You are on page 1of 3

FIQUE DE OLHO ANO 2012, N.

XX

Organizao: CPT de Juazeiro


VOC SABIA QUE um dos grandes empreendimentos que ameaam hoje diversas comunidades que vivem no campo, principalmente as comunidades de fundo de pasto, a MINERAO. VOC SABIA QUE o Governo da Bahia, atravs da CBPM, vem divulgando que a Bahia o quinto produtor brasileiro de bens minerais, registrando uma produo de bens minerais da ordem de R$ 2,1 bilhes s em 2011 e afirmando que no estado h uma extrao de aproximadamente 40 substncias minerais. A questo que todos os ganhos e lucros com a minerao s vo, na verdade, para as mos dos empresrios nacionais e internacionais e nada fica com as comunidades. VOC SABIA QUE a atividade minerria gera graves danos ao Meio Ambiente, a exemplo do desmatamento e eliminao da vegetao, expulso de centenas de animais do seu ambiente natural, diminuio das fontes de gua, provocado pelo grande consumo de gua na atividade minerria. Alm disto, a minerao tambm estimula e agrava a desertificao do semirido. VOC SABIA QUE a Minerao provoca vrios problemas Sade, a exemplo da poluio da gua e do ar, resultante do p gerado pela minerao, doenas respiratrias nas pessoas e asfixia nas plantas e rvores, tudo isto agravado ao problema social, j que as empresas chegam querendo expulsar as comunidades de seus prprios territrios .

MINERAO:

DESTRI A CAATINGA E A VIDA NAS COMUNIDADES!!!

Equipe da Comisso Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro: Domingos Rocha, Joo Paulo Marques, Leila Santana e Marina Rocha.

FIQUE DE OLHO ANO 2012, N. XX


VOC SABIA QUE as empresas de minerao chegam s comunidades com a falsa promessa de gerao de emprego, de riqueza, de progresso/desenvolvimento para enganar a populao, mas na realidade escondem os males que iro causar, a exemplo: da apropriao das terras, da destruio das formas de sustento de vida das famlias, sem contar as condies perigosas e insalubres das famlias que vivem no entorno e dos/as poucos/as trabalhadores/as que vo para este tipo de atividade trabalhar. VOC SABIA QUE a Constituio Federal, no artigo 225, diz que todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudvel para todas as populaes e que o Poder Pblico tem o dever de defend-lo e preserv-lo para as atuais e futuras geraes.

Organizao: CPT de Juazeiro


VOC SABIA QUE no municpio de Cura uma empresa chegou fazendo pesquisa nas comunidades de Fundo de Pasto sem a Autorizao de Pesquisa e prvia licena ambiental, documentos obrigatrios segundo a lei, e os/as trabalhadores/as entraram na Justia contra a empresa para pagar a indenizao dos prejuzos causados na propriedade. PREVENIR MELHOR DO QUE REMEDIAR Nenhuma empresa, seja ela do Estado ou privada, pode fazer pesquisa de minrio sem autorizao do/da proprietrio/a ou da comunidade; Para fazer pesquisa, a empresa precisa ter a autorizao de pesquisa concedida pelo rgo responsvel DNPM (Departamento Nacional de Produo Mineral). No serve outro documento, mesmo que tenha sido dada por outra autoridade; Quando uma empresa chegar comunidade querendo fazer pesquisa de minrio, os/as trabalhadores/as devem dar poucas informaes de seu territrio e solicitar maiores informaes da empresa e seus representantes, a exemplo da cpia do Projeto de Pesquisa ou a licena ambiental para saber o que e onde eles querem destruir; Os representantes das empresas costumam chegar com muita conversa bonita, prometendo muita coisa. Se tiver dificuldade de entender o que falam ou o que

Equipe da Comisso Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro: Domingos Rocha, Joo Paulo Marques, Leila Santana e Marina Rocha.

FIQUE DE OLHO ANO 2012, N. XX


est escrito, pedir informao Parquia, ao Sindicato, CPT, ao IRPAA, ao SASOP, ao INEMA em Juazeiro, Ministrio Pblico etc.

Organizao: CPT de Juazeiro

A comunidade deve se reunir e impedir qualquer agresso natureza e entrada em seu territrio sem o seu consentimento. Se for ameaada, denunciar aos meios de comunicao, ao Ministrio Pblico, delegacia de polcia ou ao IBAMA ou entre em contato com a CPT, Parquias ou Sindicatos. Para lembrar... Voc pode vender um pedacinho de sua terra e depois no poder mais plantar em sua roa, criar seus animais e nem viver no seu lugar por conta da poluio e da ausncia de gua provocada pela atuao das empresas. No assinar nada, voc pode estar assinando um cheque em branco. Nenhuma compensao em dinheiro, que muito pequena e quando paga, vale a sua sade, sua terra onde produz o sustento para voc e sua famlia, e nem a vida.

Site: CBPM

... Por isto, devemos ficar atentos, pois sua comunidade pode ser alvo de interesse para explorao minerria sem o seu conhecimento ou consentimento, denuncie.

MISEREOR

Equipe da Comisso Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro: Domingos Rocha, Joo Paulo Marques, Leila Santana e Marina Rocha.

You might also like