You are on page 1of 12

ANLISE HISTRICA DAS CONSTITUIES BRASILEIRAS

Fernanda Cristina Nader Pereira1 e Maurcio Jos de Mendona Jnior2

Resumo: O presente artigo busca analisar e comparar as Constituies que o Brasil j possuiu, e tambm suas principais emendas. Nesse sentido, abordar-se-o os contedos de nossa histria constitucional, atravs do mtodo dedutivo e de uma opinio crtica acerca do conhecimento das Cartas Magnas, baseada em fatores econmicos, sociais, culturais e polticos do Brasil monrquico at os dias atuais.

Palavras-chave: Histria das Constituies. Organizao dos Poderes. Estrutura do Estado.

Historical Analysis of the Brazilians Constitutions

Abstract: The present article searchs to analyze and compare the Constitutions that Brazil already possessed, and also its main emendations. In this direction, the contents of our constitutional history will be approached, through the deductive method and of a critical opinion concerning the knowledge of the Great Letters, based in economic, social, cultural and politicians factors of monarchic Brazil until the current days.

Key-words: History of the Constitutions. Organization of Powers. Structure of the State.

Bacharelanda do curso de Direito da Universidade Presidente Antonio Carlos - campus Araguari. 2 Advogado, inscrito na OAB/MG sob o n. 114.218, Professor do curso de Direito da Universidade Presidente Antnio Carlos campus Araguari, graduado pela Universidade Federal de Uberlndia e ps-graduado pela Universidade Gama Filho.

1. INTRODUO

Inicialmente, esclarea-se que ser traada uma viso histrica genrica das Constituies brasileiras, com nfase na preeminncia dos poderes com o propsito de evidenciar os conflitos existentes entre os fatores sociais, polticos e econmicos dos textos constitucionais. Na panormica da pesquisa, as Cartas Magnas j vigorantes devem ser compreendidas como documentos principais para que se entenda a perspectiva e os temas relevantes dos diferentes momentos histricos brasileiros. Assim sendo, estud-las no apenas propcio, mas necessrio para garantir aos indivduos condies materiais tidas como essenciais para usufruir dos seus direitos. A hermenutica dos textos em espeque apresenta uma reflexo do atual estagio de desenvolvimento do Estado brasileiro, possibilitando entender muitos dos avanos conquistados, e at mesmo os absurdos que ainda hoje se sustentam, eis que se apresentaro, dentre outras caractersticas, a evoluo na Organizao dos Poderes e na Estruturao do Estado. Portanto, o estudo da histria das constituies brasileiras tem como foco a anlise de cada uma das sete cartas magnas, procurando-se situ-las, como dito, a partir de um cenrio poltico, econmico e social, buscando-se, outrossim, elucidar fatores comuns entre os textos e divergncias marcantes.

2. A CONSTITUIO DE 1824

A primeira Carta Magna do cenrio brasileiro foi concebida na poca do Imprio de Dom Pedro I, eis que o prprio imperador determinou a instituio de um Conselho de Estado, que tinha por objetivo criar os textos legais constitucionais, respeitando a vontade do poder moderador. Referido diploma foi outorgado, ou seja, imposto aos cidados, sem maiores discusses sociais, e caracterizou-se por determinar forte centralismo

