You are on page 1of 10

Roteiro para Soluo de Casos da Disciplina

CIC065 Contabilidade Gerencial

Professora: Rosimeire Pimentel Gonzaga

Ano: 2012

Orientao geral para soluo dos casos


1. Os casos devem ser estruturados e analisados a partir do formulrio ROTEIRO DE SOLUO. Cada tema tem um roteiro diferente a ser seguido em termos de particularidade, mas igual em termos de modelo geral e formatao. 2. Cada grupo deve procurar e escolher uma empresa onde aplicar a metodologia. 3. Uma vez analisada a empresa: verificar se existe o quesito que se pretende analisar, se est disponvel para entrevistas e se est aberta a receber feedback. 4. Quanto aos contedos do ROTEIRO DE SOLUO, deve ser comentado: Frase colhida no corredor: trata-se apenas de uma maneira de chamar ateno para algo considerado relevante. Identificao da empresa pesquisada: importante que se entenda que empresa foi escolhida. Caso seja possvel dizer o nome timo. Se no for possvel, tudo bem. As informaes necessrias so: Setor, Porte, Tempo de existncia, Estrutura organizacional da empresa: (organograma simplificado da empresa), Outros aspectos relevantes para identificao do negcio. Personagens a entrevistar: dependendo do porte, diferentes nveis so possveis: 1. Presidente, superintendente ou gerente geral; 2. Controller ou diretor financeiro; 3.Diretores: de marketing, operaes, TI e RH; e 4. Um gerente de cada rea. Perguntas relevantes para colher informaes: devem orientar a equipe no sentido de encontrar um problema a ser tratado. Pode surgir da entrevista como sugesto do entrevistado ou como percepo dos entrevistadores. Foram identificadas perguntas especificas para cada tema e a literatura deve ser consultada. Escolha de um problema. Deve ser escolhido um problema a ser tratado pela equipe. Pontos de anlise identificados. Pontos que voc acha relevante para discutir o tema, identificados nas entrevistas e que podem ajudar a resolver o problema. Elementos conceituais necessrios para tratar o tema. Foi includa em cada tema uma leitura mnima, que deve ser expandida pela equipe. O que voc precisa saber, em termos de conceitos, para tratar o tema. Anlise dos pontos de anlise. Levando em conta uma abordagem que integre os elementos anteriores. Recomendaes: O que faria para resolver o problema.

Roteiro de soluo
Caso 1 Contabilidade e Controle gerencial nas Organizaes Frase colhida no corredor: Controle gerencial? Claro que eu sei o que controle e sei o que gerencial. No s juntar as duas coisas? Identificao da empresa pesquisada Setor: Porte: Tempo de existncia: Estrutura organizacional da empresa: (organograma simplificado da empresa) Outros aspectos relevantes para identificao do negcio: Personagens a entrevistar 1. Presidente, superintendente ou gerente geral 2. Controller ou diretor financeiro 3. Diretores: de marketing, operaes, TI e RH 4. Um gerente de cada rea Perguntas relevantes para colher informaes 1. O que a empresa entende por sustentabilidade? 2. Quem so os usurios da contabilidade gerencial (reas, deptos., nveis, etc) 3. Controle gerencial, sistema de contabilidade gerencial, contabilidade financeira e controladoria existem na empresa? 4. Os elementos de diferenciao (nove itens) entre contabilidade financeira e gerencial so percebidos pela alta administrao? Leitura bsica mnima: Capitulo 1. Frezatti et al. (2009). Escolha de um problema (Identificado a partir das perguntas) Pontos de anlise identificados (1-7 pontos que voc acha relevante para discutir o tema, identificados nas entrevistas) Elementos conceituais necessrios para tratar o tema (o que voc precisa saber, em termos de conceitos, para tratar o tema) Anlise dos pontos de anlise (levando em conta uma abordagem que integre os elementos anteriores) Recomendaes (o que faria para resolver o problema; se existir problema...)

Roteiro de soluo
Caso 2 O Papel da Controladoria nas Empresas Frase colhida no corredor: Cad aquele chato que s aponta problemas??? Identificao da empresa pesquisada Setor: Porte: Tempo de existncia: Estrutura organizacional da empresa: (organograma simplificado da empresa) Outros aspectos relevantes para identificao do negcio: Personagens a entrevistar 1. Presidente, superintendente ou gerente geral 2. Controller ou diretor financeiro 3. Diretores: de marketing, operaes, TI e RH 4. Um gerente de cada rea Perguntas relevantes para colher informaes 1. As 12 Funes da controladoria existem na organizao? So consolidadas em uma nica rea ou segmentadas? 2. Mostre um organograma onde aparece o CONTROLLER ou os ocupantes de cargos que desenvolvam as funes da controladoria. 3.Qual o perfil de um executivo que ocupe o cargo nessa empresa (etrio, gnero, formao profissional, estilo, habilidades principais)? 4. Como entendida e praticada a Accountability? Leitura bsica mnima: Capitulo 2. Frezatti et al. (2009). Escolha de um problema (Identificado a partir das perguntas) Pontos de anlise identificados (1-7 pontos que voc acha relevante para discutir o tema, identificados nas entrevistas) Elementos conceituais necessrios para tratar o tema (o que voc precisa saber, em termos de conceitos, para tratar o tema) Anlise dos pontos de anlise (levando em conta uma abordagem que integre os elementos anteriores) Recomendaes (o que faria para resolver o problema; se existir problema...)

