao das partes das edificaes vizinhas at 2,00 m.(dois metros) do terreno; e) Indicao do logradouro, existente ou projetado, onde est situado o lote.

PARGRAFO NICO - As plantas e sees em elevao devero ser, convenientemente, cotadas. Em caso de divergncia entre qualquer dimenso medida diretamente no desenho e a cota correspondente, prevalece esta ltima. Art. 18 As plantas indicaro, claramente: III III IV A disposio e as divises da edificao e de suas dependncias; O destino e as dimenses de cada dependncia, rea e ptios; As espessuras dos embasamentos, dos pavimentos e das aberturas; A altura do terreno em relao ao passeio do logradouro.

Art. 19 Os projetos no podero conter rasuras. PARGRAFO NICO Em caso de necessidade de correes, estas sero procedidas parte e rubricadas pelo autor e por quem tiver permitido a correo. Art. 20 O projeto receber o visto de aprovao, em todas as suas cpias, do responsvel pelo rgo competente da Prefeitura. Art. 21 Nos projetos de modificao, acrscimo e reconstruo, indicar-se-o com trao constante as partes da edificao que devam permanecer, e as partes a serem demolidas, em linha pontilhada ou hachurada. Art. 22 A Prefeitura dispor de um prazo mximo de 90(noventa) dias para aprovao do projeto, contados da data da entrada do requerimento; findo este prazo, se o requerimento no tiver sido despachado, o interessado iniciar a construo, mediante comunicao por escrito Prefeitura em obedincia ao disposto nesta Lei, obrigando-se, entretanto, a demolir o que fizer em desacordo com a mesma. Art. 23 O alvar de construo ser expedido aps a aprovao do projeto, a emisso da licena e o pagamento das taxas e emolumentos devidos.

PARGRAFO NICO O alvar de construo conter o nome do dono da obra e de todos os elementos identificativos do lote onde ocorrer a construo. Art. 24 Para modificaes essenciais no projeto aprovado ser necessrio novo alvar, requerido e processado de acordo com esta Lei. PARGRAFO NICO As pequenas modificaes, que no alteram os elementos essenciais da construo, independem de novo alvar, ficando, entretanto, sujeitas sua aprovao pela Prefeitura. Art. 25 Juntamente com o alvar sero entregues ao interessados dois exemplares do projeto aprovado, um dos quais dever ser exibido, no local da obra, ao servidor municipal encarregado da fiscalizao. Art. 26 Ao interessado ser permitido requerer somente a aprovao do projeto. 1 - O requerimento de que trata este artigo dever atender s exigncias formuladas nos artigos desta seo, excetuando-se as referentes execuo da obra. 2 - Os projetos aprovados de acordo com este artigo tero a validade de 6(seis) meses, a contar da data de sua aprovao, prazo este prorrogvel, desde que atendidas as exigncias desta Lei. Art. 27 Os projetos, clculos e concluses das memrias, projetos de obras e instalaes de qualquer natureza, so de exclusiva responsabilidade dos seus autores, os profissionais que os assinarem. Art. 28 A Prefeitura no assumir qualquer responsabilidade tcnica em conseqncia da aprovao de projeto, clculo, memria ou de fiscalizao da obra pelos seus rgos competentes. Ar. 29 A responsabilidade das obras de fundaes, estruturas e diferentes instalaes ser atribuda a profissionais ou firmas especializadas, isolada ou solidariamente, conforme o caso, no tocante execuo, na parte que lhes competir. PARGRAFO NICO As instalaes referidas neste artigo so as eltricas e as sanitrias, telefone, ar condicionado, alm das outras necessrias s edificaes, conforme o uso a que estas se destinarem. SEO IV Do Cancelamento Art. 30 Dar-se-, automaticamente, o cancelamento de projeto ou de licena de construo: ISe aps 120(cento vinte) dias da data do despacho de aprovao do projeto ou da licena de construo no houverem sido pagas as taxas respectivas; O prazo de validade da licena de construo de 24 meses, aps o que ela ser renovada, se a obra tiver sido iniciada; e ela ser cancelada no caso do no incio das obras.

II -

PARGRAFO NICO O cancelamento da aprovao do projeto de licena de construo implica no respectivo cancelamento dos despachos exarados nos respectivos requerimentos, ficando os mesmos sem valor.

Art. 31 O cancelamento da aprovao do projeto poder ser feito a juzo de uma comisso especial designada pelo Secretrio Responsvel pelas obras, quando tiver sido constatado erro na sua aprovao. Neste caso recairo sobre a Prefeitura a responsabilidade e os nus decorrentes e necessrios para modificar ou demolir as obras porventura j realizadas, objetivando respeitar as disposies desta Lei. SEO V Da Fiscalizao, Habite-se e Aceite-se Art. 32 Para efeito de fiscalizao, devero permanecer no local da obra, obrigatoriamente, os alvars de demarcao do lote e licena para as obras em geral, juntamente com o projeto aprovado. PARGRAFO NICO Esses documentos devero ser facilmente acessveis fiscalizao da Prefeitura, durante as horas de trabalho. Art. 33 Toda edificao dever ter a concluso de suas obras comunicada pelo proprietrio Prefeitura, para fins de vistoria e expedio do habite-se ou aceite-se. 1 - O habite-se ser concedido para edificaes novas. 2 - O aceite-se ser concedido para obras de reformas ou modificaes de edificaes existentes. Art. 34 O prazo para concesso do habite-se e do aceite-se, no poder exceder 30(trinta) dias teis, contados da data de entrada, na Prefeitura, da comunicao do fim da obra. Art. 35 Consideram-se obras ou servios concludos: IInstalaes hidrossanitrias, eltricas, telefnicas e outras, devidamente executadas e testadas pelos rgos tcnicos competentes, declarando que se encontram em perfeitas condies de funcionamento. Edificaes em condies de ocupao e devidamente numeradas, inclusive sub-unidade, se houver, tudo de acordo com o projeto aprovado e com a numerao oficial nele indicada; Passeios pblicos executados ao longo do meio-fio, na rea de influncia do lote, conforme as exigncias tcnicas da Prefeitura.

II -

III -

Art. 36 Nenhuma obra, demolio ou instalao poder ser feita sem que seja colocado, em frente (s) testada(s) do lote ou terreno, um tapume provisrio. PARGRAFO NICO A empresa ou profissional responsvel pelas obras, tambm responsvel pela segurana dos pedestres ou pessoas que circulam nas caladas ou lugares onde as obras so realizadas. Art. 37 Sero dispensados tapumes, nos seguintes casos: INa construo, elevao ou demolio de muros ou gradis de terrenos baldios, at 3,00 m.(trs metros) de altura, bem como na pintura e consertos na fachada; Em obras, demolies ou instalaes afastadas do(s) alinhamento(s) em logradouro(s) sem o meio-fio.

II -

Art. 38 Todas as obras devero ser executadas de acordo com o projeto aprovado, em absoluto respeito aos elementos geomtricos essenciais. 1 - Depende de licena prvia da Prefeitura qualquer modificao nos elementos geomtricos essenciais e nas linhas de detalhes das fachadas, constantes do projeto aprovado. 2 - No poder ser efetuada, sem a concesso da respectiva licena pela Prefeitura, a supresso de vos internos da qual decorra a formao de prdios ou habitaes independentes. Art. 39 Quando o projeto aprovado no tiver sido obedecido, conforme verificao procedida em vistoria, o proprietrio ser responsvel pelas obras necessrias para obter o cumprimento integral do projeto, no prazo fixado pela Prefeitura e sem prejuzo da penalidade aplicada, nos termos das disposies desta Lei, e do seu regulamento. SEO VI Das Obras Paralisadas Art. 40 A paralisao de obras dever ser comunicada, previamente, ao rgo competente do Municpio, para efeito de suspenso do prazo de licena e adoo das demais medidas administrativas cabveis. Art. 41 Se a paralisao ocorrer no prazo superior a 60(sessenta) dias, a construo dever ter: III Todos os seus vos fechados, de acordo com as determinaes do rgo competente do Municpio; Seus andaimes e tapumes removidos, quando construdos sobre o passeio em logradouro pblico.

Art. 42 A critrio do rgo competente, quando o estado da construo paralisada, oferecer risco de segurana populao, ou esteja causando prejuzo esttica da cidade, a obra paralisada poder ser demolida, qualquer que seja o seu estado ou grau de andamento. 1 - A demolio de que trata este Artigo s poder ser executada mediante autorizao fornecida pelo rgo competente, se aps a intimao do responsvel, para prosseguir a execuo da obra, a mesma continuar paralisada. 2 - O prazo de intimao de que trata este Artigo no poder exceder 30(trinta) dias. 3 - Em se tratando de prdio de condomnio devem ser notificados o incorporador e todos os condminos, para que providenciem o reincio da construo, sob as penas da Lei; 4 - Terminando o prazo, de que trata o 2, caso o responsvel da obra no tenha cumprido a intimao, o Municpio promover a demolio e cobrar os custos dos servios, acrescidos de 10%(dez por cento) a ttulo de taxa de administrao. Art. 43 O proprietrio da obra paralisada ser diretamente responsvel pelos danos ou prejuzos causados ao Municpio e a terceiros, em decorrncia dessa paralisao.

1 - O instrumento jurdico da edificao compulsria ser aplicado s obras inacabadas ou paralisadas, em perodo igual ou superior a 02(dois) anos, conforme a Lei de Uso e Ocupao do Solo, subseo III, seo II, do Cap. V. 2 - Sujeitar-se-o s sanes previstas na Lei Estatuto da Cidade, 10.257/2001, os proprietrios de imveis urbanos prediais, que por qualquer meio, artifcio ou omisso, dificultarem a realizao de atividades urbanas em sua propriedade. SEO VII Das Edificaes Art. 44 So componentes bsicos de uma edificao, as fundaes, a estrutura, as paredes e a cobertura. PARGRAFO NICO Os componentes bsicos de uma edificao devero apresentar resistncia ao fogo, isolamento trmico, isolamento e condicionamento acsticos, estabilidade e impermeabilidade adequadas funo e porte do edifcio de acordo com as normas tcnicas, e especificados e dimensionados por profissional habilitado. Art. 45 As estruturas de fundao e as superestruturas devero ficar situadas inteiramente dentro dos limites do lote, obedecidos os requisitos de afastamentos do Zoneamento do Uso e Ocupao do Solo; e na execuo, garantir a segurana das pessoas e das edificaes vizinhas, bem como evitar, obrigatoriamente, quaisquer danos aos logradouros e instalaes de servios pblicos. Art. 46 Sero, obrigatoriamente, executados em materiais durveis e apropriados, as lajes de piso, as paredes externas e as estruturas das edificaes. Art. 47 Em toda edificao devero ser observados os seguintes requisitos: III III IV VVI VII VIII Estar ligada a esgoto ou possuir fossa; Possuir instalaes de gua e esgotos ligados rede geral de distribuio, quando houver, no logradouro pblico em frente ao lote; Possuir instalaes eltricas, exceto quando do logradouro pblico em frente ao lote no houver iluminao; Ser o terreno adequadamente preparado para o escoamento das guas pluviais; Ser o piso de camada impermeabilizante; Possuir paredes de alvenaria ou material adequado, revestidas na forma prevista nesta Lei; Possuir passeio no logradouro pblico, na forma prevista nesta Lei; Obedecer as normas de segurana de edificaes.

Art. 48 No ser considerada concluda a edificao enquanto: INo for observado integralmente o projeto aprovado;

II -

No terem sido efetuadas a ligao e instalaes contidas no Artigo anterior. CAPTULO II Dos Profissionais SEO NICA Dos Profissionais Habilitados

Art. 49 - Somente podero projetar, calcular e executar obras no Municpio, os profissionais legalmente habilitados pelo CREA, e que satisfaam as exigncias desta Lei e da Lei Federal especfica. Art. 50 - Todo projeto, seus elementos e clculos sero assinados pelo autor, profissional construtor responsvel pela execuo da obra e pelo proprietrio. I - considerado autor o profissional habilitado responsvel pela elaborao do projeto; II - considerado responsvel tcnico da obra o profissional responsvel pela direo tcnica das obras, do seu incio, sua concluso total; III - Acompanhando as assinaturas dos profissionais devero constar os ttulos, funes e nmero da carteira profissional expedida pelo CREA; IV - No caso de firmas ou empresas os projetos devero ser assinados por seus representantes legais e pelos responsveis tcnicos; V - permitida a substituio ou transferncia da responsabilidade tcnica, sendo tal ato necessrio em caso de impedimento tcnico do profissional. Art. 51 - Todas as pessoas fsicas e jurdicas, que exercerem profissionalmente, as atividades previstas nesta Lei, devero inscrever-se no Cadastro Mercantil da Secretaria Municipal de Finanas. CAPTULO III Dos Usos das Edificaes SEO I Da Classificao Art. 52 Para fins desta Lei, os usos das edificaes so classificados de acordo com a Lei de Uso e Ocupao do Solo: III III Habitacional; No-habitacional: comerciais, industriais e prestao de servios; Misto.

Art. 53 As edificaes devero obedecer s disposies desta Lei, da Lei de Uso e Ocupao do Solo, e demais legislaes pertinentes existentes. SEO II

Das Edificaes de Uso Habitacional Art. 54 As edificaes habitacionais classificam-se em: III III IV Edificaes de uso unifamiliar, que abrigam uma nica residncia; Edificaes de uso multifamiliar, que abrigam mais de uma famlia; Conjuntos de edificaes habitacionais, constitudos por habitaes isoladas ou acopladas, unifamiliares ou multifamiliares; Edificaes coletivas, quando o uso habitacional tem lugar em compartimentos de utilizao comum, a exemplo dos asilos.

