You are on page 1of 8

Universidade Federal do Tringulo Mineiro

Unidade Temtica: Mundo Medieval

Fichamento Utopia Desarmada, Intrigas, dilemas e promessas esquerda latino-americana

Aluna: Isabela Bolzan Favaro

Prof. Me. Tito Bellini N. de Oliveira

Uberaba 2012

A Argentina sempre importou e exportou revolucionrios. (pg.25) A conjuno de ambos os rumos, o desafio ordem estabelecida e a tendncia exportao poltica conduziram a um dos paradoxos contenporneos mais curiosos da Amrica Latina. A esquerda armada argentina, na medida em que se pode identific-la como tal, teve influncia desproporcional e raramente construtiva no universo latino-americano. (pg.25) Enquanto os 64 milhes de dlares eram dispersados com rapidez em inmeros bancos da Europa, dos Estado Unidos e do Mxico, a guerrilha urbana peronista realizou pelo menos outras operaes bem remuneradas uma que rendeu 4 milhes de dlares e o sequestro de um empresrio alemo da Mercedes Benz, por cujo resgate foi paga quantia similar. (pg.26) Vieram tona diferenas sobre a importncia da luta armada sobrea necessidade de se insistir nos aspectos polticos, e no militares, da luta revolucionria. Os desacordos se aguaram medida que o refluxo poltico e militar na Argentina comeou a afetar a esquerda aps o golpe de Estado de 1976, que derrubou o regime j sanguinrio, quase cmico e astrolgico de Isabelita Pern e Jos Lopez Rega. (pg.27) Porm, medida que os Montoneros foram sendo dizimados na Argentina e houve o refluxo da mar revolucionria em todo o Cone Sul, comearam reivindicaes conflitantes sobre todo aquele dinheiro. Os remanescentes das guerras sujas precisavam de recursos para sobreviver. (pg.27) Com a ampliao dos conflitos e rebelies na Amrica Central, o dinheiros ocioso que sobrara da derrocada argentina era cada vez mais desejado. (pg.27) Mais tarde, quando os Montoneros se desintegraram frente violenta contra- ofensiva do Exrcito argentino em 1979, cada uma das faces comeou a reclamar sua parte do dinheiro. (pg.28) Fosse como fosse, enquanto os argentinos resolviam suas diferenas, os cubanos permaneceriam como o dinheiro. (pg.28) Em 1981, os soldados de Pern foram varridos do mapa, e os recursos comearam a ser repartidos com maior generosidade. (pg.29)

A histria do dinheiro dos Montoneros ilustra a enorme complexidade da esquerda latino-americana, suas contradies internas e sua metamorfose. (pg.29) Representam uma expresso especfica e quase reacionria do nacionalismo argentino frustrado, um gesto de desespero que surgiu em setores importantes da classe mdia argentina aps o fracasso da classe dirigente, que no deu ao pas o lugar que ele merecia! No cenrio mundial, e que havia sido prometido por Pern. (pg.30) Durante mais de uma dcada, em toda a Amrica Latina, parte considervel da juventude urbana de classe mdia, universitria e extremamente politizada, ficou fascinada pela luta armada. (pg.30) A esquerda armada latino-americana dos anos 60 e comeo do 70 nunca foi o ator principal na zona do espectro poltico que desejava ocupar; e praticamente todos os seus membros ativos desse perodo foram eliminados. (pg.30) A melhor maneira para se definir a esquerda a partir da direita e das posturas que adotam diferentes grupos sociais mais importantes da atualidade. (pg.31) De um lado dessas variaes estar uma direita e, de outro, uma esquerda, que obviamente no ser comunista, no ir se inspirar na Unio Sovitica e nem sequer ser marxista. (pg.31) A esquerda e a direita se definem, em boa medida, pelas posturas que assumem nos lados opostos de cada incompatibilidade. Nem todos os setores da esquerda adotam exatamente a mesma postura ou posio, e nem todos aqueles que a assumem fazem parte da esquerda. (pg.32) A esquerda nacionalista ou popular, qual muitas vezes se atribuiu o rtulo de populista, abrangeu ampla variedade de governantes: Getlio Vargas no Brasil dos anos 30 at princpios dos anos 50, Lzaro Cardenas no Mxico nos anos 30, e at Torrijos, no Panam, nos anos 70. (pg.33) A principal caracterstica da esquerda reformista est em uma forte vocao eleitoral, em seus adeptos basicamente urbanos e de classe trabalhadora, em uma postura geopoltica relativamente no alinhada (mesmo assim crtica dos Estados Unidos e de seu papel na Amrica Latina, mas mantendo distncia da Unio Sovitica e de Cuba), e

