You are on page 1of 28

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

Processo Seletivo Simplificado Docentes

016. Prova Objetiva

Professor de Educao Bsica II Histria

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu.

A durao da prova de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridos 75% do tempo de durao da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

Aguarde

a ordem do fiscal para abrir este caderno de questes.

11.11.2012 manh

FORMAO PEDAGGICA 01. Com relao formao contnua de professores, analise as seguintes afirmaes. I. Formar-se fazer cursos de forma ativa, sem, necessariamente, ter de repensar as prticas profissionais. II. Entre os procedimentos pessoais e coletivos de autoformao, podem-se mencionar, entre outros, a leitura, a experimentao, a inovao e o trabalho em equipe. III. A prtica reflexiva diz respeito a uma vontade de aprender metodicamente com a experincia e de transformar sua prtica a cada ano. De acordo com Perrenoud, est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 02. Segundo Perrenoud, [...] sob as aparncias da continuidade, as prticas pedaggicas mudam lenta, mas profundamente. Ao longo das dcadas, elas: (A) exigem uma disciplina cada vez mais estrita, deixando pouca liberdade aos alunos. (B) vinculam-se mais adaptao do aluno sociedade, um pouco menos ao desenvolvimento da pessoa. (C) concebem progressivamente o ensino como uma sucesso de lies, desconsiderando a organizao de situaes de aprendizagem. (D) direcionam-se a um planejamento didtico mais rgido, sem negociao com os alunos, e desconsiderando ocasies e aportes imprevisveis. (E) visam cada vez mais frequentemente a construir competncias, para alm dos conhecimentos que mobilizam. 03. Em A educao em novas perspectivas sociolgicas, Gomes retoma algumas ideias de um importante autor. Gomes menciona que, segundo esse autor, [...] A educao pode ajudar o homem a ser sujeito. No qualquer tipo de educao, mas uma educao crtica e dirigida tomada de decises e responsabilidade social e poltica. Uma educao baseada no dilogo e no no monlogo. Nesse trecho, Gomes est fazendo meno a (A) Paulo Freire. (B) Jean Piaget. (C) Cipriano Luckesi. (D) Henri Wallon. (E) L. S. Vygotsky.
3

04. Em relao escola segundo os paradigmas do consenso e do conflito, analise as seguintes afirmaes. I. Na escola, existem e coexistem duas estruturas: formal e informal. Um exemplo da estrutura formal encon tra-se em situaes em que um professor, em virtude de seu amplo e profundo conhecimento das relaes informais da escola, torna-se mais importante que um administrador. II. O paradigma do conflito enfatiza as tenses e oposies entre professores e estudantes. A escola vista como uma instituio que impe certos valores e padres culturais ao aluno. III. O paradigma do consenso enfatiza os valores comuns e a cooperao entre professores e alunos, de modo que a escola funcione como elemento de integrao e continuidade entre geraes. De acordo com Gomes, est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

05. Saviani afirma que o lema aprender a aprender, to difun dido na atualidade, remete ao ncleo das ideias pedaggicas escolanovistas.. Segundo esse autor, o aprender a aprender, (A) no mbito do escolanovismo, ligava-se necessidade de constante atualizao exigida pela necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade. (B) atualmente, no processo de ensino e aprendizagem, provoca um deslocamento do eixo: o professor passa a ser aquele que ensina e deixa de ser o auxiliar do aluno em seu prprio processo de aprendizagem. (C) no contexto atual, ressignificado, j no significa adquirir a capacidade de buscar conhecimentos por si mesmo, ocupar um lugar e cumprir um papel determinado em uma sociedade entendida como um organismo. (D) na atualidade, significa assimilar determinados conhe cimentos, isto , o mais importante ensinar e aprender os contedos curriculares previstos pelos programas de cada sistema de ensino. (E) no contexto atual, refere-se valorizao dos processos de convivncia entre as crianas e os adultos e da adaptao do indivduo sociedade vista como um organismo em que cada um tem um lugar e um papel definido a cumprir.

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

06. Na ao docente, de acordo com Rios, construir a felicidadania, entre outras coisas, : I. reconhecer o outro, o qual, para o professor, na relao docente, o aluno. preciso considerar o aluno na perspectiva da igualdade na diferena, que o espao da justia e da solidariedade; II. traar e desenvolver um projeto individual de trabalho. Um projeto de escola a soma de projetos individuais, os quais, em ltima anlise, tm por finalidade a superao de dificuldades de aprendizagem; III. lutar pela criao e pelo aperfeioamento de condies viabilizadoras do trabalho de boa qualidade. Essas condies encontram-se unicamente no docente, no dizem respeito infraestrutura do local de trabalho. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

08. Com relao ao projeto pedaggico-curricular, de acordo com o que afirmam Libneo et alii, assinale a alternativa correta. (A) O projeto construdo individualmente, ou seja, cada professor, voltando-se para sua especialidade, constri o projeto de forma autnoma. (B) Para garantir a autonomia da equipe, preciso des con siderar o j institudo (currculos, contedos, mtodos etc.). (C) A caracterstica instituinte do projeto significa que ele institui, estabelece, cria objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, formas de ao, estru turas, hbitos, valores. (D) Elaborado para evitar mudanas institucionais, do comportamento e das prticas dos professores ao longo do ano letivo, o projeto um documento acabado, concludo e definitivo. (E) A formulao do projeto pedaggico-curricular no prtica educativa, mas contribui no processo de aprendizagem efetiva dos alunos.

07. Considerando-se as sete categorias bsicas de construo do conhecimento, na perspectiva dialtica, analise as infor maes a seguir.  o amplo e complexo processo de estabelecimento de relaes entre o objeto de conhecimento e as representaes mentais prvias e as necessidades do sujeito.  a exigncia, no processo de conhecimento, da atividade do aluno para ser sujeito do prprio conhecimento (agir para conhecer), e da articulao do objeto com a prtica social mais ampla (objeto-realidade).  a postura do professor no sentido de, ao invs de dar pronto, levar o aluno a pensar, a partir do questionamento de suas percepes, representaes e prticas. De acordo com Vasconcellos, as informaes, correta e respectivamente, referem-se (A) Criticidade; Historicidade; Prxis. (B) Significao; Prxis; Problematizao. (C) Historicidade; Criticidade; Significao. (D) Problematizao; Prxis; Significao. (E) Significao; Criticidade; Continuidade-Ruptura.

09. Segundo Libneo et alii, o currculo real refere-se (A) ao que estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos contedos das reas ou disciplinas de estudo. (B) quilo que, de fato, acontece na sala de aula, em decor rncia de um projeto pedaggico e dos planos de ensino. (C) quelas influncias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e so provenientes da experincia cultural, dos valores etc. (D) aos contedos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educao e concretizados pela elaborao da Proposta Curricular do Estado de So Paulo. (E) aos conceitos, s definies e s metodologias desen volvidos ou validados pelos diferentes rgos de fomento cientfico.

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

10. Em relao s aes da escola no campo da avaliao educacional, voltadas para a formao continuada no contexto de trabalho, analise as afirmaes a seguir.  uma funo primordial do sistema de organizao e de gesto dos sistemas escolares, podendo abranger tambm as escolas, individualmente.  Visa produo de informaes sobre os resultados da aprendizagem escolar em funo do acompanhamento e da reviso das polticas educacionais, do sistema escolar e das escolas, com a inteno de formular indicadores de qualidade dos resultados do ensino.  Tem por objetivo aferir a qualidade de ensino e da aprendizagem dos alunos; para isso, busca-se perceber a relao entre a qualidade da oferta dos servios de ensino e os resultados do rendimento escolar dos alunos. De acordo com Libneo et alii, essas informaes, correta e respectivamente, referem-se avaliao (A) acadmica; avaliao institucional; avaliao da escola. (B) da escola; avaliao diagnstica; avaliao cientfica. (C) formativa; avaliao institucional; avaliao acadmica. (D) diagnstica; avaliao do sistema escolar; avaliao institucional. (E) institucional; avaliao acadmica; avaliao da escola. 11. A Secretaria de Educao do Estado de So Paulo lanou, em 2008, o Programa de Qualidade da Escola (PQE), com o objetivo de promover a melhoria da qualidade e a equidade do sistema de ensino na rede estadual paulista. De acordo com esse programa, Nota Tcnica (2009), o IDESP (ndice de Desenvolvimento da Educao do Estado de So Paulo) um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta avaliao, considera-se que uma boa escola aquela (A) em que a maior parte dos alunos apreende as competncias e habilidades requeridas para a sua srie, num perodo de tempo ideal o ano letivo. (B) que possui condies de infraestrutura suficientes para a efetivao do trabalho docente, inclusive com laboratrios de informtica e de qumica. (C) em que a gesto democrtica efetiva-se mediante a participao real de alunos, pais e profissionais da educao, sobretudo na construo de um projeto poltico-pedaggico. (D) que tem por referncia o bem coletivo, cujos alunos voltam-se para demandas concretas da sociedade, por meio de projetos trans e interdisciplinares. (E) em que se instala, na prtica educativa, uma instncia de comunicao construtiva, espao para a palavra do professor e do aluno, para o exerccio da argumentao e da crtica.
5

12. De acordo com o Parecer CEB n. 15/1998, correto afirmar que a preparao bsica para o trabalho, prevista no artigo 35 da LDB, (A) destina-se exclusivamente queles que j esto no mercado de trabalho ou que nele ingressaro a curto prazo. (B) ser preparao para o exerccio de profisses especficas ou para ocupao de postos de trabalho determinados. (C) est vinculada a alguns componentes curriculares em particular, no a todos, pois o trabalho obrigao de contedos determinados. (D) destina-se aos alunos matriculados em escolas de ensino tcnico profissional, portanto, direcionada a um grupo que j est ingressando no mercado de trabalho. (E) destacar a relao da teoria com a prtica e a compreenso dos processos produtivos enquanto aplicaes das cincias, em todos os contedos curriculares.

13. A Proposta Curricular do Estado de So Paulo aponta para a necessidade de se trabalhar com um currculo que promova competncias. De acordo com esse documento, esse currculo (A) acarreta, necessariamente, a dissociao entre a atuao do professor, os contedos, as metodologias disciplinares e a aprendizagem requerida do aluno. (B) promove os conhecimentos prprios de cada disciplina sem a necessidade de articul-los s competncias e s habilidades dos alunos. (C) tem de levar em conta o fato de que as competncias e as habilidades devem ser consideradas, exclusivamente, no que tm de especfico com as disciplinas e tarefas escolares. (D) parte da premissa de que a educao escolar referenciada no ensino o plano de trabalho da escola indica o que ser ensinado ao aluno. (E) tem o compromisso de articular as disciplinas e as atividades escolares com aquilo que se espera que os alunos aprendam ao longo dos anos.

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

14. Analise a figura a seguir, constante na obra Matrizes de Referncia para a Avaliao: documento bsico (2009), que apresenta uma sntese das competncias cognitivas avaliadas no SARESP.
Grupo III Esquemas Operatrios

15. Com relao aprendizagem do que ensinar e de como ensinar, Delors et alii afirmam que, para o professor, (A) diferentemente do que ocorre com os membros das outras profisses, a sua formao inicial lhe basta para o resto da vida. (B) a competncia na disciplina ensinada imprescindvel, mas a competncia pedaggica, mesmo sendo desnecessria, deve ser cuidadosamente respeitada. (C) sua formao deve inculcar-lhe uma concepo de pedagogia que se limite ao utilitrio, caso contrrio, ela perder sua funo educativa. (D) sua formao deveria incluir um forte componente de formao para a pesquisa e deveriam estreitar-se as relaes entre os institutos de formao pedaggica e a universidade. (E) sua formao tem de ser uma formao parte que o isole das outras profisses, pois prejudicial educao que os professores exeram outras profisses.

