You are on page 1of 15

PARTE 2

2.1 Introduo Sintetizamos neste trabalho os procedimentos para abertura e encerramento de empresas junto aos rgos pblicos federais, estaduais e municipais. No mbito estadual o roteiro atende aos contribuintes sediados no estado de So Paulo e no mbito municipal, os estabelecidos no municpio de So Paulo. 2.2 Procedimentos que antecedem a abertura de empresa Inicialmente o empreendedor dever verificar junto s Praas de Atendimento da Prefeitura Municipal se o imvel que ser sede do empreendimento possui Certido de Concluso, Habite-se e Alvar de Uso do Solo, se existem pendncias ou restries que impeam a constituio do empreendimento no endereo pretendido e se a atividade pretendida compatvel com a Lei de Zoneamento da cidade. Entretanto, alm da atividade empresarial pretendida, os interessados devem informar a inscrio cadastral e o endereo oficial completo do imvel onde ser instalado o empreendimento, constante no carn do IPTU, alm de outras informaes que possam ser solicitadas. 2.3 Registro As sociedades empresrias, ou seja, aquelas formadas por duas ou mais pessoas que exercem atividade prpria de empresrio (indstria, comrcio ou servios no especializados), vinculam-se ao Registro Pblico de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais. J as sociedades simples, ou seja, as sociedades compostas por duas ou mais pessoas que exercem profisso intelectual, de natureza cientifica, literria ou artstica, mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores, submetem-se ao Registro Civil das Pessoas Jurdicas.

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

53

PARTE 2: ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS.

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS ABERTURA DE EMPRESAS

2.3.1 Prazo para registro Os documentos necessrios ao registro da sociedade devero ser apresentados no prazo de 30 dias, contados a partir da data de assinatura do contrato. Aps esse prazo, o registro somente produzir efeito a partir da data de sua concesso. 2.3.2 Informaes necessrias para elaborao do Contrato Social Para elaborao do Contrato Social so necessrias as seguintes informaes: Razo Social ou Denominao Social; Qualificao dos scios (nome, nacionalidade, estado civil, data de nascimento, profisso, n. do RG e CPF, endereo residencial ou comercial); No caso de scio pessoa Jurdica: razo social, endereo, n. do CNPJ, qualificao do representante legal; Endereo da sede; Objetivo social; Capital social, se integralizado ou a integralizar, e a participao de cada scio; e Forma de administrao. Por lei, no pode haver duas empresas com nomes idnticos no mesmo ramo de atividade e dentro do mesmo Estado. Sugere-se, assim, que seja feito a pesquisa sobre a existncia de registro do nome empresarial escolhido, para evitar colidncia e a consequente colocao do processo em exigncia. Com o nome da empresa e o endereo aprovado, procede-se ao registro da empresa e proteo ao nome empresarial, que decorre automaticamente do arquivamento dos atos constitutivos de sociedades, tendo validade em todo o Estado que estiver estabelecido. Entretanto, caso o empreendedor pretenda estender a exclusividade para todo o territrio nacional, dever registrar o nome da empresa no INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

54

Para requerer a inscrio da sociedade na Jucesp devero ser apresentados os seguintes documentos: Capa do processo 1 via gerado pelo Cadastro Web; Requerimento do Empresrio 4 vias geradas pelo Cadastro Web; Folha de Exigncia 1 via gerado pelo Cadastro Web; Contrato Social 3 vias; Declarao de desimpedimento para o exerccio de administrao de sociedade empresria, se essa no constar em clusula prpria 1 via; GARE gerada pelo Cadastro Web e preenchida com o cdigo 370-0; DARF gerada pelo Cadastro Web e preenchida com o cdigo 6621; Cpia autenticada da identidade dos administradores e do signatrio do requerimento, podendo ser cdula de identidade, certificado de reservista, carteira de identidade profissional, Carteira de Trabalho e Previdncia Social ou Carteira Nacional de Habilitao. Se o titular for estrangeiro, exigida identidade com prova de visto permanente e dentro do perodo de sua validade ou documento fornecido pelo Departamento de Policia Federal, com indicao do nmero de registro; No caso de scio pessoa jurdica, 1 cpia autenticada do Contrato Social ou ltima alterao consolidada; e Aprovao prvia de rgo governamental, quando for o caso.

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

55

PARTE 2: ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS.

