You are on page 1of 12

EXAME DE URINA - resultado da anlise de urina Exame de urina um artigo onde voc vai compreender tudo sobre este

e assunto. Depois desta leitura, voc estar apto a interpretar o seu exame de urina e conhecer o significado da anlise de urina. Como coletar e tipos de urina usados para exames laboratoriais, so questes que iremos abordar neste texto. Para colher uma amostra de urina que represente o estado metablico do paciente, necessrio controlar certos aspectos da coleta, hora, durao, dieta e medicamentos ingeridos e mtodos da coleta. Saber como colher a urina certa para o exame solicitado pelo mdico, importante para que o resultado seja o mais fidedigno possvel. Vrios nomes so usados para se referirem a este tipo de anlise: Urina I, EAS, parcial de urina, sumrio de urina, exame de urina e outros.

Sade com Inteligncia - Saude On Line Digite na caixa abaixo o que voc procura:

Google Pesquise no Google

Share on facebook Share on twitter Share on email Share on print More Sharing Services 18

SADE COM INTELIGNCIA - O SEU GUIA DE SADE ON-LINE

HOME DOENAS CONTATO

ASSUNTOS

ARTIGOS

AVISO LEGAL

PUBLICIDADE

Urocultura Hematria EAS Exame de urina I

Urina de 24 horas

Urina com sangue

Exame de urina gravidez

TUDO SOBRE EXAME DE URINA

Para um melhor resultado do exame de urina, saiba que basicamente a urina composta por uria e outras substncias qumicas inorgnicas (cloreto, sdio e potssio) e Orgnicas (creatinina e cido rico) diludas em gua. Sempre colher a urina em recipiente limpo e seco, sendo para realizar urocultura (cultura de urina) coletar em frasco estril. Colocar uma etiqueta no frasco (no na tampa) com o nome do paciente, data e hora da coleta. Levar ao laboratrio o mais rpido possvel, e no congelar a amostra. Amostra ideal para exame de urina de rotina ou Tipo I de preferncia deve ser colhida no laboratrio, se no for possvel deve ser levado ao laboratrio dentro de 1 hora. Este tipo de amostra essencial para evitar resultados falsos negativos no teste de gravidez e para avaliar a protenria ortosttica (deitado). Trata-se de uma amostra mais concentrada o que garante a deteco de substncias que podem estar presentes nas amostras aleatrias, mais diludas.

O exame de urina usado como mtodo diagnstico complementar. Um exame no invasivo de grande importncia para avaliar a funo renal. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta, o que o torna muito menos penoso para os pacientes do que as anlises de sangue, que s podem ser colhidas atravs de puno da veia com agulha.

O exame sumrio da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenas sistmicas, principalmente as doenas dos rins.

As trs anlises de urina mais comuns so:

- EAS (elementos anormais do sedimento) ou urina tipo I. - Urina de 24 horas. - Urinocultura (urocultura). Exame de urina EXAME DE URINA

Neste texto falaremos apenas do exame simples de urina (EAS ou exame de urina tipo I). As informaes contidas aqui tm como objetivo ajudar na compreenso dos resultados das anlises de urina. De modo algum o paciente deve usar este texto para interpretar exames sem a orientao de um mdico.

A primeira urina da manh a mais usada, mas no obrigatrio. A urina pode ser coletada em qualquer perodo do dia.

Entenda os exames de urina.

EAS ou exame de urina tipo I

O EAS o exame de urina mais simples, feito atravs da coleta de 40-50 ml de urina em um pequeno pote de plstico. Normalmente solicitamos que se use a primeira urina da manh, desprezando o primeiro jato. Esta pequena quantidade de urina desprezada serve para eliminar as impurezas que possam estar na uretra (canal urinrio que traz a urina da bexiga). Aps a eliminao do primeiro jato, enche-se o recipiente com o resto da urina.

EAS - Urina I

A amostra de urina deve ser colhida idealmente no prprio laboratrio, pois quanto mais fresca estiver, mais confiveis so os seus resultados. Um intervalo de mais de duas horas entre a coleta e a avaliao pode invalidar o resultado, principalmente se a urina no tiver sido mantida sob refrigerao.

