You are on page 1of 20

A SEMANA DE ARTE MODERNA

FEVEREIRO DE 1922

1822

1922

100 anos da Independncia do Brasil

ANTECEDENTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA


1912 CHEGADA DE OSWALD DE ANDRADE DA EUROPA

Oswald de Andrade retorna de sua primeira viagem Europa trazendo consigo as idias Cubistas e Futuristas. Impressionado com esses movimentos, escreve, em versos livres, o poema "Passeio de um tuberculoso, pela cidade, de bonde". A obra foi to mal recebida pelo pblico que o autor a jogou fora. A ida de Oswald Europa foi muito importante, pois conheceu a tcnica do verso livre proposta por Paul Fort. Sentindo a necessidade de remodelar as artes brasileiras, ainda muito influenciadas pelo academicismo, Oswald afirmou:
"Estamos atrasados cinquenta anos em cultura, chafurdados ainda em pleno Parnasianismo."

PUBLICAO DA REVISTA ORPHEU, QUE MARCA O INCIO DO MODERNISMO EM PORTUGAL.

1913 Exposio de obras de LASAR SEGALL


Lasar Segall, um pintor russo que fixou-se no Brasil, fez uma exposio de pintura Expressionista. Essa mostra, apesar de representar a ruptura com o passado acadmico, teve pouca repercusso nos meios artsticos. Algum tempo depois, Mrio de Andrade disse o seguinte sobre essa exposio: a primeira exposio de pintura no acadmica em nosso pas.

Duas amigas

Perfil de Zulmira

1917 EXPOSIO DE ANITA MALFATTI, CAUSANDO O PRIMEIRO CONFRONTO ABERTO ENTRE O VELHO (MONTEIRO LOBATO COM O ARTIGO PARANIA OU MISTIFICAO) E O NOVO (JOVENS ARTISTAS DE SO PAULO).

Nu cubista

A estudante

Paranoia ou mistificao Monteiro Lobato crtico de arte de O Estado de So Paulo

H duas espcies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas (...). A outra espcie formada pelos que veem anormalmente a natureza e interpretam-na luz de teorias efmeras, sob a sugesto estrbica de escolas rebeldes, surgidas c e l como furnculos da cultura excessiva. (...) Embora eles se deem como novos, precursores de uma arte a vir, nada mais velho do que a arte anormal ou teratolgica: nasceu com a paranoia e a mistificao. (...) Essas consideraes so provocadas pela exposio da sra. Malfatti onde se notam acentuadssimas tendncias para uma atitude esttica forada no sentido das extravagncias de Picasso e companhia.

ADESO DE GRAA ARANHA AO MOVIMENTO ARTSTICO DOS JOVENS PAULISTAS.

TARSILA DO AMARAL

OPERRIOS AUTO-RETRATO

ANTROPOFAGIA

ABAPORU

Desde algum tempo, Tarsila e Oswald de Andrade vinham entretendo um romance, que acabou em casamento no ano de 1926, verificando-se uma juno de propsitos com o incio do Movimento Antropofgico. Foi ento que surgiu o seu mais famoso quadro, o Abaporu, famoso e valioso, pois em um leilo realizado em 1995, nos Estados Unidos, foi arrematado por cerca de um milho e meio de dlares! Tarsila pintou o Abaporu para impressionar Oswald. A inteno era criar um ser antropfago e o nome saiu mesmo de um dicionrio de tupi-guarani. No esperava, porm, tamanho impacto. Chamado por Tarsila, Oswald vai ao ateli nos Campos Elsios e, ao ver o quadro, exclama: Mas o que isso ?! De imediato, telefonou ao amigo Raul Bopp, pedindo-lhe que viesse sem mais demora. ela que conta:

Bopp foi l no meu ateli, na rua Baro de Piracicaba, assustou-se tambm. Oswald disse: Isso como se fosse um selvagem, uma coisa do mato, e Bopp concordou. Eu quis dar um nome selvagem tambm ao quadro e dei Abaporu, palavras que encontrei no dicionrio de Montia, da lngua dos ndios. Quer dizer antropfago. O casamento dos dois tambm foi devorado, pouco tempo depois. Em 1930, Tarsila e Oswald se separaram, seguindo cada um seu prprio destino.

A Semana de Arte Moderna, tambm chamada de Semana de 22, ocorreu em So Paulo no ano de 1922, de 11 a 18 de fevereiro, no Teatro Municipal.
Durante os sete dias de exposio, foram expostos quadros e apresentadas poesias, msicas e palestras sobre a modernidade,o que deixou indignados alguns escritores e artistas de renome.

Considera-se a Semana de Arte Moderna como ponto de partida do Modernismo no Brasil.

Inteno
Colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu e pregar a tomada de conscincia da realidade brasileira.

Ns no sabamos o que queramos, mas sabamos o que no queramos. (Mrio de Andrade)

Os objetivos e preceitos da Semana de Arte Moderna no foram compreendidos pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estticas europeias mais conservadoras.

O Modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artstica e a sociedade brasileira na primeira metade do sculo XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plsticas.

You might also like