2.3.3 Documentos exigidos Na Junta Comercial do Estado de So Paulo JUCESP os atos de registros so feitos diretamente na internet, por meio do Cadastro Web, disponvel no endereo eletrnico www.jucesp.sp.gov.br. O sistema gera os formulrios necessrios para a inscrio do empresrio ou da sociedade.

2.3.4 Opo pela inscrio como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte Para fins de inscrio da sociedade como microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar n. 123/2006, dever ser juntada ao requerimento de registro 3 vias da Declarao de ME ou EPP, gerados pelo Cadastro Web, conforme o caso. 2.3.5 Autenticao de cpias de documentos A autenticao de cpias de documentos que instrurem atos levados a arquivamento, quando necessrio, poder ser feita pelo prprio servidor da Junta Comercial, mediante comparao com o documento original. 2.3.6 Procurao Quando o requerimento, o contrato social ou a declarao for assinada por procurador, ser necessrio o original ou cpia autenticada de procurao, com poderes especficos e se, por instrumento particular, com firma reconhecida. Se o delegante for analfabeto, a procurao dever ser passada por instrumento pblico. 2.3.7 Sociedade com participao societria de empresa estrangeira Os documentos provindos do exterior (contratos, procuraes etc.) devem ser apresentados com as assinaturas reconhecidas por notrio, salvo se tal formalidade j tiver sido cumprida no Consulado Brasileiro. Alm da referida formalidade, devero ser apresentadas tradues de tais documentos para o portugus, por tradutor juramentado, quando estiverem em idioma estrangeiro. Se a sociedade tiver participao societria de empresa estrangeira, dever apresentar: Prova da existncia legal da empresa e da legitimidade de sua representao; Inteiro teor do contrato ou estatuto; Procurao estabelecendo representante no Brasil com poderes para receber citao; e

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

56

Se houver participao de pessoa fsica residente e domiciliada no exterior, ser necessrio ainda: Procurao estabelecendo representante no Pas, com poderes para receber citao; e Traduo da procurao por tradutor matriculado em qualquer Junta Comercial, caso passada em idioma estrangeiro.

2.4 Inscrio no CNPJ As entidades domiciliadas no Brasil, inclusive as pessoas jurdicas por equiparao, esto obrigadas a inscreverem no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica) antes de iniciarem suas atividades, todos os seus estabelecimentos localizados no Brasil ou no exterior. o caso, por exemplo, das sociedades empresrias, que esto obrigadas inscrio no CNPJ. 2.4.1 Procedimentos Os atos perante o CNPJ sero solicitados por intermdio da pgina da RFB na Internet, no endereo eletrnico: www.receita.fazenda.gov.br. A solicitao dos atos cadastrais dar-se- por meio dos seguintes documentos gerados pelo programa CNPJ (PGD CNPJ), fornecidos pela RFB: Ficha Cadastral da Pessoa Jurdica (FCPJ); Quadro de Scios ou Administradores (QSA); e Ficha Complementar (FC).

2.4.2 Aplicativos Por meio da Instruo Normativa RFB n. 1087/2010, foram aprovados os seguintes aplicativos: Programa Gerador de Documentos do Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica, verso 3.1 (PGD CNPJ/Cadastro Sincronizado 3.1); e

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

57

PARTE 2: ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS.

Traduo dos referidos atos, por tradutor matriculado em qualquer Junta Comercial.

Programa Gerador de Documentos do Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (PGD CNPJ verso web).

