You are on page 1of 5

Informaes Tcnicas

________________________________________________________________________________________

CAMU CAMU
Suplemento ideal para o sistema imunolgico
NOME CIENTFICO: Myrciaria dubia FAMLIA: Asteraceae (Compositae) PARTE UTILIZADA: Fruta fresca

INTRODUO O impacto de quadros de estresse, m alimentao e a idade so determinantes para o sistema imunolgico. O nmero de componentes crticos do sistema imunolgico reduzido, incluindo a resposta celular, a resposta s vacinas, e produo de anticorpos. Ao mesmo tempo, susceptibilidades s infeces e cncer so aumentadas. Alguns destes esto associados inflamao crnica, comum em muitos distrbios do envelhecimento. O sistema imunolgico depende de vrias armas para proteo do corpo, incluindo os vrios tipos de glbulos brancos. Essas defesas naturais incluem barreiras fsicas e qumicas, inflamao e febre, clulas fagocitrias; clulas natural killer; protenas antimicrobianas, citoquinas, entre outras.

DESCRIO O Camu Camu uma pequena rvore que frutifica entre os meses de novembro e maro. A florao ocorre praticamente o ano inteiro, sendo que os menores ndices de produo ocorrem entre os meses de abril a julho. Os frutos so globosos, com 10 a 32 mm de dimetro, de colorao vermelho-escura passando ao roxo-escuro ao final da maturao, possui uma polpa cida com 2 a 3 pequenas sementes. A frutinha nativa das vrzeas da Amaznia semelhante jabuticaba, porm com sementes bem pequenas e com uma concentrao de Vitamina C (de 2870 a 6100mg), superior 120 vezes mais que a

laranja (41,0mg de Vitamina C), 60 vezes mais que o limo (100mg) e muitas vezes superior a acerola (1790mg de Vitamina C). Composta tambm por protenas, fibras, minerais (clcio, fsforo, potssio, ferro), vitaminas, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C (cido ascrbico).

PROPRIEDADES O Camu Camu apresenta grande importncia como alimento devido ao seu elevado teor de Vitamina C, de 2.606mg/100g de fruto, superior ao encontrado na maioria das plantas. Quando comparada a laranja, o Camu Camu apresenta 30 vezes mais Vitamina C, 3 vezes mais de niancina, 10 vezes mais de ferro, o dobro da quantia de riboflavina e 50% mais de fsforo. A Vitamina C um componente chave do sistema imunolgico e da defesa antioxidante. Esta vitamina previne produo de radicais livres e reduz os danos ao DNA em clulas citoquinas prinflamatrias e participa na reciclagem da vitamina E. A Vitamina C est envolvida em muitos rgos e processos no corpo. Ela protege o corpo contra o dano dos radicais livres, como por exemplo, o oxignio. Ela necessria ao corpo para a sntese de colgeno e tecido conectivo, e desempenha ainda papel importante na produo de energia, transmisso de neurotransmissor norepinefrina e na manuteno do sistema imunolgico. Outro componente interessante no Camu Camu so as antocianinas, com concentraes de 0,54 a 74,34mg/100g de fruto, particularmente com nvel alto de cianidina-3-glicosdeo. Esta substncia tambm tem propriedade antioxidante que combatem os radicais livres do corpo. Contm ainda clcio, betacaroteno, protena, leucina, tiamina, valina, serina, alphapinene e d-limonene. A presena de minerais e aminocidos aumenta a absoro da Vitamina C. Estudos mostram que antocianinas so rapidamente absorvidas por humanos e ajudam no combate de radicais livres. A cianidina-3-glicosdeo uma antocianina com timas propriedades antioxidantes e ajudam a prevenir os danos dos radicais livres sobre o DNA.

ESTUDOS

Estudo avalia a atividade antioxidante e anti-inflamatria da fruta Camu Camu Vinte homens fumantes participaram como voluntrios com estado de estresse oxidativo acelerado, e foram randomizados a receber por sete dias:

Grupo 1: 70ml de suco de Camu Camu 100%, correspondendo a 1050mg de Vitamina C. (n=10). Grupo 2: 1050mg de Vitamina C em comprimidos. (n=10).