Art. 55 A habitao dever possuir, no mnimo, ambientes para estar ou uma sala; repouso ou um quarto; alimentao ou cozinha; e higiene, com banheiro e sanitrio. 1 - Os ambientes referidos no caput do Artigo podero estar reunidos num nico compartimento, com exceo do ambiente de higiene. metros quadrados). 2 - A rea mnima da habitao ser de 30,00 m.(trinta

3 - O dimetro mnimo, possvel de ser traado no seu piso, de 3,50 m.(trs metros e cinqenta centmetros). SEO III Das Edificaes de Usos no Habitacionais e de Usos Mistos Art. 56 As edificaes de uso no-habitacional e de uso misto, quando construdas dentro de um mesmo lote, devero obedecer, s normas desta Lei, e s da Lei de Uso e Ocupao do Solo, de forma isolada, atendendo a todos os requisitos de instalaes. Art. 57 As edificaes destinadas ao uso no-habitacional e misto devero dispor de instalaes sanitrias destinadas, isoladamente, ao pblico e funcionrios. Art. 58 As edificaes no-habitacionais destinadas a locais de reunies, tais como estdio, auditrios, ginsios esportivos, centro de convenes e sales de exposio, cinemas, teatros e templos, devero atender aos seguintes requisitos: III III IV VVI Circulao de acesso; Condies de perfeita visibilidade; Espaamento entre filas de assentos; Locais de espera; Instalaes sanitrias;

Lotao dimensionada. 1 - Ser obrigatria a existncia de locais de espera, para o pblico, independente das reas de circulao. 2 - obrigatria a existncia de mais de uma porta de sada, com largura igual ou superior a 2,00 m.(dois metros).

Art. 59 Os servios de hotelaria devero obedecer s normas regulamentares dos rgos responsveis pelo turismo. Art. 60 As edificaes destinadas a usos especficos, como de educao e sade, devero obedecer, ainda, s normas dos rgos competentes do Estado e da Unio. Art. 61 As edificaes destinadas a postos de abastecimento de veculos, alm de atenderem s disposies gerais desta Seo, observaro as normas previstas na legislao de medicina e segurana do trabalho e na NB 216/71, da ABNT, aos requisitos da Lei de Uso e Ocupao do Solo, e s normas da Cmara Tcnica do Conselho Nacional do Meio-Ambiente - Conama. Art. 62 O nvel de rudo provocado por mquinas e aparelhos nas atividades desenvolvidas por pessoas fsicas e jurdicas, pblicas ou privadas, inclusive servios e obras de construo civil, mesmo que licenciados, devero atender aos limites mximos e horrios estabelecido na Lei de Uso e Ocupao do Solo e de lei regulamentar especfica do municpio. PARGRAFO NICO Ressalvam-se as obras e servios urgentes e inadiveis decorrentes de caso fortuito ou fora maior, acidentes ou perigos iminentes segurana e ao bem estar da populao, inclusive o restabelecimento de servios essenciais, tais como energia, gua, esgotos e sistema virio.

SUBSEO I Das Edificaes no Mesmo Lote Art. 63 permitida a construo de dois ou mais prdios em um mesmo lote, nas seguintes condies: III III Respeitem, isoladamente, todas as disposies desta Lei; Serem respeitadas a taxa de ocupao e os parmetros urbansticos pelo conjunto dos prdios; Os prdios dos fundos devero ter o acesso por meio de passagem lateral aberta, com a largura mnima de 1,50 m.(um metro e cinqenta centmetros). Quando os prdios tiverem trs ou mais pavimentos, esta largura ser de 2,50 m.(dois metros e cinqenta centmetros), no mnimo; Os prdios sero separados no mnimo por 5,00 m.(cinco metros) de rea livre. Quando os prdios tiverem trs ou quatro pavimentos, esta rea ser acrescida para 6,00 m.(seis metros); e 7,00 m.(sete metros) para aqueles com mais de quatro pavimentos; Da construo de prdios nos fundos dos lotes no poder resultar desmembramento; exceto para os casos previstos em Lei; Cada prdio poder constituir-se em mais de uma residncia, obedecidos os requisitos da Lei de Uso e Ocupao do Solo. SUBSEO II Dos Prdios Geminados

IV -

V-

VI -

Art. 64 S sero permitidos ou tolerados prdios geminados conforme dispositivos da Lei de Uso e Ocupao do Solo. PARGRAFO NICO As edificaes devero satisfazer as seguintes condies: III III IV Respeitar isoladamente s disposies desta Lei; Constituir conjunto arquitetnico nico ou harmnico; Respeitar a taxa de ocupao e os requisitos urbansticos da Lei de Uso e Ocupao do Solo pelo conjunto dos dois prdios; Nas Zonas Urbanas onde a Lei de Uso do Solo tolerar, a edificao poder colar em uma divisa lateral, mas dever manter o afastamento mnimo exigido pela lei especfica na divisa de fundos e na outra divisa lateral.

Art. 65 Nenhuma construo, qualquer que seja o seu gnero, poder ser feita sem que a Prefeitura fornea a demarcao do lote e a altura da soleira. PARGRAFO NICO A demarcao do lote e a altura da soleira sero determinados de acordo com os projetos oficialmente aprovados para o logradouro respectivo. Art. 66 Nas edificaes construdas no alinhamento do logradouro no ser permitida qualquer salincia na fachada do pavimento trreo. PARGRAFO NICO Acima do pavimento trreo, qualquer salincia no poder ser maior do que 0,30 m.(trinta centmetros), tomando como referncia o plano vertical que passa pelo referido alinhamento. Art. 67 As edificaes situadas no alinhamento do logradouro no podero apresentar beirais com largura superior a 0,50 m.(cinqenta centmetros), nem possuir calhas em que o escoamento das guas pluviais se faa diretamente para o logradouro. Art. 68 Do documento que certificar o alinhamento e o nivelamento, constaro o alinhamento e a cota de piso do pavimento trreo ou da soleira, tomando como referncia o meio-fio. No caso de ausncia deste, a referncia ser o eixo da faixa de rolamento. SEO IV Dos Pisos Art. 69 Os pisos nos edifcios de 2(dois) pavimentos ou mais sero de concreto armado ou de outro material de elevado grau de incombustibilidade. Art. 70 Os pisos de compartimentos assentados diretamente sobre o solo devero ter por base camada impermeabilizadora de concreto, com espessura mnima determinada pelo rgo competente. Art. 71 Os pisos sero convenientemente revestidos com material apropriado, de maneira a no ficarem espaos vazios. SEO V Das Paredes

Art. 72 As paredes divisrias, internas ou externas, da mesma edificao, quando de alvenaria de tijolo comum, devero ter espessura mnima de 0,15 m.(quinze centmetros), ou que garanta o isolamento acstico e trmico. PARGRAFO NICO Quando for empregado outro material a espessura adotada dever ser tal que corresponda a um mesmo isolamento acstico e trmico. Art. 73 Todas as paredes das edificaes sero revestidas, externas e internamente com material apropriado. 1 - O revestimento poder ser dispensado, quando o estilo arquitetnico utilizado exigir o uso de material aparente. 2 - Quando as paredes ficarem com o paramento externo em contato com o terreno circundante, devero receber revestimento externo impermevel. 3 - As paredes de subsolos, at o nvel do terreno circundante, devero ser internamente dotadas de impermeabilizao adequada. Art. 74 Sero admitidas divises de madeiras ou similares, formando compartimentos de uso diurno, como sejam escritrios e consultrios, de tal forma que se atingirem o teto cada uma das subdivises dever satisfazer as condies de iluminao, ventilao e superfcie mnima exigidas por esta Lei. Art. 75 Os pavimentos acima do solo, que no forem vedados por paredes no seu permetro, devero dispor de guarda-corpo de proteo contra queda, com altura mnima de 0,90 m.(noventa centmetros), resistente a impactos e presses. SEO VI Das Cobertas Art. 76 Os projetos de coberturas devero, em todos os casos, obedecer s normas fixadas pela ABNT. PARGRAFO NICO Independentemente do tipo de cobertura, escoamento de guas pluviais ser sempre orientado para a parte interna do lote. o

Art. 77 Nas coberturas das edificaes, devero ser empregados materiais impermeveis, imputrescveis, de reduzida condutibilidade trmica, incombustveis e resistentes a ao dos agentes atmosfricos, excetuada sua estrutura de suporte, que poder ser executada em madeira. Art. 78 As coberturas devero ser construdas de modo a assegurar o perfeito escoamento das guas pluviais, atravs de beirais ou calhas, e ainda dotadas de rufos e condutores, respeitando sempre o direito de vizinhana e sem atingir diretamente o logradouro. 1 - Nas edificaes, quando coladas nas divisas, as coberturas no podero ter beirais. 2 - As calhas, rufos dimensionados de acordo com as normas da ABNT. e condutores devero ser

3 - A inclinao da estrutura de cobertura dever obedecer s normas tcnicas em vigor, observando as especificaes dos materiais empregados na sua cobertura. SEO VII Dos Compartimentos Art. 79 Para efeitos da presente Lei, o destino dos compartimentos no ser considerado, apenas, pela sua designao no projeto, mas tambm pela sua finalidade lgica, decorrente da disposio em planta. PARGRAFO NICO - As disposies fixadas nesta Seo, referentes a compartimentos, no se aplicam a casas populares projetadas em conjunto por entidades pblicas e privadas ou a habitaes situadas em reas de Interesse Social, cujos projetos obedecero a normas especiais baixadas pelo rgo competente da Prefeitura, cumpridas as diretrizes gerais fixadas nesta Lei. Art. 80 Os compartimentos so classificados em: III III Compartimentos de utilizao prolongada(diurna e noturna); Compartimentos de utilizao transitria; Compartimentos de utilizao especial.

Art. 81 So considerados compartimentos de utilizao prolongada: III III IV VVI VII VIII IX Dormitrios, quartos e salas em geral; Lojas, escritrios, oficinas e estdios e indstrias; Bibliotecas e salas de leitura; Consultrios, gabinetes de trabalho, enfermarias, e ambulatrios; Salas de aula, ou estudo e laboratrios didticos; Refeitrios, inclusive de bares e restaurantes; Sales para fins comerciais, industriais, reunies ou festas; Ginsios, e locais fechados com destino similar; Sales para fins comerciais ou industriais diversos.

Art. 82 So considerados compartimentos de utilizao transitria: III III IV VBanheiros, lavabos e instalaes sanitrias; Copas e cozinhas; Corredores; Caixas de escada e rampas; Depsitos, rouparias, lavandarias, e reas de servios;

VI VII VIII IX X-

Garagens particulares; Halls; Salas de espera; vestirios; Vestbulos; Outros de destino semelhante.

Art. 83 So considerados compartimentos de utilizao especial ou eventual aqueles que pela sua finalidade especfica dispensarem abertura do vo para o exterior tais como: III III IV VVI VII Adegas; Armrios ou dispensa; Cmaras-escuras; Caixas-fortes; Cavas; Frigorficos; Subterrneos e outros de finalidades vrias.

Art. 84 A subdiviso de compartimento, feita de forma permanente mediante a construo de paredes alcanando o teto, ser permitida quando os compartimentos resultantes satisfizerem as normas previstas nesta Lei, levando em conta sua finalidade. SEO VIII Das Condies Internas Art. 85 Os compartimentos de utilizao prolongada ou uso transitrio, devero apresentar dimenses e condies de iluminao e ventilao, de acordo com o estabelecido nesta Lei. PARGRAFO NICO Os compartimentos especiais tero suas dimenses de iluminao e ventilao, de acordo com as normas da ABNT e da legislao de medicina e segurana do trabalho. SEO IX Das Circulaes SUBSEO I Da Circulao Horizontal Art. 86 Os corredores de edificaes devero ter a largura mnima de: III 1,20 m.(um metro e vinte) para edificaes residenciais; 2,40 m.(dois metros e quarenta) para edificaes educacionais e hospitalares, e clnicas com leitos sempre que se tratar de corredores principais;

III -

2,80 m.(dois metros e oitenta) para galerias internas.

Art. 87 O p-direito mnimo de corredores ser de 2,40 m.(dois metros e quarenta centmetros), sendo de 2,60 m.(dois metros e sessenta centmetros) nos corredores principais das edificaes destinadas a escolas e hospitais. SUBSEO II Dos Halls Art. 88 Os halls de elevadores devero ter as seguintes especificaes mnimas: ILargura mnima de 2,40 m.(dois metros e quarenta centmetros) com rea mnima de 6,00 m.(seis metros quadrados) no pavimento trreo; e de 2,00 m.(dois metros) com rea mnima de 4,00 m.( quatro metros quadrados) nos demais pavimentos das edificaes de uso habitacional; Largura mnima de 3,00 m.(trs metros) com rea mnima de 10,00 m.(dez metros quadrados) no pavimento trreo e de 3,00 m.(trs metros) com rea mnima de 6,00 m.(seis metros quadrados) nos demais pavimentos das edificaes de uso no habitacional.