Exame de urina tipo I ou EAS.

O Exame de urina tipo 1 ou EAS divido em duas partes. A primeira feita atravs de reaes qumicas e a segunda por visualizao de gotas da urina pelo microscpio.

Na primeira parte mergulha-se uma fita na urina, chamada de dipstick, como as que esto nas fotos ao lado. Cada fita possuiu vrios quadradinhos coloridos compostos por substncias qumicas que reagem com determinados elementos da urina. Esta parte to simples que pode ser feita no prprio consultrio mdico. Aps 1 minuto, compara-se a cores dos quadradinhos com uma tabela de referncia que costuma vir na embalagem das prprias fitas do EAS.

Atravs destas reaes e com o complemento do exame microscpico, podemos detectar a presena e a quantidade dos seguintes dados da urina:

- Densidade - pH - Glicose - Protenas - Hemcias (sangue) - Leuccitos - Cetonas - Urobilinognio e bilirrubina - Nitrito - Cristais - Clulas epiteliais e cilindros

EAS: Saiba sobre o exame de urina tipo I.

Os resultados do dipstick so qualitativos e no quantitativos, isto , a fita identifica a presena dessas substncias citadas acima, mas a quantificao apenas aproximada. O resultado normalmente fornecido em uma graduao de cruzes de 1 a 4. Por exemplo: uma urina com "protenas 4+" apresenta grande quantidade de protenas; uma urina com "protenas 1+" apresenta pequena quantidade de protenas. Quando a concentrao muito pequena, alguns laboratrios fornecem o resultado como "traos de protenas".

Vamos, ento, aos valores de referncia:

Saiba a densidade no exame de urina.

a) Densidade no exame de urina:

A densidade da gua pura igual a 1000. Quanto mais prximo deste valor, mais diluda est a urina. Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade prximas de 1005 esto bem diludas; prximas de 1035 esto muito concentradas, indicando desidratao. Urinas com densidade prxima de 1035 costumam ser muito amareladas e normalmente possuem odor forte (urina com cheiro forte e mal cheirosa).

A densidade indica a concentrao das substncias slidas diludas na urina, sais minerais na sua maioria. Quanto menos gua houver na urina, maior ser sua densidade.

b) pH no exame de urina:

A urina naturalmente cida, j que o rim o principal meio de eliminao dos cidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais cida.

Valores de pH maiores ou igual 7 podem indicar a presena de bactrias que alcalinizam a urina. Valores menores que 5,5 podem indicar acidose no sangue ou doena nos tbulos renais.

O valor mais comum um pH por volta de 5,5-6, porm, mesmo valores acima ou abaixo dos descritos podem no necessariamente indicar alguma doena. Este resultado deve ser interpretado pelo seu mdico.

No exame de urina deve haver o resultado do pH da urina.

c) Glicose no exame de urina:

Toda a glicose que filtrada nos rins reabsorvida de volta para o sangue pelo tbulos renais. Deste modo, o normal no apresentar evidncias de glicose na urina.

Quantidade de glicose no exame de urina.

A presena de glicose na urina um forte indcio de que os nveis sanguneos esto altos. muito comum pessoas com diabetes mellitus apresentarem perda de glicose pela urina. Isto ocorre porque a quantidade de acar no sangue est to alta, que parte deste acaba saindo pela urina. Quando os nveis de glicose no sangue esto acima de 200 mg/dl, geralmente h perda na urina.

A presena de glicose na urina sem que o indivduo tenha diabetes costuma ser um sinal de doena nos tbulos renais. Isso significa que apesar de no haver excesso de glicose na urina, os rins no conseguem impedir sua perda. Basicamente, a presena de glicose na urina indica excesso de glicose no sangue ou doena dos rins.

d) Protenas no exame de urina:

A maioria das protenas no so filtradas pelo rim, por isso, em situaes normais, no devem estar presentes na urina. Na verdade, existe apenas uma pequena quantidade de protenas na urina, mas so to poucas que no costumam ser detectadas pelo teste da fita. Portanto, uma urina normal no possui protenas.

