You are on page 1of 77

1

Regras do Curso
PARA O ALUNO.
1. Ter disciplina e respeito em sala de aula. 2. No utilizar celular em sala de aula (em caso de urgncia pedir licena para o professor e atender a ligao fora da sala). 3. Manter a Escola organizada (no retirar as peas e ferramentas do local e deixar em qualquer lugar). 4. No ficar com brincadeiras fora de hora, manter a ateno no curso (lembre-se voc est aqui para aprender e ser um bom profissional). 5. Chegar no horrio combinado (se atrasar por algum imprevisto pedir autorizao para o professor). 6. Em casos de dvidas, sugestes, qualquer assunto sobre o curso ou sobre a Escola tratar diretamente com a secretria. 7. A Escola do Mecnico disponibiliza 5% de desconto na mensalidade para o aluno que pagar o curso com antecedncia de 5 (cinco) dias do vencimento. 8. A Escola do Mecnico oferece para o aluno uniforme para ser utilizado no curso (tratar com a secretria): - Jaleco cinza: R$ 25,00 - Camiseta: R$ 20,00 2

Regras do Curso
CRITRIO DE AVALIAO E APROVAO DO ALUNO. 1. No final do curso a mdia do aluno dever ser no mnimo 4,0 para ser aprovado e receber a certificao do mdulo no perodo mximo de 30 dias. 2. Em caso de reprova o aluno dever ser submetido a uma nova chance sendo: - uma aula de reforo (2 horas ) com o contedo a ser trabalhado; - uma aula de avaliao (2 horas) neste caso, a nota dever ser somada a primeira avaliao, exemplo: (o aluno tirou a nota 2,0 na primeira prova, na recuperao o mesmo dever obter no mnimo 6,0 para atingir 8,0 no total e ficar com a mdia 4,0). 3. O aluno receber o certificado do curso somente se for APROVADO. A Escola do Mecnico agradece a colaborao.
Dvidas entrar em contato com:

gustavomarcon.escoladomecanico@gmail.com

Tenham um Excelente Curso pela frente.

O que ser abordado

Sistema de Suspenso. Tipos de suspenso. Componentes da suspenso. Tabela de diagnstico sistema de suspenso. Conhecimento bsico sobre ferramentas especiais. Prtica de desmontagem e montagem em amortecedores. Prtica de desmontagem e montagem em rolamentos blindados. Prtica de desmontagem e montagem em rolamentos cnicos. Prtica de desmontagem e montagem em buchas. Prtica apresentao dos componentes de suspenso no veculo (reforo da sala de aula). Prtica em veculo (diagnstico): Amortecedores; Molas; Bandejas; Buchas da suspenso; Bieletas e tirantes; Rolamentos; Caixa de direo; Terminal de direo; Barra axial; 4

Sistema de Suspenso

Sistema de Suspenso: um conjunto de componentes que tem a funo de apoio elstico do chassi, para absorver impactos e assegurar uma dirigibilidade estvel e firme sobre a estrada. Contribuem significativamente adicionando conforto e segurana ao veculo.

Tipos de Suspenso

Suspenso DEPENDENTE traseira com molas helicoidais. Aplicadas nos veculos: Opala, Chevett.

Suspenso DEPENDENTE traseira eixo rgido, com feixe de molas. Aplicadas nos veculos: Maverick. D10, D20, 1000, Ranger, S10, F150, F250, (Fiorino Trekking), Doblo, Elba, Courier, Strada .
6

Tipos de Suspenso

Suspenso SEMI-INDEPENDENTE com molas helicoidais. Suspenso em forma de U, composta por 2 buchas de articulao e o eixo oco para toro. Aplicadas nos veculos: Fiesta, K, Gol, Parati, Saveiro.
7

Tipos de Suspenso

Suspenso INDEPENDENTE dianteira com molas helicoidais. Aplicadas nos veculos: Golf, Stilo, Marea, Audi A3, Mondeo, Focus.

Suspenso INDEPENDENTE traseira com molas helicoidais. Aplicadas nos veculos: Omega, Suprema.
8

Tipos de Suspenso

Suspenso INDEPENDENTE dianteira com molas helicoidais. Aplicadas nos veculos: Opala, Chevett.

