You are on page 1of 102

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB UNIFEI. PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE PPG DTECS.

OTVIO CNDIDO DA SILVA JNIOR

INDCIOS DE UM EVENTUAL PROCESSO DE PRECARIZAO DO TRABALHO NA FUNDAO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SO PAULO JOS GOMES DA SILVA [F. ITESP], NA PRIMEIRA DCADA DO SCULO XXI.

ITAJUB/MG. 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB UNIFEI. PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E SOCIEDADE PPG DTECS.

OTVIO CNDIDO DA SILVA JNIOR

INDCIOS DE UM EVENTUAL PROCESSO DE PRECARIZAO DO TRABALHO NA FUNDAO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SO PAULO JOS GOMES DA SILVA [F. ITESP], NA PRIMEIRA DCADA DO SCULO XXI.

Dissertao submetida ao Programa de PsGraduao em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade PPG DTECS, como parte dos requisitos para obteno do Ttulo de Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade no Programa de Ps-Graduao em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade PPG DTECS.

rea de Concentrao: Organizaes, Trabalho e Tecnologia.

Orientador: Prof. Dr. Adilson da Silva Mello

ITAJUB/MG. 2013

FICHA CATALOGRFICA

SILVA JR, Otvio Cndido da S584o Indcios de um eventual processo de precarizao do trabalho na Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo Jos Gomes da Silva [F. ITESP], na primeira dcada do sculo XXI./ Otvio Cndido da Silva Jr. Itajub: UNIFEI, 2014.

180p.

Dissertao (mestrado) - Universidade Federal de Itajub, 2014. Orientador: Adilson da Silva Mello

1. Cincias Sociais Trabalho I. Mello, Adilson da Silva. II. Universidade Federal de Itajub III.Ttulo CDD ____

FOLHA DE APROVAO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB

OTVIO CNDIDO DA SILVA JNIOR

INDCIOS DE UM EVENTUAL PROCESSO DE PRECARIZAO DO TRABALHO NA FUNDAO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SO PAULO JOS GOMES DA SILVA [F. ITESP], NA PRIMEIRA DCADA DO SCULO XXI.

Dissertao aprovada por banca examinadora em 31 de maro de 2014, conferindo ao autor o ttulo de Mestre em Cincias Sociais em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade.

Banca Examinadora:

_________________________ Prof. Dr. Adilson da Silva Mello

________________________________ Prof. Dr. Carlos Alberto Mximo Pimenta

____________________________________ Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade

Itajub 2014

Dedico este trabalho memria do meu pai, Otvio Cndido da Silva, apesar de ter cursado apenas at o 4 ano primrio, atual 4 srie do Ensino Fundamental, foi meu maior incentivador nos estudos. Desire Gonalves da Silva, minha companheira, minha amiga e meu amor que sempre me incentivou para que eu conclusse o mestrado, ainda que, para tal ela tivesse que se sacrificar bastante, assumindo para si, as tarefas cotidianas que so de nossas responsabilidades. Aos meus filhos, Victor Hugo, Fernanda, Brenda, Otvio Neto, Sophia e Dimitry , aos quais espero ter passado e continuar a passar, a dedicao aos estudos como um valor perene. Aos trabalhadores e s trabalhadoras da Fundao ITESP e aos associados e s associadas da AFITESP que, nestes 12 anos de caminhada, muito me ensinaram e de forma extremamente generosa e gentil me acolheram numa rea, a priori, estranha minha formao uma vez que sou um filsofo, que veio da educao para se colocar a servio da reforma agrria, da regularizao fundiria, da Assistncia Tcnica e Extenso Rural e das Comunidades Remanescentes de Quilombo que espero, com este trabalho poder retribuir,

atravs da reflexo sobre as nossas condies de trabalho, um pouco de tamanho carinho, apreo e considerao.

AGRADECIMENTOS

Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender as especificidades de um eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP, que possui um quadro total de 736 trabalhadores, criada com a finalidade especfica de lidar com as polticas agrria e fundiria do Estado de So Paulo. Tem como objetivos especficos, a saber, compreender como um eventual processo de precarizao do trabalho influenciou no xodo de um nmero expressivo de trabalhadores pblicos, durante a primeira dcada de seu funcionamento efetivo a primeira dcada do sculo XXI; compreender como operaram as especificidades desse eventual processo de precarizao do trabalho em seu interior, atravs da sua poltica interna de RH e, como isso impactou diretamente a vida destes trabalhadores que, apesar da precarizao do seu trabalho, l continuaram; localizar quais as formas que tais trabalhadores encontraram para resistir precarizao do seu universo de trabalho. Quanto forma de abordagem, utilizaremos de uma pesquisa quantitativa, atravs da elaborao e aplicao de um questionrio estruturado junto a estes, um total de 469 trabalhadores remanescentes do Concurso ITESP de 2000, contratados entre os anos de 2001 e 2006, com uma amostra estratificada aleatria total de 20% destes, dividida nas categorias de estrato de cargos, perfis ano de contratao e de tempo de servio.

Abstract
This research aims to understand the general objective of a possible process of precariousness of labor in F. ITESP, which has a total staff of 736 employees, created with the specific purpose of dealing with agrarian and land policies of the State of So Paulo. It has specific objectives, namely, to understand how an eventual process of precariousness of labor influenced the exodus of a significant number of public workers, during the first decade of its effective functioning the first decade of the Twenty First Century; operated understand how the specifics of this potential process of precariousness work inside, through its internal HR policy and how it directly impacted the lives of these workers, despite the precariousness of their work, there continued; locate what forms such workers found to resist the precariousness of his universe work. In relation to the approach, we use a quantitative research, through the development and implementation of a structured questionnaire with these, a total of 469 workers remaining ITESP Contest 2000 contract between the years 2001 and 2006, with a stratified sample random 20% of the total, divided into the categories of strata titles, year of hire profiles and length of service.

LISTA DE ABREVIATURAS
AFITESP: Associao dos Funcionrios da Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo Jos Gomes da Silva. AGRIFAM: Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural. ALESP: Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo ARH: Assessoria de Recursos Humanos. ARTs: Anotaes de Responsabilidades Tcnicas. ATER: Assistncia Tcnica e Extenso Rural. BANESER: Banespa Atividades Tcnicas e Administrativas. CASA: Fundao Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente. CATI: Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral. CEDC: Coordenadoria de Entidades Descentralizadas e Contrataes Eletrnicas. CIPA: Comisso Interna de Preveno dos Acidentes. CODASP: Companhia de Desenvolvimento da Agricultura de So Paulo. CODEC: Conselho de Defesa dos Capitais do Estado. CPS: Comisso de Poltica Salarial. CREA: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. CRC: Conselho Regional de Contabilidade. CRQ: Comunidade Remanescente de Quilombo. DAEE: Departamento de guas e Energia Eltrica. DAF: Departamento de Assentamento Fundirio. DAFPPI: Diretoria Adjunta de Formao, Pesquisa e Promoo Institucional. DRF: Departamento de Regularizao Fundiria. FBB: Fundao Banco do Brasil. FGV-SP: Fundao Getlio Vargas de So Paulo. FIPE: Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas. F. ITESP: Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo Jos Gomes da Silva. FETAESP: Federao dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de So Paulo. FUNDAP: Fundao do Desenvolvimento Administrativo. FUNDUNESP: Fundao para o Desenvolvimento da UNESP.

10

GEAF: Grupo Executivo de Ao Fundiria. GT: Grupo Tcnico da Sede So Paulo da F. ITESP. GTC: Grupo Tcnico de Campo da F. ITESP. IAF: Instituto de Assuntos Fundirios. IMESC: Instituto de Medicina Social e de Criminologia de So Paulo. INCRA: Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria. INSS: Instituto Nacional de Seguridade Social. IPC: ndice de Preos ao Consumidor. IPEM-SP: Instituto de Pesos e Medidas do Estado de So Paulo. ITESP: Instituto de Terras do Estado de So Paulo. LCD: Liquid Crystal Display. LDO: Lei de Diretrizes Oramentrias. LOA: Lei do Oramento Anual. LRF: Lei de Responsabilidade Fiscal. MAPA: Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Masterplan: Plano Diretor de Desenvolvimento Agrcola do Vale do Ribeira. MPE: Ministrio Pblico Estadual. MST: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. NOM: Ncleo Operacional Mvel. OAB: Ordem dos Advogados do Brasil. PCCS: Plano de Cargos, Carreira e Salrios. PGE: Procuradoria Geral do Estado. PNCF: Programa Nacional de Crdito Fundirio [antigo Banco da Terra] PPA: Plano PluriAnual. PROCON: Fundao de Proteo e Defesa do Consumidor. PSDB: Partido da Social Democracia Brasileira. PT: Partido dos Trabalhadores. RTC: Relatrio Tcnico Cientfico. SABESP: Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo.

11

SAF: Secretaria de Estado de Assuntos Fundirios. SEAF: Secretaria Executiva de Assuntos Fundirios. SEPLAN: Secretaria de Estado da Economia e Planejamento. SJDC: Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania. STJ: Superior Tribunal de Justia. SMRN: Salrio Mnimo de Referncia Nacional. TST: Tribunal Superior do Trabalho. UNESP: Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho. USP: Universidade de So Paulo.

12

SUMRIO

1. INTRODUO________________________________________________________ 1.1. Consideraes iniciais______________________________________________ 1.2. Objetivo Geral____________________________________________________ 1.3. Objetivos Especficos______________________________________________ 1.4. Justificativa______________________________________________________ 1.5. Estrutura do trabalho 2. FUNDAMENTAO TERICA_________________________________________ 2.1. Consideraes iniciais 2.2. A centralidade do trabalho 2.3. A precariedade do trabalho__________________________________________ 2.4. Consideraes finais 3. MTODO DE PESQUISA_______________________________________________ 3.1. Consideraes iniciais 3.2. Mtodos de Abordagem 3.3. Mtodos de Procedimentos Tcnicos 3.4. 3.5. Consideraes finais 4. DESCRIO DA PESQUISA____________________________________________ 4.1. Consideraes iniciais 4.2. Objeto de estudo 4.3. Coleta de dados 4.4. Consideraes finais 5. ANLISE DOS RESULTADOS__________________________________________ 5.1. Consideraes iniciais 5.2. Discusso dos resultados 5.3. Consideraes finais 6. CONCLUSO_________________________________________________________ 6.1. Consideraes finais 6.2. Recomendaes para trabalhos futuros APNDICE A____________________________________________________________ APNDICE B

12 16 17 17 18 34 34 39 39 39 39 42 42 84

85 87

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS________________________________________ 92 ANEXO A_______________________________________________________________ 99 ANEXO B

13

1. INTRODUO.

A presente pesquisa tem por objetivo compreender as especificidades do processo de precarizao do trabalho na FUNDAO ITESP que estadual, de direito pblico, com um quadro total de 736 trabalhadores, criada com a finalidade especfica de lidar com as polticas agrria e fundiria do Estado de So Paulo. Tem como objetivos especficos, a saber, a) compreender como um eventual processo de precarizao do trabalho influenciou no xodo de um nmero expressivo de seus trabalhadores, durante a primeira dcada de seu funcionamento efetivo [2001-2011]. S para que se tenha uma ideia do tamanho da fuga dos seus trabalhadores, na data de 30 de setembro de 2011, dos 1.490 convocados pelo Concurso de 2000, permaneciam apenas 504 trabalhadores (as) em exerccio [em 2013, j eram apenas 469 trabalhadores (as)], ou seja, 33,8%, ou 31, 5%, se considerarmos os dados de 2013, dos que prestaram e foram aprovados no referido concurso bem como apenas 87 trabalhadores em exerccio, dos 403 convocados pelo Concurso de 2008 da F. ITESP, ou seja, 21,6% daqueles que prestaram e foram aprovados neste ltimo concurso da F. ITESP. Se considerarmos, ainda, 12 ocupantes de cargo de confiana, a F. ITESP contava, nesta data, com um total de 603 trabalhadores, ou seja, havia uma defasagem de 133 trabalhadores em seu quadro funcional; b) compreender como operaram as especificidades desse eventual processo precarizao do trabalho no interior desta, atravs da sua poltica interna de recursos humanos e, como isso impactou diretamente a vida destes trabalhadores que, apesar da precarizao do seu trabalho, nesta permaneceram e c) localizar quais as formas que os trabalhadores da F. ITESP encontraram para resistir ou lutar contra a precarizao do seu universo de trabalho, desde as mais tradicionais, como as greves de 2005 e de 2010 at as mais inovadoras como o 1 e o 2 plebiscitos internos F. ITESP, realizados, respectivamente, em 2010 e 2011 e as audincias pblicas realizadas na Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo ALESP nos anos de 2007 e 2011. Para tanto, partiremos de um conjunto de fatores que denominamos de indicadores deste eventual processo de precarizao, a saber, 1) da perda do poder aquisitivo dos salrios bem como dos benefcios, quando da passagem da vinculao FUNDUNESP, do antigo Instituto de Terras do Estado de So Paulo [ITESP], para a recm-criada F. ITESP; 2) da anulao do seu Concurso Pblico inicial de 2000; 3) do arrocho salarial imposto pelas sucessivas diretorias executivas durante os dez anos de efetiva existncia; 4) da ausncia de

14

aplicao do Plano de Cargos, Carreira e Salrios [PCCS]; 5) da permanente defasagem no quadro de trabalhadores da F. ITESP, uma mdia anual de 103 trabalhadores, em relao a um quadro cheio de 736 trabalhadores; 6) da transformao dos cargos de nvel superior das vrias profisses que compunham o quadro funcional do antigo Instituto de Terras do Estado de So Paulo [ITESP], em Analistas, na atual F. ITESP, como de Analista de Desenvolvimento Agrrio, Fundirio e de Gesto Organizacional; 7) da utilizao do expediente da terceirizao; 8) da substituio da mo de obra profissional por estagirios; 9) do nmero de adoecimento 571 casos, de julho de 2001 a dezembro de 2010 e o consequente afastamento e a morte de trabalhadores em servio; 10) da falta de qualquer preocupao com ergonomia; 11) da ausncia de condies de salubridade de alguns cargos; 12) da prtica de um banco de horas irregular uma vez que no h, nem nunca houve uma negociao coletiva com a AFITESP em vez do pagamento de horas extras; 13) da ausncia de preocupao com uma poltica de acessibilidade em relao queles trabalhadores que ingressaram na F. ITESP atravs da cota para pessoas com deficincia no referido concurso; 14) da perda do benefcio da cesta bsica mensal para os trabalhadores (as) de menor poder aquisitivo, geralmente os auxiliares; 15) da ausncia do recebimento do quinqunio, da licena prmio e sexta parte; 16) da existncia de benefcio interno para ingls ver, destinado aos seus trabalhadores, mas que no se efetivam na prtica ou se cria dificuldades intransponveis para acess-lo, como o denominado Programa de Incentivo Educao Formal e Especializao Profissional. Em relao ao Problema da Pesquisa discutiremos se as especificidades de um eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP so resultados de uma poltica macroeconmica, para os servios pblicos em geral, coerente com a poltica do Estado Mnimo [Reengenharia ou Reestruturao do Estado], no contexto geral da globalizao, do Ps-Neoliberalismo, e / ou fruto de uma poltica micro, setorial, vinculada rea da Reforma Agrria, da Assistncia Tcnica e Extenso Rural bem como da Regularizao Fundiria como polticas pblicas marginalizadas pelos interesses dos grupos polticos que dominam, conjunturalmente, o Governo do Estado de So Paulo? Como hipteses de trabalho partiremos da ideia de que: I) o eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP, com suas especificidades, foi o grande responsvel pela sada em massa dos trabalhadores pblicos da F. ITESP, 530 trabalhadores no perodo que vai de julho de 2001 a abril de 2012, portanto, num perodo de quase 12 anos de contrato entre a F. ITESP e os seus trabalhadores, uma vez que completar 12 anos em julho de 2013, mais precisamente, de 02 de julho de 2001 a 02 de julho de 2013. II) A alta rotatividade de

15

trabalhadores, somada a defasagem permanente no quadro de trabalhadores da F. ITESP, mdia anual de 103 trabalhadores, num quadro total ou cheio de 736 trabalhadores, fez com que as polticas pblicas desenvolvidas, no incio das atividades da F. ITESP, fossem interrompidas ou, no mnimo, perdessem sua efetividade de outrora. A evoluo da defasagem de trabalhadores nos quadros da F. ITESP no perodo de 2001-2012, o nmero total de aprovados e convocados para assumirem seus respectivos cargos, dentre aqueles que prestaram os dois concursos da F. ITESP, o de 2000 e o de 2008, atravs da anlise pormenorizada dos 166 editais de convocao destes dois concursos, 96 editais do primeiro e 70 do segundo, onde pudemos verificar que dos 1.893 convocados, apenas 1.108 foram contratados e destes, somente 578 permanecem atualmente no quadro de trabalhadores da F. ITESP, ou seja, apenas 30,53% dos convocados e 52,17% dos efetivamente contratados permanecem trabalhando na F. ITESP. Sem dvida nenhuma, um dado, em si, alarmante, mas que, ainda, no podemos definir, precisamente, as causas das sadas de um nmero significativo de trabalhadores da F. ITESP. III) A situao dos trabalhadores da F. ITESP s no se agravou, ainda mais, devido capacidade de luta e de organizao desta categoria, liderada pela Associao dos Funcionrios da Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo Jos Gomes da Silva [AFITESP], que completou 16 anos, em 07 de abril de 2013, e remonta sua criao aos tempos do antigo Instituto de Terras do Estado de So Paulo ITESP. Ainda que no enveredemos por uma investigao cientfica centrada na relao entre sindicato e trabalho, uma das nossas hipteses de trabalho, na presente pesquisa, que essa Associao de Trabalhadores Pblicos, a AFITESP, teve um papel de destaque no estancamento da eventual prtica da precarizao do trabalho na F. ITESP, pelas sucessivas administraes social democratas da F. ITESP, pelo menos no perodo em questo, uma vez que, a AFITESP teve uma origem histrica [07 de abril de 1997], anterior criao da F. ITESP. Quanto forma de abordagem do problema a ser investigado, utilizaremos de uma pesquisa quantitativa, atravs da elaborao e aplicao de um questionrio estruturado junto aos trabalhadores da F. ITESP que, tem por objetivo, a priori, levantar dados socioeconmicos [renda, famlia], a sua qualidade de vida [prtica de esporte, lazer, sade, bem estar, sonhos ou perspectivas de vida], sua formao educacional [bsica, capacitao em servio, especializao], sobre a sua identidade profissional, as condies de trabalho, salrio e benefcios [nvel de satisfao, envolvimento compromisso poltico com os beneficirios, assiduidade] para verificar, primeiro, se procede nossa hiptese de trabalho, a partir dos indcios apontados, de que foi deflagrado um eventual processo de precarizao do trabalho

16

na F. ITESP desde sua criao e que, com o passar dos anos, tal processo se tornou mais intenso e rebuscado. O mesmo se far com uma amostra estratificada aleatria total de 20% dos trabalhadores da F. ITESP dividida nas categorias de estrato de cargos, perfis, ano de contratao, de tempo e local de servio. Como trabalharemos com uma amostra estratificada de 20% dos trabalhadores pblicos da F. ITESP, ns entrevistaremos 48 tcnicos, 44 analistas, 08 auxiliares, 07 prticos, 02 motoristas e 02 advogados. Utilizaremos dos dados referentes ao ms de abril de 2012, quando a F. ITESP contava com 589 trabalhadores pblicos, divididos em 217 analistas, 36,84% dos trabalhadores, nas suas mais diversas funes, tais como, 140 de desenvolvimento agrrio, 44 de desenvolvimento fundirio, 31 de gesto organizacional e 02 de informtica; 40 auxiliares, sendo 07 de desenvolvimento e 33 de gesto organizacional; 35 prticos de desenvolvimento; 11 motoristas; 10 advogados e 239 tcnicos, 40,57% dos trabalhadores, divididos tambm em suas mais diversas funes, a saber, 94 de desenvolvimento agrrio, 77 de desenvolvimento fundirio, 62 de gesto organizacional e 06 de informtica, lotados na sede e nos grupos tcnicos de campo da F. ITESP em todo o Estado de So Paulo, perfaz-se um total de 552 trabalhadores pblicos, uma vez que descartaremos os 37 atuais ocupantes de cargos de livre provimento, ou de confiana, a saber, os Gerentes, Assistentes Tcnicos de Diretoria Adjunta, Assessores Chefes, Assessores de Direo, Assessores Tcnicos, Ouvidor, Diretores Adjuntos, Diretor Executivo, Coordenadores Regionais e Chefe de Gabinete.

17

1.1 Consideraes Iniciais A pergunta inicial inevitvel por que enfrentar um tema to rido como o Trabalho e dentro deste, a sua precarizao, no interior de uma Fundao Pblica, tendo como sujeitos da pesquisa uma categoria de trabalhadores pblicos, cujas pechas de corporativismo, ineficincia e mordomia amplamente disseminada e consolidada na sociedade? Sem dvida alguma, a trajetria do pesquisador como profissional da F. ITESP e como militante da AFITESP teve influncia direta na escolha e definio do tema. Mas a conjuntura poltica, econmica, social, cultural e religiosa que relega ao trabalho um papel secundrio frente ao capital, tambm foi determinante no enfrentamento com coragem das suas consequncias no ambiente de trabalho. A adversidade sempre nos desafiou, no caso, a adversidade terica de uma pequena contribuio para resgatar o lugar central que a categoria trabalho deva ter na pesquisa e no debate acadmico s mais uma motivao que nos lanou na trilha desta pesquisa. Obviamente que para tanto era necessrio encontrar o lugar para acolher tal pesquisa e, neste sentido, o Grupo de Pesquisa Organizaes, Trabalho e Tecnologia do Programa de Ps Graduao em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade desta Universidade Federal foi fundamental. Neste ponto, um esprito menos desavisado poderia questionar: o que faz uma pesquisa sobre a precarizao do trabalho numa Fundao Pblica ser alocada num Programa de Mestrado sobre o Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade? Com certeza a resposta no simples e nem poderia s-lo. Para ns, no existir desenvolvimento social sem a presena do Governo seno como um vetor fundamental ou, pelo menos, enquanto uma mola propulsora importante. Mas o Governo no um ente metafsico abstrato, ele se materializa e concretiza para os cidados via polticas pblicas que, sem sombras de dvidas, so mediadas pelos trabalhadores pblicos. Quando as condies de trabalho e emprego destes, so ou esto precarizadas, no se necessita de muitos estudos para aferir que as polticas pblicas sofrero um grande impacto em sua efetividade. Portanto, o resgate do papel dos trabalhadores pblicos estratgico num contexto no qual se busque fomentar o desenvolvimento social seja na esfera federal, estadual ou municipal. Na presente pesquisa, especificamente, questionaremos como promover o desenvolvimento agrrio qualitativo num contexto de trabalho precarizado? Espera-se, sem nenhuma pretenso descabida, que esta pesquisa possa abrir as portas para a investigao sobre o trabalho nas Fundaes Pblicas, uma nova modalidade do

18

exerccio da gesto pblica no contexto da reengenharia do Estado, com maior autonomia administrativa e financeira, criada com o discurso de dar maior agilidade aos servios pblicos, tidos como extremamente morosos, ineficientes e ineficazes pela poltica e a economia neoliberal. Um sistema no qual o direito de viver est estritamente ligado participar do modo de produo e, caso esteja fora dele, ter o direito de morrer de forma descartvel, como refugo, um sistema no qual tudo o que privado tem direito vida, j tudo o que pblico est condenado morte, portanto, hoje em dia, todas as experincias que contestam esse sistema so desperdiadas como nos ensina o socilogo portugus, Santos (2002a). Procuraremos resgat-las, colocar um facho de luz sobre elas.

1.2 Objetivo Geral

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os indcios de um processo de precarizao do trabalho na FUNDAO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SO PAULO JOS GOMES DA SILVA [F. ITESP], uma Fundao estadual de direito pblico, com um quadro total de 736 servidores, criada de fato e de direito no ano de 1999 1, portanto, muito recente, do ponto de vista histrico com a finalidade especfica de lidar com as polticas agrria e fundiria do Estado de So Paulo e que hipoteticamente passou por um intenso processo de precarizao do trabalho, desde a realizao do seu primeiro concurso ocorrido no ano de 20002, mas que s teve a contratao dos seus servidores a partir de 02 de julho de 2001 at o ms de julho de 2011, portanto, exatamente, em uma dcada da sua existncia.

1.3 Objetivos Especficos Compreender como operaram as especificidades de um eventual processo de precarizao do trabalho no interior F. ITESP, atravs da sua poltica interna de recursos
1

Lei n 10.207, de 08/01/1999 Cria a Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo "Jos Gomes da Silva" ITESP. Decreto n 44.294 de 04/10/1999 Regulamenta a Lei n 10.207/99 (DOE-I 05/10/99, p. 1/2). 2 Autorizado pelo Governador do Estado em 04/12/2000, para provimento de cargos relacionados no Decreto n 45.508/2000 e em conformidade com o estabelecido no Plano de Cargos, Carreiras e Salrios (PCCS) da F. ITESP.