II -

Art. 89 Nos prdios com mais de 3(trs) pavimentos o hall de acesso edificao e unidade no poder ter dimetro inferior a 1,50 m.(um metro e cinqenta centmetros). Art. 90 O p-direito mnimo dos halls de edificao ou dos pavimentos ser de 2,40 m.(dois metros e quarenta centmetros). Art. 91 Os hallsde acesso das edificaes habitacionais, no habitacionais e mistas, com 12(doze) ou mais unidades, possuiro local destinado a portaria. Art. 92 Ser obrigatria a comunicao entre o hall social e o hall de servio, interligando as circulaes verticais construdas de escadas e elevadores sociais e de servios. Art. 93 Os elevadores e escadas rolantes obedecero s normas da ABNT no que se refere ao seu dimensionamento, instalaes e utilizao. PARGRAFO NICO Os elevadores ou escadas rolantes no sero, em qualquer hiptese, o meio exclusivo de acesso aos pavimentos superiores ou do subsolo, devendo todos estes serem interligados por escadas ou rampas. Art. 94 (vetado) Art. 95 Todos os degraus das escadas tero os pisos e espelhos com as mesmas dimenses, observadas as seguintes especificaes exceto nos casos em que esta Lei dispuser diferentemente: III Profundidade centmetros); mnima do piso de 0,25 m.(vinte e cinco

Altura mxima do espelho 0,18 m.(dezoito centmetros);

III -

A cada 18(dezoito) degraus, no mnimo, dever existir um patamar que ter comprimento mnimo igual a largura da escada.

PARGRAFO NICO Os degraus das escadas em caracol tero largura mnima do piso de 0,08 m.(oito centmetros), sendo que a 0,50 m.(cinqenta centmetros) do bordo interno devero apresentar largura mnima de 0,25 m.(vinte e cinco centmetros). Art. 96 As sadas de emergncia sero construdas de conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Art. 97 As escadas ou rampas circulares tero raio mnimo de 0,90 m.(noventa centmetros) em relao ao seu eixo, salvo, quando se tratar de edifcios destinados a depsitos ou servios, quando ser admitido o raio mnimo de 0,80 m.(oitenta centmetros). Art. 98 As rampas tero declividade mxima de 12%(doze por cento). Art. 99 Nas edificaes de uso habitacional multifamiliar, no habitacional e misto, ser obrigatria a construo de rampas de acesso aos elevadores, destinadas utilizao pelo deficientes fsicos, no podendo sua declividade ser superior a 8% (oito por cento). Art. 100 Nas edificaes onde se fizer necessria a implantao de escadas ou rampas, que atendam a deficientes fsicos, devero ser observadas as seguintes condies, alm dos requisitos da legislao especfica. IO primeiro degrau de um lance de escada deve distar, pelo menos, 0,30 m.(trinta centmetros) do patamar, ou piso de circulao; Os pisos dos degraus das escadas no devem ser escorregadios, nem apresentar ressaltos em sua superfcie; As escadas devem ter corrimo e guarda-corpo, prolongando-se 0,30 m.(trinta centmetros), alm do incio do lance da escada; As rampas tero largura mnima de 1,20 m.(um metro e vinte centmetros) e um patamar nivelado no topo, com as dimenses mnimas de 1,20 m. X 1,20 m.(um metro e vinte por um metro e vinte centmetros); Nos acessos, os patamares das rampas devem ter dimenses de 1,20 m. X 2,50 m.(um metro e vinte por dois metros e cinqenta centmetros); Possuir ressalto de 0,05 m.(cinco centmetros), no lado externo da rampa; Ter a rampa, corrimo em um dos lados.

II III IV -

V-

VI VII -

PARGRAFO NICO As edificaes dotadas do elevador, que atendam ao deficiente fsico, ficam dispensadas das exigncias do Artigo anterior, sendo obrigadas a resguardar o fcil acesso ao hall do elevador. Art.101 Toda edificao com mais de 4(quatro) pavimentos, incluindo o trreo, dever, possuir obrigatoriamente, servio de elevadores.

1 - Todas as unidades independentes de uma mesma edificao devero ter acesso aos elevadores. 2 - No caso de elevadores de portas fronteiras, o hall ter o mnimo de 2,00 m.(dois metros) em cada dimenso. Art. 102 As rampas, destinadas ao trfego de veculos e/ou pedestres, atendero aos seguintes requisitos: III III Textura do piso porosa e resistente, de forma a assegurar um bom coeficiente de atrito; Fechamento de acesso, atravs de portes; Os portes de acesso edificao, quaisquer que sejam, no podero abrir para o exterior do lote.

Art. 103 Galerias so tipos de circulao horizontal coletiva, que ligam logradouros, edificaes ou unidades no habitacionais. I - As galerias, alm de atenderem aos requisitos previstos, desta Lei, devero: a) b) Possuir largura livre, descontados quaisquer, obstculos, tais como, pilares, salincias, vitrines, mostrurios. Ser dotadas de condies de iluminao e ventilao, natural ou artificial e/ou por meios mecnicos.

II - As galerias devero ter um dimetro mnimo de 3,00 m.(trs metros) e um p-direito mnimo de 3,00 m.(trs metros). SEO X Das Salas e Dormitrios Art. 104 Nos edifcios habitacionais, os quartos e as salas devero ter: III III rea mnima de 6,00 m.(seis metros quadrados); Forma tal que permita traar em seu piso um crculo com raio mnimo de 1,20 m.(um metro e vinte centmetros); P-direito mnimo de 2,50 m.(dois metros e cinqenta centmetros) salvo casos especiais, a critrio do rgo competente.

1 - Para cada grupo de 2(dois) dormitrios em uma habitao, poder ser tolerado um outro com rea inferior a 6,00 m.(seis metros quadrados); mas nunca inferior a 4,00 m.(quatro metros quadrados), com forma tal que permita a inscrio de um crculo de raio mnimo de 1,00 m.(um metro). 2 - Todos os dormitrios devero ter aberturas externas providas de venezianas ou de dispositivos prprios para assegurar a renovao do ar.

SEO XI Dos Compartimentos de Servios Art. 105 As cozinhas devero satisfazer as seguintes condies: III III Terem rea mnima de 4,00 m.(quatro metros quadrados); Terem forma tal que permita traar em seu piso um crculo de raio mnimo de 0,80 m.(oitenta centmetros); Terem o p-direito mnimo de 2,50 m.(dois metros e cinqenta centmetros).

Art. 106 As cozinhas devero tambm atender s seguintes condies: III III IV No se comunicarem diretamente com compartimentos que sirvam de dormitrio, WC e banheiro; Terem piso impermevel incombustvel, liso e dotado de ralo, de modo a permitir fcil lavagem; Terem forro de material incombustvel; Terem uma ventilao permanente garantida.

Art. 107 Toda edificao dever ter, no mnimo, um sanitrio. Art. 108 Os sanitrios obedecero aos seguintes requisitos: III III Serem dotados de piso impermevel e liso e disporem de ralo para escoamento de guas; Terem paredes de material apropriado at a altura mnima de 1,50 m.(um metro e cinqenta centmetros); Terem o p-direito mnimo de 2,50 m.(dois metros e cinqenta centmetros).

Art. 109 Os sanitrios sociais tero rea mnima de 3,00 m.(trs metros quadrados) com forma geomtrica que permita inscrio de crculo de 1,30 m.(um metro e trinta centmetros) de dimetro. 1 - Os dormitrios podero comunicar-se diretamente com os sanitrios desde que sejam exclusivos. 2 - O box dos chuveiros ter dimenso mnima de 0,80 X 0,80 m.(oitenta centmetros por oitenta centmetros) e sua execuo ser obrigatria. 3 - Nas edificaes que j dispuserem de sanitrio social nos termos deste Artigo, ser permitida a existncia de sanitrio complementar com rea mnima de 2,00 m.(dois metros quadrados) e largura mnima de 0,90 m.(noventa centmetros). 4 - Os sanitrios privativos para salas e escritrios em edifcios comerciais podero ter as dimenses do Pargrafo anterior.

Art. 110 Os sanitrios de uso de empregados domsticos, tero rea mnima de 2,00 m.(dois metros quadrados) com forma geomtrica que permita a inscrio de um crculo de 0,90 m.(noventa centmetros) de dimetro mnimo, e sero dotados de chuveiro e WC. Art. 111 Os quartos de uso dos empregados tero rea mnima de 4,00 m.(quatro metros quadrados) com forma geomtrica que permita a inscrio de um crculo de 2,00 m.(dois metros) de dimetro mnimo e p-direito no inferior a 2,50 m.(dois metros e cinqenta centmetros). SEO XII Da Iluminao e Ventilao Art. 112 Toda e qualquer edificao dever dispor de reas que satisfaam as exigncias mnimas de ventilao e iluminao, independentes dos recuos mnimos exigidos nesta Lei. PARGRAFO NICO As aberturas para iluminao e ventilao devero comunicar-se diretamente com o logradouro pblico ou com reas livres dentro do lote. Art. 113 A metade das reas das aberturas de iluminao, no mnimo dever servir para ventilao. PARGRAFO NICO - No podero existir aberturas em paredes levantadas sobre as divisas do lote com os lotes contguos, nem tampouco a uma distncia inferior a 1,50 m.(um metro e cinqenta centmetros) da divisa; ou obedecido o requisito de afastamento lateral, mnimo, exigido pela Lei de Uso e Ocupao do Solo, de cada zona urbana. Art. 114 Nos vestbulos, sanitrios, despensas, lavanderias, corredores e halls ser permitida a iluminao zenital, obedecidos os nveis de aclaramento fixados pela ABNT. Sero igualmente permitidas a ventilao zenital e a ventilao indireta por meio de dutos horizontais, poos e chamins ligados diretamente ao exterior. 1 - Nos demais compartimentos sero toleradas iluminao e ventilao zenitais quando estas concorrerem com at 50%(cinqenta por cento) da iluminao e ventilao requeridas, devendo a complementao ocorrer mediante a utilizao de aberturas diretas para o exterior, no plano vertical. 2 - Ser admitida a ventilao indireta por meio de poos e chamins em edificaes com finalidade especfica, desde que haja compatibilidade com a natureza e o uso do compartimento e no se verifique desobedincia a outras normas desta Lei, de acordo com os critrios do rgo municipal competente. 3 - Onde for permitida a ventilao por meio de poos e chamins de ventilao, estes devero atender aos seguintes requisitos: III Serem visitveis em qualquer ponto e providos de escadas; Terem obrigatoriamente, para assegurar a comunicao e circulao do ar no primeiro pavimento a que servirem, comunicao com o exterior, por meio de abertura cuja rea mnima ser igual a (um quarto) de sua seo ou comunicao com uma rea de circulao servida por ventilao direta; Terem revestimento interno liso;

III -

IV V-

Permitirem a inscrio de um crculo horizontal, 0,60 m.(sessenta centmetros) de dimetro;

mnimo, de

Terem rea mnima de 1,50 m.(um metro quadrado e cinqenta centmetros quadrados).

4 - Os dutos horizontais tero a altura mnima livre de 0,20 m.(vinte centmetros), no ultrapassando o comprimento de 6,00 m.(seis metros), exceto no caso de serem abertos nas duas extremidades, quando no haver limitao para seu comprimento. 5 - Os dutos horizontais tero proteo na face externa, de modo a evitar a penetrao de guas pluviais, insetos e pequenos animais. 6 - Os sanitrios das edificaes destinadas escolas, hospitais ou congneres tero, em todos os casos, iluminao e ventilao naturais. Art. 115 Os vos das portas devero apresentar as seguintes dimenses mnimas: III III IV V2,10 m.(dois metros e dez centmetros) de altura; 0,90 m.(noventa centmetros) de largura, no mnimo, quando servirem de entrada principal de edificaes unifamiliares; 1,10 m.(um metro e dez centmetros) de largura quando se destinarem entrada principal de edificaes multifamiliares; 0,70 m.(setenta centmetros) de largura no caso de servirem de acesso a banheiros e sanitrios; 0,80 m.(oitenta centmetros) de largura, nos quartos e demais dependncias.

PARGRAFO NICO Em qualquer caso as portas devero permitir abertura mnima de 90(noventa graus); podendo a critrio do rgo competente ter abertura inferior. Art. 116 As edificaes destinadas a servio de educao, sade, hotelaria, e indstria atendero s normas previstas nas legislaes especficas. SEO XIII Das Garagens em Habitaes Art. 117 As garagens em habitaes, devero satisfazer s seguintes condies: III III IV P-direito mnimo centmetros); 2,25 m.(dois metros e vinte e cinco

No terem comunicao com dormitrios; Possurem aberturas que permitam uma permanente ventilao; Terem o piso revestido de camada resistente, e impermevel.

PARGRAFO NICO Devero obedecer aos requisitos estabelecidos na Lei de Uso e Ocupao do Solo.

SEO XIV Das Zeladorias Art. 118 A zeladoria constituda de um compartimento destinado a depsito, possuindo, em anexo, banheiro com chuveiro, lavatrio e vaso sanitrio. 1 A zeladoria considerada parte comum de edificao e no poder: a) Ter comunicao direta com as reas e circulaes sociais; b) Ser desmembrada ou incorporada a qualquer unidade residencial autnoma; c) Ter suas finalidade e utilizao modificadas. 2 - ser exigida zeladoria em todas as edificaes que possuam 12(doze) ou mais unidades autnomas. SEO XV Dos Jiraus Art. 119 Os jiraus devero satisfazer aos seguintes requisitos: IQuanto a dimenses: a) Terem altura mnima de 2,40 m.(dois metros e quarenta centmetros); b) Terem rea mxima igual a (a metade) da rea do compartimento em que forem construdos, exceto quando formarem passadios de largura mxima de 1,00 m.(um metro), ao longo estantes ou armrios dispostos junto s paredes; c) Situarem-se junto s paredes de fundo ou laterais se os compartimentos em que forem construdos derem para logradouros pblicos, a exemplo de lojas; A construo de jiraus no poder prejudicar as condies de ventilao, iluminao e segurana, tanto dos compartimentos onde estas construes forem executadas, como do espao assim criado. SEO XVI Das Piscinas Art. 120 Toda piscina, para ser construda ou reformada, dever ter projeto previamente aprovado e examinado pela autoridade sanitria competente, em conformidade com regulamentao especfica. SEO XVII Das Guaritas Art. 121 Ser permitida a construo de guaritas na rea non aedificandi das edificaes.