Suspenso INDEPENDENTE dianteira com molas helicoidais MCPHERSON. Aplicadas nos veculos: Golf, Stilo, Marea, Audi A3, Mondeo, Focus.

Tipos de Suspenso

Suspenso com feixe de molas transversal. Aplicadas nos veculos: Uno

Suspenso com feixe de molas longitudinais. Aplicadas nos veculos: S-10, Brazer
10

Tipos de Suspenso

Suspenso com feixe de molas de toro.

Suspenso com eixo rgido para veculos de carga.

Aplicadas nos veculos: Fusca, Braslia. Aplicadas nos veculos: Fiorino, pick-ups, utilitrios.
11

Tipos de Suspenso

Suspenso com molas helicoidais TIPO 1. Aplicadas nos veculos carga, sua mola helicoidal fica localizada entre os braos de controle. Sustentao de carga piv inferior.

Suspenso com molas helicoidais TIPO 2. Aplicadas nos veculos carga, sua mola helicoidal fica localizada acima dos braos de controle.
12

Sustentao de carga piv superior

Componentes da Suspenso

13

Componentes da Suspenso
AMORTECEDOR

o componente do sistema de suspenso que controla as molas mantendo o conjunto pneu/roda em contato com o solo permitindo plena dirigibilidade do veculo. O amortecedor o principal responsvel pela estabilidade, conforto e segurana do veculo, e ficam comprometidos se no estiverem atuando corretamente. Isso verificado pela dificuldade no controle do veculo em curvas, freadas, pulos descontrolados das rodas e desgastes prematuros ou irregular dos pneus e demais componentes da suspenso.
14

Componentes da Suspenso

15

Componentes da Suspenso

AMORTECEDOR SIMPLES AO localizado em porta malas, caixa de direo e cabine de caminhes. Ex: caixa de direo Gol, Monza etc... Amortecedor de caixa de direo travado pode
fazer o veculo puxar.

AMORTECEDOR DUPLA AO localizado em suspenses de todos os veculos.

Tipos de amortecedores: CONVENCIONAL E PRESSURIZADO.


16

Componentes da Suspenso

FUNCIONAMENTO DO AMORTECEDOR
1 estgio: nas baixas velocidades de trabalho do pisto a passagem de leo d-se praticamente no 1 estgio. 2 estgio: correspondente as velocidades mdias, a passagem do leo se da na maior parte (bloqueios progressivos). 3 estgio: nas altas velocidades, os controles progressivos j esto totalmente abertos (movimentos bastantes bruscos da suspenso). 17

Componentes da Suspenso

AMORTECEDOR CONVENCIONAL Amortecedor convencional possui leo hidrulico normal. Mantm a originalidade do veculo e proporciona conforto ao dirigir.
18

Componentes da Suspenso

AMORTECEDOR PRESSURIZADO Amortecedor pressurizado possui leo hidrulico com adio de gs nitrognio. Maior eficincia em situaes extremas e maior rendimento se comparado ao tipo 19 convencional (respostas mais rpidas).

Componentes da Suspenso

AMORTECEDOR ELETRNICO Amortecedor eletrnico possui leo hidrulico com vlvulas localizadas na haste controladas por um mdulo eletrnico (sensor de rigidez). Proporciona maior eficincia em situaes extremas ou conforto em qualquer tipo de pistas.
20

Componentes da Suspenso

ESCORVAMENTO (SANGRA) Sempre realize escorvamento (sangria) nos amortecedores antes de aplicar no veculo. Seguir a recomendao do fabricante do amortecedor.
Aps realizar o escorvamento no coloque o amortecedor na posio horizontal novamente, para no 21 perder o efeito do procedimento.

Componentes da Suspenso

CUIDADOS No utilizar a mquina pneumtica na montagem do amortecedor, o impacto causado pela mquina poder soltar a porca interna do amortecedor. No colocar alicate na haste do amortecedor durante a aplicao, isso, poder 22 causar vazamento do mesmo.

Componentes da Suspenso

QUANDO SUBSTITUIR OS AMORTECEDORES

Travado Sem ao Com vazamento Fixao quebrada Amassado O desgaste natural dos amortecedores, causado pelo uso, compromete a estabilidade e dirigibilidade do veculo e acelera o desgaste de outros componentes da 23 suspenso.