Existem 2 maneiras de se apresentar o resultado das protenas na urina: em cruzes ou uma estimativa em mg/dL:

Ausncia = menos que 10 mg/dL (valor normal) Traos = entre 10 e 30 mg/dL 1+ = 30 mg/dl 2+ = 40 a 100 mg/dL 3+ = 150 a 350 mg/dL 4+ = Maior que 500 mg/dL

A presena de protenas na urina se chama proteinria, pode indicar doena renal e deve ser sempre investigada. O exame da urina de 24h normalmente feito para se quantificar com exatido a quantidade de protenas que se est perdendo na urina. Protenas no devem estar presentes nos exames de urina.

e) Hemcias na urina / hemoglobina na urina / sangue na urina:

Assim como nas protenas, a quantidade de hemcias (glbulos vermelhos) na urina desprezvel e no consegue ser detectada pelo exame da fita. Mais uma vez, os resultados costumam ser fornecidos em cruzes. O normal haver ausncia de hemcias (hemoglobina).

Como as hemcias so clulas, elas podem ser vistas com um microscpio. Deste modo, alm do teste da fita, tambm podemos procurar por hemcias diretamente pelo exame microscpico, uma tcnica chamada de sedimentoscopia. Atravs do microscpio consegue-se detectar qualquer presena de sangue, mesmo quantidades mnimas no detectadas pela fita.

Neste caso, os valores normais so descritos de duas maneiras: - Menos que 3 a 5 hemcias por campo ou menos que 10.000 clulas por mL

A presena de sangue na urina chama-se hematria e pode ocorrer por diversas doenas, como infeces, pedras nos rins e doenas renais graves. Um resultado falso positivo de urina

com sangue pode acontecer nas mulheres que colhem urina enquanto esto no perodo menstrual.

Uma vez detectada a hematria, o prximo passo avaliar a forma das hemcias em um exame chamado "pesquisa de dismorfismo eritrocitrio". As hemcias dismrficas so hemcias com morfologia alterada, comum em algumas doenas como a glomerulonefrite. possvel haver pequenas quantidades de hemcias dismrficas na urina sem que isso tenha relevncia clnica. Apenas valores acima de 40 a 50% costumam ser considerados relevantes.

No todo laboratrio que possui gente capacitada para executar esse exame. Por isso, muitas vezes ele no feito automaticamente. preciso o mdico solicitar especificamente essa avaliao.

f) Leuccitos ou picitos no exame de urina:

Os leuccitos, tambm chamados de picitos, so os glbulos brancos, nossas clulas de defesa. A presena de leuccitos na urina costuma indicar que h alguma inflamao nas vias urinrias. Em geral, sugere infeco urinria, mas pode estar presente em vrias outras situaes, como traumas, uso de substncias irritantes ou qualquer outra inflamao no causada por um agente infeccioso. Podemos simplificar e dizer que leuccitos na urina significa pus na urina.

Como tambm so clulas, os leuccitos podem ser contados na sedimentoscopia. Valores normais esto abaixo dos 10.000 clulas por mL ou 5 clulas por campo

Alguns dipsticks apresentam um quadradinho para deteco de leuccitos, normalmente o resultado vem descrito como "esterase leucocitria". O normal estar negativo.

g) Cetonas ou corpos cetnicos no exame de urina:

Os corpos cetnicos so produtos da metabolizao das gorduras. Normalmente no esto presentes na urina. A sua deteco pelo dipstik pode indicar diabetes mellitus mal controlado ou jejum prolongado.

h) Urobilinognio e bilirrubina no exame de urina:

Tambm normalmente ausentes na urina, podem indicar doena heptica (fgado) ou hemlise (destruio anormal das hemcias). A bilirrubina s costuma aparecer na urina quando os seus nveis sanguneos ultrapassam 1,5 mg/dL. O urobilinognio pode estar presente em pequenas quantidades sem que isso tenha relevncia clnica.

i) Nitritos no exame de urina:

A urina rica em nitratos. A presena de bactrias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivos um sinal indireto da presena de bactrias. Nem todas as bactrias tem a capacidade de metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infeco urinria.