O PGD CNPJ, verso web, possui as mesmas funcionalidades e finalidades do PGD CNPJ/Cadastro Sincronizado 3.1 com alguns recursos a mais, como por exemplo o preenchimento diretamente na pagina da RFB. 2.4.3 DBE: Documento Bsico de Entrada Aps o preenchimento do Programa da FCPJ e do QSA ser gerado o Documento Bsico de Entrada (DBE) ou Protocolo de Transmisso da FCPJ, conforme modelos constantes dos Anexos I e II da IN RFB 1005/2010. A formalizao da solicitao feita pela remessa eletrnica do FCPJ ser feita pelo envio, por via postal, pela entrega direta ou por outro meio aprovado pela RFB, unidade cadastradora de jurisdio do estabelecimento, do DBE ou do Protocolo de Transmisso da FCPJ e de cpia autenticada do ato constitutivo da entidade devidamente registrado no rgo competente. A DBE ficar disponvel na pgina da RFB na Internet, na opo Consulta da Situao do Pedido Referente ao CNPJ pelo prazo de 90 dias, para impresso e respectivo envio ou entrega. Dever ser assinado pela pessoa fsica responsvel perante o CNPJ, por seu preposto ou mandatrio, com reconhecimento da firma do signatrio. 2.5 Inscrio Estadual A Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo passou desde 20/03/2006 a operar de forma sincronizada com o cadastro da Secretaria da Receita Federal eliminando a necessidade de informar alteraes ou solicitar inscrio e baixa separadamente nos dois rgos, tornando mais gil o processo cadastral. Por intermdio do cadastro sincronizado, o contribuinte no mais necessita obter primeiro o CNPJ para s ento dar entrada no pedido de inscrio estadual. Basta preencher e enviar um nico pedido eletrnico de inscrio, utilizando o Programa Gerador de Documentos (PGD) e o Receitanet, ambos disponveis na pgina da Secretaria da Receita Federal na internet, no endereo www.receita.fazenda.gov.br. Dessa forma,

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

58

Cumpre ressaltar que as empresas que exercem atividades industrial e comercial devero se inscrever no Cadastro de Contribuintes do ICMS antes do inicio de suas atividades. J as empresas prestadoras de servios esto dispensadas de obter inscrio estadual, exceto as empresas que prestarem servios sujeitos ao ICMS. Dentre as exigncias fiscais relativas inscrio estadual, a Secretaria da Fazenda poder exigir, antes de deferir o pedido de inscrio, o preenchimento de requisitos especficos conforme o tipo societrio adotado, a atividade econmica a ser desenvolvida, o porte econmico do negcio e o regime de tributao, bem como a apresentao de documentos, alm de outros previstos na legislao conforme a atividade econmica a ser praticada, que permitam, a comprovao: da localizao do estabelecimento; da identidade e da residncia do titular pessoa fsica, dos scios ou diretores; da capacidade econmico-financeira do contribuinte e dos scios ou diretores para o exerccio da atividade pretendida.

2.5.1 Documentos exigidos Para requerer a inscrio estadual o contribuinte dever apresentar: 01 cpia autenticada da capa do IPTU do local sede; 01 cpia autenticada do Contrato de Locao com firmas reconhecidas; 01 cpia autenticada do Protocolo, da Dispensa ou da Licena do Alvar da Cetesb; Scio Pessoa Fsica: 01 cpia autenticada do RG e CPF de todos os scios; 01 cpia autenticada da conta de luz, gs ou telefone fixo de no mximo 30 dias, em nome de cada scio e com endereo constante no contrato social;
Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

59

PARTE 2: ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS.

os programas utilizados para a inscrio junto Receita Federal transmitem tambm os dados necessrios Fazenda Estadual Paulista, dispensando o preenchimento da Deca Eletrnica.

Scio Pessoa Jurdica: 01 cpia autenticada do Contrato Social ou ltima alterao consolidada; 01 cpia autenticada do RG e CPF do scio administrador. No caso de procurador, alm do RG e CPF, cpia autenticada tambm da procurao. 01 cpia autenticada da conta de luz, gs ou telefone fixo de no mximo 30 dias, em nome do administrador ou procurador constante no contrato social. Observaes: Caso o scio no possua nenhum dos comprovantes em seu nome, aqui exigidos, ser apresentado uma cpia autenticada de outro comprovante em seu nome juntamente com uma declarao de residncia devidamente assinada e com firma reconhecida; Caso no IPTU conste proprietrio diferente do citado no contrato de locao, enviar tambm 01 cpia autenticada do Instrumento de Venda e Compra ou da matrcula do RI (Registro de Imveis) para comprovao de propriedade junto ao Posto Fiscal. No caso da empresa exercer atividade industrial dever providenciar a autorizao da CETESB. 2.5.2 Procedimentos O contribuinte ou contabilista a ele vinculado, no acesso aos procedimentos de inscrio eletrnica, observar o que segue: a) b) para solicitar inscrio de novo estabelecimento no Cadastro de Contribuintes do ICMS, dever selecionar as opes Documentos, Novo, Pessoa Jurdica ou demais entidades e Inscrio no PGD, preencher os campos dos formulrios e transmitir a solicitao, sem necessidade de senha de acesso; para consultar o andamento da solicitao de inscrio de novo estabelecimento, dever selecionar as opes Documentos e Consulta a solicitao na RFB no PGD ou acessar as opes CNPJ e Acompanhamento da solicitao cadastral via internet, na pgina da Secretaria da Receita Federal;

