You are on page 1of 18

Subjetividade na pesquisa qualitativa: uma aproximao da produo terica de Gonzlez Rey1

Adriana Ziemer Gallert2 adrianagallert@gmail.com Denise Gomes Loureiro3 loureiro.dg@gmail.com Marinalva do Rego Barros Silva4 marinalva.rb@unitins.br Raquel Castilho Souza5 raquel.c@unitins.br

Introduo

Este artigo apresenta como a subjetividade tem sido estudada por meio da pesquisa qualitativa, trazendo discusses sobre o processo de construo do conhecimento, a compreenso do sentido subjetivo do ser humano em uma perspectiva histrico-cultural e o papel do pesquisador e dos sujeitos participantes da pesquisa inseridos em um complexo processo de reflexo e de elaborao terica. Esse estudo tem como referencial a Epistemologia Qualitativa, teoria elaborada pelo pesquisador Fernando Luis Gonzlez Rey6,

Artigo elaborado como requisito parcial da disciplina de Pesquisa em Educao, ministrada pela Profa. Dra. Wivian Weller, no curso de Mestrado em Educao da UnB Universidade de Braslia.
2

Pedagoga, Especialista em Investigao Cientfica, Mestre em Educao. Professora na UNITINS Fundao Universidade do Tocantins, na UFT Universidade Federal do Tocantins e no CEULP Centro Universitrio Luterano de Palmas. E-mail: adrianagallert@gmail.com.
3

Gegrafa, Especialista em Planejamento e Gesto Ambiental, Mestre em Educao. Professora na UNITINS Fundao Universidade do Tocantins e Tcnica da Coordenadoria de Educao Ambiental do rgo Ambiental do Estado do Tocantins NATURATINS. E-mail: loureiro.dg@gmail.com.
4

Historiadora, Especialista em Histria Econmica, Mestre em Educao. Professora da Fundao Universidade do Tocantins. E-mail: marinalva.rb@unitins.br.
5

Psicloga, Especialista em Metodologia e Linguagens em EaD e em Gesto de Recursos Humanos, Mestre em Educao. Professora e Coordenadora de Apoio a Ps-Graduao na UNITINS Fundao Universidade do Tocantins. E-mail: rqcastilhopsi7@yahoo.com.br.
6

Fernando Luis Gonzlez Rey formado em Psicologia (1973) na Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana, doutor em Psicologia (1979) pelo Instituto de Psicologia Geral e Pedaggica de Moscou e ps-doutor em Psicologia (1987) pelo Instituto de Psicologia da Academia de Cincias de Moscou. pesquisador da Universidade de Braslia e professor do UniCEUB e do IESB. Tem atuado como professor visitante da Universidade de Braslia,

que constri alternativas de superao em relao aos princpios do positivismo e do empirismo no estudo de temas complexos como a subjetividade.

1. SUBJETIVIDADE

Cada vez mais pertinente e necessria compreenso da realidade, aqui entendida pelo vis da perspectiva histrica, a subjetividade vem ocupando lugar na reflexo da cincia enquanto processo de construo do conhecimento. O debate atual indica que o conhecimento sobre o sujeito no pode prescindir do olhar atento sobre as tramas que o envolvem, sobre as formas como ele se expressa e se articula com o mundo a sua volta, sobre a complexidade de sua configurao individual. Contudo esta uma perspectiva recente. Por longo tempo a subjetividade configurou-se como uma dimenso marginal do conhecimento, posto que o paradigma dominante conferia cincia a supremacia em traduzir a realidade atravs de teorias e mtodos calcados em noes de ordem, previsibilidade e controle. Segundo esse paradigma, o universo era esttico, eterno, a-histrico e, como tal, assentava-se em leis imutveis e universais. Sob esse paradigma, a noo de homem, enquanto objeto de estudo, era compreendida da seguinte maneira:
O homem cotidiano, com seus momentos irregulares, contraditrios e irreversveis, expulso e cede lugar a um construto individualista, impessoal, determinado e universal, para quem noes como ao, construo, histria, intercmbio social e cultura so comumente aparncias irrelevantes (NEUBERN, 2005, p. 59).

