You are on page 1of 17

Da igualdade equivalncia: o caso Sears 30 anos depois

EM TODOS OS PASES CAPITALISTAS desenvolvidos, a maioria dos empregos de tempo parcial de mulheres. Nos pases em desenvolvimento, elas tambm so maioria nas atividades informais e, em todos os pases do mundo, as mulheres ocupam postos de trabalho mais precrios ou de vnculo mais frgil do que os homens (HIRATA, 2006). H muitos enfoques e disciplinas que tentam explicar a discriminao sexual no trabalho, que sero abordadas aqui sob a perspectiva do pensamento ps-estruturalista e de seus desdobramentos. O objetivo refletir sobre as desigualdades de forma articulada com outros temas da poltica feminista, como a defesa da identidade e as especificidades do feminino no debate sobre direitos. O eixo da discusso a disjuntiva entre igualdade e diferena, questo que se coloca como um desafio a uma das mais tradicionais plataformas polticas de reivindicao de igualdade do movimento feminista. A partir do debate decorrente do famoso caso Sears empresa que, no final da dcada de 1970, foi acusada de discriminao sexual contra mulheres na contratao de mo-de-obra para postos competitivos e de salrios mais altos apresenta-se a proposio de equivalncia de direitos formulada por Drucilla Cornell e tomada aqui como uma

107

das sadas para o impasse que Joan Scott (1988) chamou de escolha impossvel. O objetivo refletir sobre o debate a respeito da desigualdade do acesso das mulheres ao mercado de trabalho, tomada aqui como situao exemplar dos desafios que a poltica e a teoria feministas enfrentam na sociedade contempornea: a conquista de direitos iguais, muitas vezes sob forte ataque de setores conservadores que justificam as desigualdades como conseqncia natural das diferenas entre homens e mulheres. Ainda que as mulheres estejam amplamente representadas elas correspondem a 45% da populao economicamente ativa , a desigualdade de renda e de acesso aos postos mais altos na hierarquia, seja na administrao pblica, seja na iniciativa privada, so questes a ser enfrentadas15 para o benefcio de todas as mulheres que, inseridas no mercado de trabalho, buscam oportunidades de ascenso social e superao das desigualdades de renda. Como tornar o mercado de trabalho menos segregado, mais acessvel s mulheres? Conhecemos bem as conseqncias da discriminao contra as mulheres nesse campo: menos status profissional, menos acesso aos postos de poder, menos oportunidades de carreira, salrios mais baixos, mais mulheres subempregadas ou em trabalhos precrios. Nos EUA, como aponta Vicki Schultz (1992), os tribunais tm sido importante frum de debate sobre a questo, e empregadores recor15 No Brasil, diferentes pesquisas apontam para o mesmo cenrio: embora elas tenham maior escolaridade, os rendimentos das mulheres so menores do que os dos homens, mesmo quando elas ocupam cargos de maior prestgio. Apesar de a participao relativa das mulheres no contingente de formados ter aumentado em praticamente todos os cursos universitrios, a diferena salarial em relao aos homens caiu pouco. Indicadores do IBGE (PNAD, 2007) mostram que as mulheres so maioria nas faixas salariais mais baixas e minoria nas mais altas, e essa tendncia se mantm inalterada h pelo menos duas dcadas. Na administrao federal, pesquisa mostra que, embora ocupem 43% dos cargos federais, as mulheres so minoria nas vagas superiores da hierarquia, em que 80% dos postos so ocupados por homens. As mulheres no topo da carreira pblica so minoria nas trs faixas salariais mais altas: 36% ganham DAS-4, 21% recebem DAS-5 e somente 19% tm a remunerao mxima, DAS-6 (FONTELEMOURO, Tnia. Mulheres no topo de carreira: flexibilidade e persistncia. Braslia: SPM, 2006).