Realizar Grupo II Esquemas Procedimentais

Compreender
COMPETNCIAS

Observar

Grupo I Esquemas Presentativos

Com relao a esses grupos, analise as seguintes informaes. Coluna A


Grupo I

Coluna B
a) C  ompetncias para compreender: as competncias relativas a esse grupo referem-se a operaes mentais mais complexas, que envolvem pensamento proposicional ou combinatrio, graas ao qual o raciocnio pode ser agora hipottico-dedutivo. b)  Competncias para observar: graas aos esquemas relativos a esse grupo, os alunos podem ler a prova, em sua dupla condio: registrar perceptivamente o que est proposto nos textos, imagens, tabelas ou quadros e interpretar este registro como informao que torna possvel assimilar a questo e decidir sobre a alternativa que julgam mais correta. c)  Competncias para realizar: as habilidades relativas s competncias desse grupo caracterizam-se pelas capacidades de o aluno realizar os procedimentos necessrios s suas tomadas de deciso em relao s questes ou tarefas propostas na prova.

Grupo II

16. Em relao frequncia e compensao de ausncias, analise as afirmaes a seguir. I. As atividades de compensao de ausncias sero programadas, orientadas e registradas pelo coordenador pedaggico, com a finalidade de sanar as dificuldades de aprendizagem provocadas por frequncia irregular s aulas. II. A compensao de ausncias no exime a escola de adotar as medidas previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente, e nem a famlia e o prprio aluno de justificar suas faltas. III. O controle de frequncia ser efetuado sobre o total de horas letivas, exigida a frequncia mnima de 75% para promoo. De acordo com o Parecer CEE n. 67/1998, artigos 77 e 78, est correto o que se afirma em (A) II, apenas. (B) III, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

Grupo III

De acordo com a obra Matrizes de Referncia para a Avaliao: documento bsico (2009), assinale a alternativa que apresenta a correta associao entre as colunas A e B. (A) Grupo I a; Grupo II b; Grupo III c. (B) Grupo I b; Grupo II c; Grupo III a. (C) Grupo I c; Grupo II b; Grupo III a. (D) Grupo I c; Grupo II a; Grupo III b. (E) Grupo I b; Grupo II a; Grupo III c.

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

17. Rodrigo e Srgio, dois adolescentes regularmente matri culados no ensino fundamental, so educandos com neces sidades especiais. Rodrigo, em virtude de suas deficincias, no pode atingir o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental. Srgio superdotado, est sempre frente de seus colegas de sala e resolve com extrema facilidade as situaes de aprendizagem propostas. De acordo com o artigo 59 da Lei n.o 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional), o sistema de ensino, do qual faz parte a unidade escolar onde estudam esses dois educandos, deve assegurar a (A) Rodrigo a terminalidade especfica de seus estudos, j que ele no pode atingir o nvel exigido para concluir o ensino fundamental. (B) Rodrigo e Srgio a acelerao de estudos para que concluam em menor tempo o programa escolar. (C) Rodrigo estudos de recuperao, de preferncia paralelos ao perodo letivo, a serem disciplinados pelas instituies de ensino em seu regimento. (D) Srgio bolsa de estudos, a fim de que possa matricular-se em uma escola mais bem preparada para atend-lo. (E) Rodrigo e Srgio a transferncia para uma instituio privada especializada e com atuao exclusiva em educao especial.

19. De acordo com a obra Gesto do Currculo na Escola: Caderno do Gestor, 2009, vol. 3, os conselhos de classe e srie (A) caracterizam-se como o colegiado responsvel na esco la pelo acompanhamento pedaggico do processo de ensino-aprendizagem e de avaliao. (B) tm status prprio, mas no tm o poder decisrio de inter ferir na Proposta Pedaggica da escola. Esse tipo de interferncia de uso exclusivo das instncias superiores. (C) so, obrigatoriamente, presididos pelo professor-coordenador e integrados pelos professores e supervisores de ensino. Os alunos no tm direito assegurado de participao. (D) tm por objetivo julgar os alunos com problemas de aprendizagem ou de disciplina, podendo, inclusive, reprovar um aluno como forma de punio por sua indisciplina. (E) tm, no regime de progresso continuada que pode ser considerado sinnimo de promoo automtica , a incumbncia de organizar o processo de recuperao.

20. Em relao Organizao da Educao Nacional, analise as colunas a seguir. Coluna A I.Unio Coluna B

18. Com relao ao regime de progresso continuada, analise as afirmaes a seguir. I. A avaliao contnua em processo o eixo que sustenta a eficcia da progresso continuada nas escolas. II. No regime de progresso continuada, a avaliao deixa de ser um procedimento decisrio quanto aprovao ou reprovao do aluno. III. Com a adoo do regime de progresso continuada, torna-se imprescindvel procurar os culpados da no aprendizagem, sejam eles alunos, membros da famlia ou professores. Define-se, portanto, uma via de soluo que seja a via pessoal. De acordo com a Indicao CEE n. 8/1997, est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III.
7

a)  Oferecer a educao infantil em creches e pr-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuao em outros nveis de ensino somente quando II.  Estados estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua rea de competncia e com recursos acima dos percentuais III. Municpios mnimos vinculados pela Constituio Federal manuteno e desenvolvimento do ensino. b)  Baixar normas gerais sobre cursos de graduao e ps-graduao. c)  Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino mdio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei. No que diz respeito incumbncia da Unio, dos Estados e dos Municpios, estabelea, de acordo com os artigos 9, 10 e 11 da Lei n. 9.394/1996, a correta relao entre as colunas A e B. (A) I b; II a; III c. (B) I a; II c; III b. (C) I b; II c; III a. (D) I a; II b; III c. (E) I c; II b; III a.
SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

FORMAO ESPECFICA 21. A palavra latina servus, que deu em francs serf, atravessou os sculos. Mas ao preo de tantas alteraes sucessivas na condio assim designada que, entre o servus da antiga Roma e o serf, da Frana de So Lus, os contrastes prevaleceram em muito sobre as semelhanas. Tambm os historiadores geralmente tomam partido de reservar servo para a Idade Mdia. Trata-se da Antiguidade? Eles falam de escravos.
(Marc Bloch, Apologia da Histria ou o ofcio de historiador. Adaptado)

23. Era nas cidades que os escravos domsticos estavam presentes em maior nmero, morando nos pores e desvos das casas de seus senhores ou mesmo em quartos alugados que pagavam com o dinheiro ganho com a venda de sua fora de trabalho pelas ruas da cidade, como carregadores, vendendo legumes, pequenos animais, bebidas e comidas prontas.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano. Adaptado)

A cerca dos escravos domsticos a que o fragmento se refere, leia as afirmaes. I. A variedade de trabalhos e de relaes entre escravos urbanos e seus senhores era grande, ao contrrio do que ocorria nas reas rurais e mineradoras onde os tipos de trabalho no variavam e os escravos eram destitudos de qualquer direito. II. Escravos trabalhando sem vigilncia direta de seus senhores revela a segurana que a sociedade domi nante tinha quanto aos controles sociais que limitavam a liberdade da populao escrava, o mais evidente desses controles baseava-se na aparncia fsica. III. Uma forma tipicamente urbana do trabalho escravo, comum nas cidades mais movimentadas, era o chamado escravo de ganho ou jornaleiro, sendo que o jornal era a quantia de dinheiro que os escravos deviam entregar ao senhor no fim de cada dia ou a cada semana. IV. Os africanos recm-chegados eram denominados ladinos pelos senhores. Ao aprenderem o idioma e os costumes, sendo obedientes e realizando bem as tarefas, passavam a ser chamados de boais o que demonstra, contraditoriamente, o repdio dos senhores escravido. Est correta a afirmao contida apenas em (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e IV. (E) I, III e IV.

Sobre a servido medieval mencionada no texto, correto afirmar que (A) a quantidade de escravos propriamente ditos, na Frana de So Lus, era equivalente ao nmero de servos, por essa razo que ambos receberam uma denominao semelhante. (B) os valores cristos, difundidos pela Igreja Catlica medieval, eram contrrios a servido em si, mas no estabeleciam qualquer restrio ou crtica sobre a escravido na Europa. (C) o fortalecimento dos Estados medievais europeus garantiu-lhes a autoridade necessria para perseguir servos e escravos fugitivos e, tambm, impedir que outro senhor feudal os acolhesse. (D) os deveres do servo eram fixados pelos costumes da terra, da regio, uma estabilidade absolutamente contrria noo de escravido na qual a arbitrariedade caracterstica essencial. (E) juridicamente os servos, assim como os escravos, permaneciam, de direito, a coisa de um senhor, que dispunha soberanamente de seu corpo, de seu trabalho e de seus bens. 22. Atravs da relao homem/mquina, amplia a concentrao de trabalhadores em um nico local, aperfeioa e desenvolve outro mecanismo, o trabalhador coletivo. Volta-se para questes como a introjeo do tempo til, do disciplinamento do trabalhador e o papel da tecnologia. Nas palavras de Simone Weil: Nunca fazer nada, por menos que seja, que se constitua numa iniciativa. Cada gesto , simplesmente, a execuo de uma ordem. Cinco ou seis movimentos simples so indicados, e basta repeti-los a toda velocidade.
(Carlos Aberto Vesentini, Histria e ensino: o tema do sistema de fbrica visto atravs de filmes. In: Circe Bittencourt (Org.), O saber histrico na sala de aula. Adaptado)

O fragmento faz referncia ao (A) toyotismo. (B) bulionismo. (C) taylorismo. (D) volvismo. (E) cartismo.
SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

24. Vejamos o clssico exemplo da Religio egpcia. Apesar de extremamente conhecida como iconografia, a Religio continua extremamente enigmtica. Uma tal distncia temporal nos separa desse passado fragmentado que a diver sidade se torna contraditria. Os deuses, mitos e ritos se confundem mesmo quando a extrema repetio de deuses e heris parece no ter mudado ao longo de milnios e dinastias, esculturas, tmulos e hierglifos. Embora a profuso de amuletos, frmulas inscritas em sarcfagos, nos templos e nas casas seja uma prova concreta de crenas mgicas, pouco se conhece desse substrato. A documentao principal provm de uma massa documental caracterstica chamada de literatura funerria, tratando de perodos e sobre pessoas muito diferentes, mas revelando articulao e sistematizao. Normalmente, quando falamos de Religio egpcia no nos preocupamos em identificar suas diferenas histricas em um perodo to longo e distante.
(Eliane Moura da Silva, Estudos de religio para um novo milnio. In: Leandro Karnal (Org.), Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas)

25. Se o estudo da Antiguidade, tantas vezes, parecia distante e s eventualmente prazeroso e atrativo, hoje o quadro outro e as perspectivas so ainda mais alentadoras. Nas duas ltimas dcadas, a situao mudou muito. Dezenas de profissionais qualificados formaram-se nesse perodo e puderam expandir, de forma significativa, o ensino especializado de Histria Antiga.
(Pedro Paulo Funari, A renovao da Histria Antiga. In: Leandro Karnal (Org.). Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. Adaptado)

Sobre as mudanas ocorridas na pesquisa e no ensino de Histria Antiga a que o texto faz referncia, assinale a alternativa correta. (A) na Antiguidade que se encontram as origens da dicotomia entre Oriente e Ocidente, a superao do pensamento mtico oriental pelo racionalismo predominante no Ocidente explica a superioridade cultural e a hegemonia alcanada pela civilizao europeia desde a modernidade. (B) Nefertiti e Clepatra, como instigadoras de um estudo crtico do papel da mulher e das relaes de gnero, contribuem para o desenvolvimento de um importante tema atual: masculinidade e feminilidade como concepes socioculturais produzidas e transformadas ao longo do tempo. (C) A Antiguidade inicia-se com a escrita porque, sem ela, no existe pesquisa nem reconstituio historiogrfica possvel, visto que outros tipos de vestgios demonstraram no serem isentos de erros e falsificaes e comprometiam a verdade histrica. (D) A partir de uma longa cronologia dos imperadores romanos e do estudo de suas aes desatinadas, foi possvel compreender o carter brutal e cruel desta civilizao, o que tambm pode ser exemplificado pelas sangrentas lutas de gladiadores. (E) A polis grega original passou a ser caracterizada como a expresso mais evoluda das grandes civilizaes do passado atravs de pesquisas que destacam seu autogoverno, a manuteno do prprio exrcito e sua economia autnoma e independente do campo.