19

humanos e como isso impactou diretamente a vida dos trabalhadores pblicos que, apesar da eventual precarizao do seu trabalho, permaneceram trabalhando na F. ITESP. Demonstrar como esse eventual processo de precarizao do trabalho influenciou, diretamente e de maneira peculiar, no xodo de um nmero expressivo de servidores pblicos da F. ITESP, durante a primeira dcada de seu funcionamento efetivo. S para que se tenha uma ideia do tamanho da fuga dos trabalhadores na F. ITESP, na data de 30 de setembro de 2011, dos 1.490 convocados pelo Concurso de 2000, restavam apenas 504 trabalhadores (as) em exerccio [em 2013, j eram apenas 469 trabalhadores (as)], ou seja, 33,8% dos que prestaram e foram aprovados no referido concurso bem como apenas 87 trabalhadores em exerccio, dos 403 convocados pelo Concurso de 2008 da F. ITESP, ou seja, 21,6% daqueles que prestaram e foram aprovados neste ltimo concurso da F. ITESP. Se considerarmos, ainda, 12 ocupantes de cargo de confiana, a F. ITESP contava, nesta data, com um total de 603 trabalhadores, ou seja, havia uma defasagem de 133 trabalhadores em seu quadro funcional3; Localizar qual (is) a (s) forma (s) que os trabalhadores pblicos da F. ITESP encontraram para resistir ao ou lutar contra o eventual processo de precarizao do seu universo de trabalho; Se constatado, buscar construir indicadores especficos do processo de precarizao do trabalho na F. ITESP durante os 10 primeiros anos de sua existncia, alm daqueles que, num rpido e panormico sobrevoo j podemos identific-los.

1. 4 Justificativa A presente pesquisa se justifica tendo em vista que, mesmo uma Fundao Pblica, gestada no auge do neoliberalismo econmico, final dos anos 90, a dcada neoliberal, Alves e Palmela (2011), portanto, j desenhada nos contornos da nova Reengenharia ou Reestruturao do Estado, assim comumente definida:
(...) a comear pela restrio, ao estritamente essencial, de sua [Estado] interferncia nas reas da produo, do trabalho e do mercado, e pela expanso, ao limite da competncia, de seu apoio livre iniciativa, sempre buscando eliminar da administrao pblica a burocracia desnecessria, que
3

Dados obtidos juntos Associao dos Funcionrios da Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo Jos Gomes da Silva AFITESP.

20

encarecedora de custos, protelatria de resultados e estimuladora de corrupo. (SOUZA, 2006, p. 04).

No Estado de So Paulo, a Reengenharia do Estado, foi praticada pelos sucessivos governos do Partido da Social Democracia Brasileira [PSDB] (HIDAKA, 2011) , portanto, a F. ITESP no escapa de sofrer as mesmas consequncias da precarizao do trabalho que atingira os demais servios pblicos como um todo, mesmo os que so considerados servios essenciais, como queles que se ocupa a F. ITESP a Reforma Agrria, a Regularizao Fundiria Urbana, a Identificao, o Reconhecimento e a Titulao das Comunidades Remanescentes de Quilombo, a Assistncia Tcnica e Extenso Rural [ATER] e a Titulao de Posseiros. Entender como se deu as especificidades do eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP importante porque nos permitir compreender as causas da desero de 530 trabalhadores desta, de julho de 2001 at abril de 2012, as motivaes que fizeram com que outros tantos, 587 trabalhadores, permanecessem, apesar das condies adversas e como essa eventual condio precria de trabalho como um todo, impactou no cumprimento da misso institucional da F. ITESP junto aos seus pblicos beneficirios, a saber, assentados da Reforma Agrria, Comunidades Remanescentes de Quilombo e os posseiros, sempre a partir da viso dos seus trabalhadores. Procurar-se-, inicialmente, compreender o referido eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP de maneira indiciria, ou seja, buscar-se- produzir um conhecimento lendo e interpretando os sinais, as pistas e os indcios. Como nos diz Carlo Ginzburg, (...) Se a realidade opaca, existem zonas privilegiadas sinais, indcios que permitem decifr-la. (1989, p. 177).

1.4.1 Indicadores de Precarizao do Trabalho na F. ITESP. Ns abordaremos o objeto da nossa pesquisa principalmente atravs do que estamos denominando de indicadores de precarizao do trabalho na F. ITESP, a saber, 1) da perda do poder aquisitivo dos salrios bem como dos benefcios, quando da passagem da vinculao FUNDUNESP, do antigo Instituto de Terras do Estado de So Paulo [ITESP], para a recmcriada F. ITESP; 2) da anulao do seu Concurso Pblico inicial de 2000; 3) do arrocho salarial imposto pelas sucessivas diretorias executivas durante os dez anos de efetiva existncia; 4) da ausncia de aplicao do Plano de Cargos, Carreira e Salrios [PCCS]; 5) da

21

permanente defasagem no quadro de trabalhadores da F. ITESP, uma mdia anual de 103 trabalhadores, em relao a um quadro cheio de 736 trabalhadores; 6) da transformao dos cargos de nvel superior das vrias profisses que compunham o quadro funcional do antigo Instituto de Terras do Estado de So Paulo [ITESP], em Analistas, na atual F. ITESP, como de Analista de Desenvolvimento Agrrio, Fundirio e de Gesto Organizacional; 7) da utilizao do expediente da terceirizao; 8) da substituio da mo de obra profissional por estagirios; 9) do nmero de adoecimento 571 casos, de julho de 2001 a dezembro de 2010 4 e o consequente afastamento e a morte de trabalhadores em servio; 10) da falta de qualquer preocupao com ergonomia; 11) da ausncia de preocupao com as condies de salubridade de alguns cargos; 12) da prtica de um banco de horas irregular uma vez que no h, nem nunca houve uma negociao coletiva 5 com a AFITESP, representao dos trabalhadores em vez do pagamento de horas extras; 13) da ausncia de preocupao com uma poltica de acessibilidade em relao queles trabalhadores que ingressaram na F. ITESP atravs da cota para pessoas com deficincia no referido concurso; 14) da perda do benefcio da cesta bsica mensal para os trabalhadores (as) de menor poder aquisitivo, geralmente os auxiliares; 15) da ausncia do recebimento do quinqunio, da licena prmio e sexta parte e 16) da existncia de benefcios internos para ingls ver, destinados aos seus trabalhadores, mas que no se efetivam na prtica, como o denominado Programa de Incentivo Educao Formal e Especializao Profissional. Passaremos, ento, a elenc-los e a discorrer sobre cada um deles.

1.4.1.1 Perda do poder aquisitivo dos salrios bem como dos benefcios, quando da passagem da vinculao FUNDUNESP, do antigo Instituto de Terras do Estado de So Paulo [ITESP], para a recm-criada F. ITESP. Para se compreender o eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP temos que refazer a trajetria dos problemas que afetam os trabalhadores da F. ITESP, j a partir do momento de sua criao. Temos que nos retroceder, no tempo, ao rgo que a precedeu, ou seja, o antigo Instituto de Terras do Estado de So Paulo, criado em 1991, um rgo vinculado administrativamente, num primeiro momento ao BANESER Banespa Atividades Tcnicas e Administrativas e, num segundo momento, Fundao para o
4 5

Idem. Disponvel em: http://www.direitoemmovimento.com/noticias/banco-de-horas-so-e-valido-com-negociacaocoletiva-trabalhista-1352.html Acesso em 30 de maio de 2012.

22

Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista FUNDUNESP que tinha apenas 400 servidores, que gozavam de todos os benefcios trabalhistas celetistas dos servidores da UNESP, a saber, tquete refeio ou vale alimentao, auxlio creche, seguro de vida em grupo, convnio mdico privado, dirias compatveis com os trabalhos prestados, financiamento antecipado das frias, alm de um salrio mdio de nvel superior correspondente a 15 Salrios Mnimos de Referncia Nacional SMRN e o pagamento de trabalhos de ATER atravs de km rodado com carro prprio. Quando o ITESP transformado numa Fundao, autnoma administrativamente, mas dependente do oramento da Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania e submetida insensibilidade social dos rgos burocrticos da Secretaria da Fazenda, o seu trabalhador pblico perde completamente todos estes benefcios, e h, ainda, um achatamento salarial, em mdia de 50%. Os trabalhadores passam a ganhar, da noite para o dia, um salrio mdio de nvel superior correspondente ao valor de 10 Salrios Mnimos de Referncia Nacional SMRN poca. Para que se tenha uma ideia do tamanho dessas perdas, apenas em 2005, quatro anos aps o ingresso, os trabalhadores pblicos da F. ITESP, aps muitas lutas, inclusive, uma greve liderada pela AFITESP, que ocorreu neste mesmo ano, conseguiram reconquistar os benefcios trabalhistas que haviam perdido quando da transformao do ITESP em F. ITESP, a saber, o convnio mdico particular, o auxlio creche, o seguro de vida em grupo, o vale alimentao ou tquete refeio. As dirias que os servidores recebiam nos seus deslocamentos a servio pelo Estado, a partir de seus respectivos grupos de trabalhos, ainda continuariam irrisrias, para no dizer ridculas, por longos anos. Isto no significou que os trabalhadores tenham ficados tranquilos, muito pelo contrrio, a insegurana diante da eminncia da perda de benefcios e ou da qualidade dos mesmos, tem sido uma constante, como ocorrera na renovao do contrato com as empresas que fornecem o vale alimentao e o tquete refeio bem como do convnio de assistncia mdica hospitalar.

1.4.1.2 Anulao do Concurso Pblico inicial de 2000 da F. ITESP. O mais trgico, contudo, para os trabalhadores pblicos da F. ITESP foi que a validade do Concurso Pblico da F. ITESP 2000, que legitimou o ingresso, dos antigos servidores do ITESP, na F. ITESP passa a ser questionado judicialmente pelo Ministrio Pblico Estadual MPE, devido aos vcios de origem insanveis. A F. ITESP passa a fazer a defesa de mrito do

23

edital do concurso, no processo em questo, mas perde, na primeira e na segunda instncia, e o processo segue, ento, para a terceira instncia, o Superior Tribunal de Justia STJ. Na segunda instncia, a AFITESP articula a contratao de um advogado particular, em nome de todos trabalhadores pblicos da F. ITESP, que no discutir mais o mrito uma vez que, em sua avaliao, o concurso apresentava inegveis vcios de origem que eram insanveis mas sim, questiona-se a forma, ou seja, como o MPE buscou anular o concurso, alijando os trabalhadores pblicos da F. ITESP do processo, uma vez que estes eram parte interessada no mesmo. Com isso, baseado na tese jurdica do litisconsrcio, s em 2011, conseguiu-se que o Superior Tribunal de Justia STJ fizesse justia, anulasse a sentena inicial e remetesse o processo novamente primeira instncia, para que todos os trabalhadores pblicos envolvidos no processo seletivo de 2000 fossem citados e para que fizessem suas respectivas defesas. Portanto, os trabalhadores pblicos da F. ITESP laboraram, durante 10 anos, com uma espada sobre suas cabeas, temendo a perda do emprego a qualquer momento. Isto causou uma vulnerabilidade negocial enorme a esta categoria de trabalhadores pblicos, colocando-os em condies de inferioridade e dificultando, sobremaneira, suas lutas pela melhoria nas condies de salrios, benefcios e trabalho frente ao empregador direto, no caso, o Governo do Estado de So Paulo, mediado pela Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania e a Secretaria de Estado da Economia e Planejamento bem como pelos rgos burocrticos internos s Secretarias de Estado da Fazenda e da Casa Civil, respectivamente, a Coordenadoria de Entidades Descentralizadas e Contrataes Eletrnicas CEDC e o Conselho de Defesa dos Capitais do Estado CODEC bem como a Comisso de Poltica Salarial CPS. Podemos dizer, ento, que a anulao do Concurso ITESP 2000, foi o elemento que fundou as condies da eventual precariedade das relaes trabalhistas internas F. ITESP, nesse perodo de 11 anos, agravadas por outros elementos que passamos a descrever abaixo.

1.4.1.3 Arrocho salarial imposto pelas sucessivas diretorias executivas da F. ITESP. Somado a tudo isso, ainda pesava sobre os ombros dos servidores da F. ITESP, uma defasagem salarial fruto da ausncia da correo anual referente a julho de 2001 a julho de 2002 e de julho deste ano at julho de 2003 que, somada defasagem entre o perodo da pesquisa de mercado dos salrios, em 1999, quando da criao legal da F. ITESP, at sua

24

aplicao, a partir de julho de 2001, perfazia um total mdio de 56,54% de perdas acumuladas at julho de 2011, conforme nos mostra o Grfico I abaixo. O fato que revoltante para todos os (as) trabalhadores (as) pblicos da F. ITESP e seus familiares foi a devoluo ao Tesouro do Estado de recursos oramentrios da F. ITESP, especficos para a folha de pagamento e encargos sociais, entre os anos de 2001 e 2009 de mais de 5,5 milhes de reais, sem que fosse realizada a devida e obrigatria reposio da inflao anual aos salrios destes trabalhadores conforme podemos observar no Grfico II abaixo. Podemos aventar duas causas para explicar tamanho absurdo, uma delas j at mencionamos, resulta do aparelhamento poltico partidrio dos cargos de confiana, a incompetncia tcnica, pessoas erradas em lugares errados, s porque so afiliadas polticas do Governo de planto. A outra causa irm siamesa desta, pessoa certa, no lugar certo, competente, porm, subserviente, comprometida at o pescoo com a ideologia partidria dominante, em vez de se ter compromisso com a instituio, seus trabalhadores e o seu pblico beneficirio dos seus servios. Outro indicador do aviltamento dos salrios e dos benefcios dos trabalhadores pblicos da F. ITESP que 60% destes encontram-se dependurados no emprstimo consignado do Banco do Brasil BB, alm claro, do limite do Carto de Crdito, do Cheque Especial bem como das operadoras de crditos privadas, as assim denominadas de agiotas oficiais. Isso faz, inclusive, com que o real impacto da reposio de parte das perdas salariais, no final de 2011, seja pouco absorvido e ou percebido pelos trabalhadores pblicos endividados, o que, em via de regra, se d em longo prazo. Se no houvesse esse endividamento em longo prazo, talvez os mesmos pudessem perceber com maior clareza a referida recuperao. Portanto, como essas formas de endividamento geralmente se do a mdio e longo prazo, esses trabalhadores pblicos s sentiro a referida recuperao dentro de dois a quatro anos.

25

Grfico 01 Demonstrativo da Evoluo das Perdas Salariais dos Trabalhadores da F. ITESP (19992011).

Fonte: AFITESP (2011)

26

Grfico 02 Diferena entre o orado e o executado pela F. ITESP no que se refere folha de pagamento e encargos sociais dos seus trabalhadores pblicos de R$ 5.638.000,00 nos exerccios de 2001 a 2009.

25.000.000,00

20.000.000,00

15.000.000,00

EXECUO ORAMENTRIA PARA FOLHA DE PAGAMENTO DOTAO ORAMENTRIA PARA FOLHA DE PAGAMENTO

10.000.000,00

5.000.000,00

,00

2001 2002

2003

2004

2005 2006

2007 2008

2009

Fonte: AFITESP (2010)

1.4.1.4 Ausncia de aplicao do Plano de Cargos, Carreira e Salrios [PCCS]. Dentro do contexto dos problemas que afetam o trabalho na F. ITESP, a ausncia da implementao de um Plano de Cargos, Carreira, e Salrios PCCS efetivo, ocupa um papel central junto com a questo da defasagem salarial e da anulao do concurso de 2000, uma vez que, apenas houve, em dez anos, duas progresses horizontais na carreira, fazendo avanar os trabalhadores pblico que se encontravam na letra A para B e, desta, para C, assim mesmo, no de maneira universal, no valor de 2% a mais para cada referncia. J em relao progresso vertical, aquela em que o trabalhador pblico da F. ITESP mudaria de nvel, no houve sequer, nenhuma mudana. Em outras palavras, aquele trabalhador pblico que

27

ingressou no nvel I, sem experincia, seja como auxiliar, tcnico ou analista na F. ITESP, h dez anos, continua recebendo sua remunerao no mesmo valor de quando do seu ingresso, apenas corrigida pelo ndice inflacionrio, no caso, o ndice de Preos ao Consumidor da Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas da Universidade de So Paulo IPC/FIPE USP, a partir do ano de 2004. Ento, aquele trabalhador que ingressou na F. ITESP no ano de 2011, ganha quase o mesmo salrio daquele que ingressou no ano de 2001, a diferena girar em torno de 4% a maior, caso este ltimo tenha sido agraciado com as duas referncias, as letras B e C. Isto, numa avaliao preliminar, sem lastro de pesquisa, tem sido uma das causas da fuga, em massa, dos trabalhadores pblicos da F. ITESP em busca de carreiras pblicas correlatas mais atraentes na esfera federal, estadual e at mesmo de alguns municpios, onde h uma valorizao profissional maior do trabalhador pblico.

1.4.1.5 Permanente defasagem no quadro de trabalhadores da F. ITESP. Fato que, mesmo realizando o segundo concurso, em 2008, a F. ITESP, nestes dez anos, sempre sofreu com o problema da defasagem do quadro de servidores. Em mdia, sempre faltou em torno de 103 servidores ano, nos diferentes cargos e diretorias, o que, alm de comprometer a qualidade do servio pblico prestado, sobrecarrega sobremaneira os trabalhadores pblicos que respondem sozinhos, muito mais pela militncia do que pelos seus aviltados salrios, as demandas oriundas dos beneficirios dos servios pblicos prestados pela F. ITESP. S para termos uma ideia de que este grave processo de xodo continua, no ms de junho de 2012, perdemos trs bravos e valentes engenheiros que em muito contriburam para os trabalhos da F. ITESP, a saber, o Othoniel Mollica, o Afonso Fonseca e o Maral. Chegou-se ao cmulo da gravidade da questo, onde, no Grupo Tcnico de Infraestrutura da Sede da Fundao, em 2013, no se ter mais nenhum engenheiro de carreira respondendo pela imensa e intensa demanda da instituio nessa rea. Apenas o gerente, que cargo de confiana, engenheiro. Ele gerencia quem e o qu, a pergunta que no se quer calar. Trata-se do irreparvel e irreversvel processo de descapitalizao humana que assola a F. ITESP desde 2001. Observem o grfico e a tabela abaixo, como se deu essa sangria ao longo dos anos:

28

Grfico 03 Nmero de sada, ano a ano (2001-2010), dos trabalhadores da F. ITESP.


18 16 14 12 10 8 6 4 2 0
20/7/01 20/9/01 20/11/01 20/1/02 20/3/02 20/5/02 20/7/02 20/9/02 20/11/02 20/1/03 20/3/03 20/5/03 20/7/03 20/9/03 20/11/03 20/1/04 20/3/04 20/5/04 20/7/04 20/9/04 20/11/04 20/1/05 20/3/05 20/5/05 20/7/05 20/9/05 20/11/05 20/1/06 20/3/06 20/5/06 20/7/06 20/9/06 20/11/06 20/1/07 20/3/07 20/5/07 20/7/07 20/9/07 20/11/07 20/1/08 20/3/08 20/5/08 20/7/08 20/9/08 20/11/08 20/1/09 20/3/09 20/5/09 20/7/09 20/9/09 20/11/09 20/1/10
1 3 1 7 6 5 3 5 4 3 2 1 1 1 2 2 2 2 1 5 7 6 5 4 4 3 4 6 7 6 9 8 7 6 5 4 4 4 3 3 3 2 4 3 2 1 3 2 1 3 2 2 3 2 1 1 2 7 6 6 6 6 5 4 3 2 4 3 33 2 2 1 1 1 4 4 3 3 8 7 66 8 7 6 5 4 3 3 5 5 4 3 2 7 6 7 11 10 16 16

Fonte: AFITESP (2010)

Grfico 04 Involuo do quadro de funcionrios da F. ITESP

700 680 660 640 620 600 580 560 540 520

696 678 679 674 683

645 618 615 581 585

S1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Fonte: AFITESP (2010)

29

Tabela 01 Evoluo da defasagem de trabalhadores nos quadros da F. ITESP no perodo de 20012012.

Fonte: AFITESP (2011)

1.4.1.6 Transformao dos cargos de nvel superior das vrias profisses que compunham o quadro funcional do antigo ITESP, em Analistas, na atual F. ITESP. A transformao dos cargos de nvel superior das vrias profisses que compunham o antigo quadro do Instituto de Terras do Estado de So Paulo, como os Engenheiros Agrnomos, Cartgrafos, Florestais, Silvicultores, Veterinrios, Administradores, Contadores, Assistentes Sociais, Advogados, em Analistas na F. ITESP seja de Analista de Desenvolvimento Agrrio, Fundirio e de Gesto Organizacional, com a clara inteno de burlar as diferentes leis dos Pisos Salariais Nacionais das categorias acima citadas, claro que, com isso, o Estado pode pagar menos que o Piso Salarial Nacional destas categorias. Determina, ainda, que este profissional seja obrigado pela administrao da F. ITESP a recolher, anualmente, as respectivas guias de contribuio aos respectivos Conselhos Regionais e Ordem, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA , Conselho Regional de Contabilidade CRC Ordem dos Advogados do Brasil OAB dentre outros. Isto sem falar das Anotaes de Responsabilidades Tcnicas ARTs , que os profissionais da rea de engenharia, principalmente, os da cartografia, so obrigados a assinarem, mesmo que no exercem a profisso e no ganham o que deveriam, segundo os respectivos Conselhos e Ordem classistas.

30

1.4.1.7 Utilizao do expediente da terceirizao na contratao da mo de obra. A F. ITESP passou, ento, a terceirizar algumas de suas atividades, tendo em vista que alguns servios, como a elaborao do Relatrio Tcnico Cientfico RTC na constituio do laudo antropolgico para o reconhecimento das Comunidades Remanescentes de Quilombo CRQs , por antroplogos e a gradativa excluso deste profissional dos quadros da F. ITESP. A pesquisa tambm foi terceirizada, aps a sada completa de todos os servidores do Grupo Tcnico de Pesquisa da Diretoria Adjunta de Formao, Pesquisa e Promoo Institucional DAFPPI e a extino completa deste Grupo Tcnico na gesto do Diretor Executivo da F. ITESP, Gustavo Gonalves Ungaro. No final de 2011, foram extintos numa tacada s, os cargos de auxiliar fundirio da Diretoria Adjunta de Recursos Fundirios e os cargos de motorista da Diretoria Adjunta de Administrao e Finanas, e que, por se tratar de profissionais imprescindveis aos trabalhos realizados pela F. ITESP, a Diretoria Executiva da F. ITESP fatalmente lanar mo do expediente da terceirizao para suprir a ausncia destes profissionais ou, na pior das hipteses, far com que os tcnicos fundirios desempenhem suas funes, numa clara e inequvoca situao de desvio de funo patrocinada pela prpria instituio.

1.4.1.8 Substituio da mo de obra profissional por estagirios. Ainda na esteira da compensao da defasagem do quadro funcional, a F. ITESP utiliza-se de estagirios de diferentes reas do conhecimento para suprir a falta de profissionais das mesmas. bem verdade que a utilizao da mo de obra de estagirios faz parte do desenho original da F. ITESP, mas, no incio, servia de base para um clientelismo deslavado, uma vez que quem indicava os estagirios era os cargos de confiana, geralmente, os Coordenadores das Regionais da F. ITESP, um cargo com funes estritamente polticopartidrias. Somente anos mais tarde, que os estagirios passaram a ser selecionados atravs de concurso realizado pela Fundao do Desenvolvimento Administrativo FUNDAP. Esse argumento do uso da mo de obra de estagirio em substituio ao profissional da rea reforado por uma mudana interna F. ITESP, importante na gesto dos estagirios. Esses deixaram de serem geridos pela Diretoria Adjunta de Formao, Pesquisa e Promoo Institucional DAFPPI , mais exatamente no Grupo Tcnico de Formao e Capacitao

31

Profissional, e passam a serem geridos pela Assessoria de Recursos Humanos ARH. Isso sem falar que a distribuio espacial dos estagirios, sempre privilegiou a Sede da F. ITESP, na Capital, em detrimento dos Grupos Tcnicos de Campo GTCs do interior. Tal poltica pode parecer absurda, mas coerente com a poltica de substituio da mo de obra profissional por estagirios.

1.4.1.9 Nmero de adoecimentos em servio. Outro problema que afeta o trabalho na F. ITESP a questo do elevado nmero de adoecimento em servio e o consequente afastamento dos trabalhadores pblicos, junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social INSS 06 aposentados por invalidez permanente, 14 afastados por auxlio doena e 02 por acidente de trabalho, bem como da morte de alguns servidores da F. ITESP em pleno exerccio de suas atividades profissionais, 09 trabalhadores (as) at a data de 30 de abril de 2012. Isso s acontece porque, o exame mdico peridico, pelo qual todos os trabalhadores desta instituio so obrigados a se submeterem anualmente, apenas visual e trata-se, na verdade, de um autoexame, ou seja, o mdico olha para o trabalhador e o questiona sobre o estado de sua sade, aps o preenchimento de um questionrio meramente burocrtico, quando, na verdade, deveriam ser exigidos exames clnicos essenciais. Exceo parte aos cargos de motoristas, veterinrios e zootecnistas que so obrigatrios a realizarem alguns exames clnicos. Alm disso, temos outros tipos velados de adoecimento, como aqueles em que o trabalhador pblico da F. ITESP convive com ele no trabalho, como o alcoolismo, a depresso, o bullying dentre outros que faz com que muitos trabalhadores utilizem, de maneira indiscriminada, dos assim denominados remdios tarja preta para enfrentar as presses e as situaes adversas no trabalho cotidiano.

1.4.1.10 Falta de qualquer preocupao com ergonomia. Isso sem falar das condies de trabalho como a falta de qualquer preocupao com ergonomia, conforme pode ser facilmente demonstrado pelo relatrio da Comisso Interna de Preveno dos Acidentes CIPA , realizado no ano de 2010.