Essa viso concorria para excluir do movimento de acesso realidade tudo que fosse oposto noo dominante ou que resvalasse para as dimenses do subjetivo. O vigor do debate epistemolgico que ocorreu no sculo XX colocou em questo esses pilares, sobre os quais se apoiava a cincia, trazendo tona a questo da subjetividade com concepes e teorias voltadas compreenso da realidade na perspectiva da complexidade. Nessa

Universidad Autnoma de Madrid, Universidad Autnoma de Mxico e Universidad de Rosrio, na Argentina.

discusso, destacam-se a Teoria do Pensamento Complexo (MORIN, 2005) e a Teoria da Subjetividade (GONZLEZ REY, 1997). A anlise da realidade na perspectiva da complexidade pode parecer, primeira vista, um contexto de irracionalidade, incerteza e desordem. Entretanto, conforme Morin (2000, p. 38),
[...] complexus significa o que foi tecido junto; de fato, h complexidade quando elementos diferentes so inseparveis constitutivos do todo (como o econmico, o poltico, o sociolgico, o psicolgico, o afetivo, o mitolgico), e h um tecido interdependente, interativo e inter-retroativo entre o objeto de conhecimento e seu contexto, as partes e o todo, o todo e as partes, as partes entre si. Por isso, a complexidade a unio entre a unidade e a multiplicidade. Os desenvolvimentos prprios a nossa era planetria nos confrontam cada vez mais e de maneira cada vez mais inelutvel com os desafios da complexidade.

Nesse sentido, a complexidade no pode ser pensada sem a admisso de sua heterogeneidade constitutiva e de sua natureza plural, constituindo-se como uma maneira de compreender a realidade em que aspectos como a desordem, a contradio, o pluralismo, a singularidade, a diversidade, a indivisibilidade e o histrico so princpios importantes. A teoria da complexidade de Morin (2005) um dos fundamentos da Teoria da Subjetividade de Gonzlez Rey (1997) em virtude da compreenso complexa que desenvolve sobre o funcionamento psicolgico humano. Nessa

perspectiva, o conceito de subjetividade definido como


[...] um macroconceito que integra os complexos processos e formas de organizao psquicos envolvidos na produo de sentidos subjetivos. A subjetividade se produz sobre sistemas simblicos e emoes que expressam de forma diferenciada o encontro de histrias singulares de instncias sociais e sujeitos individuais, com contextos sociais e culturais multidimensionais (GONZLEZ REY, 2004, p. 137).

A partir dessa compreenso do conceito, os alicerces da cincia clssica, como a ordem, a separao, a reduo e o racionalismo, so subvertidos. A concepo de indivduo passa pelo que nele h de contraditrio, resultado da sua ao como sujeito e dos reflexos da sua histria de vida. Compreender o sujeito significa visualizar sua interao com os outros e com o mundo. Em oposio ao reducionismo da cincia, Gonzlez Rey (2005c, p. 75) argumenta sobre a subjetividade em sua condio ontolgica:

O desafio de se apresentar a psique a partir de uma viso cultural, despojando-a do carter determinista e essencialista que acompanhou a maioria das teorias psicolgicas, conduz a uma representao da psique em uma nova dimenso complexa, sistmica, dialgica e dialtica, definida como espao ontolgico ao qual temos optado pelo conceito de subjetividade.

No estudo da abordagem complexa da subjetividade, Gonzlez Rey (2005b, p. 44) desenvolve a categoria de sentido subjetivo, definindo-a como a unidade dos aspectos simblicos e emocionais que caracterizam as diversas delimitaes culturais das diferentes prticas humanas em um nvel subjetivo . Caracteriza-se por sua versatilidade diante das variadas aes do sujeito, nos mltiplos espaos nos quais se expressa. Essa categoria est fundamentada em Vigotski (1987, p. 275-6) que define o sentido como
[...] um agregado de todos os fatores psicolgicos que surgem em nossa conscincia como resultado da palavra. O sentido uma formao dinmica, fluda e complexa que tem inmeras zonas que variam em sua estabilidade. O significado apenas uma dessas zonas de sentido que a palavra adquire no contexto da fala. a mais estvel, unificada e precisa dessas zonas.

Por ser fluda, frgil e sensvel, a dimenso de sentido pode apresentarse de variadas formas, desdobrar-se e novamente associar-se produo de novos sentidos, com novas qualidades, permitindo uma representao complexa da subjetividade. Seu carter singular subverte a relao entre uma ocorrncia objetiva e sua interpretao psicolgica. Pela sua ao recursiva nas aes atuais e pretritas do sujeito, caracteriza-se como uma produo histrica, posto que aparece apenas na expresso plena do sujeito. Assim, o sujeito e seus diversos sentidos subjetivos, frutos de sua histria e dos contornos de sua vida, convertem-se no foco central de estudo da subjetividade.

