You are on page 1of 61

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

CELINA LEITE MIRANDA

Elaborao de Trabalhos Acadmicos conforme a Associao Brasileira de Normas Tcnicas: verso 1

Porto Alegre 2008

CELINA LEITE MIRANDA

Elaborao de Trabalhos Acadmicos conforme a Associao Brasileira de Normas Tcnicas: verso 1

Apostila elaborada, com fins didticos, como instrumento de apoio s Disciplinas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre 2008

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Ordem dos elementos pr-textuais Figura 2 - Sumrio, em duas colunas Figura 3 - Delimitao de espaos para sees e pginas, no Sumrio Figura 4 - Incluso de sees e pginas no Sumrio Figura 5 - Excluso das bordas, formando o Sumrio Figura 6 - Sumrio, em trs colunas Figura 7 - Ordem dos elementos textuais Figura 8 - Ordem dos elementos ps-textuais

7 13 14 14 15 15 16 25

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 - Citao direta com menos de 3 linhas e sua referncia Quadro 2 - Citao direta com mais de 3 linhas e sua referncia Quadro 3 - Citao direta incorreta e sua referncia Quadro 4 - Citao indireta e sua referncia. Quadro 5 - Citao indireta, de autoria composta, e sua referncia Quadro 6 - Citao indireta, mesclando mais de uma obra, e suas referncias Quadro 7 - Citao de entrevista Quadro 8 Ttulo do quadro em tamanho 11, alinhado esquerda, em espao simples, voltando abaixo da primeira letra do ttulo Quadro 9 - Elaborao de referncias para livros Quadro 10 - Elaborao de referncias para captulos de livros Quadro 11 - Elaborao de referncias para teses e dissertaes Quadro 12 - Elaborao de referncias para artigos de peridico Quadro 13 - Elaborao de referncias para matrias de jornal Quadro 14 - Elaborao de referncias para trabalhos publicados em eventos Quadro 15 - Elaborao de referncias para verbetes de dicionrios. Quadro 16 - Elaborao de referncias para documentos eletrnicos Quadro 17 - Exemplos ordenados de sobrenomes simples e compostos Quadro 18 - Sees para projetos Quadro 19 - Estrutura de trabalhos de disciplina Quadro 20 - Estrutura de trabalhos de concluso de Graduao e Especializao Quadro 21 - Estrutura de dissertaes e teses Quadro 22 - Estrutura para submisso a eventos e peridicos

18 18 19 19 20 20 21 24 27 28 28 29 29 29 30 30 31 33 34 34 35 35

SUMRIO

1 REGRAS GERAIS 1.1 Formatao das folhas 1.2 Formatao da paginao 1.3 Paginao encoberta 2 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS 2.1 Formatao para capa e lombada 2.2 Formatao da folha de rosto 2.3 Formatao da errata 2.4 Formatao da folha de aprovao 2.5 Formatao da dedicatria 2.6 Formatao dos Agradecimentos 2.7 Formatao da epgrafe 2.8 Formatao do Resumo 2.9 Formatao para Listas e Sumrio 3 ELEMENTOS TEXTUAIS 3.1 Citaes diretas 3.2 Citaes indiretas 3.3 Entrevistas 3.4 Expresses latinas 3.5 Ilustraes 4 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS 4.1 Formatao das Referncias 4.2 Formatao dos Apndices e Anexos 5 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADMICOS 5.1 Projetos 5.2 Trabalhos de disciplina 5.3 Trabalhos de concluso de curso: Graduao e Especializao 5.4 Dissertaes e Teses 5.5 Trabalhos para congressos e artigos para peridicos REFERNCIAS APNDICE Exemplo de trabalho fictcio formatado

5 5 5 6 7 8 9 10 10 11 11 11 12 13 16 17 19 21 21 24 25 26 32 33 33 33 34 34 35 36 37

1 REGRAS GERAIS

Todo o texto deve ser escrito em preto, sendo possvel usar cor apenas em ilustraes, Apndices e Anexos. O trabalho, de forma geral, deve ser em tamanho de fonte 12, espao entre linhas de 1,5 cm e justificado, exceto para os casos que sero mencionados no decorrer deste texto (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2006).

1.1 Formatao das folhas

A rea til da folha, denominada mancha, deve estar dentro das margens, conforme segue: a) para formatar as folhas em Word 97-2003, na rgua superior da tela, selecionar: Arquivo, Configurar pgina, Papel (A4), Margens (superior e esquerda, de 3 cm; inferior e direita, de 2 cm), ok; b) para usurios do Office 2007: Layout da Pgina, Margens, Margens Personalizadas, Margens (superior e esquerda, de 3 cm; inferior e direita, de 2 cm), Papel (A4), ok.

1.2 Formatao da paginao

A capa a nica folha que no recebe numerao (ela ser o Zero); e no precisa ser em fonte tamanho 12, pode ser 14. Para formatar a paginao em Word 97-2003, na rgua superior da tela: Inserir, Nmeros de pginas, onde diz Posio: Incio da pgina (cabealho); onde diz Alinhamento: Direita, Onde diz: Mostrar nmero na 1 pgina, deixar em branco e clicar em Formatar. Onde diz: Formato do nmero, manter 1, 2, 3, ... Onde diz: Incluir nmero do captulo, deixar em branco. Onde diz: Numerao de pginas: iniciar em 0, ok, ok.

Para usurios do Office 2007: Inserir, Nmeros de Pgina, Formatar Nmeros de Pgina. Onde diz: Formato do nmero, manter 1, 2, 3, ... Onde diz: Incluir nmero do captulo, deixar em branco. Onde diz: Numerao da pgina: iniciar em 0, ok.

1.3 Paginao encoberta

Para ocultar a indicao de pgina, nas folhas pr-textuais, h vrias formas. Uma delas criar uma caixa de texto pequena. Em Word 97-2003, na rgua superior da tela: Inserir, Caixa de texto, clicar uma vez sobre qualquer parte da folha. Clicar sobre a caixa criada, reduzir seu tamanho arrastando o mouse a partir de um de seus cantos e lev-la at a posio na folha sobre o nmero de pgina. Clicar sobre a caixa criada, Formatar, Bordas e sombreamento. Na guia Cores e linhas, escolher, em Linhas: Linha, sem linha, ok. Uma vez pronta, multiplic-la, passando o mouse sobre a regio onde a caixa dever estar e, ao aparecer sua estrutura de 8 pontos, Control-C (copiar), posicionar o cursor sobre o prximo nmero de pgina e Control-V (colar), para colar. Para usurios do Office 2007, na rgua superior da tela: Inserir, Caixa de texto, Desenhar caixa de texto. Clicar em qualquer rea da folha que surge uma caixa. Ajust-la para o tamanho desejado, clicando sobre ela. Reduzir seu tamanho arrastando o mouse a partir de um de seus cantos e lev-la at a posio na folha sobre o nmero de pgina. Caso no conste um atalho com o cone de bordas, o que facilitaria a retirada das bordas apenas selecionando nesse recurso, clicar sobre a caixa criada. Surgir, na rgua superior da tela, uma guia denominada Ferramentas de Caixa de Texto. Clicar sobre ela ou sobre a palavra Formatar. Surgir Estilos de Caixa de Texto, Formatar, Caixa de Texto. Na guia Cores e Linhas,ondedizLinha,Cor,selecionar:semcores,ok. Para elimin-la, selecionla e clicar na tecla Delete. Uma vez pronta, multiplic-la, passando o mouse sobre a regio onde a caixa dever estar e, ao aparecer sua estrutura de 8 pontos, Control-C (copiar), posicionar o cursor sobre o prximo nmero de pgina e Control-V (colar), para colar. Para elimin-la, selecion-la e clicar na tecla Delete.

2 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

Os elementos pr-textuais demonstram como o trabalho foi organizado e acompanhando a seguinte ordem, segundo as regras da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2006): .

SUMRIO LISTA DE... RESUMEN RESUMO

AGRADECIMENTOS
folha de aprovao (obrigatrio para Dissertaes e Teses)

ERRATA
folha de rosto capa

epgrafe

dedicatria

Figura 1 Ordem dos elementos pr-textuais.

Seguem as principais observaes a respeito dos elementos pr-textuais de um trabalho acadmico (Figura 1): a) as folhas opcionais foram escurecidas na Figura 1, apenas para fins de visualizao, mas todas devero ser em folha branca. Aquelas sem negrito no recebem ttulo; b) para as sees que recebem ttulo (Errata, Agradecimentos, Resumo, Abstract, Resumen, Listas e Sumrio) os ttulos de seo devero ser centralizados e no numerados; c) a catalogao impressa na publicao (CIP) ou ficha catalogrfica, elaborada por bibliotecrios com a finalidade de agilizar a catalogao do trabalho quando de sua entrada em um acervo, adotada para dissertaes e teses e, neste tipo de material, deve figurar no verso da folha de rosto; d) nenhuma folha pr-textual mostra a numerao. Caso os Agradecimentos ocupem duas folhas, o nmero da pgina seguinte deve ser encoberta. As Listas e o Sumrio seguem a mesma regra; e) a escrita dos textos, na rea pr-textual, deve ser toda em preto.