Na verdade, o EAS apenas sugere infeco. A presena de hemcias, associado a leuccitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infeco urinria, porm, o exame de certeza a urocultura.

A pesquisa do nitrito feita atravs da reao de Griess, que o nome dado a reao do nitrito com um meio cido. Por isso, alguns laboratrios fornecem o resultado como Griess positivo ou Griess negativo, que igual a nitrito positivo e nitrito negativo, respectivamente.

j) Cristais no exame de urina:

Esse talvez o resultado mais mal interpretado, tanto por pacientes como por alguns mdicos. A presena de cristais na urina, principalmente de oxalato de clcio, no tem nenhuma importncia clnica. Ao contrrio do que se possa imaginar, a presena de cristais no indica uma maior propenso formao de clculos renais.

Ausncia = menos que 10 mg/dL (valor normal) Traos = entre 10 e 30 mg/dL 1+ = 30 mg/dl 2+ = 40 a 100 mg/dL

3+ = 150 a 350 mg/dL 4+ = Maior que 500 mg/dL

A presena de protenas na urina se chama proteinria, pode indicar doena renal e deve ser sempre investigada. O exame da urina de 24h normalmente feito para se quantificar com exatido a quantidade de protenas que se est perdendo na urina. O exame de urina pode revelar cristais na urina.

Os nicos cristais com relevncia clnica so: - Cristais de cistina - Cristais de magnsio-amnio-fosfato (estruvita) - Cristais de tirosina - Cristais de bilirrubina - Cristais de colesterol

A presena de cristais de cido rico, se em grande quantidade, tambm deve ser valorizada.

k) Clulas epiteliais e cilindros no exame de urina:

A presena de clulas epiteliais normal. So as prprias clulas do trato urinrio que descamam. Elas s tm valor quando se agrupam em forma de cilindro, recebendo o nome de cilindros epiteliais.

Como os tbulos renais so cilndricos, toda vez que temos alguma substncia (protenas, clulas, sangue...) em grande quantidade na urina, elas se agrupam em forma de um cilindro. A presena de cilindros indica que esta substncia veio dos tbulos renais e no de outros pontos do trato urinrio como a bexiga, ureter, prstata, etc. Isto muito relevante, por exemplo, nos casos de sangramento, onde um cilindro hemtico indica o glomrulo como origem, e no a bexiga, por exemplo.

Os cilindros que podem indicar algum problema so:

- Cilindros hemticos (sangue) = Indica glomerulonefrite - Cilindros leucocitrios = Indicam inflamao dos rins - Cilindros epiteliais = indicam leso dos tbulos - Cilindros gordurosos = indicam proteinria

Cilindros hialinos no indicam doena, mas pode ser um sinal de desidratao.

A presena de muco na urina inespecfica e normalmente ocorre pelo acmulo de clulas epiteliais com cristais e leuccitos. Tem pouqussima utilidade clnica. mais uma obervao.

Em relao ao EAS (urina tipo I) importante salientar que esta uma anlise que deve ser sempre interpretada. Os falsos positivos e negativos so muito comuns e no d para se fechar qualquer diagnstico apenas comparando os resultados com os valores de referncia.

EAS (urina tipo I) normal - Apenas como exemplo, o que segue abaixo um modelo de como os laboratrios apresentam os resultados do exame sumrio de urina. Este exame est normal.

COR ---- amarelo citrino ASPECTO ---- limpido DENSIDADE ---- 1.015 (normal varia entre 1005 e 1030) PH ---- 5,0 (normal varia entre 5,5 a 7.5)

EXAME QUMICO

Glicose ---- ausente Protenas ---- ausente

Cetona ---- ausente Bilirrubina ---- ausente Urobilinognio ---- ausente Leuccitos ---- ausente Hemoglobina ---- ausente Nitrito ---- negativo

MICROSCOPIA DO SEDIMENTO (sedimentoscopia)

Clulas epiteliais ---- algumas Leuccitos ---- 5 por campo Hemcias ---- 3 por campo Muco ---- ausente Bactrias ---- ausentes Cristais ---- ausentes Cilindros ---- ausentes

You might also like