poltico e administrativo, aliado ao absolutismo monrquico em decorrncia do poder da Majestade Imperial. A diviso geogrfica da poca fragmentava o Brasil em Provncias, cujo Presidente era nomeado pelo Imperador, que podia intervir na vida pblica do Pas. Em 1834, com a edio do Ato Adicional n. 16, aos doze dias do ms de agosto, a cidade do Rio de Janeiro foi transformada em Municpio Neutro, ou Municpio da Corte, entidade territorial para a sede da Monarquia3. Ainda acerca da primeira Carta Maior de nossa histrica, lembres-se do aspecto religioso, eis que o Imprio tinha a catlica apostlica romana como religio oficial, embora outras fossem permitidas em lugares restritos. Lembre-se tambm, marcante fator do diploma em anlise, tangente Organizao dos Poderes, porquanto foi a nica de nossa histria que possuiu quatro, e no trs Poderes. Nesse sentido, havia previso do Legislativo, representado pela Assemblia Geral, composta do Senado (com membros vitalcios e escolhidos pelo Imperador) e da Cmara dos Deputados (cujos cargos eram temporrios e escolhidos por eleies indiretas, firme no sufrgio censitrio), do Executivo, gerido apenas pelo Imperador, tendo como aliado os Ministros, do Judicirio, composto em primeira instncia por juzes e jurados, e em segunda instncia pelas chamadas Relaes, e ainda, do Poder Moderador. Este ltimo, verdadeira fora do Imperador, que o utilizava com exclusividade, podendo atravs do mesmo, concretizando a possibilidade de moderao prevista na Constituio, fiscalizar e rever os atos dos demais poderes. Por isso, o Imperador estava acima da lei e de todos, fato mais marcante deste perodo histrico constitucional brasileiro. Por fim, cite-se que a forma de Estado adotada poca: Estado Unitrio, e a forma de Governo: Monarquia.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 12 ed. So Paulo: Saraiva, 2007, p. 32.

3. A CONSTITUIO DE 1891

Embora tenha ocorrido a independncia de Portugal e a outorga da Constituio de 1824, a situao ftica no Brasil pouca coisa mudou nos tempos de Imprio. Com o passar do tempo, a fora e o apoio ao imperador diminuram, o que culminou na proclamao da Repblica no ano 1889. Diante da nova fase, necessrio era uma nova Constituio, porquanto o diploma antigo regulava um Imprio, e no uma Repblica. Nesse diapaso, atravs da Assemblia Nacional Constituinte de 1890, forte na autoridade do Senador Rui Barbosa, foi promulgada a segunda Carta brasileira, a Constituio de 1891. Declarou-se, atravs de tal ato, a unio perptua e indissolvel das antigas Provncias, que passaram a ser ento, Estados, vedando-se qualquer possibilidade de secesso, segregao do pacto federativo4. Varias foram as mudanas, em especial no que toca capital do Brasil, que ganhou nova denominao: Distrito Federal, mantida a sede no Rio de Janeiro. Ademais, o Brasil fora transformado pela Carta Magna em pas leigo, laico ou no-confessional5, ou seja, no mais possua religio oficial. No que tange organizao dos poderes, o diploma republicano optou pela clssica diviso idealizada por Montesquieu, que fragmenta o poder estatal em Legislativo, Executivo e Judicirio. O primeiro, composto pelo Congresso Nacional, dividido em Senado Federal, cujos representantes tinham mandato de nove anos, e Cmara dos Deputados, na qual os membros possuam permanncia de trs anos. O Poder Executivo era chefiado pelo Presidente da Repblica, eleito para um mandato de quatro ano, com auxlio dos Ministros de Estado. Quanto ao Poder Judicirio, relevante a informao de que seu rgo mximo passou a se chamar Supremo Tribunal Federal, composto na poca por quinze juzes.

4 5

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 12 ed. So Paulo: Saraiva, 2007, p. 36. MENDES, Gilmar; COELHO, Inocncio Mrtires Coelho; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 4 ed. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 186-189.

