You are on page 1of 1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO CEAR PR-REITORIA DE GESTO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE INGRESSOS/PROEN CONCURSO PBLICO CARREIRA DOCENTE

E EDITAL N 03/GR-IFCE/2013 REA DE ESTUDO: CDIGO 01 Gesto, Gesto Empresarial e Contabilidade Geral 01. (20 pontos) A distribuio fsica o conjunto de processos operacionais e de controle que possibilitam a transferncia de produtos, desde o local de produo at o ponto em que a mercadoria entregue ao consumidor. O canal de distribuio o elemento que forma a cadeia de suprimento, para que os produtos manufaturados cheguem s mos dos consumidores. Por exemplo, os canais de distribuio de um determinado produto podem ser o fabricante, o atacadista, o varejista e o servio ps-venda. Apresente os objetivos e as funes dos canais de distribuio. Caracterize os canais verticais, os canais hbridos e os canais mltiplos de distribuio. 02. (15 pontos) A nfase dada ao processo formal do planejamento estratgico surgiu em virtude de indagaes sobre a competio entre as empresas. Modelos de gesto foram desenvolvidos com notvel intensidade ao longo das ltimas seis dcadas. Uma metodologia abrangente de tcnicas analticas o modelo das Cinco Foras Competitivas, de Michael Porter. Escreva, com detalhes de explicao, sobre o modelo citado.

03. (25 pontos) A gesto empresarial um processo que exige informaes precisas, a fim de que possibilitem uma viso global do plano estratgico da empresa e de como ele est sendo executado. Dentro do conjunto de informaes, existem os indicadores de desempenho ou de performance que constituem ferramentas de medida para anlise da situao econmica e financeira da empresa, inclusive. Uma das ferramentas de medida de performance empresarial o Valor Econmico Agregado, o EVA. Apresente o conceito, a finalidade, sua forma de clculo com suas devidas explicaes, as vantagens e as desvantagens do Valor Econmico Agregado, EVA. 04. (20 pontos) O Hotel do Sol, situado em uma paradisaca praia cearense, conta com uma alta taxa de ocupao de quinta-feira a domingo, durante todo o ano. O Hotel trabalha com dois tarifrios: de segunda a quarta, cobra a diria que inclui o caf da manh. De quinta a domingo, o hspede deve pagar a diria com a penso completa, no aceitando o Hotel hspedes que desejem pagar somente a diria. Ressalte-se que, nesta praia, existe uma excelente oferta na rea de restaurantes, mas os hspedes de quinta a domingo no podem usufruir desta oferta, porque, ao comprarem as dirias, tm que pagar tambm pela alimentao. Baseado na Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, analise a prtica comercial do Hotel do Sol. 05. (20 pontos) De acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor, em seu artigo 37, proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. Discorra sobre o que o Cdigo considera abusivo em matria de publicidade, exemplificando com casos que podem acontecer em um hotel.

You might also like