32

1.4.1.11 Ausncia de preocupao com as condies de salubridade de alguns cargos. A ausncia de condies salubres de trabalho como a dos tcnicos agrcolas que, no acompanhamento de alguns profissionais, como os veterinrios e zootecnistas, em algumas atividades, como a vacinao de gado, se expem a riscos, como a brucelose. Alis, j existe caso concreto de trabalhador que foi contaminado pela brucelose, no exerccio de sua funo, na F. ITESP. 1.4.1.12 Prtica de um banco de horas irregular em vez do pagamento de horas extras. A superexplorao dos trabalhadores pblicos da F. ITESP se d pela utilizao abusiva do famigerado Banco de Horas em vez do pagamento de Hora Extras, principalmente devido a permanente defasagem de servidores nos quadros da F. ITESP. Cabe ressaltar que o Banco de Horas da F. ITESP sempre foi irregular, uma vez que as sucessivas Diretorias Executivas da F. ITESP nunca quiseram formalizar junto com a representao dos trabalhadores pblicos, sua existncia, apesar de lanarem mo do seu uso, de forma indiscriminada, nestes anos todos.

1.4.1.13 Descaso com a poltica pblica de acessibilidade em relao queles trabalhadores que ingressaram atravs de concurso, na F. ITESP, por meio de cota para pessoas com deficincia. Aqui no podemos deixar de destacar a via crucis porque passam os trabalhadores pblicos com deficincia que ingressam, por fora de lei 6, na F. ITESP. No existe nenhuma preocupao com a acessibilidade, tanto na adaptao de mveis, automveis e imveis prprios. Caso emblemtico se deu no escritrio do Grupo Tcnico de Campo GTC de Taubat. O prdio foi construdo em 2010 sem obedincia mnima s normas de acessibilidade. Talvez esse fato passasse despercebido em quaisquer outras Secretarias de Estado, mas, em se tratando da Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania SJDC , um tanto quanto contraproducente sob todos os aspectos analisados.
6

Lei 8.112/90 que rege o servidor pblico civil federal, determina que sejam reservadas at 20% das vagas oferecidas em concurso pblico para deficientes, desde que as atribuies do cargo sejam compatveis com a deficincia. O decreto 3.298/99 definiu o percentual mnimo de 5%. Lei Estadual Complementar do Estado de So Paulo 683/92 de 18 de setembro de 1992 dispe sobre reserva, nos concursos pblicos, de percentual de cargos e empregos para portadores de deficincia e d providncias correlatas.

33

1.4.1.14 Perda do benefcio da cesta bsica mensal para os trabalhadores (as) de menor poder aquisitivo. Outro indicador do eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP foi a perda do benefcio da cesta bsica mensal para os trabalhadores (as) de menor poder aquisitivo, geralmente os auxiliares. A AFITESP empreendeu uma luta na Justia para se conseguir o retorno desta benefcio este que foi ofertado aos servidores, durante um ano e meio aos auxiliares cuja escolaridade exigida para o ingresso na F. ITESP era o nvel fundamental e que, de uma hora para outra foi lhes retirada pela prpria F. ITESP, sob a alegao de que quem fornecia a cesta bsica era uma rede de supermercados fiscalizada pela Fundao de Proteo e Defesa do Consumidor PROCON -, tambm vinculada Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania e, portanto, se configuraria uma falta de tica na Administrao Pblica.

1.4.1.15 Ausncia do recebimento do quinqunio, da licena prmio e sexta parte. Outro indicador a ausncia do recebimento do quinqunio, da licena prmio e da sexta parte e, nesse sentido, a AFITESP ingressou aes na justia para que os trabalhadores pblicos da F. ITESP passem a receber quinqunio, licena prmio e sexta parte que tambm esto impedidos de receber, segundo a administrao da F. ITESP, por serem celetistas e no serem estatutrios, o que extremamente discutvel do ponto de vista jurdico e, por isso mesmo, as aes j se encontram tramitando na esfera da Justia do Trabalho nas diversas instncias, no caso especfico da sexta-parte, a AFITESP ganhou na 2 instncia, em Campinas, conforme trecho da sentena da Desembargadora Relatora Mariane Khayat, transcrito abaixo:
Acolhe-se, portanto, o pedido de reconhecimento do direito sexta-parte para todos os empregados pblicos da R devidamente representados pela Autora, quando preenchidos os requisitos legais (vinte anos de efetivo exerccio no servio pblico, respeitada a legislao pertinente), bem como condena-se a R ao pagamento da parcela, prestaes vencidas e vincendas, para os associados que eventualmente tenham implementado ou venham a

34

implementar as condies legais para o seu recebimento, observada a prescrio quinquenal do art. 7o, XXIX, da Carta Magna. Atualizao monetria, recolhimentos previdencirios e fiscais nos termos da legislao vigente. Juros nos termos da Orientao Jurisprudencial n. 07 do Tribunal Pleno do C. TST. Diante do exposto, decido: conhecer do recurso de FUNDAO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SO PAULO JOS GOMES DA SILVA - ITESP e o DESPROVER, rejeitar a preliminar de desero arguida nas contrarrazes e conhecer do recurso de ASSOCIAO DOS FUNCIONRIOS DA FUNDAO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SO PAULO AFITESP e o PROVER, EM PARTE, para reconhecer o direito sexta-parte para todos os empregados pblicos da R devidamente representados pela Autora, quando preenchidos os requisitos legais (vinte anos de efetivo exerccio no servio pblico, respeitada a legislao pertinente), bem como condenar a R ao pagamento da parcela, prestaes vencidas e vincendas, para os associados que eventualmente tenham implementado ou venham a implementar as condies legais para o seu recebimento, observada a prescrio quinquenal, com juros, atualizao monetria, recolhimentos previdencirios e fiscais nos termos da legislao vigente, observada a fundamentao supra. 7

A F. ITESP que ganhou na primeira instncia e perdeu na segunda instncia, recorreu para a terceira instncia, o Tribunal Superior do Trabalho TST -, em Braslia. A AFITESP aguarda a deciso dessa sentena.

1.4.1.16 Existncia de benefcios internos destinados aos seus trabalhadores, mas que no se efetivam na prtica, como o denominado Programa de Incentivo Educao Formal e Especializao Profissional. O ltimo indicador de eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP, mas que no quer dizer que seja o de menor importncia, a existncia de benefcios para ingls ver, que no se efetivam na prtica, que so destinados aos seus trabalhadores, como o denominado Programa de Incentivo Educao Formal e Especializao Profissional. S para que compreendamos melhor, vejamos o exemplo do que ocorreu no primeiro semestre de 2012, quando do total de 21 vagas abertas pelo referido Programa, nos diversos graus de escolaridade, apenas duas vagas de especializao latu sensu, foram preenchidas, ou seja, aprovadas, ou ainda, das 09 vagas, para o mestrado e doutorado, abertas pelo mesmo Programa, apenas 04 trabalhadores, apresentaram inscries, sendo 01 de doutorado e 03 de
7

2 CMARA (PRIMEIRA TURMA) Proc. 0000235-77.2011.5.15.0053. RO - Recurso Ordinrio. VARA DO TRABALHO DE CAMPINAS 4A. 1 Recorrente: Associao dos Funcionrios da Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo AFITESP. 2 Recorrente: Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo Jos Gomes da Silva Itesp. Juiz Sentenciante DANIELA MAICA FERRAZ GIANNINI.

35

mestrado, portanto, muito aqum da oferta institucional do mesmo Programa, mas todos tiveram suas inscries indeferidas. Isto pode nos parecer um absurdo, mas apenas coerente com o novo Plano de Cargo, Carreira e Salrios PCCS da F. ITESP, aprovado em 2011, no qual no existe previso de ascenso profissional, pela via da especializao acadmica, numa instituio que possui uma Diretoria Adjunta de Formao, Pesquisa e Promoo Institucional, na contramo das demais carreiras pblicas de Estado. O conjunto de todos os indicadores elencados acima que estamos convencionando chamar de processo de precarizao do trabalho na F. ITESP.

2. Fundamentao Terica Na presente pesquisa adotaremos o conceito de Precarizao Social do Trabalho,


(...) compreendida como um processo em que se instala econmica, social e politicamente uma institucionalizao da flexibilizao e da precarizao moderna do trabalho, que renova e re-configura a precarizao histrica e estrutural do trabalho no Brasil, agora justificada pela necessidade de adaptao aos novos tempos globais, marcados pela inevitabilidade e inexorabilidade de um processo mundial de precarizao. (DRUCK, 2012, p. 01).

Mais do que isso,


A precarizao do trabalho um complexo processo que articula os aspectos social, econmico e poltico da vida humana, afetando a vida no trabalho e fora dele. Diz respeito ao aumento e a intensificao da fora de trabalho que se estrutura em bases cada vez mais desregulamentadas. Existe um processo de perda de estabilidade e da explorao do trabalho, em que h cada vez menos contratos de trabalho formal, tornando as relaes de trabalho indefinidas e caracterizadas por um vnculo instvel, flexvel e frgil, portanto, com perda de direitos, adoecimentos de toda ordem e enfraquecimento das organizaes coletivas, conforme mostram Antunes (2006, 2007 e 2008); Druck e Franco (2007, 2008); Thebaud-Mony e Druck (2007). (MENEZES, 2010, p. 163).

Partimos para esta pesquisa j ciente da mesma constatao de Alves e Palmela que
(...) os trabalhadores pblicos so invisveis investigao sociolgica critica. Por exemplo, no campo marxista no Brasil, existe [m] poucos ou nenhum estudo [s] sociolgico [s] mais recente [s] sobre o trabalho e sindicalismo de trabalhadores pblicos. (2011, p. 43).

36

Inclusos nesta categoria, os trabalhadores pblicos so considerados (...) tambm (...) trabalhadores improdutivos, cujos trabalhos no criam diretamente mais valia, uma vez que so utilizados como servio, seja para uso pblico, como os servios pblicos, seja para uso capitalista. (ANTUNES; ALVES, 2004, p. 342). Ou, ainda, segundo os mesmos autores Alves e Palmela (...) Na medida em que os trabalhadores pblicos no so trabalhadores produtivos de valor, saem do campo de preocupao analtica dos marxistas convencionais (...). (2011, p. 43). Numa viso geral da precarizao, Braga (2012) afirma:
Ao contrrio, entendemos que em decorrncia da mercantilizao do trabalho, do carter capitalista da diviso do trabalho e da anarquia da reproduo do capital, a precariedade constitutiva da relao salarial. (...) Na realidade, ele a prpria condio da existncia do salariado (...). (2012, p. 17).

Tal ideia corroborada por Cocco (2012) quando diz que:


(...) aparecem novas contradies, novas lutas e novos direitos: por um lado, todo mundo includo e explorado o tempo todo e, pelo outro, essa mobilizao produtiva se faz mantendo a precariedade dos que estavam fora do mercado formal do emprego e levando aqueles que esto dentro da relao salarial a uma precariedade crescente, inclusive de tipo subjetivo. (...). (2012, p. 53).

Enfim, existe uma lacuna terica em relao discusso da precarizao do trabalho dos (as) trabalhadores (as) pblicos e para tentar san-la, iremos buscar na Sociologia das Ausncias e Emergncias de Santos (2002a) o suporte terico da pesquisa, ou ainda, como diz este mesmo autor:
A afirmao fundamental do pensamento crtico consiste na assero de que a realidade no se reduz ao que existe. A realidade um campo de possibilidades em que tm cabimento alternativas que foram marginalizadas ou que nem sequer foram tentadas (Santos, 2000: 23). (2002, p. 25).

Portanto, a presente pesquisa pretende superar a limitao sobre a discusso do eventual processo de precarizao do trabalho no servio pblico, numa Fundao Pblica paulista, no contexto histrico da transio das transformaes no mundo do trabalho na dcada do neoliberalismo para o ps-neoliberalismo, na virada do sculo XX para o XXI, com as suas especificidades e peculiaridades.

37

O colapso das polticas neoliberais de sucateamento dos servios pblicos, no final do sculo passado e no incio deste, somado ao surgimento dos movimentos de contestao do capitalismo global, com o mote de que Um outro mundo possvel bem como a vitria de vrios governos populares do, assim denominado, campo poltico da esquerda, na Amrica Latina, incluindo o Brasil, tambm tiveram importante papel no arrefecimento das diversas tentativas de precarizao do trabalho, inclusive no interior da F. ITESP, o que no quer dizer, tambm, que o que o referido processo de precarizao no tenha tentado se escamotear, travestindo-se de novas roupagens na atualidade. Temos claro, tambm, como pressuposto que, a exemplo do que nos diz Lopes (2011) que devido a nossa herana cultural histrica de quatro sculos de escravido, a precarizao do trabalho uma caracterstica que faz parte da nossa formao social e, com certeza, as subjetividades dos trabalhadores pblicos da F. ITESP, tambm no ficaram imunes das consequncias desta herana.
Para alm dos importantes aspectos de desvendamento das formas de dominao e explorao implcitas nas diferentes formas de precarizao do trabalho, e, por conseguinte, de sua especificao histrica e etnogrfica, seria importante tambm ver os aspectos de subjetivao da experincia de trabalho dos agentes, percebendo tambm a outra face da dupla verdade do trabalho, a verdade contraditria de sua explorao objetiva e de sua legitimao pelos aspectos identitrios e de sociabilidade proporcionados pelo trabalho. (LOPES, 2011, p. 12).

Segundo Silva,
(...) sob esta perspectiva, de total fragilidade do trabalhador, que podemos compreender, ainda que no aceitar, a lgica da flexibilizao das leis trabalhistas assim como o estmulo estatal ao aumento e intensificao da explorao do operariado. (2008, p. 09).

Assim, foi no contexto do processo de globalizao econmica do Estado Mnimo, cuja crtica ao Estado do Bem Estar Social, seu antecessor, visto como ineficiente e inoperante simbolizado pela figura de um elefante -, do fim das ideologias da morte do Socialismo Real, cujo cone foi a queda do muro de Berlim -, da ps-modernidade da Revoluo Molecular de que nos fala Guattari (1987), ou seja, da morte ao todo, viva a partcula citado por Santos (2004), cuja caracterstica maior foi o esfacelamento do sujeito para o fortalecimento do indivduo, na qual as condies adversas de organizao e resistncia dos trabalhadores pblicos de um modo geral e, em particular, dos trabalhadores pblicos da

38

F. ITESP, que eles constituiro sua organizao e experimentaro o eventual processo da poltica da precarizao do trabalho. No caso especfico desta pesquisa nos apropriaremos da ideia de Jameson (1996) sobre o ps-moderno citada por Cocco (2012) segundo o qual no se trata de (...) uma ideologia cultural ou uma fantasia, mas uma realidade genuinamente histrica (e socioeconmica), a terceira grande expanso original do capitalismo no mundo. (2012, p. 40). De um modo geral,
Os servios pblicos, como sade, energia, educao, telecomunicaes, previdncia etc, tambm sofreram, como no poderia deixar de ser, um significativo processo de reestruturao, subordinando-se mxima da mercadorizao, que vem afetando fortemente os trabalhadores do setor estatal e pblico. (ANTUNES, 2007, p. 05-06).

Para compreender os processos de subjetivao da precarizao do trabalho da F. ITESP buscaremos em Gonzlez Rey sua fundamentao, principalmente no que se refere ao carter construtivo interpretativo da pesquisa qualitativa.
A Epistemologia Qualitativa defende o carter construtivo interpretativo do conhecimento, o que de fato implica compreender o conhecimento como produo e no como apropriao linear de uma realidade que se nos apresenta. A realidade um domnio infinito de campos inter-relacionados independente de nossas prticas; no entanto, quando nos aproximamos desse complexo sistema por meio de nossas prticas, s quais, neste caso, concernem pesquisa cientfica, formamos um novo campo de realidade em que as prticas so inseparveis dos aspectos sensveis dessa realidade. (...) impossvel pensar que temos um acesso ilimitado e direto ao sistema do real, portanto, tal acesso sempre parcial e limitado a partir de nossas prprias prticas. (GONZLEZ REY, 2005, p. 05).

Desse carter construtivo interpretativo decorre outro conceito importante que nos apropriaremos para o desenvolvimento da presente pesquisa que o de zona de sentido entendida,
(...) como aqueles espaos de inteligibilidade que se produzem na pesquisa cientfica e no esgotam a questo que significam, seno que pelo contrrio, abrem a possibilidade de seguir aprofundando um campo de construo terica. (...). (GONZLEZ REY, 2005, p. 06).

39

3. Metodologia Partimos da compreenso que metodologia :


(...) o conjunto de processos ou operaes mentais que se deve empregar na investigao, [ou seja,] (...) a linha de raciocnio adotada no processo de pesquisa, [ou ainda] (...) o processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico. (SILVA, 2004, p. 14).

Na presente pesquisa lanar-se- mo das seguintes abordagens e procedimentos tcnicos metodolgicos, a saber:

3.1 Mtodos de Abordagem Quanto forma de abordagem do problema a ser investigado, utilizaremos de uma pesquisa quantitativa, atravs da elaborao e aplicao de um questionrio estruturado junto aos trabalhadores da F. ITESP que tem por objetivo, a priori, levantar dados socioeconmicos [renda, famlia], sobre a sua identidade profissional, a sua qualidade de vida [prtica de esporte, lazer, sade, bem estar, sonhos ou perspectivas de vida], as condies de trabalho, salrio e benefcios [nvel de satisfao, envolvimento, assiduidade] sua formao educacional [bsica, capacitao em servio, especializao] para verificar, primeiro, se procede nossa hiptese de trabalho, a partir dos indcios apontados, de que foi deflagrado um eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP desde sua criao e que, com o passar dos anos, tal processo se tornou mais intenso e rebuscado.

3. 2 Mtodos de Procedimentos Tcnicos

Utilizar-se-, como de praxe, da Pesquisa Bibliogrfica elaborada a partir de material j publicado, principalmente sobre a temtica da precarizao social do trabalho, constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e com material disponibilizado na Internet. Outra tcnica a ser utilizada ser a Pesquisa Documental a partir de materiais fornecidos pela F. ITESP e pela AFITESP que, ainda no receberam um tratamento analtico. A pesquisa e os participantes trabalhadores pblicos da F. ITESP representativos dessa situao ou do problema, dependendo de como se queira denominar, estaro envolvidos de modo cooperativo

40

ou participativo. Segundo Gonzlez Rey, A comunicao ser a via em que os participantes de uma pesquisa se convertero em sujeitos, implicando-se no problema pesquisado a partir dos seus interesses, desejos e contradies. (...). (2005, p. 14). Ele vai mais alm ao afirmar que:
(...) A pessoa que participa da pesquisa no se expressar por causa da presso de uma exigncia instrumental externa a ela, mas por causa de uma necessidade pessoal que se desenvolver, crescentemente, no prprio espao de pesquisa, por meio dos diferentes sistemas de relao constitudos nesse processo. (GONZLEZ REY, 2005, p. 15).

Procederemos, ento, no primeiro momento, a esta pesquisa quantitativa, que consistir na aplicao de um questionrio com uma amostra estratificada aleatria total de 20% dos trabalhadores pblicos da F. ITESP, dividida nas categorias de estrato de cargos, a saber, Analistas, Auxiliares, Prticos, Motoristas, Tcnicos e Advogados e de tempo de servio uma vez que, mesmo a F. ITESP sendo muito recente do ponto de vista histrico, a maioria dos trabalhadores pblicos que nela ingressaram atravs do concurso de 2000, oriunda das instituies que a antecederam no tempo como o Instituto de Assuntos Fundirios IAF de 1983, a Secretaria Executiva de Assuntos Fundirios SEAF de 1986, que incorporou o IAF e o Plano Diretor de Desenvolvimento Agrcola do Vale do Ribeira Masterplan -, a Secretaria de Estado de Assuntos Fundirios SAF -, de 1987, dos Departamentos de Assentamento Fundirio DAF e de Regularizao Fundiria DRF -, que se tornaram sucessores do IAF e Grupo Executivo de Ao Fundiria GEAF -, criado neste mesmo ano e, por ltimo, o Instituto de Terras do Estado de So Paulo ITESP -, de 19918. A maneira que encontramos para identificar e selecionar os trabalhadores no estrato de tempo de servio na rea agrria e fundiria da F. ITESP ser de acordo com o seu nvel, ou seja, quanto maior o nvel, maior ser o seu tempo de servio na rea agrria e fundiria, ainda que a contagem deste se desse fora da F. ITESP, nos rgos supracitados que a precederam. Utilizaremos dos dados referentes ao ms de abril de 2012, quando a F. ITESP contava com 589 trabalhadores pblicos, divididos em 217 analistas, 36,84% dos trabalhadores, nas suas mais diversas funes, tais como, 140 de desenvolvimento agrrio, 44 de desenvolvimento fundirio, 31 de gesto organizacional e 02 de informtica; 40 auxiliares, sendo 07 de desenvolvimento e 33 de gesto organizacional; 35 prticos de desenvolvimento;
8

Disponvel em: http://www.itesp.sp.gov.br/br/info/instituicao/historico.aspx. Acesso em 21 de abr. de 2012.

41

11 motoristas; 10 advogados e 239 tcnicos, 40,57% dos trabalhadores, divididos tambm em suas mais diversas funes, a saber, 94 de desenvolvimento agrrio, 77 de desenvolvimento fundirio, 62 de gesto organizacional e 06 de informtica, lotados na sede e nos grupos tcnicos de campo da F. ITESP em todo o Estado de So Paulo, perfaz-se um total de 552 trabalhadores pblicos, uma vez que descartaremos os 37 atuais ocupantes de cargos de livre provimento, ou de confiana, a saber, os Gerentes, Assistentes Tcnicos de Diretoria Adjunta, Assessores Chefes, Assessores de Direo, Assessores Tcnicos, Ouvidor, Diretores Adjuntos, Diretor Executivo, Coordenadores Regionais e Chefe de Gabinete. Fizemos a opo por descart-los da pesquisa com base no que nos diz Linhart (2007):
Certamente, o coletivo dos gerentes tambm constitudo a partir de individualidades, levando em conta pessoas com sensibilidades, origens, projetos diferentes; mas, oficialmente, so constitudos como grupo solidrio, coeso, com base na ideologia, nos interesses e na racionalidade fixados pela empresa. Sua identidade comum fixada antecipadamente; as regras do jogo so de que toda pessoa que aceita uma funo de gerncia e de responsabilidade adere ao projeto da empresa, compartilha seus interesses e se identifica com sua cultura, assim como com sua racionalidade. (2007, p. 24).

Como trabalharemos com uma amostra estratificada de 20% dos trabalhadores pblicos da F. ITESP, ns entrevistaremos 48 tcnicos [19 de desenvolvimento agrrio, 15 de desenvolvimento fundirio, 12 de gesto organizacional e 02 de informtica]; 44 analistas [sendo 28 de desenvolvimento agrrio, 09 de desenvolvimento fundirio e 06 de gesto organizacional e 01 de informtica]; 08 auxiliares [07 de gesto organizacional e 01 de desenvolvimento], 07 prticos [01 da letra B e 06 da letra C, uma vez que todos so do nvel III], 02 motoristas [01 do nvel III e 01 do nvel I] e 02 advogados, sendo 01 do nvel I e 01 do nvel V. Trabalhar-se- com a categoria de estrato, o local de exerccio do cargo do trabalhador da F. ITESP. Temos 166 deles lotados na Sede, em So Paulo, 18 em Andradina, 18 em Araraquara, 10 em Araras, 09 em Bebedouro, 30 em Capo Bonito, 12 em Eldorado Paulista, 06 em Euclides da Cunha Paulista, 01 em Iaras, 08 em Itapeva, 05 em Martinpolis, 39 em Mirante do Paranapanema, 72 em Pariquera-Au, 10 em Presidente Bernardes, 08 em Presidente Epitcio, 21 em Presidente Venceslau, 19 em Promisso, 55 em Presidente Prudente, 13 em Rosana, 27 em Sorocaba, 21 em Taubat, 19 em Teodoro Sampaio e 02 em Ubatuba. A ideia ento focar as entrevistas entre as trs maiores concentraes de trabalhadores pblicos da F. ITESP, a saber, na Sede, em So Paulo, na regio do Vale do

42

Ribeira Pariquera-Au e Eldorado Paulista e na regio do Pontal do Paranapanema Euclides da Cunha Paulista, Martinpolis, Mirante do Paranapanema, Presidente Bernardes, Presidente Epitcio, Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Rosana e Teodoro Sampaio, englobando um universo de 426 dos atuais 589 trabalhadores pblicos. Importante ressaltar que o recorte histrico, 2001-2011 uma dcada de contrato entre a F. ITESP e os trabalhadores pblicos que nela atuam no ser algo rgido, mas apenas um recorte de foco, pode-se retroagir a 2001 e ir alm de 2011, sempre que isso for importante para compreendermos a dinmica do eventual fenmeno da precarizao do trabalho na F. ITESP.

4. Descrio da Pesquisa

4.1 O Objeto da Pesquisa A pesquisa ser realizada com trabalhadores dos Grupos Tcnicos da Sede e do Campo da F. ITESP, lotados, respectivamente, nas cidades de So Paulo, Araraquara, Andradina, Araras, Bebedouro, Capo Bonito, Eldorado, Euclides da Cunha, Iaras, Itapeva, Martinpolis, Mirante do Paranapanema, Pariquera-Au, Presidente Bernardes, Presidente Epitcio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Promisso, Rosana, Sorocaba, Taubat, Teodoro Sampaio e Ubatuba, que ingressaram na F. ITESP, atravs do Concurso de 2000, o seu primeiro concurso, promovido pela FGV-SP.