2.1 Formatao para capa e lombada

A capa poder ser feita em fonte 12 ou 14, em espao 1,5 contendo: a) nome da universidade por extenso, sem indicao de hierarquia (Faculdade, Curso, Departamento, Disciplina etc), situado no topo da folha. Trata-se de elemento opcional, mas, em geral, todas as universidades solicitam sua incluso; b) nome dos autores, um abaixo do outro, por extenso, sem suprimir ou abreviar partes do nome. Poder ter mais destaque que os demais elementos; c) ttulo do trabalho, evitando o uso de siglas, nmeros e smbolos. De forma clara e concisa, abreviar o trabalho em poucas e significativas palavras;

d) subttulo do trabalho, se houver, em menor destaque que o ttulo. Deve ser precedido de dois pontos; e) cidade; f) ano da entrega, distribuio ou publicao. A capa s feita em papel A4, quando o trabalho no for encadernado. Ao encadern-lo, essa folha deve ser extrada do trabalho e usada como modelo para a confeco da capa encadernada. A cor da encadernao e dos dizeres, fica a critrio do autor do trabalho, mas recomenda-se certificar-se se h alguma conveno na unidade acadmica para a qual o trabalho ser entregue. Para trabalhos encadernados, a lombada deve iniciar no topo em direo sua base e deve conter, nessa ordem: a) autores; b) ttulo; c) data; d) volume, se houver. Aps a ltima informao impressa na lombada, recomenda-se deixar livre um espao de 3 cm, portanto, na base da lombada, permitindo a aplicao de etiqueta de identificao, sem prejuzo leitura dos dizeres impressos (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2004).

2.2 Formatao da folha de rosto

Todos os elementos da folha de rosto devero ser transcritos na mesma ordem e destaque grfico informados na capa, exceto pelo nome da universidade, que ser excludo do topo para ser mencionado aps o ttulo, em texto. Os elementos devero constar nesta ordem: a) nome dos autores; b) ttulo do trabalho; c) subttulo do trabalho, se houver; d) texto informando, obrigatoriamente: o tipo de trabalho (Projeto, Monografia, Dissertao, Tese), a qual instituio se destina (Universidade, Faculdade, Curso, Departamento e Disciplina,

10

todos por extenso), e com que finalidade (concluso de curso, obteno de ttulo etc); e) nome do orientador precedido de sua titulao; f) nome do co-orientador, se houver, precedido de sua titulao; g) cidade; h) ano da entrega, distribuio ou publicao. Entre o texto (alnea d) e o nome do orientador, deixar, em espao simples, uma linha em branco. O conjunto formado pelas alneas d, e e f dever ter a seguinte formatao: espao simples, situado no quadrante inferior direito da folha, alinhado esquerda a partir do meio da mancha, e em fonte tamanho 11 (pode ser 12, caso capa e folha de rosto tenham sido feitas em fonte 14).

2.3 Formatao da errata

A errata um elemento opcional, que informa ao leitor o local onde houve equvocos, verificados aps a impresso do trabalho final. So informados, nessa ordem: Folha, Linha, Onde se l, Leia-se.

2.4 Formatao da folha de aprovao

Seo existente apenas para dissertaes e teses, quando se torna obrigatria e, normalmente, elaborada pelo autor do trabalho. Deve possuir os mesmos dados apresentados na folha de rosto, iniciando pelo autor, informando o ttulo do trabalho, e incluindo o texto que contem o tipo de trabalho e seu propsito. Esses dados devem seguir a mesma formatao feita na folha de rosto, porm, com menos espaos entre uma linha e outra, pois, a partir do texto citado, deve ser fornecida a data completa da defesa da tese (ou da apresentao da dissertao). Na rea restante, pouco mais da metade da folha, devem figurar os integrantes da banca examinadora, com o nome completo de cada um, seu vnculo institucional e assinatura. A fim de evitar um grande nmero de vias

11

originais, possvel que essa folha seja cpia fiel folha assinada no ato da defesa (por exemplo, utilizando-se os recursos de um scanner para compor a verso final do trabalho acadmico). A falta das assinaturas, na folha, pode indicar tratar-se de verso provisria, ou do trabalho no ter sido aprovado pela banca.

2.5 Formatao da dedicatria

Seo opcional que, se criada, dever destacar aqueles a quem se pretende dedicar o trabalho, em texto sucinto, no quadrante inferior direito da folha, alinhado esquerda a partir do meio da mancha, em fonte tamanho 12 e espao 1,5.

2.6 Formatao dos Agradecimentos

Evitar fazer muitos pargrafos de poucas linhas cada um. Pode-se agrupar os agradecimentos em pargrafos especficos. Por exemplo, um pargrafo para as pessoas da famlia, outro para a rea profissional (colegas de trabalho, instituio de vnculo empregatcio), estudantil (colegas, orientador, professores, bibliotecrios, digitadores, tradutores, revisores), outro institucional (financiadores e apoiadores), outro religioso etc.

2.7 Formatao da epgrafe

Seo opcional que, se criada, ilustrar o trabalho em texto sucinto transcrito no quadrante inferior direito da folha, alinhado esquerda a partir do meio da mancha, em fonte tamanho 12 e espao 1,5. A fonte deve ser informada, porm, sem necessidade de conter todos os elementos de uma referncia. Em geral,

12

informa-se apenas a autoria e o ttulo da obra, ou autoria e ano, sem mencion-la na seo das Referncias.

2.8 Formatao do Resumo

Em pargrafo nico de at 250 palavras, espao 1,5 , letra tamanho 12, com entrada de pargrafo e no mesmo idioma em que for escrito o trabalho, informar o propsito do trabalho, a metodologia usada e as concluses, de forma sucinta, direta e impessoal, sem fazer citaes que remetam o leitor s Referncias ou a um Anexo. A ABNT o considera obrigatrio apenas para dissertaes e teses, e em dois idiomas: o vernculo e outro, a critrio de cada Faculdade. Pode ser solicitado, o RESUMEN com seus descriptores e ttulo; e o ABSTRACT com seus descriptors ou Key words e title, bem como em Francs (RSUM, mots-cl e titre), Italiano e/ou, Alemo, por deciso de cada unidade acadmica. Cada resumo deve iniciar folha prpria, por tratar-se de seo primria e, como j foi dito, o nmero desta folha deve ser considerado na paginao, mas no deve estar visvel ao leitor, por tratar-se de elemento pr-textual. Palavras-chave, ou Descritores, so termos que devem ser informados, para fins de recuperao de dados, ou seja, alguns termos que possam levar o leitor ao texto. No mnimo 3 e, no mximo, 10, devem ser separados uma do outro com um ponto. Iniciar cada termo com a primeira letra maiscula e encerrar com um ponto final (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2003c). Na rea da sade, em geral, utilizado o vocabulrio estruturado e trilnge denominado DeCS (Descritores em Cincias da Sade), criado pela BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informao em Cincias da Sade) a partir do MeSH (Medical Subject Headings) desenvolvido pela National Library of Medicine e disponveis gratuitamente na Biblioteca Virtual em Sade: http://decs.bvs.br.

13

2.9 Formatao para Listas e Sumrio

As listas (Lista de Ilustraes, Lista de Abreviaturas etc) so obrigatrias quando seu contedo exceder a cinco itens. Por exemplo, trs mapas, dois quadros e quatro tabelas, no podem compor trs listas independentes, mas, se arroladas em lista nica, podero compor uma Lista de Ilustraes. O Sumrio a ltima seo pr-textual e serve para organizar todos os tpicos tratados no documento a partir dele, e na ordem em que forem surgindo na obra. Portanto, nenhuma seo pr-textual constar no Sumrio. Muitas vezes confundido com o ndice - elemento opcional, situado ao final do documento e que segue ordem alfabtica de temas tratados -, o Sumrio segue a ordem numrica das sees e, conseqentemente, de pginas (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2003a, 2003b). As sees primrias e secundrias devem, obrigatoriamente, figurar no Sumrio, mas facultativo incluir as sees tercirias, quaternrias, quinrias, ficando a critrio do autor essa deciso. As sees no podem ter apenas uma subdiviso, ou seja, se possuir subseo 1, dever ter pelo menos mais uma, que ser a subseo 2. Exemplo: 1, 2, 3, 3.1, 3.2, 4. O Word pode criar automaticamente o Sumrio, porm, como alguns comandos no favorecem a aplicao das normas da ABNT, sugere-se o sistema manual atravs do recurso criao de tabela com uma linha, ou mais, caso o Sumrio ocupe mais de uma folha. Dessa forma, pode-se, na rgua superior da tela, clicar em: Tabela, Inserir, Tabela, Nmero de colunas: 2; Nmero de linhas: 2; largura, manter Automtico (Figura 2).

Figura 2 Sumrio, em duas colunas.

Mover a diviso das colunas para a direita, abrindo espao para a incluso das sees e reduzindo a rea de pginas, conforme ilustra a Figura 3.

14

Figura 3 Delimitao de espaos para sees e pginas, no Sumrio.