Roteiro de soluo
Caso 3 Gesto no Ambiente Organizacional Frase colhida no corredor: Claro que eu consigo participar da gesto desta empresa. Basta me chamar para decidir. Identificao da empresa pesquisada Setor: Porte: Tempo de existncia: Estrutura organizacional da empresa: (organograma simplificado da empresa) Outros aspectos relevantes para identificao do negcio: Personagens a entrevistar 1. Presidente, superintendente ou gerente geral 2. Controller ou diretor financeiro 3. Diretores: de marketing, operaes, TI e RH 4. Um gerente de cada rea Perguntas relevantes para colher informaes 1.entendendo o sistema de crenas e valores, quais os elementos encontrados formalmente e informalmente? 2. entendendo o sistema de restries, quais os elementos encontrados formalmente e informalmente? 3. Quais os elementos encontrados no sistema diagnostico da organizao? E o que se refere a sistema interativo? 4. Existe controle oramentrio? Como ocorre na empresa? Que impactos proporciona no bolso das pessoas? Leitura bsica mnima: Capitulo 3. Frezatti et al. (2009). Escolha de um problema (Identificado a partir das perguntas) Pontos de anlise identificados (1-7 pontos que voc acha relevante para discutir o tema, identificados nas entrevistas) Elementos conceituais necessrios para tratar o tema (o que voc precisa saber, em termos de conceitos, para tratar o tema) Anlise dos pontos de anlise (levando em conta uma abordagem que integre os elementos anteriores) Recomendaes (o que faria para resolver o problema; se existir problema...)

Roteiro de soluo
Caso 4 Informaes de Custos para o Suporte Gerencial Frase colhida no corredor: Olhe, aqui tem tudo. S no sei para que. Identificao da empresa pesquisada Setor: Porte: Tempo de existncia: Estrutura organizacional da empresa: (organograma simplificado da empresa) Outros aspectos relevantes para identificao do negcio: Personagens a entrevistar 1. Presidente, superintendente ou gerente geral 2. Controller ou diretor financeiro 3. Diretores: de marketing, operaes, TI e RH 4. Um gerente de cada rea Perguntas relevantes para colher informaes 1. Quais as ferramentas informaes de custos encontrados na empresa (conceitos, modelos, etc)? 2. Monte um organograma e identifique quem usa quais ferramentas e informaes. 3. Identifique o relacionamento entre essas ferramentas com as demais encontrados na empresa. 4. Existe percepo de quais ferramentas ou informaes de custos so mais relevantes e para quem? Leitura bsica mnima: Capitulo 5. Frezatti et al. (2009). Escolha de um problema (Identificado a partir das perguntas) Pontos de anlise identificados (1-7 pontos que voc acha relevante para discutir o tema, identificados nas entrevistas) Elementos conceituais necessrios para tratar o tema (o que voc precisa saber, em termos de conceitos, para tratar o tema) Anlise dos pontos de anlise (levando em conta uma abordagem que integre os elementos anteriores) Recomendaes (o que faria para resolver o problema; se existir problema...)

Roteiro de soluo
Caso 5 Contabilidade por Responsabilidade e Preos de Transferncia (Pt) Frase colhida no corredor: Por que mudou a forma de gerenciar essa empresa? Antes eu poderia fazer tantas coisas! Identificao da empresa pesquisada Setor: Porte: Tempo de existncia: Estrutura organizacional da empresa: (organograma simplificado da empresa) Outros aspectos relevantes para identificao do negcio: Personagens a entrevistar 1. Presidente, superintendente ou gerente geral 2. Controller ou diretor financeiro 3. Diretores: de marketing, operaes, TI e RH 4. Um gerente de cada rea Perguntas relevantes para colher informaes 1. Como se comporta a empresa em termos de centralizao e descentralizao e descentralizao de decises e atividades e controle? 2. Os sistemas controle so compatveis com a gesto? 3. Como a organizao esta estruturada em termos de centros de responsabilidade? 4. Os resultados apurados so compatveis com o desenho da divisionalizao? 5. Para que so usados os preos de transferncia? 6. Quem responsvel por eles (estruturao, gerao de dados, acompanhamento e explicaes)? 7. Qual ou quais os critrios para estruturao dos Pt (mercado, custo ou negociao)? 8. O desempenho de que rea cobrado levando em conta o Pt? Leitura bsica mnima: Capitulo 6. Frezatti et al. (2009). Escolha de um problema (Identificado a partir das perguntas) Pontos de anlise identificados (1-7 pontos que voc acha relevante para discutir o tema, identificados nas entrevistas) Elementos conceituais necessrios para tratar o tema (o que voc precisa saber, em termos de conceitos, para tratar o tema) Anlise dos pontos de anlise (levando em conta uma abordagem que integre os elementos anteriores) Recomendaes (o que faria para resolver o problema; se existir problema...)