4.2 O Problema da Pesquisa. As especificidades de um eventual processo da precarizao do trabalho na F. ITESP so resultados de uma poltica macroeconmica, para os servios pblicos em geral, coerente com a poltica do Estado Mnimo [Reengenharia ou Reestruturao do Estado], no contexto geral da globalizao, do Ps-Neoliberalismo, e / ou fruto de uma poltica micro, setorial, vinculada rea da Reforma Agrria, da Assistncia Tcnica e Extenso Rural bem como da Regularizao Fundiria como polticas pblicas marginalizadas pelos interesses dos grupos polticos que dominam, conjunturalmente, o Governo do Estado de So Paulo?

43

4.3 As Hipteses So trs as hipteses heursticas das quais partimos em nossa pesquisa.

4.3.1 Evaso em massa dos trabalhadores da F. ITESP. O eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP, com suas especificidades, foi o grande responsvel pela sada em massa dos trabalhadores pblicos da F. ITESP, 530 trabalhadores no perodo que vai de julho de 2001 a abril de 2012, portanto, num perodo de quase 11 anos de contrato entre a F. ITESP e os seus trabalhadores, uma vez que completar 11 anos em julho de 2012, mais precisamente, de 02 de julho de 2001 a 02 de julho de 2012.

4.3. 2 A alta rotatividade de trabalhadores da F. ITESP e o impacto causado nas polticas pblicas de responsabilidade desta instituio cuja misso zelar pelas polticas agrrias e fundirias do Estado de So Paulo. A alta rotatividade de trabalhadores, somada a defasagem permanente no quadro de servidores da F. ITESP, mdia de 103 servidores, num quadro total ou cheio de 736 servidores, fez com que as polticas pblicas desenvolvidas, no incio das atividades da F. ITESP, fossem interrompidas ou, no mnimo, perdessem sua efetividade. Como podemos observar na Tabela 01 Evoluo da defasagem de trabalhadores nos quadros da F. ITESP no perodo de 2001-2012, o nmero total de aprovados e convocados para assumirem seus respectivos cargos, dentre aqueles que prestaram os dois concursos da F. ITESP, o de 2000 e o de 2008, atravs da anlise pormenorizada dos 166 editais de convocao destes dois concursos, 96 do primeiro e 70 do segundo, onde pudemos verificar que dos 1.893 convocados, apenas 1.108 foram contratados e destes, somente 578 permanecem atualmente no quadro de trabalhadores da F. ITESP, ou seja, apenas 30,53% dos convocados e 52,17% dos efetivamente contratados permanecem trabalhando na F. ITESP.

44

Sem dvida nenhuma, um dado, em si, alarmante, mas que, ainda, no podemos definir, precisamente, as causas das sadas de um nmero significativo de trabalhadores da F. ITESP.

4.3. 3 A resistncia precarizao do trabalho atravs da atuao da Associao dos trabalhadores pblicos. A situao dos trabalhadores da F. ITESP s no se agravou, ainda mais, devido capacidade de luta e de organizao desta categoria, liderada pela Associao dos Funcionrios da Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo Jos Gomes da Silva [AFITESP], que completou 16 anos, em 07 de abril de 2013, e remonta sua criao aos tempos do antigo Instituto de Terras do Estado de So Paulo ITESP. Ainda que no enveredemos por uma investigao cientfica centrada na relao entre sindicato e trabalho, uma das nossas hipteses de trabalho, na presente pesquisa, que essa Associao de Trabalhadores Pblicos, a AFITESP, teve um papel de destaque no estancamento da eventual prtica da precarizao do trabalho na F. ITESP, pelas sucessivas administraes social democratas da F. ITESP, pelo menos no perodo em questo, uma vez que, repetimos, a AFITESP teve uma origem histrica [07 de abril de 1997], anterior criao da F. ITESP.

4.3.3.1 O 1 Plebiscito Interno F. ITESP (2010).


Desordem Tits Mas o que criar desordem, Quem que diz o que ou no? So sempre os mesmos governantes, Os mesmos que lucraram antes Os sindicatos fazem greve Porque ningum consultado, Pois tudo tem que virar leo Pra por na mquina do estado Quem quer manter a ordem? Quem quer criar desordem?. [Composio: Srgio Britto / Charles Galvin / Marcelo Fromer].

45

No plano geral da dissertao analisaremos outros elementos da luta da AFITESP para conter o avano do eventual processo de precarizao do trabalho na F. ITESP, como a greve de 2010, o segundo plebiscito que aconteceu em 2011 dentre outros. Partimos aqui de uma questo inicial, a saber, seria o Plebiscito interno Fundao ITESP uma tecnologia social de mobilizao e de tomada de deciso para a definio dos rumos de um movimento de reivindicao salarial e de melhoria das condies de trabalho, salrio e de benefcios dos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP? Em particular, neste momento ser analisada, essa ferramenta que classificaremos preliminarmente de Tecnologia Social de tomada de deciso e mobilizao da categoria de trabalhadores da F. ITESP utilizada pela AFITESP para auxiliar no processo de estancamento do eventual processo de precarizao do trabalho no interior da F. ITESP, no caso, o primeiro plebiscito realizado para decidir sobre a deflagrao ou no do processo grevista na F. ITESP, no ano de 2010, em todos os Grupos Tcnicos de Campo e da Sede da F. ITESP, que se localizam em todo o Estado de So Paulo. Para tanto, ns nos apropriaremos, de uma definio bastante ampla de tecnologia social, suficiente para nosso propsito atual, compreendida aqui:
(...) como um conjunto de tcnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interao com a populao e apropriadas por elas, que representam solues para a incluso social e melhoria das condies de vida. (DAGNINO, 2004, p.130).

Ou, ainda, como definida pela Fundao Banco do Brasil FBB instituio pioneira em Tecnologia Social no Brasil, no dizer dos autores Rodrigues & Barbieri, (...) compreende produto, processo, tcnicas ou metodologias replicveis desenvolvidas na interao com a comunidade e que representem efetivas solues de transformao social (FBB, 2006). (g.n.) (2008, p. 1077) No caso, a AFITESP, utilizou de uma metodologia transformadora, a realizao de um plebiscito, junto populao de trabalhadores da F. ITESP, que contribuiu, ainda que indiretamente, para a melhoria das suas condies de vida, uma vez que os mesmos trabalhadores conseguiram uma reposio mdia de 20%, no ano de 2011, da perda salarial acumulada desde o ano de 2001. Afirmamos ser o plebiscito uma contribuio indireta porque ele auxiliou na deflagrao do movimento grevista, este sim, o agente direto responsvel pela referida recuperao de perda salarial, ainda que, no imediatamente, uma vez que, a Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania alegava, de maneira intransigente, que estava impedida de fazer qualquer recuperao salarial, no ano de 2010, pela Lei Eleitoral

46

9.504/97 e pela Lei de Responsabilidade Fiscal LRF Lei Complementar n 101, de 04 de maio de 2000 e que, inclusive, a recuperao das perdas anuais, do perodo de setembro de 2009 a agosto de 2010, s seria paga em janeiro de 2011, baseado num parecer da Procuradoria Geral do Estado PGE que impede o pagamento das referidas perdas no ltimo semestre que antecede o fim do mandato do gestor pblico, baseado na LRF, num claro desrespeito ao dispositivo constitucional, no caso, o Art. 37, Inciso X, que obriga a reposio das perdas salariais anualmente, nos seguintes termos:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998). (...) X - a remunerao dos servidores pblicos e o subsdio de que trata o 4 do art. 39 somente podero ser fixados ou alterados por lei especfica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices ; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (Regulamento) (g.n).

A definio corrente de plebiscito o afirma como (...) uma consulta anterior formalizao do ato ou conduta a ser adotada (...) (OLIVEIRA; FERREIRA, 1996, p. 97) ou ainda, conforme define a Lei n. 9.709/98, que regulamenta o artigo 14 da Constituio Federal, em seu artigo 2, 1, O plebiscito convocado com anterioridade ao ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido. A Diretoria Executiva da AFITESP resolveu, aps discusses em suas reunies mensais ordinrias, a implantar, na busca de uma gesto mais participativa, esse mecanismo legal de consulta popular, no universo da categoria dos trabalhadores da F. ITESP, no que se refere deflagrao ou no de um processo grevista na F. ITESP. Alm do convencimento da Diretoria Executiva da AFITESP que, para se realizar uma greve como ltimo recurso da ineficcia das negociaes que se arrastaram por longos cinco anos com um mnimo de chance de xito, deveria contar com o apoio de grande maioria da categoria, contvamos com um problema prtico, no conseguiramos realizar uma assembleia representativa com uma categoria pequena, mas distribuda em todo o Estado de So Paulo. Ento o plebiscito surgiu como uma maneira organizada e legtima de ouvirmos a maioria avassaladora dos trabalhadores, para no realizarmos um movimento descolado da vontade desta maioria de trabalhadores da F. ITESP.

47

No caso do plebiscito interno F. ITESP, quatrocentos e quarenta e seis trabalhadores e trabalhadoras participaram, no dia 16 de abril de 2010, do Plebiscito sobre a possibilidade ou no da construo de uma Greve na F. ITESP, organizado pela AFITESP. Foi, sem dvida alguma, um grande e belo exemplo de exerccio da democracia, em sua radicalidade ltima, aquela em que se vota em ideias e no em pessoas. Dos (as) 581 trabalhadores (as) aptos (as) a votarem, poca, na F. ITESP, 76,76% no abriram mo deste sagrado direito constitucional e votaram livremente, portanto, a legitimidade do Plebiscito ficou mais do que garantida. O resultado desse processo foi que a minoria acatou a vontade da maioria que participou ativamente do pleito e a greve de dez dias, no perodo de 03 a 13 de agosto de 2010, contou a participao de 90% dos trabalhadores (as) da F. ITESP. Ao contrrio o que nos diz a letra da msica Desordem dos Tits, acima referida, a AFITESP fez a Greve na F. ITESP, no ano de 2010, porque todos os trabalhadores foram consultados, e a maioria decidiu pela mesma, se 135 servidores (as) se abstiveram de votar, foi por livre e espontnea vontade que o fizeram, uma vez que todas as condies foram asseguradas para que os mesmos participassem. Primeiramente visualizaremos atravs dos grficos gerais, para, em seguida, realizarmos uma anlise mais amide.

3.3.1.1 RESULTADO DO PLEBISCITO REALIZADO EM ABRIL DE 2010. 1) Voc est satisfeito com as condies de trabalho e salrio da F. ITESP?
Tabela 2 Resultado da questo 01 do Plebiscito. Totalizao de votos.

Total de votos SIM NO BRANCOS NULOS 18 420 8 0


Fonte: AFITESP (2010)

% 4,0 94,2 1,8 0,0

Grfico 05 Demonstrao dos percentuais das respostas da questo 01 do Plebiscito

48

SIM 4% NULOS 0% BRANCOS 2% NO 94%

Fonte: AFITESP (2010)

2) Voc a favor da realizao de uma greve na Fundao ITESP?


Tabela 3 Resultado da questo 02 do Plebiscito. Totalizao de votos.

SIM NO BRANCOS NULOS

Total de votos 267 172 7 0


Fonte: AFITESP (2010)

% 59,9 38,6 1,6 0,0

49

Grfico 06 Demonstrao dos percentuais das respostas da questo 02 do Plebiscito

BRANCOS 2%

NULOS 0%

SIM 59% NO 39%

Fonte: AFITESP (2010)

3) Se votou sim, quando?

Tabela 4 Greve quando?

a) A partir de 02 de julho de 2010 b) Imediatamente aps as eleies gerais de 2010. c) Incio de 2011. OUTRA BRANCOS NULOS
Fonte: AFITESP (2010)

Total de votos 144 67 29 30 3 1

% 53,9 25,1 10,9 11,2 1,1 0,4

50

Grfico 7 Greve a partir de quando?

51

BRANCOS 1% OUTRA 11% c) Incio de 2011. 11% a) A partir de 02 de julho de 2010 53% NULOS 0%

b) Imediatamente aps as eleies gerais de 2010. 24%

Fonte: AFITESP (2010)

4) Voc tem alguma crtica e ou sugesto para a AFITESP? Escreva-a


Tabela 5 Nmero de trabalhadores que fizeram crticas e ou sugestes para a AFITESP

Escreveu BRANCOS NULOS

Total de votos 122 314 2


Fonte: AFITESP (2010)

% 27,4 70,4 0,4

52

Grfico 8 Representao do nmero de trabalhadores que fizeram crticas e ou sugestes para a AFITESP

NULOS 0%

Escreveu 28%

BRANCOS 72%

Fonte: AFITESP (2010)

As condies objetivas para a referida greve j ficou patente diante da primeira questo lanada pelo Plebiscito VOC EST SATISFEITO COM AS CONDIES DE TRABALHO E SALRIO NA F. ITESP? 420 trabalhadores (as), ou seja, 94,17% disseram um alto e sonoro NO! Existiu um servidor que fez questo de colocar na cdula de votao que o seu NO se referia apenas ao salrio. Apenas 18 trabalhadores (as) disseram, sim, estamos contentes. Cumpre esclarecer, para efeito de anlise que, inclusive os 36 cargos de confiana, ou seja, os dirigentes, sejam servidores de carreira ou no, puderam votar livremente. Se nem todos o fizeram, pelo menos alguns compareceram s urnas, com a maior legitimidade. Diante de um dado to claro a AFITESP esperava que, sem tergiversar, a Diretoria Executiva da F. ITESP soubesse fazer uma leitura apropriada, uma avaliao de sua atuao, afinal, no sempre, que se dispe de dados to claros, objetivos e ricos e, negociasse, efetivamente, para se evitar o movimento grevista. Em relao questo central do Plebiscito VOC A FAVOR DA REALIZAO DE UMA GREVE NA F. ITESP? 267 trabalhadores (as) da F. ITESP manifestaram-se favorveis Greve. Isto significava poca que 59,87% dos (as) 446 votantes, ou ainda, - se

53

somarmos os 135 que podiam votar e no o fizeram, mais os 172 que votaram contrariamente Greve na F. ITESP, mais os 07 que se abstiveram de votar e deixaram as cdulas em branco nesta questo, chegaremos ao nmero de 314 trabalhadores (as) que, pelo menos, em tese, seriam contrrios ao incio de um movimento grevista em defesa de melhores condies de trabalho e salrio na F. ITESP. A AFITESP deu a oportunidade para que, se dentre estes 314 existissem alguns que se sentissem injustiados e quisessem se manifestar pela Greve, podiam acessar a cdula do Plebiscito no site da AFITESP www.afitesp.com.br , preench-la e envila para o e-mail verotaviofalcao@hotmail.com que teria o sigilo do voto garantido. Este voto, obviamente, no seria computado para todos os efeitos de resultado do Plebiscito, mas com certeza, ajudaria a AFITESP a organizar o movimento grevista iminente. Cumpre esclarecer que a AFITESP tinha o absoluto controle de quem votou ou deixou de faz-lo, atravs das assinaturas ou no nas listas de votantes. No entanto, se retomarmos quele nmero de 581 trabalhadores (as) aptos (as) a votar no Plebiscito, facilmente se ver que os 267 bravos trabalhadores (as) que optaram pela Greve na F. ITESP representavam, poca, 45,96% do quadro em exerccio dos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP, um nmero mais que robusto para se iniciar um movimento desta envergadura.
(...) Na maioria das coisas, a mdia mediocridade. Na tomada de decises, [no entanto] frequentemente excelncia. Voc poderia dizer que como se tivssemos sido programados para ser coletivamente inteligentes. (SUROWIECKI, 2006, p. 32).

Tal constatao nos oferece o gancho necessrio para discutirmos a prxima questo do Plebiscito sobre Uma Greve na F. ITESP, qual seja, - SE VOC VOTOU SIM, PELA GREVE, QUANDO REALIZ-LA? ou seja, qual seria o melhor momento para deflagrla? 144 trabalhadores (as), ou seja, 53,93% daqueles que tinham disposio de ir Greve manifestaram o desejo de inici-la dois meses aps a realizao do Plebiscito, a partir da data de 02 de julho de 2010. A AFITESP explicou porque no deflagrou o movimento grevista imediatamente divulgao dos resultados do plebiscito, como queriam alguns poucos trabalhadores incautos, obviamente muito respeitados, uma vez que tiveram a coragem de manifestar suas ideias atravs do voto, tendo em vista que, um movimento dessa natureza requeria preparao, organizao e, acima de tudo, negociao, at para poder evit-la. A greve, na viso da AFITESP, seria uma medida extrema. A resposta que o Plebiscito a ofereceu, deixou muito claro que, somada s condies objetivas j dadas e conhecidas por todos (as) trabalhadores

54

(as), que h poca, os trabalhadores (as) tinham as condies subjetivas de disposio de lutar para melhorar seus salrios, o que tornou mais verdadeiro do que nunca, aquele bordo das passeatas de todos os tempos, a saber, voc a parado, tambm explorado! Importante termos muito claro qual o porqu da AFITESP apontar como data indicativa da deflagrao do movimento grevista a partir do dia 02 de julho de 2010. Tal data o Dia Estadual de Luta em Defesa dos Trabalhadores e Trabalhadoras da F. ITESP, uma vez que, no dia 02 de julho de 2001, foi a data em que se assinou o 1 Contrato de Trabalho assinado entre a F. ITESP e os seus 729 trabalhadores (as). Que de l at 2010, durante os nove anos, a situao s piorou. Neste ano, os (as) trabalhadores (as) viviam-se com um arrocho salarial acumulado de 43%, uma defasagem de 114 trabalhadores (as) de um quadro de 736 trabalhadores (as). De julho de 2001 at maro 2010, 440 trabalhadores j haviam deixado a F. ITESP, hipoteticamente muito em funo do Concurso de 2000, que resultou no referido Contrato de 2001, encontrar-se, ainda, sub jdice, no Superior Tribunal de Justia STJ. Por tudo isso, somado sobrecarga de trabalho devido reduo do quadro, por um lado veja-se que, efetivamente, em 2010, tinham-se 581 trabalhadores (as) que atuavam de um quadro total de 736 e, o aumento do trabalho, por outro lado, com o crescimento do atendimento no nmero de famlias assentadas pela Reforma Agrria, daquelas tituladas pela Regularizao Fundiria Urbana, como o aumento de assinaturas de Convnios celebrados com Municpios atravs do Programa Minha Terra, e pelo reconhecimento de novas Comunidades Remanescentes de Quilombo, alm das novas frentes de trabalho como o atendimento s famlias do antigo Banco da Terra, o atual Programa Nacional de Crdito Fundirio PNCF , as Chamadas Pblicas do INCRA e os Levantamentos dos Parques, que a AFITESP props a manifestao para este dia. Nesse dia, a AFITESP esperava reunir, na cidade de So Paulo, todos (as) os (as) trabalhadores (as) da F. ITESP mais o pblico beneficirio dos servios prestados pelos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP. Aps intensos debates na assembleia que sucedeu o plebiscito chegou-se concluso que a melhor data para a greve no seria esta, tendo em vista que no ms de julho pelo menos 30% da categoria estaria em pleno gozo de suas merecidas frias anuais. Decidiu-se, ento, por deflagr-la a partir da data de 02 de agosto de 2010. Ainda em relao ao perodo para se iniciar movimento grevista da AFITESP, 67 trabalhadores (as), dos 267 que optaram pela Greve, ou seja, 25,09% fizeram a opo por inici-la logo aps as eleies gerais de 2010, no Brasil, talvez para se escapar da pecha de ser um movimento poltico, um discurso muito bem ensaiado e repetido pelo governo poca, Alberto Goldman e os seus asseclas de planto. Apenas 29 servidores (as), 11,24% fizeram a

55

opo por inici-lo somente no ano 2011, talvez pelo fato desta opo along-lo demasiadamente. Trinta trabalhadores (as) sugeriram, ainda, outras datas, a saber, a combinar, dois sugeriram j, 01 de maio de 2010, aps reunio com o novo Secretrio, prximo data de pagamento e dirias (sic) fator relevante para muitos no perodo a partir da data de 02 de julho de 2010, agosto ou setembro antes das eleies, seis queriam imediatamente e j, dois indicaram 19 de abril de 2010, um talvez incio de junho, um incio da campanha salarial, um aniversrio da F. ITESP, um quando a AFITESP avaliar que os funcionrios esto mobilizados, maio de 2010, o mais breve possvel, ainda em maio, imediato, a greve deve ser utilizada apenas como ltimo recurso, ainda temos outras alternativas (sic) a serem tentadas antes de uma paralisao, 26 de abril de 2010, j em maio, hoje, em ano eleitoral no o tempo correto para esta ao, 16 de abril de 2010, esperar a deciso de todos, imediatamente j, aps o Plebiscito (j), dois afirmaram, aps o Plebiscito, poca que a poltica pega, antes das eleies e logo, para ter justificativas como por exemplo os trabalhos desenvolvidos pelos Ncleos Operacionais Mveis NOM 1 e NOM 2 que tem plano de entrega. Na questo, SE VOC VOTOU NO GREVE, QUAL A OUTRA FORMA DE LUTA QUE ENTENDE SER A MELHOR OU A MAIS ADEQUADA? 20 trabalhadores (as), ou seja, 10,86% dos 172 que assumiram essa posio optaram por manifestaes gerais como protestos de rua, ocupao e interdio de vias pblicas; 39 trabalhadores (as), ou seja, 22,67% do total de contrrios greve fizeram a opo pela operao padro ou greve branca; 146 trabalhadores (as), ou seja, 84,88%, dos que disseram no greve, defenderam a realizao de Audincias Pblicas na Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania SJDC, Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo ALESP e na F. ITESP. Como podemos observar uma maioria esmagadora, talvez balizada pela experincia da Audincia Pblica em Defesa do Concurso de 2000 na ALESP, que teve uma grande repercusso quer seja em termos do nmero de participantes quer seja pelos seus desdobramentos. Quinze servidores (as), ou seja, 8,72% apresentaram outras formas de lutas, a saber, Apresentar os trabalhos e cumprir os deveres como servidor, presso constante, comunicao, mais dilogo e alternativas, como aumentar o ticket, dois sugeriram Ao Judicial, entrar com processo na Justia, via judicial, dilogo com o governo, todos em frente Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania, manifestao dos assentados, deputados, vereadores e polticos (sic), duas indicaes mdia televisiva, mdia, negociao com o empregador, articulao poltica, greve em ano que no tem eleio,

56

mobilizar prefeitos, deputados e lderes de associaes, reviso peridica dos direitos e deveres dos funcionrios, paralisao nas regionais, paralisao estratgica, dilogo, no favorvel, notificaes judiciais. Em relao questo, VOC ASSOCIADO AFITESP, 316 trabalhadores (as), ou seja, 70,85% dos 446 que votaram no Plebiscito disseram SIM. 103 disseram no, ou seja, 23,09% dos que votaram no Plebiscito e 27 deixaram a cdula em branco, o que representou 6,05% dos votantes. Para a AFITESP esta questo era tambm muito importante, uma vez que se queria saber quantos associados e quantos no associados votariam. Uma vez que, se a maioria de no associados votassem pela Greve, por exemplo, se poderia criar um problema de gesto para a AFITESP. Diante da questo decorrente desta, SE NO ASSOCIADO DA AFITESP, PRETENDE S-LO? 46 servidores (as), ou seja, 44,66% dos 103 que no so associados, ainda, manifestaram claro desejo de se associarem. A AFITESP viu tal fato como motivo de grande alegria e contentamento, uma vez que o esvaziamento da F. ITESP, com a sada de muitos e bons trabalhadores, reflete, indiretamente, tambm na AFITESP, chega-se mesmo a comprometer sua capacidade de luta. A AFITESP solicitou a todos os 46 companheiros e companheiras que se associassem, o mais rpido possvel, para fortalecer ainda mais a luta, uma vez que no momento do Plebiscito a categoria j se encontrava em estado de greve! questo, SE NO PRETENDE SER ASSOCIADO DA AFITESP, QUAL O MOTIVO? 24 trabalhadores (as), dos 51 que afirmaram peremptoriamente no desejarem se associarem AFITESP, ou seja, 47,06% deles colocaram como motivo o fato de ter que pagar 1% da sua remunerao bruta, como taxa associativa AFITESP, tal quantia faria falta ao seu oramento familiar. A AFITESP ponderou que entende a posio destes trabalhadores e esclarece que cobra uma das menores taxas associativas. Somente a ttulo de comparao, a APEOESP, Sindicato dos Professores, um dos maiores sindicatos da Amrica Latina, com mais de 100 mil sindicalizados, cobra 1,2% de seus sindicalizados. Para a AFITESP que contava com aproximadamente 400 associados, propor a reduo desta taxa associativa seria o mesmo que propor o seu respectivo estrangulamento financeiro. Nenhum dos (as) 51 trabalhadores (as), dos que disseram no desejarem se associarem AFITESP se manifestou que SO CONTRA, ESPECIFICAMENTE, ORGANIZAO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA F. ITESP, que era a alternativa B da questo 3.2 do Plebiscito. Cinco trabalhadores (as), ou seja, 9,80%, dos 51 que disseram no desejarem se associarem AFITESP de forma alguma, afirmaram, categoricamente, serem contra a atual