A partir do texto, correto concluir que (A) o fato de se estar diante de sistemas religiosos estruturados, contudo, no significa que se consiga compreender o real sentido dessas crenas nem esclarecer todas as suas contradies, mas cada sistema deve ser compreendido em sua singularidade. (B) a Religio egpcia apresentada de forma linear e contnua nos manuais didticos e textos de divulgao cientfica e histrica porque no sofreu alteraes ao longo de milnios e dinastias e no se constituiu como estrutura complexa. (C) pelo seu carter enigmtico, por no haver preocupao em identificar diferenas histricas em um perodo to longo e distante e pelos debates que pode suscitar em sala de aula, o tema religio no deve ser abordado como objeto especfico de estudos. (D) apesar da iconografia conhecida, a documentao principal da Religio egpcia provm da chamada literatura funerria comprovando que a pesquisa histrica, tambm na Histria Antiga, faz-se apenas com documentos escritos. (E) a religio e as crenas mgicas so uma instncia apenas simblica de uma sociedade, portanto, menos real e significativa do que outras instncias como a poltica e a economia, no sentido de que estas, sim, constituem o verdadeiro conhecimento histrico.

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

26. Nos tmulos reais de Ur, na Mesopotmia, encontraram-se contas de colar feitas de amazonita. Como as jazidas mais prximas dessa pedra situam-se no corao da ndia ou nos arredores do lago Baikal, parece se impor a concluso de que, a partir do terceiro milnio antes da nossa era, as cidades do Baixo Eufrates mantinham relaes de troca com terras extremamente longnquas.
(Marc Bloch, Apologia da Histria ou o ofcio de historiador. Adaptado)

28. E aqui fica uma sugesto didtica: partir de uma biografia. Abordar os imprios medievais do Sudo Ocidental, como o Gana e o Mali, trabalhando a partir de figuras como Mansa Mussa torna o contedo mais acessvel. Ao relacionarmos as estruturas e contextos especficos do Mali medieval com personagens como Mansa Mussa, tornamos um perodo da Histria Africana, que nos parece to distante, mais familiar e compreensvel.
(Kalina Vanderlei Silva, Biografias. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.), Novos temas nas aulas de histria. Adaptado)

A cerca da antiga Mesopotmia, correto afirmar que (A) o Estado era politicamente unificado com uma estrutura administrativa rgida e centralizada. (B) todas as terras pertenciam exclusivamente ao Estado e eram cultivadas por escravos. (C) embora revele prticas sociais j existentes, o cdigo de Hamurbi unifica a legislao. (D) a regularidade dos rios Tigre e Eufrates no exigiu a construo de dutos, diques e canais. (E) o comrcio era restrito, as riquezas de Ur devem-se ao fato de ser esta a capital do Imprio. 27. A escravido do perodo moderno ou a escravido do perodo colonial americano so diversas da escravido entre os gregos ou romanos da Antiguidade (...). Quando se afirma que a escravido era prtica costumeira de povos africanos e, portanto, os negros escravizados no Brasil estavam j habituados a esse sistema de trabalho, h a uma incorreo. O sentido da escravido entre populaes africanas tinha outro carter e no fazia parte da lgica de acumulao capitalista, a qual induziu o trfico negreiro europeu no priplo do comrcio Atlntico.
(Circe M. F. Bittencourt, Ensino de Histria: fundamentos e mtodos)

Sobre Mansa Mussa a quem o texto faz referncia, correto afirmar que (A) descontente com o fracasso da primeira expedio por ele enviada para descobrir os limites do Oceano Atlntico, o rei organizou e partiu seguido por duas mil pequenas embarcaes, para uma nova tentativa da qual nunca mais se teve notcia. (B) com seu pequeno exrcito de temveis guerreiros aos quais se atribuam poderes mgicos, o rei liderou uma ferrenha resistncia contra a poltica expansionista do Imprio Almorvida, que foi derrotado e recuou para seu territrio original, a Pennsula Ibrica. (C) repudiado pelo povo por ter se convertido ao islamismo, retirou-se com dois discpulos para o litoral atlntico onde fundou uma confraria militar e religiosa, mais tarde, iniciou uma guerra santa contra os malineses e destruiu sua capital, Tombuctu. (D) sua espetacular peregrinao a Meca era composta por uma enorme e luxuosa comitiva e, durante a viagem, o rei distribuiu esplndidos presentes e uma grande quantidade de ouro, tanta opulncia impressionou, por anos, a imaginao dos povos islmicos. (E) ordenou a construo de uma magnfica fortaleza, conhecida como So Joo Batista e a transformou no principal centro do trfico escravista obtendo, assim, poderes absolutos e riquezas inestimveis oriundas de todas as partes do mundo.

Acerca do fragmento, correto concluir que (A) apenas um conceito to facilmente compreensvel ao senso comum, como a escravido e suas caractersticas desumanas, deve ser empregado de forma atemporal pelos historiadores. (B) a escravido, ao longo da histria humana, assumiu traos universais, no constituindo anacronismo desconsiderar os significados que cada sociedade e cada poca lhe conferiram. (C) todas as formas de trabalho compulsrio ou degradante, todos os tipos de sujeio que possam ser considerados humilhantes so legtimas expresses do conceito de escravido. (D) na gnese de todos os sistemas de trabalho humano encontra-se a escravido, tentativas de contextualizar este conceito remetem a interpretaes tradicionais da historiografia dominante. (E) qualquer definio de escravido deve ser suficientemente flexvel para abranger as diferentes temporalidades, caractersticas e sentidos que os agentes histricos lhe atriburam.
SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

10

29. No final da dcada de 1950 a empresa colonial estava ficando cara demais, tanto no que diz respeito ao custo da manuteno dos rgos de administrao e domnio sobre os povos quanto no que diz respeito aos investimentos em infraestrutura. Por outro lado, cresciam os movimentos pela libertao dos pases africanos, que uniam populaes urbanas e rurais, litorneas e do interior, assim como intelectuais de dentro e fora do continente.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano. Adaptado)

30. O historiador Frederick Turner, ao tratar da decadncia do Imprio Romano, menciona um conjunto de indicadores entre os quais observamos: invases brbaras, deteriorao da economia, crise moral, corrupo generalizada, surgimento de novas seitas religiosas, difuso de epidemias desconhecidas, alto custo para sustentar um exrcito gigantesco.
(Carlos Renato Carola, Meio Ambiente. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.), Novos temas nas aulas de histria. Adaptado)

Devido conjuntura histrica mencionada no fragmento, quase todos os pases africanos sob domnio colonial se tornaram livres, entre 1957 e meados de 1960, exceto as colnias (A) francesas, que ficaram submetidas at 1972 pelas enrgicas aes contrarrevolucionrias praticadas pelo Comit de Segurana Pblica. (B) portuguesas, cuja independncia ocorreu entre 1973 e 1975, no contexto da Revoluo dos Cravos que marcou o fim da ditadura fascista em Portugal. (C) holandesas, pela manuteno da poltica de chefes locais designados, os akils, integrados aos interesses econmicos europeus at 1970. (D) belgas, que alcanaram sua independncia entre 1969 e 1971, apoiadas por manifestaes populares favorveis a poltica conciliadora de Leopoldo II. (E) britnicas, devido ao fim da poltica conhecida como apartheid, organizaram movimentos de libertao e foram vitoriosas entre 1970 e 1972.

Sobre as invases brbaras (ou germnicas) a que o texto faz referncia, assinale a alternativa correta. (A) Com o predomnio das antigas instituies germnicas na Europa, a partir do sculo V, consolida-se o processo de centralizao poltica no Ocidente europeu. (B) Entre os brbaros, a fora blica caracterizava-se pelo colonato, isto , guerreiros profissionais ligados por juramento a um chefe militar em troca do soldo e parte dos saques. (C) A ausncia de estrutura hierrquica entre as sociedades germnicas favoreceu a expanso do cristianismo, a converso das camadas populares inviabilizou qualquer resistncia dos chefes. (D) No sculo V, as migraes germnicas provocaram a crise do escravismo, desestruturando a economia romana e extinguindo este sistema de trabalho na Europa. (E) Aps subjugarem os vndalos, suevos e alanos, consolidou-se na pennsula Ibrica o Reino dos Visigodos que se manteve at a invaso islmica em 711.

31. Uma das regies africanas que mais esteve envolvida com o trfico de escravos corresponde, mais ou menos, aos atuais Gana, Togo, Benin e Nigria. Entre os sculos XVII e XIX, o comrcio de escravos foi muito ativo e nessa regio atuavam todos os povos envolvidos no trfico: holandeses, franceses, ingleses, portugueses, brasileiros e cubanos. Para o Brasil vinham escravos comerciados principalmente no golfo de Benin, com destaque para o porto de Ajud.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano. Adaptado)

A regio africana a que se refere o fragmento era conhecida como Costa (A) da Guin. (B) de Urundi. (C) da Mina. (D) do Conde. (E) de Angola.