II -

III -

A guarita dever ter uma rea mxima de 4,00 m.(quatro metros quadrados); O p-direito mnimo da guarita dever ser de 2,25 m.(dois metros e vinte e cinco centmetros).

SEO XVIII Dos Estacionamentos e Guarda de Veculos Art. 122 As reas destinadas a estacionamentos e guarda de veculos devero constar nos projetos, de acordo com as normas da Lei de Uso e Ocupao do Solo, e os dispositivos desta Lei. Art. 123 As dimenses das vagas, de garagem ou de estacionamentos sero de 3,00 m. (trs metros) de largura mnima e um comprimento de vaga, no mnimo, de 5,00 m. (cinco metros). Art. 124 As circulaes e os acessos nas edificaes obedecero as normas abaixo: IA largura mnima de 3,50 m.(trs metros e cinqenta centmetros) para a circulao de veculos, em edificaes multifamiliares; Os acessos por rampas e portes, tero largura mnima de 3,00 m.(trs metros); Ser admitida uma largura mnima de 3,00 m.(trs metros) nas reas de circulao, entre elementos construtivos da edificao; A inclinao mxima das rampas de acesso ser de no mximo 15%, e devero iniciar na testada do lote. SEO XIX Das Obras de Arte Art. 125 A edificao, com rea igual ou superior a 800,00 m(oitocentos metros quadrados) dever ter, em lugar de destaque, obra de arte, em escultura, pintura, mural ou relevo escultrico. CAPTULO IV Das Instalaes SEO I Das Instalaes de gua e Esgotos Art. 126 Todos os projetos de construo, reconstruo, reforma e acrscimo devero ser previamente examinados e aprovados pelos rgos competentes. PARGRAFO NICO As reformas, que venham a ter acrscimos de rea de at 25,00 m.(vinte e cinco metros quadrados) esto dispensadas das exigncias previstas no caput deste Artigo. Art. 127 Todas as edificaes multifamiliares com mais de dois pavimentos devero dispor de reservatrios superior e inferior, para atenderem ao consumo de moradores. PARGRAFO NICO Ficam reservatrio inferior as edificaes de uso unifamiliar. dispensadas da exigncia do

II III IV -

Art. 128 A capacidade de acumulao do reservatrio regulador de consumo dever ser, no mnimo, igual ao consumo dirio provvel do prdio ou dos prdios que compem o conjunto, obedecendo aos dados da concessionria dos servios de gua e esgotos. Art. 129 Nas edificaes de uso habitacional, no habitacional ou misto, para as quais sejam exigidas reservas de gua para combate a incndio, os volumes dos reservatrios superiores devem ser acrescidos da reserva prevista nas normas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco. Art. 130 Nos hotis, hospitais e edifcios residenciais, com mais de 03 (trs) pavimentos, devero ter sempre instalados dois grupos de eletrobombas sendo uma de reserva. Art. 131 Os reservatrios sero executados com materiais resistentes, impermeveis ou revestidos, impermeabilizados e providos de: III Cobertura que previna qualquer possibilidade contaminao ou poluio de gua acumulada; de

Tampas de inspeo, elevadas pelo menos 0,10 m.(dez centmetros), acima de sua cobertura ou do piso circundante; Canalizao de limpeza, funcionando por gravidade ou por elevao mecnica.

III -

Art. 132 As instalaes de esgoto sanitrio obedecero ao regulamento do rgo competente. SEO II Das Instalaes Eltricas Art. 133 As instalaes eltricas das edificaes, devero seguir as normas tcnicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, da Companhia CELPE e s normas da legislao federal de medicina e segurana do trabalho. PARGRAFO NICO Os materiais utilizados nas instalaes eltricas observaro as especificaes prprias definidas pela ABNT. SEO III Das Instalaes Telefnicas Art. 134 Todas as instalaes telefnicas devero obedecer s normas especficas vigentes do Ministrio das Comunicaes da Anatel. Art. 135 obrigatria a colocao de tubulaes telefnicas em todas as edificaes residenciais multifamiliares. PARGRAFO NICO estabelecidas no caput do Artigo: Esto dispensadas das exigncias

a) Edificaes unifamiliares e multifamiliares isoladas, ou com nmero mximo de 06(seis) unidades; b) Edificaes isoladas para qualquer uso, com rea inferior a 200,00 m.(duzentos metros quadrados).

SEO IV Das Instalaes de Elevadores Art. 136 A instalao de elevadores depender de autorizao em requerimento de licena acompanhado de projeto e memorial descritivo, observadas as normas especficas da ABNT. PARGRAFO NICO O projeto de instalao compe-se de: ICpia aprovada, da planta de edificao, na qual se verifica a posio dos elevadores e respectivas casas de mquinas; Plantas de corte do projeto de instalao e das casas de mquinas; Especificaes de marca de fabricao, de potncia do motor, do sistema de comando, da capacidade, velocidade e sistema de segurana.

II III -

Art. 137 As edificaes com mais de 04(quatro) pavimentos devero ter servios de elevadores atendendo aos requisitos do art. 101, desta Lei. PARGRAFO NICO - O nmero de elevadores a serem instalados depender do clculo de trfego, de acordo com as normas tcnicas da ABNT. Art. 138 O projeto e a instalao de escadas rolantes devem obedecer, alm das normas tcnicas da ABNT, legislao federal de segurana e medicina do trabalho. Art. 139 A concesso do Habite-se ou Aceite-se dos prdios onde forem instalados Elevadores de Passageiros, Elevadores de Cargas e Escadas Rolantes, ficar condicionada apresentao do termo de responsabilidade firmado pelo instalador, atestando o perfeito funcionamento do(s) aparelho(s) e obrigando-se o mesmo a, durante o prazo de 180(cento e oitenta) dias a partir do habite-se ou do aceite-se, proceder a manuteno dos equipamentos instalados. PARGRAFO NICO Expirado o prazo de garantia previsto no caput deste Artigo, o proprietrio ou responsvel pela edificao dever encaminhar Prefeitura o Contrato de Manuteno ou Conservao com empresa devidamente habilitada, na forma desta Lei, para efeito de controle e fiscalizao. Art. 140 Ser obrigatrio constar, na cabine dos aparelhos: III III IV Nome da empresa fabricante; Nome da firma conservadora; Capacidade de carga; Lotao da cabine.

Art. 141 O Municpio, atravs de seus rgos competentes, exercer a fiscalizao sobre as instalaes, procedendo, quando for o caso, as vistorias que forem necessrias, de modo a garantir o bem-estar e a segurana dos usurios. SEO V

Das Instalaes Contra Incndio Art. 142 Todos os edifcios de mais de 2(dois) pavimentos ou com rea construda igual ou superior a 500,00 m.(quinhentos metros quadrados) sero dotados de instalaes contra incndio, quer se tratem de edificaes novas, reconstrudas ou reformadas. Art. 143 As canalizaes, os registros e o aparelhamento a serem adotados nas instalaes contra incndio sero regulados pelas normas prprias adotadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Art. 144 Devero atender as normas do Corpo de Bombeiros, as edificaes destinadas a: III Fabricao, comrcio ou armazenamento inflamveis ou combustveis; de explosivos,

Garagens coletivas, oficinas em geral, com rea construda igual ou superior a 500,00 m.(quinhentos metros quadrados); Reunies pblicas, tais como, cinemas, teatros, sales, auditrios, clubes e outros de ocupao similar para mais de 100 (cem) pessoas. SEO VI Das Instalaes de Pra-raios

III -

Art. 145 As instalaes de pra-raios devero obedecer ao disposto nas normas especficas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT e s Normas Regulamentadoras do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Art. 146 Independentemente da altura, sero obrigatrias instalaes de pra-raios, nas edificaes destinadas a: III III IV VConjunto de lojas e shopping centers; Mercados ou supermercados; Escolas e locais de reunies; Terminais rodovirios; Depsitos de inflamveis e explosivos. SEO VIII Das Instalaes Especiais Art. 147 As instalaes de ar condicionado ou de renovao do ar, em qualquer edificao, devero ser projetados obedecendo s normas da ABNT e da legislao federal de medicina e segurana do trabalho. PARGRAFO NICO O disposto neste Artigo no se aplica a pequenos aparelhos de uso individual. Art. 148 Sero exigidas instalaes de renovao ou de ar condicionado em todos os recintos destinados realizao de divertimentos, espetculos, reunies de qualquer natureza ou outras atividades, quando os locais tenham aberturas para ventilao direta fechadas, por fora de norma legal, regulamentar ou tcnica.

PARGRAFO NICO As instalaes exigidas neste Artigo devero ser projetadas de acordo com as normas da ABNT e da legislao federal de medicina e segurana do trabalho. Art. 149 Ser obrigatria a existncia nos edifcios de apartamentos de local destinado centralizao da coleta de lixo, devendo o terminal se localizar em recinto fechado, com destinao especfica e dimenses mnimas de 2,00 X 2,50 m.(dois metros por dois metros e cinqenta centmetros). PARGRAFO NICO Os compartimentos destinados guarda temporria de recipientes acondicionadores de lixo devem ser construdos de alvenaria, revestidos internamente com material liso, impermevel e resistente a lavagens, e dotados de pontos de gua, luz e ralo para drenagem ligado ao sistema final de esgoto. Art. 150 As instalaes de gs central devero ser projetadas, calculadas e executadas, de acordo com as normas da PETROBRS, do Corpo de Bombeiros e da legislao federal de medicina e segurana do trabalho. CAPTULO V Da Esttica das Edificaes SEO I Das fachadas Art. 151 No ser permitida qualquer salincia na parte da fachada correspondente ao pavimento trreo, quando a edificao se situar no alinhamento do gradil. Art. 152 Havendo afastamento frontal da edificao admitir-se-o salincias do piso ou da coberta no excedentes de 0,30 m.(trinta centmetros) do limite estabelecido pelo afastamento. Art. 153 Nas edificaes construdas no alinhamento, ser vedada a instalao de esquadrias que se abram com projeo para o passeio. Art. 154 Admitir-se-o nas fachadas construes em balano no excedentes de 0,80 m.(oitenta centmetros) em relao linha de recuo, a partir do primeiro pavimento da edificao, obedecendo-se ao p-direito determinado para as marquises. Art. 155 As casas de mquinas de elevadores, reservatrios e outros elementos acessrios aparentes, situados acima das coberturas, devero ser projetados dentro da mesma composio arquitetnica do conjunto, podendo ser considerados como pavimentos parciais, obedecida a Lei de Uso e Ocupao do Solo. SEO II Dos Toldos, Marquises e Pergolados Art. 156 Ser permitida a instalao de toldos de lona, plsticos ou alumnio na frente das edificaes, desde que satisfaam s seguintes condies: ITerem balano que no exceda a largura do passeio, nem de qualquer modo a largura de 1,50 m.(um metro e cinqenta centmetros); Estejam colocados, com todos os seus elementos a uma altura no inferior de 2,40 m.(dois metros e quarenta centmetros) em relao ao passeio;

II -

III -

No prejudicarem a arborizao e a iluminao e no ocultarem placas de nomenclatura de ruas e outros logradouros.

Art. 157 Ser tolerada a construo de marquises em edificaes no-residenciais desde que sejam satisfeitas as seguintes condies: INo terem balano que exceda 1,50 m.(um metro e cinqenta centmetros), seja qual for a largura do passeio, mantendo-se este balano afastado, no mnimo, 0,50 m.(cinqenta centmetros) do meio-fio; No terem seus elementos abaixo de 2,40 m.(dois metros e quarenta centmetros) de altura, em relao ao nvel do passeio; No prejudicarem a arborizao e no ocultarem placas de nomenclatura de logradouros; Serem executadas com material incombustvel e durvel; Disporem de calhas e condutores de guas pluviais, bem como de caimento no sentido da fachada; Possurem cobertura protetora, quando revestidas, de material frgil; A altura e o balano das marquises em um mesmo logradouro sero fixados pelo rgo competente da Prefeitura.