57

Diretoria da AFITESP. A AFITESP destacou que, apesar de ser uma minoria, ela os respeitaria muito e reafirmou a importncia de haver uma oposio para se construir uma AFITESP cada vez mais democrtica e transparente. Doze servidores (as), ou seja, 23,53% votaram em aberto, preferiram outro motivo para suas recusas em ficar scios da AFITESP, a saber, falta de motivao para tal, particular, no pretendo permanecer por mais de um ano na F. ITESP, questes pessoais, Contra a forma de atuao. No aproveita as oportunidades de reunies com a Diretoria Executiva para ter conversa tica, adulta e profissional, Falta de transparncia e firmeza, postura e envolvimento com os funcionrios, apenas no momento no desejo, No sou ligado a este tipo de movimento, falta de apoio individual ao scio, 1% da arrecadao muito desconto, pois somente para mobilizaes, ou seja, no se v nada no sentido de parte social, muito alta a mensalidade e no existe distribuio homognea do laser (sic) em relao Sede. Nunca fiquei convencido com a prestao de contas, a poltica agrria (?), nenhuma, tornar pblico e claro as aes e prestao de contas, sou contra o tipo de trabalho que a AFITESP vem fazendo, recente chegada Fundao, quero me inteirar mais dos assuntos que so tratados, para aderir ou no, insatisfeito com as diretrizes da Diretoria, sem motivo, ser organizado para fazer reivindicaes o motivo para associar. Outros trinta servidores (as) que deveriam responder a esta questo, dentre aqueles 51 que disseram no desejarem se associarem AFITESP, preferiram no votar, deixou em branco, isto corresponde a 58,82% dos mesmos. Qualquer um que sabe contar verificar que, nesta questo, ultrapassou os 100% se somarmos todas as respostas s alternativas propostas. Acontece que resolvemos considerar a resposta daqueles que no deveriam respond-la, uma vez que a mesma fornece informaes importantes do motivo da no associao AFITESP. Em relao ltima questo lanada pelo Plebiscito, a saber, VOC TEM ALGUMA CRTICA E OU SUGESTO PARA A AFITESP? ESCREVA-A! 122 trabalhadores (as) relataram suas crticas e ou sugestes, ou seja, 27,35% dos 446 votantes. 314 deixaram em branco, nada escrevendo, o que d 70,40% do mesmo universo e dois anularam, ou seja, 0,45%. A AFITESP relatou, a seguir, a sistematizao da resposta dos 122 trabalhadores (as) que tiveram a presteza de respond-la, divididos nos 22 Grupos Tcnicos de Campo GTC e da Sede da F. ITESP que passamos a relatar abaixo, em ordem alfabtica. Andradina - Nosso PCCS uma vergonha, tem que mudar urgente, j estou no ITESP h 14 anos e no consigo mais mudar de nvel, Que todos os avanos conseguidos venham atingir somente os associados, O boton de protesto quando tiver nmero que contemple as

58

duas principais siglas partidrias ou que os nmeros utilizados no d nenhuma conotao poltico-partidria. Esta observao tem a ver com o fato de a AFITESP ter iniciado, no ano de 2010, a comemorao de seus aniversrios com um adesivo com o nmero da sua idade, no caso, o nmero treze, identificado por alguns associados como uma sigla polticopartidria, o que foi desmistificado nos anos seguintes, com a comemorao, da mesma forma, dos quatorze, quinze e dezesseis anos. Araraquara - Ter uma sede social e de campo para o lazer dos funcionrios, A crtica como os dirigentes colocam no comunicador, dizendo dos benefcios que conseguimos, mas esqueceu de que o campo est a Deus dar. Contratou sim s para a Sede, no campo que sai mais gente, praticamente no contratou quase ningum. Neste ponto a AFITESP entende que o (a) trabalhador (a) confundiu Diretoria da AFITESP com a Diretoria Executiva da F. ITESP. Quem sabe faz a hora, no espera acontecer, A associao deve realizar uma campanha articulada com os outros rgos da Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania SJDC para poder ter alguma repercusso perante o Governo e a Mdia de modo geral. No momento sou contrrio Greve, Acho que est sendo muito poltico, o ideal esgotar todos os dilogos e negociaes, Se preocupem mais com os funcionrios e menos com poltica partidria. Esse anseio de unificar as lutas seja com os outros rgos da SJDC, a saber, a Fundao Casa [antiga FEBEM], PROCON, IPEM e o IMESC ou, seja com o funcionalismo pblico estadual como um todo, sempre recorrente nos discursos dos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP tem se mostrado, na prtica, inexequvel, devido diversidade das pautas reivindicatrias. Neste caso, a estratgia do Governo do Estado de So Paulo tem se revelado muito verdadeira e eficaz, no sentido de dividir para reinar, ao tratar de maneira desigual trabalhadores pblicos de uma mesma Secretaria de Estado, o que dificulta sobremaneira a unificao das pautas de reivindicaes, condio sine qua non para a unificao das lutas destes trabalhadores. Araras - Acho que esto de parabns, empenhados em lutar pelos nossos direitos, Minha sugesto que a AFITESP discuta no mbito das regionais do ITESP uma nova poltica de avaliao dos funcionrios, porque a atual muito ineficiente. Na minha opinio (sic) a FUNDAP [Fundao do Desenvolvimento Administrativo] no tem competncia para nos avaliar. Bebedouro - Sugiro uma ao mais concentrada no intuito de fazer valer a poltica do PCCS vertical, pois a agregao de valor no salrio seria bem melhor do que de repente bater sempre na tecla dos 43%. Aonde vimos nas ltimas greves segurana e educao fracasso geral, Continuar a luta em prol dos funcionrios do ITESP por melhorias salariais,

59

melhorias nas condies de trabalho em defesa da Cidadania e Justia a esta classe (sic) trabalhadora to desprestigiada. Capo Bonito - Divulgao das atividades da AFITESP, outras formas de comunicao, rever todos os casos de processos administrativos e de sindicncias, Vamos brigar pelas transferncias. Portarias 88-2008 e 007-2009. Eu votei SIM, mas a ideia de Audincia Pblica na Secretaria da Justia importante tambm, A prioridade de ao judicial deveria ser a reposio salarial, Entrar com a Ao Salarial J, Vocs esquecemse dos deveres dos servidores, existem direitos e deveres. Euclides da Cunha - Minha critica somente no sentido que permanea a cobrana da mensalidade nesse percentual que est, uma vez que o atual presidente j acenou a possibilidade de querer aumentar preciso concatenar melhor as aes de forma a no confundi-las com aes poltico-partidrias, sobretudo em tempos de eleies polticas municipais, estaduais e nacionais, assim, a defesa dos direitos trabalhistas ficam mais originais e fiis aos interesses reais dos funcionrios da F. ITESP Paralisao estratgica, em momentos decisivos nas aes do Governo do Estado. A AFITESP est de parabns, continuem assim. Eldorado - Sendo scio, a Diretoria da AFITESP deveria estar mais presente nos GTCs, muita coisa falta mudar, no para uma greve no momento, para ouvir seus scios, Sugesto fazer unidades estruturadas no interior para descentralizar. Curso de capacitao aos funcionrios sobre questes relativas formao poltica e organizao dos trabalhadores, No, Os ajustes (sic) de salrio tem de ser anuais, caso contrrio, existe a Justia para definir. Reverter parte 50% da arrecadao da AFITESP para os escritrios fazer confraternizao no final do ano. Cumpre esclarecer que esta ltima proposta foi uma prtica durante a gesto do Alberto Vasquez e Mnica Baccarin, mas que foi suspenso em Assembleia devido a exiguidade de recursos para financiar a luta dos trabalhadores itespianos, a exemplo das assembleias semestrais e as aes judiciais. Itapeva - As reunies feitas na sede no repassado (sic) aos demais, sendo que [os delegados e ou representantes que] vo na reunio com dinheiro da AFITESP. Devem satisfao Estou satisfeito. Martinpolis - Ser mais incisivo com os diretores, no fazer corpo mole, Se a ltima reunio com o Diretor Executivo foi de acordo com o que passaram pelo comunicador tenho a dizer que a AFITESP ou seus representantes tem que ser mais combativo em momentos como estes, Quando de negociao com a Diretoria, devemos ir melhor municiados (valores referenciais de salrios e benefcios). No devemos lutar mais por

60

recursos adicionais ao oramento da Fundao, a diretoria que se vire, pois so sempre eles que colhem os louros. Mirante do Paranapanema Grupo Tcnico de Campo da Diretoria Adjunta de Polticas de Desenvolvimento - Sou favorvel greve desde que cumpra os requisitos que a lei exige, Temos que unir com o pessoal do MST no Pontal, pois, esto dispostos a lutar junto para a melhoria das condies de trabalho e da reforma agrria Continuar a incentivar os servidores que no so scios a se filiarem. Mirante do Paranapanema Grupo Tcnico de Campo da Diretoria Adjunta de Recursos Fundirios - Independente da greve, no podemos deixar os outros instrumentos de luta. Creio que uma audincia publica num ano eleitoral ser uma excelente oportunidade de divulgao na luta pelos nossos direitos Tem que ter mais firmeza nas decises Devemos brigar de outra maneira, a greve no tem fora no ITESP Agendar mais reunies com a Secretaria de Justia no sentido de agilizar as reivindicaes No No resolve nada. Pariquera-Au - No Maior planejamento e estratgia Melhores condies de salrio Fortalecer as regionais, promovendo visitas. Sugiro que esta seja acompanhada de posterior churrasco, pois uma das melhores formas de reunio e debate. Sugiro tambm que o custo desta, seja com o dinheiro da festa de fim de ano Tem que lutar para tirar essa diretoria e todos os seus puxa-sacos (sic) s assumiu o ITESP vai pra frente Queria que a associao brigasse pela cesta bsica que importante primeiro para os braais (sic) que ganham uma misria de salrio No O reajuste o nvel menor deveria ter reajuste maior As reivindicaes devem ser mais claras e rpidas s assim existir unidade dos associados Lutar, lutar ainda mais pelos funcionrios pois merecemos. Presidente Bernardes - Sugiro que a AFITESP realize algumas reunies no Pontal Nada a declarar, sou AFITESP sempre! No, nem scio sou. Presidente Epitcio - Sem comentrios, As solicitaes devem ser eliminadas uma de cada vez, como fazer uma refeio, ningum come todos os alimentos na mesma refeio. fcil, no ? Ou a AFITESP que vai ter uma intoxicao!, Maior entrosamento dos scios da Sede e Interior. Maior divulgao dos balancetes da Associao. Luta pelo PCCS para mudana de nvel. Maior participao dos scios na eleio (sic) dos Diretores, Gerentes e RTs [atuais supervisores], necessrio de (sic) contatos - apoio polticos e que se tenha projeto a ser aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo, Brigar pelo PCCS de forma que, anualmente, possamos receber a referncia horizontal e o repasse da inflao, que ajuda bem.

61

Presidente Prudente - Convencer os no associados a filiar, Acho que j demorou demais para tomar esta atitude, deveramos ter nos unido a outras categorias quando estas partiram para a greve, Que as aes da AFITESP sejam melhores ou mais divulgadas nos meios de comunicao. Que mantenha sempre os associados mobilizados e sensibilizados em relao aos propsitos da entidade (AFITESP), Nada de crtica, Prestao de contas no serve, Os adesivos que foram feitos no gostei da conotao par, no somos analfabetos, Acho que a AFITESP no deve comprar briga com a Diretoria sobre os RTs [atuais supervisores], que so cargos de confiana e j tiveram 75% [de aumento da gratificao], Deve ser mais arrojada, radicalizar. Tem que apertar a Diretoria e o governo, Esse no o momento para greve, No. Presidente Venceslau - Maior dilogo com a diretoria da Fundao Aumentar a luta Sem criticas e ou sugestes. Promisso - Ser mais atuante em defesa dos trabalhadores da F. ITESP, no apenas fazer este tipo de mobilizao social em anos eleitorais Sugesto: priorizar reivindicaes que favoream todos os funcionrios e no reivindicaes pontuais como incorporao de gratificaes Reunies com lideranas dos assentamentos e buscar apoio e manifestao dos mesmos, uma vez que so eles parte beneficiada com o nosso trabalho Transparncia nas contas da AFITESP No. Rosana - Continue com a luta Brigar com a Diretoria sobre o assunto: transferncia. Sede So Paulo - Para nossos argumentos terem peso importante que a populao reconhea o papel do ITESP para a democracia brasileira. Se tantas pessoas usam a internet para futilidades, por que no usarmos um instrumento poderoso para divulgarmos de forma que a populao compreenda, atravs de blogs (ativos), Orkut, etc. essa importncia que vai valorizar nosso passe Tratar todos os assuntos com segurana jurdica, dentro dos padres legais antes de uma greve Estreitar laos com os movimentos e publico beneficirio que tem sido prejudicado pelo descaso governamental Transformar associao em sindicato Lutar pelos nossos direitos sempre Sou favorvel a lutar pelos nossos direitos, claro! Mas, na minha opinio (sic), para que haja adeso em massa, seria necessrio que a AFITESP se tornasse mais prxima dos funcionrios. necessrio um meio de campo maior A AFITESP deve distribuir sistematicamente seu jornal A AFITESP precisa provocar mais. As assembleias so muito passivas, por isso as pessoas no se interessam. preciso garra e motivao para chacoalhar os funcionrios Estou feliz por tanta gente nesta luta. A cada dia o numero est aumentando para lutar a favor do trabalhador Continua lutando com afinco

62

pelos reajustes salariais, para que no precisemos mais viver atolados de emprstimos bancrios No Diminuam o valor do associado quem sabe aumentando o numero. Vem-se instituies como a SABESP que cobram valores parecidos mas eles tem sede prpria e investimentos em lazer ou seja, parte social Decidir sobre quem ser nosso advogado, j divulgar ou propor os comportamentos a serem tomados aps resultados desta apurao do plebiscito Aprimorar os estudos para eventuais reivindicaes e consequentemente melhor fundamentar seus pleitos Mais utilizao da mdia a nosso favor Acho que temos que conscientizar e unir mais a categoria, fortalecer a AFITESP. Amadurecer mais a categoria e se necessrio ai sim fazer a greve Ter mais dilogo com a direo Salrio da Fundao ITESP uma vergonha Falta de advogado mais orientao ao scio Ser mais inflexvel com a instituio, estamos perdendo o quadro de funcionrios devido a baixa remunerao. Ter mais cursos de capacitao, ser intolerante com as exigncias impostas, sem as condies de trabalho, Acho que a melhor forma de avaliarmos se os funcionrios esto mobilizados para uma greve atravs de uma assembleia S tenho a parabeniz-la pelas atuaes sempre presentes Embora eu pretenda me associar AFITESP eu acredito que as outras formas de luta elencadas no item 2.2 no devem ser desconsideradas Maior articulao com a direo da Fundao Maior divulgao dos atos e reunies realizadas, pois nem sempre possvel participar das assembleias e perceba que falta divulgao do que aconteceu para os que no puderam participar Que comparea nas reunies com a DE com pedidos embasados e consistentes Sim, no vejo atitude da AFITESP, desde a sada do Alberto, que justifica ser associado. Depois da sada do Alberto, a associao nunca mais fez nada, o que me levou a no ser mais associado, Maiores esclarecimentos aos funcionrios novos na questo do beneficio que temos a se associar Estar presente no dia-a-dia do servidor necessrio A diretoria da AFITESP deve adotar uma postura mais agressiva, visando incomodar mais a direo da Fundao No meu ponto de vista, analiso que devemos reivindicar com mais nfase os 43%, as outras solicitaes so importantes mais no para este momento de grande perda salarial, votei a favor da greve pelos 43% e acho que esta dever ser a nossa tnica Acho que a AFITESP poderia tentar alguns convnios para os funcionrios da sede, assim como consegue para os funcionrios das regionais A associao AFITESP pequena, preciso organizao melhor e mais associados. Sorocaba - Pelo amor de Deus, 1% do salrio bruto muita coisa. Sugesto: 1% do salrio liquido ou 0,5% do salrio bruto No deixar que o nosso PCCS no saia do papel Independente da participao da AFITESP no Plano de Cargos e Salrios com a FUNDAP, a AFITESP desenvolver junto com as bases um plano prprio PCCS No A (sic) quanto

63

tempo existe a AFITESP? O que fez at agora? Se o ideal e a finalidade da associao fosse realmente o que deveria ser, eu no precisava fazer o que fao agora. Muito grato Melhorar os instrumentos de trabalho como por exemplo os monitores de tubo, que sabidamente so prejudiciais a sade, por monitores de LCD [liquid crystal display]. Taubat - No tenho, acredito que est conduzindo bem, No h crtica, acho que a AFITESP est no caminho certo de ir luta em busca do fortalecimento sindical, Mobilizao junto aos outros rgos que traro nossos direitos e que do pareceres junto ao ITESP, no contexto de aprovao e indeferimento, Rapidez nas aes a serem ajuizadas quinqunio, sexta-parte, PCCS, licena-prmio etc, Apio as aes da AFITESP, Que continue lutando pelos direitos dos funcionrios do ITESP, A AFITESP, se ainda no, poderia lutar a favor de conseguir com que a F. ITESP cubra as despesas de vale-transporte intermunicipais dos funcionrios. Sugesto de tentar mais funcionrios para a DA dos grupos tcnicos do interior que necessitam de mais funcionrios. A AFITESP disponibilizou, ainda, para quem quisesse maiores detalhes da Planilha de Apurao dos Votos do Plebiscito, por exemplo, a votao por Grupo Tcnico de Campo ou da Sede da F. ITESP, o acesso no stio da AFITESP na Rede Mundial de Computadores, www.afitesp.com.br Fato que, em decorrncia dos elementos fornecidos pelo Plebiscito interno F. ITESP, a greve de 2010 na F. ITESP foi vitoriosa, por vrios motivos, a saber, primeiro, a demonstrao de unio dos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP, com um percentual de adeso to alto, 90% na primeira semana e 80% na segunda semana. Um segundo motivo foi que a greve colocou-nos no centro das atenes da sociedade, como prova disso foi a repercusso na mdia em geral, nas diversas regies do Estado de So Paulo, o que acabou por dar visibilidade aos graves problemas na relao trabalhista que, at a greve, eram apenas intestinos F. ITESP. E o terceiro motivo foi a forma autnoma como as deliberaes das assembleias foram tratadas nas diversas regies do Estado, as estratgias de como abordar os polticos e a imprensa local, a busca de apoio social greve, foram as mais criativas possveis, mas ao mesmo tempo os trabalhadores foram capazes de manter um fio condutor em seus discursos. Mais uma vez ficou comprovada, a importncia da inteligncia coletiva e sua preponderncia viso de meia dzia de iluminados que se acham os donos da verdade sobre tudo, ou seja, (...) A forma mais simples de conseguir boas respostas confiveis perguntar ao grupo a cada vez. (SUROWIECKI, 2006, p. 26). Mais ainda,

64

(...) Se voc reunir um nmero suficientemente de pessoas suficientemente diferentes e pedir a elas para tomar decises sobre questes de interesse geral as decises daquele grupo sero, ao longo do tempo, intelectualmente [superiores] s do indivduo isolado, no importa quo esperto ou bem informado este seja. (SUROWIECKI, 2006, p. 16).

Por ltimo, mas, no menos importante, os trabalhadores no sofreram os descontos dos dias parados. Tiveram a oportunidade de repor os dias parados nos dez meses subsequentes ao processo grevista, numa dura e tumultuada negociao travada entre a AFITESP e a Diretoria Executiva da F. ITESP.

4.3.4.2 A Greve de 2010 dos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP.


A greve dos (as) trabalhadores (as) da Fundao Itesp continua, governo do Estado de So Paulo o mais rico do Brasil - a culpa sua! Apoio da Secretaria da Injustia e Defesa da Suditania do Estado de So Paulo. Trabalhador (a) da Fundao ITESP pra brilhar, No pra morrer de fome!

Por unanimidade e com a disposio expressa na epgrafe acima, os trabalhadores (as) da Fundao ITESP decidiram, em assembleia realizada, no dia 09 de agosto de 2010, em frente Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania, no Pteo do Colgio, centro da cidade de So Paulo, continuar o forte movimento grevista iniciado na segunda-feira, dia 02 de agosto de 2010, que teve uma adeso de 90% da categoria na primeira semana. Os trabalhadores (as) da F. ITESP lutavam contra uma defasagem salarial de 43%, acumulada em nove anos de contrato. A Diretoria Executiva da F. ITESP reconhecia parte desta defasagem, 30,26%, mas, nada fazia para recompor o poder de compra dos seus trabalhadores, assim, contribua, decisivamente, para que um nmero significativo de trabalhadores do quadro da F. ITESP abandonasse a instituio. S para que se tenha uma ideia, de julho de 2001 at o momento desta greve, 440 trabalhadores a haviam deixado, de um quadro, que se completo, seria de 730 trabalhadores. A referida defasagem salarial medida pelo ndice de Preos ao Consumidor IPC da FIPE Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas da Universidade de So Paulo USP -, que se considerarmos o ano base de 1998, quando da pesquisa de mercado, para a constituio dos nveis salariais da F. ITESP, at o segundo trimestre de 2010, houve uma variao de 69,14% e a correo das perdas salariais que os trabalhadores da F. ITESP tiveram, a partir de 2001, foi de apenas 35%.

65

O que se ouvia poca da greve era sempre a mesma cantilena, por parte da Diretoria Executiva da F. ITESP, no tinha recursos suficientes no oramento, mas, tambm, no se fazia nenhum tipo de gesto administrativa, junto Secretaria de Estado da Economia e Planejamento bem como a da Fazenda, e ou gesto poltica, junto Casa Civil do Governo do Estado de So Paulo para reverter a tendncia histrica de queda dos valores oramentrios, uma vez que o oramento da F. ITESP, em 2010, representava, nominalmente, apenas 70% do oramento, poca do 1 Governo Covas, auge da atuao da F. ITESP. A desculpa mais esfarrapada comumente utilizada pela Diretoria Executiva da F. ITESP era a de que, em ano de eleio, caso de 2010, no se podia dar nada de reposio salarial porque era justamente ano eleitoral, que a Lei de Responsabilidade Fiscal LRF e a Lei Eleitoral no permitiriam, mas a Diretoria Executiva se esquecia de que no se tratava de aumento salarial, mas, sim, reposio das perdas salariais acumuladas ao longo dos anos. O que a Lei Eleitoral impede o aumento linear para todo o universo do funcionalismo pblico estadual, a fim de se evitar o desequilbrio na disputa eleitoral em favor de quem tem a mquina pblica na mo. Mas, por outro lado, quando no se tratava de ano eleitoral, ou seja, um em cada dois anos, a Diretoria Executiva da F. ITESP, tambm no fazia nenhum movimento no sentido de se buscar as referidas perdas salariais dos seus trabalhadores. Ao persistir apenas a lgica administrativa legalista, no ano seguinte, 2011, tambm no se teria como fazer a recuperao das perdas salariais dos trabalhadores da Fundao ITESP, uma vez que o Governo de planto estaria executando a LDO Lei de Diretrizes Oramentrias e a LOA Lei do Oramento Anual elaboradas pelo governo anterior, alm do que, o Plano Plurianual PPA do antecessor e, assim, vai se empurrando o problema pra frente. Cada ano que se passava, existia um bom entrave para no solucionar a questo das referidas perdas salariais. O prximo ano, 2012, seria eleitoral de novo, ou seja, cair-se-ia numa espiral de falta de vontade poltica para resolver a questo. A Diretoria Executiva da F. ITESP alegava, ainda, que no tinha autonomia para fazer qualquer proposta de recuperao salarial, ou discutir uma contraproposta da categoria, o mximo que se podia fazer era encaminhar processo ao Conselho de Defesa dos Capitais do Estado CODEC, rgo criado pelo tucanato paulista para acabar com as carreiras do funcionalismo pblico, coerente com a sua poltica do Estado Mnimo. O rgo em questo vinculado Secretaria de Estado da Economia e Planejamento. Para se ter uma ideia do tamanho do descalabro ou da injustia cometidas contra essa categoria de trabalhador (a), veja que, para se fazer a to sonhada recuperao salarial dos trabalhadores da Fundao ITESP, seriam necessrios nove milhes de reais, num Oramento

66

do Estado que, poca, 2010, contava com valores atualizados na ordem dos 130 bilhes de reais. Isso dinheiro que o Governo do Estado de So Paulo gasta pra fazer jardim s margens do Rio Tiet. Voc sabe o quanto o Governo do Estado de So Paulo gastou em propaganda, s no primeiro semestre de 2010, para tentar guindar o representante desta poltica nojenta de ojeriza ao funcionalismo pblico Presidncia da Repblica? 141,8 milhes de reais, s no primeiro semestre de 2010, voltamos a afirmar. Neste contexto, os nove milhes de reais reivindicados pelos (as) trabalhadores (as) da Fundao ITESP, tornavam-se dinheiro de pinga, perto do que se gastou em propaganda enganosa, custa do errio pblico. Ficava muito claro que o Governo do Estado de So Paulo, nos dez anos das gestes demotucanas (2001-2010) Alckmin / Lembo / Serra, abandonou os beneficirios da reforma agrria, regularizao fundiria bem como as Comunidades Remanescentes de Quilombo, atravs de uma poltica de desmonte da Fundao ITESP que, passa, claramente, por uma poltica salarial que vai apertando aos poucos o torniquete do poder aquisitivo dos seus trabalhadores, o que fazia com que estes fossem ficando sem ar, leia-se, sem poder de compra, e abandonassem seu idealismo, sua militncia, em busca de carreiras mais promissoras, seja no prprio Estado de So Paulo ou no Governo Federal. Podia no parecer, mas esse imobilismo em relao s perdas salariais dos trabalhadores da F. ITESP, por parte da Diretoria Executiva da Fundao ITESP, tem explicao. Os 36 cargos de confiana ou de livre provimento consomem 20% do valor da folha de pagamento da F. ITESP, ou seja, os outros 603 trabalhadores dividem os 80% restante da referida folha de pagamento. um despropsito, para no se dizer que um absurdo! Como era de conhecimento de todos, a composio dos 36 cargos de confiana, segue estritamente critrios polticos, em detrimento de critrios tcnicos, formando uma verdadeira patota tucana na cpula da F. ITESP. E o mais grave, a falta da rotatividade poltica ideolgica no Governo do Estado de So Paulo, tem levado formao de verdadeiros feudos vitalcios, num destes cargos de confiana, o de Coordenador Regional, criado para se fazer o trabalho poltico partidrio dentro da Fundao ITESP, altamente dispensvel, que deveriam ser extintos e os recursos gastos atualmente com estes militantes de luxo do PSDB, transferidos aos Responsveis Tcnicos, os atuais supervisores, que so quem realmente trabalham nos Grupos Tcnicos de Campo. A ingerncia poltica referida e o seu subproduto, a incompetncia tcnica, fez com que, por exemplo, a Fundao ITESP, devolvesse aos cofres do Tesouro do Estado, no