108

rem sistematicamente ao argumento de que as mulheres no esto interessadas em ocupar cargos de chefia ou mais bem remunerados, o que seria caracterstica comum da identidade feminina. O tema est em debate nos tribunais norte-americanos desde 1979, quando a Comisso de Oportunidades Iguais de Emprego (sigla em ingls EEOC) moveu um processo contra a Sears, maior empresa de varejo dos EUA e maior empregadora de mulheres no mbito privado, por discriminao sexual na contratao de mo-de-obra para reas mais bem remuneradas, como a de vendas por comisso, em que a maioria dos funcionrios era homens. Dois lados se enfrentaram: 1) a defesa da Sears procurou demonstrar que no havia interesses iguais entre homens e mulheres em relao aos postos de trabalho, por isso, havia maior presena dos homens nos postos mais altos; 2) a acusao quis mostrar que os empregadores no ofereceriam oportunidades, o que configuraria discriminao, e se oferecessem as mulheres assumiriam empregos que tradicionalmente no so tidos como feminino. Duas historiadoras feministas foram pea chave no tribunal: Alice Kessler-Harris, pela acusao, e Rosalind Rosenberg, pela defesa. Baseada no relato de Ruth Milkman (1986), recupero o que, at aqui, parece ser apenas mais um enfrentamento de posies antagnicas. Primeiramente, a defesa quis demonstrar que no havia interesses iguais entre homens e mulheres em relao aos postos de trabalho. A acusao replicou o argumento, levando ao tribunal exemplos de que, quando as oportunidades so oferecidas, as mulheres assumem, sim, ocupaes que no so tidas tradicionalmente como femininas. O que, no entanto, fez do caso Sears um episdio singular na discusso sobre a presena da mulher no mercado de trabalho foi o fato de que, na trplica contra a acusao, a defesa da empresa se valeu de argumentos da testemunha de acusao, a historiadora Alice Kessler-Harris. Anos antes do julgamento, ela havia publicado artigo sobre as diferenas na maneira como homens e mulheres encaram o mercado de trabalho, mostrando que mulheres so mais domesticamente orienta-

109

das e menos individualistas do que os homens, o que terminava por concordar com a argumentao da defesa da Sears, feita por Rosenberg. A autora tratou como natural a diferena de aspiraes masculinas e femininas nos postos de trabalho da empresa, recuperando o argumento do determinismo biolgico que justificaria as distines nos interesses de homens e mulheres. Para Rosenberg, mesmo diante de oportunidades iguais, as mulheres fazem escolhas baseadas em valores femininos, que so diferentes do modelo tradicional masculino. Segundo ela, so essas escolhas que mantm as mulheres em postos ou menos competitivos ou menos orientados a ganhos econmicos. A estratgia da defesa venceu o debate e convenceu o juiz John A. Norderberg de que a distribuio dos postos de trabalho na Sears poderia ser explicada pelas diferenas existentes entre homens e mulheres, e no como resultado de qualquer poltica discriminatria. Segundo o juiz: A pressuposio de interesses iguais [entre homens e mulheres] infundada e solapa fatalmente toda a sua anlise estatstica (apud PIERUCCI, 1999, p. 42). A deciso levou autoras como Ruth Milkman a questionar o que mais interessa s mulheres: polticas pblicas que as tratem de forma igual aos homens, ignorando diferenas culturais e sociais entre elas, ou o reconhecimento dos valores e dos comportamentos femininos? O caso Sears foi emblemtico porque, pela primeira vez, a discriminao sexual no trabalho foi tratada como uma escolha das mulheres, argumento usado posteriormente pelas empresas em 54 outros processos. Em quase metade deles (46%) o Judicirio aceitou a defesa das empresas, baseada na idia de que a diferena da posio feminina nos postos de trabalho era resultado do falta de interesse das mulheres em cargos mais altos da hierarquia, justificativa dos empregadores para a discriminao (SCHULTZ, 1992). Os problemas que emergiram do caso Sears tiveram impactos tericos e polticos, que trouxeram como resultado pelo menos dois importantes desdobramentos: a questo da identidade e o debate sobre a oposio entre igualdade e diferena.