1.1. Subjetividade individual e subjetividade social A compreenso da realidade passa pela necessria incluso da ao do sujeito que, atravs da sua elaborao criadora, dos vnculos que estabelece com o ambiente e da expresso da sua prtica nas atividades sociais, transforma e transformado, concede significados, interpreta segundo
4

estruturas preestabelecidas e por ele produzidas, e essa ao de significao e objetivao tambm faz parte da realidade (HERNNDEZ, 2005, p. 86). Incorporado a um mundo social e culturalmente estruturado, o indivduo apropria-se do contexto ao mesmo tempo em que promove a insero de sua atividade cotidiana e constri sua autonomia. Os diversos espaos onde se realiza a ao do sujeito, em um contexto histrico, social e cultural concreto, comportam a expresso de duas dimenses da subjetividade: a individual e a social. Conforme Gonzlez Rey (2002, p. 141), a subjetividade individual indica processos e formas de organizao da subjetividade que ocorrem nas histrias diferenciadas dos sujeitos individuais. Portanto ela delimita um espao de subjetivao que contradiz e de forma permanente se confronta com os espaos sociais de subjetivao. J a subjetividade social apresenta-se nas representaes sociais, nos mitos, nas crenas, na moral, na sexualidade, nos diferentes espaos em que vivemos etc. e est atravessada pelos discursos e produes de sentido que configuram sua organizao subjetiva (GONZLEZ REY, 2005a, p. 24), buscando explicar a complexidade sistmica dos vrios espaos sociais de atuao dos sujeitos. O intercmbio entre a ao cotidiana e a subjetividade ao mesmo tempo elaborada, resulta em sentidos construdos nas interaes sociais dos indivduos. Tal processo requer desse indivduo uma busca constante na tentativa de afirmar-se como sujeito e de desenvolver e realizar sua autonomia no espao de sua ao social. Nesse sentido, apesar de compreender duas dimenses como constituintes da subjetividade, Gonzlez Rey (2005a) defende que elas so momentos diferentes de um mesmo sistema, que acontecem e se desenvolvem de maneira processual e indissocivel, e se constituem de maneira recproca, ou seja, uma est constituda pela outra.

2. EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA

A subjetividade se constitui no objeto de estudo principal pesquisado por Gonzlez Rey. No decorrer do seu percurso como pesquisador, ele argumenta e justifica que o positivismo e o empirismo so teorias insuficientes para o estudo de um tema to complexo como a subjetividade, pois analisam a realidade de maneira superficial, parcial, fragmentada e linear, assumindo um
5

carter essencialmente descritivo dos problemas investigados. Para estudar problemas complexos como a subjetividade, ele defende que a definio metodolgica deve ser de carter qualitativo-participativa, o que no significa excluir os dados quantitativos e no se limita somente escolha do tipo de instrumentos de coleta de dados. Ao explicitar suas opes terico-metodolgicas, Gonzlez Rey (1997) elabora a teoria da Epistemologia Qualitativa, visando superao da simples identificao da pesquisa qualitativa com a metodologia qualitativa, na perspectiva da compreenso do carter subjetivo do prprio processo de construo do conhecimento que acontece no decorrer das investigaes. Nesse sentido, o autor argumenta o seguinte:
Partindo da Epistemologia Qualitativa, tento desenvolver uma reflexo aberta e sem ncoras apriorsticas em relao s exigncias e s necessidades de produzir conhecimento em uma perspectiva qualitativa; tento buscar uma posio quanto s novas perguntas e respostas criadas ao implementar um processo diferente de construo do conhecimento, evitando assim transitar por novas opes utilizando princpios j estabelecidos por representaes epistemolgicas anteriores que no respondem aos novos desafios. Essa tentativa (...) [visa ao] desenvolvimento de epistemologias particulares nos diferentes campos do conhecimento, fato que considero a nica forma real de enfrentar os desafios epistemolgicos que vo aparecendo nos campos metodolgicos particulares de cada cincia (GONZLEZ REY, 2005a, p. 5).

Percebe-se nessas colocaes a preocupao do autor em elaborar um processo de pesquisa que atenda aos desafios da sociedade atual, uma realidade em constante mudana que precisa que os pesquisadores superem a viso centrada nos instrumentos de coleta de dados e avancem na perspectiva de reconstruir permanentemente o processo de pesquisa, articulando constantemente a construo terica com o momento emprico. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa que assume os princpios da Epistemologia Qualitativa se caracteriza pelo seu carter construtivo-interpretativo, dialgico e pela sua ateno ao estudo dos casos singulares (GONZLEZ REY, 2001, p. 4). O carter construtivo-interpretativo do conhecimento assume

importncia significativa como princpio da Epistemologia Qualitativa quando se reconhece que a realidade um domnio infinito de campos inter-relacionados de maneira complexa, e que, por meio das prticas de investigao, possvel
6