Componentes da Suspenso

COXIM DO AMORTECEDOR o componente do sistema de suspenso que liga o conjunto mola e amortecedor a carroaria do veculo. Sua funo absorver os impactos recebidos no conjunto da suspenso e transmitir o mnimo possvel a carroaria.
Importante: Observar sempre se o coxim possui posio ou lado para montagem ex: coxim Plio, Fiesta, Monza etc... VIDEO N07 24

Componentes da Suspenso
COXIM DO AMORTECEDOR

QUANDO SUBSTITUIR Quebrados. Com folga. Com rolamento travado (caso no seja possvel substituir somente o rolamento).
Importante: Observar a altura dos pratos superiores do amortecedor. Rolamento travado pode fazer o veculo puxar a direo. Comparar a altura do coxim novo vs o usado.

25

Componentes da Suspenso

BATENTE E COIFA DO AMORTECEDOR o componente do sistema de suspenso que auxilia as molas, buchas, coxim e outros suportes dos componentes de suspenso.

26

Componentes da Suspenso
BATENTE E COIFA DO AMORTECEDOR

QUANDO SUBSTITUIR Quebrados. Com coifa rasgada. Com fadigas.

27

Componentes da Suspenso

MOLAS DA SUSPENSO o componente do sistema de suspenso que sustenta a carroaria do veculo atuando como elemento elstico para absorver as irregularidades do terreno, controlar a altura do veculo, alinhamento e equilbrio da suspenso. As molas atuam diretamente no conforto, estabilidade e segurana do veculo.
Vdeo fabricao de molas da suspenso VIDEO N08 28

Componentes da Suspenso

MOLA HELICOIDAL As molas helicoidais constituem um dos principais elementos elsticos na suspenso de veculos, onde em conjunto com os elementos estruturais e controladores de freqncia, tem como objetivo proporcionar conforto e estabilidade.
Tipos de molas helicoidais: cilndrica, cnica e barril. 29

Componentes da Suspenso

FEIXE DE MOLA Os feixes de molas tem como caracterstica atuar como elemento elstico e estrutural nas suspenses de eixo rgido, absorvendo os movimentos de baixa freqncia e grande amplitude proporcionando conforto e estabilidade.
30

Componentes da Suspenso

MOLA BARRA DE TORO A barra de toro uma barra slida de ao que ligado ao chassis do carro em uma extremidade e livre para se mover na outra extremidade. Podem ser montados em qualquer carro (transversais, como a suspenso traseira do Peugeot 206 e Renault 16), ou ao longo do carro (longitudinal, como a suspenso dianteira da Ranger, L200 entre outras)
31 Tipos de fixao da barra de toro: quadradas, sextavadas e estriadas.

Componentes da Suspenso

MOLA PNEUMTICA As molas pneumticas utilizam o princpio de elasticidade do ar quando est comprimido, elas so extremamente macias e sua constante de mola pode ser alterada com o aumento de presso do ar. Com o auxilio de um compressor, a mola pneumtica controlada pelo motorista ou automaticamente por dispositivos de controle de altura Ex: Land Rover Discovery 32 4.
VIDEO SUSP AR N09

Componentes da Suspenso
MOLAS

QUANDO SUBSTITUIR Quebrada Descascada Enferrujada Veculo torto ou desnivelado Batente danificado (mola arriada ou no absorve o impacto) Batendo elos ou espiras

33

Componentes da Suspenso

BUCHA DA SUSPENSO o componente do sistema de suspenso que liga os componentes mveis da suspenso carroaria do veculo permitindo sua livre movimentao.

34

Componentes da Suspenso
BUCHA DA SUSPENSO Dicas para um melhor desempenho do metal borracha:
Ateno na aplicao da bucha ex: marca, modelo, ano, etc... Ateno na posio de montagem das buchas ex: Fox, Cross Fox, Plo etc...

No lubrifique o veculo por baixo com derivado de petrleo. Nunca d aperto final nos componentes de suspenso com o veculo no alto.

Sempre lubrificar as buchas para facilitar a montagem utilize sabo neutro ou vaselina industrial. Utilize ferramentas apropriadas. Efetuar o aperto das buchas com o veculo no cho ( posio de trabalho ).