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

60

c) d) e)

para solicitar alterao de dados cadastrais, comunicar suspenso de atividade e baixa da inscrio de estabelecimento no Cadastro de Contribuintes do ICMS, dever selecionar as opes Documentos, Novo, Pessoa Jurdica ou demais entidades e Alterao Cadastral ou Pedido de Baixa no PGD, preencher os campos dos formulrios e transmitir a solicitao, sendo necessrio o uso de senha de acesso conforme previsto no Anexo I da Portaria CAT n 92/1998; para consultar dados cadastrais e solicitaes efetuadas, poder selecionar a opo CNPJ na pgina da Secretaria da Receita Federal ou acessar a pgina da Secretaria da Fazenda, nos endereos www.fazenda.sp.gov.br ou www.pfe.fazenda.sp.gov.br, sendo necessrio o uso de senha de acesso conforme previsto no Anexo I da Portaria CAT n 92/1998; e para consultar a lista de estabelecimentos a ele vinculados, o contabilista poder acessar a pgina do Posto Fiscal Eletrnico da Secretaria da Fazenda - PFE, no endereo www.pfe.fazenda.sp.gov.br, e selecionar a opo Servios ao Contabilista, sendo necessrio o uso de senha de acesso, conforme previsto no Anexo I da Portaria CAT n 92/1998.

Nas hipteses previstas nas letras a, b e c acima, o interessado, ao concluir o uso do PGD, dever utilizar o programa Receitanet para enviar a solicitao ou consulta Secretaria da Receita Federal que, aps a recepo, fornecer um nmero que poder ser utilizado pelo interessado para acompanhar o andamento da solicitao. Os dados fornecidos pelo contribuinte sero confrontados com informaes constantes nos bancos de dados de rgos ou entidades conveniados com a Secretaria da Fazenda, sem prejuzo da possibilidade de exigncia, pelo fisco, da apresentao dos documentos comprobatrios dessas informaes. Os servios eletrnicos previstos neste tpico podero ser acessados a partir de qualquer computador com as especificaes e configuraes necessrias

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

61

PARTE 2: ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS.

para a conexo internet e que atenda aos requisitos mnimos para a utilizao dos programas PGD e Receitanet, disponveis na pgina da Secretaria da Receita Federal. 2.5.3 Homologao Aceita e homologada a solicitao de inscrio no Cadastro de Contribuintes do ICMS, o contribuinte poder consultar o nmero da sua inscrio estadual na pgina da Secretaria da Receita Federal ou na da Secretaria da Fazenda. 2.5.4 Obteno de senha e cadastramento no DEC Aps a obteno da inscrio estadual, o contribuinte dever solicitar a emisso de senha que lhe permitir acesso aos demais servios eletrnicos disponveis no Posto Fiscal Eletrnico da Secretaria da Fazenda - PFE, no endereo www.pfe.fazenda.sp.gov.br, nos termos do Anexo I da Portaria CAT n 92/1998. Por meio do Decreto 56.104/2010 o governo do Estado de So Paulo criou o DEC Domiclio Eletrnico do Contribuinte, cujo objetivo promover a comunicao eletrnica entre a Secretaria da Fazenda e o contribuinte, dispensando-se a publicao no Dirio Oficial do Estado - D.O. ou o encaminhamento via postal. A Secretaria da Fazenda poder utilizar a comunicao eletrnica para, dentre outras finalidades: a) b) c) cientificar o sujeito passivo de quaisquer tipos de atos administrativos; encaminhar notificaes e intimaes; e expedir avisos em geral.

As pessoas jurdicas inscritas no Cadastro de Contribuintes do ICMS enquadradas no Regime Peridico de Apurao ficam obrigadas a se credenciar no perodo de 1 de janeiro a 31-07-2011, por fora da Resoluo SF 141/2010, de 28/12/2010.