aproximar-se de uma parte dessa realidade, mas no da sua totalidade. Esse princpio tambm leva compreenso do conhecimento como uma produo humana e no como apropriao linear da realidade estudada. A partir dessa perspectiva, Gonzlez Rey (2005a, p. 6) elaborou o conceito de zonas de sentido, ou seja, os espaos de inteligibilidade que se produzem na pesquisa cientfica e no esgotam a questo que significam, seno que pelo contrrio, abrem a possibilidade de seguir aprofundando um campo de construo terica. A identificao das zonas de sentido explicita o carter de incompletude da pesquisa, pois, ao concluir a investigao sobre um determinado problema, abrem-se novas possibilidades para a continuidade de outros estudos, que fazem com que o pesquisador construa teorias no decorrer das suas prticas investigativas. A construo de conhecimentos transversaliza os vrios momentos de investigao que o pesquisador desenvolve, no acontece em um momento pontual e nico desse processo, mas uma ao constante frente multiplicidade de materiais empricos coletados, se caracterizando pela atividade pensante e construtiva do pesquisador. Outro princpio da Epistemologia Qualitativa a compreenso da pesquisa como um processo de comunicao, um processo dialgico , pois a maioria dos problemas sociais e humanos se expressa na comunicao direta e indireta entre as pessoas. Nesse sentido, a comunicao uma via privilegiada para conhecer as configuraes e os processos de sentido subjetivo que caracterizam os sujeitos individuais e que permitem conhecer o modo como as diversas condies objetivas da vida social afetam o homem (GONZLEZ REY, 2005a, p. 13), fazendo com que o indivduo se manifeste enquanto sujeito crtico e criativo. Esse princpio fundamenta tambm a escolha dos instrumentos de coleta de dados, por meio dos quais a comunicao entre o pesquisador e os sujeitos participantes da pesquisa se configura em um espao legtimo e permanente de produo de informaes. Considerando os itens anteriores evidencia-se o terceiro princpio da Epistemologia Qualitativa: a legitimao dos casos singulares como instncia de produo do conhecimento cientfico. A partir das informaes que os casos singulares expressam nos processos de comunicao, o pesquisador, envolvido em um processo de implicao intelectual, vivencia momentos de
7

tenso, de ruptura, de continuidade e de contradies frente ao modelo terico em desenvolvimento. Esses conflitos proporcionam o surgimento de novas zonas de sentido, que, consequentemente, provocam avanos na construo terico-metodolgica da pesquisa e na compreenso da subjetividade no estudo do ser humano, da cultura e da sociedade.

2.1. O papel do pesquisador No desenvolvimento da pesquisa, a construo das informaes um momento de extrema ateno e comprometimento por parte do pesquisador. Uma exigncia desse processo o seu carter ativo e a sua responsabilidade intelectual pela construo terica resultante da pesquisa. Em sua trajetria na construo das informaes, o pesquisador normalmente apoia-se na formao de uma sntese terica, que envolve representaes tericas, valores e intuies, resultantes de novas ideias nem sempre presentes nos contedos por ele abordados. Tal processo estabelece em seu trabalho relaes obtidas por meio do aprendizado emprico, desencadeando novas ideias, que, por sua vez, proporcionam a abertura de outras linhas de estudo, algumas das quais podem ser totalmente inditas. Nesse sentido, o pesquisador deve estar atento aos modelos tericos que o embasam, pois os mesmos esto diretamente envolvidos no processo de legitimao do conhecimento, que necessariamente construdo de maneira processual. Segundo Gonzlez Rey (2005a), presente em todo tipo de

comportamento ou expresso humana, a organizao subjetiva para o pesquisador um campo considerado complexo, uma vez que cada ser nico, impossibilitando a gerao de um conhecimento que seja caracterizado como universal. Ao desenvolver um estudo qualitativo, cabe ao pesquisador a grande responsabilidade de estar atento prpria criatividade, flexibilidade e capacidade de perceber-se como sujeito da pesquisa, uma vez que ele representa neste momento um ncleo gerador de pensamento que o torna inseparvel da pesquisa. O pesquisador faz parte da pesquisa no papel de facilitador da dinmica que favorece o dilogo no processo de investigao e descoberta dos fatos de maior ou menor relevncia aplicada ao estudo desenvolvido, sendo suas
8

decises de grande responsabilidade para o sucesso do trabalho. Tal responsabilidade est ligada ao conhecimento produzido, uma vez que autor e sujeito da produo do conhecimento. O pesquisador deve ter em mente que o processo de construo da informao um processo hipottico em que a proposta de uma configurao subjetiva uma representao terica capaz de favorecer visibilidade sobre processos de pesquisa que, at hoje, haviam sido desconsiderados por algumas reas. A partir do modelo terico que o orienta, o pesquisador entra no processo de construo da informao por meio de elaboraes e interpretaes, que representam formas de concretizao e de organizao do processo construtivo-interpretativo, permitindo seu desenvolvimento por meio de ncleos de significao terica.

