You are on page 1of 4

XVIII Encontro de Iniciao Pesquisa

Universidade de Fortaleza 22 26 de Outubro de 2012

O SER COMO COMEO ABSOLUTO DA FILOSOFIA EM HEGEL: UM ESTUDO SOBRE A CINCIA DA LGICA
Pedro Henrique Fontenele Teles (IC) Universidade Estadual do Cear FUNCAP Palavras-chave: Ser; Comeo; Sistema; Mtodo; Cincia.

Resumo
A questo sobre qual deve ser o comeo absoluto da filosofia vem ocupando as discusses filosficas desde a antiguidade at os dias atuais. No entanto, dentre as inmeras escolas filosficas que se ocuparam com a questo sobre qual deve ser o comeo da filosofia, o Idealismo Alemo foi certamente um marco na histria do pensamento ocidental. Tal escola foi inaugurada por Kant (1724 - 1804), teve seu amadurecimento com Fichte (1762 - 1814) e Schelling (1775 - 1854), sendo culminada por Hegel (1770 1831). Dentre as caractersticas fundamentais responsveis pelo avano que o Idealismo Alemo representou para as discusses a respeito do comeo da filosofia, destacam-se os aspectos metodolgicos e a forma com que as noes de Sistema e de Cincia foram incorporadas ao pensamento filosfico. Como momento culminante de uma das mais importantes escolas filosficas da histria do pensamento ocidental o Idealismo Alemo Hegel constitui um marco na Histria da Filosofia. Seu sistema abrange os principais temas discutidos anteriormente na tradio filosfica e antecipa as novas questes que posteriormente fizeram parte das discusses no cenrio intelectual da Europa e do Mundo. A Cincia da Lgica constitui-se na primeira parte do sistema hegeliano, na qual tratada a questo de qual deve ser o comeo absoluto da filosofia.

Introduo
A questo sobre qual deve ser o comeo absoluto da filosofia vem ocupando as discusses filosficas desde a antiguidade at os dias atuais. No entanto, dentre as inmeras escolas filosficas que se ocuparam com a questo sobre qual deve ser o comeo da filosofia, o Idealismo Alemo foi certamente um marco na histria do pensamento ocidental. Dentre as caractersticas fundamentais responsveis pelo avano que o Idealismo Alemo representou para as discusses a respeito do comeo da filosofia, destacam-se os aspectos metodolgicos e a forma com que as noes de Sistema e de Cincia foram incorporadas ao pensamento filosfico. Diante disso, a obra Cincia da Lgica, publicada por Hegel entre 1812 e 1816, que ser o objeto de estudo abordado nesta pesquisa, constitui-se num dos mais representativos exemplares do que consistiu o Idealismo Alemo. O papel que a Cincia da Lgica possui no pensamento hegeliano consiste numa reelaborao da metafsica, dando-lhe a forma de uma cincia sistemtica e aplicando-lhe uma lgica dialtica. Para tanto, a posio que a Cincia da Lgica ocupa na obra de Hegel, responsvel pelas bases de seu sistema, fez com que ele a desenvolvesse com o propsito de elaborar um fundamento para toda a
ISSN 18088449
1

Cincia, uma cincia das cincias. Desse modo, a natureza peculiar da Cincia da Lgica a torna uma das mais importantes fontes para o estudo acerca do comeo absoluto da filosofia.

Metodologia
Esta pesquisa ter como procedimento fundamental a leitura da obra Cincia da Lgica (1812 1816) de G. W. F. Hegel, utilizando-se para tanto a traduo brasileira de Marco Aurlio Werle da editora Barcarolla e a traduo para o espanhol de Augusta e Rodolfo Modolfo pela editora Librarie Hachette. Tambm ser utilizada a Cincia da Lgica referente ao primeiro volume da Enciclopdia das Cincias Filosficas em Compndio (1817), tambm de Hegel, valendo-se para tanto de ambas as tradues disponveis para o portugus: a brasileira, de Paulo Meneses, pelas Edies Loyola e a portuguesa, de Artur Moro, pelas Edies 70. Como fonte de problematizao da pesquisa ser utilizada a obra Filosofia da Sensibilidade: Escritos (1839-1846) de Ludwig Feuerbach, com traduo de Adriana Verssimo Serro e editada pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Para um aprofundamento da pesquisa, foi utilizada a obra O sistema de Hegel de Vittorio Hsle, alm da leitura de Hegel: textos escolhidos de Roland Corbisier e de A Idia de Justia em Hegel de Joaquim Carlos Salgado. Como fonte de pesquisa sobre os principais conceitos empregados no estudo, foram utilizados o Dicionrio Hegel de Michael Inwood e o Dicionrio de Filosofia de Nicola Abbaginano. Como aprofundamento acerca do mtodo filosfico empregado por Hegel, foi utilizada a obra Dialtica para Principiantes de Carlos Cirne-Lima. Por suas exposies esclarecedoras sobre os principais pontos da Cincia da Lgica, foram tambm utilizadas as obras Razo e Revoluo de Herbet Marcuse; 10 Lies sobre Hegel de Deyve Redyson; Para conhecer o Pensamento de Hegel, de Roger Garaud e Compreender Hegel de Francisco Pereira Nbrega. Os procedimentos a serem realizados na pesquisa consistiram basicamente na leitura das obras supracitadas, assim como a produo de artigos cientficos, resumos, esquemas e fichamentos, baseandose para tanto na interpretao crtica do contedo estudado. Sero includas como apoio na pesquisa a participao no grupo de pesquisa e laboratrio Um olhar interdisciplinar sobre a subjetividade humana, orientado pela Prof. Dr. Marly Carvalho Soares, com enfoque na obra hegeliana, assim como a participao na apresentao de seminrios, aulas e minicursos, alm da realizao de pequenas tradues de trechos das obras no original.

