You are on page 1of 35

Bionegcios e marcos legais em biotecnologia

Estratgias para transformar o conhecimento em biotecnologia em riqueza scio-econmica

O papel da Cincia e Tecnologia na dinmica econmica


Estratgias para transformar o conhecimento em biotecnologia em riqueza scio-econmica

CRESCIMENTO ECONMICO

PRINCIPAIS MODELOS DE CRESCIMENTO ECONMICO,

Report ONU 2010

CRESCIMENTO ECONMICO

EVOLUO DAS PATENTES NO BRASIL, INPI, 2010

POLTICAS DE CATCHING UP TECNOLGICO NO BRASIL

Conceito

de Catching -up

Processo de mudana e aprendizagem que efetua a diminuio de gaps tecnolgicos e crescimento econmico. So produtos de movimentos internacionais de capital e transferncia de tecnologia, geram capacitao e aprendizagem local, aumento de produtividade e inovaes produtivas, organizacionais e institucionais (PEREZ e SOETE 1988).
Perez Catching up = [ (acumulao tecnolgica + capacitao social) + janelas de oportunidades]

Frameowork: Teoria Neo-schumpeteriana do Desenvolvimento (SPRU)


Teoria do Catching up Paradigma Tecnolgico Sistemas Nacionais de Inovao: Estratgia e Coordenao Estado-Mercado e atores globais Sistemas Locais/Clusters Relaes inter-instiucionais Alianas e cooperao Cooperao Firma-Rede Competncias, Recursos Ativos, Organizao Conhecimento, Informao, Contratos Reputao, Tecnologia Know How, Habilidades e Cultura Revolues tecnolgicas

Macro

Meso

PATH DEPENDENCE OU COEVOLUO ENTRE TECNOLOGIA, ORGANIZAO E INSTITUIO

Micro

Mudanas tecnolgicas

Janelas de oportunidade

Perspectiva dos Estudos de Economia da Inovao Curva de Kuznets

Brasil: indstria sem P&D & Inovao Poltica industrial


Grandes empreendimentos estatais Substituio de importaes

Tecnologia externa

Poltica inexistente

Poltica de C&T
1950 1960 Apoio individual para estudos e pesquisa CNPq e CAPES 1970 1980 1990 2000 Esgotamento da Poltica Colapso do FNDCT e do fomento do CNPq
Falta de sustentao do sistema de C&T

Tempo integral nas universidades e institucionalizao da pesquisa e da PG


FUNTEC/BNDE;MEC/CAPES; FINEP e CNPq

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


Ps Guerra Anos 70 1. 2. Estado-empresrio Desenvolvimento nacionalista e intervencionismo estatal. Plano de Metas Comando do governo + Grupo de executivos do setor privado II Plano Nacional de Desenvolvimento Comando do governo militar atravs do conselho de desenvolvimento econmico. Poltica industrial ativa, de cunho predominantemente vertical Protecionismo Apoio ao investimento estrangeiro Incentivos fiscais, setoriais e regionais

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


As metas eram estabelecidas sobretudo por motivos relacionados a problemas de balano de pagamentos: substituio de importaes e, nos anos 1970, expanso de exportaes de manufaturados.

Poltica Industrial visava a construo de novos setores industriais e convergncia para padres industriais tpicos dos pases desenvolvido.
Incio da constituio do sistema nacional de inovao. Trip da Poltica Industrial: Estado (infraestrutura e indstrias de base), capital estrangeiro (indstrias dinmicas) e capital nacional (indstrias tradicionais e segmentos das dinmicas).

Histrico da Poltica Industrial no Brasil

Aparelhamento do Estado Brasileiro em termos organizacionais voltado para a Poltica Industrial.

1. rgos de planejamento 2. Programas de metas ou planos setoriais 3. Instituies e polticas de financiamento pblico, de fomento e de comrcio exterior 4. Normas e regulamentaes especficas de preos, tarifas pblicas, salrios, concentrao econmica, transferncia de tecnologia, investimento estrangeiro

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


Problemas das Polticas Industriais do ps guerra e anos 70 Concesso indiscriminada de subsdios fiscais e financeiros. nfase tardia na exportao.