II III IV VVI VII -

Art. 158 Ser permitida em edificaes e sobre o seu afastamento lateral a construo de pergolados cujas especificaes assegurem a sua manuteno permanente como tal. SEO III Das Galerias, Vitrines e Balces Art. 159 As galerias internas tero largura e p-direito mnimos de 2,80 m.(dois metros e oitenta centmetros) e 3,00 m.(trs metros), respectivamente. PARGRAFO NICO proibida a utilizao de galerias como hall de elevador ou escada de edifcios. Art. 160 A instalao de vitrines ser permitida quando no prejudicarem a iluminao ou a ventilao do local onde se situarem nem a circulao do pblico, tampouco afetando a esttica urbana. Art. 161 Ser admitida a instalao de vitrines e balces em halls e galerias, desde que a rea til desses compartimentos no caia abaixo dos limites estabelecidos nesta Lei. CAPTULO VI Das Normas Especiais para Edificaes SEO I Das Edificaes de Apartamentos SUBSEO I Das Disposies Gerais

Art. 162 As edificaes de apartamentos devero satisfazer, alm de outras disposies aplicveis, previstas nesta Lei, aos seguintes requisitos: IPossurem estrutura, paredes, pisos, forros e escadas construdas de material incombustvel, permitindo o uso de madeira ou outro material combustvel apenas como revestimentos, assentados diretamente sobre o concreto ou alvenaria; Possurem instalaes contra incndio; Possurem instalao coletiva de lixo; Possurem elevador, excludas outras hipteses referidas nesta Lei; Possurem nas imediaes das entradas, portarias, obedecidos os requisitos desta Lei; Terem profundidade de construo mxima de 25,00 m.(vinte e cinco metros) a no ser se construdos sobre pilotis que podero ter essa profundidade at 40,00 m.(quarenta metros) em casos especficos, a critrio do rgo competente da Prefeitura. SUBSEO II Dos Apartamentos Habitacionais Art. 163 Os edifcios de apartamentos exclusivamente residenciais, alm das disposies desta Lei, que lhes forem aplicveis, devero obedecer aos requisitos seguintes: ICada apartamento dever conter, no mnimo, trs(3) compartimentos: sala/quarto, quarto, banheiro e cozinha ou kitchnete; As instalaes sanitrias podero ter comunicaes diretas com dormitrio, desde que se destinem a uso exclusivo dos ocupantes deste; Os edifcios com 8(doze) ou mais apartamentos possuiro no hall de entrada, local destinado a portaria; SUBSEO III Dos Apartamentos Comerciais Art. 164 Alm das disposies gerais, os edifcios de apartamentos exclusivamente comerciais devero satisfazer s seguintes condies: IOs compartimentos de utilizao prolongada devero ter rea mnima, igual ou superior a 9,00 m.(nove metros quadrados) e devero permitir a inscrio de um crculo com raio mnimo de 1,40 m.(um metro e quarenta centmetros); Cada pavimento dever ser provido de instalaes sanitrias pblicas para homens e mulheres;

II III IV VVI -

II -

III -

II -

III -

Possuir portaria na forma do item III do Artigo 163. SUBSEO IV Dos Apartamentos Mistos

Art. 165 Ficar permitida a existncia de apartamentos comerciais e residenciais em um mesmo edifcio, desde que obedecidos, alm das disposies desta Lei que lhe forem aplicveis os seguintes requisitos: INos edifcios cujos pavimentos trreos e sobrelojas tiverem sido construdos para fins comerciais: a) Os apartamentos residenciais satisfaro s exigncias da Subseo II desta Seo; b) As lojas e sobrelojas satisfaro a todas as exigncias desta Lei; c) A entrada para os apartamentos residenciais ser independente da entrada para as lojas, no havendo qualquer comunicao entre elas salvo quando da existncia de galerias, caso em que haver comunicao entre o hall de entrada e a galeria se julgado necessrio. II Nos edifcios onde alm de lojas e sobrelojas haja, tambm, pavimentos para uso comercial fica terminantemente proibida a intercalao de pavimentos de uso comercial com os de uso residencial. SEO II Das Edificaes Comerciais Art. 166 As edificaes exclusivamente comerciais devero atender alm das disposies gerais desta Lei, que lhes forem aplicveis, s seguintes condies: III As lojas, no pavimento trreo, alm das exigncias formuladas por esta Lei, devero possuir instalaes sanitrias prprias; Os compartimentos de utilizao prolongada devero ter rea igual ou superior a 9,00 m.(nove metros quadrados) e devero permitir a inscrio de um crculo com raio mnimo de 1,40 m. (um metro e quarenta centmetros); Cada pavimento dever ser provido de instalaes sanitrias; Os edifcios possuiro portaria; No ser permitida, a moradia em compartimentos destinados exclusivamente ao uso comercial; Os edifcios devero ter, no mnimo, um elevador destinado a cargas, alm dos elevadores destinados a passageiros; Os edifcios devero possuir alojamento para faxineiros com sanitrios e vestirios independentes para ambos os sexos e depsito para guarda de materiais de limpeza..

III IV VVI VII -

Art. 167 As edificaes destinadas a depsitos de material de fcil combusto, devero dispor de instalaes especiais contra incndio e respectivos equipamentos, de acordo com as normas e especificaes do Corpo de Bombeiros. SEO III Das Edificaes Destinadas a Supermercados Art. 168 As edificaes destinadas a mercados e supermercados devero satisfazer as seguintes exigncias, alm de preencherem as condies estabelecidas para as edificaes em geral: III III IV VSituarem-se em lotes de testada e rea no inferior as estabelecidas no Zoneamento do Uso do Solo; Terem p-direito livre mnimo de 4,00 m.(quatro metros); Terem o piso revestido de ladrilhos ou material similar, com nmero de ralos suficiente para o rpido escoamento de guas; Observarem o afastamento frontal mnimo exigido pela Lei de Uso e Ocupao do Solo; Disporem de aberturas de iluminao com rea total de 1/5(um quinto) da rea interna, dispostas de modo a proporcionar iluminao homognea para todo o compartimento, servindo pelo menos metade da rea dessas aberturas para ventilao permanente; Disporem de rea de estacionamento dimensionada de acordo com as exigncias da Lei de Uso e Ocupao do Solo; Serem dotados de cmaras de refrigerao separadas com capacidade suficiente para armazenamento de carnes, pescados, laticnios e hortalias; Serem dotados de instalaes e equipamentos adequados contra incndio de acordo com as normas e especificaes do Corpo de Bombeiros do Estado.

VI VII -

VIII -

Art. 169 As edificaes para supermercados com reas construdas superiores a 1.000,00 m.(mil metros quadrados) satisfaro ainda as seguintes condies: IAfastamento frontal mnimo de 7,00 m.(sete metros) e de 3,00 m.(trs metros) para o logradouro secundrio, quando de esquina; Afastamentos laterais mnimos de 2,00 m.(dois metros); Afastamento de fundo mnimo de 2,00 m.(dois metros); Devero fazer o E.I.V. Estudo de Impactos de Vizinhana.

II III IV -

SEO IV Das Edificaes Destinadas a Centros Comerciais

Art. 170 As edificaes destinadas a centros comerciais devero subordinar-se s seguintes normas, alm das estabelecidas para as edificaes em geral: ISituarem-se em lote com testada no inferior a 15,00 m.(quinze metros) para um logradouro pblico j existente e com a rea mnima de 600,00 m.(seiscentos metros quadrados); Situarem-se, preferencialmente por pavimentos distintos os compartimentos destinados ao exerccio de comrcio e escritrios em geral, observados, respectivamente, os psdireitos de 3,50 m.(trs metros e cinqenta centmetros) e 2,60 m.(dois metros e sessenta centmetros); Observarem o afastamento frontal mnimo de 7,00 m.(sete metros) com utilizao da rea resultante para estacionamento de veculos, obedecidas as exigncias da Lei de Uso e Ocupao do Solo; Observarem afastamentos laterais mnimos de 2,00 m.(dois metros), no caso de esquina; Terem compartimentos com rea mnima de 12,00 m.(doze metros quadrados) sendo de 3,00 m.(trs metros) a sua largura mnima. A altura mnima das paredes divisrias entre os compartimentos ser de 2,20 m.(dois metros e vinte centmetros).

II -

III -

IV V-

PARGRAFO NICO Os pavimentos, a critrio do rgo competente, podero ter destino de uso misto de comrcio e servios, respeitadas as exigncias do p-direito do comrcio. Art. 171 Aplicam-se s edificaes destinadas a centros comerciais com rea construda superior a 1.000,00 m.(mil metros quadrados) o disposto no Artigo169 e seus incisos. SEO V Das Edificaes Mistas Art. 172 permitida a existncia concomitante de unidades residenciais e comerciais no mesmo edifcio, desde que este obedea s condies estabelecidas para as edificaes unifamiliares, multifamiliares e comerciais, que lhes forem aplicveis, alm de cumprir as disposies desta Lei pertinentes s edificaes em geral. SEO VI Das Edificaes Industriais Art. 173 obrigatria a licena para toda edificao destinada a uso industrial, e esta ser concedida com o prvio estudo de sua localizao, observadas as disposies contidas na Lei de Uso e Ocupao do Solo, e realizado o EIV. Art. 174 As edificaes destinadas a fins industriais devero satisfazer as seguintes condies em geral: III Terem p-direito mnimo de 3,50 m.(trs metros e cinqenta centmetros) na rea de trabalho dos operrios; Disporem de aberturas de iluminao e ventilao, conforme as exigncias desta Lei;

III -

Disporem nos locais de trabalho dos operrios, de portas de acesso rebatendo para fora do compartimento, com a largura mnima de 2,00 m.(dois metros); Disporem de instalaes e equipamentos para combate auxiliar de incndio, de acordo com as normas e especificaes do Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco.

IV -

Art. 175 Ser obrigatria a existncia de compartimento destinado prestao de socorros de emergncia com rea mnima de 6,00 m.(seis metros quadrados) por grupo de 30 (trinta) empregados ou frao, nos estabelecimentos industriais com mais de 10(dez) operrios. Art. 176 Sempre que do processo industrial resultar a produo de gases, vapores, fumaas, poeiras e outros resduos nocivos sade ou incomodidades vizinhana devero existir instalaes que disciplinem a eliminao de tais resduos, cumpridas as exigncias das legislaes vigentes. Art. 177 As chamins devero ter altura que ultrapasse no mnimo 5,00 m.(cinco metros) a edificao mais alta situada num raio de 200,00 m.(duzentos metros). CAPTULO VII Das Edificaes Habitacionais de Interesse Social Casas Populares Art. 178 As habitaes construdas tendo em vista o atendimento ao interesse social obedecero a caractersticas especiais que procuraro a mxima compatibilizao com a baixa renda das populaes, sendo definidas como a seguir: ILocalizao: sero localizadas em reas previamente definidas pela Lei de Uso e Ocupao do Solo ou pelo Executivo, com base em recomendaes do rgo municipal competente constantes de projeto especfico e devidamente justificadas, mas sempre cumpridas as exigncias da Lei supra-referida; Dimenses do lote: variveis, no podendo o mesmo ter rea inferior a 160,00 m.(cento e sessenta metros quadrados), obedecida a testada mnima de 8,00 m.(oito metros); rea construda quadrados); total mnima de 30,00 m.(trinta metros

II -

III IV -

rea mnima dos compartimentos mnimos: a) b) c) d) Sala : 6,00 m.(seis metros quadrados); Quarto : 6,00 m.(seis metros quadrados); Copa-cozinha : 6,00 m.(seis metros quadrados); Banheiro : 2,00 m.(dois metros quadrados).

VVI VII -

P-direito mnimo: 2,50 m.(dois metros e dez centmetros); Altura mnima centmetros); das portas: 2,10 m.(dois metros e dez

Cobertas: telhas de cermica, sendo vedado o uso do amianto;

VIII -

Instalaes mnimas: sistema de abastecimento dgua e sistema individualizado de esgotos em que haja, pelo menos, a construo de fossa rudimentar.

Art. 179 A Prefeitura poder, no interesse social, reconhecer a construo de habitaes situadas em reas definidas como de interesse social que satisfaam as condies referidas neste Captulo, ficando os seus proprietrios isentos do pagamento de quaisquer taxas e emolumentos que lhes digam respeito, uma vez satisfeitos os seguintes requisitos: III No se situarem no leito das vias pblicas; Possibilidade de legalizao do direito de propriedade sobre o terreno.

Art. 180 O rgo competente da Prefeitura dever dispor de no mnimo 05 (cinco) projetos padro para a construo de habitao popular, a serem fornecidos para a escolha dos moradores interessados. I - A licena para construo, reformas, modificaes de acrscimos das edificaes a que se refere o caput do artigo, ser concedida de acordo com o projeto padro escolhido, e nus mnimo para o morador, a ser estabelecido em regulamento do Executivo; II - Todas as licenas concedidas, sero objeto de fiscalizao pelo rgo competente. TTULO III Das Disposies Gerais Referentes Postura CAPTULO I Das Condies Gerais SEO I Da Higiene Pblica Art. 181 A fiscalizao sanitria abranger especialmente a higiene e a limpeza das vias pblicas e respectivas faixas de domnio, das habitaes particulares e coletivas, da alimentao, (incluindo todos os estabelecimentos onde se fabriquem ou vendam bebidas e produtos alimentcios), das piscinas pblicas ou privadas, dos estbulos, das cocheiras e pocilgas. PARGRAFO NICO A manuteno da limpeza e da higiene dos bens pblicos e particulares de que trata este artigo de responsabilidade dos seus respectivos titulares. Art. 182 Em cada inspeo em que for verificada irregularidade, apresentar o funcionrio competente um relatrio circunstanciado, sugerindo medidas ou solicitando providncias a bem da higiene pblica. PARGRAFO NICO A Prefeitura tomar as providncias cabveis no caso, quando este for da alada do governo municipal, ou remeter cpia do relatrio s autoridades federais ou estaduais competentes, quando as providncias necessrias forem da alada destas.

SEO II Da Higiene das Vias Pblicas Art. 183 O servio de limpeza pblica das ruas, praas e logradouros pblicos ser executado diretamente pela Prefeitura, ou por terceiros. Art. 184 Os moradores so responsveis pela limpeza do passeio e sarjeta fronteirios sua residncia. 1 - A lavagem ou varredura do passeio e sarjeta dever ser efetuada em hora conveniente e de pouco trnsito. 2 - absolutamente proibido, em qualquer caso, varrer lixo ou detritos slidos de qualquer natureza, para os ralos dos logradouros pblicos. Art. 185 proibido comprometer, por qualquer forma, a qualidade das guas destinadas ao consumo pblico ou particular. Art. 186 expressamente proibida a instalao, dentro do permetro da cidade e dos povoados, de indstrias que, pela natureza dos produtos, pelas matrias-primas utilizadas, pelos combustveis empregados, ou qualquer motivo, possam prejudicar a sade pblica. Art. 187 Os proprietrios dos terrenos no edificados, ficam obrigados a mant-los limpos, livres de lixos e entulhos. Art. 188 S ser permitido fazer aberturas ou escavaes nas vias pblicas, nos casos de servio de utilidade pblica, servios executados por empresa pblica, ou outros com a prvia e expressa autorizao da Prefeitura. SEO III Da Higiene das Habitaes Art. 189 proibido conservar gua estagnada nos quintais ou ptios dos prdios situados na cidade, vilas e povoados. PARGRAFO NICO As providncias para o escoamento das guas estagnadas, em terrenos particulares, competem ao respectivo proprietrio. Art. 190 O lixo das habitaes ser recolhido em recipientes apropriados, para serem removidos pelo servio de limpeza pblica. Art. 191 No sero considerados como lixo os resduos de fbricas, os restos de materiais de construo, os entulhos provenientes de demolies, as matrias escrementcias, bem como terra, folhas e galhos dos jardins e quintais particulares, os quais sero removidos custa dos respectivos proprietrios ou moradores. Art. 192 proibido o despejo de resduos, dejetos, lixos ou detritos de qualquer natureza de origem domstica, comercial ou industrial, nos cursos dgua, rios, riachos ou canais. SEO IV Da Higiene da Alimentao Art. 193 A Prefeitura exercer, em colaborao com as autoridades sanitrias do Estado, severa fiscalizao sobre a produo, o comrcio e o consumo de gneros alimentcios em geral.