Resultados e Discusso
Assim, para resolver a questo de qual deve ser o comeo absoluto da filosofia, cuidando para que esta conservasse sempre o seu carter de sistema cientfico, e de uma cincia sistemtica, Hegel pretendeu eliminar de sua doutrina qualquer forma de pressuposio ou elemento exterior no fundamentado pelo prprio sistema; do contrrio o comeo da filosofia perderia o carter de absoluto. Diante disso, em sua obra Cincia da Lgica, publicada entre 1812 e 1816, Hegel inicia seu sistema com a pretenso de resolver definitivamente o problema do comeo absoluto da filosofia. O comeo do sistema hegeliano construdo de modo a eliminar da cincia filosfica toda a forma de exterioridade, o que significa partir de um contedo capaz de conter a dimenso da totalidade em seu mais elevado grau de universalidade. A categoria definida por Hegel para a obteno de tal fim a do Ser, o primeiro dos trs momentos componentes da Cincia da Lgica
ISSN 18088449
2

Concluso
A identificao do Ser como comeo absoluto da filosofia, realizada no sistema hegeliano com a herana obtida do Idealismo Alemo, constitui-se numa das mais importantes solues j desenvolvidas a respeito da problemtica do comeo da filosofia. Tal fato deveu-se ao seu mtodo e a natureza de seu sistema. Assim, o mtodo dialtico desenvolvido no Idealismo Alemo desempenhou valoroso avano na Histria da Filosofia. Seu processo tridico formado pelos momentos: identidade; diferena e relao conferiu ao pensamento filosfico qualidades como verossimilhana e dinamismo sem precedentes na Histria da Filosofia. Hegel, como ponto alto do Idealismo Alemo, preocupou-se em construiu sua obra de forma concreta, aplicando o mtodo dialtico de forma tal que seu raciocnio se identificasse com a prpria natureza da realidade. Desse modo, o pensamento hegeliano foi desenvolvido no apenas de maneira que refletisse o movimento da realidade, mas tambm que se confundisse com ele, formando uma unidade essencial e indissolvel. Alm disso, a forma sistemtica com que o pensamento foi desenvolvido no Idealismo Alemo tambm representou um avano indiscutvel. Desse modo, os raciocnios filosficos passaram a ser construdos como uma combinao de elementos interconectados sob a orientao de um dado princpio ordenador. Somado a isso, a produo filosfica passou a ser encarada cientificamente, considerando Cincia como um corpo de conhecimento desenvolvido como um Sistema. Assim, os raciocnios passaram a ser construdos sob a forma de uma Cincia Sistemtica, ou um Sistema Cientfico, o que conferiu a produo filosfica atributos como coeso, solidez e legitimidade.

Referncias
HEGEL, G. W. F. Cincia da Lgica: (excertos). Seleo e traduo de Marco Aurlio Werle. So Paulo: Barcarolla, 2011; __________ Ciencia de la Logica. 2 vol. 6 ed. Traduo de Augusta e Rodolfo Modolfo. Buenos Aires: Librarie Hachette, 1993; __________ Enciclopdia das Cincias Filosficas Cincia da Lgica. Traduo de Paulo Menezes, com a colaborao de Jos Machado. So Paulo: Edies Loyola, 1995; __________ Enciclopdia das Cincias Filosficas Cincia da Lgica. Traduo de Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1988; __________ Fenomenologia do Esprito Parte I. 2 Vol. Traduo de Paulo Menezes com colaborao de Karl-Heinz Efken. 6 ed. Petrpolis: Vozes, 2001; __________ Linhas fundamentais da filosofia do direito, ou, Direito natural e cincia do estado em compndio. Traduo de Paulo Meneses. So Leopoldo: Editora Unisinos, 2010;

ISSN 18088449

__________ Princpios da Filosofia do Direito. Traduo Orlando Vitorino. So Paulo: Martins Fontes, 1997; HSLE, Vittorio. O sistema de Hegel O idealismo da subjetividade e o problema da intersubjetividade. So Paulo: Edies Loyola, 2007; INWOOD, Michael. Dicionrio Hegel. Traduo de lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997; MARCUSE, Herbert. Razo e Revoluo. Traduo de Marlia Barroso. So Paulo: Paz e Terra, 2004.

Agradecimentos
Agradeo Fundao Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico por financiar os estudos realizados nesta pesquisa.

ISSN 18088449

You might also like