Pouca ateno capacitao para inovar.


Distores regulatrias sobre investimentos, preos, tarifas pblicas e salrios. Poltica Macroeconmica: vrios regimes cambiais prejudiciais, subsdios importao e penalizao das exportaes, estrutura tributria, juros e sistema financeiro inadequados. Houve crescimento Econmico, porm a questo social no avanou.

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


Governo Collor Poltica industrial de cunho predominantemente horizontal Exemplo: Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP) do Governo Collor (1990-1992) disseminao de tcnicas de gesto organizacional de cunho toyotista Poltica industrial ativa, aliada s polticas tecnolgica e de comrcio exterior (PICE Poltica Industrial e de Comrcio Exterior)

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


Pressupostos:
Abertura econmica traria ganhos de competitividade para as empresas brasileiras Apoio ao desenvolvimento de capacidades tecnolgicas nas empresas (via crdito, incentivos fiscais e aes de coordenao) reforaria esses ganhos de competitividade Sucesso das polticas de estabilizao monetria criaria um ambiente macroeconmico favorvel

Assimetria (foco na abertura) e descasamento temporal

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


O fracasso das polticas de estabilizao monetria leva ao fim da PICE As transformaes do aparato produtivo nacional so abandonadas s foras do mercado Fim da PICE marca o ocaso da agenda desenvolvimentista e a consolidao da hegemonia da agenda neoliberal

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


Governo FHC (1994 2002) Poltica industrial segue uma orientao claramente neoliberal; entretanto, existem conflitos entre as agendas radical e reformista Corrente radical: interao virtuosa entre insero no processo de globalizao (traria ganhos de produtividade e aumento das exportaes no LP, poltica industrial ativa seria dispensvel) ampliao do mercado interno (conseqncia do efeito redistributivo da renda, reflexo da abertura econmica sobre os preos internos) poltica industrial seria dispensvel. Corrente reformista: polticas horizontais e polticas verticais (brinquedos, calados e automobilstica)

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


Maior abertura ao investimento direto estrangeiro e com a sada de cena do Estado como agente do desenvolvimento industrial. Abandono do sistema de fomento indstria e incio de um amplo processo de privatizaes de indstrias e de infra-estrutura.

Indstria enfraquecida por muitos anos de estagnao, concorrncia predatria de importaes e investimentos estrangeiros, resultando em fortes processos de desnacionalizao. Conflitos entre Estado e entidades representativas das empresas, fortes presses setoriais por proteo.
Polticas estaduais de atrao de investimentos ocupavam o espao vazio da PI .

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


Descasamento entre a poltica tecnolgica brasileira e a poltica industrial nesse perodo Crises da segunda metade da dcada de 1990 comprometem a execuo da poltica industrial. (estabilizao monetria acompanhada de instabilidade macroeconmica)

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


Indstria se ajustou ao novo modelo de desenvolvimento industrial, com as empresas buscando qualidade e produtividade, buscando mercado externo. Encolhimento de setores industriais e desarticulao de setores de alta tecnologia.

Queda da participao percentual da indstria de transformao, no PIB.


Nova estrutura industrial: Estado regulador, capital estrangeiro dominante em algumas indstrias estratgicas do ponto de vista do desenvolvimento tecnolgico, e grupos privados nacionais reestruturados mas com limitada capacidade financeira e fracas sinergias produtivas, sobretudo em novas tecnologias

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


Poltica Industrial do Governo Atual Poltica industrial mescla elementos das diversas vertentes (PITCE - Poltica Industrial, Tecnolgica e de Comrcio Exterior)

Setores estratgicos: Bens de capital Softwares Frmacos Semicondutores Biocombustveis

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


PI voltou a ocupar espao na agenda poltica e de poltica econmica

Os pontos fortes so: as metas, o foco na inovao, o reconhecimento da necessidade de uma nova organizao institucional para executar a coordenao da poltica.
As fraquezas resultam de: incompatibilidade entre a PITCE e a poltica macroeconmica (particularmente juros e estrutura tributria), falta de articulao dos instrumentos e destes com as demandas das empresas, precariedade da infraestrutura, insuficincias do sistema de C,T&I.