2.2. Os sujeitos participantes da pesquisa A pesquisa qualitativa vista como uma forma de produzir

conhecimentos que permite enfrentar problemas que, por sua natureza, envolvem tanto o estudo de grupos grandes, normalmente estudos

comunitrios e institucionais, quanto de grupos pequenos ou indivduos, por meio do estudo de casos. Para Gonzlez Rey (2005a, p. 108), a amostra um conceito carregado de limitaes epistemolgicas do modelo quantitativo tradicional, o que no nega sua eficcia diante de determinados problemas de pesquisa. Entretanto, na pesquisa qualitativa, no o tamanho do grupo que define os procedimentos de construo do conhecimento, mas as exigncias de informao quanto ao modelo em construo que a caracterizam. Os grupos a serem trabalhados na pesquisa qualitativa so definidos em funo das necessidades que vo aparecendo no transcorrer da pesquisa, e a seleo do grupo envolve hipteses feitas pelo prprio pesquisador. Nesse sentido, os estudos realizados com grupos grandes mantm-se fiis aos mesmos princpios epistemolgicos que guiam os estudos de caso e os estudos de pequenos grupos (GONZLEZ REY, 2005a, p. 111). Em tais situaes, no se exclui o trabalho com sujeitos individuais, uma vez que os mesmos representam informantes-chaves, por serem capazes de promover informaes de grande relevncia em relao ao problema estudado e aos objetivos propostos na pesquisa.
9

Contrariando os critrios estabelecidos na pesquisa quantitativa, o nmero ideal de pessoas a ser considerado na pesquisa qualitativa se define pelas prprias demandas do processo de construo de informao intrnseco mesma, na qual o sujeito uma unidade essencial. A singularidade a nica via que estimula os processos de construo terica portadores de um valor de generalizao perante o estudo da subjetividade. Assim, na pesquisa qualitativa explcita a necessidade cada vez maior de observao do sujeito, sua filosofia pessoal e suas experincias, capazes de contribuir para um novo conhecimento de sentido subjetivo que se torna fato real complexo. Nesse sentido, o estudo de caso [...] representa uma ferramenta privilegiada para o acesso a uma fonte diferenciada que, de forma nica, nos apresenta simultaneamente a constituio subjetiva da histria prpria (subjetividade individual) e uma forma no-repetvel de subjetivao da realidade social que ao sujeito coube viver (GONZLEZ REY, 2002, p. 156). Entre os atributos significativos do sujeito, encontra-se sua capacidade de construo terica junto ao pesquisador, embasada em suas prprias experincias no momento em que lhe permitido, dentro da pesquisa qualitativa, apropriar-se de seus conhecimentos para construir e defender seu espao subjetivo. Conforme Gonzlez Rey (2005a), isso acontece no momento em que o sujeito participante compreende o significado da pesquisa como importante na sua subjetividade.

2.3. Definio do problema de pesquisa A definio do problema implica uma representao sobre o objeto estudado que aparece aps um processo de construes feito por meio de diversas leituras que proporcionam uma reelaborao das ideias pelo pesquisador, possibilitando sua reflexo sobre as possibilidades reais da pesquisa. Nessa perspectiva, Gonzlez Rey (2002, p.73) aponta que
[...] quando falamos da definio do problema como um primeiro momento do projeto de pesquisa, no ignoramos o lugar da reviso bibliogrfica, antes vemos a definio do problema em estreita relao com a atividade concreta do pesquisador, que pode pertencer a uma rea da vida profissional, e no necessariamente ser um acadmico ou pesquisador profissional que tem a reflexo comprometida com suas diferentes leituras. 10

A formulao do problema de pesquisa, contrariando o que se tem enfatizado historicamente na literatura, no acontece em um momento prestabelecido, de maneira formal, mas diante de inquietaes e incertezas que surgem no contexto da realidade complexa. Essa formulao acontece de maneira progressiva, de uma representao que no deve e no pode ser tida como perfeita, uma vez que se caracteriza como a orientao das pesquisas que o pesquisador realiza no decorrer de sua vida, a qual suscetvel de mudanas. Nesse sentido, o objetivo central da pesquisa qualitativa a construo de modelos tericos compreensivos e com valor explicativo sobre sistemas complexos, cuja organizao sistmica inacessvel observao, seja natural ou provocada (GONZLEZ REY, 2005a, p. 89). O problema no pode ser uma elaborao imutvel, uma vez que a pesquisa um processo que deve comear com a incerteza e com o desafio, e se configura em uma representao que pode converter-se no primeiro momento do modelo terico que ser desenvolvido no curso da pesquisa. O problema no indica para o pesquisador apenas a representao terica orientadora da pesquisa, mas tambm proporciona sua localizao em um contexto no s de teorias geradoras de resultados, mas de referncias quanto ao seu status de cenrio de pesquisa e instrumento gerador de informaes de relevncia para o tema pesquisado.

2.4. Processo de construo das informaes Na pesquisa qualitativa orientada pela Epistemologia Qualitativa, o processo de construo da informao torna-se um dos momentos primordiais e mais complexos, visto que nessa perspectiva no se devem considerar os materiais empricos e nem mesmo os dados adquiridos como verdades nicas. Segundo Gonzlez Rey (2005a, p. 116), se o pesquisador assumir a postura dentro de um carter indutivo-descritivo, elimina o que o mesmo considera como principal virtude que
[...] o desenvolvimento de modelos tericos sobre a informao produzida, que nos permitam visibilidade sobre um nvel ontolgico no acessvel observao imediata atravs da construo terica de sentidos subjetivos e de configuraes subjetivas envolvidas nos diferentes comportamentos e produes simblicas do homem.

