You are on page 1of 7

1 CINCIA E CONHECIMENTO CIENTFICO

Na nossa vida quotidiana necessitamos de um conjunto muito vasto de conhecimentos, relacionados com a forma como a realidade em que vivemos funciona, temos que saber como tratar as pessoas com as quais nos relacionamos, temos que saber como nos devemos comportar em cada uma das circunstncias em que nos situamos no nosso dia-a-dia. Estamos tambm rodeados de sistemas de transporte, de informao, de aparelhos muito diversos, com os quais temos que saber lidar. Estes conhecimentos, no seu conjunto, formam um tipo de saber a que se chama senso comum. O conhecimento cientfico transformou-se numa prtica constante, procurando afastar crenas supersticiosas e ignorncia, atravs de mtodos rigorosos, para produzir um conhecimento sistemtico, preciso e objetivo que garanta prever acontecimento e agir de forma mais segura. Sendo assim, o que diferencia o senso comum do conhecimento cientfico o rigor. Enquanto o senso comum acrtico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradies conservadoras, a cincia preocupa-se com as pesquisas sistemticas que produzam teorias que revelam a verdade sobre a realidade, uma vez que a cincia produz o conhecimento a partir da razo. Por isso surge a importncia do conhecimento cientifico.

1.1 CINCIA
A cincia uma forma particular de conhecer o mundo. o saber produzido atravs do raciocnio lgico associado experimentao prtica. Caracteriza-se por um conjunto de modelos de observao, identificao, descrio, investigao experimental e explanao terica de fenmenos. Diversos autores tentaram definir o que se entende por cincia, uma das definies foi dada por Trujillo (1974, p.8) a cincia todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemtico conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido verificao. Segundo Lakatos e Marconi (2010, p.62) as cincias possuem objetivo ou finalidade, funo e objeto.
Objetivo ou finalidade: Tem a preocupao em distinguir a caracterstica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos. Funo: Aperfeioamento, atravs do crescente acervo de conhecimentos, da relao do homem com o seu mundo. O objeto est subdividido em material e formal. Material, aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral. Formal, o enfoque especial, em face das diversas cincias que possuem o mesmo objeto material (LAKATOS; MARCONI, 2010, p.63).

Para Ferreira (1999) cincia o:


conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que

permitem sua transmisso, e estruturados com mtodos, teorias e linguagens prprias, que visam compreender e, possibilitar, orientar a natureza e as atividades humanas.

1.2 O CONHECIMENTO CIENTFICO


Os Gregos, na Antiguidade, buscavam atravs do uso da razo, a superao do mito ou do saber comum. O avano na produo do conhecimento, conseguido por esses pensadores, foi estabelecer vnculo entre cincia e pensamento sistematizado (filosofia, sociologia...), que perdurou at o incio da Idade Moderna. A partir da, as relaes dos homens tornaram-se mais complexas bem como toda a forma de produzir a sua sobrevivncia. Gradativamente, houve um avano tcnico e cientfico, como a utilizao da plvora, a inveno da imprensa, a Fsica de Newton, a Astronomia de Galileu, etc. Foi no incio do sculo XVII, quando o mundo europeu passava por profundas transformaes, que o homem se tornou o centro da natureza (antropocentrismo). Acompanhando o movimento histrico, ele mudou toda a estrutura do pensamento e rompeu com as concepes de Aristteles, ainda vigentes e defendidas pela Igreja, segundo as quais tudo era hierarquizado e imvel, desde as instituies e at mesmo o planeta Terra. O homem passou, ento, a ver a natureza como objeto de sua ao e de seu conhecimento, podendo nela interferir. Portanto, podia formular hipteses e experiment-las para verificar a sua veracidade, superando assim as explicaes metafsicas e teolgicas que at ento predominavam. O mundo imvel foi substitudo por um universo aberto e infinito, ligado a uma unidade de leis. Era o nascimento da cincia enquanto um objeto especfico de investigao, com um mtodo prprio para o controle da produo do conhecimento. Assim sendo, cincia e filosofia se separam. Portanto, podemos afirmar que o conhecimento cientfico uma conquista recente da humanidade, pois tem apenas trezentos anos. Ele transformou-se numa prtica constante, procurando afastar crenas supersticiosas e ignorncia, atravs de mtodos rigorosos, para produzir um conhecimento sistemtico, preciso e objetivo que garanta prever acontecimento e agir de forma mais segura. Sendo assim, o que diferencia o senso comum do conhecimento cientfico o rigor. Enquanto o senso comum acrtico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradies conservadoras, a cincia preocupa-se com as pesquisas sistemticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a cincia produz o conhecimento a partir da razo. Desta forma, o cientista, para realizar uma pesquisa e torn-la cientfica, deve seguir determinados passos. Em primeiro lugar, o pesquisador deve estar motivado a resolver uma determinada situao-problema que, normalmente, seguida, por algumas hipteses. Usando sua criatividade, o pesquisador deve observar os fatos, coletar dados e ento testar suas hipteses, que podero se transformar em leis e, posteriormente, ser incorporadas s teorias que possam explicar e prever os fenmenos.

