You are on page 1of 3

1-O QUE MEMBRANA PLASMTICA

A membrana plasmtica, tambm chamada de membrana celular ou plasmalema, como se fosse um tecido que protege as clulas e assim as selecionam as que entram e saem Esta membrana composta por uma dupla camada de fosfolipdios, que apresentam os seus grupos polares , voltados para as faces externa e interna, ou seja, opostos, e os grupos apolares adjacentes. No meio da matriz lipdica so encontradas molculas de protenas, com grande capacidade de movimentao e deslocamento, apresentando significativa importncia na reteno e no transporte de outras molculas atravs da membrana plasmtica, tarefa que realiza de forma seletiva.

2-ORGANIZAO DA MEMBRANA PLASMTICA


Os trs componentes mais importantes da organizao da membrana so as protenas, glicdios e lipdeos. Lipdeos: em sua estrutura apresentam uma regio polar e outar apolar. E Formam uma dupla camada, sendo que as polares tem afinidade com a gua.Protenas: elas esto infiltradas na bicamada dos lipdeos, as protenas que atravessam a bicamada so chamadas de protenas integrais e as que ocupam uma de suas faces so as perifricas.

Glicdios:
so encontrados na face externa da bicamada. Podem estar ligados nas protenas (Glicoprotenas) e aos lipdeos (Glicolipdeos).

3-PERMEABILIDADE DA MEMBRANA PLASMTICA


A membrana possui, uma permeabilidade seletiva, exercendo um controle sobre as substncias que devem entrar ou sair dela. O fluxo das substncias atravs da membrana plasmtica pode envolver ou no gastos de energia. Quando a membra permite a livre passagem das substncias, sem haver consumo energtico, ocorre um transporte passivo. Quando o transporte ocorre na presena de carregadores especficos, com gasto energtico por parte da clula, chamado transporte ativo.

3.1-TRANSPORTE PASSIVO POR DIFUSO OSMOSE


o mecanismo de passagem natural de pequenas molculas atravs da membrana plasmtica . O fluxo das substncias atravs da membrana plasmtica pode envolver ou no gastos de energia. Quando a membra permite a livre passagem das substncias, sem haver consumo energtico, ocorre um transporte passivo

3.2-OSMOSE
3.2.1-EM CLULAS ANIMAIS
Numa clula animal colocada em uma soluo hipertnica perdera gua, esse fenmeno chamado de cremao ou osmose animal. Nela no contem parede celular e tende a morrer com mais facilidade, pois pode estourar ao penetrar muito solvente.

3.2.2-OSMOSE EM CLULAS VEGETAIS


Quando uma clula vegetal est em meio hipotnico, absorve gua. Ao contrrio da clula animal, ela no se rompe, pois revestida pela parede celular ou membrana celulsica, que totalmente permevel, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da clula. Assim, a entrada de gua na clula no depende apenas da diferena de presso osmtica entre o meio extracelular e o meio intracelular.

3.3-DIFUSO SIMPLES E DIFUSAO FACILITADA SIMPLES: classificado


como o movimento cintico molecular de molculas ou ons atravs de pertuito da membrana ou dos espaos intermoleculares, sem necessidade de fixao a protenas carreadoras da membrana.

FACILITADA: : tambm chamada


de difuso mediada por carreadores, implica a interao das molculas ou ons com protena carreadora que facilita sua passagem atravs da membrana, provavelmente por se fixar

quimicamente a ela e se deslocar, atravs da membrana, nessa forma fixada.

You might also like