Roteiro de soluo
Caso 6 Avaliao de Desempenho Frase colhida no corredor: Outra vez aquela reunio sobre desempenho? A controladoria quer matar a gente mesmo. Identificao da empresa pesquisada Setor: Porte: Tempo de existncia: Estrutura organizacional da empresa: (organograma simplificado da empresa) Outros aspectos relevantes para identificao do negcio: Personagens a entrevistar 1. Presidente, superintendente ou gerente geral 2. Controller ou diretor financeiro 3. Diretores: de marketing, operaes, TI e RH 4. Um gerente de cada rea Perguntas relevantes para colher informaes 1. Como so apresentados os indicadores de despenho? 2. Como se relacionam os indicadores das pessoas, reas e da empresa? 3. Quais os indicadores mais relevantes para a empresa (financeiros e no financeiros)? 4. Quais so as consequncias da avaliao de desempenho? Capitulo 8 Leitura bsica mnima: Captulo 8. Frezatti et al. (2009). Escolha de um problema (Identificado a partir das perguntas) Pontos de anlise identificados (1-7 pontos que voc acha relevante para discutir o tema, identificados nas entrevistas) Elementos conceituais necessrios para tratar o tema (o que voc precisa saber, em termos de conceitos, para tratar o tema) Anlise dos pontos de anlise (levando em conta uma abordagem que integre os elementos anteriores) Recomendaes (o que faria para resolver o problema; se existir problema...)

Roteiro de soluo
Caso 7 Indicadores de Desempenho e Balanced Scorecard Frase colhida no corredor: Esse conjunto de indicadores parece o meu checkup: s mostra as coisas ruins... Identificao da empresa pesquisada Setor: Porte: Tempo de existncia: Estrutura organizacional da empresa: (organograma simplificado da empresa) Outros aspectos relevantes para identificao do negcio: Personagens a entrevistar 1. Presidente, superintendente ou gerente geral 2. Controller ou diretor financeiro 3. Diretores: de marketing, operaes, TI e RH 4. Um gerente de cada rea Perguntas relevantes para colher informaes 1. Eficincia e eficcia so capturados pelos sistemas de gesto? 2. Quais os indicadores mais relevantes e o que eles representam? 3, os indicadores esto relacionados a pessoas ou reas? Exemplifique. 4.exitem preocupaes com indicaes internos & externos, financeiros & no financeiros, lead & lag, reais & planejados? Leitura bsica mnima: Captulos 8 e 9. Frezatti et al. (2009). Escolha de um problema (Identificado a partir das perguntas) Pontos de anlise identificados (1-7 pontos que voc acha relevante para discutir o tema, identificados nas entrevistas) Elementos conceituais necessrios para tratar o tema (o que voc precisa saber, em termos de conceitos, para tratar o tema) Anlise dos pontos de anlise (levando em conta uma abordagem que integre os elementos anteriores) Recomendaes (o que faria para resolver o problema; se existir problema...)

Roteiro de soluo
Caso 8 Informao Contbil para Deciso em Oramento de Capital Frase colhida no corredor: Como se determina a aceitabilidade de um projeto de investimento na empresa? Antes eu era o gerente e selecionava! Identificao da empresa pesquisada Setor: Porte: Tempo de existncia: Estrutura organizacional da empresa: (organograma simplificado da empresa) Outros aspectos relevantes para identificao do negcio: Personagens a entrevistar 1. Presidente, superintendente ou gerente geral 2. Controller ou diretor financeiro 3. Diretores: de marketing, operaes, TI e RH 4. Um gerente de cada rea Perguntas relevantes para colher informaes 1. Para que usado o oramento de capital? 2. Quem responsvel por ele (estruturao, gerao de dados, acompanhamento e explicaes)? 3. Qual ou quais os critrios para estruturao do oramento de capital? 4. O desempenho de que rea cobrado levando em conta o oramento de capital? Leitura bsica mnima: Capitulo 14. Garrison e Noreen (2007). Escolha de um problema (Identificado a partir das perguntas) Pontos de anlise identificados (1-7 pontos que voc acha relevante para discutir o tema, identificados nas entrevistas) Elementos conceituais necessrios para tratar o tema (o que voc precisa saber, em termos de conceitos, para tratar o tema) Anlise dos pontos de anlise (levando em conta uma abordagem que integre os elementos anteriores) Recomendaes (o que faria para resolver o problema; se existir problema...)

You might also like