You are on page 1of 9

Viso geral

Apresentao da disciplina:
Taxa de juros. Valor atual e montante. Sries de pagamentos. Emprstimos. Classificao das taxas. Sistemas de amortizao. Fluxos de Caixa. Mtodos de avaliao de fluxo de caixa. Operaes de investimentos. Operaes de desconto. Operaes de crdito. Operaes de financiamento. Operaes de leasing.

Objetivo da Disciplina
Transmitir ao acadmico de administrao de empresas todo instrumental de anlise financeira para que possa estar familiarizado com a elaborao e interpretao das demonstraes financeiras.

Contedo Programtico:
I - FUNO FINANCEIRA

Fluxo de fundos; Funo financeira; Meta da administrao financeira; Organizao da Funo Financeira.

II - ANLISE ECONMICO-FINANCEIRA

Reviso contbil: Processo contbil e demonstraes financeiras; Enquadramento e ajustes das demonstraes; Anlise horizontal e vertical; Mecnica e anlise atravs de ndices.

III - ADMINISTRAO DO CAPITAL DE GIRO


Introduo gesto do Capital de Giro; Administrao das Disponibilidades; Administrao dos Valores a Receber; Administrao de Estoques

IV - OPERAES FINANCEIRAS

Operaes de Desconto Financeiro;

Fontes de Financiamento a Curto Prazo.

Metodologia:
Os contedos programticos ofertados nessa disciplina sero desenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexo e Web Aulas que estaro disponveis no Ambiente Colaborar, compostas de contedos de aprofundamento, reflexo e atividades de aplicao dos contedos e avaliao. Sero tambm realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participao em Frum, atividades prticas e estudos independentes (auto estudo) alm do Material do Impresso por disciplina.

Avaliao Prevista:
O sistema de avaliao da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participao no frum, produo de texto/trabalho no portflio, realizao de duas avaliaes virtuais, uma avaliao presencial embasada em todo o material didtico, tele-aula e web aula da disciplina.

WEB-AULA 1
TCNICAS E METODOLOGIAS APLICADAS NA GESTO FINANCEIRA1
Nesta web-aula, vamos conhecer algumas tcnicas e alguns mtodos utilizados pelos administradores financeiros em busca dos resultados objetivados pela empresa. Como podemos aplicar essas tcnicas, de tal forma, que venha a contribuir com o resultado final e com o objetivo da organizao como um todo, como controlar, corrigir as distores e avaliar os resultados. A Web-aula 01 est dividida nos seguintes tpicos: Introduo

Planejamento financeiro; Analise e deciso de investimentos; Fluxo de fundos; Equivalncia e valor presente; Controle e avaliao financeiros.

TCNICAS E METODOLOGIAS APLICADAS NA GESTO FINANCEIRA

Introduo Ol... Sejam bem-vindos a mais uma forma nobre e enriquecedora de conhecimento disponibilizada a todos! Vamos, agora, aprofundar um pouco em algumas tcnicas e metodologias aplicadas gesto financeira... No se preocupem, s acompanhar a leitura e a linha de raciocnio que vai ser moleza... A funo financeira se preocupa com todas as aes tomadas no gerenciamento dos recursos por todas as reas da empresa. Cabe mesma a obteno desses recursos, seja com os prprios scios ou com terceiros, assim como a aplicao desses recursos, a fim de alcanar o melhor resultado para a empresa. Nossa, professor! Mas isso no coisa de banco, captao de recursos, aplicao de recurso... Esse cara tem que ser bom nisso heim?... Na verdade, tem sim, pessoal. Porque nas mos do administrador financeiro passa toda responsabilidade de sucesso nos resultados econmicos e financeiros da empresa. Na busca desse resultado, o administrador financeiro deve utilizar-se de ferramentas que possam lhe proporcionar um melhor desempenho e uma resposta mais rpida a sua necessidade de produo de informao aos tomadores de decises. Dessa forma, a aplicao de algumas metodologias e tcnicas de planejamento, controle e avaliao financeiros, auxiliam o administrador financeiro. Puxa, professor, eu sempre quis saber como o gerente financeiro controla o dinheiro da empresa. isso que ns vamos aprender com essa web-aula? Na verdade, no bem por a, pessoal... O que ns vamos ver uma abordagem de inmeras tcnicas e metodologias que o administrador financeiro pode utilizar na empresa, a fim de fomentar um resultado. Trabalhar na busca deste resultado e avaliar se esto sendo frutferos os esforos desprendidos pela empresa na busca do resultado almejado. Controlar para que no haja desvio ou, se houver, corrigi-lo a tempo, para no perder o foco do objetivo, que alcanar o resultado. Credo, professor, o senhor falou tanto em resultado... resultado... resultado... O que vem a ser esse resultado, que parece to importante o lucro? Olha, o lucro tambm, mas no , necessariamente, o nico resultado que se pode querer alcanar. Um exemplo de resultado que no pode ser o lucro, por exemplo, o objetivo de a empresa ser lder de mercado no segmento em que atua... Nesse caso, a empresa no est interessada com o lucro no momento, mas sim, em alcanar o primeiro lugar no ranking das empresas de seu segmento para que, no futuro bem prximo, o objetivo seja alcanado. A, entra o lucro, seu resultado financeiro e