11

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

32. Com a mecanizao da produo e o desenvolvimento da indstria ocorrido a partir do incio do sculo XX, os fazendeiros e empresrios brasileiros buscaram uma mo de obra mais especializada. Esse poderia ser outro fator de favorecimento da migrao europeia.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano. Adaptado)

Considerando o texto, leia as afirmaes. I. Lanados da escravido liberdade, a maioria dos ex-escravos nunca havia recebido nenhum tipo de educao escolar ou tcnica, mas tinha que competir pelas oportunidades de emprego. II. At 1930, a migrao macia de ex-escravos para os centros urbanos promoveu a valorizao da mestiagem fsica e cultural, a mulata e o samba tornam-se os principais smbolos da nao. III. Muitos fazendeiros incentivaram a imigrao europeia por receio de que os ex-escravos lhes criassem problemas, ou seja, eles temiam os reflexos da violncia existente no sistema escravista. IV. Os ex-escravos que permaneceram no campo, geralmente, passaram a trabalhar em sistemas de parceria entregando parte da produo obtida ao dono da terra que cultivavam. So corretas as afirmaes contidas apenas em (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e IV. (E) I, III e IV. 33. A Histria do Brasil no comea com o passado indgena, mas, sim, com a chegada dos portugueses. Assim, o Brasil nasce por iniciativa dos portugueses do sculo XVI, o pau-brasil e o acar so filhos do mercantilismo da Europa, a Inconfidncia Mineira deve crditos ao iluminismo, a Independncia do Brasil foi fruto das cortes de Lisboa e da presso inglesa, que tambm acabou com a escravido no Brasil. Sabemos mais sobre os jacobinos do que sobre os escravos quilombolas. Sabemos mais sobre a coluna de Paris do que sobre Palmares.
(Marcos Vinicius de Morais, Histria Integrada. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.), Novos temas nas aulas de histria. Adaptado)

34. Afora rabes e portugueses, at o sculo XIX, os estrangeiros se mantiveram em alguns pontos da costa africana, em locais de apoio ao comrcio e navegao ocenica. Vrios so as razes que podem ser mencionadas para explicar por que os europeus, com exceo dos portugueses, no se empenharam em adentrar os territrios africanos. At o sculo XIX, no houve uma colonizao dos territrios africanos, ao contrrio do que aconteceu na Amrica depois que os europeus aqui chegaram.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano. Adaptado)

Com exceo dos portugueses, at o sculo XIX, os europeus no se empenharam em colonizar a frica porque (A) as sociedades locais no favoreciam a penetrao do estrangeiro branco, defendendo seu territrio com diplomacia e empenho guerreiro, mantendo os europeus dentro dos limites que estabeleciam. (B) o papa Nicolau V, atravs da Bula Pontifex de 1454, reconheceu o pioneirismo de Portugal e garantiu sua exclusividade na explorao do continente, acordo aceito e reafirmado pela Bula Inter Coetera em 1493. (C) no encontraram sistemas de troca, rotas de abastecimento ou regras de negociao j estabelecidas e eficazes neste continente, isto encarecia e dificultava ainda mais sua explorao econmica. (D) a ampla difuso do catolicismo entre as populaes africanas do interior do continente resultou no enfraquecimento do avano islmico e desestimulou uma poltica mais ofensiva por parte da Europa. (E) as atividades costeiras praticadas pelos europeus no eram to vantajosas para que buscassem ampliar seus interesses e investimentos em um territrio que j no se mostrava lucrativo. 35. Os ndios comearam a povoar os livros escolares desde o sculo XIX. Foi apenas a partir do sculo XX que, pelo iderio do Romantismo, o ndio se tornou um dos smbolos da nacionalidade.
(Circe Bittencourt, Identidade nacional e ensino de Histria do Brasil. In: Leandro Karnal (Org.), Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. Adaptado)

No iderio do Romantismo a que o texto faz referncia, o indgena brasileiro representava o (A) incapaz, vtima indefesa frente violncia dos europeus. (B) bom selvagem, heri fundador de um passado mtico. (C) antropfago bestial, obstculo aos progressos da civilizao. (D) primitivo, em estgio cultural muito inferior ao da Europa. (E) marginal, em plena degradao moral e fsica.

O fragmento apresenta uma crtica ao (A) ps-modernismo. (B) multiculturalismo. (C) eurocentrismo. (D) relativismo cultural. (E) fundamentalismo.
12

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

36. As cidades italianas de Gnova, Florena e Veneza, a partir do contexto das Cruzadas, criaram um intenso intercmbio comercial com mercadores muulmanos. O comrcio das especiarias propiciou um acmulo de capital nunca antes observado pela humanidade. Gnova aplicou boa parte de seu capital acumulado no financiamento das navegaes portuguesas do sculo XV e XVI.
(Fbio Pestana Ramos, Alimentao. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.), Novos temas nas aulas de histria. Adaptado)

37. Ao justificar seu sistema solar heliocntrico na obra Das revolues dos corpos celestes, assim se manifestou: Imvel, no entanto, no meio de tudo est o Sol. Pois nesse mais lindo templo, quem poria esse candeeiro em outro ou melhor lugar do que esse, do qual ele pode iluminar tudo ao mesmo tempo? Pois o Sol no inapropriadamente chamado, por alguns povos, de lanterna do Universo; de sua mente, por outros; e de seu governante, por outros ainda.
(Silvia Figueira, Cincia e Tecnologia. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.), Novos temas nas aulas de histria. Adaptado)

Acerca do contexto das Cruzadas (sculo XI ao XIII), leia as afirmaes. I. Consideradas as descontinuidades no tempo e as dife renas regionais, a populao da Europa Ocidental aumentou significativamente neste pero do, favorecida por melhores condies climticas, menor incidncia de guerras e epidemias, por mudan as nas condies jurdicas dos camponeses, pelas inovaes nas tcnicas agrcolas e abundncia de recursos naturais. II. Excluindo-se as cidades italianas, no restante da Europa Ocidental, a economia monetria tendia a ser suplantada pela economia de subsistncia e de trocas naturais. De modo geral, a minerao rudimentar e a quantidade de metais preciosos levados ao Oriente em decorrncia das Cruzadas e do comrcio de especiarias e artigos de luxo, restringiram a circulao monetria neste perodo. III. Se o vassalo no tivesse herdeiro, a terra enfeudada deveria retornar ao suserano, que podia conserv-la ou conced-la a outro nobre. Na Frana, desde o sculo XII, essa regra possibilitou que o rei, como suserano, reassumisse paulatinamente o controle sobre vrios territrios e ampliasse o poder monrquico. IV. Embora a sociedade europeia ocidental continuasse essencialmente agrria, neste perodo ocorreu um ntido crescimento da produo artesanal, principalmente, no setor txtil, e a expanso da vida urbana, que atraia pessoas interessadas em fugir do campo e, consequentemente, do senhor feudal e das obrigaes a que estavam submetidas. So corretas as afirmaes contidas apenas em (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e IV. (E) I, III e IV.

O fragmento traz referncias de (A) Francis Bacon. (B) Galileu Galilei. (C) Nicolau Coprnico. (D) Isaac Newton. (E) Antoine Lavoisier. 38. Gostariam de conhecer de fato esses grandes comerciantes da Europa do Renascimento, vendedores de tecidos ou de especiarias, monopolizadores de cobre, de mercrio ou de alume, banqueiros dos imperadores e dos reis atravs de suas prprias mercadorias? No ser indiferente lembrarem-se que eram pintados por Holbein, que liam Erasmo ou Lutero.
(Marc Bloch, Apologia da Histria ou o ofcio de historiador)

A partir do fragmento, correto afirmar que (A) a rica burguesia financiou o movimento renascentista porque desejava impor-se socialmente, construindo uma nova imagem da sociedade na qual ela ocupasse o centro e no uma posio inferior como a do perodo medieval. (B) ao contrrio do humanismo, as artes plsticas no foram o centro de convergncia de todas as principais tendncias da cultura renascentista porque os artistas, com suas obras simblicas, desconsideraram as caractersticas reais do que representavam. (C) o objetivo exclusivo dos mecenas, isto , dos prncipes e monarcas protetores das artes era a sua autopromoo, financiaram os renascentistas visando continuidade dos valores tradicionais e dogmticos que sustentaram seu poder poltico desde o perodo medieval. (D) a atitude dos humanistas em considerar a cultura pag greco-romana como mais perfeita e expressiva do que a cultura eclesistica medieval comprova o esprito ctico e o atesmo existente na mentalidade europeia neste perodo. (E) a principal finalidade dos renascentistas era a imitao, ou seja, que a sociedade europeia reconstitusse as circunstncias histricas da Antiguidade Clssica, retomando este modo de vida e adotando o latim vulgar como nico idioma.
13
SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

39. A diferena na maneira de ver o mundo entre europeus e astecas se transfere para a eficcia e qualidade das armas: os canhes vencero os tacapes. A sociedade asteca valorizada em muitos momentos, mas, na medida em que se parece com a europeia: as construes, os canais e a capacidade do homem em dominar a natureza.
(Luiz E. Fernandes e Marcus V. de Moraes, Renovao da Histria da Amrica. In: Leandro Karnal (Org.), Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. Adaptado)

41. Leia o texto. Quando os europeus chegaram terra que viria a ser o Brasil, encontraram uma populao amerndia bastante homognea em termos culturais e lingusticos, distribudos ao longo da costa e na bacia dos Rios Paran-Paraguai. Podemos distinguir dois grandes blocos que subdividem essa populao: os tupis-guaranis e os tapuias. Os tupis, tambm denominados tupinambs, dominavam a faixa litornea, do Norte at Cananeia, no sul do atual Estado de So Paulo.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

No incio do sculo XVI, antes do domnio europeu, correto afirmar que a sociedade asteca era (A) seminmade e teocrtica. (B) escravista e agnstica. (C) estamental e monotesta. (D) igualitria e militarista. (E) hierarquizada e politesta.

Sobre os grupos tupis, correto afirmar que (A) a base econmica se constitua na produo de excedentes agrcolas e nas decorrentes trocas entre as aldeias. (B) constituam uma unidade poltica, pois todas as aldeias tupis estavam subordinadas Nao Tupi. (C) se contrapunham a qualquer forma de contato com os colonizadores portugueses e com os catequizadores. (D) desconheciam a guerra e a conquista do inimigo, prticas introduzidas pelos colonizadores. (E) praticavam a caa, a pesca, a coleta de frutas e a agricultura, produzindo feijo, milho e mandioca. 42. Leia o fragmento. Lutero, Calvino, Loyola: homens de outrora, sem dvida, homens do sculo XVI, os quais o historiador, ocupado em compreender e fazer compreender, ter como primeiro dever recolocar em seu meio, banhados pela atmosfera mental de seu tempo, face a problemas de conscincia que j no so exatamente os nossos. Ousar-se- entretanto dizer que para a correta compreenso do mundo atual a compreenso da Reforma protestante ou da Reforma catlica, afastadas de ns por um intervalo vrias vezes centenrio, no tem mais importncia do que muitos outros movimentos de ideia ou de sensibilidade, mais prximos, seguramente, no tempo, porm mais efmeros?
(Marc Bloch, Apologia da histria)

40. O quilombo de Palmares foi o mais estudado e sobre o qual temos mais informaes at agora, e mesmo assim ainda sabemos muito pouco sobre ele. O pouco que sabemos sobre seu cotidiano e sua organizao o liga aos povos bantos da regio de Angola.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano. Adaptado)

Sobre a histria dos povos bantos mencionados no fragmento, correto afirmar que (A) eram nmades e viviam, exclusivamente, de caar e coletar o que encontravam na natureza. (B) durante a expanso rabe foram subjugados e converteram-se ao islamismo no sculo VI. (C) eram agricultores e desconheciam a tcnica da metalurgia. (D) na Antiguidade, fizeram a maior migrao da qual se tem notcia na frica. (E) constituram o reino de Nbane, no sculo XV os portugueses destruram sua capital If.

Joo Calvino, embora inspirado pelas ideias luteranas, tinha divergncias com Lutero. Para este, salvao vinha da f. Calvino (A) defendia a ideia da predestinao divina, na qual as pessoas, desde o nascimento, j seriam escolhidas para a salvao ou condenao. (B) acreditava que a salvao seria oferecida aos fiis que alm da f, participassem de todos os sacramentos e tivessem atos de caridade. (C) separava a vida espiritual, marcada pela busca do conhecimento de Deus, da vida material, na qual os homens deveriam ter a pobreza como ideal supremo. (D) ligava a riqueza material ao pecado e propunha aos seus seguidores uma vida de fortes privaes, como os jejuns semanais. (E) associava a salvao prtica da caridade cotidiana e por uma vida sem a acumulao de bens, materiais ou no.