4. A CONSTITUIO DE 1934

Apesar da Constituio de 1891 ter concretizado a forma de governo republicana no Brasil, na prtica, pouca coisa mudou. O poder continuou concentrado nas mos de poucos, e a classe trabalhadora que surgia era explorada e desamparada. Nesse contexto, Getlio Vargas chega Presidncia do Brasil, em 1930, inaugurando longo perodo conhecido como Era Vargas. Em 1934, fora promulgada nova Constituio, com o objetivo de se adequar realidade da poca, j que o diploma anterior era carente de direitos sociais e trabalhistas. Embora tenha mantido alguns dispositivos da Carta pretrita, como a forma republicana de governa, o sistema presidencialista, possvel afirmar, ao mesmo no plano jurdico, que a nova Constituio mudou a vida de boa parte dos brasileiros, eis que garantidos foram melhores condies de trabalho, educao, sade e cultura, ainda que a princpio, apenas formalmente. A capital do Brasil continuou a ser no Distrito Federal, com sede no Rio de Janeiro. Permaneceu tambm a inexistncia de uma religio oficial, embora tenha se invocado novamente, o nome Deus no prembulo (retirado na Constituio anterior em razo de desavenas com a Igreja catlica) Quanto organizao dos Poderes, permaneceu a mesma, destacandose a oficializao da Justia Eleitoral, e a diferenciao acerca do tempo de mandato dos deputados, que foi aumentado para quatro anos, ao passo que o dos senadores foi diminudo para oito anos. A despeito das novidades trazidas, a Constituio em epgrafe vigorou por apenas trs anos, eis que, em 1937, justificando a possibilidade de um golpe comunista no Brasil, Getlio Vargas outorgou um novo diploma, e assim resumiu a Carta anterior, antes considerada inovadora: Uma constitucionalizao apressada, fora de tempo, apresentada como panacia de todos os males, traduziu-se numa organizao poltica feita ao sabor de influncias pessoais e partidarismo faccioso, divorciada das realidades existentes.

Repetia os erros da Constituio de 1891 e agravava-os com dispositivos de pura inveno jurdica, alguns retrgrados e outros acenando a ideologias exticas. Os acontecimentos incumbiram-se de atestar-lhe a precoce inadaptao!6

5. A CONSTITUIO DE 1937

O grande marco da Constituio de 1937 foi o golpe de Estado que o ento Presidente Getlio Vargas realizou, com justificativa em suposta intentona comunista. Referido diploma foi outorgado, e concentrou poderes no Executivo, determinando um perodo histrico marcado pela forte centralizao poltica e pelo autoritarismo. A Carta em estudo ficou conhecida como Polaca, cuja explicao oficial de inspirao na autoritria Constituio da Polnia, eis que, poca, chegavam em grande nmero ao Brasil, fixando-se em So Paulo, refugiados das ms condies econmicas e das perseguies naquele pas. Alm disso, mulheres polonesas, para sobreviverem e sustentarem seus filhos, viram-se foradas prostituio, de maneira que, apelidar a Constituio de polaca, para os paulistas, refletia a conotao pejorativa de uma Constituio prostituta7. Quanto aos demais aspectos, a Carta outorgada no trouxe religio oficial, mantendo o Brasil um pas laico, leigo ou no-confessional. A organizao dos poderes e a estrutura do Estado se mantiveram, ao menos formalmente, j que na prtica o Legislativo e o Judicirio foram esvaziados, em razo das arbitrariedades do Presidente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1934. Acesso em 10.11.2011; ARRUDA, Marcos. CALDEIRA, Cesar. Como Surgiram as Constituies Brasileiras. Rio de Janeiro: FASE (Federao de rgos para Assistncia Social e Educacional). Projeto Educao Popular para a Constituinte, 1986; VARGAS, Getlio, A nova poltica do Brasil, Volume 8, Jos Olympio Editora, 1940. 7 http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1937. Acesso em 10.11.2011; ARRUDA, Marcos. CALDEIRA, Cesar. Como Surgiram as Constituies Brasileiras. Rio de Janeiro: FASE (Federao de rgos para Assistncia Social e Educacional). Projeto Educao Popular para a Constituinte, 1986.

6. A CONSTITUIO DE 1946

Tamanha a centralizao poltico-administrativa promovida por Getlio Vargas, aliada a fortes marcas de represso e arbitrariedades, que seu governo perdeu fora poltica, culminando-se o fim da Era Vargas em 1945. O Presidente seguinte foi o general Eurico Gaspar Dutra, e em janeiro de 1946, foi promulgada nova Constituio, desta vez baseada em idias liberais e democrticas, tais como a igualdade e a liberdade, devolvendo-se a autonomia aos Estados e redemocratizando-se o pas8. Importante nota histrica da poca tange ao famoso Plano de Metas, de Juscelino Kubitschek, traduzido no jargo 50 anos em 5. Alm de suas importantes realizaes econmicas, implementou a construo de Braslia, inaugurada em 21 de abril de 1960, passando a ser a nova capital federal. Foi restabelecida a harmonia e o mtuo controle entre os poderes, mantendo-se a estrutura tripartite. O detalhe que, ao Presidente e Vice da Repblica, fora determinado um mandato de cinco anos, diferente dos diplomas anteriores. Quanto ao Judicirio, estabeleceu a nova Constituio que era composto pelos seguintes rgos: Supremo Tribunal Federal, Tribunal Federal de Recursos, Juzes e Tribunais Militares, Juzes e Tribunais Eleitorais e Juzes e Tribunais do Trabalho. A experincia democrtica, no entanto, no durou muito, j que no incio da dcada de sessenta, como sabido, ocorreu o golpe militar, mergulhando o pas numa ditadura intensa, que perdurou at o meados da dcada de oitenta.