11

Isso se justifica, segundo o autor, no fato de que o sentido subjetivo surge de forma indireta na qualidade da informao, em uma palavra, na comparao de significados, nas manifestaes gerais, nos comportamentos e expresses dos sujeitos pesquisados. Dessa forma vale ressaltar que a postura do pesquisador durante o desenvolvimento da pesquisa de fundamental importncia. Deve transpor o papel de coletor de dados e refletir-se em um carter ativo e de responsabilidade intelectual pela construo da teoria, que ser resultado da pesquisa e no se esgotar ao se findar, seguindo o curso progressivo e aberto de um processo de construo e interpretao que acompanha todos os momentos da pesquisa (GONZLEZ REY, 2002, p. 106) . Assim, o processo de construo da informao caracteriza-se por ser hipottico e mediato, possibilitando a integrao de diferentes instrumentos metodolgicos e situaes vivas refletidas na experincia do sujeito, que se produz e se desenvolve no desenrolar da teoria, em um processo de construo contextual, processual e dinmico da subjetividade, que remete a uma representao complexa da realidade. Dessa maneira, h como criar um modelo terico que mostre diversos desdobramentos e aspectos que podem ser tratados de forma minuciosa, possibilitando o direcionamento de diferentes processos de construo terica de acordo com os objetivos da pesquisa, visto que um sistema de informao em processo de construo infinito com relao s opes de produo terica, conservando um valor para a pesquisa que est alm da intencionalidade do pesquisador e de suas possibilidades ao desenvolver esse momento emprico (GONZLEZ REY, 2005a, p. 186). Quando se pensa no processo de construo da informao, vale destacar que, no desenvolvimento da investigao, os dados fazem parte da construo terica para se alcanar a legitimidade de tais conhecimentos, to questionada quando se fala em pesquisa. Segundo Gonzlez Rey (2005a), a coleta de dados no pode ser considerada como uma etapa da pesquisa, visto que o dado se produz, no apenas se coleta como alguns pesquisadores acreditam. O significado atribudo ao dado ocorre por meio de uma produo humana que deve estar aberta a novas informaes que a realidade proporciona. Nesse sentido, a construo terica ocorre em uma dimenso interpretativa realizada pelo pesquisador, o que possibilita a elaborao de um modelo terico integrado a um sistema, em que a inteligibilidade produzida
12

pelo pesquisador a partir da diversidade e riqueza de informaes, que so verdadeiros trechos vivos do sujeito pesquisado. Ao entrar nessa dimenso interpretativa a partir dos sentidos subjetivos, faz-se mister considerar e compreender os diferentes tipos de instrumentos que podem colaborar na construo da informao, tais como: a dinmica conversacional, o complemento de frases, os questionrios abertos e o instrumento de conflito de dilogos (GONZLEZ REY, 2005a). A dinmica conversacional parte do princpio de que a conversao desperta o sentido subjetivo do sujeito por meio da significao de sua experincia pessoal atravs da sua fala reflexiva. Promovendo o surgimento de novos processos simblicos e emoes, a dinmica conversacional leva o pesquisador trama de sentidos subjetivos do sujeito pesquisado, o que possibilita a construo de configuraes subjetivas para a elaborao do modelo terico na perspectiva epistemolgica. O pesquisador nesse momento tem o papel de facilitador da dinmica que auxilia o dilogo. Dessa forma, h como recuperar o sujeito produtor e ativo na construo de suas experincias. Com relao ao complemento de frases, esse instrumento suscetvel de mltiplas opes de anlise qualitativa por ser um agrupamento a priori de frases que tem alguma ligao entre si, promovendo a possibilidade de entrar em campos de sentidos complexos. Isso favorece desdobramentos no decorrer da pesquisa, produzindo indicadores que so fundamentais para o

desenvolvimento de modelos responsveis pela inteligibilidade do problema estudado. A construo da informao em questionrios abertos vem sendo atualmente o instrumento mais utilizado nesse tipo de pesquisa, pois no estabelece padres de respostas para uma anlise de significao estatstica. Segundo Gonzlez Rey (2005a, p. 176), esse tipo de instrumento tem o propsito de, de forma simultnea, produzir informao sobre um grupo, bem como sobre os sujeitos singulares que o constituem, sendo informaes complementares em relao ao que nos interessa conhecer. As perguntas realizadas buscam estimular o sujeito a expressar-se, a produzir trechos complexos de informaes capazes de serem utilizados em outras construes tericas. Nessa perspectiva, Gonzlez Rey (2005a, p. 191) aponta que
13

[...] o pesquisador ao longo da anlise do questionrio integra perguntas e informaes, tanto de diferentes partes do questionrio, como de diferentes fontes, nem sempre restritas s perguntas do questionrio, desenvolvendo processos abrangentes de construo terica dos tpicos que norteiam a pesquisa.