econmico ser maior. Bom, feito as devidas apresentaes do contedo, vamos ao primeiro tpico, que o Planejamento Financeiro... Vamos l! Planejamento financeiro Planejamento nos remete a ideia de futuro, ou seja, antecipar uma situao desejvel. Consiste no processo de harmonizar e coordenar as diferentes decises das reas da empresa num todo coerente que aponte para o mesmo objetivo. Assim, o planejamento financeiro deve identificar as necessidades de recursos associadas ao planejamento geral da empresa e mobilizar-se na capitao e aplicao desses recursos. Ainda como parte de sua responsabilidade, cabe ao planejamento financeiro a manuteno e o equilbrio financeiro, no alcance dos objetivos da empresa. O administrador financeiro assume, no planejamento, o papel de mediador, integrando-se ao processo de planejamento geral da empresa, elaborando e estabelecendo um plano ou oramento integrado de atividades e demonstrando o risco inerente s situaes em que os planos desprezem a dimenso financeira da empresa. Analise e Deciso de Investimentos Analisar e decidir sobre um investimento uma das decises mais importantes de um administrador financeiro. Consiste no emprego de recursos sobre algo que se tem expectativa de benefcios e/ou resultados no futuro. Como nunca se tem certeza dos resultados, ou seja, os benefcios ainda no so conhecidos, o investimento sempre envolve risco e, portanto, deve ser avaliado em relao ao retorno ou resultado que se espera. Numa indstria, por exemplo, um investimento em uma mquina traz a expectativa de modernizao da planta industrial, expanso da capacidade produtiva, inovao tecnolgica, reduo de custos e maior participao no mercado. Como? Tem maior participao no mercado s por que comprou uma mquina? Sim, pois com todos os benefcios oferecidos por esta nova mquina, a empresa ter condies de ser mais competitiva e, assim, ter mais poder de penetrao dentro de seu ramo de atividade. Decidir sobre um investimento sempre nos remete a duas opes ou escolhas. Uma, implica em correr o risco de investir em algo que nos traz uma expectativa de beneficio futuro, ou seja, podemos acertar no investimento e ter o retorno esperado ou errar e arcar com os prejuzos; a outra, em investir em algo lquido e certo sobre o qual a

empresa conhece o retorno que ir proporcionar como uma aplicao, por exemplo (custo de oportunidade). Ainda que consideremos apenas uma opo como vlida, a deciso ser de realizar ou no realizar o investimento. Dessa forma, o processo decisrio passa a envolver as seguintes etapas:

Identificar as opes validas e suas caractersticas; Avaliar as opes; Decidir entre uma das opes.