110

O QUESTIONAMENTO DA IDENTIDADE
A partir da vitria da Sears no tribunal, acirrou-se a discusso sobre se a poltica feminista deveria optar por uma defesa da igualdade entre homens e mulheres ou pela reivindicao das diferenas. Schultz indica que se abriu um campo de discusso sobre a articulao entre lei e identidade, a partir do momento em que a justia aceitou os argumentos dos empregadores e passou a interpretar a segregao sexual no mercado de trabalho como expresso da falta de interesse das mulheres em postos mais bem remunerados. A autora aponta para o problema de a justia ser chamada a caracterizar as aspiraes e a identidade das mulheres como um grupo (SCHULTZ, 1992), estabelecendo a premissa de que as mulheres, como categoria identitria, no aspiram a empregos melhores, o que permitiu aos empregadores determinar preferncias de gnero que justificam a segregao sexual no mundo do trabalho. Schultz evoca pesquisas realizadas nos EUA para demonstrar que, colocados em posies profissionais de baixa mobilidade, os homens tendem a se comportar conforme o esteretipo atribudo s mulheres que ocupam esses postos: no definem a carreira como atividade central de suas vidas, pois se concentram em atividades no-profissionais; interrompem a trajetria profissional; sonham com escapar de seus empregos; e, em geral, insistem em afirmar que esto satisfeitos com no ser promovidos. Ela se apia em inmeros estudos que mostram como os empregadores construram a idia de que h empregos tradicionais femininos para exigir das mulheres comportamentos que so considerados preexistentes como atributos da feminilidade16. Schultz quis mostrar que as caractersticas em geral atribudas ao grupo mulheres so encontradas em trabalhadores de ambos os sexos, quando alocados em situaes profissionais subqualificadas: MuiEntre estes estudos, ver COHN, S. The process of occupational sex-typing: the feminilization of clerical labor in Great Britain 1985; KANTER, Rosabeth Moss. Men and Women of the corporation 1977; e WILLIANS, C. Gender differences at work: women and men in nontraditional occupations 1989.
16

111

tas vezes os tribunais dizem que por trs da sobrepresentao das mulheres em empregos precrios no est uma cultura ameaadora, mas sim o fato de as trabalhadoras interiorizarem um senso de feminilidade que as levou a evitar outros postos de trabalho (1992, p. 321). A autora se vale desse resultado para questionar a afirmao de que as mulheres querem postos inferiores por sua prpria escolha, e no como parte de um processo cultural de predeterminao do que so os atributos das mulheres. Schultz critica ainda o fato de os tribunais terem assumido como premissa que o interesse das mulheres no trabalho configurado exclusivamente por sua vida privada, independentemente das exigncias do mundo do trabalho. O problema, ainda seguindo Schultz, que, a partir do episdio Sears, o Judicirio estabeleceu um determinado vis para deliberar sobre casos de segregao sexual nas empresas e os juzes adotaram a tese de que as diferenas de oportunidade estavam ligadas falta de interesse das mulheres nos postos mais altos da carreira. Aqui se abre o debate para questo da identidade da categoria mulher, na qual a teoria feminista tem se apoiado e que, como mostram os exemplos de Schultz, pode se voltar contra o prprio interesse das mulheres. Uma entre as muitas autoras que problematizam a questo da identidade da mulher na poltica Judith Butler, que defende a possibilidade de haver poltica sem que seja necessrio constituir uma identidade fixa ou um sujeito a ser representado para que essa poltica se legitime. Para ela, um problema poltico que tanto a teoria quanto a militncia feministas tenham se baseado no termo mulheres como algo que designe uma identidade comum. A autora prope uma crtica pretensa necessidade de a poltica feminista se fundamentar numa base nica e permanente, que s funcionaria dentro da idia de identidade. De acordo com Butler (2003, p. 213), a desconstruo da identidade no a desconstruo da poltica; ao invs disso, ela estabelece como polticos os prprios termos pelos quais a identidade articulada.