Assim, o pesquisador pode identificar os sentidos subjetivos que permitem a construo de hipteses, focado nos objetivos da pesquisa, para uma anlise interpretativa dos indicadores, no se limitando anlise fragmentada dos dados. Por fim, o instrumento de conflito de dilogos encontra-se como alicerce para o desenvolvimento de um instrumento psicolgico, o qual considera o dilogo como fonte de um conjunto de valores e de posies diante da vida e que, quando um contedo apresentado como dilogo, toma uma forma menos estruturada e mais flexvel que qualquer tipo de pergunta ou material de anlise (GONZLEZ REY, 2005a, p. 193). Dessa forma, o pesquisador pode identificar os sentidos subjetivos do sujeito pesquisado por meio de suas expresses, realizadas com mais liberdade ao responder as perguntas feitas logo aps a apresentao de dilogos elaborados de diversas naturezas. Tal fato permite ao pesquisador uma anlise mais fidedigna dos indicadores e das configuraes subjetivas que surgem em uma perspectiva construtivointerpretativa baseada na Epistemologia Qualitativa. Portanto a construo da informao um processo contnuo que acontece durante toda a pesquisa, o qual se organiza e se estrutura por meio de indicadores, sentidos e configuraes subjetivas identificadas a partir da aplicao dos instrumentos utilizados. Isso permite a elaborao de hipteses, em que o pesquisador segue suas ideias e seus pensamentos vinculados aos sistemas de informaes levantados na pesquisa, a fim de construir teorias, ou seja, produes humanas em um contexto histrico, real e complexo da sociedade.

2.5. Interpretao das informaes Na Epistemologia Qualitativa, o processo de interpretao das informaes no acontece como momento final e conclusivo, aps a coleta de dados, como ocorre na maioria das pesquisas. Ao invs disso, Gonzlez Rey
14

(2002) defende que a interpretao das informaes acontece durante todo o processo da pesquisa, pois o emprico e o terico so indissociveis, argumento que refora o carter construtivo-interpretativo da sua

epistemologia. Esse processo de construo acontece efetivamente quando o pesquisador organiza suas anlises em categorias, as quais so instrumentos do pensamento que expressam no s um momento do objeto estudado, mas o contexto histrico-cultural em que esse momento surge como significado e, com ele, a histria do pesquisador, que elemento relevante na explicao de sua sensibilidade criativa (GONZLEZ REY, 2002, p. 60). Diferente da compreenso da organizao de categorias na perspectiva da fragmentao dos dados coletados, na Epistemologia Qualitativa esse processo revela a construo terica que o pesquisador elabora a partir das informaes produzidas pelos sujeitos no momento emprico, o que no se esgota na realizao de uma nica pesquisa. O desenvolvimento de categorias no processo da construo terica do pesquisador ao longo das vrias investigaes que realiza, resulta da identificao dos indicadores,
[...] elementos que adquirem significao graas interpretao do pesquisador, ou seja, sua significao no acessvel de forma direta experincia, nem aparece em sistema de correlao. [...] O indicador s se constri sobre a base de informao implcita e indireta, pois no determina nenhuma concluso do pesquisador em relao ao estudado; representa s um momento hipottico no processo de produo da informao (GONZLEZ REY, 2002, p.112).

O desenvolvimento de indicadores na anlise das informaes produzidas pelos sujeitos no momento emprico, leva ao desenvolvimento de novos conceitos e categorias por parte do pesquisador, dois processos complexos, criativos e delicados que acontecem de maneira inter-relacionada. Considerando que esse um processo contnuo, a pesquisa no visa elaborao de resultados finais para serem tomados como referenciais universais em relao ao tema estudado, mas produo de novos conhecimentos que ampliam e aprofundam o processo geral de construo de conhecimentos por parte do pesquisador.