1.3 PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTFICO


Dentre as caractersticas do conhecimento cientfico, destacamos trs caractersticas descritas por Unamuno (1996), sendo elas: Primeira: O conhecimento cientifico baseia-se na evidncia verificvel. Isto significa que os seus resultados e concluses podem ser sempre verificados ou confirmados por outras pessoas. Todas as concluses devem permanecer abertas, pois no futuro podem aparecer justificaes mais razoveis. Alem disso a cincia nunca detentora de verdades absolutas. Segunda: A cincia eticamente neutra, mas o cientista, por ser um indivduo, no o , cada um de nos tem um sistema de valores que influencia a sua vida em sociedade. Desta forma, quando se produz energia nuclear, em paz para produzir eletricidade, mas em guerra pode ser para produzir msseis. Terceira: O conhecimento cientfico tem por base tcnicas especficas para recolher dados, que garantem: exatido (dados que correspondem aos fatos, a preciso (dados que refletem bem a medida, o grau desses fatos observados), assim, a investigao cientfica baseia-se numa recolha sistemtica dos dados, que devem logo ser registrados, e tudo deve ser feito com objetividade, no devendo ser influenciados por preferncias, crenas, desejos e valores. "Todo conhecimento tem uma finalidade. Saber por saber, por mais que se diga em contrrio, no passa de um contra-senso" (UNAMUNO, 1996).

1.4 SENSO COMUM


Senso comum (ou conhecimento espontneo, ou conhecimento vulgar) a primeira compreenso do mundo resultante da herana fecunda de um grupo social e das experincias atuais que continuam sendo efetuadas. Pelo senso comum, fazemos julgamentos, estabelecemos projetos de vida, adquirimos convices e confiana para agir. baseado em fontes de conhecimento entre as quais o bom-senso, a tradio, a intuio a autoridade de um conhecimento especfico. Quando algum reclama de dores no fgado, esta pessoa pode fazer um ch de boldo que j era usada pelos avs de nossos avs, sem no entanto conhecer o princpio ativo (substncia qumica responsvel pela cura) das folhas e seu efeito nas doenas hepticas. O senso comum e a cincia so expresses da mesma necessidade bsica, a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. Para aqueles que teriam a tendncia de achar que o senso comum inferior cincia, lembrando que

por dezenas de milhares de anos, os homens sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse nossa cincia. Depois de cerca de quatro sculos, desde que surgiu com seus fundadores, curiosamente a cincia est apresentando srias ameaas nossa sobrevivncia. (ALVEZ, 2003, p. 21). No senso comum no h anlise, o senso comum o que as pessoas usam no seu quotidiano, o que natural, o que elas pensam que verdade.

1.5 PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO SENSO COMUM


A seguir esto descritas as principais caractersticas do senso comum: Carter emprico o senso comum um saber que deriva diretamente da experincia quotidiana, no necessitando, por isso de uma elaborao racional dos dados recolhidos atravs dessa experincia. Carter acrtico no necessitando de uma elaborao racional, o senso comum no procede a uma crtica dos seus elementos, um conhecimento passivo, em que o indivduo no se interroga sobre os dados da experincia, nem se preocupa com a possibilidade de existirem erros no seu conhecimento da realidade. Carter assistemtico o senso comum no estruturado racionalmente, tanto ao nvel da sua aquisio, como ao nvel da sua construo, no existe um plano ou um projeto racional que lhe d coerncia. Carter ametdico o senso comum no tem mtodo, ou seja, um saber que no segue nenhum conjunto de regras formais. Os indivduos adquirem-no sem esforo e sem estudo. O senso comum um saber que nasce da sedimentao casual da experincia captada ao nvel da experincia quotidiana (por isso se diz que o senso comum sincrtico). Carter aparente ou ilusrio Como no h a preocupao de procurar erros, o senso comum um conhecimento que se contenta com as aparncias, formando por isso, uma representao ilusria, deturpada e falsa, da realidade. Carter coletivo O senso comum um saber partilhado pelos membros de uma comunidade, permitindo que os indivduos possam cooperar nas tarefas essenciais vida social. Carter subjetivo O senso comum subjetivo, porque no objetivo: cada indivduo v o mundo sua maneira, formando as suas opinies, sem a preocupao de test-las ou de fundament-las num exame isento e crtico da realidade. Carter superficial O senso comum no aprofunda o seu conhecimento da realidade, fica-se pela superfcie, no procurando descobrir as causas dos acontecimentos, ou seja, a sua razo de ser que, por sua vez, permitiria explic-los racionalmente.

Carter particular o senso comum no um saber universal, uma vez que se fica pela aquisio de informaes muito incompletas sobre a realidade (por isso tambm se diz que ele fragmentrio), no podendo, assim, fazer generalizaes fundamentadas. Carter prtico e utilitrio O senso comum nasce da prtica quotidiana e est totalmente orientado para o desempenho das tarefas da vida quotidiana, por isso as informaes que o compem so o mais simples e diretas possvel.