No d aperto final com mquina de impacto.

Aps a substituio dos componentes o veculo dever ser alinhado.

35

Componentes da Suspenso

BUCHA DA SUSPENSO

QUANDO SUBSTITUIR Com trincas Com folgas Contaminada com leo


36

Componentes da Suspenso
BANDEJA BRAO DA SUSPENSO

o componente do sistema de suspenso que liga a roda ao chassi participando na estabilidade, conforto e segurana do veculo. Sua funo : Ligar a roda ao chassi atravs de buchas e pivs Permitir movimentos verticais da suspenso Determinar o alinhamento das rodas

VIDEO BANDEJA N10

37

Componentes da Suspenso
BANDEJA E BRAO DA SUSPENSO

QUANDO SUBSTITUIR Quebrada (Bandeja) Com trincas (Bucha) Com folgas (Bucha) Contaminada com leo (Bucha /Bucha da Bandeja) Torta ou empenada (Bandeja) Alojamento do piv danificado (Bandeja) Piv com folga (Bandeja, ou Brao ex: Peugeot 206, Escort etc...)
38

Componentes da Suspenso

PIV DA SUSPENSO Utilizados na suspenso McPherson e no sistema convencional de duas bandejas - nesse ltimo geralmente usam-se dois pivs, um na bandeja superior e outro na inferior - o piv alm de suportar o peso do veculo tambm recebe grandes esforos na acelerao, frenagem e durante as curvas. atravs do piv que feita a unio da estrutura (telescpio, bandeja e manga de eixo) com a carroceria do veiculo, permitindo a articulao entre eles.

39

Componentes da Suspenso
PIV DA SUSPENSO

QUANDO SUBSTITUIR Os sintomas apresentados por um piv gasto so: Rudos ou estalos durante arrancadas e frenagens. Desgaste irregular de pneus. Dificuldade em manter o veculo na trajetria. Rudos ao trafegar em pisos irregulares.
Dicas: Movimentar o piv antes de aplicar no veculo. Comparar a pea usada com a pea nova (dimetro do cone etc...) No utilizar mquina pneumtica no aperto final do piv. 40

Componentes da Suspenso

ROLAMENTO DE RODAS o componente do sistema de suspenso composto de conjuntos de rolos ou esferas que alivia o atrito ao rodar permitindo menor esforo ao deslizamento.

VIDEO ROLAMENTO N11 41

Componentes da Suspenso
ROLAMENTO DE RODAS Existem dois tipos de rolamento de rodas: Rolamento de duas carreiras de esferas ( blindados ).

Rolamento de rolos cnicos ( cnicos ).

O rolamento um item de segurana, sua eventual quebra pode provocar o travamento da roda e um conseqente acidente com prejuzos materiais e principalmente fsicos. Recomendao do fabricante para troca a cada 70.000km.
42

Componentes da Suspenso

PROCEDIMENTOS DIAGNSTICO E DICAS ROLAMENTO BLINDADO

Suspender o veculo e inspecionar as rodas. Girando manualmente as rodas com uma das mos na mola ou na torre, observar se h vibraes.

Desmontar todas as peas necessrias para a retirada do suporte do amortecedor ( coluna ). Retirar o anel elstico e com uso de uma prensa, remover o cubo e o rolamento de roda.
43

Componentes da Suspenso
PROCEDIMENTOS DIAGNSTICO E DICAS ROLAMENTO BLINDADO

Antes de desmontar o cubo de roda recomendado analisar se o mesmo no encontra-se empenado utilizando um relgio comparador ( oscilao mxima 0,05mm ).

Realizar a retirada na prensa com o auxlio de ferramenta adequada ex: calos, apoio etc...
44

Componentes da Suspenso
PROCEDIMENTOS DIAGNSTICO E DICAS ROLAMENTO BLINDADO

Caso o alojamento do rolamento esteja oxidado, realizar a limpeza com uma lixa dgua de grana 300 ou 400 com querosene, diesel ou aguarrz

recomendado a substituio do cubo de roda em casos de oxidao no dimetro ou rebarba na face de encosto do rolamento.
45

Componentes da Suspenso
PROCEDIMENTOS DIAGNSTICO E DICAS ROLAMENTO BLINDADO

Para os rolamentos que possuem sensores ABS integrados ( placa na cor marrom ) deve-se mont-lo com essa placa voltada para o lado do sensor do ABS na torre ( lado da homocintica ).