112

Butler discute as prticas polticas que pressupem o sujeito como identidade fixa, paradoxo que exige limitar os sujeitos em categorias restritas para poder libert-los. Um dos objetivos do movimento feminista seria instituir a mulher como sujeito de direitos, com pleno acesso, por exemplo, a todos os postos do mercado de trabalho, e no apenas aos de menor remunerao e maior precariedade. A reivindicao deveria ser conciliada com a exigncia de combinar a poltica representativa feita a partir da categoria identitria mulher com a aceitao da hiptese de que esse sujeito mulher no uma premissa com a qual se possa contar. Butler pontua que aceitar divergncias, fragmentaes e rupturas, em vez de apostar numa unidade totalizante, tambm parte de um processo poltico. Unidade, lembra Butler, supe uma negociao dialgica que esconde o quanto cada um dos atores ocupa posies de poder. Apostar no dilogo como instrumento de construo da igualdade seguindo uma linha habermasiana ignorar, como diz Butler, que a prpria noo de dilogo culturalmente especfica e historicamente delimitada (BUTLER, 2003, p. 35)17. Sua aposta que, sem a exigncia da camisa-de-fora da unidade, outras aes concretas, fundadas no que ela chama de unidades provisrias portanto, mais fragmentrias, menos coerentes , podem surgir a partir da constituio de identidades que podem ganhar vida e se dissolver.

Habermas prope o dilogo a partir do que chamou de ao comunicativa, possibilidade de interao de pessoas por meio da linguagem, num processo de busca de consenso livre de qualquer tipo de coao externa e interna. Para ele, esse processo de comunicao alcanaria o entendimento mtuo e permitiria alcanar o que ele chama de democracia deliberativa por meio da participao de todos, da argumentao racional, da ausncia de coero e da igualdade, contribuindo para a reduo das relaes de poder. Suas idias so contestadas por muitas tericas feministas, dentre elas, Chantal Mouffe. Para ela, a questo principal da democracia no a busca do consenso, que tentaria abafar os conflitos, mas, ao contrrio, admitir a existncia de relaes de poder e a necessidade de transform-las, renunciando iluso de que poderamos nos livrar completamente das relaes de poder, que so, no seu entender, constitutivas do social (MOUFFE, 2003). Mouffe defende, assim, a constituio de formas de poder compatveis com valores democrticos.
17

113

Chantal Mouffe outra autora que, partindo de uma perspectiva feminista, discute a questo da identidade e sustenta que a desconstruo das identidades essenciais deve ser vista como condio necessria para uma compreenso adequada da diversidade de relaes sociais a que os princpios da liberdade e da igualdade devem aplicar-se (MOUFFE, 1996, p. 104). Para ela, o consenso resultado temporrio de uma hegemonia provisria que implica alguma forma de excluso, e, graas perspectiva do pensamento da desconstruo, podem-se reconhecer as formas de excluso muitas vezes ocultas nesses consensos, em vez de tentar escond-los ou disfar-los. Por esse caminho, Mouffe tambm defende que a identidade de um sujeito contingente termo tambm utilizado por Butler e afirma que a perspectiva [da desconstruo] pode contribuir para subverter a tentao sempre presente nas sociedades democrticas de naturalizar suas fronteiras e essencializar suas identidades (MOUFFE, 2005, p. 32). O questionamento de Mouffe se articula com o episdio Sears, medida que a autora interroga como as relaes de subordinao e, no exemplo do mercado de trabalho, de excluso so construdas sobre a diferena sexual e sobre definies essencialistas da identidade das mulheres. Para ela, a desconstruo da identidade arrasa o dilema igualdade versus diferena. A existncia destas duas estratgias no nova e marca a histria do feminismo, mas o reconhecimento deste dilema tem motivado diversas tentativas de pensar em um caminho que v alm da dicotomia, aceitando a desconstruo das oposies binrias como uma tarefa central tanto terica como poltica (SQUIRES, 1999), como se ver a seguir, com Joan Scott.

O DEBATE SOBRE A DISJUNTIVA IGUALDADE VERSUS DIFERENA


Joan Scott argumenta que a disjuntiva igualdade/diferena uma oposio binria convencional, como so as oposies natureza/cultura e masculino/feminino que sustentam a hierarquia de gnero. A autora busca demonstrar que a oposio entre igualdade e diferena no pode