67

perodo de 2001 a 2009, seis milhes de reais do oramento especfico da folha de pagamento de pessoal e encargos, ou seja, essa dinheirama toda entrou para o oramento da Fundao ITESP, mas no foi executado, enquanto isso, os seus trabalhadores recebem os seus salrios, vales e tquetes alimentao, extremamente aviltados, se comparados com os de outras carreiras correlatas do Estado, como a Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral CATI e a Companhia de Desenvolvimento da Agricultura de So Paulo CODASP, ou mesmo, da Unio, do Governo Federal, como o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria INCRA e o Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA. Em 2010, a F. ITESP contava com menos 107 trabalhadores em seu quadro, pois, o ltimo concurso de 2008, j se encontrava na 47 convocao e no se conseguia repor completamente os trabalhadores que deixavam a Fundao ITESP, uma vez que os salrios pagos so poucos competitivos no mercado pblico, seja estadual ou federal. A persistir essa tendncia, significaria, em mdio prazo, o total desmonte da Fundao ITESP. Os bravos trabalhadores da Fundao ITESP que resistiram, em greve, poltica de desmanche desta instituio estratgica para a execuo da poltica agrria e fundiria no Estado de So Paulo, pensada e implementada pelo monolitismo poltico tucano no Estado, NO SO ESPECIALISTAS EM GREVE, uma vez que, em nove anos de contrato, fizeram uma Greve em 2005, quando conquistaram a maioria dos benefcios que possuem atualmente, diga-se de passagem, que j recebiam quando eram, em sua grande maioria, do antigo Instituto de Terras, rgo que antecedeu a atual Fundao ITESP. A outra greve acontece, em 2010, contra o descaso, o desrespeito e a enrolao nas inmeras tentativas de negociao que vem se arrastando nestes anos todos, desde a ltima, em 2005. Qualquer analista, at o mais desavisado, ver que os trabalhadores da Fundao ITESP foram literalmente enrolados, abusados em sua boa f, durante os quatros anos do Governo Serra, quando o Dr. Gustavo Gonalves Ungaro esteve frente da Diretoria Executiva da Fundao ITESP e o Secretrio da Casa Civil, poca, Luiz Antnio Marrey, esteve frente da Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania. Assim que estes senhores assumiram seus postos, rasgaram uma negociao, costurada pela antecessora da pasta de Marrey, a Secretria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania Eunice Aparecida de Jesus Prudente, que previa saldar as referidas perdas salariais dos trabalhadores da F. ITESP, em quatro semestres, no valor de 7% cada parcela. O motivo, segundo os mesmos senhores, para no honrar o compromisso assumido, pelo governo anterior, diga-se de passagem, da mesma DNA poltica demotucana, que se isso ocorresse,

68

promoveria um verdadeiro efeito cascata, com todos os funcionrios pblicos que passariam a exigir o mesmo tratamento em suas reivindicaes. Muito bem, vejamos ento! Os trabalhadores da Fundao ITESP no obtiveram a recuperao das perdas salariais acumuladas historicamente, mas vrias outras carreiras de funcionrios pblicos tiveram as suas perdas recuperadas a partir de 2008, como os engenheiros, advogados, o pessoal da CATI, do Departamento de guas e Energia Eltrica DAEE -, da CODASP para citar apenas alguns. Em outras palavras, os trabalhadores da Fundao ITESP no geraram o denominado efeito cascata mencionado, mas foram atropelados por ele. Na mesma ocasio em que rasgaram, de maneira unilateral, a referida negociao, o ento Secretrio da Justia e Defesa da Cidadania, Marrey, afirmara em audincia com a Associao dos Funcionrios, a AFITESP, que para se compensar tais perdas impossveis de serem sanadas, poderia se estudar a concesso de algum tipo de gratificao. Pois bem, o Dr. Gustavo Ungaro, que tambm esteve presente naquela audincia, permaneceu trs anos e meio frente da Diretoria Executiva da Fundao ITESP e no realizou nenhum estudo, alis, nada sequer foi feito nesta linha. O que nos permite afirmar, com toda certeza, que sua gesto se caracterizou por no deixar que nenhum problema chegasse ao Palcio dos Bandeirantes, se cacifando, assim, para galgar postos mais altos, na dinastia tucana do Estado de So Paulo, o que se configurou verdadeiro, uma vez que, aps passar pela F. ITESP, em 2010, ocupa o posto de Secretrio Adjunto da Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania do Estado de So Paulo. comum, no intenso processo de mobilizao das diversas foras polticas, causa dos trabalhadores da Fundao ITESP, quando eles abordam polticos da linhagem da ave bicuda e de seus aliados, ouvir dos mesmos que os trabalhadores da F. ITESP deveriam suspender a greve, se quisessem realmente negociar. Tal proposta indecente seria cmica se no fosse de um cinismo atroz, pois, tais trabalhadores, esto numa negociao infrutfera, h pelo menos quatro longos anos, com polticos insensveis, que operam polticas que defendem os interesses exclusivos dos capitais privados dentro do aparelho do Governo do Estado de So Paulo e esto pouco se lixando para o impacto social causado, por esta poltica nefasta, aos (s) pouco mais de 600 trabalhadores (as) funcionrio (a) pblico bem como aos seus familiares. Desde que a greve se iniciara, no dia 02 de agosto de 2010, a Diretoria Executiva da F. ITESP e a Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania se declararam abertas s negociaes com a Associao dos Funcionrios, a AFITESP, mas foi necessrio que o Ministrio Pblico

69

do Trabalho provocado por uma moo de apoio aos (s) trabalhadores (as) da Fundao ITESP aprovada pela Cmara Municipal de Presidente Prudente atravs da Procuradoria Regional do Trabalho da 2 Regio So Paulo -, convocasse as partes para uma Audincia de Mediao, onde efetivamente sentassem numa mesa de negociao, ainda assim, com um preposto do Diretor Executivo da Fundao ITESP que no trouxe mesa de negociao nada de novo, como facilmente pode-se conferir na Ata n 63/10 no stio http://www.prt2.mpt.gov.br/coi/atas/ata1a5b1e4daae265b790965a275b53ae50.pdf Na sexta-feira, dia 06 de agosto de 2010, cerca de cem trabalhadores da Fundao ITESP, lotados na Sede da Fundao, na Av. Brigadeiro Luis Antnio, realizaram uma assembleia local, na Cmara Municipal de So Paulo, que durou trs horas, aps intensa discusso, foi aprovada, por unanimidade, a continuidade do movimento paradista, com uma nova assembleia geral descentralizada, a ser realizada na prxima sexta-feira, dia 13 de agosto de 2010, em todos os Grupos Tcnicos de Campo GTCs do Estado de So Paulo, para fazer uma nova avaliao da greve e decidir sobre sua continuidade ou sua interrupo. No cronograma aprovado na referida assembleia para mais uma semana de greve dos trabalhadores da Fundao ITESP, constava uma intensa mobilizao na Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo ALESP -, na tera feira, dia 10 de agosto de 2010, na busca de uma audincia com o presidente da ALESP, Dep. Barros Munhoz, e uma fala no Colgio dos Lderes para que a representao dos trabalhadores da Fundao ITESP, finalmente conseguisse falar com quem efetivamente decide as questes salariais no Estado, a Secretaria da Fazenda, a de Economia e Planejamento e o Governador do Estado. No interior do Estado, a proposta foi de que se intensificasse o corpo a corpo dos (as) trabalhadores (as) da Fundao ITESP, nas cmaras e prefeituras municipais em busca de apoio poltico greve. A Assembleia do dia 09 de agosto de 2010 tirou, ainda, uma comisso de 13 trabalhadores (as) das diversas diretorias da Fundao ITESP para conversar com o Diretor Executivo da Fundao ITESP, Marco Pilla. Por volta das 15h, nesta mesma data, a comisso foi recebida pelo Diretor Executivo, que novamente no apresentou nenhuma proposta, nem sequer sabia em relao ao parecer do CODEC, sobre o Processo ITESP 436/2010 que prope um aumento no valor do tquete refeio e vale alimentao de R$ 246,00 para R$ 330,00 alm de uma gratificao de mrito anual no valor da metade de um salrio inicial do trabalhador, uma vez que o referido processo j se encontrava na Secretaria de Estado de Estado da Economia e Planejamento. Cumpre esclarecer que essa proposta foi apresentada oralmente Diretoria da AFITESP s vsperas da Assembleia de 08 de julho de 2010 em reunio entre a AFITESP

70

e o atual Secretrio da Justia e Defesa da Cidadania, Dr. Ricardo Leme, que somente nesta data, a AFITESP recebera uma cpia escrita da mesma, uma hora antes da citada assembleia, que submetida apreciao dos (as) trabalhadores (as) presentes referida assembleia, foi recusada, por no mencionar sequer as perdas salariais reconhecidas pela Fundao ITESP e a Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania, de 30,26%, alm da ausncia do parecer positivo do CODEC, em mais uma clara e inequvoca tentativa de desmobilizar e enrolar os (as) trabalhadores (as) da Fundao ITESP que, a esta altura, j haviam construdo um slido processo de paralisao de suas atividades, atravs de um Plebiscito interno, no qual, por meio do voto secreto, 75% dos trabalhadores votaram pela greve e 95% se disseram insatisfeitos com as condies de trabalho e emprego na Fundao ITESP. Ainda em relao a essa pssima proposta tem que ser dito que, ao recus-la, na assembleia de 08 de julho de 2010, os trabalhadores da Fundao ITESP apresentaram uma contraproposta de um reajuste no tquete refeio e vale alimentao de R$ 246,00 para R$ 400,00 uma vez que na pauta de reivindicao da categoria o valor de R$ 500,00; um salrio inicial inteiro como gratificao anual de desempenho, o que corresponderia a um 14 salrio e o pagamento parcelado, em duas vezes de 15,13%, da reposio das perdas acumuladas reconhecidas pela Diretoria Executiva, sendo a primeira, em janeiro de 2011, e a segunda, em janeiro de 2012. O Diretor Executivo da F. ITESP responde, em ofcio, que no tem autonomia para negociar qualquer contraproposta com os trabalhadores da Fundao ITESP, como se pode ver no stio da AFITESP http://www.afitesp.com.br/resposta.jpg Os trabalhadores da F. ITESP, representados pela comisso presente na reunio do dia 06 de agosto de 2010 com a Diretoria Executiva, tiveram a promessa do Marco Pilla de que seriam recebidos pelo Secretrio da Justia e Defesa da Cidadania, somente na parte da tarde, na segunda feira, dia 09 de agosto de 2010 aps a assembleia dos trabalhadores da F. ITESP, marcada para as 11h, em frente referida Secretaria, deliberar pela continuidade da greve o que, por si s, novamente ficou demonstrado o pouco ou nenhum interesse em resolver a questo de forma rpida e gil, apostou, isto sim, na ausncia de flego da categoria para continuar o movimento grevista. Nesta reunio com o Secretrio da Injustia e Defesa da Suditania, dia 09 de agosto de 2010, os trabalhadores da Fundao ITESP foram desrespeitados em seus direitos negociao e greve e, o mesmo se limitou a alegar que estava impedido de fazer qualquer recuperao salarial pela Lei Eleitoral, 9.504-97 e a Lei de Responsabilidade Fiscal LRF Lei Complementar n 101, de 04 de maio de 2000 e que, inclusive, a recuperao das perdas

71

anuais, de setembro de 2009 a agosto de 2010, s seria paga em janeiro de 2011, baseado num parecer da Procuradoria Geral do Estado PGE -, que impede o pagamento das referidas perdas no ltimo semestre que antecede o fim do mandato do gestor pblico, baseado na LRF. Ento, persistindo essa posio intransigente, em 2011, os (as) trabalhadores (as) teriam que lutar para recuperar a metade do valor do nosso salrio, arrochado, ao longo de uma dcada, por esta poltica de horror aos funcionrios pblicos do Estado de So Paulo e que j fez vtimas na sade, educao, polcia civil dentre outras categorias, que s pensa em privatizar toda e qualquer poltica pblica social. Drena-se, assim, os parcos investimentos pblicos para mega obras como das marginais do Rio Tiet, do Rodoanel e do Metr, que funcionam como vitrines na poca do perodo eleitoral. No dia 10 de agosto de 2010, conforme deliberao da Assembleia do dia 09 de agosto de 2010, aps muita insistncia e persistncia, uma comisso de trabalhadores (as) da F. ITESP fora recebida em audincia, no final da tarde, pelo Presidente da ALESP, Deputado Barros Munhoz, que a ouviu atentamente, recebeu uma carta na qual constava nossas reivindicaes, a saber, 1) convencer o prprio Governo do Estado a ter a iniciativa de aportar no oramento da Fundao ITESP para o ano de 2011, nove milhes de reais, necessrios reposio das perdas salariais de 43%, a exemplo de como a CATI j havia conseguido a sua recuperao salarial; 2) uma audincia entre os tcnicos da Fundao ITESP e as Secretarias de Estado da Fazenda e da Economia e Planejamento para discutir os detalhes da alocao dos referidos recursos na citada pea oramentria de 2011; 3) pagamento, ainda neste ano, da recuperao das perdas anuais, de setembro de 2009 a agosto de 2010 e 4) pagamento integral dos dias parados. Ele ficou de dar um retorno via telefone at o dia 12 de agosto de 2010, vspera da Assembleia da AFITESP na Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural AGRIFAM -, na cidade de Agudos SP, promovida anualmente pela Federao dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de So Paulo FETAESP. Na quarta-feira, dia 11 de agosto de 2010, foi aprovado uma ao social importante da greve, doao de sangue voluntria, demonstrando, com este ato simblico, o quanto de sangue o atual Governo do Estado j chupou dos trabalhadores da Fundao ITESP. Esta ao foi um sucesso, com uma ampla repercusso na mdia em todo Estado como podemos conferir no endereo abaixo http://www.redebrasilatual.com.br/radio/programas/jornal-brasilatual/itesp_greve_protesto.mp3 Na quinta-feira, dia 12 de agosto de 2010, aconteceram as assembleias regionais que, em sua ampla maioria, decidiriam pela suspenso do movimento grevista, baseado numa

72

expectativa de negociao, mediada por uma frente suprapartidria de deputados da ALESP, que passava pelo convencimento do prprio Governo do Estado a ter a iniciativa de colocar no oramento da Fundao ITESP para o ano de 2011, nove milhes de reais, necessrios reposio das perdas salariais de 43%; uma audincia entre os tcnicos da Fundao ITESP e as Secretarias de Estado da Fazenda e Economia e Planejamento para discutir os detalhes da alocao dos referidos recursos oramentrios; pagamento, ainda neste ano, da recuperao das perdas anuais, de agosto de 2009 a agosto de 2010, alm do pagamento integral dos dias parados. Nesta mesma data, aps a Assembleia da Sede que ocorrera na Cmara Municipal de So Paulo, no perodo da tarde, antes da viagem at a cidade de Agudos, onde, no dia seguinte, aconteceria a Assembleia Estadual, a AFITESP fez uma conversa com o lder do MST, Gilmar Mauro, na Secretaria Nacional do MST, na Barra Funda, na qual se discutiu, para alm do movimento grevista atual, uma unio estratgica entre os (as) trabalhadores (as) da Fundao ITESP e os (as) trabalhadores (as) rurais sem terra, acampados e com terra, assentados. Gilmar Mauro fez questo de manifestar o irrestrito apoio ao movimento grevista dos (as) trabalhadores (as) da Fundao ITESP. Cumpre esclarecer que esta reunio foi provocada pelos (as) companheiros (as) do GTC da Fundao ITESP de Mirante do Paranapanema, onde a AFITESP j havia nos reunidos com as lideranas locais do MST, na Fazenda So Bento. No final da tarde do dia 12 de agosto, os (as) trabalhadores (as) rumaram para cidade de Agudos, onde aconteceria, no dia seguinte, dia 13 de agosto de 2010, a Assembleia Estadual da AFITESP e, no havia recebido qualquer ligao do Presidente da ALESP. Acontece que ele havia enviado uma mensagem atravs do correio eletrnico, que s descobrimos nas primeiras horas do dia 14 de agosto de 2010, quando do retorno da longa e cansativa viagem cidade de Agudos, num dia de manifestao e assembleia. Eis a mensagem, na ntegra: Prezado[...] gostaria de inform-lo que aps reunio realizada na tarde de 10 de agosto do corrente, Servidores com sistema operacional do ITESP, prontamente entrei em contato com o Dr. Gustavo Hungaro [sic], Adjunto da Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania, que se colocou disposio dos representantes dos servidores do ITESP [g.n.] Cordialmente, Barros Munhoz. O mais interessante que, na tratativa que a AFITESP teve com ele [Barros Munhoz], havamos deixado muito claro que, com a Diretoria Executiva da Fundao ITESP e a Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania no haveria mais o que ser tratado, uma vez que, apesar de sempre afirmarem que estavam abertos negociao, no moviam um centmetro

73

sequer na posio que denominamos de samba de duas notas s, estamos em ano eleitoral e a lei de responsabilidade fiscal no permitem nada. Como vocs perceberam, voltou-se, ento, estaca zero, em matria de negociaes! No dia 13 de agosto de 2010, em Agudos, na abertura da AGRIFAM, na parte da manh, a AFITESP realizou uma manifestao pacfica, com faixas que deixavam muito claro os seus pleitos, nove milhes de reais j para recuperao das perdas salariais dos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP. Apesar da truculncia inicial dos seguranas da feira que tentaram impedir que a AFITESP levantasse suas faixas, os (as) trabalhadores (as), at por serem um contingente considervel, bem maior que o nmero de seguranas privados, depois de muito empurra-empurra e discusso acalorada, conseguiram seu intento. Foi muito produtivo a estada dos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP, em greve, nesta Feira da Agricultura Familiar, pois, assim, houve condies de se dialogar com vrias autoridades e lideranas ali presentes bem como lhes solicitar apoio, como o Deputado Federal do PC do B, Aldo Rebelo, o presidente licenciado da Federao dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de So Paulo FETAESP, Braz Albertini, a liderana dos sem terra do Pontal do Paranapanema, Diolinda, companheira do lder Z Rainha, a vice-prefeita de Bauru pelo PT, Estela Almagro. A todos e a todas a AFITESP entregou sua Carta Aberta Populao. As fotos desta Assembleia podem ser vistas no endereo http://www.facebook.com/album.php?aid=23635&id=100000558402663&l=c8b80c25a4 Na parte da tarde deste dia 13 de agosto de 2010, a AFITESP realizou sua assembleia estadual no prprio stand da AFITESP na AGRIFAM, onde se decidiu, ento, pela suspenso da greve, at a data de 17 de setembro de 2010, portanto, um perodo de mais de ms quando, novamente, haver uma nova Assembleia Estadual na cidade de So Paulo, precedida por Assembleias Locais em todos os GTCs da F. ITESP no Estado de So Paulo, na data de 16 de setembro de 2010 para dar chance s negociaes previstas, quais sejam convencer o prprio Governo do Estado, com apoio de deputados estaduais de todos os partidos, a ter a iniciativa de colocar, no oramento da Fundao ITESP, para o ano de 2011, nove milhes de reais, necessrios reposio das perdas salariais de 43%; uma audincia entre os tcnicos da Fundao ITESP e as Secretarias de Estado da Fazenda e Economia e Planejamento para discutir os detalhes da alocao dos referidos recursos oramentrios; pagamento, ainda neste ano, da recuperao das perdas anuais, de agosto de 2009 a agosto de 2010, alm do pagamento integral dos dias parados. A Assembleia aprovou, ainda, a criao, no site da AFITESP, www.afitesp.com.br do furtmetro, com o objetivo de demonstrar para a sociedade como um todo, que o Governo do

74

Estado de So Paulo, que do PSDB, furta no total dos (as) atuais 603 trabalhadores (as) da Fundao ITESP, 650 MIL REAIS TODO MS, quando no nos paga o que nos deve, ou seja, os 43%. Aprovou-se, tambm, o imediato ingresso na Justia do Trabalho, uma vez que o regime de contratao dos (as) trabalhadores (as) da Fundao ITESP o da Consolidao das Leis Trabalhistas CLT, com uma ao de declarao do direito reposio e condenao do pagamento das perdas salariais dos ltimos cinco anos. Tal medida se faz urgente, uma vez que os (as) trabalhadores que assinaram contrato com a Fundao ITESP em 02 de julho de 2001, j perderam mais de quatro de direito s perdas atrasadas. Por ltimo, a Assembleia Estadual de Agudos ratificou uma proposta da Assembleia da Sede, na qual a AFITESP faria uma reunio com a Diretoria Executiva da Fundao ITESP na segunda-feira, dia 16 de agosto de 2010, s 17h, para que a mesma tomasse cincia das deliberaes tomadas pela categoria na Assembleia da AGRIFAM, em Agudos, em 13 de agosto de 2010. Nesta reunio, a Diretoria da AFITESP, acompanhada da Comisso de Negociao da Greve, apresentou ao Diretor Executivo da Fundao ITESP as deliberaes da Assembleia Estadual de Agudos, o qual, aps ouvi-las disse que nada poderia fazer em relao s mesmas, uma vez que no possui autonomia financeira nem administrativa, num claro atentado ao Artigo 2 dos Estatutos da Fundao ITESP que reza: Artigo 2 - A Fundao de que trata o artigo anterior, dotada de autonomia administrativa e financeira , ter prazo de durao indeterminado, sede Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, n 554 - 5 andar, So Paulo-SP, e foro na capital do Estado de So Paulo. (g.n.)9 No final desta reunio, quando a AFITESP colocou que no abriria mo do pagamento integral dos dias parados, uma vez que a responsabilidade pela ocorrncia da greve era da prpria Fundao ITESP e da Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania, tendo em vista que adiaram sine diem a reposio das perdas salariais dos (as) trabalhadores (as), e que em relao a essa matria o Diretor Executivo da F. ITESP teria autonomia para decidir. O Diretor Executivo de pronto negou e disse mais, que no teria como pagar os dias parados sem a reposio dos mesmos. Os Diretores da AFITESP presentes, na inteno de no se permitir o desconto dos dias parados, aceitou que o pagamento se desse com o compromisso da reposio, at porque no se havia discutido essa questo at aquele momento.

http://www.itesp.sp.gov.br/br/info/legislacao/decreto_44944.aspx Acesso em: 31 de mai de 2013.