Digitar as sees na primeira coluna, alinhando-as esquerda, e as pginas na segunda coluna, alinhando-as direita. Entre o nmero da seo e seu ttulo, no incluir ponto, trao ou qualquer outra marca: utilizar um espao em branco. Observar que estas no recebem zeros nas casas decimais vagas, por exemplo, 3, 7; e no, 03, 07 e so alinhados direita. A utilizao do negrito nas pginas pode seguir o padro vertical, onde todas sero negritadas (Figura 4); ou, o mais usual, padro horizontal, quando s recebem negrito, as pginas correspondentes s sees igualmente negritadas, ou seja, as primrias e secundrias. opcional ligar o nome da seo sua pgina atravs de pontinhos, mas se adot-los, faz-lo tambm nas Listas e no ndice, se houver, para fins de padronizao. 1 INTRODUO 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo geral 2.2 Objetivos especficos 3 3.1 3.1.1 3.1.2 3.2
Figura 4 Incluso de sees e pginas no Sumrio.

3 7 7 7 10 10 11 12 14

Aps a incluso do contedo do Sumrio, excluir as linhas no utilizadas (Figura 5) e ocultar as bordas da seguinte forma: selecionar a rea criada Formatar, Bordas e Sombreamento, Bordas/Definio: Nenhuma, ok.

15

1 INTRODUO 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo geral 2.2 Objetivos especficos 3

3 7 7 7 1

Figura 5 Excluso das bordas, formando o Sumrio.

O Sumrio pode ter os ttulos de seo alinhados e afastados dos nmeros de seo. No exemplo, a tabela foi dividida em 3 colunas para obter esse resultado (Figura 6): 1 2 2.1 2.2 3
Figura 6 - Sumrio, em trs colunas.

INTRODUO OBJETIVOS Objetivo geral Objetivos especficos

3 7 7 7 10

Estas sees, Lista s e Sumrio, no devem ser demasiadamente longas e o normal que ocupem at trs folhas, cada uma.

16

3 ELEMENTOS TEXTUAIS

As sees textuais compem o trabalho propriamente dito, a exposio de toda a pesquisa (Figura 7).
9

1 1.1 1.1.1 1.1.2 1.2 2 3 4 5 6

SEO PRIMRIA Seo secundria Seo terciria Outra seo terciria Outra seo secundria SEO PRIMRIA SEO PRIMRIA SEO PRIMRIA SEO PRIMRIA SEO PRIMRIA

6 CONSIDERAES FINAIS
8

5 ANLISE DOS RESULTADOS


7

4 METODOLOGIA
6

3 REVISO DE LITERATURA
5

2 OBJETIVOS
4 1.1.1 Seo terciria 3

1 INTRODUO
Texto em pargrafo normal. Caso gere alneas, usar dois pontos: a) livros; b) peridicos; - peridicos impressos, - peridicos eletrnicos, c) CD-ROMs.

1.1 Seo secundria Texto.

Figura 7 Ordem dos elementos textuais.

17

Seguem algumas observaes: a) mesmo que seja em incio de seo, todas as pginas devem ser numeradas, mostrar sua numerao, e iniciar a 2 cm da margem direita, bem como a 2 cm da margem superior, portanto, fora da mancha da folha; b) as sees devem apresentar-se no decorrer do trabalho da mesma forma como foram registradas no sumrio, com relao a negrito e a maisculas. Por serem numerados, os ttulos das sees no devem estar centralizados, mas junto margem esquerda, no mesmo tipo de letra, e mesma forma de grifo, tal como foi apresentado no Sumrio e devem ser de poucas palavras, apenas tpicos, ou seja, o mnimo possvel; c) apenas as sees primrias iniciam pgina prpria, na linha imediatamente abaixo dos 3 cm de margem superior e 3 cm de margem esquerda, sem recuo de pargrafo. Cada ttulo intermedirio de seo deve ser precedido e seguido de 2 espaos 1,5 em branco. Ttulos primrios, por iniciarem a folha, devem figurar diretamente a 3 cm da margem superior (previamente formatada), e separados do texto por 2 espaos 1,5. Esses ttulos devem obedecer ao mesmo tamanho de letra e destaque recebidos no Sumrio. Por serem numerados, devem ser posicionados esquerda, sem recuo de margem e com apenas um espao em branco entre o nmero e seu ttulo (sem ponto ou trao). No h espao entre pargrafos de nenhum tipo (antes, depois ou entrelinhas).

3.1 Citaes diretas

Citao direta a transcrio literal de uma parte de obra consultada. As citaes de menos de 3 linhas devem figurar entre aspas duplas, integrando o pargrafo, com indicao da fonte, com pgina exata de onde o texto foi extrado (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002b). A supresso [...] foi adotada para indicar que parte da frase original foi excluda (Quadro 1).

18

No texto: Na verdade, [...] o termo aplice, ento j de uso generalizado, deriva do italiano polizza,quesignificaumapromessa(MARENSI,2002,p.23). Nas Referncias: MARENSI, Voltaire Giavarina. O contrato de seguro luz do novo cdigo civil: Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Porto Alegre: Sntese, 2002. 115 p.
Quadro 1 - Citao direta com menos de 3 linhas e sua referncia.

Para citaes de mais de 3 linhas, as aspas so substitudas por um recuo de pargrafo de 4 cm, justificado e em tamanho 11. Igualmente, deve ser indicada a fonte com a exata pgina de onde o texto foi extrado. No Quadro 2 a supresso [...] no foi adotada na citao, por tratar-se de incio de frase (no exemplo: Acabou-se!). O trecho citado precedido de dois pontos, porque d continuidade ao texto, ilustrando-o.

No texto: No verso 23 o desnimo fica claro, quando Media desabafa:


Acabou-se! J no tem para mim encantos a vida; quero morrer, minhas amigas. Aquele que era tudo para mim, estou farta de sabelo, meu esposo, se tornou o mais prfido dos homens. [...] Precisamos primeiro comprar muito caro um marido, para depois termos nele um senhor aboluto da nossa pessoa, segundo flagelo ainda pior que o primeiro. ento que se joga uma grande cartada! Ser ele ruim? Ser bom (EURPEDES, 1972, p. 25)?

Nas Referncias: EURPEDES. Media. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1972. 94 p.


Quadro 2 - Citao direta com mais de 3 linhas e sua referncia.

A citao direta exemplificada no Quadro 3 est incorreta, porque o pargrafo 100% do autor citado, sem nenhuma participao, contribuio ou comentrio ao trecho transcrito.

19

No texto:
As normas hierarquicamente superiores sob o prisma axiolgico no tornam ilegtimas ou invlidas as normas inferiores naquilo em que se confrontam. Assim, como se sustentou alhures, as antinomias existentes entre normas constitucionais sero sempre aparentes, nunca reais (SPALDING, 2006, p. 241).

Nas Referncias: SPALDING, Mauro. Execuo contra a Fazenda Pblica Federal: (por quantia certa). Curitiba: Juru, 2006. 287 p.
Quadro 3 - Citao direta incorreta e sua referncia,

3.2 Citaes indiretas

Quando a idia do autor de uma obra se encaixa na idia do autor do trabalho e este decide parafrase-la, a pgina no mencionada, conforme ilustra o Quadro 4 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002b).

No texto: Em sntese, pode-se conceitu-lo simplesmente como uma administrao pblica eficiente e eficaz, munida de transparncia, moralidade, imparcialidade, participao e responsabilidade com a sociedade para a qual se destina (FREITAS, 2007). Nas Referncias: FREITAS, Juarez. Discricionariedade administrativa e o direito fundamental boa administrao pblica. So Paulo: Malheiros, 2007. 143 p.
Quadro 4 - Citao indireta e sua referncia.

Quando a idia parafraseada tem como fonte uma obra escrita por 3 autores, utilizar ponto-e-vrgula entre eles (Quadro 5).

20

No texto: Esta teoria surgiu no sculo XX com Moreno, mdico austraco que uniu sua formao mdica ao psicodrama (MANZOLLI; CARVALHO; RODRIGUES, 1981). Nas Referncias: MANZOLLI, Maria Ceclia; CARVALHO, Emlia Campos de; RODRIGUES, Antonia Regina Foregatto. Psicologia em enfermagem: teoria e pesquisa. So Paulo: Sarvier, 1981. 114 p.
Quadro 5 - Citao indireta, de autoria composta, e sua referncia.

Quando autores de mais de uma obra convergem na mesma idia e esta juno de pensamentos parafraseada, aplicar ponto-e-vrgula entre elas (Quadro 6).

No texto: A mama tem importncia como nutriz, alm de acrescentar um importante complemento imagem corporal e identidade feminina (PRILL; LANGEN, 1985; FERNANDES, 1997). Nas Referncias: FERNANDES, A. F. C. Corpo, sexualidade e imagem corporal, as mulheres com cncer de mama e sua famlia. In: ______. O cotidiano da mulher com cncer de mama. Fortaleza: Federaes Cearenses de Pesquisa e Cultura, 1997. 96 p. p. 4249. PRILL, H. J.; LANGEN, D. Ginecologia psicossomtica: o caminho psicossomtico para a prtica ginecolgica. So Paulo: Roca, 1985. 360 p. il.
Quadro 6 - Citao indireta, mesclando mais de uma obra, e suas referncias.