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

14

43. Leia o texto. A historiadora Nathalie Z. Davis uma referncia fundamental para a Frana Moderna (em obras como Histria de perdo ou O retorno de Martin Guerre). Sua aula de Contrarreforma ganhar um brilho novo com a leitura de livros de Carlos Ginzburg, como O queijo e os vermes e Os andarilhos do bem. Provavelmente voc deixaria de considerar a Contrarreforma como um contedo espremido ao final da aula de Reforma na qual voc exps bem Lutero, correu rpido com Calvino, foi inacreditavelmente rpido com Henrique VIII e dedicou o minuto final ao ndex e Inquisio.
(Leandro Karnal, A Histria Moderna e a sala de aula, p. 132. In: Leandro Karnal, Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas)

44. Na Proposta Curricular do Estado de So Paulo para Histria, para a 2 Srie do Ensino Mdio, no 1 Bimestre, sugere-se o trabalho com o Renascimento e Reforma Religiosa: caractersticas culturais e religiosas da Europa no incio da Idade Moderna. Neste trabalho, importante apresentar como as ideias de Martinho Lutero tiveram impacto profundo em toda a sociedade do Sacro Imprio. Foi o caso, por exemplo, (A) da elite poltica germnica, que iniciou a construo da unidade poltica da Alemanha, concluda em fins do sculo XVII. (B) da burguesia industrial germnica, que se contraps s ideias de Lutero e Reforma, j que estas defendiam preceitos contra a acumulao da riqueza material. (C) do apoio de toda nobreza alem Igreja Catlica e contra Lutero e seus seguidores, que defendiam a unificao cultural da Alemanha. (D) da populao rural, que se manifestou, entre outras formas, por meio de uma revolta camponesa iniciada em 1524 e liderada por Thomas Mnzer. (E) dos grandes senhores de terra, que liberaram os seus servos das obrigaes senhoriais e garantiram a formao de um campesinato assalariado. 45. Leia o trecho. Voltando ao passado recente da histria da educao brasileira, podemos perceber como essa relao entre o ensino de histria e a construo da cidadania assume diferentes configuraes nos diversos contextos polticos. No projeto educacional implementado nos anos 60 e 70, durante a ditadura militar, a histria ensinada na escola fundamental e mdia foi estrategicamente atingida de diversas formas. A histria ensinada tinha como fundamento terico a historiografia tradicional positivista, europocntrica e linear, organizada com base nos marcos/fatos da poltica institucional, numa sequncia cronolgica casual. A histria geral seguia o chamado quadripartite francs Idade Antiga, Mdia, Moderna e Contempornea to criticado por Jean Chesneaux.
(Selva Guimares Fonseca, Didtica e prtica de ensino de Histria)

Sobre a Contrarreforma, correto afirmar que (A) parte central da preocupao da Igreja Catlica se voltou para a formao dos sacerdotes, que deveria ser feita apenas em Roma, alm do relaxamento do conceito de celibato clerical. (B) teve como momento doutrinrio fundamental o Conclio de Trento, com a confirmao de dogmas, como presena real de Cristo na eucaristia e a manuteno dos sete sacramentos. (C) houve a criao de um Conselho de Cardeais, responsvel pela dimenso doutrinria e que estabeleceu a regra de templos catlicos sem imagens de santos e da Virgem Maria. (D) como forma de defesa contra a enorme perda de seguidores, a Igreja Catlica absorveu parte dos princpios presentes nas igrejas reformadas, como a livre interpretao do texto bblico. (E) houve uma reorganizao da hierarquia da Igreja Catlica, como a supresso do Tribunal da Santa Inquisio e a relativizao do poder papal, que passou a ser dividido com os cardeais mais velhos.

Uma das principais crticas ao quadripartite francs se refere concepo de que a histria (A) se concentra no estudo dos processos de longa durao, a chamada histria antropolgica. (B) se constitui dentro de uma lgica que considera o progresso como algo global, positivo e inevitvel. (C) privilegia a viso dos vencidos na construo dos eventos, desconsiderando a ao das grandes lideranas. (D) prescinde da existncia de documentos escritos e oficiais para a construo dos eventos histricos. (E) fica centrada nos aspectos socioculturais das naes mais ricas e no analisa problemas poltico-institucionais.
15
SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

46. Leia o fragmento. Quando andamos pelas ruas de uma cidade das ndias Ocidentais, encontramos com pessoas que parecem pertencer a todas as naes da Terra. H chineses, judeus e srios; h negros e hindus vindos da sia; portugueses e espanhis; e outros que podem ser franceses ou ingleses, holandeses ou alemes. No devemos nos esquecer de que em muitas partes do mundo as pessoas discutem e brigam simplesmente porque no aprenderam como viver como os que no tm a mesma religio ou a mesma cor de pele. Aqui (em Trinidad-Tobago, Barbados e Jamaica), nas ndias Ocidentais, sabemos como agir e o fazemos h muito tempo. uma grande coisa. Poderamos ensin-lo ao resto do mundo e ficaramos orgulhosos disso. Esse o comeo de Our Heritage, primeiro livro de Histria colocado nas mos das crianas, negras e hindus, que constituem 95% da populao das ilhas. Em Trinidad-Tobago, seus pais disputam a supremacia e a riqueza das duas ilhas: os negros controlam o poder poltico, a imprensa e a televiso, e a infraestrutura econmica dominada pelo Estado, notadamente o petrleo; os hindus aos poucos se convertem em senhores da economia de mercado e tambm, nos senhores da terra. Um proletariado duplo, negro e hindu, vive na dependncia dos dirigentes de suas respectivas comunidades.
(Marc Ferro, A manipulao da Histria no ensino e nos meios de comunicao. Adaptado)

47. Leia o texto. O conjunto da obra de Oliveira Viana marco no pensamento poltico brasileiro , datada no perodo relativo aos anos 20, 30 e 40, representa um esforo no sentido de compreender o Brasil, seu povo e suas instituies para ento delinear alternativas polticas consideradas adequadas para a realidade brasileira. Um dos principais problemas apontados por Viana a formao cultural e poltica da elite intelectual do Brasil. Segundo ele, os chamados homens de pensamento vivem todos entre duas culturas: uma a do seu povo, que lhes forma o subconsciente coletivo; outra a europeia ou norte-americana, que lhes d as ideias, as diretrizes do pensamento, os paradigmas constitucionais, os critrios do julgamento poltico. [Viana ainda indaga]: (...) num pas dominado pela poltica de cl onde h regies inteiras taladas ainda por sanguinolentas lutas de famlia e onde os grupos partidrios no passam de bandos que se entrechocam no por ideias, mas por dios personalssimos e rivalidades locais de mandonismo; (...) instituir (em tal pas) um regime de proteo das liberdades e direitos individuais (...)?
(Selva Guimares Fonseca, Didtica e prtica de ensino de Histria)

A partir do fragmento, correto afirmar que Oliveira Viana (A) concebe a realidade brasileira muito complexa para receber os preceitos fundamentais das ideias nazifascistas e acredita que a democracia no pas deve privilegiar o homem do campo. (B) considera que as origens das mazelas brasileiras encon tram-se na construo do Estado nacional durante a Monarquia, que permitiu e colaborou com a instituio de uma ordem democrtico-patrimonialista. (C) representa o chamado pensamento autoritrio brasileiro, pois considera que os postulados democrticos liberais vindos dos Estados Unidos e da Europa, no podem ser aplicados realidade do Brasil. (D) no acredita que os princpios do corporativismo fascista sejam apropriados para o Brasil, pois o pas utilizou o liberalismo para garantir os direitos sociais da maioria dos brasileiros. (E) defende a concepo de que o Brasil necessitava estabelecer novos paradigmas para a construo da democracia, o que significaria garantir para todos os brasileiros os direitos polticos e sociais.

A presena de hindus em Trinidad-Tobago explicada (A) pela ao do imperialismo indiano no decorrer do sculo XIX na Amrica. (B) pela monocultura do algodo, que prescindia da mo de obra hindu. (C) pelas guerras religiosas entre muulmanos e hindustas na Inglaterra. (D) pela opo britnica em escravizar hindus ao invs de africanos. (E) pelo domnio britnico sobre as duas ilhas e sobre a ndia.

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

16

48. Leia o texto. A derrubada de dinastias, a ascenso de outras e as maiores revolues tiveram apenas resultados sem importncia se comparadas com o descobrimento da Amrica (...) As consequncias das maiores vitrias geralmente no proporcionaram felicidade humanidade nem o aperfeioamento da raa humana, e sim o contrrio, mas o descobrimento da Am rica teve efeitos benficos, embora no em todos os lugares (...) Porque, em relao Amrica do Sul, sabemos que o progresso e a expanso das letras e das artes foram freadas pela incapacidade dos espanhis de serem estimulados pelos espritos de iniciativa; isso se deve grande facilidade que tiveram para encontrar o ouro e a prata e; igualmente superstio e ignorncia de seu clero, bem como s tendncias opressivas da religio. O crescimento das cidades mostra-o bem: Lima, fundada em 1532, tem hoje 52 000 habitantes; Filadlfia, fundada em 1682, j tem 92 000; pode-se prever que em 1960 os Estados Unidos tero 462 752 896 cidados que vivero com bem-estar e gozaro da felicidade e dos raios de liberdade. Com esse texto, comea o primeiro livro de histria escrito nos Estados Unidos e destinado ao uso das crianas e das famlias. Data de 1823, foi editado por John Prentisse e impresso por Keene, em New Hampshire.
(Marc Ferro, A manipulao da Histria no ensino e nos meios de comunicao)

49. Leia o fragmento. A Constituio de 1824 vigorou com algumas modificaes at o fim do Imprio. Definiu o governo como monr quico, hereditrio e constitucional. O Imprio teria uma nobreza, mas no uma aristocracia, ou seja, existiriam nobres por ttulos concedidos pelo imperador.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

A Carta de 1824, sobre a religio, definiu que (A) a separao total entre Estado e todas as confisses religiosas, garantindo a laicidade do Estado. (B) o Estado brasileiro seria declarado laico, mas o gerenciamento da educao bsica seria realizado pela Igreja Catlica. (C) haveria um equilbrio entre a Igreja Catlica e o Estado monrquico, sem a existncia de qualquer hierarquia de poder. (D) a tolerncia com as religies crists, sem definir uma religio oficial para o Estado brasileiro. (E) a Igreja Catlica continuava a ser a religio oficial e que seria permitido o culto particular de outras religies.

Segundo o texto, (A) a constituio das colnias inglesas na Amrica objetivou a formao de sociedades religiosamente tolerantes e voltadas para a produo exclusiva de bens de consumo durveis. (B) as colonizaes na Amrica tiveram resultados bem diversos em funo da facilidade da Espanha em obter riqueza no novo espao e dos efeitos da ao religiosa catlica. (C) apesar dos erros cometidos pelos colonizadores ingleses, a preservao da liberdade econmica permitiu que os Estados Unidos se tornassem a nao mais poderosa do mundo. (D) os espaos coloniais reservados Espanha tiveram seus desenvolvimentos acelerados em funo da defesa que a Igreja Catlica fazia da importncia da acumulao de riquezas materiais. (E) a fundamentao religiosa das colonizaes hispnicas na Amrica permitiu a constituio de naes e sociedades menos propensas cobia material, mas mais suscetveis instabilidade poltica.