Aps 7 dias, os marcadores do estresse oxidativo como nveis de 8-hydroxydeoxyguanosine (8OHdG) urinria, espcies relativas de oxignio e marcadores inflamatrios, interleucina I1-6 r IL reduziram significativamente no grupo 1, no apresentando diferenas no grupo 2. Os resultados sugerem que o suco de Camu Camu apresenta efeito antioxidante e anti-inflamatrio superior quando comparado a comprimidos de Vitamina C, sugerindo benefcios alm daqueles proporcionados pela suplementao da vitamina C isolada. (J. Cardiol, 2008)

Estudo avalia o efeito vital da Vitamina C sobre o crebro O cido ascrbico transportado no crebro a neurnios via transportadores de Vitamina C dependentes de sdio, do qual causam acmulo de ascorbato com clulas contra um gradiente de concentrao. O cidodehidroascrbico, a forma oxidada do ascorbato, transportado via transportadores de glicose da famlia GLUT. Na clula, ele rapidamente reduzido a ascorbato. Sua alta concentrao no corpo encontrada no crebro e em tecidos neuroendcrinos como adrenal. As doenas neurodegenerativas tipicamente envolvem altos nveis de estresse oxidativo e o cido ascrbico tem potenciais teraputicos positivos contra doena de Alzheimeir, Parkinson, Huntington e acidente vascular cerebral. Combinado com assimetria regional na distribuio de ascorbato com diferentes reas cerebrais, o estudo apresenta importantes atividades da Vitamina C: neuromoduladora glutamatrgica, dopaminrgica, colinrgica e transmisso GABArgica. (Free Radic Biol. Med, 2009)

Estudo avalia a composio nutricional e a Vitamina C presentes no Camu Camu Neste estudo determinou-se a quantidade de Vitamina C da fruta Camu Camu plantada no Paran e a derivada da regio amaznica atravs de titulao com iodeto de potssio. A fruta produzida no Paran apresentou baixa quantidade de Vitamina C, quando comparada s frutas nativas da regio amaznica, principalmente s condies de desenvolvimento da planta e conseqentemente da fruta, to bem quanto variao climtica, umidade e caracterstica do solo. Durante o experimento observou-se cerca de 1.16g/100g de cido ascrbico na polpa de Camu Camu. Esta fruta derivada da regio amaznica apresenta em torno de 2.4 a 3.0/100g de Vitamina C, sendo considerada como uma das melhores fontes de Vitaminas C derivada de frutas. (Arch Latinoam Nutr. 2000)

INDICAES Fortalece o sistema imunolgico, estimula o sistema cardaco, prostatite, auxilia no tratamento de cncer de mama, retarda o envelhecimento.

CONTRAINDICAO No est descrita na literatura consultada. Porm nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientao mdica.

CONCENTRAO RECOMENDADA Duas cpsulas de 500mg duas vezes ao dia, uma pela manh e outra tarde.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS COIMBRA, R. Manual de Fitoterapia. 2 edio. 1994. SOARES, A. D. Dicionrio de Medicamentos Homeopticos. 1 edio. Santos Livraria Editora. 2000. TESKE, M.; TRENTINI, A. M. Herbarium Compndio de Fitoterapia. Herbarium. Curitiba. 1994.

SANTOS, Raquel do Carmo. Cientistas medem poder nutricional do camu camu. Jornal da Unicamp, Campinas, p. 2-3. 16 out. 2007. TAFFE, D.R; HARRIS, T.B, Et al. Cross-sectional and porspective relationships of nterleukin-6 and Creactive protein with physical performance in elderly persons: MacArthur studies of successful aging. J Gerontol A Biol Sci Med Sci, Dec; 55 (12): M709-M715. 2000. HRRINSON, F.E; MAY, J.M. vitamin C function in the brain: vital role of the ascorbate of the ascorbate transporter SVCT2. Free Radic Biol Med. 2009 Mar 15; 46(6): 719-30. INOUE, T; KOMODA, H; UCHIDA, T; NODE, K. Tropical fruit camu-camu (Myrciaria dublia) hs antioxidative and anti-inflammatory properties. J Cardiol, 2008 Oct; 52(2):127-32. JUST, K.C; VISENTAINER, J.V; EVELSIO, N.S; MATSUSHITA M. Nutricional composition and vitamin C stability in sored camu-camu (myrciaria dublia) pulp. Arch Latinoam Ntr. 2000 Dec; 50(4): 405-8.

Reviso n: 01 Elaborado por: Priscila Sandmann

Data: 05/02/2013 Conferido por: Jssica Coslovich Guerra

You might also like