Em citao de duas obras de mesma autoria, no repeti-la e usar vrgula entre as datas. Exemplo: (MARTINS COSTA, 2006, 2008). Caso as datas tambm coincidam e, na lista de referncias, tenha sido aplicado sistema de letras ao final do ano para facilitar sua identificao (a, b, c, d etc), adotar a mesma regra. Exemplo (LEE, 2003a, 2003c).

21

3.3 Entrevistas

Para citar entrevistas ou depoimentos dos participantes da pesquisa, embora a ABNT no faa recomendao especial para depoimentos, por conveno, utilizamse as mesmas regras aplicadas s citaes de trechos de obras, porm com itlico, para diferenci-las. Em geral, os entrevistados no podem ser identificados e cabe ao autor da pesquisa codific-los, a seu critrio, com nomes de pedras, de flores, sistema alfa-numrico (P1, P2 participante 1, participante 2) etc. Conforme o tipo de pesquisa, nenhuma identificao exigida (Quadro 7). O pargrafo poder ser 100% do entrevistado, mas deve constar, entre colchetes, a interveno do autor do trabalho na transcrio do que foi dito. No texto: ApartirdesuaparticipaonoProjetoEducaopeloEsporte,percebeuse mudanas nas crianas relacionadas ao desenvolvimento de habilidades cognitivas (27,3%), o que pde ser observado atravs de expresses, tais como:
Acho que agora [estou] ficando mais inteligente. Aprendi muitas coisas. Quadro 7 - Citao de entrevista (MACHADO, 2006, f. 57).

3.4 Expresses latinas

As expresses latinas mais utilizadas no texto so: a) apud - significa citado em. Utilizada no texto, para citao de citao. Uma vez que recomendvel ler a fonte direta da informao, o apud no muito utilizado. Caso necessrio, ou seja, quando no for possvel o acesso fonte original, mas o texto for de muita relevncia, aplicvel. Exemplo de apud com

22

citao direta: (MACEDO1, 1880, p. 235 apud SOUZA, 2003, p. 67). No exemplo, no se teve em mos a obra do Macedo, mas o texto foi encontrado quando citado pelo Souza. A obra do Souza contar na lista de Referncias do trabalho e a referncia do verdadeiro autor da frase, Macedo, dever constar em nota de rodap, se possvel, de forma completa. Da lista de Referncias do Souza, extrai-se a referncia do Macedo. Em caso de haver transcrio no literal do texto do Macedo, a regra a mesma das citaes indiretas, no exemplo: (MACEDO2, 1880 apud SOUZA, 2003); b) et al. - forma abreviada de et alii, que significa e outros. Somente a forma abreviada deve ser adotada e em minsculas. Utilizada em citaes e referncias para suprimir o nome dos autores de uma obra citada, em caso de autoria superior a trs pessoas, constando apenas o primeiro autor seguido dessa expresso. No exemplo: (GARCIA; LUZ; ALVIM; FERNANDES, 2008), figurar (GARCIA et al., 2008); c) id - forma abreviada de idem,quesignificaigualanterior.As duas formas so aceitas. Utilizada para obras diferentes, de mesmo autor, citadas na mesma pgina e sem citao entre elas, especialmente, quando a autoria for extensa. Exemplo: (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2005) na primeira ocorrncia da pgina e (id, 2007) na prxima ocorrncia; d) ibid - forma abreviada de ibidem,quesignificanamesmaobra. As duas formas so aceitas, mas deve-se observar a padronizao: a forma adotada nesse caso deve ser a mesma adotada na alnea c. Essa expresso s pode ser usada quando uma determinada obra for citada mais de uma vez, na mesma pgina, mudando apenas a paginao. A primeira ocorrncia ser completa, exemplo, Garcia et al. (2008, p. 57) e as
1

MACEDO, Francisco Ferraz de. Desabafo patritico e o tricentenrio de Cames no Rio de Janeiro: estudo crtico e documentado. Rio de Janeiro: Acadmica, 1880. 222 p.

23

seguintes so substitudas pela expresso latina. No exemplo, (ibid, p. 62); e) op cit. - forma abreviada de opus citatum, que significa obra citada.Somenteaformaabreviadadeveseradotada.Utilizada quando a obra tiver sido citada, porm intercalada com outra obra, ambas na mesma pgina. Evitar o uso desta expresso para facilitar a fluncia da leitura, de forma que o leitor no precise voltar no texto em busca da identificao do autor; f) passim - significaaquieali, eutilizadaquando a citao se repete em mais de um trecho da obra. Em trabalhos acadmicos sua utilizao perde a aplicabilidade uma vez que no se recomenda citar o mesmo trecho mais de uma vez. g) sic - significaassimmesmo,nosentidodeestarfielaooriginal, ainda que com erros ou afirmao inusitada. Somente a forma abreviada deve ser adotada e em minsculas. As expresses latinas utilizadas nas Referncias, alm da et al., so: a) In.- significa em. Utilizada nas referncias para casos de captulo de livro ou de trabalho de evento, com inicial maiscula porque inicia um campo. No adotada para artigos de peridico; b) S.l. - forma abreviada de sine loco, que significa sem local. Utilizada, entre colchetes, na referncia de obra quando no for possvel encontrar o local de edio. Deve figurar com a primeira letra maiscula, por iniciar campo; c) s.n.. - forma abreviada de sine nomine,quesignificasemdata. Utilizada, entre colchetes, na referncia de obra quando no for possvel encontrara editora. Deve figurar em minsculas; d) s.d.. - forma abreviada de sine data, que significa sem data. Utilizada, entre colchetes, na referncia de obra quando no for possvel sequer definir uma data de edio provvel. Deve figurar em minsculas.

24

3.5 Ilustraes

Jamais iniciar uma seo com figura ou com subdiviso da seo. Deve haver sempre um texto de ligao. Referindo-se a um quadro, faz-lo em pargrafo imediatamente anterior ou posterior a ele e cit-lo dentro ou fora de parnteses, ou seja, (Quadro) ou Quadro (com o Q maisculo). Caso o trabalho possua mais de um quadro, numer-los (Quadro 8). Essas regras valem para qualquer ilustrao (Mapa 5), (Grfico 1) etc.

Quadro 8 Ttulo do quadro em tamanho 11, alinhado esquerda, em espao simples, voltando abaixo da primeira letra do ttulo.

Quando for tabela, o ttulo deve ser acima, e a fonte abaixo dela. Tabelas devem ter moldura aberta dos lados (Tabela). Tabela Seu ttulo em tamanho 12. Numer-la quando houver mais de uma.

Fonte: De onde foram extrados os dados, em tamanho 11. Para complementar a norma da ABNT, ver a norma do IBGE (FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA, 1993).

No caso de ilustrao muito extensa, ocupando mais de uma folha, adicionar asexpressesContinua...e...continuao, que podem ser feitas utilizando-se o recurso Caixa de texto (APNDICE).

25

4 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS

As sees ps-textuais complementam o trabalho e devem ser listadas no Sumrio, com o mesmo tipo de letra, tamanho e grifo (Figura 8).

14

ANEXO Seu ttulo.


13

APNDICE B Seu ttulo.


12

APNDICE A Seu ttulo.


11
continuao das referncias

10

REFERNCIAS

Figura 8 Ordem dos elementos ps-textuais.

26

Seguem as principais observaes a respeito dos elementos pr-textuais de um trabalho acadmico: a) as folhas opcionais foram escurecidas na Figura 8, apenas para fins de visualizao, mas todas devero ser em folha branca; b) por no serem numerados, os ttulos de seo devem ser centralizados; c) todas as folhas ps-textuais mostram sua numerao, at a ltima folha; d) estas sees devem ser citadas no texto ou cada uma das referncias atravs do sistema adotado numrico ou autor-data. Exemplos: (APNDICE C) (PEREIRA FILHO, 2008).

4.1 Formatao das Referncias

A lista de referncias deve ser feita em espao simples, alinhada esquerda, em tamanho de fonte 12, com dois espaos simples entre uma e outra, o equivalente a um espao duplo. No aconselhvel iniciar uma referncia ao final de folha e continu-la na folha seguinte. A continuao das Referncias no recebe ttulo, e numerada. As partes de uma referncia so, basicamente: a) Campo de autoria ponto; b) Campo de ttulo. Campo da imprenta (local de edio, editora, data) ponto; c) Campo da Colao (aspectos fsicos como: nmero de pginas, ilustraes) ponto; d) Campo de Notas - ponto. Para a elaborao de cada referncia, cabe observar sua estrutura, que varia conforme o tipo de documento (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2002a). O Quadro 9 ilustra a estrutura referncias para livros.

27

Livros - De um a trs autores: SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR, Prenomes; SOBRENOME DO SEGUNDO AUTOR, Prenomes; SOBRENOME DO TERCEIRO AUTOR, Prenomes. Ttulo da obra em negrito: subttulo sem destaque e precedido de dois pontos. 3. ed. Cidade de Edio: Editora, ano. total de pginas. (Ttulo da srie, 5). - Quatro autores ou mais: SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR, Prenomes et al. Ttulo da obra. Cidade de Edio: Editora, ano. total de pginas. - Organizador (se houver mais de um, o Org. no muda para o plural): SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Prenomes (Org.). Ttulo da obra. Cidade de Edio: Editora, ano. total de pginas. - Sem autoria definida: PRIMEIRA palavra do ttulo em maisculas, as demais em minsculas, e nada em negrito. Cidade de Edio: Editora, ano. total de pginas. - Na citao deste ltimo exemplo, ser (PRIMEIRA..., ano, p. ).
Quadro 9 Elaborao de referncias para livros.