50. Leia o texto. Muitos dos pais dos Estados Unidos opunham-se escravido: Washington, Franklin, Jefferson, Madison, Adams, mas muitos estados do Sul recusavam entrar na Unio se a escravido neles fosse proibida. No obstante, a 1 de janeiro de 1808, uma lei proibiu o ingresso de novos escravos. A escravido tornar-se-ia o principal problema da vida americana, pois os proprietrios de escravos queriam que fosse autorizada nos novos estados que ingressassem na Unio e os antiescravistas queriam limit-lo aos estados onde j existisse de fato.
(Marc Ferro, A manipulao da Histria no ensino e nos meios de comunicao)

A escravido nos Estados Unidos foi abolida no contexto (A) das reformas liberais do incio da dcada de 1830. (B) da Guerra Hispano-Americana (1898). (C) da Guerra de Secesso (1861-65). (D) da Lei Bill Aberdeen (1845). (E) da Segunda Guerra de Independncia (1812-15).

17

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

51. Leia o fragmento. A inspirao dos rebeldes baianos veio principalmente da Revoluo Francesa. No curso do processo foram apreendidas obras filosficas de autores com Voltaire e Condillac. Ao lado dessas obras, aparecem pequenos textos pol ticos, de linguagem direta, definidores de posies. Esses textos atravessaram o Atlntico, chegaram s estantes de livros de gente letrada da Colnia e acabaram por inspirar os pasquins sediciosos e os panfletos lanados nas ruas de Salvador.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

53. Leia o fragmento. No plano internacional, os Estados Unidos reconheceram a Independncia em maio de 1824. Informalmente, ela j era reconhecida pela Inglaterra, interessada em garantir a ordem na antiga Colnia. Assim, os ingleses preservavam suas vantagens comerciais em um pas que, quela altura, j era seu terceiro mercado externo. Direta ou indiretamente, [os ingleses] estiveram presentes na consolidao da Independncia, servindo tambm de mediadores no reconhecimento da nova nao por Portugal. Isso ocorreu em agosto de 1825, por um tratado em que o Brasil concordou em compensar a Metrpole em 2 milhes de libras pela perda da antiga colnia e em no permitir a unio de qualquer outra colnia com o Brasil.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

O fragmento faz referncia (A) Revolta dos Mals. (B) Balaiada. (C) Guerra dos Cabanos. (D) Conjurao dos Alfaiates. (E) Sabinada.

A segunda clusula do tratado, que no permitia ao Brasil a unio com outra colnia portuguesa, explica-se (A) pelo temor britnico de que a unio do Imprio brasileiro com espaos coloniais portugueses da frica levasse extino completa e imediata do trfico de escravos para as colnias inglesas. (B) pela inteno da elite colonial brasileira em utilizar o mximo possvel de foras para a construo do Estado nacional, com o estabelecimento de leis que servissem exclusivamente ao pas. (C) pelos interesses da burguesia inglesa na constituio de um parque industrial nas colnias portuguesas na frica, para a produo txtil, pois havia naqueles espaos abundncia de matria prima. (D) pela forte ligao de colonos brasileiros com o trfico de escravos com regies da costa africana, especialmente com Angola, o que preocupava muito a Metrpole portuguesa. (E) pela oposio das elites coloniais da frica portuguesa, que se sentiam ameaadas pelo domnio econmico dos grandes comerciantes brasileiros vinculados ao trfico negreiro.

52. Leia o trecho. Ocorria na Inglaterra uma revoluo silenciosa, sem data precisa que ficou conhecida como Revoluo Industrial. A utilizao de novas fontes de energia, a inveno de mquinas, principalmente para a indstria txtil, o desenvolvimento agrcola, o controle do comrcio internacional so fatores que iriam transformar a Inglaterra na maior potncia mundial da poca.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

No contexto apresentado, nas suas relaes com os espaos coloniais espanhis e portugueses na Amrica, a Inglaterra (A) elaborou estratgias de interveno nas regies coloniais mais ricas a fim de evitar guerras de independncia. (B) optou por sustentar as elites coloniais defensoras da manuteno do monoplio comercial da Metrpole. (C) buscou a abertura de brechas no sistema colonial, fosse por meio de contrabando ou de acordos comerciais. (D) garantiu seus interesses econmicos transferindo tecnologia industrial para o Brasil, a Argentina e o Mxico. (E) incentivou a preservao dos laos coloniais, pois detinha o virtual monoplio do comrcio com a Amrica.

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

18

54. Leia o trecho. O trabalho com biografias em sala de aula se justifica por duas razes principais: o forte apelo que esse gnero exerce sobre o pblico leigo e o papel que a biografia pode desenvolver como representao do contexto histrico ao qual pertence o biografado. Muitos personagens histricos no so apenas famosos, so mticos. A discusso em torno das apropriaes contemporneas da vida de um personagem histrico pode ser um bom motivo para selecionar determinada biografia para a sala de aula, pois permite que os alunos vejam a prpria narrativa histrica como algo em constante mutao de acordo com distintos interesses no presente. O caso de Che Guevara exemplar.
(Kalina Vanderlei Silva, Biografias. In: Carla Bassaneezi Pinsky (Org), Novos temas nas aulas de Histria)

56. Leia o trecho. Analisando a produo historiogrfica [brasileira] dos anos 1980, podemos verificar uma diversificao de temas at ento pouco investigados pela nossa historiografia. A histria social do trabalho objeto de um nmero cada vez maior de estudos, especialmente sobre o perodo republicano. Devemos salientar os trabalhos que buscam resgatar as lutas operrias dos anarquistas, no incio do sculo XX, lutas estas que quase no apareceram na nossa historiografia tradicional, seja de esquerda ou de direita.
(Selva Guimares Fonseca, Caminhos da histria ensinada)

Acerca das lutas operrias anarquistas no Brasil, correto afirmar que (A) estiveram vinculadas criao de um partido operrio, que tinha o objetivo de ampliar as leis de proteo ao trabalho. (B) partiam do princpio de que a fragilidade da classe operria exigia uma aliana de classe com a burguesia industrial e as classes mdias. (C) em So Paulo predominou o anarcossindicalismo, que compreendia as lutas por reivindicaes imediatas como o caminho para a grande ao revolucionria. (D) o iderio anarquista, principalmente em So Paulo e no Rio de Janeiro, optou por organizar comisses de fbrica e no sindicatos. (E) os chamados libertrios defendiam a conquista do Estado pelos operrios para a destruio da burguesia e construo de uma ordem liberal.

O trabalho com a biografia de Guevara, entre outras possibilidades, permite (A) o contato com o processo de revolues socialistas e contra-imperialistas na Amrica Latina. (B) definir o conceito de histria, ou seja, transformaes construdas pela vontade nica de cada sujeito. (C) entender que qualquer ordem que prescinda de um Estado liberal necessariamente fracassar. (D) a ateno aos mecanismos de construo das verdades histricas, como por meio de uma documentao primria. (E) compreender o absoluto relativismo da construo histrica, pois o personagem apenas um mito. 55. Leia o texto. Em si mesmo, o levante de 1935 que lembra as revoltas tenentistas da dcada de 1920 foi um fracasso. Comeou a 23 de novembro no Rio Grande do Norte, antecipando-se a uma iniciativa coordenada a partir do Rio de Janeiro. Uma junta de governo tomou o poder em Natal por quatro dias, at ser dominada. Seguiram-se rebelies no Recife e no Rio, esta ltima de maiores propores. Houve a um confronto entre os rebeldes e as foras legais do qual resultaram vrias mortes, at a rendio.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

57. Leia o fragmento. Em 1976, o Congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia coloca-se oficialmente favorvel extino dos cursos de licenciatura curta e dos estudos sociais, da Resoluo n.o 30 do Conselho Federal de Educao, bem como se manifesta contrariamente participao das instituies universitrias, cientficas e profissionais no processo de elaborao das polticas educacionais. As reaes contrrias multiplicaram-se, o que leva o MEC a recuar em determinadas medidas.
(Selva Guimares Fonseca, Caminhos da Histria ensinada)

O episdio de 1935 esteve sob o comando (A) do Partido Comunista do Brasil. (B) da Ao Popular. (C) da Frente nica Paulista. (D) da Ao Integralista Brasileira. (E) da Confederao Operria Brasileira.
19

A instituio obrigatria da disciplina Estudos Sociais, no ento Ensino de 1. Grau, ocorreu (A) com a proclamao da Repblica em 1889. (B) com a Constituio de 1934. (C) durante o Estado Novo (1937-1945). (D) durante o governo Jango (1961-1964). (E) durante o regime ditatorial estabelecido em 1964.
SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

58. Leia o trecho. No perodo histrico [brasileiro] que compreende as dcadas de 1960 e 1970, encontram-se as marcas do militarismo e da represso produo musical com exlios, atos institucionais etc., o que, no entanto, no impediu que se criassem belssimas canes com temticas histrico-poltico-sociais. O contexto de reorganizao dos movimentos serviu de inspirao para a criao de peas musicais.
(Selva Guimares Fonseca, Didtica e prtica de ensino de Histria)

Assinale a alternativa que apresente, corretamente, uma cano representativa do perodo histrico a que o fragmento se refere. (A) Brasil! Meu Brasil brasileiro Meu mulato inzoneiro Vou cantar-te nos meus versos O Brasil, samba que d Bamboleio, que faz gingar O Brasil, do meu amor Terra de Nosso Senhor Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim (...)
(Aquarela do Brasil, Ary Barroso)

(D) Ol! Como vai? Eu vou indo. E voc, tudo bem?  Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro... E voc?  Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranquilo... Quem sabe? Quanto tempo! Pois , quanto tempo! Me perdoe a pressa - a alma dos nossos negcios! Qual, no tem de qu! Eu tambm s ando a cem!  Quando que voc telefona? Precisamos nos ver por a!  Pra semana, prometo, talvez nos vejamos... Quem sabe? Quanto tempo! Pois ...quanto tempo!  Tanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira das ruas... (...)
(Sinal Fechado, Paulinho da Viola)

(B) Agora vou mudar minha conduta Eu vou pra luta pois eu quero me aprumar Vou tratar voc com a fora bruta Pra poder me reabilitar Pois esta vida no est sopa E eu pergunto: com que roupa? Com que roupa que eu vou Pro samba que voc me convidou? (...)
(Com que roupa?, Noel Rosa)

(E) Meu chapu do lado Tamanco arrastando Leno no pescoo Navalha no bolso Eu passo gingando Provoco e desafio Eu tenho orgulho Em ser to vadio (...)
(Leno no pescoo, Wilson Batista)

(C) Se voc disser que eu desafino amor Saiba que isso em mim provoca imensa dor S privilegiados tm ouvido igual ao seu Eu possuo apenas o que Deus me deu Se voc insiste em classificar Meu comportamento de anti-musical Eu mesmo mentindo devo argumentar Que isto bossa-nova, isto muito natural O que voc no sabe nem sequer pressente que os desafinados tambm tm um corao (...)
(Desafinado, Tom Jobim e Newton Mendona)
SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

20

59. Leia as letras das canes. Cano 1


Valeu, Zumbi! O grito forte dos Palmares Que correu terras, cus e mares Influenciando a abolio Zumbi valeu Hoje a Vila Kizomba batuque, canto e dana Jongo e Maracatu Vem menininha pra danar o Caxambu (bis) , , nega (...) Anastcia no se deixou escravizar , Clementina O pagode o partido popular (...)