114

estruturar as escolhas da poltica feminista, porque essa uma oposio que no representa a relao entre os dois termos (SCOTT, 1988). Scott lembra que, numa estrutura opositiva, o contrrio de igualdade no diferena, mas sim desigualdade. Para ela, seria uma falsa questo ser ou feminista da diferena ou feminista da igualdade, num tipo de proposio em que se deve forosamente optar por um dos lados. O caminho para o qual Scott aponta indica que nem a igualdade elimina a diferena, nem a diferena exclui a possibilidade de igualdade. Pensar apenas igualdade significaria deixar de fora as diferenas inerentes a cada grupo. Por exemplo, pensar na igualdade entre mulheres e homens deixaria de fora as diferenas que existem dentro dessa categoria mulheres. Por outro lado, pensar apenas a diferena significaria deixar de fora a igualdade inerente aos dois sexos, considerando-se que a diferena sexual no deve ser tomada como critrio para impedir a igualdade de direitos. Quando estruturadas em termos dicotmicos, igualdade e diferena exigem, segundo Scott, uma escolha impossvel.
Caso opte por uma igualdade, se forado a aceitar a idia de que a diferena antittica. Caso se opte pela diferena, admite-se que a igualdade inatingvel. Feministas no podem desistir da diferena, que a ferramenta de anlise mais criativa que temos. Mas tambm no podemos desistir da igualdade, pelo menos enquanto quisermos dialogar com os princpios e valores de nosso sistema poltico (SCOTT, 1986, p. 43).

Para a autora, diante do dilema que se apresenta o da defesa da igualdade de direitos e sua compatibilidade com o reconhecimento da diferena sexual , preciso formular uma dupla resposta: de um lado, desmascarar a relao de poder que coloca a igualdade como a anttese da diferena e, de outro, recusar opes polticas que se restrinjam a construes dicotmicas. Enquanto Ruth Milkman encara o episdio Sears como uma demonstrao de que a poltica feminista deve insistir na defesa da igualdade afinal, supostas diferenas entre homens e mulheres foram

115

invocadas para legitimar discriminao sexual na empresa , Scott problematiza o fato de que ignorar a diferena sexual seria subsumir as mulheres na categoria geral do humano, perdendo-se a especificidade da diversidade do feminino e da experincia das mulheres.
Em outras palavras, estaramos de volta ao dia em que se supunha que a histria dos homens era a histria de todos, em que as mulheres eram ocultadas e o feminino servia apenas de contraponto para a construo de uma identidade masculina positiva (SCOTT, 1988, p. 45).

Para Scott, a oposio homens/mulheres mais uma oposio binria que s serve para esconder as diferenas existentes entre as mulheres. A sustentao da oposio homem/mulher no atende ao interesse das mulheres, no entender de Scott, porque uma disjuntiva posta a servio de oprimir as diferenas especficas que existem dentro de cada grupo, forjando uma identidade para a categoria mulher. A autora defende como alternativas a recusa a opor igualdade e diferena e a insistncia nas diferenas das condies individuais e coletivas e na resistncia fixao dessas identidades, ou seja, diferenas como o verdadeiro sentido da prpria igualdade (SCOTT, 1988, p. 46). A discusso de Scott se articula com a anlise de Grosz, para quem a questo da diferena sexual aparece como uma das centrais na teoria feminista atual. A partir da leitura que faz de Derrida, ela mostra que determinadas suposies de neutralidade podem conter uma associao entre masculino e neutro e subordinar o feminino na estrutura hierrquica tradicional. Com isso, Grosz lembra que Derrida interroga sob que condies vem sendo atribudo mulher um status social secundrio baseado na biologia, na natureza e nas qualidades essenciais do feminino. Grosz argumenta que, quando Derrida sugere a possibilidade de uma indeterminao da sexualidade antes da instituio da diferena sexual, est contribuindo para o questionamento do par binrio masculino/feminino sobre o qual se apia a hierarquia de gnero.

116

Levar em conta a diferena sexual na garantia de direitos questo pertinente tanto teoria quanto poltica feminista. Grosz invoca as intenes do pensamento da desconstruo: ao mesmo tempo em que pretende repensar os caminhos sobre os quais a poltica tem sido feita, quer reorganizar ou talvez desorganizar os caminhos pelos quais as formas de fazer poltica vm sendo compreendidas. Essa proposio se articula com as de Butler, em favor das unidades provisrias, e com as de Scott, quando esta afirma que preciso recusar opes polticas que se restrinjam a construes dicotmicas, num caminho que se articula com o da filsofa e advogada Drucilla Cornell na sua proposio de deslocar a questo da disjuntiva igualdade versus diferena para pensar em equivalncia de direitos.