Realize a montagem do rolamento novo e cubo ( cuidado no momento em que for prensar o cubo para no danificar o rolamento ). No esquea de colocar o anel aps prensar.
46

Componentes da Suspenso
PROCEDIMENTOS DIAGNSTICO E DICAS ROLAMENTO CNICO

Suspender o veculo e inspecionar as rodas. Girando manualmente as rodas com uma das mos na mola ou na torre, observar se h vibraes.

Verificar o desgaste da ponta de eixo, movimentando o tombamento da roda no eixo vertical comparando com o eixo horizontal, se o movimento do eixo vertical for maior a ponta de eixo dever ser substituda.
47

Componentes da Suspenso

PROCEDIMENTOS DIAGNSTICO E DICAS ROLAMENTO CNICO

Desmontar a tampa ( calotinha ), retirar o tambor de freio, cuidado com a regulagem dos freios.

Extrair as capas do tambor, e realizar a limpeza do tambor com um pano.


48

Componentes da Suspenso
PROCEDIMENTOS DIAGNSTICO E DICAS ROLAMENTO CNICO

Montar as capas dos rolamentos novos no tambor, utilizar ferramenta adequada para no danificar as capas.

Aplicar graxa na pista do rolamento de forma que a graxa esparrame entre todos os roletes. Substituir o retentor sempre que removido.

49

Componentes da Suspenso

PROCEDIMENTOS DIAGNSTICO E DICAS ROLAMENTO CNICO

Montar o tambor sobre a ponta de eixo, seguido do cone do rolamento externo j lubrificado, colocar a arruela e a porca de fixao.

Eliminar a folga apertando levemente a porca sempre com o tambor em movimento simultneo.
50

Componentes da Suspenso
PROCEDIMENTOS DIAGNSTICO E DICAS ROLAMENTO CNICO

Sem alterar a posio da porca aplicar Soltar a porca at obter a folga correta: a trava e a cupilha seguido da tampa ( voltar a porca partir deste ponto de calotinha ). de volta. Verifique a folga residual, com o auxilio da chave de fenda ( arruela de encosto ) deve estar livre, porm, no pode descer sozinha. 51

Componentes da Suspenso

CUBO DE RODAS o componente do sistema de suspenso responsvel pela rodagem das rodas do veculo.
52

Componentes da Suspenso
CUBO DE RODAS

QUANDO SUBSTITUIR Quando estiver com a rosca do parafuso espanado (no permitindo reaproveitar a rosca). Empenado ( tolerncia mxima de empenamento 0,05mm ) utilizar relgio comparador. Alojamento do rolamento estiver ovalizado, oxidado ou com rebarba.
53

Componentes da Suspenso
RECUPERAO DE CUBO DE RODAS
FERRAMENTAS NECESSRIAS

Macho nmero 1 identificado por um anel na circunferncia na haste

Macho nmero 3 no possui o anel na circunferncia na haste.

Vira macho

MEDIR O DIMETRO DOS FUROS ANTES DE EXECUTAR

para roscas M12x1,50 o dimetro do furo no poder ser maior do que 10,5mm para roscas M12x1,25 o dimetro do furo no poder ser maior do que 10,8mm para roscas M14x1,50 o dimetro do furo no poder ser maior do que 12,5mm
Nunca realizar o reparo nos cubos cujo o dimetro ultrapassar as recomendaes acima, pois h 54 possibilidade de soltar o parafuso por falta de rosca.

Componentes da Suspenso

JUNTA HOMOCINTICA o componente do sistema de suspenso que tem a funo de transmitir a fora do motor (torque) s rodas do veculo, contm em uma coifa na funo de proteger a junta homocintica contra agentes externos (gua, poeira, terra, etc..).
55

Componentes da Suspenso
COMPONENTES QUE TRANSMITEM A FORA MOTOR PARA AS RODAS

Semi eixo com trizeta: ex: Uno, Plio, Fiesta etc...