1 - Para efeito desta Lei, consideram-se gneros alimentcios todas as substncias, slidas ou lquidas, destinadas a ser ingeridas pelo homem, excetuados os medicamentos. 2 - A fiscalizao sanitria far cumprir as exigncias do Cdigo Sanitrio do Municpio. Art. 194 No ser permitida a produo, exposio ou venda de gneros alimentcios deteriorados, falsificados, adulterados ou nocivos sade, os quais sero apreendidos pelos funcionrios encarregados da fiscalizao e removidos para local destinado inutilizao dos mesmos. 1 - A inutilizao dos gneros no eximir a fbrica ou estabelecimento comercial do pagamento das multas e demais penalidades que possam sofrer em virtude da infrao ou de sua reincidncia, cumpridas as exigncias do Cdigo Sanitrio do Municpio. 2 - A reincidncia na prtica das infraes previstas neste artigo poder determinar a cassao da licena para o funcionamento da fbrica ou casa comercial, a critrio do rgo competente. Art. 195 Toda a gua utilizada na manipulao ou no preparo de gneros alimentcios, desde que no provenha de abastecimento pblico, deve ser comprovadamente pura. Art. 196 As fbricas de doces e massas, as refinarias, padarias, confeitarias e estabelecimentos congneres, devero ter: IO piso e as paredes das salas de elaborao dos produtos revestidos de material apropriado at a altura de 2,00 m.(dois metros); As salas de preparo dos produtos com janelas e aberturas devem ser teladas e prova de moscas.

II -

Art. 197 Fica proibida a venda de carne de bovinos, sunos, ovinos ou caprinos, que no tenham sido abatidos em matadouro sujeito fiscalizao. CAPTULO II Da Polcia de Costumes, Segurana e Ordem Pblica SEO I Das Disposies Gerais Art. 198 expressamente proibida s casas de comrcio ou aos ambulantes a exposio ou a venda de gravuras, livros, revistas e jornais pornogrficos ou obscenos. Art. 199 Os proprietrios de estabelecimentos em que se vendam bebidas alcolicas sero responsveis pela manuteno da ordem nos mesmos. Art. 200 expressamente proibido perturbar o sossego pblico com rudos ou sons excessivos, conforme os dispositivos da Lei de Uso e Ocupao do Solo e lei especifica do municpio. SEO II Das Diverses Pblicas Art. 201 (VETADO)

Art. 202 Nenhuma diverso pblica poder ser realizada sem licena prvia da Prefeitura. PARGRAFO NICO O requerimento de licena para funcionamento de qualquer casa de diverso ser autorizado com a prova de terem sido satisfeitas as exigncias regulamentares referentes construo e higiene do edifcio, e procedida a vistoria policial. Art. 202 Em todas as casas de diverses pblicas sero observadas as seguintes disposies: III III As portas e os corredores para o exterior sero amplos e conservar-se-o sempre livres, sem dificultar a retirada rpida do pblico, em caso de emergncia; Todas as portas da sada sero encimadas pela inscrio SADA, legvel a distncia e suavemente luminosa , a fim de que possa ser vista quando se apagarem as luzes do ambiente; Os aparelhos destinados renovao do ar devero ser conservados e mantidos em perfeito funcionamento; Haver instalaes sanitrias independentes, considerada a distino por sexo; Sero tomadas todas as precaues necessrias para evitar incndios, sendo obrigatria a adoo de extintores de fogo em locais visveis e de fcil acesso. Tanto as salas de entrada como as de espetculo sero mantidas higienicamente limpas;

IV -

VVI VII -

PARGRAFO NICO proibido aos espectadores, sem distino de sexo, fumar em locais fechados de diverses pblicas. Art. 203 A armao de circos ou parques de diverses somente ser autorizada pelo rgo competente da Prefeitura Municipal. PARGRAFO NICO Os circos e parques de diverses, embora autorizados, s podero ser franqueados ao pblico depois de vistoriados, em todas as suas instalaes pelos agentes da municipalidade. SEO III Do Trnsito Pblico Art. 204 O trnsito, de acordo com as leis vigentes, livre, e sua regulamentao tem por objetivo manter a ordem, a segurana e o bem-estar da populao. Art. 205 Prefeitura assiste o direito de impedir o trnsito de qualquer veculo ou meio de transporte que possa ocasionar danos via pblica ou populao. Art. 206 proibido embaraar o trnsito ou molestar os pedestres por: IEstacionar veculo nas caladas;

II III IV -

Estabelecer comrcio ambulante nas vias pblicas; Conduzir, pelos passeios, volumes de grande porte; Conduzir, pelos passeios, veculos de qualquer espcie.

PARGRAFO NICO Excetuam-se ao disposto no Item II deste Artigo, os que praticam comrcio ambulante com licena expedida pela Prefeitura. SEO IV Das Medidas Referentes a Animais Art. 207 proibida a permanncia de animais nas vias pblicas. PARGRAFO NICO Os animais encontrados nas ruas, praas, estradas ou caminhos pblicos sero recolhidos ao depsito da municipalidade. Art. 208 O animal recolhido em virtude do disposto do Artigo anterior, ser retirado, mediante pagamento da multa e da taxa de manuteno respectiva. Art. 209 proibida a criao ou engorda de porcos, ou de qualquer outro tipo de gado, no permetro urbano da sede municipal. PARGRAFO NICO Observadas as exigncias sanitrias a que se refere o Artigo desta Lei tolerada a manuteno de estbulos e cocheiras, mediante licena e fiscalizao da Prefeitura. SEO V Do Empachamento das Vias Pblicas Art. 210 Nenhuma obra, inclusive demolio, quando feita no alinhamento da vias pblicas, poder dispensar o tapume provisrio, que dever ocupar uma faixa de largura, no mximo igual metade do passeio, quando o passeio for no mnimo de 2,0 m.(dois metros). PARGRAFO NICO Dispensa-se o tapume quando se tratar de pintura, pequenos reparos, ou construo ou reparo de muros ou gradis com altura no superior a dois metros. Art. 211 Podero ser armados palanques provisrios nos logradouros pblicos para comcios polticos, festividades religiosas, cvicas ou de carter popular, desde que sejam observadas as condies seguintes: III III Serem aprovados pela Prefeitura, quanto sua localizao; No perturbarem a ordem pblica; No prejudicarem o calamento nem o escoamento das guas pluviais, correndo por conta dos responsveis pelas festividades os estragos verificados; Serem removidos, no prazo mximo de quarenta e oito horas, a contar do encerramento dos festejos.

IV -

PARGRAFO NICO Uma vez findo o prazo estabelecido no Item IV, a Prefeitura promover a remoo do coreto ou palanque, cobrando ao responsvel as despesas de remoo, dando ao material removido o destino que entender. Art. 212 proibido cortar, derrubar ou sacrificar as rvores da arborizao pblica, sem consentimento expresso da Prefeitura. Art. 213 As bancas para venda de jornais e revista podero ser permitidas nos logradouros, desde que satisfaam s seguintes condies: III III IV Terem sua localizao aprovada pela Prefeitura; Apresentarem bom aspecto quanto obedecerem s exigncias da Prefeitura; No perturbarem o trnsito pblico; Serem de fcil remoo. sua construo e

Art. 214 A instalao de postes de iluminao pblica de energia eltrica, de conduo de cabos telefnicos, bem como os espaos areos e subterrneos, e de quaisquer mobilirios de servios e equipamentos pblicos, tais como das concessionrias, s podero ser colocados nos logradouros pblicos, com autorizao da Prefeitura, mediante o pagamento das decorrentes taxas, que indicar as posies convenientes e adequadas e as condies da respectiva instalao. PARGRAFO PRIMEIRO A realizao de quaisquer servios ou obras nas vias e logradouros pblicos, s poder ter incio com autorizao da Prefeitura, mediante o pagamento das decorrentes taxas, sem o que, os servios ou obras no devem ser iniciados, incidindo interdio e multa, em caso de no cumprimento desta norma. PARGRAFO SEGUNDO A Prefeitura determinar no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da publicao desta lei, um levantamento de todas as instalaes de que trata este artigo, para fins de lanamento e cobrana dos encargos decorrentes. Art. 215 expressamente proibido o uso de qualquer objeto de trabalho, ou de apoio s atividades do estabelecimento, nas vias pblicas tais como mesas, cadeiras, balces, mostrurios e outros mobilirios, no perodo das 07:00 s 20:00 horas (sete s vinte horas), ou em qualquer outro horrio que venha causar danos segurana das pessoas, a ordem pblica, ou a particulares. PARGRAFO NICO No que tange aos espaos pblicos ocupados por ocasio da publicao desta lei, dever o Poder Pblico Municipal manter entendimento com os ocupantes ou entidades que os representem, com a finalidade de relocalizao do bem, de forma a no causar prejuzo aos mesmos. SEO VI Dos Inflamveis e Explosivos Art. 216 No interesse pblico, a Prefeitura fiscalizar a fabricao, o comrcio, o transporte e o emprego dos inflamveis e explosivos. PARAGRAFO NICO (VETADO) Art. 217 absolutamente proibido:

III -

Fabricar explosivos sem licena especial e em local no determinado pela Prefeitura; Manter depsito de substncias inflamveis ou de explosivos, sem atender s exigncias legais, quanto construo e segurana; Depositar ou consertar nas vias provisoriamente, inflamveis ou explosivos. pblicas, mesmo

III -

Art. 218 Os depsitos de explosivos e inflamveis s sero construdos em locais especialmente designados na zona rural, e com licena da Prefeitura. 1 - Os depsitos sero dotados de instalaes para combate ao fogo e, de extintores de incndio provveis, em quantidade e disposio convenientes. 2 - Todas as dependncias e anexos dos depsitos de explosivos ou inflamveis sero construdos de material incombustvel, admitindo-se o emprego de outro material apenas nos caibros, ripas e esquadrias. 3 - No ser permitido o transporte de explosivos ou inflamveis sem as precaues devidas. Art. 219 A instalao de postos de abastecimento de veculos, bombas de gasolina e de depsitos de outros inflamveis, fica sujeita licena especial da Prefeitura, obedecidas as exigncias da Lei de Uso e Ocupao do Solo. 1 - A Prefeitura poder negar a licena, se reconhecer que a instalao do depsito ou da bomba ir prejudicar, de algum modo, a segurana pblica. 2 - A Prefeitura poder estabelecer, para cada caso, as exigncias que julgar necessrias ao interesse da segurana. SEO VII Da Explorao de Recursos Minerais Art. 220 A explorao de pedreiras, processamento de brita, olarias, depende de licena da Prefeitura, que somente a expedir mediante observncia dos dispositivos da legislao vigente, no concedida para funcionamento no permetro urbano da sede do Municpio e dos Distritos. PARGRAFO NICO Aos atuais empreendimentos dessa natureza, ser concedido um prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a partir da publicao desta lei, para sua adaptao ao que preceitua o presente artigo, sob pena de multa diria e at cassao da licena de funcionamento, alm de outras medidas legais cabveis. Art. 221 As licenas para explorao sero sempre por prazo fixo. PARAGRAFO NICO (VETADO) Art. 222 A instalao de olarias, ou cermicas, dever obedecer s seguintes prescries: I - As chamins sero construdas de modo a no incomodar os moradores vizinhos pela fumaa ou emanaes nocivas;

II - Quando as escavaes ocasionarem a formao de acmulo de gua, ser o explorador obrigado a fazer o devido escoamento, ou a aterrar as cavidades medida em que for retirado o barro, de forma a no causar prejuzo a terceiros. Art. 223 A explorao de jazidas de barro, areia, saibro e similares, deve observar as seguintes medidas de controle e segurana: I - No permitir a ocorrncia de fenmenos de deslizamento ou eroso; II - No permitir a deformao topogrfica local que possa causar danos a terceiros e assegurar a posterior utilizao do terreno; III - Garantir a conteno do solo das encostas, atravs da utilizao de taludes, recobertos de vegetao. SEO VIII Dos Muros e Cercas Art. 224 Os proprietrios de terrenos ou lotes devero mur-los ou cerc-los, quando forem estabelecidos em reas de grande concentrao habitacional e servida por infraestrutura, dentro de condies e prazos fixados pela Prefeitura. SEO IX Dos Meios de Publicidade Art. 225 A explorao dos meios de publicidade nas vias e logradouros pblicos, bem como, nos lugares de acesso comum, depende de licena da Prefeitura, sujeitando o contribuinte ao pagamento da taxa respectiva prevista no Cdigo Tributrio do Municpio. 1 - Incluem-se na obrigatoriedade deste artigo todos os letreiros, quadros, painis, emblemas, placas, avisos, anncios e mostrurios-luminosos ou no, feitos por qualquer modo, processo ou engenho, suspensos, distribudos, afixados ou pintados em paredes, muros, tapumes, veculos ou caladas. 2 - Incluem-se ainda na obrigatoriedade deste Artigo, os anncios que, embora apostos em terrenos, ou prprios ou de domnio privado, forem visveis em lugares pblicos.