1.6 O SENSO COMUM E A CINCIA


A ideia de que todo cientista uma pessoa de inteligncia incontestvel amplamente divulgada pela mdia e essa divulgao no gratuita. Com essa imagem de "ser superior" o cientista torna-se um formador de opinio, induzindo o pensamento das camadas populares e vendendo produtos nos comerciais de televiso. S que a realidade passa longe disso. Um indivduo considerado cientista quando se especializa em um determinado assunto e essa especializao parte de um conhecimento prvio do indivduo. Em outras palavras, todo indivduo dotado de um conhecimento prvio comum a todos pode buscar uma especializao. Mas o que esse conhecimento prvio? o que se costuma chamar de senso comum. Pode-se dizer que senso comum so os conhecimentos adquiridos ao longo da vida que independem de um treinamento cientfico. Em contrapartida, no existe treinamento cientfico sem base no senso comum. Este o aperfeioamento daquele. como o origami. Aprender a fazer dobraduras especializar-se no ato de dobrar um papel, mas dobrar papel todo mundo sabe. A especializao consiste nas formas e sequncias que devem ser dobrados os papis. Diz-se que a cincia, ao contrrio do senso comum, no acredita em magia. Como explicar ento o fato de um mdico (cientista), por exemplo, ter uma determinada crena ou religio? No deveriam ser todos os mdicos ateus? A crena de um mdico religioso est enraizada no seu senso comum. Este senso no o abandona durante o treinamento cientfico porque o treino surge a partir do senso comum e no contra ele. O senso comum e a cincia partem do mesmo princpio: a necessidade do homem de compreender o mundo e a si mesmo. O ser humano, por milhares de anos, viveu numa sociedade em que no havia cincia e mesmo assim deu continuidade ao processo de evoluo. preciso compreender que sendo a cincia um refinamento do senso comum, devemos ento respeit-lo e no desprez-lo, j que esse serve de ponto de partida para aquela. Para desenvolver o pensamento cientfico preciso saber solucionar problemas. Enxergar alm dele, ter em vista um objetivo bem definido a ser alcanado. Tambm preciso ter imaginao para levantar hipteses porque quem mantm os dois ps sempre no cho no sai do lugar.

Em geral, as pessoas percebem que existe uma diferena entre o conhecimento do homem do povo, s vezes at cheio de experincias, mas que no estudou, e o conhecimento daquele que estudou determinado assunto. E a diferena que o conhecimento do homem do povo foi adquirido espontaneamente, sem muita preocupao com mtodo, com crtica ou com sistematizao. Ao passo que o conhecimento daquele que estudou algo foi obtido com esforo, usando-se um mtodo, uma crtica mais pensada e uma organizao mais elaborada dos conhecimentos. (LARA, 1983, p 56).

1.7 CONHECIMENTO FILOSFICO E TEOLGICO


O Conhecimento filosfico fruto do raciocnio e da reflexo humana. o conhecimento especulativo sobre fenmenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenmenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da cincia. Segundo Lakatos e Marconi (2010, p. 61) o conhecimento filosfico caracterizado pelo esforo da razo pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo s luzes da prpria razo humana. O conhecimento filosfico apresenta as seguintes caractersticas: valorativo; racional; sistemtico; no verificvel; infalvel e exato. Valorativo: Pois seu ponto de partida consiste em hipteses, que no podero ser submetidas a observao: as hipteses filosficas baseiam-se na experincia e no da experimentao. No verificvel: Pois os enunciados das hipteses filosficas no podem ser confirmados e nem refutados. Racional: Por consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Sistematco: Pois suas hipteses e enunciados visam a uma representao coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreend-la em sua totalidade. Infalvel e Exato: Posto que, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer na definio do instrumento capaz de apreender a realidade, seus postulados, assim como suas hipteses, no so submetidas ao decisivo da observao (experimentao). O conhecimento teolgico ou religioso revelado pela f divina ou crena religiosa. No pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formao moral e das crenas de cada indivduo. Exemplificando: acreditar que algum foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnao; acreditar em esprito etc. Para Lakatos e Marconi (2010, p.61):
O conhecimento religioso, isto , teolgico, apoia-se em doutrinas que contm proposies sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo

sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades so consideradas infalveis e indiscutveis (exatas). um conhecimento sistemtico do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino; suas evidncias no so verificadas: est sempre implcita uma atitude de f perante um conhecimento revelado. Assim, o conhecimento religioso ou teolgico parte do princpio de que as verdades tratadas so infalveis e indiscutveis, por consistirem em revelaes da divindade (sobrenatural).

1.8 REFERNCIAS
ALVEZ, R. Filosofia da cincia. So Paulo: Loyola, 2003. FERREIRA, A.B. de H. Dicionrio Aurlio eletrnico sculo XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. 1CD-Room. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia cientfica. 7.ed. So Paulo: Atlas, 2010. LARA, Marilda Lopes Gnez de. Algumas contribuies da semiologia e da semitica para a anlise das linguagens documentrias. Braslia, Cincia da Informao, v. 22, n. 3, p. 223-226, set/dez. 1993. TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da cincia. 2. ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974. 250 p. UNAMUNO, M. Do sentimento trgico da vida. Trad. Eduardo Brando. So Paulo: Ed. Martins Fontes: 1996.

You might also like