Quando duas referncias forem de mesma autoria, ou mesma autoria no captulo e na obra toda, possvel substituir a repetio do nome do mesmo autor, na segunda ocorrncia, por um trao de 6 toques, espao e ponto. Essa regra se aplica referncia de qualquer tipo de documento, mas h dois exemplos no Quadro 10, a seguir, onde alm de mesma autoria, h coincidncia de datas de edio. Quando isso ocorrer, seguir a ordem apresentada na lista de referncias para aplicar a,b ecaofinal doano. Voltar aotexto paraadicionar, nascitaes, asletras adotadas para diferenci-las.

28

Captulos de livros - Exemplo padro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPTULO, Prenomes. Ttulo do captulo. In: SOBRENOME DO AUTOR DA OBRA, Prenomes. Ttulo da obra. Cidade de Edio: Editora, ano. total de pginas p. p. inicial-final. - Autoria repetida, autor do captulo o mesmo da obra toda: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPTULO, Prenomes. Ttulo do captulo. In: ______ . Ttulo da obra. Cidade de Edio: Editora, 2008a. total de pginas p. p. inicial-final. - Autoria repetida, autor do captulo o mesmo da referncia imediatamente acima: ______ . Ttulo do captulo. In: SOBRENOME DO AUTOR DESSA OUTRA OBRA, Prenomes. Ttulo da obra. Cidade de Edio: Editora, 2008b. total de pginas p. p. inicial-final.
Quadro 10 Elaborao de referncias para captulos de livros.

As pginas de incio e fim do captulo sero sempre obrigatrias (Quadro 10). Dissertaes e teses - Exemplo padro: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Ttulo do trabalho: subttulo. Ano da distribuio. total de folhas f. Tese (Doutorado em ...) - Faculdade da Defesa, Universidade da Defesa, Cidade da defesa, ano da defesa. - Na citao, ser (SOBRENOME, ano da distribuio, f. ).
Quadro 11 Elaborao de referncias para teses e dissertaes.

Cabe observar que trabalhos impressos em apenas um lado da folha no tm nmero de pginas, mas de folhas. Essa informao se refletir na referncia e em sua citao, pois substituem o p. de pgina, utilizando-se f. de folha. O nmero total de folhas dado obrigatrio, tendo em vista a comutao bibliogrfica oferecida por sistemas nacionais e internacionais e cujo preo depende dessa informao. Embora, na referncia sejam informadas as datas de distribuio e de defesa, apenas a data de distribuio utilizada na citao (Quadro 11).

29

Artigos de peridico - Exemplo padro: SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. Ttulo do artigo. Ttulo do Peridico em Negrito, Cidade, v. e seu n, n. e seu n, p. inicial-final, estao do ano ou ms abreviado e ano.
Quadro 12 Elaborao de referncias para artigos de peridico.

As pginas de incio e fim do artigo so obrigatrias quando este for impresso ou quando essa informao constar no documento (Quadro 12). Matrias de jornal - Exemplo padro: SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. Ttulo do artigo. Ttulo do Peridico (Jornal) em Negrito, Cidade, v. e seu n, n. e seu n, p. inicial-final, dia ms abreviado e ano. - Quando a matria no for assinada e no houver um responsvel por aquela coluna, entra pelo ttulo: PRIMEIRA palavra do ttulo do artigo. Ttulo do Peridico (Jornal) em Negrito, Cidade, v. e seu n, n. e seu n, p. inicial-final, dia ms abreviado e ano. - Em geral, cidade, volume e nmero so dados extrados da capa, o resto, da prpria pgina em questo. - Na citao, ser (PRIMEIRA..., ano, p. ).
Quadro 13 Elaborao de referncias para matrias de jornal.

As regras so basicamente as mesmas aplicadas a artigos de peridico porque jornais tambm so peridicos (Quadro 13). Trabalhos publicados em eventos - Exemplo padro: SOBRENOME DO AUTOR DO TRABALHO, Prenomes. Ttulo do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM MAISCULAS, n., dia inicial-dia final ms abreviado e ano, cidade. Ttulo do evento em negrito com reticncias que substituem toda a repetio do evento. Cidade de Edio: Editora, ano. total de pginas p. p. inicial-final. - Na citao, ser (SOBRENOME, ano da edio, p. ).
Quadro 14 Elaborao de referncias para trabalhos publicados em eventos.

30

As pginas de incio e fim do trabalho so obrigatrias quando este for impresso ou quando essa informao constar no documento. Embora, na referncia sejam informadas as datas do evento e da edio, apenas a data de edio utilizada na citao (Quadro 14). Verbetes de dicionrios - Exemplo padro: PALAVRA. In: SOBRENOME DO AUTOR DA OBRA, Prenomes. Ttulo da obra. Cidade de Edio: Editora, ano. total de pginas p. p. inicial-final. - Na citao, ser (PALAVRA, ano, p. ).
Quadro 15 Elaborao de referncias para verbetes de dicionrios.

Verbetes de dicionrios, enciclopdias e de outras obras de referncia, so palavras ou expresses que trazem definies, significados, notas e o sentido em que podem ser aplicados os termos consultados (Quadro 15). Documentos eletrnicos - Exemplo padro: SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. Ttulo do texto em negrito. Cidade da Instituio que abriga a pgina: Instituio Responsvel, ano de atualizao. Disponvel em: <http://www.algo>. Acesso em: dd mmm. aaaa. - Na citao, ser (SOBRENOME, ano da atualizao).
Quadro 16 Elaborao de referncias para documentos eletrnicos.

preciso ateno sobre as referncias de obra disponvel na Internet. A data citada no texto deve ser de publicao, e no do acesso (Quadro 16). A URL deve estar entre sinais de menor e maior, com o hiperlink removido. Exemplo: Disponvel em: <www.ufrgs.br>. Portanto, todas as referncias devem figurar em preto, mesmo aquelas de documento eletrnico. No Quadro 17, seguem alguns exemplos de sobrenomes, com sua ordenao alfabtica.

31

Brasileiros e portugueses: COSTA E SILVA, Dbora DI SANTORO, Adalberto SILVA, Patrcia da (Mas, pode-se excluir as partculas: da, das, de, do, dos) ______ . (O trao de 6 toques substitui a repetio de Patrcia Silva, para outra obra sua) SILVA FILHO, Cristiano SILVA JNIOR, Heitor Lus (nunca SILVA Jr.) SILVA NETO, Andr SILVA NETO, Ricardo (como outro autor, no substitu-lo por ______ .) SILVA SOBRINHO, Lus Ingleses: McMILLAN, Gail (ordenar pela pronncia MAC... logo, antes do MALINCONICO) MALINCONICO, Shirley Nomes ingleses de origem alem, e nomes sul-africanos de origem holandesa, entrar pelo prefixo: VAN BUREN, M. VAN DER POST, C. VON BRAUM, W. Franceses: S entrar pelo prefixo se ele for um artigo ou a contrao de artigo com preposio. DES GRANCES, Claude Martin DUMAURIER, David Irlandeses: entrar pelo prefixo. ABECKETT,G.A. ONEAL,E. OSEA,M. Escoceses: entrar pelo prefixo. Mc DOWELL, Edward Robinson McDONALD, Robert Holandeses: entrar pelo nome que segue o prefixo, exceto se ele for VER. AA, Pieter van der VER BOREN, Daisy WINTER, Christiaan de

Espanhis: MARTINEZ DE SOUSA, Jos (prevalece o sobrenome do pai antecede o da me) PEREZ Y PEREZ, Franco SANZ EGAA, Carlos Italianos: Entrar pelo prefixo. As seguintes formas, raramente constituem prefixo: DE,DE,DEGLI,DEI,DELI.Nadvida, entrar pelo prefixo. DAPPICE,VictorioArno DELLA MANNA, L. S. DI FIORI, Romeo DE VUONO, Laura Alemes: S entrar pelo prefixo, caso seja um artigo ou uma contrao de preposio com artigo. Prefixos que no fazem parte do nome: den, der,van,vander,vant. AMTHYM, A. AUSM, WEERTH, E. VOM ENDE, E. ZUM BUSCH, J. P. ZUR LINDE, O. Indianos: entrar pelo nome que segue o prefixo, exceto se ele for DAS, SEM. DAS GUPTA, H. N.

rabes: entrar pelo prefixo ou artigo, ligar o sobrenome com hfen. ABD-ELFATTAR, M. ABOU-SAID, N. Chineses: entrar na forma como se apresentam. LIU CHIU PING YU SHIU LIN Quadro 17 - Exemplos ordenados de sobrenomes simples e compostos

32

4.2 Formatao de Apndices e Anexos

Apndice (de autoria prpria) e Anexo (de autoria alheia) so sees que ilustram o trabalho e/ou o complementam e, portanto, devero ser citadas no texto. Seus ttulos devem figurar tal como fornecidos no Sumrio e so centralizados, j que no so numerados. Recebem letra quando em mais de um e devem possuir ttulo prprio, onde s sua primeira letra figura em maisculas, precedido de hfen. O Anexo, por ser adicionado sem interferncia do autor ao trabalho, deve ser copiado (utilizando um scanner), de forma fiel ao original, podendo ser proporcionalmente reduzido. Esse ajuste permitir sua incluso no espao abaixo de seu ttulo, de dois espaos 1,5 em branco, como nos demais ttulos de seo.