Art. 226 A propaganda falada em lugares pblicos, por meio de ampliadores de voz, alto-falantes e propagandistas, est igualmente sujeita prvia licena e ao pagamento da taxa respectiva, bem como aos horrios estabelecidos nesta lei. Art. 227 No ser permitida a explorao publicitria por anncios ou cartazes quando: IDe alguma forma prejudicarem os aspectos paisagsticos e estticos da cidade; seus panoramas naturais, monumentos tpicos, histricos e tradicionais;

II III IV -

Pela sua natureza provocarem obstrues de logradouros, ou criarem obstculos circulao das pessoas ; Obstrurem, interceptarem ou reduzirem o vo de portas, ou acessos pblicos: Pelo seu nmero ou m distribuio, prejudicarem o aspecto esttico das fachadas; a esttica da composio urbana, ou a esttica dos logradouros; Forem alusivos moral ou contiverem dizeres desfavorveis a indivduos, crenas e instituies; Contiverem incorrees de linguagem.

VVI -

Art. 228 Os pedidos de licena para a publicidade ou propaganda, por meio de cartazes ou anncios, devero mencionar: III III IV A indicao dos locais em que sero colocados ou distribudos os cartazes e anncios; A natureza do material de confeco; As dimenses; As inscries e o texto.

Art. 229 Tratando-se de anncios luminosos, os pedidos devero ainda indicar o sistema de iluminao a ser adotado, cuja responsabilidade pelo pagamento do consumo de energia eltrica fica a cargo do anunciante, podendo ser includa a cobrana, taxa de localizao e funcionamento. PARGRAFO NICO Os anncios luminosos sero colocados a uma altura mnima de 3,00 m. (trs metros) do passeio. Art. 230 A colocao de letreiros, anncios ou publicidade de qualquer natureza s ser permitida, quando do seu planejamento se verifique o respeito e a integrao s linhas arquitetnicas do edifcio ou ao ambiente, no prejudicando o aspecto da fachada ou perspectiva local, nem depreciando o panorama. IOs anncios e letreiros devero ser conservados em boas condies, renovados ou consertados, sempre que tais providncias sejam necessrias ao seu bom aspecto e sua segurana; Desde que no haja modificao de diretrizes ou de localizao, os consertos ou substituies de anncios e letreiros dependero apenas de comunicao escrita Prefeitura.

II -

Art. 231 Os anncios encontrados, sem que os responsveis tenham satisfeitos s formalidades desta Seo, podero ser apreendidos pela Prefeitura, at a satisfao daquelas formalidades, alm do pagamento da multa prevista na regulamentao desta Lei. CAPTULO III Do Funcionamento das Atividades Econmicas SEO I Do Licenciamento dos Estabelecimentos das Atividades Econmicas

Art. 232 Nenhum estabelecimento comercial, de prestao de servios ou industrial poder funcionar no municpio sem prvia licena da Prefeitura, concedida a requerimento dos interessados e mediante o pagamento dos tributos devidos. PARGRAFO NICO O requerimento dever informar com clareza: a) O ramo do comrcio, da indstria, ou a prestao de servios, de acordo com a legislao vigente; b) O local em que o requerente pretende exercer sua atividade, mencionado o endereo completo do contribuinte; c) Preencher os dados do boletim de inscrio do Cadastro Mercantil. Art. 233 A licena para o funcionamento de aougues, padarias, confeitarias, leiterias, cafs, bares, restaurantes, hotis, penses e outros estabelecimentos congneres, de acordo com art. 193, desta Lei, ser sempre precedida de fiscalizao no local e da aprovao da vigilncia sanitria. Art. 234 Para efeito de fiscalizao, o proprietrio do estabelecimento licenciado colocar o alvar de localizao em lugar visvel e o exibir autoridade competente, sempre que esta o exigir. Art. 235 Para mudana de local de estabelecimento comercial ou de servios ou industrial, dever ser solicitada a necessria permisso Prefeitura, que verificar se o novo local satisfaz s condies exigidas. Art. 236 A licena de localizao poder ser cassada: III III Quando se tratar de negcio diferente do requerido; Como medida preventiva, a bem da higiene, da moral, do sossego e da segurana pblica; Se o licenciado se negar a exibir o alvar de localizao e funcionamento autoridade competente, quando solicitado a faz-lo; Por solicitao da autoridade competente, provados os motivos que fundamentaram a solicitao. imediatamente fechado. 2 - Poder ser igualmente fechado todo aquele estabelecimento que exercer atividades sem a necessria licena, expedida em conformidade com o que preceitua esta Seo, o Cdigo Tributrio e o Cdigo Sanitrio do Municpio. SEO II Do Horrio de Funcionamento Art. 237 A abertura e o fechamento dos estabelecimentos econmicos do Municpio, obedecero ao horrio estabelecido em regulamento pelo chefe do executivo. 1 Cassada a licena, o estabelecimento ser

IV -

CAPTULO IV Da Aferio de Pesos e Medidas Art. 238 As transaes comerciais em que intervenham pesos e medidas, devero obedecer ao que dispe a Legislao Metrolgica Federal, Estadual e Municipal. PARGRAFO NICO As pessoas ou estabelecimentos que faam compras ou vendas de mercadorias, so obrigados a submeter, periodicamente, a exame, verificao e aferio dos aparelhos e instrumentos de medir, por eles utilizados. CAPTULO V Dos Cemitrios Art. 239 Os cemitrios e necrotrios do Municpio tero carter secular e, de acordo o art. 141, 10, da Constituio Federal, sero administrados e fiscalizados pela Prefeitura. 1 - Nenhum sepultamento ser permitido sem a apresentao de declarao do bito expedida pelo servio mdico competente. 2 - O prazo mnimo a vigorar entre duas inumaes de 02 (dois) anos. 3 - Os demais procedimentos e requisitos relativos a cemitrios e necrotrios, constaro de regulamentao especfica do rgo competente da administrao municipal. CAPTULO VI Dos Transportes Coletivos Art. 240 - O transporte coletivo do Municpio s poder ser feito por veculos previamente licenciados pela repartio de trnsito competente, e nas condies previstas no Cdigo Brasileiro de Trnsito e Regulamento Estadual ou Municipal. PARGRAFO NICO As concesses de licenas dos transportes coletivos obedecero aos dispositivos estabelecidos em Lei Municipal e no regulamento desta norma. CAPTULO VII Do Abate de Animais e Inspeo Sanitria Art. 241 indispensvel o exame sanitrio dos animais destinados ao abate, sem o que este no ser efetuado. 1 - O exame ser realizado no gado em p, no curral anexo ao matadouro, por profissional habilitado. 2 - A simples suspeita de enfermidade determinar a rejeio dos animais. 3 - O profissional habilitado deve ainda examinar os demais animais para prevenir possveis contaminaes.

4 - As rezes rejeitadas sero retiradas dos currais pelos seus proprietrios, sendo a rejeio anotada no registro prprio. Art. 242 O servio de transporte de carnes do matadouro para os aougues ser feito em veculos apropriados, fechados e com disposio para ventilao, observando-se, na sua construo interna, todas as prescries de higiene, em conformidade com a Vigilncia Sanitria. CAPTULO VIII Dos Mercados e Feiras Livres Art. 243 O mercado estabelecimento pblico, sob a administrao e fiscalizao do Governo Municipal, destinado ao varejo de gneros alimentcios e produtos das pequenas empresas, indstria animal, agrcola e extrativa. PARGRAFO NICO As normas de funcionamento dos mercados do municpio sero estabelecidas em regulamento pelo chefe do Executivo. Art. 244 A feira livre se destina ao comrcio de gneros alimentcios, aves, frutas e legumes, utenslios culinrios e outros artigos de pequena produo, para abastecimento domstico e facilidade de venda direta do pequeno produtor ou criador aos consumidores. PARGRAFO NICO As normas de funcionamento das feiras livres sero regulamentadas pelo chefe do Executivo. CAPTULO IX Da Poluio Ambiental Art. 245 Considera-se poluio ambiental, a alterao das propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas do meio ambiente causada por qualquer forma de energia em substncia slida, lquida ou gasosa, de combinaes de elementos liberados ou lanados em nveis capazes, direta ou indiretamente de: I - Prejudicar a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II - Criar condies adversas s atividades sociais e econmicas; III - Ocasionar danos relevantes flora, a fauna e a outros recursos naturais. 1 Fica proibido o lanamento ou a liberao de poluentes nas guas, no ar e no solo. 2 - As exigncias e demais requisitos especficos de controle da poluio ambiental constaro de lei especfica do municpio. CAPTULO X Da Numerao de Prdios SEO NICA Da Numerao dos Prdios Art. 246 Todos os prdios existentes e que vierem a ser construdos ou reconstrudos no Municpio, sero obrigatoriamente numerados de acordo com o que dispe esta Lei: da Prefeitura. 1 - A numerao na forma deste Artigo de competncia

2 - A placa de numerao dever ser colocada em lugar visvel, no muro situado no alinhamento, na fachada ou em qualquer trecho da faixa non aedificandi entre a fachada e o muro. Art. 247 A numerao de prdios far-se- atendendo-se s seguintes normas: IO nmero de cada prdio corresponder distncia em metros medida sobre o eixo do logradouro pblico, desde o incio deste at o meio da soleira do porto ou porta principal do prdio; Fica entendido por eixo do logradouro a linha eqidistante em todos os seus pontos do alinhamento deste; Para efeito de estabelecimento do ponto inicial a que se refere o Item I, obedecer-se- ao seguinte sistema de orientao: as vias pblicas cujo eixo se colocar, sensivelmente nas direes nortesul ou leste-oeste, sero orientadas, respectivamente de norte para sul e de leste para oeste; as vias pblicas que se colocarem em direo diferente das acima mencionadas sero orientadas do quadrante nordeste para sudeste e sudeste para noroeste; A numerao ser par direita e mpar esquerda do eixo da via pblica; Quando a distncia em metros, de que trata este Artigo, no for nmero inteiro, adotar-se- o inteiro imediatamente mais prximo, no devendo ser esta aproximao superior a uma unidade.

II III -

IV V-

Art. 248 Os proprietrios de prdios numerados pelo sistema adotado ficaro sujeitos ao pagamento da taxa na forma da legislao tributria vigente, correspondente ao preo da placa e sua locao. Art. 249 Em caso de reviso de numerao permitida a manuteno de outra placa, com a numerao primitiva, acrescida dos dizeres numerao antiga.

CAPTULO XI Dos Passeios e Lotes ou Terrenos no Construdos SEO I Dos Passeio Art. 250 obrigatria a construo de passeio em toda a testada dos lotes ou terrenos localizados em logradouros pblicos providos de meios fios. 1 - A Prefeitura, mediante o requerimento do proprietrio e pagamento antecipado do custo orado das obras, poder encarregar-se da construo do passeio. 2 - O fornecimento e assentamento de meios fios podero ser executados pelo proprietrio, com prvia autorizao da Prefeitura, podendo as decorrentes despesas ser abatidas do imposto predial dos respectivos imveis beneficiados com a obra

3 - Os meios fios sero de pedra resistente ou de concreto. 4 - A conservao do passeio, tanto na parte pavimentada, como do gramado, na testada de cada imvel, cabe ao responsvel ou proprietrio. 5 - proibido o Uso de materiais deslizantes ou escorregadios, tais com granito, mrmore, cermica e similares, na construo dos passeios. 6 - Os passeios no podero ter declividade que represente risco de segurana circulao das pessoas. 7 - Deve ser assegurada a continuidade do passeio pblico, sendo vedado o uso de interrupes ou cortes, viabilizando o trnsito livre dos pedestres, inclusive de equipamentos usados por pessoas deficientes. 8. - O Poder Executivo Municipal dever iniciar o processo de adaptao dos atuais passeios pblicos, s normas da presente lei, podendo oferecer incentivos aos proprietrios dos imveis para realizao do respectivo servio. 9 - O Poder Executivo Municipal dever dotar todas as caladas e demais passeios, bem como os prdios pblicos do Municpio, de rampa de acessibilidade. SEO II Dos Lotes no Construdos Art. 251 obrigatria a construo de passeio em toda a testada dos lotes ou terrenos localizados em logradouros pblicos providos de meios fios. 1 - A Prefeitura, mediante o requerimento do proprietrio e pagamento antecipado do custo orado das obras, poder encarregar-se da construo do passeio. 2 - (VETADO) 3 - Os meios fios sero de pedra resistente ou de concreto. 4 - A conservao do passeio, tanto na parte pavimentada, como do gramado, na testada de cada imvel, cabe ao responsvel ou proprietrio. 5 - proibido o Uso de materiais deslizantes ou escorregadios, tais com granito, mrmore, cermica e similares, na construo dos passeios. 6 - Os passeios no podero ter declividade que represente risco de segurana circulao das pessoas. 7 - Deve ser assegurada a continuidade do passeio pblico, sendo vedado o uso de interrupes ou cortes, viabilizando o trnsito livre dos pedestres, inclusive de equipamentos usados por pessoas deficientes. 8 (VETADO) 9 (VETADO)

Art. 252 Aos terrenos integrantes de loteamentos devidamente legalizados, com testada para logradouro pblico, dotados de meio-fio ou no, incidir a cobrana de IPTU ao futuro adquirente do lote. 1 - Os benefcios deste artigo sero concedidos aos proprietrios que os requeiram ao Poder Executivo Municipal, inclusive de perodos anteriores que eventualmente no tenham sido pagos, sob o compromisso de, to logo efetue a alienao do imvel, mesmo atravs de promessa de compra e venda, dem conhecimento ao setor competente da Prefeitura, expressamente, para fins de lanamento do decorrente imposto, em nome do adquirente. 2 - No sendo feita a comunicao de que trata o pargrafo imediatamente anterior, responder o proprietrio do loteamento pelo imposto do terreno alienado. SEO III Dos Lotes Construdos 1 (VETADO) 2 (VETADO) SEO IV Dos Cursos Dgua e Escoamento das guas Art. 254 Aos proprietrios dos terrenos construdos ou no, compete manter permanentemente limpos e desobstrudos, em toda a extenso compreendida pelas respectivas divisas, os cursos dgua ou valas que existirem nos seus lotes ou com eles se limitarem, de forma que nesses trechos a seo de vazo desses cursos dgua ou valas se encontre completamente desembaraada. PARGRAFO NICO Nos terrenos em que passarem rios, riachos, crregos, vales, as construes devero ficar, em relao s respectivas bordas, distncia determinada pela legislao vigente. Art. 255 Os proprietrios de terrenos ou lotes ficam obrigados fixao estabilizao ou sustentao das respectivas terras por meio de obras e medidas de precauo contra eroso do solo, desmoronamentos e contra carreamento das terras, materiais, detritos, destroos e lixo para as valas, sarjetas ou canalizao pblica ou particular. CAPTULO XII Das Penalidades Art. 256 Sero punidos os responsveis pela infrao aos dispositivos desta norma, nas formas previstas em regulamento do chefe do executivo, observando-se, sempre, o disposto no artigo 277, no que tange matria financeira. profissional infrator. de prazo de sua aplicao. 1 - As penalidades sero incorporadas ao histrico do 2 - As penalidades so recorrveis dentro de 10(dez) dias

Art. 253 (VETADO)

3 - O profissional suspenso no poder apresentar projetos para aprovao, iniciar obras, instalaes ou exploraes de qualquer natureza, nem prosseguir nas que estiver executando, enquanto no terminar o prazo da suspenso.