75

A AFITESP fez questo de deixar claro ao Diretor Executivo da Fundao ITESP que a suspenso da greve daria um prazo de um ms para que as negociaes avanassem efetivamente, caso contrrio, se retomaria a greve a partir do dia 20 de setembro de 2010, com assembleia marcada para este fim no dia 17 de setembro de 2010. Pois bem, nesse perodo, a AFITESP tem insistido com o agendamento de audincias com o Secretrio da Justia e Defesa da Cidadania, que a princpio aconteceria na semana de 23 a 27 de setembro de 2010, depois transferida para o dia 03 de setembro de 2010 e, finalmente, remarcada para o dia 08 de setembro de 2010, s 15h. Percebe-se, claramente, que o Governo do Estado estava querendo cozinhar os (as) trabalhadores (as) da F. ITESP em banho maria, apostando na sua desmobilizao. Nesse nterim, o Diretor Executivo da F. ITESP, Marco Pilla, soltou uma circular impondo, de forma unilateral, a reposio dos dias parados a partir do dia 01 de setembro de 2010 at o dia 30 de novembro de 2010. Inicia o texto da circular afirmando conforme entendimento com a AFITESP quando na verdade, deveria ter dito conforme entendimento com a Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania da qual ele subalterno e subserviente confesso. Imediatamente a AFITESP rechaou essa medida, expedida com a clara inteno de punir a todos e todas que exerceram o sagrado direito constitucional greve e solicitou uma nova reunio com o Diretor Executivo da Fundao ITESP, no dia seguinte sua publicao, dia 31 de agosto de 2010, que aconteceu s 14h, nesta data, quando teve a oportunidade de colocar claramente sua posio de contrariedade forma e em relao ao momento imprprio da reposio, uma vez que se estava em pleno processo de negociao, com a realizao de operao padro ou greve de zelo e, a greve, propriamente dita, apenas suspensa, podendo ser retomada no dia 20 de setembro de 2010, caso as negociaes no avanassem de acordo com os interesses dos (as) trabalhadores da F. ITESP. No final dessa reunio ficou acertado que essa questo como de resto todos os demais pontos de pauta seriam objetos da negociao com o Secretrio da Justia e Defesa da Cidadania que quem efetivamente manda, uma vez que o Diretor Executivo da Fundao ITESP disse que o Artigo 2 do Estatuto da Fundao ITESP apenas papel, sem validade, uma fico, que, na prtica, quem decide tudo a Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania. A greve dos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP, independente de qual seja o seu desfecho, foi vitoriosa, por vrios motivos, a saber, primeiro, pela demonstrao de unio dos (as) trabalhadores (as) da Fundao ITESP, j se fizeram e se acompanharam muitas greves,

76

mas, nenhuma, com um percentual to alto, 90% na primeira semana e 80% na segunda semana; segundo, essa greve colocou os (as) trabalhadores (as) no centro das atenes da sociedade, seno veja um pouco da repercusso na mdia em geral, nas diversas regies10: Estes so apenas alguns, existem muitos outros stios na Rede Mundial de Computadores que podero ser acrescentados aqui. Fato que a greve de 2010 deu visibilidade aos problemas enfrentados pelos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP que, at aquele momento, eram apenas intestinos F. ITESP. Em terceiro lugar foi a forma autnoma como as deliberaes das Assembleias foram tratadas nas diversas regies do Estado, as estratgias de como abordar os polticos e a imprensa local, a busca de apoio social greve, foram as mais criativas possveis, mas ao mesmo tempo a AFITESP foi capaz de manter um fio condutor em seus discursos, s observar as matrias lincadas. Mais uma vez ficou comprovada, a importncia da inteligncia coletiva e a sua preponderncia viso de meia dzia de iluminados que se acham os donos da verdade sobre tudo. Por ltimo, mas, no menos importante, j se conquistou o no desconto dos dias parados, se com reposio ou sem reposio, essa discusso secundria. O importante que os (as) trabalhadores (as) que j tem seus salrios aviltados, no foram duplamente castigados, com descontos de seus proventos, uma vez que no fizeram greve por vontade prpria, mas, sim, foram empurrados a
10

Exemplo de matrias em peridicos que repercutiram a greve de 2010 dos (as) trabalhadores da F. ITESP. http://www.araraquara.com/noticias/economia/2010/04/20/funcionarios-do-itesp-pedem-reajuste-salarial-de43.html Acesso em 13 de set. 2010. http://www.camara-arq.sp.gov.br/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=6069 Acesso em 01 de jun. 2013. http://jornalintegracaopv.blogspot.com/2010/08/servidores-do-itesp-de-p-venceslau.html Acesso em 01 de jun. 2013. http://oimparcial.uol.com.br/site/conteudo-ver.php?categoria=23&codigo=27610 Acesso em 13 de set. 2010. http://raulmarcelo.com.br/2010/2010/08/04/raul-declara-apoio-a-greve-dos-funcionarios-do-itesp/ Acesso em 13 de set. 2010. http://www.cgtb.org.br/images_files/julho2010/2010-07-26/noticia01/noticia01.html Acesso em 13 de set. 2010. http://www.folhacidade.com.br/?pg=ver_noticia&id=5008 Acesso em 01 de jun. 2013. http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?263417 Acesso em 01 de jun. 2013. http://www.andravirtual.com/Mostra.asp?Noticias=11870&Classe=Andradina Acesso em 01 de jun. 2013. http://www.mundosindical.com.br/sindicalismo/noticias/noticia.asp?id=4015 Acesso em 01 de jun. 2013. http://www.portaldoruas.com.br/_portal/noticia.asp?id=18541 Acesso em 13 de set. 2010. http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=328806 Acesso em 13 de set. 2010. http://www.ptalesp.org.br/bancada_ver.php?idBancada=2578 Acesso em 13 de set. 2010. http://raulmarcelo.com.br/2010/2010/08/02/funcionarios-do-itesp-iniciam-greve-por-reposicao-salarial/ Acesso em 13 de set. 2010. http://www.redebrasilatual.com.br/radio/programas/jornal-brasilatual/itesp_trabalhadores_greve_reajuste_salarial.mp3/view Acesso em 13 de set. 2010. http://www.zemoleza.com.br/noticia/1574854-itesp-entra-em-greve-a-partir-de-hoje.html Acesso em 13 de set. 2010. http://tn.temmais.com/noticia/7/18331/itesp_paralisa_trabalhos.htm Acesso em 01 de jun. 2013. http://assincrasp.wordpress.com/2010/08/03/greve-comeca-forte-no-itesp/ Acesso em 01 de jun. 2013. http://www.jornaloimparcial.com.br/?p=13872 Acesso em 01 de jun. 2013. http://www.prt2.mpt.gov.br/coi/atas/ata1a5b1e4daae265b790965a275b53ae50.pdf Acesso em 01 de jun. 2013. http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=20&id=328555 Acesso em 13 de set. 2010. http://www.petitiononline.com/tag/afitesp Acesso em 13 de set. 2010.

77

isso pelo descaso e intransigncia do poder pblico estadual. O pagamento integral dos dias parados se deveu fora da greve conduzida democraticamente pela AFITESP, que ningum ouse duvidar disso! Quem no acreditou na greve dos (as) trabalhadores (as) da Fundao ITESP e menosprezou a sua capacidade de organizao, pagou pra ver e viu! A questo que se colocava era o Governo do Estado de So Paulo iria pagar pra ver novamente? No dia 17 de setembro de 2010, s 11h, em frente Secretaria da Justia e Defesa da Cidadania, no Pteo do Colgio, centro de So Paulo foi marcado uma nova assembleia. Segundo a AFITESP o (a) trabalhador (a) da Fundao ITESP merece respeito e considerao na negociao, por isso, exigia o valor necessrio para o pagamento dos 43% de aumento aos (s) trabalhadores (as) da F. ITESP j no Oramento de 2011, que aprovado pela ALESP, ainda no ano de 2010, seno ficaria claro e bvio que o Governo do Estado de So Paulo no queria dar aumento para os (as) trabalhadores (as) da F. ITESP, o que os obrigariam a paralisar suas atividades novamente. Objetivamente a greve de 2010 durou apenas 10 dias e no mais foi retomada neste ano, mas sem dvida nenhuma ela foi o agente direto responsvel pela recuperao mdia das perdas salariais de 20% acima da inflao, ainda que, no imediatamente, uma vez que, a Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania alegava, de maneira intransigente, que estava impedida de fazer qualquer recuperao salarial, no ano de 2010, pela Lei Eleitoral 9.504/97 e pela Lei de Responsabilidade Fiscal LRF Lei Complementar n 101, de 04 de maio de 2000 e que, inclusive, a recuperao das perdas anuais, do perodo de setembro de 2009 a agosto de 2010, s seria paga em janeiro de 2011, baseado num parecer da Procuradoria Geral do Estado PGE que impede o pagamento das referidas perdas no ltimo semestre que antecede o fim do mandato do gestor pblico, baseado na LRF, num claro desrespeito ao dispositivo constitucional, no caso, o Art. 37, Inciso X, que obriga a reposio das perdas salariais anualmente. Mas, em 2011, aps a realizao do 2 Plebiscito interno F. ITESP, que apontou para a realizao de um novo movimento paradista, logo aps a realizao de uma Audincia Pblica na ALESP que, alm de lanar a Frente Parlamentar da Reforma Agrria e da Agricultura Familiar, discutiria a situao dos (as) trabalhadores (as) pblicos da F. ITESP, a SJDC e a F. ITESP trataram de correr e antecipar o anncio da referida reposio mdia de 20% nas perdas salariais destes trabalhadores, diga-se de passagem, restrito apenas aos salrios, portanto, no extensivo aos benefcios, para se evitar um novo movimento grevista exitoso na F. ITESP. Espera-se, com essa narrativa crtica sobre a greve de 2010 dos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP, que se veja, de forma clara e cristalina, como o Governo do Estado de So

78

Paulo, sob o manto da democracia, centralizador, com uma viso, apenas e to somente, gerencial da questo social, com rgos burocrticos internos s Secretarias de Estado que possuem superpoderes, como o CODEC e a CPS, desrespeita-se os demais poderes e, atravs da invocao da Lei de Responsabilidade Fiscal, atropela-se at a prpria Constituio Federal, fazendo da injustia a sua marca em matria das relaes trabalhistas e transformanos a todos e todas, em verdadeiros sditos, sem direitos, apenas com deveres. Por isso, sugerimos aqui, para efeito de melhor expressar a realidade dos fatos, em relao ao tratamento recebido pelos (as) trabalhadores (as) pblicos da F. ITESP, a alterao do nome, de atual, Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania para Secretaria de Estado da Injustia e Defesa da Suditania.

4.3.3.3 Resultado Preliminar do 2 Plebiscito sobre uma Greve na Fundao ITESP [2011].
No h vento favorvel para quem no sabe a que porto se dirige Luiz Carlos Prestes Ns da AFITESP, sabemos o que queremos e onde iremos chegar! Venham conosco!

1)

Em sua viso, houve mudanas significativas, para melhor, nas condies de trabalho,

benefcios e salrios na Fundao ITESP, aps o Plebiscito realizado pela AFITESP, em abril de 2010, at a presente data, 17 de outubro de 2011? SIM (23 votos 6,23%) NO (333 votos 90,24%) Brancos (08 votos 2,16%) Nulos (05 votos 1,35%) Total de Votos = 369 100% Se voc respondeu NO, quais as principais causas do seu descontentamento com as condies de trabalho, benefcios e salrios na Fundao ITESP? Enumere de maneira crescente, de 01 a 06, na ordem de importncia para voc. Entende-se, assim, que 01 ser a causa mais importante e 06 a menos importante. [No foi sitematizada, ainda sem resultado, por enquanto.] a) ( ) Salrios e benefcios defasados - pela ausncia de plano de reposio -, frente aos praticados pelo mercado pblico de trabalho, em reas afins; b) ( ) Ferramentas de trabalho sucateadas tais como, computadores ultrapassados, ausncias de hardwares e softwares, carros com mais de 300 mil km rodados, dentre outras; c) ( ) Ausncia de implementao do Plano de Cargos, Carreira e Salrios PCCS;

79

d) ( ) Constante prtica de assdio moral imposto pela administrao fundacional, atravs da disseminao de uma verdadeira indstria de sindicncias; e) ( ) Sobrecarga de trabalho, gerada pela sada de mais de 450 servidores desde o incio das atividades da Fundao ITESP, em 2001, contando com uma defasagem atual existente de mais de 110 servidores em relao ao quadro completo de cargos previsto poca bem como pelo aumento do pblico atendido e dos servios prestados pela Fundao ITESP; f) ( ) Descontinuidades das polticas agrrias e fundirias implementadas pela Fundao ITESP, devido a alta rotatividade de pessoas estranhas Fundao ITESP, nos 36 cargos de confiana ou de livre provimento existentes. Ainda, se voc respondeu NO, a quem voc atribui a responsabilidade pelas ausncias de tais mudanas? (198 votos) Atual Governador do Estado de So Paulo; (91 votos) Atual Secretria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania; (89 votos) Atual Diretor Executivo da Fundao ITESP; (164 votos) Os rgos burocrticos como a Coordenadoria de Entidades Descentralizadas e de Contrataes Eletrnicas CEDC e o Conselho de Defesa dos Capitais do Estado CODEC da Secretaria de Estado da Fazenda e a Comisso de Poltica Salarial CPS da Secretaria de Estado da Casa Civil do Governo do Estado; (37 votos) Outro(s). Qual (is)? 24 votantes indicaram outros responsveis. Brancos 14 votos Nulo 01 voto 2) No 1 Plebiscito realizado pela AFITESP, em 2010, a maioria absoluta dos (as) servidores (as) da Fundao ITESP optou pela realizao de uma GREVE como forma de enfrentamento do arrocho salarial de 43% que, h dez anos, somos submetidos pela Fundao ITESP. Segundo sua viso, devemos retomar o processo de GREVE que suspendemos h mais de um ano? SIM (195 votos 52,84%) NO (162 votos 43,90%) Brancos (09 votos 2,43%) Nulos (03 votos 0,81%) Total 369 votos 100%. Se voc respondeu SIM! Devemos retomar a Greve! Quando? (134 votos 68,71%) J, a partir de 16 de novembro de 2011, uma vez que j tinham sido dado 10 meses de prazo para o novo Governador de So Paulo e a Secretria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania avaliar nossa situao e nos apresentar uma soluo para o

80

nosso problema de falta de reposio salarial, com prazos definidos para liquidao desta dvida; (58 votos 29,74%) Somente a partir de maro de 2012, quando, enfim, esperamos que as condies objetivas (realidade) e subjetivas (individuais) possam melhor favorecer o nosso movimento grevista. Brancos (03 votos 1,53%) Total entre aqueles que optaram por greve = 195 votos 100%. Se voc respondeu NO, contrrio a retomada da GREVE do ano passado, qual foi o motivo da sua resposta? (10 votos) Voc simplesmente no quis participar da Greve no ano passado; (23 votos) Voc , por princpio, contra todo e qualquer tipo de GREVE; (00 votos) Voc est contente com as condies de trabalho, benefcios e salrios da Fundao ITESP; (44 votos) Voc no concordou com a maneira como foi aprovada, conduzida e encerrada a Greve do ano passado; (41 votos) Voc entende que a Diretoria da AFITESP negociou mal o fim da Greve do ano passado. Deveria ter negociado o pagamento integral dos dez dias parados, sem compensao das horas paralisadas; (79 votos) Voc favorvel a outras formas de lutas para se conseguir o resgate da nossa dignidade profissional. (04 votos) Brancos (02 votos) Nulos Qual (is)? Audincias Pblicas [2] (incansveis e em grande quantidade); Audincias Pblicas, convencimento de deputados, ao judicial. Ao Judicial sobre a Reposio Salarial [Tribunal de Justia], [Luta Judicial PCCS / Quinqunio], [Devemos entrar com aes contra o Governo], [Entrar na Justia], [Via judicial], [Justia], [Propor Ao Judicial para o pagamento dos 43% devidos ou dos 30,3% reconhecidos pela Fundao ITESP e Secretaria da Justia], [Judicial], [Devemos entrar em (sic) processo judicial], [Meios Judiciais], [Processo Judicial], [Aes Judiciais]; Entrar com ao no Ministrio do Trabalho.; Alertas e paradas estratgicas.; A Luta o dilogo at o fim. Depois disso, no havendo soluo, procuro outro caminho.;

81

O problema da Greve a questo da adeso. Por isso temos que achar outras formas de presso. Mas se a adeso for [da] maioria, sou a favor da Greve.; Articulao poltica com os apoiadores da Reforma Agrria e da Agricultura Familiar.; Deputados, Prefeitos, Movimentos Sociais e Pblico Alvo.; Negociao mais prxima dos rgos responsveis.; Envolver as famlias beneficirias para nossos trabalhos (os assentados).; Fui atuante na Greve do ano passado, porm, pelo descaso das autoridades por (sic) nossa causa, no estou motivado para uma nova Greve.; Atos e outros.; Continuar as negociaes no nvel superior de Governo.; Manifestao na Assembleia Legislativa Apoio Poltico.; Greve Branca. [2]; Greve Branca: entrar no prdio e no trabalhar.; Greve Branca, paralisaes dirias (1 hora) fazendo meno ao baixo salrio e condies de trabalho.; Reivindicar com polticos da rea (sic) ou no.; Negociaes, dilogos, busca de apoio a (sic) parlamentares e sociedade.; Judicialmente, protestos, manifestaes [2] e aes polticas.; Greve (sic) Tartaruga.; De imediato, a paralisao de 1 (um) dia de protesto.; Procurar os dirigentes do Estado (sic), sensibilizar todo Deputado, Vereadores e Diretor do ITESP (sic).; Negociar um prazo para o que falta e, depois, sim, pensar numa Greve.; Participao, contatos perante populao, beneficirios e polticos.; Manifestaes coletivas diversas dos Funcionrios da Fundao ITESP.; As que vm sendo feitas, negociaes.; Conduzir negociaes de forma conjunta, todos em prol da instituio e funcionrios.; Paralisaes espordicas, visitas aos deputados estaduais, prefeitos, adeso dos movimentos sociais.; A sociedade em geral tem que saber da nossa importncia e estar do nosso lado.; Exposio (sic) do Governo na mdia, redes sociais, entidades, partidos etc.; Fazer gestes polticas em todas as esferas governamentais.; Meios polticos. Ao contnua junto aos deputados.;

82

Continuando com a luta. [Qual?]; Obs. Houve uma sugesto de que deveria haver outra alternativa nesta questo: ( X ) Outro. Qual (is)? No era funcionrio (a) nesse perodo.; Estava de Frias.; Bom se pagarem os 600,00 reais descontados, posso at pensar na Greve. [Pelo jeito trata-se de um servidor que, mesmo a AFITESP negociando reposio de 10 dias de Greve de 2010, num prazo total de 10 meses, no conseguiu, devido aos seus motivos particulares, repor os dias parados e, por isso, teve seus dias descontados.]; Hoje estamos enlouquecidos! Reforma Agrria no importante para o Governador.; Falta de unio dos Funcionrios. [No foi isso que vimos no ano passado, uma vez que nossa Greve atingiu a marca de 90% dos servidores parados]; Entendo, neste momento, que a greve seria altamente desgastante e tornaria possveis dilogos com as autoridades praticamente impossveis. [Pergunto-lhe, quando que uma Greve no desgastante? S se for para aqueles que no a fazem! Atualmente existe dilogo ou enganao? H quantos anos estamos sendo literalmente enrolados?]; No acredito na mobilizao dos funcionrios hoje.; Greve fora de perodo eleitoral como foi a do ano passado [Motivo fora de propsito, uma vez que, no presente Plebiscito, no existe nenhuma proposta de greve indicativa para nenhum perodo eleitoral]; O desgaste (sic) foi muito grande. A ausncia de um sindicato (sic) problema. 1 ou 2 semanas de Greve no resolve nada. [Quem define o prazo da Greve so os (as) servidores (as) da Fundao ITESP nas Assembleias Estaduais, isso no dado antes do movimento se iniciar.] S a Sede paga o pato. [Quando iremos atentar para o fato de que essa diviso entre Sede e Campo uma jogada da Diretoria Executiva da Fundao ITESP para nos dividir. a velha e surrada mxima romana, dividir para reinar! Acorda companheirada!]; No, o caminho esse!!! [Respondeu indevidamente, uma vez que votou pela retomada da Greve a partir de Maro de 2012 e essa era uma questo a ser respondida apenas pelos que so contrrios Greve]; Simplesmente acho que o governo no se intimida com greve, no adianta nada.; A advogada da AFITESP negociar (sic) a reposio das horas sem consultar os funcionrios foi a atitude mais pelega que eu j vi. [Primeiro, precisamos deixar bem claro, a AFITESP

83

no tem advogada. Ns j explicamos, exausto, essa atitude da Diretoria Executiva da AFITESP, em defesa principalmente daqueles (as) servidores (as) que ganham menos e no suportariam os descontos em seus vencimentos. Diante da posio intransigente da Diretoria Executiva da Fundao ITESP, em descontar integralmente os dias parados, se os mesmos no fossem repostos, no restou outra alternativa Diretoria da AFITESP, se no a de aceitar a reposio dos dias parados. A crtica destrutiva e a recusa participao coletiva so atitudes passivas e de aceitao cordial da nossa atual situao, portanto, bem mais fceis do que a participao ativa e a busca de novos caminhos alternativos para nossa luta. S erra quem faz, quem protagonista, ator. O expectador nunca erra, s assiste e, no mximo, vaia, joga pedra.]. E o que pior, faz o jogo de quem est no poder. No vejo como convencer o Governador, no posso dizer que no (sic) estou contente com as condies de trabalho e claro que se houvesse uma perspectiva de melhora seria timo e, tambm, em alguns GTCs quem no participou da Greve foi hostilizado, teve at insultos, greve vai atingir o Governador? Eu no acredito!; Fui favorvel a Greve anterior, mas percebo que o ITESP no tem peso para fazer falta, sem fora.; No momento uma greve ir prejudicar os produtores e no o Governo do Estado e nem a Fundao ITESP. A Greve, neste Governo, no significa que obteremos nossas reivindicaes. O momento da Greve precisa ser na hora certa, quando a instituio estiver precisando de trabalhos urgentes. 3) Como voc avalia a atuao da AFITESP nos ltimos 03 anos? Assinale apenas uma alternativa! (36 votos 9,37%) tima (162 votos 43,90%) Boa (117 votos 31,70%) Regular (24 votos 6,50%) Ruim (13 votos 3,52%) Pssima (13 votos 3,52%) Brancos. (04 votos 1,08%) Nulos 4) O que podemos fazer para melhorar nossa atuao e corrigir nossos erros? Deixe-nos [Ainda no foi sistematizada] 5) Voc Associado da AFITESP? aqui suas sugestes! Sero muito bem vindas!

84

SIM (267 votos 72,35%)

NO (91 votos 24,66%) Brancos (08 votos 2,16%)

Nulos (03 votos 0,81%) Total = 369 votos 100%. Se respondeu NO, deseja associar-se? SIM (10 votos 10,98%) Total = 91 votos 100% Na democracia, a maioria vence e quem no participa, acata a deciso da maioria que participou! Dos 570 servidores (as) aptos (as) a votarem, 369 o fizeram, ou seja, 64,74%. Deixaram de votar, 201 servidores (as), ou seja, 35, 26%. A Diretoria Executiva da AFITESP se props encaminhar, na Assembleia Estadual do dia 10 de novembro de 2011, s 10h, que ocorreria em frente Secretaria de Estado da Justia e Defesa da Cidadania, a vontade da maioria, expressa pelo Plebiscito. Caberia, a todos e a todas, a sua aprovao ou no, uma vez que o Plebiscito, por no ter previso estatutria, no deliberativo, apenas indicativo e a Assembleia Geral Estadual que tem tal poder. Portanto, a AFITESP conclamava todos (as) trabalhadores da F. ITESP a participar, defender suas posies, a votar coerente com as suas posies expressas no Plebiscito e fazer exatamente o que se decidiu em Assembleia. Fazia um apelo, ainda, no sentido de que no se votasse, para que o outro fizesse, o que era de sua exclusiva responsabilidade fazer. Antes do incio da Greve, propriamente dita, a AFITESP propunha uma participao massiva na Audincia Pblica dos (as) trabalhadores (as) da Fundao ITESP, no mesmo dia 10 de novembro de 2011, s 15h, na Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo, por entender que esta era uma proposta mais consensual do que a Greve. Cabe ressaltar que o objetivo dos (as) trabalhadores (as) da F. ITESP no era a GREVE EM SI, mas sim, a conquista da to aguardada reposio salarial que, h uma dcada, se batalhava sem sucesso. Por isso, convocava todos luta e agradecia pela participao ativa no Plebiscito! NO (78 votos 85,71%) Brancos (03 votos 3,29%)

85

5. ANLISE DOS RESULTADOS

86

6. CONCLUSO

87

. Cronograma

88

APNDICE A Questionrio aplicado aos trabalhadores ativos da Fundao ITESP.