Semi eixo com junta deslizante: ex: Gol, Saveiro etc...

Cardan: ex: S-10, Ranger, F-250 etc...

56

Componentes da Suspenso
JUNTA HOMOCINTICA E COIFA

QUANDO SUBSTITUIR
Com rudo ou quebrada ( Homocintica, junta deslizante, trizeta, cruzeta ). Causando vibrao no veculo ( cardan, trizeta, tulipa ). Furada ( Coifa ). Rasgada ( Coifa ). Com vazamento ( Coifa ). Abraadeiras danificadas ( Coifa ).

57

Componentes da Suspenso

BARRA ESTABILIZADORA um componente do sistema de suspenso que atua como elemento elstico na suspenso com a finalidade de reduzir a inclinao do veculo na passagem por curvas.
58

Componentes da Suspenso

BARRA ESTABILIZADORA E KIT DA BARRA

QUANDO SUBSTITUIR Torta por impacto (Barra). Quebrada (Barra). Com folga (Kit). Borracha danificada (Kit).
59

Componentes da Suspenso

BIELETA E TIRANTE So componentes do sistema de suspenso que fazem a ligao da barra estabilizadora com a carroaria e suspenso.
60

Componentes da Suspenso
BIELETA E TIRANTE

QUANDO SUBSTITUIR Com folga. Quebrada. Com rudos. Borracha danificada.


61

Componentes da Suspenso
SISTEMA DE DIREO

TERMINAL DE DIREO

BARRA DE DIREO

BARRA AXIAL

BRAO PITMAM

BRAO AUXILIAR

So componentes do sistema de direo que permite a movimentao 62 das rodas.

Componentes da Suspenso
COMPONENTES DA DIREO

QUANDO SUBSTITUIR
Torta por impacto (Barra ou terminal de direo). Com folga ( Barra axial, terminal e barra de direo, brao auxiliar, brao pitmam ). Com bucha danificada (Barra de direo). Com guarda-p danificado ( Coifa da caixa de direo ).
Observar possveis folgas na barra axial e na caixa de direo. Ateno ao tamanho, dimetro das roscas ( ex: 14x1,5 ). VIDEO VIEMAR N12

63

Componentes da Suspenso

CAIXA DE DIREO o componente do sistema de suspenso que transmite os movimentos do volante para as rodas.
64

Componentes da Suspenso
TIPOS DE CAIXA DE DIREO

MECNICA

HIDRULICA
VIDEO DIREO HID. N13

ASSISTIDA ELETRICAMENTE

ELTRICA
VIDEO DIREO EL. N14

65

Componentes da Suspenso
CAIXA DE DIREO

SISTEMA COM PINHO E CREMALHEIRA

O conjunto de engrenagens de pinho e cremalheira possui duas funes: converter o movimento de rotao do volante de direo no movimento linear necessrio para girar as rodas. proporcionar uma reduo por engrenagens, o que facilita virar as rodas. 66

Componentes da Suspenso
CAIXA DE DIREO

REGULAGEM DO SISTEMA - PINHO E CREMALHEIRA 1 - Suspender as rodas do veculo. 2 - Centralizar as rodas do veculo. 3 - Solte a contra porca do parafuso de ajuste. 4 - Encoste o parafuso de ajuste at encontrar resistncia. 5 - Trave a contra porca. 6 - Movimente o volante.atente a batente (verifique se h trepidaes ou agarramento)

67

Componentes da Suspenso
CAIXA DE DIREO

SISTEMA COM SETOR E SEM FIM Conjunto de engrenagens de setor e sem fim Engrenagens sem-fim so usadas quando grandes redues de transmisso so necessrias. Ex: veculos utilitrio, pick-up, SUV e linha pesada.
68

Componentes da Suspenso
CAIXA DE DIREO

REGULAGEM DO SISTEMA SETOR E SEM FIM 1 - Suspenda as rodas do veculo 2 - Centralize o volante 3 - Vire o volante 1/4 de volta (para qualquer lado) 4 - Solte a contra porca do parafuso de ajuste 5 - Encoste o parafuso de ajuste at encontrar resistncia 6 - Trave a contra porca 7 - Movimente o volante de batente a batente (verifique se h trepidaes ou agarramento) a batente (verifique se h trepidaes ou agarramento)

