You are on page 1of 2

Redes sociais: o preo da corrida contra o anonimato Jssica Vieira da Silva1

Sua foto certamente no estampa a capa das mais variadas revistas de fofoca do pas, mas grande parte dos seus amigos e no to amigos assim - sabe exatamente o que voc est fazendo agora. A corrida contra o anonimato nunca foi to disputada desde o surgimento das redes sociais ou, mais corretamente, redes scio-virtuais. Tornar-se uma celebridade de sucesso dentre membros de um mesmo espao virtual virou uma grande disputa na qual o nico objetivo, executado de forma sabiamente estratgica, ganhar a to sonhada popularidade. Objetivo este no muito diferente do que tm as emergentes celebridades. Entretanto, com um nico e significativo diferencial: os annimos vo, a todo custo, em busca de informaes sobre as celebridades. Voc, para se tornar uma delas, precisa fornecer informaes que despertem a curiosidade de todos os annimos. Na pgina inicial do seu Orkut, Quem voc? Longe de responder Eu sou o Lobo Mau, por favor, a primeira inteno de quem quer se tornar popular divulgar suas qualidades, mas no aquelas que todo mundo tem. Quem quer ser popular precisa de diferencial. Afinal de contas, o nmero de fs um dado bastante revelador. Como se isso no bastasse, todos devem saber se voc fuma, bebe, mora sozinho ou com os pais, qual a sua altura, se tem tatuagem, o que mais te atrai e, claro, o seu estado civil. Ah,explicar para todos no Orkut que voc est namorando virou uma prova de amor mais que obrigatria entre os casais. Por falar nisso, quer fazer com que o nmero de visualizaes do seu Orkut suba para a casa das centenas e sua pgina de recados mostre votos de felicitaes? Se estiver solteiro (a), mude seu estado civil para namorando (mas no tente fazer o contrrio...). Assim como acontece com as celebridades tradicionais, os fs no resistem a dar uma espiadinha e querem saber quem a sua mais nova companhia. No, voc no DEVE satisfaes, voc D satisfaes. Pontos de popularidade! No era isso o que voc queria? Bebeu demais na festa de fim de ano e est arrependido? Tarde demais. O mural de fotos dos seus amigos bem mais convincente que suas prprias palavras e voc, lembrando ou no do episdio, em apenas 140 caracteres, descreveu a cena tim-tim por tim-tim. Mas o preo da popularidade no atinge apenas quem almejou se tornar uma celebridade virtual. As empresas tambm esto interessadas e muito - em saber quem voc e analisam, cuidadosamente, cada dado, teoricamente pessoal, que exposto. Um escritrio de advocacia, por exemplo, certamente no almeja contratar algum inscrito numa comunidade Filmes e sries Downloads, muito menos moas que estampam fotos

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e estudante de Ps-Graduao em Comunicao Organizacional e Novas Tecnologias da Universidade Tiradentes (Unit)

seminuas em lbuns virtuais ou pessoas que, declaradamente, participam de fruns do tipo Eu odeio o meu chefe. Dados pessoais no so mais suficientes para preencher os interesses de uma empresa. Ela quer saber mais, sempre mais. Quer seu Orkut, Facebook, MSN, Twitter, Formspring... Quer saber aquilo que, antes, s voc sabia, mas que agora, devido ao advento da popularidade, todos sabem. E se no participar de, pelo menos, uma dessas redes sociais, em que mundo voc vive? No anonimato! Sua foto precisa ser a mais bonita; voc precisa fazer coisas interessantes para que tenha seguidores; sua frase no MSN precisa ser a mais atrativa; suas comunidades precisam retratar quem voc sem acusar os defeitos que possam te levar a perder uma vaga naquela empresa ou aquela pessoa que est paquerando h meses; voc deve ler jornais, revistas, assistir de noticirio a Big Brother Brasil; precisa tomar banho, ir ao trabalho ou escola; precisa dormir, acordar, ir academia. Definitivamente, precisa ter um dia com mais de 24 horas ou fazer de conta que tem e muita disposio. Caso contrrio, ser celebridade no vai passar de um sonho. Esse o preo da popularidade que, voc, assim como eu, j comeou a pagar. No era isso que a gente tanto queria?

You might also like