You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNCULAS

FRASE, ENUNCIADO E ENUNCIAO

FERNANDA DE CSSIA BRIGOLLA

JULHO/2012, PONTA GROSSA

1. Conceito de frase: Para Bakhtin, conceitua-se frase da seguinte maneira: Cada palavra de uma narrativa pertence simultaneamente, do ponto de vista da sua expressividade, da sua tonalidade emocional, do seu relevo na frase, a dois contextos que se entrecruzam, a dois discursos: o discurso do autor-narrador (irnico, gozador) e o da personagem (que no tem nada de irnico). essa simultnea participao de dois discursos, diferentemente orientados na sua expresso, que explica a particularidade das construes de frases, as rupturas de sintaxe e a particularidade do estilo. Nos limites de um nico desses discursos, a frase seria construda de outra maneira e outro seria o estilo. Estamos em presena de um exemplo tpico de um fenmeno lingstico raramente estudado as interferncias de discurso. (2006, p.165) Sendo que a frase, para Foucault, ocupa uma posio, por exemplo, num jogo enunciativo que a extravasa, a frase se multiplica: ela no estar em um mesmo contexto em relao a outras frases s quais se liga se se trata de um romance ou de um tratado de fsica. (FERNANDES, 2007, p.05). Sempre que existe uma frase gramaticalmente isolvel, pode -se reconhecer a existncia de um enunciado independente; mas, em compensao, no se pode mais falar de enunciado quando, sob a prpria frase, chega-se ao nvel de seus constituintes. De nada adiantaria alegar, contra essa equivalncia, que alguns enunciados podem ser compostos - fora da forma cannica sujeito-ligao-predicado - por um simples sintagma nominal ("Este homem!") ou por um advrbio ("Perfeitamente"), ou por um pronome pessoal ("Voc"). Os prprios gramticos reconhecem, em semelhantes formulaes, frases independentes, mesmo que tenham sido obtidas por uma srie de transformaes a partir do esquema sujeitopredicado. Alm disso, atribuem o status de frases "aceitveis" a conjuntos de elementos lingusticos que no foram corretamente construdos, contanto que sejam interpretveis; atribuem, em compensao, o status de frases gramaticais a conjuntos interpretveis, contanto que tenham sido corretamente formados. Com uma definio to vasta - e, em um sentido, to laxista - da frase, no se v como reconhecer frases que no sejam enunciados, ou enunciados que no sejam frases. (FOUCAULT, 2008, p.92).

2. Conceito de enunciado: Para Bakhtin enunciado a unidade real da comunicao verbal (1992, p.293 apud PANCERA, 2002, p.05) Conforme Bakhtin citado por Pancera, o enunciado concreto pode constituir-se de uma s palavra, de combinaes de palavras ou de oraes, mas sempre apresentara um inicio e um fim e fronteiras claramente delimitadas. As fronteiras so estabelecidas pela alternncia dos falantes. no dilogo real que ocorre com mais evidncia essa alternncia, ou seja, quando se transfere a palavra ao outro. A alternncia dos sujeitos falantes a primeira particularidade do enunciado (PANCERA, 2002, p.05). A segunda particularidade do enunciado o acabamento, que no deixa de ser a alternncia dos sujeitos, visto que, a palavra passa ao outro somente quando o sujeito disse tudo o que queria ou precisava dizer. Este ato proporciona ao interlocutor a possibilidade de resposta. a possibilidade de responder que Bakht in considera como o primeiro e mais importante dos critrios de acabamento do enunciado. (PANCERA, 2002, p.43). Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, esto sempre relacionadas com a utilizao da lngua. No de surpreender que o carter e os modos dessa utilizao sejam to variados como as prprias esferas da atividade humana, o que no contradiz a unidade nacional de uma lngua. A utilizao da lngua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e nicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condies especficas e as finalidades de cada uma dessas esferas, no s por seu contedo (temtico) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleo operada nos recursos da lngua recursos lexicais, fraseolgicos e gramaticais , mas tambm, e, sobretudo, por sua construo composicional. Estes trs elementos (contedo temtico, estilo e construo composicional) fundem-se indissoluvelmente no todo do enunciado, e todos eles so marcados pela especificidade de uma esfera de comunicao. Qualquer enunciado considerado isoladamente , claro, individual, mas cada esfera de utilizao da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, sendo isso que denominamos gneros do discurso. (BAKHTIN, 1997, p.280) Enquanto que, em Foucault, citado por Fernandes, os enunciados no so frases ou proposies, mas condies que as possibilitam e possibilitam tambm a transformao de sentido. Um enunciado uma funo que incide sobre um conjunto de signos e possui quatro

caractersticas que o definem: um referencial, um sujeito, um campo enunciativo e uma materialidade. (2007, p.04) Ainda em Fernandes, para Foucault, um enunciado precisa de um referencial (princpio de diferenciao e no um referente). Ele precisa ter com outra coisa uma relao especfica. Esse referencial no so coisas, fatos ou seres, mas leis de possibilidade para a existncia de objetos. O enunciado se manifesta atravs dos signos, formando os objetos, que no existiam antes da enunciao. sempre uma relao singular, sem possibilidade de reaparecimento. Por exemplo, um mesmo substantivo pode aparecer como enunciados distintos. (2007, p.05)