4 - Quando no decorrer da execuo de obras, instalaes ou exploraes de qualquer natureza, ser facultado ao proprietrio da obra embargada por fora da penalidade aplicada, solicitar a substituio do profissional punido. O prosseguimento da obra, instalao ou explorao no se realizar entretanto, sem que faa previamente desaparecer, se for o caso, a irregularidade que houver dado causa suspenso ou excluso do profissional. Art. 257 As penalidades sero aplicveis aos responsveis pelos projetos, obras, instalaes ou exploraes de qualquer natureza, sob a forma de advertncias, multas, suspenses, excluses do registro de profissionais, embargo, interdio, demolio e desmonte, de acordo com o decreto do Poder Executivo. PARGRAFO NICO A aplicao de penalidade por parte da Prefeitura no exime o profissional das demais penalidades que lhe forem aplicveis pelo mesmo motivo e decorrentes de Leis Estaduais e Federais. Art. 258 Verificada a infrao de qualquer dos dispositivos desta Lei ser o responsvel notificado, ficando o mesmo obrigado a apresentar justificativa no prazo mximo de 72 horas. PARGRAFO NICO A notificao poder ser feita, no s no curso, como depois de consumada a infrao, com a terminao da obra, do ato ou do fato que constituem a mesma infrao. Art. 259 Da notificao devero constar as seguintes indicaes: III III IV Nome do responsvel pela infrao; Residncia ou escritrio do responsvel; Local em que a infrao se tiver verificado; Descrio sucinta da infrao, com a indicao da disposio legal infringida.

PARGRAFO NICO A notificao ser lavrada em duas (2) duas vias. A primeira via ser entregue ou remetida ao infrator e a segunda ficar com o rgo competente da Prefeitura. Art. 260 Findo o prazo concedido para a apresentao da justificativa, no tendo sido a mesma apresentada ou se apresentada no for julgada procedente, ser lavrado o termo de multa. Art. 261 Do termo de multa devero constar as seguintes indicaes: III III IV VNome do proprietrio; Nome do responsvel; Escritrio ou sede; Descrio sucinta da infrao, com a indicao da disposio legal infringida; Local em que a infrao se tenha verificado.

PARGRAFO NICO O Termo de multa ser lavrado em duas vias. A primeira via ser entregue ou remetida ao infrator; a segunda via ficar com o rgo competente da Prefeitura. Art. 262 Independentemente das penalidades estabelecidas pelo Cdigo Civil e de penalidades previstas pela Legislao Federal, atravs do C.R.E.A., e das multas e outras penalidades que incorrerem nos termos desta Lei, e da Lei de Uso e Ocupao do Solo e do Cdigo Tributrio, os profissionais registrados ficam sujeitos s seguintes penalidades: advertncia, suspenso e excluso do registro de profissionais. Art. 263 A penalidade de advertncia ser aplicada ao profissional responsvel: III III Quando for multado mais de uma vez, no decorrer de uma mesma obra, instalao ou explorao; Quando, num mesmo ano, for multado trs(3) ou mais vezes por infrao em obras vrias; Quando modificar os projetos aprovados, introduzindolhes alteraes, sem obedecer s disposies que regulam o licenciamento; Quando iniciar ou executar obras sem a necessria licena, ainda que tecnicamente de acordo com o previsto nesta Lei.

IV -

Art. 264 A penalidade de suspenso ser aplicada ao profissional responsvel: III III IV Quando modificar os projetos aprovados introduzindo-lhes alteraes em desacordo com o previsto nesta Lei; Quando iniciar ou executar obras sem a necessria licena e em desacordo com o previsto nesta Lei; Quando sofrer, num mesmo ano, trs(3) advertncias; Quando, em face de sindicncia procedida, pelo rgo competente da Prefeitura, for constatado que se responsabilizou pela execuo de obras entregando as mesmas a terceiros sem habilitao para sua execuo; Quando, em face de sindicncia procedida pelo rgo competente da Prefeitura, for constatado que o responsvel pela execuo de uma obra ou autor de projeto, executou a obra em desacordo com o projeto ou falseou medidas a fim de burlar as disposies desta Lei; Quando praticar atos desabonadores, devidamente constatados em sindicncia procedida pela Prefeitura, for condenado pela Justia por atos praticados contra interesses da Prefeitura e decorrentes de sua atividade profissional.

V-

VI -

1 - As suspenses variam de um(1) a 12(doze) meses, a juzo da autoridade competente para a sua aplicao.

2 - Para as penalidades previstas nos Itens V e VI, deste Artigo, o prazo de suspenso no poder ser inferior a 06(seis) meses. 3 - Na reincidncia, na mesma obra, instalao ou explorao, as penalidades sero aplicadas em dobro. 4 O profissional e a entidade suspensos no podero apresentar projetos para aprovao, iniciar obras ou instalaes de qualquer natureza, nem prosseguir nas que estiverem executando, enquanto no terminar o prazo da suspenso. Art. 265 A penalidade de excluso ser aplicada ao profissional, que cometer erro tcnico ou impercia devidamente comprovada por sindicncia procedida pelo rgo competente e na forma prevista por esta Lei. Art. 266 O embargo ou interdio aplicvel: IEm todos os casos de execuo de obras qualquer que seja o fim, a espcie ou local, onde houver perigo para a sade, perturbao do sossego ou para a segurana do pblico ou do prprio pessoal empregado nos diversos servios; ou ainda, para segurana, estabilidade ou resistncia das obras em execuo, dos edifcios, dos terrenos ou das instalaes; Sempre que, sem licena ou documento de licena regularmente expedido, ou sem autorizao provisria concedida de acordo com as disposies desta Lei, estiver sendo feita qualquer obra ou funcionamento de qualquer explorao ou instalao que depender de licena; Sempre que, em obras licenciadas de qualquer natureza, no estiver sendo obedecido o projeto aprovado e no estiver sendo respeitado o alinhamento ou o nivelamento, no estiver sendo cumprida qualquer das prescries do documento de licena e ainda, quando a construo ou instalao estiver sendo feita de maneira irregular ou com emprego de materiais inadequados ou sem condies de resistncia convenientes e de que possa, a juzo do rgo competente, resultar prejuzo para a segurana da construo ou instalao; Em todos os casos em que se verificar a falta de obedincia a Lei de Uso e Ocupao do Solo, os limites e restries a parmetros urbansticos, ou a condies determinadas por esta Lei ou estabelecidas nas licenas, nos atestados ou nos certificados para explorao de substncias minerais ou funcionamento de instalaes mecnicas de aparelhos de divertimento; Em todos os casos de instalaes mecnicas e de aparelhos que dependam de prova de vistoria prvia e da expedio de atestado ou de certificado de funcionamento e quando o mesmo funcionamento se verificar sem a obedincia s disposies desta Lei.

II -

III -

IV -

V-

Art. 267 O levantamento do embargo s ser concedido mediante requerimento do interessado se a obra, a explorao, a instalao ou o funcionamento forem legalizveis e depois de ser provado o pagamento dos emolumentos e taxas de legalizao, que tiverem sido aplicadas.

PARGRAFO NICO Se a obra, a instalao, a explorao ou funcionamento no forem legalizveis, o levantamento do embargo s poder ser procedido, se, antes do prosseguimento da obra ou reinicio da explorao ou do funcionamento da instalao dos aparelhos, for feita a demolio ou desmonte ou a retirada de tudo o que tiver sido executado na obra em desacordo com a Lei. Ao infrator ser permitido executar na obra embargada somente o trabalho necessrio para o restabelecimento do disposto legal violado. Art. 268 Quando se tornar necessrio, alm do embargo, a demolio ou o desmonte total ou parcial de uma obra, de uma instalao ou de aparelho ou a execuo de providncias relativas segurana, o rgo competente solicitar expedio da intimao que tiver de ser feita para esse fim. 1 - No caso de no ser cumprida a intimao e tratando-se de obras de instalao, de explorao ou de funcionamento no legalizveis ser realizada uma vistoria administrativa na forma prevista por esta Lei para servir de base autorizao da necessria demolio. 2 - No caso de julgar necessrio, por motivo de segurana, que se proceda demolio ou ao desmonte imediatos, o rgo competente, alm da providncia indicada neste Artigo, solicitar a realizao de uma vistoria administrativa, para servir de base ao procedimento conveniente. Art. 269 As notificaes sero lavradas pelos fiscais da Prefeitura que estiverem autorizados pela legislao em vigor a lavrar autos de flagrantes. 1 - A notificao independe de testemunhas e ser lavrada de prprio punho e assinada pelo fiscal que tiver verificado a existncia da infrao. 2 - A notificao no poder ser lavrada simplesmente em conseqncia de uma requisio ou denncia, devendo a lavratura ser precedida de fiscalizao pelo rgo competente. 3 - O fiscal que lavrar a notificao assume inteira responsabilidade pelo mesmo auto, sendo passvel de penalidade administrativa, no caso de erro ou de excesso. Art. 270 A penalidade de excluso, ser aplicada pelo Prefeito, por solicitao da Secretaria Infraestruturas ou outro rgo competente de Prefeitura. Art. 271 As penalidades de advertncia e de suspenso sero aplicadas pelo Secretrio de Infraestruturas ou outro rgo competente da Prefeitura. Art. 272 Os recursos das penalidades previstas nesta Lei devero dar entrada no rgo competente da Secretaria Municipal que aplicou a penalidade. 1 - A penalidade de excluso s poder ser cancelada, se obedecidas a seguintes condies: a) Quando por despacho do Prefeito no recurso do pedido de excluso, for nomeado uma comisso tcnica para apurar as razes alegadas; b) Quando a comisso a que alude o Inciso I, em parecer, devidamente fundamentado, opinar pelo deferimento do recurso; c) Quando o parecer da comisso a que alude o Inciso II, for referendado pelo rgo que aplicou a penalidade.

2 - O deferimento do recurso do despacho de penalidade de excluso da alada do Prefeito, obedecidas as condies do 1 deste Artigo. 3 - Os requerimentos de recurso das demais penalidades desta Lei sero apreciadas e julgadas pela autoridade imediatamente superior que tiver aplicado a penalidade cuja deciso ser irrecorrvel administrativamente. Art. 273 Os termos das multas sero lavrados por tcnicos dos rgos competentes da Prefeitura. TTULO IV Disposies Finais e Transitrias CAPTULO NICO Art. 274 A implementao desta lei, requer a integrao dos rgos pblicos, para o cumprimento e fiscalizao das leis bsicas municipais, Lei do Uso e Ocupao do Solo, Cdigo Tributrio. Art. 275 A Prefeitura promover o treinamento dos seus servidores encarregados de obras e de fiscalizao, para garantir a melhoria da qualidade ambiental e construtiva do municpio. Art. 275A O Poder Executivo Municipal dever promover, em convnio com os Poderes Pblicos Estadual e Federal, a instituio na sede do Municpio de Unidade do Corpo de Bombeiros, no prazo de 01 (um) ano, a contar da publicao desta Lei. Art. 275B (VETADO) Art. 275C O Poder Executivo Municipal dever promover estudo e viabilizar a abertura e/ou alargamento de vias pblicas, para permitir e/ou melhorar o fluxo normal de veculos e transeuntes. Art. 276 O Poder Executivo estabelecer por lei municipal, as penalidades cabveis pelas infraes a esta norma, no que se refere a multas, juros e suas atualizaes financeiras. Art. 277 A Secretaria de Infra-estrutura far expedir todas as instrues necessrias, execuo desta lei. Art. 278 Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao. Art. 279 Ficam revogadas as disposies em contrrio. Gabinete da Prefeita, 02 de agosto de 2006.

CLEUZA PEREIRA DO NASCIMENTO PREFEITA

You might also like