[Samba-enredo da Escola de Samba Unidos da VilaIsabel (1988) Kizomba, Festa da Raa. Compositores: Rodolpho/ Jonas/Lus Carlos da Vila]

Cano 2
Liberdade, Liberdade abra as asas sobre ns E que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz Vem ver, vem reviver comigo amor O centenrio em poesia nesta ptria me querida O imprio decadente muito rico incoerente era fidalguia por isso que surgem: Surgem os tamborins Vem emoo a bateria vem no pique da cano e a nobreza enfeita o luxo do salo vem viver... Vem viver o sonho que sonhei ao longe faz-se ouvir em verde e branco por a brilhando na Sapuca E da guerra... Da guerra nunca mais Esquecemos do patrono o Duque imortal. A imigrao floriu de cultura o Brasil A msica encanta e o povo canta assim E a Princesa Pra Isabel, a herona que assinou a lei divina (Graas a Deus!) negro danou, comemorou o fim da sina. Na noite triste e reluzente com a bravura, finalmente o Marechal que proclamou foi presidente (...)
[Samba-enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense (1989) Liberdade, Liberdade! Abra as asas sobre ns. Compositores: Niltinho Tristeza, Preto Jia, Jurandir e Vicentinho] (Apud Selva Guimares Fonseca, Didtica e prtica de ensino de Histria)

correto concluir, a partir da anlise das letras dos sambas-enredo, que (A) nas duas produes houve a preocupao em reconhecer que a histria deve ser prioritariamente lida a partir das condies materiais de existncias das sociedades humanas. (B) h diferentes interpretaes histricas para o processo que resultou na abolio da escravatura no Brasil e a cano 2 se aproxima de um tipo de histria de acordo com a viso dos dominantes, a denominada Histria Oficial. (C) a cano 1 no deve ser utilizada no trabalho escolar pois no se trata de histria mas de mitos, diferente da cano 2, que apresenta eventos reais e consolidados da histria nacional. (D) a cano 2 mais indicada para o trabalho escolar no Ensino Fundamental, pois apresenta o passado brasileiro efetivamente como ele foi, diferente da cano 1, que constri um passado desarmnico. (E) o compositor de um samba-enredo no tem compromisso com o rigor do conhecimento histrico, condio que exclui a utilizao desse material no trabalho de sala de aula. 60. Leia o fragmento. No governo Castelo Branco, o Estado passou a financiar diretamente o mercado editorial por meio de subsdios a livros. Um exemplo o Conselho Federal de Cultura, que passou a ocupar-se da edio de obras de grande importncia cultural. Uma outra forma de subsdio se deu pelo Programa do Livro Didtico, gerenciado pela Comisso Nacional do Livro Tcnico e Didtico (Colted), criada em 1966 e extinta em 1971. Esse programa visava distribuio gratuita de livros didticos s escolas primrias e secundrias e, com descontos nos preos, s universidades. Visava, tambm, realizao de seminrios e cursos de treinamento de professores, editores e profissionais da indstria editorial. Tudo isso promovido pelo Ministrio da Educao e Cultura e pela United States Agency for International Development (Usaid).
(Selva Guimares Fonseca, Didtica e prtica de ensino de Histria. Adaptado)

A partir do fragmento, correto afirmar que (A) durante o regime autoritrio, a norte-americana Usaid teve uma influncia marcante na poltica educacional brasileira. (B) o convnio com a agncia norte-americana permitiu a universalizao da escola bsica no pas. (C) no houve qualquer ateno dos governos autoritrios ps-1964 com a educao e a produo de materiais didticos. (D) o acordo Mec-Usaid permitiu que mecanismos democrticos fossem introduzidos nas universidades do pas. (E) apesar da ordem autoritria, o ensino universitrio no sofreu interferncia dos governos ps-1964.
21
SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

61. Os conflitos entre a Polnia e a Rssia (e depois com a URSS) so completamente escamoteados e, assim, apagadas as origens do dio ancestral dos poloneses aos seus vizinhos. Somente os alemes, e tambm os suecos so apresentados como carrascos da Polnia.
(Marc Ferro, A manipulao da histria no ensino e nos meios de comunicao. Adaptado)

63. Em relao ao sculo XX, nota-se uma sutil clivagem no eixo espacial que organiza a pauta de eventos da Histria Contempornea: a Europa, enfatizada no sculo XIX e na primeira metade do sculo XX, vai perdendo espao para os EUA e o Terceiro Mundo (Amrica Latina, sia e frica).
(Marcos Napolitano, Pensando a estranha histria sem fim, In: Leandro Karnal (Org.). Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. Adaptado)

Uma histria da Polnia que escamoteia os conflitos com a Rssia silencia sobre (A) a criao do gueto de Varsvia e a execuo da maior parte de seus habitantes. (B) a invaso da Polnia pela Alemanha nazista em setembro de 1939. (C) a existncia do corredor polons, que garantia o acesso da Polnia ao mar. (D) o massacre de Katyn, tido por muito tempo como de responsabilidade dos nazistas. (E) a indenizao recebida pela Polnia ao final da Segunda Guerra Mundial. 62. A primeira guerra de independncia estava terminada. Mas a continuidade das divises internas no demorou em transformar-se em uma segunda guerra civil, disputada entre MPLA e Unita, no mbito de articulaes internacionais, com uma participao ainda maior e mais direta, sobretudo dos Estados Unidos e da frica do Sul, enviando tropas de apoio Unita, enquanto a URSS, a China e sobretudo Cuba deram apoio logstico e humano ao MPLA.
(Leila Leite Hernandez, A frica na sala de aula)

O deslocamento da Europa para os EUA indicado no texto est relacionado (A) indisponibilidade de fontes e documentos relativos ao sculo XX no continente europeu. (B) ao desenvolvimento da supremacia dos EUA e ao declnio da hegemonia europeia no sculo XX. (C) ao pessimismo provocado pelo estudo das duas guerras que atingiram a Europa no sculo XX. (D) ao movimento anti-imperialista, que conseguiu tirar as potncias capitalistas europeias do foco. (E) ao panamericanismo e Doutrina Monroe, que permitiram a insero da Amrica na economia mundial. 64. Ao inserir biografias em um assunto como a Segunda Guerra Mundial, um personagem como Hitler, exemplo maior do debate em torno da importncia do indivduo sobre as estruturas e fatos de uma poca, torna-se uma opo vivel pelas muitas possibilidades de discusso que sua biografia oferece. Sua biografia pode ser uma ponte para o contexto cultural do entre guerras: o antissemi tismo e o cenrio artstico da Alemanha e da ustria. Mas possvel ainda fazer um paralelo com outras biografias, escolhendo, por exemplo, soldados annimos que, como Hitler, participaram dos conflitos da Primeira Guerra, mas que seguiram rumos bem distintos.
(Kalina Vanderlei Silva, Biografias. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.). Novos temas nas aulas de Histria)

Sobre o processo de independncia de Angola, correto afirmar que (A) a interveno de outros pases, como EUA e URSS, teve poucas consequncias para o desfecho do conflito e respeitou o princpio de autodeterminao dos povos. (B) a separao de Portugal teve origem na inteno da metrpole de se retirar da frica, resultando em um processo de descolonizao, e no de libertao nacional. (C) o conflito com a metrpole foi marcado pelo apoio dos EUA ao pas colonizador, numa tentativa de defender o mundo capitalista ocidental do avano da URSS. (D) esteve mais relacionado s questes internas da sociedade angolana e garantiu ao pas um longo perodo de estabilidade poltica aps a separao de Portugal. (E) duas questes histricas influram diretamente na guerra, a Revoluo dos Cravos, em abril de 1974, e a Guerra Fria, que ops os EUA URSS.
SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

Acerca do perodo discutido no trecho, correto afirmar que (A) a participao da Alemanha nos conflitos da Primeira Guerra no tem relao com a ascenso do nazismo e com a exploso da Segunda Guerra, ocorrida mais de 20 anos aps o fim da Primeira. (B) os ressentimentos e o revanchismo existentes na Inglaterra e na Frana ao final da Primeira Guerra esto entre os principais fatores que levaram ao incio da Segunda Guerra Mundial. (C) o antissemitismo, uma das marcas do III Reich comandado por Hitler, surgiu no entre guerras e foi inventado pelos alemes, pois o preconceito e a hostilidade contra judeus no existiam at ento. (D) a Segunda Guerra Mundial no teve outra origem que no a vontade pessoal de Hitler, pois o final da Primeira Guerra foi satisfatrio para a Alemanha devido indenizao recebida. (E) a histria de vida de Hitler se confunde com a histria das duas guerras mundiais, pois ele participou de ambas e teve um papel importante no contexto do entre guerras como lder nazista.
22

65. No nazismo, o ideal de superioridade racial de determinados seres humanos sobre outros era simbolizado pelo homem viril, ariano e nrdico. O Estado totalitrio nazista, associado a diversos smbolos de masculinidade, procurava controlar a sexualidade das mulheres.
(Carla Bassanezi Pinsky, Gnero. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.). Novos temas nas aulas de Histria)

67. Integralistas e comunistas se enfrentaram mortalmente nos anos 1930. Seria errneo pensar que a guerra entre os dois grupos resultou de um mal-entendido. Na realidade, eles mobilizaram sentimentos muito diversos.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

O domnio nazista a que se refere o texto (A) apresenta um exemplo da utilizao de concepes de gnero para legitimar relaes de poder. (B) indica o importante papel da mulher na sociedade, mesmo que subordinada a poderes masculinos. (C) reflete o lugar inferior da mulher na sociedade, que no sofreu mudanas at os dias de hoje. (D) refora o fato de que na diversidade de raas e gneros que se reconhece a superioridade. (E) contradiz o princpio da igualdade civil entre arianos, proposto por Hitler em seu livro Minha Luta.

Entre as diferenas, pode-se indicar que o integralismo tinha como um de seus fundamentos (A) o iderio do fascismo europeu, enquanto os comunistas tinham um programa revolucionrio. (B) a defesa da propriedade coletiva, enquanto os comunistas defendiam a estatizao. (C) a interveno do Estado na economia, enquanto os comunistas tinham uma plataforma liberal. (D) a defesa da democracia presidencialista, enquanto os comunistas cultuavam a personalidade do lder. (E) o nacionalismo racista, enquanto os comunistas eram nacionalistas com forte vis indianista.

66. O integralismo se definiu como uma doutrina nacionalista cujo contedo era mais cultural do que econmico. Sem dvida, combatia o capitalismo financeiro e pretendia estabelecer o controle do Estado sobre a economia. Mas sua nfase maior se encontrava na tomada de conscincia do valor espiritual da nao, assentado em princpios unificadores: Deus, Ptria e Famlia era o lema do movimento.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

68. O integralismo pretendia alcanar seus objetivos atravs de um partido que mobilizaria as massas descontentes e tomaria de assalto o Estado.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

A tentativa integralista de tomar de assalto o poder ocorreu (A) em outubro de 1930, no mesmo momento da queda de Washington Lus. (B) em julho de 1932, no contexto da Revoluo Constitucionalista. (C) em novembro de 1935, quando houve um levante nas cidades de Natal, Recife e Rio de Janeiro. (D) em maio de 1938, quando pretendiam depor Getlio Vargas. (E) em outubro de 1945, no contexto da crise poltica que levou ao fim do Estado Novo.

Do ponto de vista das relaes entre a sociedade e o Estado, o integralismo (A) valorizava o pluripartidarismo e os direitos civis e polticos em uma perspectiva liberal. (B) negava a pluralidade dos partidos polticos e a representao individual dos cidados. (C) era favorvel a uma constituio autoritria, nos moldes dos EUA sob Roosevelt nos anos 1930. (D) se reivindicava herdeiro da tradio monarquista no Brasil, desaparecida desde o golpe de 1889. (E) defendia os direitos polticos da populao branca, recusando a presena de negros em suas fileiras.