3. Conceito de enunciao: Para Bakhtin a enunciao compreendida como uma rplica do dilogo social, a unidade de base da lngua, trata-se de discurso interior (dilogo consigo mesmo) ou exterior. Ela de natureza social, portanto ideolgica. Ela no existe fora de um contexto social, j que cada locutor tem um horizonte social. H sempre um interlocutor, ao menos potencial. O locutor pensa e se exprime para um auditrio social bem definido. A filosofia marxista da linguagem deve colocar como base de sua doutrina a enunciao, como realidade da lngua e como estrutura scio-ideolgica. (2006, p.17) Alm disso, Bakhtin afirma que a psicologia do corpo social se manifesta essencialmente nos mais diversos aspectos da enunciao sob a forma de diferentes modos de discurso, sejam eles interiores ou exteriores. Este campo no foi objeto de nenhum estudo at hoje. Todas estas manifestaes verbais esto, por certo, ligadas aos demais tipos de manifestao e de interao de natureza semitica, mmica, linguagem gestual, aos gestos condicionados, etc. (2006, p.41). Em todo ato de fala, a atividade mental subjetiva se dissolve no fat o objetivo da enunciao realizada, enquanto que a palavra enunciada se subjetiva no ato de descodificao que deve, cedo ou tarde, provocar uma codificao em forma de rplica. Sabemos que cada palavra se apresenta como uma arena em miniatura onde se entrecruzam e lutam os valores sociais de orientao contraditria. A palavra revela-se, no momento de sua expresso, como o produto da interao viva das foras sociais. (BAKHTIN, 2006 , p.58). Foucault, por sua vez, afirma que h enunciao cada vez que um conjunto de signos for emitido. [...] Duas pessoas podem dizer ao mesmo tempo a mesma coisa; j que so duas, haver duas enunciaes distintas. Um nico e mesmo sujeito pode repetir vrias vezes a mesma frase; haver igual nmero de enunciaes distintas no tempo. A enunciao um acontecimento que no se repete; tem uma singularidade situada e datada que no se pode reduzir. Essa singularidade, entretanto, deixa passar um certo nmero de constantes gramaticais, semnticas, lgicas - pelas quais se pode, neutralizando o momento da enunciao e as coordenadas que o individualizam, reconhecer a forma geral de uma frase, de uma significao, de uma proposio. O tempo e o lugar da enunciao, o suporte material que ela utiliza, tornam-se, ento, indiferentes, pelo menos em grande parte: o que se destaca uma forma indefinidamente repetvel e que pode dar lugar s enunciaes mais dispersas. Ora, o prprio enunciado no pode ser reduzido a esse simples fato da enunciao, pois ele pode

ser repetido apesar de sua materialidade: no teremos problemas em afirmar que uma mesma frase pronunciada por duas pessoas, em circunstncias, entretanto, um pouco diferentes, constitui apenas um enunciado. E, no entanto, ele no se reduz a uma forma gramatical ou lgica, na medida em que, mais do que ela e de modo diferente, sensvel a diferenas de matria, substncia, tempo e lugar. (2008, p.114)

4. Referncias BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch, Esttica da criao verbal / Mikhail Bakhtin [traduo feita a partir do francs por Maria Emsantina Galvo G. Pereira reviso da traduo Marina Appenzellerl. 2 Ed. So Paulo Martins Fontes, 1997. (Coleo Ensino Superior) BAKHTIN, Mikhail. Filosofia e marxismo da linguagem. HUCITEC. 12 edio. 2006. FERNANDES, Daniele. Peirce e Foucault: Signo Esttico e Enunciado. COGNITIOESTUDOS: Revista Eletrnica de Filosofia. So Paulo, Volume 4, Nmero 1, janeiro - junho, 2007, p. 001 009. Disponvel em: Acesso em: 30/06/12. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber/Michel Foucault; traduo de Luiz Felipe Baeta Neves, -7ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2008. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Ed. LOYOLA, So Paulo, Brasil, 3 edio. 1996. PANCERA, Nelzi Kszan. Linguagem, enunciao, enunciado ponto de partida para o ensino de Lngua Portuguesa. Educere Revista da Educao. Vol. 2, n.1. jan./jun. 2002, p.39-47.

You might also like