A identificao das opes de investimento requer que os objetivos da empresa estejam bem definidos e bem claros, a fim do avaliador no ser induzido ao erro, ou seja, deixar de considerar opes que seriam importantes para a empresa e outras que seriam inadequadas empresa, so levadas em considerao. Identificadas as alternativas mais importantes numa primeira triagem, uma boa anlise identificar quais as que podem ser eliminadas de imediato e, numa segunda etapa, uma anlise um pouco mais minuciosa das caractersticas e implicaes das opes restantes conduzir a eliminao de outras opes, levando deciso final. O capital de giro conhecido, tambm, como capital circulante e corresponde, em um sentido mais restrito, aos recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam constantemente dentro do ciclo operacional da empresa (BRAGA, 1995). Em uma abordagem mais ampla, o capital de giro tambm contempla os passivos circulantes. Como o prprio nome d a entender, o capital de giro fica girando dentro da empresa e, cada vez que sofre transformao em seu estado patrimonial, produz efeito na contabilidade. Ento, transforma, finalmente (novamente), em dinheiro, o valor inicial do capital de giro e vai sofrendo acrscimo a cada transformao, de modo que, quando o capital retornar ao "estado de dinheiro", ao completar o ciclo operacional, dever estar maior que o valor inicial. Conforme descrito por Braga (1995), dentro de uma organizao relativamente fcil determinar os pagamentos relativos ao passivo circulante, diferentemente das entradas de caixa. Assim, explica o autor, tal descompasso entre os fluxos de pagamentos e recebimentos dever ser coberto pelo Capital Circulante Lquido - CCL (ou Capital de Giro Lquido). O CCL pode ser obtido pela subtrao do Ativo Circulante do Passivo Circulante.

Fluxo de fundos Trata-se de uma ferramenta muito utilizada na administrao financeira, principalmente para anlise de investimentos, pois poder indicar se os investimentos previstos so compatveis com capacidade da empresa de obter recursos. A montagem de um fluxo de fundos nada mais do que identificar e registrar as entradas e sadas de recursos vinculadas a certo investimento, emprstimo ou qualquer outra atividade em um determinado perodo. Em sua apurao devemos considerar:

Desembolsos iniciais; Entradas regulares de recursos; e Sadas regulares de recursos.

Exemplo: Aquisio de uma mquina: 2009 Compra 250.000, 00 1.200,00 3.000,00 254.200, 00 20.000,0 0 234.200, 00 2010 0,00 1.800,0 0 3.500,0 0 5.300,0 0 25.000, 00 19.700, 00 2011 0,00 2.400,0 0 4.000,0 0 6.400,0 0 30.000, 00 23.600, 00 2012 0,00 3.000,0 0 4.500,0 0 7.500,0 0 35.000, 00 27.500, 00 2013 0,00 3.600,0 0 5.000,0 0 8.600,0 0 40.000, 00 31.400, 00

Manuten o Custo operacional

Total das Sadas Total de Recebiment os Fluxo Lquido

Tabela de Fluxo de Fundos Estendendo a anlise do fluxo de fundos por toda a vida til da mquina, podemos chegar concluso quanto viabilidade

econmica de investir na mesma. Equivalncia e valor presente Sabemos que o dinheiro tem um custo relativo ao tempo. Quando um fluxo de fundos estende-se por vrios anos, temos que considerar este custo, ou seja, devemos considerar as entradas e sadas pelo que valem hoje (valor presente). De outra forma, estaramos desconsiderando os fatores que implicam em seu valor monetrio, como a inflao e tambm estaramos deixando de considerar o fato de que poderamos consumir outro bem hoje. Para compensar essa preferncia, que feita ao longo do tempo, que as aplicaes rendem juros, por exemplo. Assim, podemos afirmar que uma empresa prefere receber de seu cliente R$ 1.000,00, hoje, ao invs de receber o mesmo valor daqui a um ano. Considerando, neste perodo, uma taxa de juros de 10%, podemos dizer que R$ 1.000,00, hoje, equivale a R$1.100,00 daqui a um ano e a recproca verdadeira, ou seja, R$ 1.100,00 daqui a um ano, descontado a taxa de 10% ao ano, equivale a R$ 1.000,00, hoje. Tomando por base o exposto acima, conclumos que para calcularmos o valor presente de entradas e sadas futuras, seus valores devem ser descontados a taxa de juros de mercado, o que podemos fazer utilizando a seguinte formula: Desconto: P= C P= Valor C=Valor i (1+i)n presente no ano = taxa

n= perodo

Vamos tomar como base o exemplo acima e calcular o valor presente de um pagamento de R$ 1.000,00 para o segundo ano: P= P=1.000,00 P=1.000,00 P=1.000,00 P= 826,45 C (1 + (1+i)n 0,10) (1,10) 1,21