33

5 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADMICOS

Conforme o tipo de documento acadmico, as sees podem variar.

5.1 Projetos

Em Projetos de Pesquisa e Projetos para Exame de Seleo, a seo prtextual Apresentao antecede o Sumrio e no obrigatria, e as textuais CronogramaeOramento, que so obrigatrias, substituemaAnlisedeDados e as Concluses, at porque, trata-se de um trabalho anterior pesquisa (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2005). Uma seqncia normal para esse tipo de documento (Quadro 18):

Sees Prtextuais
(capa) (folha de rosto) APRESENTAO SUMRIO

Sees Textuais

Sees Ps-textuais
REFERNCIAS APNDICE Bibliografia complementar ANEXO Seu ttulo

1 INTRODUO 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS 4 4.1 4.2 5 CRONOGRAMA 6 ORAMENTO Quadro 18 Sees para projetos.

5.2 Trabalhos de disciplina

A estrutura mnima dos trabalhos de disciplina de qualquer curso acadmico segue no Quadro 19, embora os demais elementos opcionais previstos pela ABNT possam ser includos.

34

Sees Pr-textuais
(capa) (folha de rosto) SUMRIO

Sees Textuais

Sees Ps-textuais
REFERNCIAS

1 INTRODUO 2 OBJETIVOS 3 3.1 3.2 4 5 CONSIDERAES FINAIS Quadro 19 - Estrutura de trabalhos de disciplina.

5.3 Trabalhos de concluso de curso: Graduao e Especializao

A composio dos trabalhos de concluso de Graduao e de Especializao segue, basicamente, a estrutura do Quadro 20, podendo agregar todos os demais elementos opcionais previstos pela ABNT:

Sees Pr-textuais
(capa) (folha de rosto) AGRADECIMENTOS RESUMO SUMRIO

Sees Textuais

Sees Ps-textuais

1 INTRODUO REFERNCIAS 2 OBJETIVOS APNDICE Seu ttulo 3 ANEXO Seu ttulo 3.1 3.2 4 5 CONSIDERAES FINAIS Quadro 20 - Estrutura de trabalhos de concluso de Graduao e Especializao.

5.4 Dissertaes e Teses

De maior complexidade, os trabalhos de concluso de Mestrado e de Doutorado (no Brasil, respectivamente, dissertaes e teses) seguem a estrutura do Quadro 21:

35

Sees Pr-textuais

Sees Textuais

Sees Ps-textuais
REFERNCIAS GLOSSRIO APNDICE A Seu ttulo APNDICE B Seu ttulo ANEXO A Seu ttulo ANEXO B Seu ttulo NDICE

(capa) 1 INTRODUO (folha de rosto) 2 OBJETIVOS ERRATA 3 REVISO DE (folha de aprovao) LITERATURA (dedicatria) 4 METODOLOGIA AGRADECIMENTOS 5 ANLISE DOS (epgrafe) RESULTADOS RESUMO 6 CONCLUSES RESUMEN ABSTRACT LISTA DE ILUSTRAES LISTA DE TABELAS LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE SMBOLOS SUMRIO Quadro 21 - Estrutura de dissertaes e teses.

5.5 Trabalhos para congressos e artigos para peridicos

Em geral, no h nova pgina a cada seo primria, sendo o texto contnuo. PodeocorrerdaSeoObjetivosserincludanaseoIntroduo,comoltimo pargrafo, a critrio da instituio publicadora. Visando uma avaliao imparcial dos trabalhos submetidos ao evento, ou revista onde se pretende publicar, os dados da folha de rosto referentes autoria so solicitados em folha ou arquivo parte. Os organizadores podero pedir a incluso de itens, tais como: vnculo institucional dos autores, breve currculo, endereo postal e eletrnico, telefone e fax para contato. Os agradecimentos a rgos de fomento, quando necessrio mencionar, constituem nota, em geral, no final do trabalho, em rea definida pela instituio publicadora (Quadro 22). Sees Pr-textuais
(folha de rosto) RESUMO ABSTRACT RESUMEN

Sees Textuais

Sees Ps-textuais
(agradecimentos) REFERNCIAS APNDICE Seu ttulo ANEXO Seu ttulo

1 INTRODUO 2 OBJETIVOS 3 3.1 3.2 4 5 CONCLUSES Quadro 22 - Estrutura para submisso a eventos e peridicos

36

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002a. 24 p. Disponvel aos assinantes em: <http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php>. Acesso em: 17 set. 2008. ______. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 2003a. 3 p. ______. NBR 6027: informao e documentao: sumrio: apresentao. Rio de Janeiro, 2003b. 2 p. ______. NBR 6028: informao e documentao: resumo: apresentao. Rio de Janeiro, 2003c. 2 p. ______. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002b. 7 p. ______. NBR 12225: informao e documentao: lombada: apresentao. Rio de Janeiro, 2004. 3 p. ______. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2006. 9 p. ______. NBR 15287: informao e documentao: projeto de pesquisa: apresentao. Rio de Janeiro, 2005. 6 p. FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. 62 p. MACHADO, Paula Xavier. Impacto e processo de um projeto de educao pelo esporte no desenvolvimento infantil. 2006. 108 f. il. Dissertao (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponvel em: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000589532&loc=2007&l=66178976a 15cd225. Acesso em: 22 set. 2008.

37

APNDICE Exemplo de trabalho fictcio formatado

Nome da Universidade Por Extenso

NOME COMPLETO DO AUTOR DO TRABALHO

TTULO DO TRABALHO: seu subttulo em menor destaque

obrigatrio adicionar dois pontos se houver subttulo.

Cidade ano

38

NOME COMPLETO DO AUTOR DO TRABALHO

TTULO DO TRABALHO:

obrigatrio adicionar dois pontos se houver subttulo.

seu subttulo em menor destaque

Trabalho de Concluso apresentado ao Curso de Xxxx da Faculdade Xxxx da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Xxxxx. Orientador: Prof. ...

Cidade ano

39

NOME COMPLETO DO AUTOR DO TRABALHO

TTULO DE, NO MXIMO, DUAS LINHAS seu subttulo em menor destaque

Dissertao apresentada ao Curso de PsGraduao em Xxxx, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para a obteno do Grau de Mestre (ou Doutor, se for o caso). Aprovada em Porto Alegre, em 2 de dezembro de 2008.

BANCA EXAMINADORA _____________________________________________________ Prof. Dr. Nome completo do professor orientador e presidente da Banca Orientador Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

_____________________________________________________ Prof. Dr. Nome completo do membro, convidado externo Nome de sua Universidade SIGLA

_____________________________________________________ Prof. Dr. Nome completo do membro Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

_____________________________________________________ Prof. Dr. Nome completo do membro Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS De acordo do Mestrando/Doutorando: ______________________________.

40

Dedico esta conquista a meus pais, Magnlia e Hugo, cujo empenho em iluminar meus caminhos continua excedendo minhas expectativas.

41

AGRADECIMENTOS

Inicialmente agradeo... ( ABNT, que padronizou a formatao dos trabalhos acadmicos e que, para esta pgina, recomenda: escrever o nome da seo com destaque, em geral, maisculas e negrito, em tamanho de fonte 12; centralizar o nome desta seo, digit-la respeitando as margens que seguiro por todo o trabalho (3 cm superior e esquerda, e 2 cm direita e inferior). Entre o nome da seo e o texto, deixar 2 espaos 1,5 em branco. Os pargrafos, todos em espao 1,5 sem espaos livres entre um pargrafo e outro, devem estar em fonte 12. O ideal que seu texto no ultrapasse 2 folhas). Na fase de levantamento de dados, no poderia deixar de agradecer o empenho da ...

42

Asadenoumfim,masummeio. Ummeiodevida(Gandhi,1940).

43

RESUMO

Buscou-se... (com entrada de pargrafo, espao 1,5 cm, letra tamanho 12 e em pargrafo nico). Descritores: Palavra-chave mais significativa. Segunda palavra-chave. Terceira palavra.

44

LISTA DE ILUSTRAES

Figura 1 Exemplo de anlise de resultados ......................................................... 14 Figura 2 Exemplo de continuidade na anlise dos dados .................................... 15 Figura 3 Exemplo de tabela................................................................................... 15 Tabela Seu ttulo................................................................................................... nn Grfico Seu ttulo.................................................................................................. nn Figura 4 Seu ttulo................................................................................................. nn

Os pontinhos so opcionais, mas se aplicados nesta lista, us-los nas demais e no Sumrio. No usar zero antes do nmero de pgina. A ordenao dessa lista segue a mesma regra do Sumrio, ou seja, de paginao, e no se deve, nessa lista, agrupar as ilustraes por tipo nem orden-las alfabeticamente. Deve-se fazer lista especfica para determinado tipo de ilustrao quando composta por mais de 5 itens.