em uma insistncia basicamente equilibrada na democracia, nos direitos humanos e na justia social. (pg.33) Por ultimo, h esquerda intelectual. Em uma regio na qual as instituies cronicamente frgeis da sociedade civil geraram um vazio, a figura do intelectual escritor, sacerdote, jornalista, professor, artita, ativista costuma desempenhar um papel crucial. (pg.34) Captulo 2: NO PRINCPIO Comunistas e populistas At a revoluo Cubana, a histria contemporanea da esquerda latino-americana parecia uma crnicas das diferenas, alianas e conflitos entre os partidos comunistas locais e os chamados movimentos populistas, nacionalistas ou nacional-populares. (pg. 35) Hoje, com algumas excees, esses partidos praticamente desapareceram, incorporados a outras organizaes, ou reduzidos a uma marginalidade extrema, dividindo-se ao infinito em grupsculos impotentes. (pg. 35) Os Comunistas: da Imigrao Derrocada Desta mesma forma, no Brasil, o auge de sua fora eleitoral em seguida Segunda Guerra Mundial, O Partido Comunista brasileiro surgiu como (o que era na poca) o Partido Comunista mais forte da Amrica Latina, com 9% dos votos, consolidando uma base de massa dentro dos Sindicatos de So Paulo e do Rio de Janeiro, e entre os intelectuais. (pg. 36) Assim como na Europa, muitos dos partidos que j comearam grandes e com bases de massa se originaram dos partidos socialistas previamente existentes. (pg.37) A primeira fase dos partidos comunistas estendeu-se dos anos de formao at o VII Congresso do Comintern, em 1935. Esta reunio modificou a ttica de todos os partidos e afastou-os da desastrosa poltica sectria de classe contra classe que culminara com a derrota do Partido Comunista alemo e a vitria de Hitler em 1933. (pg.37) A verdadeira poltica do Comitern na Amrica Latina, e a nica qual praticamente todos os comunistas aderiram mesmo depois da dissoluo da Internacional em 1943, foi a da unio nacional contra o Eixo e no a de uma frente popular da classe operria contra o fascismo e a direita locais. (pg.38)

A Segunda Guerra Mundial assinalou uma era de colaborao de classes na Amrica Latina. Apagaram-se qualquer vestgio de nacionalismo que implicasse crtica ou antagonismo com os Estados Unidos. (pg.39) Quando se desintegrou a aliana norte-americano-sovitica em 1947 e teve incio a Guerra Fria, quase todos os partidos comunistas latino-americanos encontrava-se gravemente debilitados, divididos ou divorciados de sua bases eleitorais tradicionais ou potenciais. (pg.40) Entre 1947 e 1948, os partidos do Brasil, do Chile e do Mxico, enre outros, foram declarados ilegais. Suas publicaes foram apreendidas, seus integrantes presos e seus partidrios hostilizados, reprimidos ou levados ao exlio. (pg.40) O objetivo central e a longo prazo dos partidos comunistas continuava sendo uma revoluo nacional-democrtica, a reforma agrria e uma aliana com classes mdias e a burguesia nacional. Mas agora o principal inimigo voltava a ser o imperialismo, reduzido a sua expresso mais simples, ou seja, o governo dos Estados Unidos. (pg.40) Mas a revoluo Cubana nunca se converteu na revoluo dos ex-comunistas. (pg.41) O tempo, a idade e a intensa presso de Washington tlvez tenham contribudo para transformar os barbudos de Fidel em burocratas stalinistas, mas istl no foi nenhum consolo para os velhos dirigentes do PSP, que continuaram acompanhando os acontecimentos da arquibancada. (pg.41) O Partido Comunista brasileiro, embra sem nunca ter sido um protagonista, contribuiu em grande medida para a percepo generalizada de que o golpe militar de 1964 contra o presidente Joo Goulart teve amplo apoio da classe mdia , temerosa do caos e da ameaa comunista. (pg.42) O revs fez com que o partido tivesse suas bases sindicais e estudantis dizimadas e causou, na prtica, sua eliminao do cenrio poltico brasileiro. (pg.43) O PSB era demasiado radical e pr-sovitico para deixar de assustar grandes setores da comunidade brasileira de negcios, a classe mdia e os Estados Unidos; mas moderado e prudente em excesso para controlar e orientar os setores radicalizados da esquerda poltica altamente polarizada do Brasil. (pg.43)