69

Componentes da Suspenso
CAIXA DE DIREO

DICAS E ALGUNS CUIDADOS Substituir quando estiver com folga e barulho. Deixar a caixa de direo sempre centralizada antes de aplicar no veculo. Verificar o nvel do reservatrio (caixa de direo hidrulica), substituir o leo preventivamente a cada 12 meses. Cuidado com a regulagem (ajuste da caixa) em casos de desgaste na cremalheira esse procedimento no resolve. Caixa de direo solta pode fazer o veculo puxar ou causar volante torto.
70

Componentes da Suspenso
CAIXA DE DIREO - DIAGNSTICO DIREO PESADA PARA AMBOS OS LADOS

Bomba hidrulica. Nvel do leo baixo (rudo e direo pesada). Ar no sistema (rudo e direo pesada). Tenso da correia da bomba (frouxa). Filtro do reservatrio / impurezas. Calibragem do pneu. Mangueiras (Restrio interna).

71

Componentes da Suspenso
CAIXA DE DIREO - DIAGNSTICO DIREO PESADA PARA UM LADO

- Vazamento interno na caixa de direo acima do especificado (deve ser feito a troca dos reparos de vedao da caixa de direo).

72

CAIXA DE DIREO - DIAGNSTICO RUDO HIDRULICO

Tubulao rgida encostada. Mangueiras / Tubulao de presso e retorno. Vlvula (barra de toro aberta - com folga). Nvel do leo baixo (rudo e direo pesada). Ar no sistema (rudo e direo pesada).

73

Tabela de Diagnstico

COMPONENTES
Amortecedor

SINTOMAS
Rodas que pulam demais. Desgaste irregular e prematuros dos pneus. Desgastes prematuros das peas de suspenso. Veculo sem estabilidade em curvas. Desconforto ao dirigir com saltos descontrolados das rodas. Dirigibilidade comprometida. Maior tempo durante as frenagens (maior distncia). Barulho de batidas na suspenso.

Molas

Veculo arriado (desnivelado). Batidas secas ao passar em lombadas e buracos. Perca de conforto e instabilidade. Barulhos na suspenso. Veculo fora da altura original (alterao do alinhamento). Danifica o batente do amortecedor. Veculo canta pneu em baixa velocidade. Desgaste irregular e prematuros dos pneus. Barulhos na suspenso. Perca de conforto e instabilidade. Alterao da geometria (alinhamento do veculo). Rudos na suspenso ou direo. Folga no movimento das rodas e direo.

Bandeja ou Brao da suspenso

Caixa de direo

74

Tabela de Diagnstico

COMPONENTES
BUCHAS DE: Bandeja Brao da suspenso Barra de direo Eixo traseiro Piv Terminal de direo Barra de direo Barra axial Bieleta Tirante Coxim do amortecedor Batente do amortecedor

SINTOMAS
Veculo canta pneu em baixa velocidade. Desgaste irregular e prematuros dos pneus. Barulhos na suspenso.

Rudos na suspenso ou direo. Folga no movimento das rodas e direo. Perca de controle do veculo (em casos graves). Vibraes no veculo.

Impactos e rudos aps passar em lombadas ou buracos. Alterao do alinhamento de direo.

Coifa ou guarda p do amortecedor

Oxidao e danos na haste do amortecedor. Danifica o retentor do amortecedor (causa vazamento).

75

Tabela de Diagnstico

COMPONENTES
Rolamento e cubo de roda

SINTOMAS
Rudos com o veculo em movimento. Vibraes no veculo. Alterao do alinhamento do veculo. Rudos na suspenso ou direo. Folga no movimento das rodas e direo. Perca de controle do veculo (em casos graves). Vibraes no veculo. Estalos na suspenso com o veculo em movimento (normalmente em curvas). Travamento provocado por contaminao da graxa. Veculo perde a trao. Oxidao e danos na haste do amortecedor. Danifica o retentor do amortecedor (causa vazamento).

Kit e junta homocintica

Coxim do amortecedor Batente do amortecedor

Coifa ou guarda p do amortecedor

76

OBRIGADO

77

You might also like