45

SUMRIO

1 1.1 1.1.1 1.1.2 1.2 2 2.1 2.2 3 4 5 6

INTRODUO .................................................................................... Seo secundria .... opcional: um espao entre o nmero da seo e o nome Seo terciria ........... da seo ou deix-las alinhadas como neste exemplo; o uso de pontinhos entre a seo e a pgina; negrito em Outra seo terciria .. todos os nmeros de pgina ou apenas acompanhando o Outra seo secundria ....................... negrito da seo ................... OBJETIVOS ......................................................................................... Objetivo geral ..................................................................................... Objetivos especficos ........................................................................ REVISO DE LITERATURA ............................................................... METODOLOGIA .................................................................................. ANLISE DOS RESULTADOS ........................................................... CONCLUSES ...................................................................................

9 9 9 9 9 11 11 11 12 13 14 17 18 19 20 21 23 nn

REFERNCIAS ............................................................................................... APNDICE A Bibliografia complementar ................................................. APNDICE B Sugestes e observaes quanto ao uso das normas ... APNDICE C Para ordenar referncias em ABNT .................................. APNDICE D Bases de Dados .................................................................. ANEXO Seu ttulo: com subttulo sem negrito, no pode invadir a coluna das pginas, retornando abaixo do ttulo .......................................

46 9

1 INTRODUO

Texto onde se delimita o objeto do estudo, apresenta o problema e onde se descreve a relevncia do estudo para a rea. Conforme recomendao do professor, esta seo poder ser constar nesta seo ou em seo prpria (Reviso de Literatura). Desta folha em diante, com ou sem nome de seo, todas as folhas devem ser numeradas e sua paginao deve ser aparente, configuradas a 2 cm da margem superior e 2 cm da margem direita.

1.1 Seo secundria

Jamais iniciar uma seo com figura ou com subdiviso da seo. Sempre dever haver texto de ligao entre: figura e figura, seo e figura, seo e subseo.

1.1.1 Seo terciria

As sees tercirias, quaternrias etc, no precisam constar no Sumrio.

1.1.2 Outra seo terciria

No deixar incio de seo em final de folha, pass-la para a prxima. Fora esse caso, apenas as sees primrias tm obrigao de iniciar nova folha.

47 10

1.2 Outra seo secundria

Texto...

48 11

2 OBJETIVOS

Informar o objetivo geral e os especficos se houver. So objetivos desta pesquisa: mapear xxx; realizar xxx etc. Caso haja a necessidade de separar os objetivos gerais, dos especficos, em sees diferentes, lembrar-se que deve haver frase(s) de ligao entre o 2.1 e o 2.2, e incluir essas duas subsees no Sumrio. Por exemplo:

2.1 Objetivo geral

A pesquisa teve como objetivo geral a observao de...

2.2 Objetivos especficos

Foram trs os objetivos especficos do trabalho: a) o primeiro deles; b) o segundo; c) o outro objetivo. Ou seja, no se pode listar tpicos, sees e subsees sem que haja texto de ligao e as alneas sero sempre letras minsculas, sem usar: trao, ponto, crculo, losango etc.

49 12

3 REVISO DE LITERATURA

Nesta seo fazer a reviso bibliogrfica que sustentar o trabalho (conforme recomendao do professor, esta seo poder ser includa na Introduo). Sees primrias, 1, 2, 3... sempre devem figurar em nova pgina. A seguir, um exemplo de citao direta com a utilizao de apud. Esta tambm a opinio de Strmer2 apud Doneda, quando diz:
O habeas data pode enquadra-se nos meios subjetivos de controle dos dados pessoais, atravs de impulso do interessado. Ele destinase obteno e eventual retificao das informaes sobre o impetrante em bancos de dados governamentais ou de carter pblico. [...] Algumas de suas limitaes, porm, fazem com que sua aplicao seja escassa e pouco abrangente, como a excluso de bancos de dados privados e de uso interno do seu campo de atuao; a necessidade da prova da recusa da administrao (ou outro ente) em fornecer a informao; e a ausncia da possibilidade expressa de que informaes indevidamente coletadas ou armazenadas sejam eliminadas do banco de dados (STRMER, 1992 apud DONEDA, 2000).

A governana corporativa tem por objetivo dar maior transparncia s informaes financeiras. A partir de sua aplicao, torna-se necessrio estreitar o relacionamento entre administradores, acionistas, cotistas, conselheiros e auditores (GOVERNANA..., 2008). A Cmara de Arbitragem do Mercado (CAM), vem oferecer [...] uma alternativa para soluo de controvrsias, com a vantagem de trazer mais agilidade e economia, menos formalismo, alm de rbitros especializados nas matrias a serem decididas (BOLSA DE VALORES DE SO PAULO, 2002, p. 5).

STRMER, Bertram Antnio. Bancos de dados e habeas-data no cdigo do consumidor. Revista de Direito do Consumidor, So Paulo, n. 1, p. 55-94, mar. 1992.

50 13

4 METODOLOGIA

Explicar a abrangncia da pesquisa, sua delimitao geogrfica e temporal, teoria seguida e populao participante, bem como etapas do estudo e mtodo adotado, no levantamento de dados e em sua anlise.

51 14

5 ANLISE DOS RESULTADOS

Nesta seo os resultados relevantes oriundos da pesquisa so explanados, discutidos, comparados e, a critrio do autor do estudo, ilustrados - atravs de esquemas, grficos, quadros, tabelas etc (Figura 1).
Observou-se que, dos 45 questionrios respondidos, 51,48% conheciam as regras em questo (278 respostas); 19,07% as conheciam, em parte (103 respostas); e 29,45% as desconheciam (159 respostas), totalizando 540 respostas (Quadro 1). Tema em questo Elementos pr-textuais Elementos ps-textuais Sees pr e ps-textuais Sees textuais Dedicatria Agradecimentos Obra citada Citaes Sumrio ndice Apndice Anexo T o ta l e m n a b s o l u to s Total percentual Conheciam 21 25 16 17 31 38 9 18 40 22 16 24 278 5 1 ,4 8 % Conheciam, em parte 14 10 12 6 11 4 6 9 4 9 10 8 103 1 9 ,0 7 % No conheciam 10 10 17 21 3 3 30 18 1 14 19 13 159 2 9 ,4 5 % Total 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 45 540 100 %

Quadro 1 - Temas abordados nas questes sobre trabalhos acadmicos.

Figura 1 Exemplo de anlise de resultados (MIRANDA, RODRIGUES, 2008, p. 7-8).

Recomenda-se que a tabulao dos dados seja apresentada de forma clara e que a organizao dos pargrafos siga uma seqncia lgica. A Figura 2 ilustra um comentrio que d continuidade anlise dos dados que vinha sendo feita.

52

Percebeu-se que a participao foi, em sua maioria, de alunos de Cursos de Graduao (51,12%), dos seguintes cursos: Direito, Engenharia Mecnica, Engenharia Civil, Matemtica e Relaes Internacionais, todos da UFRGS. Alm destes, 33,34% alunos de Cursos de Ps-Graduao, predominantemente da Especializao em Direito do Estado (com 12 dos participantes) seguido de 1 aluno da Especializao em Direito Pblico, e houve 2 alunos do Mestrado. Observou-se que nenhum aluno de Doutorado respondeu ao questionrio. Responderam ainda: 8,88% de professores e 6,66% de usurios de outras categorias (Quadro 2): Anlise das respostas: questes sobre os participantes Sujeitos da pesquisa Recebeu em classe orientao sobre formatao de trabalhos acadmicos Buscou auxlio em biblioteca Sentiu-se satisfeito com o auxlio recebido

- 23 Alunos de Graduao - 15 Aluno de Psgraduao - 4 Professores

15, sim 30, sim 17, sim 2, em parte

15, no - 2 Visitantes - 1 Ex-aluno TOTAL em n absolutos


Quadro 2 Participantes da pesquisa.

28, no

45

45

Figura 2 Exemplo de continuidade na anlise dos dados (MIRANDA, RODRIGUES, 2008, p. 8-9).

A seguir, resultados de outra pesquisa formam uma tabela que, alm do ttulo em seu cabealho e a fonte, abaixo, possui uma nota explicativa.

Tabela 1 Normas tcnicas pela tica dos participantes da pesquisa Considera normas Fonte de informao Documentos que definem regras e diretrizes Permite o intercmbio de informaes Difunde da informao Trata a informao Padroniza a informao / documento Freqncia 79 167 1 2 2 4 % 43% 91% 1% 1% 1% 2%

Continua...

53 16

...continuao

fonte de terminologias s vezes contraditria e omissa Elemento normativo Descrio de documentos No respondeu TOTAL

2 1 1 2 2 184

1% 1% 1% 1% 1% -

Fonte: Pesquisa direta, mar./abr. 2008. Nota: o total superior a 100% por tratar-se de questo de mltipla escolha. Figura 3 Exemplo de tabela (CORREA et al., 2008, p. 4).

Exemplo de tabela com a aplicao das caixas de texto: Continua... e ...continuao, adotadas quando a ilustrao ocupa mais de uma folha, embora, no original, a Tabela figurasse sem essa quebra. O ideal, no caso acima, seria trazer toda a tabela para esta pgina, mas foi mantida em duas partes para mostrar como ficariam as expresses de continuidade (Figura 3).