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

62

2.6 Inscrio municipal Todos os contribuintes de tributos mobilirios (pessoas fsicas ou jurdicas) esto legalmente obrigados ao registro no CCM, bem como a informar o encerramento de suas atividades ou qualquer atualizao ocorrida em seus dados cadastrais no prazo mximo de 30 dias aps o incio ou encerramento de suas atividades ou da ocorrncia da atualizao. 2.6.1 Procedimentos Por meio da Portaria n 41/2005 a Prefeitura instituiu procedimentos especficos para a Inscrio no Cadastro de Contribuintes Mobilirios - CCM e, com a edio da Portaria n 97/2005, foram definidos procedimentos para o cancelamento da inscrio. Para obter a inscrio junto ao Cadastro de Contribuintes Mobilirios - CCM, primeiro o contribuinte deve preencher e transmitir o requerimento inicial diretamente na pgina oficial da Prefeitura. Aps o envio das informaes ser disponibilizado um nmero de PROTOCOLO DE INSCRIO, que servir como validao da operao de preenchimento. O protocolo de inscrio, que ter validade de 30 (trinta) dias da data da transmisso do requerimento, dever ser impresso e assinado pelo contribuinte ou seu representante legal e apresentado na Praa de Atendimento, localizada no Parque do Anhangaba, 206, juntamente com os seguintes documentos: Original ou cpia simples do RG e CPF do scio responsvel pelo pedido de inscrio; Original ou cpia simples do CNPJ do estabelecimento; Cpia simples do instrumento de constituio (Contrato Social, Estatuto, Ata ou Declarao de Empresrio - Firma Individual) e, se

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

63

PARTE 2: ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS.

As demais empresas paulistas contribuintes do ICMS optantes pelo Simples Nacional devero fazer o credenciamento no Domiclio Eletrnico do Contribuinte - DEC, conforme cronograma apresentado no Anexo I da Resoluo SF 141, de 28/12/2010.

for o caso, suas alteraes posteriores, regularmente registrados no rgo competente; Procurao, com firma reconhecida, acompanhada dos documentos pessoais do procurador (cpia autenticada ou original do RG e CPF), quando o signatrio do protocolo de inscrio.

O contribuinte dever solicitar a Senha Web para ter acesso aos servios disponibilizados no Portal da Nota Fiscal Eletrnica de Servios, tais como emisso de NF-e de servios, consulta de NF-e de servios tomados, entre outros. Para tanto dever preencher requerimento eletrnico disponvel no site da Prefeitura Municipal de So Paulo (www.prefeitura.sp.gov.br) e protocolar na Praa de Atendimento da PMSP. 2.6.2 Alvar de Licena de funcionamento e vigilncia sanitria Para obteno do Alvar de licena de funcionamento e vigilncia sanitria so necessrios os documentos, a saber: Formulrios preenchidos via sistema e devidamente assinados; 01 cpia autenticada da capa do IPTU; 01 cpia autenticada da Planta aprovada pela PMSP e atualizada; 01 cpia autenticada do Auto de Concluso, Habite-se ou Alvar de Conservao; 01 cpia autenticada do Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros, com validade (se houver)

2.7 Conectividade Social A Caixa Econmica Federal desenvolveu um canal de relacionamento eletrnico, denominado Conectividade Social, para troca de arquivos e mensagens por meio da rede mundial de computadores - Internet, para uso obrigatrio por todas as empresas ou equiparadas que esto obrigadas a recolher o FGTS e/ou a prestar informaes ao FGTS e Previdncia Social, mediante transmisso dos arquivos do SEFIP.

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

64

Para uso da Conectividade Social as empresas devem possuir certificado digital vlido. O arquivo do SEFIP e da GRRF a ser transmitido pela Conectividade Social ser acatado apenas se o CNPJ/CEI do Certificado Digital utilizado for igual ao CNPJ/CEI informado no campo Responsvel, do respectivo arquivo. A empresa se responsabilizar pelo imediato envio, por meio da Conectividade Social, de novo arquivo, caso observe, ou seja, comunicada pela CAIXA, quanto ao no processamento do arquivo enviado anteriormente. Aps a transmisso do arquivo, a empresa dever verificar na respectiva caixa postal da Conectividade Social a existncia de mensagem comunicando sobre eventual rejeio, o que poder ocorrer at 7 dias aps a transmisso, a fim de providenciar o envio de novo arquivo. Aps a transmisso do arquivo SEFIP, ser disponibilizado na Conectividade Social protocolo que dever ser salvo para gerao e impresso da Guia de Recolhimento do FGTS - GRF, pelo SEFIP, para o recolhimento do FGTS. 2.8 Sindicato Patronal As empresas devero verificar tambm para qual Sindicato devero recolher a Contribuio Sindical Patronal, de acordo com a atividade principal exercida pela empresa. Quando a empresa realizar diversas atividades econmicas, sem que nenhuma delas seja preponderante, cada uma dessas atividades ser incorporada respectiva categoria econmica, sendo a contribuio sindical devida entidade sindical representativa da mesma categoria, procedendo-se em relao s correspondentes sucursais, agncias ou filiais. Entende-se por atividade preponderante a que caracterizar a unidade de produto, operao ou objetivo final, para cuja obteno todas as demais atividades convirjam, exclusivamente, em regime de conexo funcional.
Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