DA IGUALDADE PARA A EQUIVALNCIA DE DIREITOS


Para Drucilla Cornell, uma das importantes contribuies do pensamento da desconstruo poltica e teoria feministas est no fato de que a desconstruo considera a diferena sexual tal qual tem sido pensada pela tradio como questo crucial no debate sobre tica. Derrida um autor que questionou a hierarquia de gnero ao problematizar a diviso binria masculino/feminino, mostrando como essa mais uma oposio convencional sustentada por uma hierarquia que toma o masculino como universal. Para interrogar essa universalidade do masculino, a autora faz uma distino entre direitos iguais e equivalncia de direitos, no em termos de uma disjuntiva, mas de um deslocamento da idia de busca pela igualdade, que se mostraria intil na eliminao das desigualdades entre homens e mulheres na medida em que toma o masculino como norma. Direitos iguais aos dos homens seriam, para ela, apenas uma forma de manter o masculino como superior ao feminino. Para Cornell, os direitos das mulheres no podem estar relacionados s normas que a cultura impe feminilidade, porque estariam limitados a essas caractersticas e se baseariam na diferena sexual como justificativa para a

117

subordinao e para a excluso da mulher, como aconteceu no julgamento do caso Sears. Cornell afirma que impossvel pensar em justia para mulheres enquanto o padro for masculino. Em sua tomada de posio em prol de uma equivalncia de direitos, o masculino deixaria de ser tomado como referncia. A noo de equivalncia de direitos proposta por Cornell pensada como caminho para a aceitao do direito de escolha de diferentes maneiras de viver. Segundo a autora, para que essa liberdade se d, seria preciso reconhecer a legitimidade dos relacionamentos ntimos no-tradicionais e conferir valor ao feminino na diferena sexual18. Ao propor esse segundo ponto, a autora segue a discusso aqui exposta sobre a questo da identidade de gnero. Para Cornell, o pensamento da desconstruo oferece a possibilidade de haver uma descoberta da especificidade feminina, que permite ver o gnero feminino de modo realmente diferente (CORNELL, 1999, p. 117). A autora evoca a necessidade de pensar a mulher alm da oposio binria entre masculino e feminino, como forma de resistir lgica da identidade reproduzida na hierarquia de gnero (CORNELL, 1999, p. 118). Cornell quer valorizar o feminino dentro da diferena sexual e, para isso, tambm prope um duplo trabalho: evitar a cumplicidade com os mecanismos da sociedade patriarcal que tomam o masculino como padro e, ao mesmo tempo, romper com a afirmao da identidade sexual. Para Cornell, sustentar uma diferena sexual opositiva seria contribuir para sustentar o feminino no lugar secundrio ou subordinado. O que ela pretende, assim, no seria simplesmente abrir espao para as

18 Cornell se refere particularmente aos arranjos homossexuais, em proposies amplas e no caberia discuti-las neste trabalho. Apenas pontuo que elas se articulam com o tema da equivalncia de direitos quando Cornell defende a idia de que o reconhecimento de direitos equivalentes para os homossexuais equivaleria ao reconhecimento das especificidades. Para Cornell, no se poderia justificar tratamento desigual perante a lei aos homossexuais por eles terem um relacionamento no-heterossexual, tomado como norma. A mesma lgica valeria para a discusso sobre o reconhecimento das especificidades da mulher, que no podem ter tratamento desigual perante a lei por no serem homens, tomados como norma.