Portanto, podemos dizer que um pagamento de R$ 1.000,00 daqui a dois anos equivale a um pagamento de R$ 826,45 reais, hoje, a juros de 10% a.a.. Para escolha entre alternativas de investimento que levem em conta a preferncia de tempo, ou seja, ter este hoje ou aquele amanh, podemos escolher, em dois mtodos, o do valor presente e o do valor futuro. O primeiro baseia-se no critrio de maior valor presente

lquido, sendo o valor presente a soma dos saldos lquidos (entradas menos sadas) desconta para seu valor presente. O segundo mtodo faz o clculo inverso, ou seja, transforma todos os saldos anuais em valor futuro, corrigindo-os pela taxa de juros.

WEB-AULA 2
CONTROLE E AVALIAO FINANCEIROS
Para analisar qualquer desvio, no mnimo que seja, ou mesmo prever o surgimento de algum problema, antes mesmo que acontea, faz-se necessrio saber a cada momento a situao financeira da instituio. Assim, o acompanhamento, o controle e a avaliao financeira so imprescindveis para que gerente possa identificar tais desvios e corrigi-los. Para que isso possa funcionar de maneira adequada e para que tenha realmente utilidade, as informaes analisadas devem se basear em uma comparao do que ocorreu, com pelo menos uma referncia, na qual esta comparao serve de retroalimentao do processo de planejamento e gerenciamento em geral. Esta comparao pode ser constituda da seguinte forma:

Srie histrica (oramento de anos anteriores); padres pr-estabelecidos (objetivos, metas a serem atingidos); Padres dos concorrentes; Parmetros de interesses mtuos (regionais, nacionais, internacionais).

Vejamos, agora, um vdeo sobre como realizar um Controle Financeiro!!! Embora paream iguais, os conceitos de controle, acompanhamento e avaliao so bastante distintos. Vejamos:

Controle Capacidade de conhecer a situao da empresa, identificar os desvios e corrigi-los em tempo hbil. Acompanhamento Diz respeito questo de se manter informado sobre o desenvolvimento das atividades e comparar com o que foi previsto. Avaliao Trata da questo de estar sempre perguntando se o que foi ou est sendo feito valeu ou vale a pena.

O processo pelo qual sempre voltamos ao ponto de partida e revemos os objetivos estabelecidos e os caminhos percorridos, como j comentamos, o processo de retroalimentao. Este nos possibilita corrigir os desvios, a fim de alcanar os objetivos da instituio.

Criamos, com isso, uma srie histrica de dados, ou outro padro de comparao, tornando, assim possvel, o balanceamento das correes e a observao do comportamento de cada um dos seus componentes no decorrer do tempo. Todas essas funes se utilizam de tcnicas de anlise financeira e tm como objetivo bsico identificar os pontos principais da vida financeira da instituio, que merece correo ou interveno, em tempo hbil, para que as medidas corretivas possam ser adotadas, e resolver o problema. O controle, o monitoramento e a avaliao financeiros esto intimamente relacionados com todos os sistemas de informao e gerenciamento financeiros: contabilidade geral, oramento, custos, contas a pagar, contas a receber, etc., dos quais se utilizam, constantemente, na aplicao das metodologias e tcnicas que discutimos, a fim de apresentar o melhor resultado. Dessa forma, conclumos que, quando bem aplicadas as metodologias e as tcnicas no gerenciamento financeiro, constituem-se em contribuies essenciais a gesto da empresa como um todo. Porm, devemos avaliar as modificaes que a mesma traz em relao cultura, poltica e ao comportamento da instituio, pois nenhuma das metodologias ou tcnicas traro resultados se as tradicionais culturas e os mtodos da empresa no sofrerem mudanas ou no sofrerem a mudana necessria a aplicao. Enfim, uma vez aplicados novos mtodos e novas tcnicas o acompanhamento, o controle e a avaliao peridica faz com que os rumos sejam bem trilhados e os desvios corrigidos a tempo, sempre com o intuito de atingir o objetivo da instituio.

You might also like