54 17

6 CONCLUSES

O texto no deve conter citaes nem repetio de dados ou trechos mencionados no decorrer do trabalho. Com frases originais, encerrar o trabalho de forma conclusiva ou, se a seo se chamar Consideraes finais, explanar, sem tpicos, mas em pargrafos, as consideraes importantes resultantes da pesquisa.

55 18

REFERNCIAS

BOLSA DE VALORES DE SO PAULO. Cmara de Arbitragem do mercado. So Paulo, 2002. 36 p. Disponvel em: <http://www.interfloat.com.br/pub/arquivos/regulamentonv07012002.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2008. CORRA, Rosa Maria Rodrigues et al. Aplicao de normas de documentao pelas bibliotecas universitrias brasileiras como incentivo qualidade. In: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 15.; SIMPSIO DE DIRETORES DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS DA AMRICA LATINA E DO CARIBE, 5., 1014 nov. 2008, So Paulo, SP. Inovao e empreendedorismo: novos desafios para a biblioteca universitria. So Paulo: CRUESP Bibliotecas, 2008. 8 f. il. 1 CD-ROM. No prelo. DONEDA, Danilo Cesar Maganhoto. Consideraes iniciais sobre os bancos de dados informatizados e o direito privacidade. AR: Revista de Derecho Informtico, [Barcelona], n. 24, jul. 2000. Disponvel em: http://www.alfa-redi.org/rdiarticulo.shtml?x=517. Acesso em: 26 jul. 2008. GOVERNANA corporativa. O Investidor, Rio de Janeiro, 29 jul. 2008. Disponvel em: <http://www.oinvestidor.com.br/index.asp?id=835>. Acesso em: 29 jul. 2008. MIRANDA, Celina Leite; RODRIGUES, Ana Vera Finardi. Trabalhos acadmicos de acordo com normas nacionais, pela tica de uma comunidade universitria: metodologia para testar conhecimentos. In: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 15.; SIMPSIO DE DIRETORES DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS DA AMRICA LATINA E DO CARIBE, 5., 10-14 nov. 2008, So Paulo, SP. Inovao e empreendedorismo: novos desafios para a biblioteca universitria. So Paulo: CRUESP Bibliotecas, 2008. 15 f. il.1 CD-ROM. No prelo.

56 19

APNDICE A Bibliografia complementar

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: apresentao de artigos em publicaes peridicas. Rio de Janeiro, 1994. 2 p. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. MORE: Mecanismo Online para Referncias. Florianpolis, 2008. Disponvel em: <http://www.rexlab.ufsc.br:8080/more/index.jsp> Acesso em: 17 set. 2008.

57 20

APNDICE B Sugestes e observaes quanto ao uso das normas

Nmero total de pginas (NBR 6023:2000, item 8.7). No obrigatrio pela ABNT, mas, se for informado, observar a localizao exata dentro de uma referncia. Nome de cada autor por extenso, quando souber. No obrigatrio pela ABNT, mas importante faz-lo, pois facilita a identificao da autoria (NBR 6023:2000, item 8.1.1.1). Exemplos: LAVINSKY, J....No publicado.... (difcil acesso obra referenciada, pois vaga a autoria) LAVINSKY, Jac. (localiza-se o vnculo institucional e identifica-se o autor) LAVINSKY, Joel . SANTIAGO, J. J. D. (no se percebe ser nome espanhol, e a citao ser feita de forma errada). SANTIAGO, Juan Jose Das. ... (facilmente identificado o erro de entrada). DAS SANTIAGO, Juan Jose. ... (e facilmente corrigido).

58 21

APNDICE C Para ordenar referncias em ABNT

Seguir a ordem de autoria simples, depois a autoria composta, e depois de ttulo. No seguir ordem de data, nem alfabtica pelo que estiver em negrito, e muito menos agrupar por tipo de documento. No numer-las aqui se no h nmeros na citao do texto. No alterar a ordem dos autores, mant-los como estiver no documento utilizado. REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Sade. A AIDS e seus efeitos na classe mdia brasileira. Braslia, DF: Imprensa Oficial, 2004. 110 p. BROWN, David. Analogia vida. Salvador: Liberata, 2003a. 2 v.
______ . The last one. London, 2001. 250 p. Thesis (Doctored) Nursing School,

University of London, 2000.


______ . Pesquisas em sade. In: ______ . Situao perigo. Porto Alegre: Sagra,

2003b. 500 p. cap. 1, p. 11-19.


______ . Um a cada mil casos: uma abordagem crtica. So Paulo: Atlas, 2002. 199

p.
______ ; LEE, Linda. Abreviaturas em sade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2002. 47

p.
______ ; ______ ; CARPENTER, Michael. Descobertas e misturas. Porto Alegre: Ed.

da UFRGS, 1999. 90 p. SADE. In: BROWN, David. Dicionrio de termos mdicos. Rio de Janeiro: Globo, 1980. 300 p. il. color. p. 211. A SADE e a sede no mundo atual. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1980. 210 p. SOUZA, Alice. A universidade sobreviveu! Zero Hora, Porto Alegre, v. 38, n. 10.330, p. 22, 5 abr. 2004.

59 22

Como aparecero no texto usando ABNT (BRASIL, 2004, p. 100). (BROWN, 2001, f. 97). A data da defesa no usada aqui, e sim a de distribuio. (BROWN, 2002). (BROWN, 2003). (BROWN, 2003). (BROWN; LEE, 2002). (BROWN; LEE; CARPENTER, 1999). (SADE, 1980). (A SADE..., 1980). Mesmo que no comeasse pelo A, no levaria a e b no ano por causa das reticncias, que os diferem. (SOUZA, 2004). Muda para (BROWN, 2003a). Muda para (BROWN, 2003b).

Obs.:oaeob no se define na hora de citar,dandoaao1citadoebao 2. Primeiro deve-se arrumar a lista de referncias pela ordem alfabtica e depoisdaraao1dalistaebao2dalista. Para citar as 4 obras do Brown na mesma idia: (BROWN, 2001, 2002, 2003a, 2003b).

Outros exemplos:

(ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE, 2004; PORTO ALEGRE, 2005). (PORTO ALEGRE, 2005, p. 33). (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, 2005, p. 53).

60 23

APNDICE D - Bases de Dados

No www.bireme.br , portal em Cincias da Sade com telas em Portugus. BDEnf (base que descreve artigos, dissertaes e teses brasileiras, em Enfermagem) Adolec (base que descreve artigos, dissertaes e teses, em especial sobre a Adolescncia) Lilacs (base que descreve artigos, dissertaes e teses Latino-americanas) Medline (base que descreve artigos, dissertaes e teses de todo o mundo. Mesmo que o resumo esteja em Ingls, o texto pode estar em Portugus, Francs, Ingls, Espanhol, etc.) Scielo (alguns peridicos brasileiros, chilenos, cubanos e venezuelanos, todos com texto completo, podendo ser em Portugus, Espanhol ou Ingls) Cochrane (em Ingls, traz artigos de reviso, a chamada Medicina por Evidncia, com texto completo). Usurio: bri0106632, e senha: ufrgsfm. Digitar assuntos em Ingls. No www.periodicos.capes.gov.br , acordo feito entre a UFRGS e vrias editoras permitindo o acesso ao texto completo de peridicos cientficos de renome. Para os ttulos das mesmas editoras que no fizerem parte do acordo, permitida a busca de artigos podendo-se chegar apenas at seus resumos. Arrola todas as reas do conhecimento, e seus textos, na grande maioria em Ingls, podem estar ainda em outros idiomas. Inclui Medline (NLM) www.ncbi.nlm.gov/entrez (preencher, trocar Summary por Abstract, clicar em Display. Se houver o smbolo da editora, talvez remeta ao texto completo gratuitamente). Inclui ainda Web of Science. Autores Citados: webofscience.fapesp.br Teses: www.ibict.br (brasileiras); www.teses.usp.br/busca (da USP, texto completo)

$ %

Comutao (para localizar fascculos em outras bibliotecas) No www.bireme.br , SeCS (clicar em Literatura Cientfica, descer a tela) ISSN:3333-333x No www.ibict.br , CCN (clicar em Acesso s Bases) ISSN: 3333-333X

Informaes pela Internet No www.ufrgs.br, digitar o que procura (pginas de instituies ou temticas, endereos eletrnicos, bibliotecas, universidades, etc.), selecionar Busca Web, e clicar em $ Pesquisar. No www.prossiga.br/paginasbrasileiras , tem o Portal de Informaes da UFRGS com universidades, bolsistas e projetos, rgos de pesquisa, currculos de pesquisadores, e bibliotecas virtuais temticas. Ex. de busca: POS GRADUACAO (sem hfen). No www.bireme.br , selecionar LIS (Localizador de Informaes em Sade). $

Digitar assuntos em Portugus.

No www.sabi.ufrgs.br , catlogo automatizado com telas em Portugus. SABi (catlogo com a descrio do acervo da Biblioteca de Enfermagem, e das outras 32 biblio-tecas da UFRGS. Inclui livros, fitas de vdeo, congressos, teses, ttulos de peridicos, etc. Mas s inclui os artigos de peridicos escritos por professores ou funcionrios da UFRGS).

You might also like