Da mesma forma que no Brasil, o Partido Comunista chileo exerceu uma influncia moderadora. (pg.44) O PC chileno lutou por menos nacionalizaes, resistiu ao movimentos salariais indiscriminados e mobilizao operria, e se ops proliferao dos conselhos operrios nas reas industriais de Santiago. (pg.44) Os comunistas, assim como o Partido Radical, tambm compreenderam que a Unidad Popular havia perdido a classe mdia devido a atitudes extremadas dos movimentos de base e de outros membros da coligao. (pg.45) claro que os lembretes constantes, por parte dos Estados Unidos, das malvadezas comunistas no mundo, inventadas e reais, reforam esse preconceito. (pg.46) Se hoje a esquerda na Amrica Latina tem um antecedente democrtico, isto se deve sobretudo tendncia dos partidos comunistas a privilegiar as urnas e sua predileo pela via pacfica e pelas lideranas: provavelmente a estratgia correta, mas quase certamente por razes equivocadas. (pg.46) A NOSTALGIA POPULISTA Os lderes originais desses movimentos, e tambm os perodos histricos de conscientizao coletiva e emancipao popular nos quais surgiram, constituem smbolos de uma poca e de uma certa ideia de modernidade na Amrica Latina: a incluso dos excludos. (pg.47) A longevidade poltica um trao central do populismo. (pg.48) Como em quase todos os precedentes populistas, a outra categoria imposta da sociedade incorporada ao processo poltico e ao governo foi a intelectualidade. (pg.48) Em quase todos os exemplos nacional-populistas, os movimentos operrios urbanos foram incorporados poltica e ao Estado por intermdio de estruturas sindicais corporativistas e de uma legislao trabalhista. Isso significou sindicalizar os operrios, conceder-lhe o direito de greve (mesmo que esse direito tenha sido depois restrito ou eliminado), promulgar legislaes trabalhistas e promover algum tipo de bem-estar social garantido pelo Estado. (pg.49)

O tema da soberania viu-se acompanhado muitas vezes por atos de nacionalizao e pela criao de monoplios de propriedade estatal- caso do Brasil, no incio do anos 50, com a fundao da Petrobrs por Getlio Vargas; da Argentina, com a nacionalizao das ferrovias por Pern em 1949;e, sobretudo, do Mxico, com a expropriao, por Lzaro Crdenas, em 1938, das companhias petrolferas de propriedade estrangeira. (pg.50) As reformas promovidas pelos regimes nacional-populares, mesmo que com frequncia tenham sido decisivas e inovadoras, sempre tiveram um alcance limitado.No se tratava de regimes revolucionrios dispostos a mobilizar ou se mobilizados por movimentos populares de massa. (pg.51) O populismo latino-americano foi o resultado do encontro entre uma limitada vontade poltica de impulsionar reformas de cima para baixo e a minguada capacidade para lutar por elas de baixo para cima. (pg.52) Em outros, como o Chile, ou em regies como o Rio de Janeiro e So Paulo no Brasil, no eram insignificantes; mas, uma vez que se tratava de pases essencialmente no industrializados e ainda rurais, a maioria da populao permaneceu margem do processo de incorporao; o campesinato rural e os desempregados oi subempregados rurais pobres foram em sua maioria ignorados. (pg.52) A natureza limitada das reformas e a dimenso das prprias massas emancipadas configura outra caracterstica paradoxal: o oscilante mas sempre presente carter autoritrio dos regimes populistas. (pg.52) Na atualidade, a posio ambgua dos fundadores reflete-sena insistncia mutante dos herdeiros ou seguidores dos populistas em temas como justia social, defesa da nao, democracia e direitos humanos. (pg.53) Depois dos grandes e gloriosos anos 30, 40 e incio dos 50 (dependendo do pas), os movimentos populistas foram expulsos do cenrio poltico de quase todos os pases latinos-americanos. (pg.53) medida que as polticas econmicas e scias do ultimo meio sculo so abandonaas e substitudas por polticas extremadas de livre mercado, alvez seja correto proclamar o

fim do populismo na Amrica Latina; a corrente que elaborou as polticas populistas j desapareceu. (pg.54)

You might also like