118

mulheres no mundo masculino, mas discutir a discriminao contra a mulher, que para ela no pode ser definida a partir de uma comparao entre homens e mulheres. Articulo a questo de Cornell com o acesso a postos mais altos no mercado de trabalho, quando ela argumenta que, nas reivindicaes feministas por igualdade formal para as mulheres, houve dificuldade de conciliar essa demanda com a realidade da diferena biolgica entre homens e mulheres irredutvel no que diz respeito maternidade. Ela rejeita a idia de que seria uma vitria para as mulheres ter um filho na segunda-feira e voltar ao trabalho na sexta-feira, o que significaria ignorar ou mesmo repudiar as especificidades das mulheres e trat-las como homens. A autora se refere ao mommy track (ou opo pela maternidade): uma vez que tenham filhos, algumas mulheres tomam outros rumos profissionais. Muitas optam por arranjos que permitam agenda de trabalho flexvel, em um tipo de acomodao que as coloca em postos de trabalho precrios e sem perspectivas de carreira. Na avaliao de Cornell, as proposies de direitos para as mulheres a partir dos direitos dos homens ou direitos iguais no enfrentam a questo da maternidade e seus impactos no mundo do trabalho, mantendo invisveis as diferenas da categoria mulheres. Em muitas empresas, o mommy track usado para relegar s mulheres empregos secundrios, de forma que muitas j reivindicam que as grandes corporaes reconheam pelo menos dois grupos de trabalhadoras: as que estabelecem a carreira profissional como prioridade e as que precisam de agendas flexveis por razes pessoais (CORNELL, 1992b, p. 296). Cornell faz eco s proposies de Derrida a respeito de uma nova coreografia para a diferena sexual, com a qual ele quer se precaver das novas formas de normalizao da categoria mulher, historicamente construda pela tradio. Cornell lembra que Derrida est preocupado com o risco de o feminismo se transformar numa desculpa para um desfile de carteiras de identidade sexual, o

119

que uma manifestao do filsofo contrria ao estabelecimento de identidades fixas. Seguindo o pensamento de Derrida, Cornell chega discusso da associao entre neutralidade e masculino, que assume o homem como norma, estabelecendo a hierarquia de gnero que mantm as mulheres em estado de negligncia, no qual o feminino ignorado, repudiado e limitado por esteretipos (CORNELL, 1992b, p. 292). As idias de Cornell fizeram eco, por exemplo, no pensamento de Diane Elam, para quem a equivalncia de direitos em substituio aos direitos iguais seria uma forma de reconhecer categorias de direitos que no estariam contempladas na idia de direitos iguais. Elam argumenta que no simplesmente uma questo de acordo ou de equilbrio de direitos, porque a noo de justia distributiva injusta, na medida em que pressupe a existncia prvia de pessoas com entidades auto-evidentes para as quais a justia distribuda (ELAM, 1994, p. 80). Elam endossa a proposio de equivalncia de direitos de Cornell como uma posio estratgica til, numa interpretao que valoriza a proposio de equivalncia de direitos como uma formulao que busca superar as desigualdades. A partir das articulaes apresentadas aqui entre desigualdades no mercado de trabalho, os limites da defesa da igualdade de direitos entre homens e mulheres e a valorizao das diferenas e suas dificuldades, discuto as possibilidades de superar os obstculos que as mulheres ainda enfrentam de pleno acesso ao mercado de trabalho, onde as justificativas para a discriminao ainda esto apoiadas no argumento de que as mulheres esto interessadas em postos naturalmente inferiores. Partiu-se da idia de que a desconstruo dessa naturalidade passaria, hoje, no apenas pela defesa do direito ao acesso ao mercado de trabalho item da agenda feminista durante o sculo XX , mas tambm pelo enfrentamento de ao menos duas questes:

1) A presena das mulheres no mercado de trabalho no tem conseguido conferir s trabalhadoras acesso aos cargos mais altos na hierarquia, numa

120

demonstrao de que as desigualdades persistem, mas aparecem camufladas como no sendo do interesse das mulheres progredir nas empresas.
Aqui, pretendeu-se articular essa discusso com o questionamento do ideal de identidade das mulheres, no qual parte da poltica feminista tem se baseado. Essa identidade, em muitos casos, pode servir para predeterminar o que se constitui como interesses das mulheres, fechando o espao para os inmeros arranjos e distines que existem dentro da categoria mulheres. Ao reforar a defesa identitria, a poltica feminista corre o risco de sustentar a mesma hierarquia de gnero que pretendia desmontar, numa atitude paradoxal que exige a fixao das mulheres numa identidade como premissa para libert-las. Evocando Butler (1998, p. 23), no se trata de considerar injusto que agora, quando as mulheres comeam a assumir o lugar de sujeitos, as posies ps-modernas chegam para anunciar que o sujeito est morto, mas de admitir que poltica feminista caberia ir alm da defesa de um modelo de sujeito de direitos que, na tradio, sempre foi o macho-branco-europeu-dotado-de-razo, reconhecendo que esse modelo mantm os pressupostos masculinos.