7. A CONSTITUIO DE 1967

Como dito, aps vivenciar a redemocratizao, por um curto perodo de tempo, o Brasil voltou fase do autoritarismo. Com o Golpe Militar de 1964, sob
8

SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 32 ed. So Paulo: Malheiros, 2009, p. 83.

presso dos militares, foi idealizada uma nova Constituio, semi-outorgada, que buscou institucionalizar o regime recm implantado9. Dentre as caractersticas desta Carta Magna, esto as severas restries aos exerccios de direitos, prtica de torturas, censura e represses. Aliados Constituio epigrafada, foram editados vrios atos

institucionais, sendo o mais conhecido deles o A.I. n. 05, de 1968. Foi o diploma mais repressivo de toda a histria do direito constitucional brasileiro, e permitiu ao Presidente, dentre outras disposies, decretar o recesso do Congresso Nacional, decretar Interveno nos Estados e Municpios, suspender direitos polticos, caar mandatos de parlamentares, suspendendo-se a garantia do habeas corpus e excluindo-se da apreciao do Judicirio, todos os atos praticados tendo por base o A.I. n.5. Em sntese, trecho da obra de Celso Bastos, que bem sintetiza os acontecimentos explanados com relao organizao dos poderes poca: ... no fundo existia um s, que era o Executivo, visto que a situao reinante tornava por demais mesquinhas as competncias tanto do Legislativo quando do Judicirio...10.

8. A EMENDA N. 01 DE 17/10/1969

No satisfeitos com os repressivos e autoritrios diplomas j existentes, os militares, no ano de 1969, introduziram uma emenda Constituio que a bem da verdade, dado o seu carter revolucionrio, tratou-se de verdadeira manifestao do poder constituinte originrio, outorgando uma nova Carta que constitucionalizava a utilizao dos Atos Institucionais11. Dentre outras previses inusitadas, referida emenda majorou o tempo de mandato do Presidente da Repblica para cinco, embora tivesse sido reduzido para quatro anos pela prpria Constituio de 1967.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1967. Acesso em 10.11.2011; ARRUDA, Marcos. CALDEIRA, Cesar. Como Surgiram as Constituies Brasileiras. Rio de Janeiro: FASE (Federao de rgos para Assistncia Social e Educacional). Projeto Educao Popular para a Constituinte, 1986. 10 BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 18 ed. So Paulo: Saraiva, 1997, p. 134. 11 LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 12 ed. So Paulo: Saraiva, 2008, p. 54.
9

Por isso considerada por grande parte da Doutrina, materialmente, uma nova Constituio, e isso a despeito de possuir forma de emenda.