15

Esse processo de construo terica acontece por meio da lgica configuracional, a qual supera os processos lgicos tradicionais da induo e da deduo, pois coloca o pesquisador no centro do processo produtivo e se refere aos diferentes processos de relao do pesquisador com o problema pesquisado; [...] e est orientada para definir os complexos processos intelectuais envolvidos no desenvolvimento do conhecimento sobre a subjetividade (GONZLEZ REY, 2002, p. 127). Nesse sentido, o pesquisador assume papel ativo em todas as decises que toma no decorrer da pesquisa, pois no h regras pr-determinadas e inflexveis. Dependendo das situaes que acontecem, seu envolvimento com a complexidade e com a diversidade dos problemas estudados no processo de construo terica orienta suas reflexes e decises, que no so certezas, mas sim permeadas por momentos de conflitos, incertezas e contradies. A lgica configuracional , assim, um processo aberto de anlise, que acontece de maneira irregular e contraditria. Junto a esse processo de anlise, acontece tambm a generalizao, que, na Epistemologia Qualitativa, entendida de maneira diferente do que na maioria das pesquisas. Ao invs de fazer a verificabilidade de conhecimentos, a significao estatstica de variveis ou a utilizao de categorias tericas invariveis, a generalizao deixa de ser uma constatao para converter-se em um processo construtivo. Assim,
[...] a generalizao um processo terico que permite integrar em um mesmo espao de significao elementos que antes no tinham relao entre si em termos de conhecimento. [...] A generalizao tambm resultado de construes tericas complexas que permitem a inteligibilidade de fenmenos inexistentes para a cincia antes da apario daquela. Uma construo terica que permite incorporar de forma estvel novos processos ou fragmentos do estudado ao momento atual de produo de conhecimento uma construo com elevado potencial de generalizao (GONZLEZ REY, 2002, p.164).

Tal compreenso permite visualizar o valor dos casos particulares na construo terica e sua importncia no processo de generalizao, uma vez que no so os resultados que so generalizados, mas a construo terica decorrente da anlise das informaes produzidas pelos sujeitos participantes da pesquisa. Essa compreenso torna-se incoerente em uma perspectiva empirista, em que um nico caso no tem legitimidade para sustentar uma
16

concluso significativa. Entretanto, no momento em que se destacam no os resultados, mas o processo terico construdo, os casos particulares assumem uma significao importante na generalizao, pois h situaes de pesquisa em que um nico sujeito possibilita novos desafios ao pesquisador ao expressar sentidos subjetivos no identificados em informaes anteriores, gerando novas ideias e reflexes com alto potencial generalizador.

Consideraes Finais

Percebe-se, com este estudo sobre a subjetividade na pesquisa qualitativa, que, na perspectiva da Epistemologia Qualitativa, a construo do conhecimento um processo contnuo e dialgico, em que a teoria construda no decorrer das prticas investigativas. As discusses sobre a subjetividade so atuais, pois buscam compreender a complexidade humana em um universo em que o sujeito se encontra em relao constante com o outro a partir das experincias que vivencia. A partir do panorama terico referenciado em Gonzlez Rey, conclui-se que o papel da subjetividade na pesquisa diz respeito ao processo histricocultural do indivduo e da sociedade. Dessa forma, possvel compreender o social como produtor de sentidos e espaos em que se manifestam contradies e singularidades dos sentidos subjetivos dos sujeitos individuais. Nesse tipo de pesquisa, o pesquisador assume um papel desafiador e complexo, pois participa ativamente buscando produzir um cenrio de pesquisa que contribua para o posicionamento e a expresso dos sujeitos envolvidos. Assim, cabe ao pesquisador, por meio de instrumentos de pesquisa que favoream o dilogo, proporcionar aos sujeitos pesquisados um espao de manifestao dos seus sentidos subjetivos, tendo em vista a construo de um modelo terico com mltiplas possibilidades de interpretao. Sob essa perspectiva, a pesquisa marcada por infindveis desdobramentos,

favorecendo o desenvolvimento da produo terica e a construo de novos caminhos que se abrem para a prtica do pesquisador.

17

Referncias GONZLEZ REY, Fernando Luis. Epistemologa cualitativa y subjetividad. So Paulo: EDUC, 1997. ____________________________. A pesquisa e o tema da subjetividade em educao. In: Anais da 24. Reunio Anual da ANPEd. Outubro 2001. Disponvel em: www.anped.org.br/reunioes/24/te7.doc. Acesso em: 20 abr. 2008. _____________________________. Pesquisa qualitativa em psicologia: Caminhos e desafios. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. ____________________________. O social na psicologia e a psicologia social: a emergncia do sujeito. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. _____________________________. Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construo da informao. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005a. ______________________________. O valor heurstico da subjetividade na investigao psicolgica. In: GONZLEZ REY, Fernando Luis. Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia . So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005b. _____________________________. Sujeito e subjetividade: uma aproximao histrico-cultural. So Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005c. HERNNDEZ, Ovidio DAngelo. Subjetividade e complexidade: Processos de construo e transformao individual e social. In: GONZLEZ REY, Fernando Luis. Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. 2. ed. So Paulo: Cortez; Brasilia: UNESCO, 2000. ____________. O Mtodo 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2005. NEUBERN, Maurcio da Silva. A subjetividade como noo fundamental do novo paradigma: breve ensaio. In: GONZLEZ REY, Fernando Luis. Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia . So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. VIGOTSKI, Liev Semionovich. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1987.

18

You might also like