65

PARTE 2: ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS.

A utilizao da Conectividade Social tambm obrigatria para a transmisso do arquivo da GRRF.

Exemplo: Empresa fabrica produtos de plstico, couro e brindes em geral. Caber atribuir a cada sindicato, mediante apurao do faturamento global e individualizado de cada atividade, a respectiva contribuio sindical. No caso de profisso regulamentada, as empresas devero providenciar o registro no conselho de classe. A empresa poder realizar a consulta quanto ao correto enquadramento sindical junto a Fecomrcio, em se tratando de empresa comercial e prestadora de servios, ou Fiesp, se for indstria. 2.9 Certificao digital A Constituio Federal determina que as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei ou convnio. Em face dessa disposio constitucional foi institudo o Sistema Pblico de Escriturao Digital - SPED, que compreende trs grandes subprojetos: a) b) c) a Nota Fiscal Eletrnica - NF-e; a Escriturao Fiscal Digital - EFD; a Escriturao Contbil Digital ECD

Para cumprir tais obrigatoriedades as empresas devero obter o certificado digital emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil (e-CPF ou e-CNPJ, conforme o caso). Utilizando alta tecnologia de criptografia de dados que garante sua inviolabilidade, o CNPJ Eletrnico (e-CNPJ) e o CPF Eletrnico (e-CPF) so certificados digitais que garantem autenticao, autorizao, integridade e no-repdio na comunicao eletrnica de pessoas jurdicas e fsicas junto Secretaria da Receita Federal, funcionando como uma verso digital do CNPJ e CPF tradicional.
Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

66

Algumas Juntas Comerciais, Cartrios e outros rgos j disponibilizam servios que permitem o uso do CNPJ ou o CPF eletrnicos, tais como o reconhecimento de firmas eletronicamente, celebrao de contratos, assinatura de balanos, e emisso de cpias autenticadas sem que haja a presena fsica das partes envolvidas, todos estes com valor jurdico. O processo de obteno do certificado fcil e prtico. Basta que o scio que consta como responsvel perante a Receita Federal obtenha um certificado digital, chamado e-CPF ou e-CNPJ. Com esse documento, alm de acessar informaes referente a sua pessoa fsica, tambm acessar os dados de todas as empresas nas quais figure como responsvel. O certificado digital poder ser adquirido de vrias empresas credenciadas, dentre elas a CertiSign, a Serasa e o Serpro. O uso do certificado digital obrigatrio para emisso de Nota Fiscal Eletrnica de mercadorias, Nota Fiscal Eletrnica de Servios, transmisso das obrigaes acessrias etc. ENCERRAMENTO DE EMPRESAS 2.10 Registro do Distrato Social

2.10.1 Extino da sociedade A sociedade adquire personalidade jurdica com o registro do seu ato constitutivo. O fim dessa personalidade jurdica ocorre por meio de um processo que se denomina extino.

Gesto 2010/2011
GUIA PRTICO DAS OBRIGAES E PROCEDIMENTOS LEGAIS, FISCAIS, CONTBEIS E TRABALHISTAS, PARA EMPRESRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE.

67

PARTE 2: ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS.

Atravs do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), disponvel no site da Receita Federal, com o certificado possvel verificar a situao fiscal do contribuinte, obter cpia de comprovantes de arrecadao (Darfs), cpia de declaraes de pessoa fsica e jurdica dos ltimos 5 anos, fazer uma retificao de Darf instantaneamente, emitir certides negativas, servios pertinentes ao SISCOMEX dentre outros. A inteno do governo manter um maior controle sobre as informaes das empresas, reduzir as dificuldades dos empresrios e pessoas fsicas com relao burocracia tributria e desafogar o atendimento nas unidades da Receita Federal.

You might also like