9. A CONSTITUIO DE 1988

Com o desgaste do regime militar, em razo do endividamento externo, crise poltica, presses sociais, a redemocratizao do pais tornou-se imperiosa. Importantes acontecimentos polticos e sociais marcaram a poca, a exemplo do movimento pelas diretas-j, e da Lei de Anistia, na qual concedeu-se anistia a todos que praticaram crimes polticos e conexos durante a ditadura militar. Com a democracia, no mais se sustentava, diploma autoritrio como o de 1967/69, razo pela qual foi instituda uma Assemblia Nacional Constituinte, para discusso, votao e aprovao da nova Constituio. Nessa perspectiva, foi promulgada a Constituio da Repblica Federativa do Brasil, em 05 de outubro de 1988, marcada pela rigidez e pela extenso. Tal diploma foi recheado de direitos fundamentais e de vrias normas programticas, at como forma de se evitar tratamento efetivo de temas, j que era grande o embate poltico entre apoiadores da ditadura e combatentes desta. Foi conservada a inexistncia de uma religio oficial, e a capital mantida em Braslia, sede do Governo Federal. Quanto organizao dos Poderes, manteve-se a estrutura tripartite, com vrios dispositivos que permitem o controle mtuo e a inter relao entre os mesmos. Nesse diapaso, o Poder Legislativo, auxiliado pelo Tribunal de Contas, formado pelo Congresso Nacional, do qual fazem parte o Senado Federal, cujos representantes so eleitos para mandato de oito anos, e a Cmara dos Deputados, cujos membros so alterados a cada quatro anos no poder. O Executivo, por sua vez, chefiado pelo Presidente e Vice-Presidente da Repblica, com auxlio dos Ministros, livremente nomeados e exonerado por aquele. A eleio permite ao Presidente que fique no poder por quatro anos, possibilitando-se tambm, atualmente, a reeleio por uma nica vez para igual perodo.

10

No concernente ao Poder Judicirio, aps a Emenda Constitucional n. 45/04, composto pelos seguintes rgos: Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justia, Superior Tribunal de Justia, Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais, Tribunais e Juzes do Trabalho, Tribunais e Juzes Eleitorais, Tribunais e Juzes Militares, e Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios. No que tange Forma e Sistema de Governo, a prpria Constituio previu a convocao de um Plebiscito no ano de 1993, para que a populao decidisse pela manuteno ou no da Repblica Presidencialista, o que de fato ocorreu, e permanece at os dias de hoje.

10. CONCLUSO

Ao analisar o histrico das Constituies brasileiras, faz-se importante reviso sobre o contedo e os acontecimentos fticos da poca de cada texto constitucional, do Imprio at os dias de hoje, o que essencial no s aos discentes, mas a qualquer dos operadores do Direito, eis que se possibilita a correta compreenso e interpretao de muitos dos dispositivos da hodierna Carta Maior. Note-se que, as conjecturas econmicas, sociais e polticas de cada poca esto refletidas nas linhas mestras de cada uma de nossas Cartas Magnas, no sendo diferente o diploma atualmente vigente. Isto posto, tema sempre importante tange ao estudo dos acontecimentos pretritos, conforme apresentado neste trabalho, vez que contribui para o entendimento dos diplomas atuais, bem como para a firmeza dos ideais de concretizao dos direitos trazidos na Constituio de 1988, sob pena de tornaremse meras utopias, ou servirem de meros indicativos, como j acontecera em nossa histria recente, o que se afasta da noo de sociedade justa e digna, que se tenta construir, aps a redemocratizao do pas, e que deve ser mantida e evoluir a cada perodo histrico.

11

11. REFERNCIAS

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 18 ed. So Paulo: Saraiva, 1997.

MENDES, Gilmar; COELHO, Inocncio Mrtires Coelho; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 4 ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 12 ed. So Paulo: Saraiva, 2007.

SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 32 ed. So Paulo: Malheiros, 2009.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1934. Acesso em 10.11.2011; ARRUDA, Marcos. CALDEIRA, Cesar. Como Surgiram as Constituies Brasileiras. Rio de Janeiro: FASE (Federao de rgos para Assistncia Social e Educacional). Projeto Educao Popular para a Constituinte, 1986; VARGAS, Getlio, A nova poltica do Brasil, Volume 8, Jos Olympio Editora, 1940.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1937. Acesso em 10.11.2011; ARRUDA, Marcos. CALDEIRA, Cesar. Como Surgiram as Constituies Brasileiras. Rio de Janeiro: FASE (Federao de rgos para Assistncia Social e Educacional). Projeto Educao Popular para a Constituinte, 1986.

12

http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1967. Acesso em 10.11.2011; ARRUDA, Marcos. CALDEIRA, Cesar. Como Surgiram as Constituies Brasileiras. Rio de Janeiro: FASE (Federao de rgos para Assistncia Social e Educacional). Projeto Educao Popular para a Constituinte, 1986.

You might also like