2) A defesa da igualdade de direitos de homens e mulheres ao mercado de trabalho no do conta das especificidades da diferena sexual.
A tentativa de ocupar o mercado de trabalho em situao de igualdade com os homens tem esbarrado no que Cornell chama de mommy track, ou seja, nas exigncias da maternidade e suas conseqncias para a mulher. A fim de dar visibilidade e reconhecimento a essa questo uma das bases mais recorrentes da argumentao de que, uma vez que tenham filhos, as mulheres preferem trabalhos precrios a postos mais altos na hierarquia , a autora trabalha com a idia de equivalncia de direitos, forma que ela encontra de abrir espao para a afirmao do feminino no mais como opositivo em relao ao masculino. Com sua argumentao de que a reivindicao de igualdade de direitos sustenta o homem como padro, Cornell quer abrir a possibilidade de reconhecimento das especificidades da mulher, o que traria ainda o de-

121

safio de a teoria feminista no ser capturada pelas vises tradicionais do feminino. Ainda segundo Cornell (1998), se ser mulher for definido como uma desvantagem, possvel que uma reforma jurdica venha a contornar essa desvantagem ainda que episdios como o caso Sears indiquem que nem sempre fcil alcanar esses direitos pela via jurdica. No entanto, quando argumenta pela equivalncia de direitos, Cornell quer mostrar que s o reconhecimento das mulheres no em bases de comparao com os homens, mas com oportunidades de acesso a todos os direitos, recursos e capacidades, seria capaz de enfrentar as desigualdades de gnero. Carole Pateman (1989) mostra que desde a Revoluo Francesa as mulheres tomaram dois caminhos distintos na luta para se tornarem cidads. O primeiro exige que o ideal de cidadania alcanado pelos homens seja estendido s mulheres, de tal forma que a sociedade seja neutra em termos de gnero. O segundo, chamado por ela de Dilema de Wollstonecraft, defende que as mulheres tm capacidades, talentos, necessidades e preocupaes especficas, que devem ser levados em conta na sua cidadania. Para a autora, a lgica da sociedade patriarcal sustentaria que os dois caminhos seriam incompatveis porque o patriarcado permite apenas que se opte entre duas alternativas: tornar-se mulher como homens, e assim, sujeito de direitos, ou valorizar a especificidade das mulheres, que no confere nenhum valor para torn-las cidads. Essa lgica opositiva tem servido de sustentao, ainda hoje, para a discriminao sexual nos altos cargos nas grandes empresas. De um lado, estariam os homens como sujeitos do conhecimento no exerccio do direito de ocupar os lugares de poder, excluindo-se as mulheres. Do outro lado, as mulheres como trabalhadoras que, privilegiando a sensibilidade e a fragilidade, preferem no assumir cargos de comando. Aqui, quis apontar as perspectivas de desconstruo dessa oposio hierrquica, que estabelece e sustenta lugares determinados para as mulheres. Na perspectiva do pensamento da desconstruo, tambm o discurso da igualdade de direitos iguais pode ser pensado como uma

122

construo a partir da qual se tentou eliminar qualquer referncia especificidade do feminino, historicamente utilizado para fundamentar discriminao, segregao e excluso. A principal crtica que se faz afirmao da especificidade da mulher e da diferena sexual de que essa valorizao traria o risco de retorno ao essencialismo, responsvel por determinaes biolgicas e tidas como naturais para a associao das mulheres com posies de subordinao que foram construdas. Cornell enfrenta essas crticas ao propor sua formulao de equivalncia de direitos, rejeitando o uso dessas especificidades como justificativa para a desigualdade, ao mesmo tempo em que questiona o recalque do que h de singular na experincia feminina. Nessa dupla tarefa estaria a possibilidade de pensar singularidades sem conferir ao feminino o carter universal e totalizante que o masculino sempre pretendeu tomar para si.

123

You might also like