You are on page 1of 2

CONSELHO NACIONAL DE IMIGRAO RESOLUO NORMATIVA N 52, DE 19 ABRIL DE 2002 Disciplina a concesso de autorizao de trabalho a estrangeiro portador de visto

permanente na funo de Conselheiro, titular ou suplente, Administrador, Diretor ou Gerente, de sociedade civil ou comercial, com poderes de representao geral, para exercer, concomitantemente, funes em empresas pertencentes a mesmo grupo ou conglomerado econmico. O Conselho Nacional de Imigrao, institudo pela Lei n 8.490, de 19 de novembro de 1.992, no uso das atribuies que lhe confere o Decreto n 840, de 22 de junho de 1993, resolve: Art. 1 O estrangeiro portador de visto permanente na funo de Conselheiro, titular ou suplente, Administrador, Diretor ou Gerente, de sociedade civil ou comercial, com poderes de representao geral, poder, nos termos desta Resoluo Normativa, exercer, concomitantemente, funes em outras empresas pertencentes ao mesmo grupo ou conglomerado econmico. Pargrafo nico Para os efeitos desta Resoluo Normativa, considera-se grupo ou conglomerado econmico o conjunto de empresas que possuam, direta ou indiretamente, o mesmo controlador ou que mantenham, direta ou indiretamente, entre si, vnculos de coligao ou controle. Art. 2 Aps a efetivao do estrangeiro no cargo para o qual foi inicialmente autorizado, ser admitido o exerccio concomitante de funo de dirigente em empresas do mesmo grupo ou conglomerado econmico, mediante anuncia prvia do Ministrio do Trabalho e Emprego, desde que, alm de apresentados os documentos previstos na Portaria n 132, de 21 de maro de 2002 e na Resoluo Normativa n 10, de 11 de novembro de 1997, do Conselho Nacional de Imigrao, sejam cumpridos os seguintes requisitos: I- apresentao de requerimento, fazendo referncia ao processo que originou o visto inicial; II- comprovao do vnculo associativo existente entre as empresas do grupo ou conglomerado econmico; III comprovao, para cada dirigente estrangeiro, do investimento, no grupo ou conglomerado econmico, de capital estrangeiro mnimo exigido, de acordo com o artigo 2, itens I e II da Resoluo Normativa n 10, de 11 de novembro de 1.997; IV apresentao do ato de indicao do estrangeiro para o cargo, que dever constar do contrato/estatuto social; V apresentao de carta de anuncia ao exerccio de cargo em concomitncia, firmada pela empresa para a qual o estrangeiro foi inicialmente autorizado.

Art. 3 Quando se tratar de indicao de dirigente, com poderes de representao geral, em instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, dever ser apresentada carta homologatria dessa Autarquia, com a aprovao do estrangeiro para o cargo. Art. 4 Quando se tratar de representao de instituies financeiras e assemelhadas, sem efetuar operao bancria, dever ser apresentado o respectivo credenciamento no Banco Central do Brasil. Art. 5 Quando se tratar de indicao de membros para ocupar cargos no Conselho de Administrao, no Conselho Deliberativo, na Diretoria, no Conselho Consultivo, no Conselho Fiscal e em outros rgos estatutrios, em sociedades seguradoras, de capitalizao e entidades abertas de previdncia privada, dever ser apresentada a homologao, pela Superintendncia de Seguros Privados SUSEP, da aprovao do estrangeiro para o cargo. Art. 6 O prazo da autorizao para o exerccio concomitante de funo estar condicionado ao mesmo prazo da autorizao inicial, observados o disposto no contrato/estatuto social da empresa e os limites constantes do artigo 18, da Lei 6.815, de 19 de agosto de 1980. Art. 7o Em nenhuma hiptese podero os dirigentes relacionados no artigo 1 ocupar, concomitantemente, outro cargo ou exercer outra funo, em empresa diversa, sem a autorizao de que trata esta Resoluo Normativa. Pargrafo nico - A inobservncia desta Resoluo Normativa sujeitar a empresa que mantiver o estrangeiro irregularmente no pas ao disposto nos incisos VII e X, do artigo 125, combinado com o artigo 126, da Lei n 6.815, de 19 de agosto de 1980. Art. 8 As empresas integrantes de mesmo grupo ou conglomerado econmico que possuam dirigentes estrangeiros exercendo as funes de que trata a presente Resoluo Normativa tero o prazo de 90 (noventa) dias, a partir da data de sua publicao, para requerer o reconhecimento de concomitncia perante o Ministrio do Trabalho e Emprego. Art. 9 Esta Resoluo Normativa entra em vigor na data de sua publicao.

ALVARO GURGEL DE ALENCAR Presidente do Conselho Nacional de Imigrao

You might also like