Poltica industrial voltada para evoluo qualitativa dos setores. No tem como objetivo a construo de setores.

Histrico da Poltica Industrial no Brasil


Inovao e o desenvolvimento tecnolgico no centro da formulao da PI,
selecionou setores difusores de tecnologias e inovaes (bens de capital, software e semicondutores) para espraiar solues pelo tecido econmico (no apenas o industrial em sentido estreito), e definiu duas reas portadoras de futuro como prioridades para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico nacional

Os setores estratgicos desenvolvem inovaes tecnolgicas de alta complexidade e que so utilizados nos setores primrios, secundrios, tercirios, setor pblico, abrangendo toda economia nacional.

PITCE PDP

Poltica de Estado

MCT/FINEP

MDIC/BNDES

inovao
PACTI 2007-2010

Forte articulao da poltica de C,T&I com a poltica industrial:

desafios de P&D visando construo de competitividade; uso articulado de incentivos fiscais, regulao, poder de compra apoio tcnico recursos disponveis para todas as etapas do ciclo de inovao metas compartilhadas com o setor cientfico-tecnolgico e o setor privado

Plano de Ao em Cincia, Tecnologia e Inovao para 2007-2010 -PACTI

P,D&I em reas Estratgicas


1. Biotecnologia e Nanotecnologia 2. Tecnologias da Informao e Comunicao 3. Insumos para a Sade

4. Biocombustveis 5. Energia eltrica, hidrognio e energias renovveis 6. Petrleo, gs e carvo mineral 7. Agronegcio 8. Biodiversidade e recursos naturais 9. Amaznia e Semi-rido 10. Meteorologia e mudanas climticas 11. Programa Espacial 12. Programa Nuclear 13. Defesa Nacional e Segurana Pblica
Convergncia tecnolgica

Agricultura

Indstria/ Energia

Sade

Bioeconomia

Estratgia Nacional de Cincia, Tecnologia e Inovao 2011 2014

C,T&I como eixo estruturante do desenvolvimento sustentvel: desafios e polticas estruturais

Reduzir a defasagem tecnolgica por meio da cincia e da inovao

Contribuir para a insero internacional soberana do Brasil

C,T&I como eixo estruturante do desenvolvimento sustentvel

Fomentar a economia verde e criativa

Contribuir para a erradicao da pobreza e reduo das desigualdades sociais

Fonte: MCTI, setembro, 2011

INOVAR EMPREENDER ....


Transformar conhecimento em negcio. Para o cientista-chefe do centro privado de inovao C.E.S.A.R, no Recife (PE), o engenheiro Silvio Meira, este um dos principais desafios da inovao e do empreendedorismo brasileiro.

Exemplo: o Brasil o stimo mercado mundial de tecnologia de informao, mas no faz parte de nenhum dos grandes negcios do setor, como Skype, Google, Facebook, Twitter e plataforma mvel.

Fonte: Abipti -21 Seminrio Nacional de Parques Tecnolgicos e Incubadoras de Empresas

INOVAR EMPREENDER ....

No C.E.S.A.R., ressalta Meira, eles adotam o conceito de que inovao a emisso de mais e melhores notas fiscais. De acordo com o engenheiro, o empreendedor quer mais notas fiscais porque quer mais mercados. Se j tem, ele quer expandir. Empresas que no emitem notas fiscais no so dignas de receber investimento, nem podem participar do processo de fuses e aquisies. E, na maioria das vezes, a falta de emisso acontece por desorganizao.

Desafios

Sociais Econmicos Administrativos Acadmicos

Desafios para os docentes: promover um equilbrio no ambinete das Universidades: ensinar x pesquisar x empreender

Adaptado, Pimentel, 2009

Fonte: MCTI, setembro, 2011

You might also like