23

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

69. A centralizao estendeu-se tambm ao campo econmico. O governo Vargas no abandonou e nem poderia abandonar o setor cafeeiro. Tratou porm de concentrar a poltica do caf em suas mos.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

A centralizao no campo econmico promovida por Vargas foi uma resposta (A) interveno na economia feita por Pern na Argen tina, o que prejudicou as exportaes brasileiras. (B) queda brusca do valor do caf a partir de 1929, o que afetou duramente a economia agroexportadora. (C) crise poltica com os estancieiros gerada pela Revoluo de 1930, que retirou os gachos do poder. (D) ao fortalecimento do movimento de trabalhadores rurais, o que levou o governo a estabelecer uma poltica para o setor. (E) valorizao do caf no mercado internacional no incio dos anos 1930, tornando-o mais importante para a economia. 70. A espordica ateno ao problema da classe trabalhadora urbana na dcada de 1920 deu lugar, no perodo getulista, a uma poltica governamental especfica. Isso se anunciou desde novembro de 1930, quando foi criado o Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

72. A posse de Joo Goulart na presidncia significava a volta do esquema populista, em um contexto de mobilizaes e presses sociais muito maiores do que no perodo Vargas. Os idelogos do governo e os dirigentes sindicais trataram de fortalecer o esquema. Ele deveria assentar-se na colaborao entre o Estado, onde se incluam os oficiais nacionalistas das Foras Armadas e os intelectuais formuladores da poltica do governo, a classe operria organizada e a burguesia industrial nacional.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

Sobre o governo Joo Goulart, correto afirmar que (A) apesar das presses dos latifundirios e do capital internacional, em 1964 a burguesia industrial nacional optou por aliar-se aos trabalhistas, sustentando o pacto nacional-desenvolvimentista. (B) pretendia realizar uma srie de reformas de cunho socializante que no seu conjunto encaminhariam o Brasil para o socialismo, tornando-o o segundo pas comunista das Amricas ao lado de Cuba. (C) foi um perodo de estabilidade poltica e desenvolvimento econmico, devido ampla gama de apoios conquistada pelos trabalhistas nos mais diferentes grupos e classes sociais. (D) se deixou levar pelo radicalismo de esquerda, pois comeou como um governo trabalhista e terminou como um governo socialista, caracterstica eviden ciada no comcio da Central do Brasil em 1964. (E) no se destinava a implantar uma sociedade socia lista, tratando-se apenas de uma tentativa de modernizar o capitalismo e reduzir as profundas desigualdades sociais do pas a partir da ao do Estado. 73. A expresso nacional-desenvolvimentismo, em vez de nacionalismo, sintetiza pois uma poltica econmica que tratava de combinar o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento, com nfase na industrializao. Sob esse aspecto, o governo JK prenunciou os rumos da poltica econmica realizada, em outro contexto, pelos governos militares aps 1964.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

Um dos resultados da poltica governamental citada no trecho foi (A) o fortalecimento das organizaes operrias de esquerda. (B) a mobilizao crescente de camponeses. (C) a ruptura da burguesia industrial com Vargas. (D) a oposio sistemtica dos trabalhadores ao governo. (E) o desaparecimento do sindicalismo autnomo. 71. Em plena campanha eleitoral, estourou em outubro de 1929 a crise mundial. Ela apanhou a cafeicultura em uma situao complicada. A defesa permanente do caf gerara a expectativa de lucros certos, garantidos pelo Estado.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

No Brasil, a crise de 1929 contribuiu para (A) o colapso da Primeira Repblica. (B) o fortalecimento da Coluna Prestes. (C) o aprofundamento do domnio oligrquico. (D) a descentralizao do poder. (E) a retomada do discurso liberal.

Um dos aspectos que diferenciava JK e os governos militares ps-1964 de Getlio Vargas, em relao poltica econmica, era (A) o combate inflao. (B) o incentivo industrializao. (C) o grau de aceitao do capital estrangeiro. (D) o desenvolvimento da infraestrutura. (E) o fortalecimento do setor agroexportador.
24

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

74. A votao em Jnio e Jango nos meios operrios expressou o ntido avano do PTB, acompanhado no obstante de uma dissidncia sindical trabalhista, nascida em So Paulo, que se inclinou por Jnio. Da se originou o movimento Jan-Jan, apoiando os nomes de Jnio e Jango. Em pouco tempo, os acontecimentos polticos iriam demonstrar os riscos dessa combinao inesperada.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

76. O livro Revoluo na Revoluo, publicado em 1967, defendia a ideia de que, nas condies do mundo contemporneo, o papel dos partidos e das classes sociais na construo de um movimento socialista revolucionrio deveria ser revisto. Esse movimento s poderia ter possibilidades de xito a partir de um grupo que se instalasse em um ponto de um pas, e a partir da se irradiasse atravs de suas aes at alcanar o apoio das classes dominadas.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

Os riscos dessa combinao inesperada ficaram evidentes (A) no contexto da renncia de Jnio, quando Jango estava em visita oficial China comunista e quase foi impedido de assumir a presidncia na volta ao Brasil. (B) no momento em que Jnio Quadros se decidiu por uma poltica externa independente, homenageando Che Guevara a contragosto de Jango. (C) em meio campanha contra a corrupo liderada por Jnio, pois a vassourinha do presidente trouxe tona escndalos de corrupo relacionados a Jango. (D) devido ao impasse gerado pelo suicdio de Jnio Quadros, pois no havia consenso entre as lideranas polticas de que Jango deveria assumir o poder. (E) por conta da polarizao entre defensores do presidencialismo e do parlamentarismo no plebiscito de 1961, que ops o presidente Jnio a seu vice. 75. O nacionalismo calcado em um iderio produzido por regimes ditatoriais analisado, sobretudo, por intermdio da produo de livros didticos que tm a tendncia de se transformar em um dos principais instrumentos de difuso de uma Histria Nacional dogmtica. Essa tendncia do ensino de uma Histria Nacional, importante lembrar, no ocorreu apenas no caso brasileiro, mas tambm em variados pases que tiveram uma experincia poltica semelhante, como pases latino-americanos e europeus.
(Circe Bittencourt, Identidade nacional e ensino de Histria do Brasil. In: Leandro Karnal (Org.). Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas)

Esse trecho descreve uma estratgia poltica comum a alguns grupos polticos da esquerda latino-americana entre os anos 1960 e 1970 como forma de combate s ditaduras. Assinale a alternativa que identifica, corretamente, a estratgia poltica e o nome pelo qual era chamada. (A) Mobilizao sindical, entrismo. (B) Manifestaes estudantis, sectarismo. (C) Comunidades eclesiais de base, basismo. (D) Luta armada, foquismo. (E) Levantes camponeses, ruralismo. 77. Entretanto, da forma como grande parte dos livros de Histria tem apresentado a Histria Integrada, corre-se o risco do retorno a explicaes fundamentadas na teoria da dependncia, que, no final dos anos 1960, procurava analisar o atraso dos pases latino-americanos pela sucessiva onda de situaes de dependncia: dependncia colonial, dependncia primrio-exportadora; dependncia tecnolgico-financeira. As interpretaes mais comuns passaram a ser feitas pelas determinaes externas sobre os acontecimentos internos das naes, e o peso do imperialismo impedia de situar a dinmica interna de cada pas, as relaes entre Estado e sociedade.
(Circe Bittencourt, Identidade nacional e ensino de Histria do Brasil. In: Leandro Karnal (Org.). Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. Adaptado)

No caso latino-americano dos anos 1960 e 1970, essa Histria Nacional dogmtica (A) reconhecia a importncia das lutas sociais das camadas populares na construo da nao, valorizando a participao popular nos processos histricos. (B) rechaava de forma radical a influncia dos EUA nas histrias nacionais, na tentativa de sustentar o anti-imperialismo nacionalista das ditaduras. (C) investia na constituio de mitos e heris nacionais com destaque para os chefes polticos, quase sempre enaltecendo glrias militares. (D) conferia legitimidade a alguns processos polticos recentes, como o cubano e o chins, por consider-los referncias nacionalistas. (E) exclua dos materiais didticos as populaes negra e indgena, por no consider-las parte constituinte da nao.
25

Tendo em vista as ditaduras militares latino-americanas dos anos 1960 e 1970, uma das consequncias de se explicar a histria a partir da teoria da dependncia (A) supervalorizar o papel dos militares e das Foras Armadas de cada pas, renegando outras influncias e outros sujeitos sociais relevantes. (B) reconhecer os vnculos entre o capital nacional e o capital multinacional, estabelecendo relaes entre os interesses de um e de outro. (C) ignorar a realidade especfica dos conflitos de classes na Amrica Latina, que foram fundamentais para a efetivao dos golpes militares. (D) realar aspectos locais da histria de cada pas, como o peronismo na Argentina e o trabalhismo no Brasil, sem relacion-los ao contexto ampliado. (E) enfatizar a importncia da proximidade da Amrica Latina com as ditaduras rabes e africanas, em detrimento da relao com os EUA.
SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

78. Em agosto de 1979, Figueiredo tirou das mos da oposio uma de suas principais bandeiras: a luta pela anistia. A lei da anistia aprovada pelo Congresso continha entretanto restries e fazia uma importante concesso linha-dura.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

Ao contrrio do que esperava a oposio, a lei da anistia aprovada pelo Congresso (A) no anistiava os exilados. (B) anistiava os torturadores. (C) anistiava os embaixadores dos EUA que apoiaram o golpe. (D) no anistiava os operrios grevistas presos. (E) no anistiava os estudantes presos.

80. Principalmente nos pases capitalistas atrasados da frica, sia e Amricas Central e do Sul que no passaram por experincias de revolues socialistas (o ento chamado Terceiro Mundo), essa gama de direitos humanos subidos tona no curso do sculo XX permaneceu por muito tempo no sendo reconhecida pelos seus respectivos Estados.
(Marco Mondaini, Direitos Humanos. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.). Novos temas nas aulas de Histria)

Na Amrica do Sul dos anos 1960 e 1970, esse no reconhecimento esteve relacionado s ditaduras militares. Sobre o perodo, uma das reivindicaes das organizaes de direitos humanos (A) o julgamento de ex-guerrilheiros. (B) a perseguio poltica a todos os que apoiaram os golpes e as ditaduras. (C) a revelao de documentos acerca da poltica econmica. (D) a localizao dos corpos dos desaparecidos polticos. (E) o exlio de militares.

79. Num segundo momento, seria tratado um instante trgico da histria do pas, em que a modernizao conservadora iniciada em 1930 toma novo impulso, passando a contar com um clima poltico ideal para o seu desenvolvimento com a deflagrao do golpe de Estado de 31 de maro de 1964 e a consequente implantao do regime ditatorial encabeado pelos militares uma fase na qual, na luta contra o Estado ditatorial, ir surgir uma nova sociedade civil brasileira.
(Marco Mondaini, Direitos Humanos. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.). Novos temas nas aulas de Histria)

Ao tratar de uma nova sociedade civil que surgiu na luta contra o Estado ditatorial, o autor se refere (A) a instituies como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Unio Nacional dos Estudantes (UNE) e a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). (B) s senhoras da elite e da classe mdia que se organizaram em torno da Marcha com Deus pela Famlia e pela Liberdade e mobilizaram os setores conservadores. (C) ao MDB, partido que fazia oposio radical ditadura militar e que reunia todos os grupos dos mais diferentes setores e classes sociais que lutavam contra o regime. (D) imprensa, que durante toda a ditadura militar foi contrria ao regime e defendeu a volta de Jango ao poder em nome do reestabelecimento da democracia. (E) ao movimento operrio vinculado aos sindicatos pelegos, que organizam greves e manifestaes contrrias ditadura sem serem reprimidos.

SEED1201/016-PEB-II-Histria-manh

26

You might also like