APRESENTAO Este questionrio tem como objetivo o recolhimento de informaes de uma amostra estratificada de trabalhadores da Fundao ITESP para uma pesquisa com a estrita finalidade de elaborao de Dissertao de Mestrado do Programa de Ps-Graduao PPG em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade DTecS vinculado ao Instituto de Engenharia de Produo e Gesto IEPG da Universidade Federal de Itajub UNIFEI. A identidade das pessoas que responderem a este questionrio ser mantida em absoluto sigilo. Portanto, sinta-se muito vontade para faz-lo! Qualquer dvida no momento de responder a esta pesquisa pode me contatar no cel. TIM (12) 8150-6799, durante a semana e aos sbados e domingos, no tel. fixo residencial (12) 3013-5374, ou ainda, por meio do e-mail oivatoavlis@gmail.com ou verotaviofalcao@hotmail.com QUADRO SCIO-ECONMICO-POLTICO-CULTURAL E RELIGIOSO DOS (AS) TRABALHADORES (AS) DA FUNDAO INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE SO PAULO JOS GOMES DA SILVA [F-ITESP]. n ______ 1. Sexo: 2. Idade: (a) Masculino (b) Feminino (a) 20 a 30 (b) 31 a 40 (c) 41 a 50 (d) 51 a 60 (e) 61 a 70 3. Renda familiar - Valor do SMRN (Salrios Mnimo de Referncia Nacional) = R$ 678,00: (a) 1 a 3 SMRN (b) 4 a 6 SMRN (c) 7 a 9 SMRN (d) 10 a 12 SMRN (e) acima de 12 SMRN 4. Escolaridade: (a) Ensino Fundamental Incompleto (b) Ensino Fundamental Completo (c) Ensino Mdio Incompleto (d) Ensino Mdio Completo (e) Ensino Tcnico-Profissionalizante de Nvel Mdio (f) Tecnlogo (g) Ensino Superior Incompleto (h) Ensino Superior Completo (i) Especializao (j) Mestrado (k) Doutorado 5. Renda pessoal oriunda da F-ITESP Valor do SMRN (Salrios Mnimo de Referncia Nacional) = R$ 678,00: (a) 1 a 2 SMRN (b) 3 a 4 SMRN (c) 5 a 6 SMRN (d) 7 a 8 SMRN (e) 9 a 10 SMRN 6. Qual a sua Formao Profissional e qual a profisso que exerce atualmente? ______________________________________________________________________ (a) Mesma (b) Mudou 7. Possui atividades de complementao de sua 8. Se SIM, informe o valor e/ou percentual sobre a sua renda pessoal? renda pessoal: (a) Sim (b) No _________________________________________ 9. Voc tem ou faz uso? (a) Emprstimo consignado em folha de pagamento (b) Emprstimo com financeiras privadas (c) Carto de Crdito (d) Cheque Especial (e) Agiota (f) Outro___________________________ 10. Se SIM, informe o valor das parcelas e/ou percentual 11. Possui Moradia: no comprometimento de renda pessoal bruta: ___________________________________________ (a) Prpria (b) Alugada (c) Cedida (d) Financiada (e) Outros: ______________________________ 12. Possui automvel prprio? (a) Sim (b) No 13. Percentuais de despesa em relao a sua renda pessoal total (100%): (a) Alimentao ____ (b) Transporte ____ (c) Educao ____ (d) Gs ____ (e) Vesturio____ (f) Lazer ____ (g) Celular ____ (h) Veculo ____ (i) gua ____ (j) Esporte ____ (k) Luz ____ (l) Internet ____ (m) TV por assinatura ____ (n) Cultura ____ (o) Telefone ____ 14. Estado Civil: 15. Orientao sexual: 16. Dependentes: (a) Casado (b) Solteiro (c) Unio (a) Heterossexual (b) Homossexual I. Nmero: ____ Estvel (d) Divorciado (e) Vivo (c) Bissexual II. Moram junto: (a) Pais (b) Filhos (f) Outro: ___________________ (d) Outro: ___________________ (c) Irmos (d) Sobrinhos (e) nenhum 17. Naturalidade: 18. Nacionalidade: 19. Cidade onde mora: _______________________________ ___________________________ __________________________ 20. Qual o meio de transporte que utiliza para ir at seu local de 21. Quanto tempo leva no trajeto trabalho? trabalho /casa? (a) Particular, individual (b) Particular, coletivo (c) Pblico, coletivo (a) Menos de 30min (b) de 30 a 45min (d) Carona Solidria (e) Outro: ____________________. (c) de 45min 1h (d) Mais de 1h 22. I. Voc utiliza Vale Transporte? 23. Opo poltico-partidria:

89

II. Se NO, por qu? I. (a) Sim (b) No (a) PT (b) PSDB (c) PMDB (d) PSB (e) PDT (f) PC do B (g) PSOL II. ___________________________ (h) PSTU (i) DEM (j) PTB (k) PSC (l) Outro: _________ (m) Nenhum. 24. Religio: (a) Catlica (b) Protestante (c) Islmica (d) Budista (e) Esprita (f) Atesta (g) Agnstica (h) Desta (i) Hindusta (j) Candombl (k) Macumba (l) Umbanda (m) Quimbanda (n) Sem Religio (o) Ateu (p) Sincrtico (q) Igreja Messinica Mundial (r) Judaica (s) Testemunhas de Jeov (t) IURD (u) Outra: _______________________ 25. Como voc se informa sobre os acontecimentos 26. Como voc se informa sobre os acontecimentos locais? Enumere de 01 a 06, quais veculos de regionais, nacionais e internacionais? Enumere de comunicao voc utiliza, em ordem de importncia: 01 a 06, quais veculos de comunicao voc utiliza, em ordem de importncia: (a) Rdio (a) Rdio (b) Televiso (b) Televiso (c) Jornal impresso (c) Jornal impresso (d) Revista (d) Revista (e) Internet (e) Internet (f) Outros (f) Outros

IDENTIFICAO E SITUAO FUNCIONAL DO TRABALHADOR DA F-ITESP 27. Nmero de sua Matrcula: 28. Voc trabalhou em alguma instituio que antecedeu a F-ITESP? __________________________ (a) Sim (b) No 29. Se SIM, assinale uma ou mais: (a) IAF (b) SEAF (c) SAF/DAF/DRF (d) ITESP (e) Outra: ______________ 30. I. Voc trabalhou em algum outro rgo pblico antes do seu ingresso na F-ITESP? II. Qual? III. Quanto tempo? I. (a) Sim (b) No II. __________________________________ III. ____________________________ 31. I. Voc trabalhou na iniciativa privada antes do seu ingresso na F-ITESP? II. Qual? III. Quanto tempo? I. (a) Sim (b) No II. __________________________________ III. ____________________________ 32. Em qual GTC ou GT (Sede) seu cargo est lotado? 33. H quantos anos voc trabalha na F-ITESP? _________________________________________ (a) 6 (b) 7 (c) 8 (d) 9 (e) 10 (f) 11 (g) 12 34. I. Voc j aposentado? II. Se SIM, h quanto tempo? 35. Qual o Cargo que voc ocupa? I. (a) Sim (b) No (a) Auxiliar (b) Tcnico (c) Analista (d) Prtico II. _________ anos. (e) Motorista (f) Advogado 36. Se voc Analista: 37. Se voc Tcnico: 38. Se voc Auxiliar: (a) Desenvolvimento Agrrio (a) Desenvolvimento Agrrio (a) Desenvolvimento (b) Desenvolvimento Fundirio (b) Desenvolvimento Fundirio (b) Gesto organizacional (c) Gesto organizacional (c) Gesto organizacional (d) Informtica (d) Informtica 39. Se voc Auxiliar ou Motorista, qual sua posio frente extino deste cargo do quadro geral de pessoal da F. ITESP? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 40. Se voc Advogado, qual sua posio em relao ao fato da F. ITESP no pagar pelo piso salarial da categoria, definido pela OAB, nem pelo regime de dedicao plena e exclusiva exigida no contrato de trabalho? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 41. Qual o seu Nvel? 42. Qual sua Letra? (a) I (b) II (c) III (d) IV (e) V (f) Outro: (a) A (b) B (c) C (d) D (e) E ___________

90

43. I. J ocupou e/ou ainda ocupa Cargo de Confiana ou Funo Gratificada na F-ITESP? II. Qual perodo? I. (a) Sim (b) No II. _________________________________________________________________ 44. Se SIM, qual cargo? (a) Responsvel Tcnico RT (b) Supervisor (c) Gerente (d) Assistente Tcnico de Diretoria Adjunta (e) Assessor Chefe (f) Assessor de Direo (g) Assessor Tcnico (h) Ouvidor (i) Diretor Adjunto (j) Diretor Executivo (k) Coordenador Regional (l) Chefe de Gabinete 45. I. Tem participado de cursos de formao continuada e ou aperfeioamento, em servio, nos ltimos dois anos? II. A iniciativa de faz-lo foi? III. Quem o ofereceu? IV. Quem o financiou? I. (a) Sim (b) II. (a) Sua, Prpria III. (a) Fundao ITESP IV. (a) Voc (b) Fundao No (b) Fundao ITESP (b) Instituio Externa ITESP (c) Outro:_________ 45. V. Se NO tem participado, qual o motivo? (a) Falta de interesse (b) Falta de oportunidade (c) No foi autorizado (d) Inviabilidade devido sobrecarga de trabalho (e) No entende que tais cursos so importantes para o seu trabalho (f) Inadequao dos cursos oferecidos prtica do seu trabalho (g) Outros: ____________________________________________________ 46. I. Voc tem recebido dirias neste ano? II. Se SIM, com qual periodicidade? III. Se SIM, ela corresponde a que percentual do seu salrio? I. (a) Sim (b) No II. __________________________ III. (a) 10% (b) 20% (c) 30% (d) 40% (e) 50% 47. I. Voc est contente com a atual poltica de distribuio das dirias na F-ITESP? II. Por qu? I. (a) Sim (b) No II. _____________________________________________________________________ INDICADORES DE EVENTUAIS PROCESSOS DE PRECARIZAO DO TRABALHO NA F-ITESP. 48. Voc sente que bem capacitado (a) para realizar as tarefas que lhe so designadas? (a) Sim (b) No 49. I. Voc entende que o salrio que recebe compatvel com a responsabilidade do seu trabalho? II. Se NO, qual ser o percentual de aumento necessrio a ser aplicado para que ele se torne justo? I. (a) Sim (b) No II. ___________________________________________________________________ 50. Em 2011, a F-ITESP fez a reposio de 20%, em mdia, das perdas salariais acumuladas. Para voc, isto foi: (a) Mais do que suficiente (b) Suficiente (c) Amenizou bastante (d) Amenizou um pouco (e) Insuficiente (f) Deve-se buscar o saldo restante (g) No foi sentida devido ao fato da maioria dos trabalhadores da F-ITESP estar dependurada nos emprstimos e / ou taxas de juros bancrios do cheque especial, carto de crdito. 51. I. Voc j recebe o Adicional de Insalubridade? II. Se NO, voc reivindica o pagamento de adicional de insalubridade na realizao do seu trabalho? I. (a) Sim (b) No II. (a) Sim (b) No 51. III. Se SIM, qual a caracterstica peculiar do seu trabalho que justifica o pagamento do referido adicional? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 52. Como voc avalia as suas condies de trabalho? I Ergonomia (a) tima (b) Boa (c) Regular (d) Ruim (e) Pssima II Mobilirio (a) tima (b) Boa (c) Regular (d) Ruim (e) Pssima III Veculos (a) tima (b) Boa (c) Regular (d) Ruim (e) Pssima IV Alojamentos (a) tima (b) Boa (c) Regular (d) Ruim (e) Pssima V Ferramentas de (a) tima (b) Boa (c) Regular (d) Ruim (e) Pssima Informtica 53. Voc entende que a F-ITESP formula um plano 54. Se SIM, voc tem conhecimento se a F-ITESP geral de trabalho? implanta o referido plano geral de trabalho proposto? (a) Sim (b) No (a) Sim (b) No 55. Voc entende que a F-ITESP aproveita bem suas capacidades e habilidades individuais? (a) Sim (b) No. Por qu? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

91

__________________________________________________________________________________________ 56. Voc sente que a F-ITESP lhe d autonomia para a realizao do seu trabalho? (a) Sim (b) No. Por qu? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 57. Como voc se sente com o fato de nunca ter sido implantado o PCCS da F-ITESP? Ex: relacionado construo de sua carreira, ao seu crescimento pessoal bem como sua perspectiva de avano salarial. __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 58. Como voc se sente em relao tentativa de anulao do Concurso de 2000, pelo Ministrio Pblico Estadual MPE -, atravs do qual voc ingressou na F-ITESP? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 59. Na sua avaliao existem 60. Se SIM, qual (is) tipo de preconceito? preconceitos no interior da F-ITESP? (a) Sim (b) No (a) Racial (b) Social (c) Poltico (d) Cultural (e) Religioso (f) Sexual 61. Em sua viso existe igualdade de tratamento entre os trabalhadores da F-ITESP no que se refere s solicitaes de transferncias de GTCs e ou GTs bem como em relao aos afastamentos para tratar de assuntos particulares destes mesmos trabalhadores? (a) Sim (b) No. Justifique: __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 62. Como voc classifica a relao entre os chefes 63. Como voc classifica a relao entre os prprios e os subordinados na Fundao ITESP? trabalhadores na Fundao ITESP? (a) Autoritria (b) Democrtica (c) Simpatia (a) Companheirismo (b) Solidariedade (c) Competio (d) Empatia (e) Antipatia (e) Liberal, deixar fazer. (d) Revanche (e) Individualismo (e) Apatia/indiferena 64. Na F-ITESP existe uma ferramenta de trabalho de comunicao instantnea entre todos os trabalhadores do Estado. Para voc existe liberdade de expresso atravs deste Comunicador? (a) Sim (b) No. Justifique: __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 65. Em vrios rgos do Estado de So Paulo a Licena Maternidade passou a ser de 180 dias, na F-ITESP ainda permanecem os 120 dias, voc favorvel a esta ampliao? (a) Sim (b) No 66. Qual tipo de benefcio voc recebe? 67. Voc est contente com o atual valor deste benefcio? (a) Vale alimentao (b) Tquete refeio (a) Sim (b) No 68. Voc favorvel que a F-ITESP aplique sobre o valor deste bem como de todos os outros benefcios [seguro de vida em grupo e auxlio creche] os 20% da correo das perdas salariais realizada pela F-ITESP em 2011?

92

(a) Sim (b) No 69. I. Voc pratica alguma atividade de lazer? II. Se SIM, qual? II. (a) Leitura (b) Cinema (c) Pescaria (d) Parque (e) TV (f) Internet (c) Pescaria (d) Parque (e) TV (f) Internet (g) Rdio (h) Msica (i) Viagem (j) Outro: _____________ 70. I. Voc pratica alguma atividade esportiva? II. Se SIM, qual? I. (a) Sim (b) II. (a) Corrida (b) Caminhada (c) Futebol (d) Vlei (e) Basquete (f) Natao (c) Xadrez No (d) Artes Marciais (e) Academia (f) Futsal (g) Outro: _________________ 71. Qual o tipo do seu Plano de Sade? (a) Bsico (b) Especial 72. I. Voc vai regularmente ao mdico e faz exames de rotina? II. Se SIM, qual (is) exames? I. (a) Sim (b) No II. ____________________________________________________________________ 73. I. Voc portador de alguma doena crnica? II. Qual? III. Se SIM, j era antes de comear a trabalhar na F-ITESP? IV. Em sua opinio, essa (s) doena (s) (so) resultante (s) do ambiente de trabalho da F-ITESP? I. (a) Sim (b) II. __________________________ III. (a) Sim (b) No IV. (a) Sim (b) No No 74. I. Voc j tirou licena de at 15 dias por questes de sade? II. E por mais de 15 dias junto ao INSS? III. Se SIM, qual o motivo? I. (a) Sim (b) No II. (a) Sim (b) No III. __________________________________________________ 75. I. Voc utiliza ou utilizou algum tipo de medicamento de uso contnuo? II. Se SIM, voc tem algum auxlio para a compra deste medicamento? III. Qual? I. (a) Sim (b) No II. (a) Sim (b) No III. __________________________________________________ 76. I. Voc fuma? II. Se SIM, qual a quantidade diria? III H quanto tempo? I. (a) Sim (b) No II._____________________________ III.___________________________________ 77. I. Voc consome bebida alcolica? II. Se SIM, qual a quantidade diria? III H quanto tempo? I. (a) Sim (b) No II._____________________________ III.___________________________________ 78. I. Voc fez ou faz uso de qualquer outro tipo de drogas ilcitas? II. Qual? III. Se SIM, qual a quantidade diria? IV H quanto tempo? I. (a) Sim II. (a) Maconha (b) Cocana (c) Herona III. _______________ IV. ________________ (b) No (d) Crack (e) Outra: _______________ 79. I. Voc acha que se alimenta bem? II. Voc se alimenta preferente e frequentemente de: I. (a) Sim (b) No II. (a) Fruta (b) Verdura (c) Massa (d) Carne (e) Leite (f) Cereais (h) Doces (i) Fastfood (j) Salgados (g) Outros: ___________________________________________________ 80. I. Voc se previne contra Doenas Sexualmente Transmissveis (DST e AIDS)? II. Como? I. (a) Sim (b) No II. (a) Uso cotidiano da Camisa de Vnus (b) Reduo do nmero de parceiros sexuais (c) Fidelidade conjugal (d) Prtica da castidade e da abstinncia sexual 81. I. Voc realiza o controle da natalidade? II. Como? I. (a) Sim (b) No II. (a) Camisinha (b) Dispositivo Intra Uterino DIU (c) Plula Anticoncepcional (d) Mtodo Billings (e) Plula do dia seguinte (f) Outro: ____________________ 82. I. Com frequncia voc frequenta o dentista? II. Voc possui algum convnio odontolgico? III. Se SIM, qual? IV. Se NO, como voc avalia sua sade bucal? I. (a) Semestral (b) Anual II. (a) Sim (b) No III. _______________ IV. (a) tima (b) Boa (c) Regular (c) Bienal ___________________ (d) Ruim (e) Pssima 83. Voc associado da AFITESP? (a) Sim (b) No 84. Para voc qual o papel da AFITESP em relao: I Emprego (a) Essencial (b) Irrelevante (c) Ajuda (d) Atrapalha (e) Nenhum II Salrio (a) Essencial (b) Irrelevante (c) Ajuda (d) Atrapalha (e) Nenhum III Benefcios (a) Essencial (b) Irrelevante (c) Ajuda (d) Atrapalha (e) Nenhum IV Condies de (a) Essencial (b) Irrelevante (c) Ajuda (d) Atrapalha (e) Nenhum Trabalho 85. Como voc avalia a sua trajetria de trabalho dentro da F. ITESP? __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

93

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALVES, Giovanni A. P. A condio de proletariedade. Bauru: Prxis, 2009. ______. A vigncia do capital. Crise capitalista e problemas terico-metodolgicos do pensamento social centrado na categoria do trabalho. Temticas, Campinas, SP, ano 1, n. 1 e 2, p. 37-94, 2 semestre 1993. ______; MARTINEZ, Vincio. Dialtica do ciberespao trabalho, tecnologia e poltica no capitalismo global. Bauru: Prxis, 2003. ______. Dimenses da globalizao o capital e suas contradies. Bauru: Prxis, 2001. ______. Dimenses da Precarizao do Trabalho Ensaios de sociologia do trabalho. Bauru: Projeto Editorial Prxis, 2013. ______. Dimenses da reestruturao produtiva ensaios de sociologia do trabalho. Bauru: Prxis, 2007. ______. Limites do sindicalismo Marx, Engels e a crtica da economia poltica. Bauru: Giovanni Alves, 2003. ______. Nova ofensiva do capital, crise do sindicalismo e as perspectivas do trabalho o Brasil nos anos noventa. In: TEIXEIRA, Francisco J. S; OLIVEIRA, Manfredo Arajo de (Orgs.). Neoliberalismo e reestruturao produtiva as novas determinaes do mundo do trabalho. So Paulo: Cortez; Fortaleza: Universidade Estadual do Cear, 1996. ______. O novo (e precrio) mundo do trabalho reestruturao produtiva e crise do sindicalismo. So Paulo: Boitempo, 2000. ______; PALMELA, Thayse. Trabalhadores pblicos e sindicalismo no Brasil: o caso dos trabalhadores pblicos do judicirio brasileiro. Pegada, Bauru, SP, vol. 12, n. 01, p. 42-53, jun. 2011. ______. Trabalho e mundializao do capital - a nova degradao do trabalho na era da globalizao. Bauru: Prxis, 2004. ______. Trabalho e subjetividade: o esprito do toyotismo na era do capitalismo manipulatrio. So Paulo: Boitempo, 2011. AMORIM, Henrique. Trabalho imaterial: Marx e o debate contemporneo. So Paulo: Annablume / FAPESP, 2009. ANTUNES, Ricardo L. C. Adeus ao Trabalho? Ensaios sobre a Metamorfose e a Centralidade do Mundo do Trabalho. So Paulo: Cortez / Unicamp, 1995. ______. A Terceira Via de Tory Blais: a Outra Face do Neoliberalismo Ingls. Outubro Revista do Instituto de Estudos Socialistas, So Paulo, SP, n. 3, p. 31-52, maio 1999. ______. As configuraes do trabalho na sociedade capitalista. Katlysis, Florianpolis, SC, vol.12, n. 2, p. 131-132, dez 2009.

94

______. As formas de padecimento no trabalho. Sade e Sociedade, So Paulo, SP, vol.17, n. 4, p. 7-8, dez 2008. ______ e ALVES, Giovanni. As mutaes no mundo do trabalho na era da mundializao do capital. Educao e Sociedade, Campinas, SP, vol. 25, n. 87, p. 335-351, ago. 2004. ______.Classe operria, sindicatos e partido no Brasil: um estudo sobre a conscincia de classe da Revoluo de 30 at a Aliana Libertadora Nacional. 2. ed. So Paulo: Cortez e Ensaio, 1988. ______. Dimenses da precarizao estrutural do trabalho. In: DRUCK, Graa; FRANCO, Tnia. (Orgs.) A perda da razo social do trabalho: terceirizao e precarizao. So Paulo: Boitempo, 2007 a. ______ (Org.). Neoliberalismo, trabalho e sindicatos reestruturao produtiva no Brasil e na Inglaterra. So Paulo: Boitempo, 1997. ______. O Caracol e sua Concha: Ensaios sobre a Nova Morfologia do Trabalho. So Paulo: Boitempo, 2005. ______. O Continente do Labor. So Paulo: Boitempo, 2011. ______. O Novo Sindicalismo no Brasil. 2. ed. revis. / ampl. Campinas: Pontes, 1995. ______. Os exerccios da subjetividade: as reificaes inocentes e as reificaes estranhadas. Cad. CRH, Salvador, BA, vol. 24, n. spe. 01, p.119-129, set. / dez. 2011. ______. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmao e a negao do trabalho. So Paulo: Boitempo, 2000. ______. Pistas da sociologia para um sculo atormentado. Rev. Bras. Cien. Soc., So Paulo, SP, vol. 22, n. 63, p.155-158, fev. 2007b. ______. Riqueza e misria do trabalho no Brasil. So Paulo: Boitempo, 2006. ______. Sculo XXI: Nova era da precarizao estrutural do trabalho? In: Seminrio Nacional de Sade Mental e Trabalho. p. 1-14, So Paulo, 28 e 29 de novembro de 2008. ______. Trabalho e precarizao numa ordem neoliberal. So Paulo: Boitempo, 2000. ARBIX, Glauco. Democratizar (sem precarizar) as relaes de trabalho. Revista de Sociologia e Poltica, UFPR, Curitiba, PR, ano 10, n. 11, p. 127-138, 1998. BATISTA, Roberto; ARAJO, Renan (Orgs.). Desafios do trabalho capital e luta de classes no sculo XXI. Bauru: Prxis, 2003. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prtico. 9. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. A cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. 3. ed. So Paulo: tica, 2002. BERGER, Peter L.; ZIJDERVELD, Anton C. Em favor da dvida: como ter convices sem se tornar fantico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

95

BIHR, Alain. Da "Grande Noite Alternativa". So Paulo: Boitempo, 1998. BLASS, Leila Maria da Silva. Ato de trabalhar: imagens e representaes. So Paulo: Annablume, BRAGA NETO, R. G. Luta de Classes, Reestruturao Produtiva e Hegemonia. In: KATZ, C. et alii. Novas tecnologias: crtica da atual reestruturao produtiva. So Paulo: Xam, 1995. BRAGA, Ruy. A poltica do precariado: do populismo hegemonia lulista. So Paulo: Boitempo; USP, Programa de Ps-Graduao em Sociologia, 2012. ______. A restaurao do capital um estudo sobre a crise contempornea. So Paulo: Xam, 1996. ______. Nostalgia do fordismo modernizao e crise na teoria da sociedade salarial. So Paulo: Xam, 2003. BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. A degradao do trabalho no sculo XX. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. CASTEL, Robert. Metamorfoses do trabalho. In: Fiore, Loureno e Noronha. Globalizao: o fato e o mito. Rio de Janeiro: UERJ, 1998. ______. As metamorfoses da questo social: uma crnica do salrio. 9. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2010. CHESNAIS, Franois. A mundializao do capital. So Paulo: Xam, 1996. ______. A mundializao financeira: gnese, custos e riscos. So Paulo: Xam, 1998. ______. Capitalismo de fim de sculo. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Globalizao e socialismo. So Paulo: Xam, 1997. COCCO, Giuseppe. Trabalho e Cidadania: produo e direitos na crise do capitalismo global. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2012. ______.Mundobraz: o devir-mundo do Brasil e o devir-Brasil do mundo. Rio de Janeiro: Record, 2009. DAGNINO, Evelina (Org.). Anos 90: poltica e sociedade no brasil. So Paulo: Brasiliense, 2000. DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho estudo de psicopatologia do trabalho. So Paulo: Cortez, 2003. DEMO, Pedro. Metodologia cientfica em Cincias Sociais. 3. ed. rev. e ampl. So Paulo: Atlas, 1995. DIAS, Edmundo F. A liberdade (im) possvel na ordem do capital : reestruturao produtiva e passivizao. Campinas: Grfica do IFCH/UNICAMP, 1997. DREIFUSS, R. A. A poca das perplexidades mundializao, globalizao e planetarizao: novos desafios. Petrpolis: Vozes, 1996.

96

DRUCK, Graa e FRANCO, Tnia. (Orgs.) A perda da razo social do trabalho: terceirizao e precarizao. So Paulo: Boitempo, 2007. ______ (Coord.). A Precarizao Social do Trabalho no Brasil: uma proposta de construo de Indicadores. In: Projeto Trabalho, Flexibilizao e Precarizao: (re) construindo conceitos luz de estudos empricos . Centro de Recursos Humanos CRH da Universidade Federal da Bahia UFBA Salvador. Disponvel em: http://www.flexibilizacao.ufba.br/projetos_atuais.asp Acesso em 30 de abr. de 2012. FORRESTER, Viviane. O Horror Econmico. So Paulo: Ed. da Unesp, 1997. GARCIA, Alexandre Navarro. Democracia semidireta: referendo, plebiscito, iniciativa popular e legislao participativa. Braslia: Universidade do Legislativo Brasileiro, 2004. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2002. GINZBURG, Carlo. Sinais: razes de um paradigma indicirio. In: Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e Histria. 2 reimpresso. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. GOMES, Maria Judith Magalhes. Estudo Sobre a Conscincia Poltica dos Tcnicos da Extenso Rural em Assentamentos do Estado de So Paulo. Dissertao de Mestrado em Psicologia Social, Programa de Estudos Ps-graduados em Psicologia Social, So Paulo: PUCSP, 2003. GONZLEZ REY, Fernando. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construo da informao. So Paulo, Thomson, 2005. GORZ, Andr. Adeus ao proletariado para alm do socialismo. Rio de Janeiro: Forense, 1982. ______.Crtica da Diviso do Trabalho. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1996. ______. Metamorfoses do trabalho Crtica da razo econmica. So Paulo: Annablume, 2003. GORZONI, Priscila. Admirvel Trabalho Novo? Os impactos econmicos e sociais das mudanas no mundo do trabalho e a posio de especialistas e profissionais diante dessas transformaes. Sociologia Cincia & Vida, So Paulo, SP, n. 27, p. 26-35, s / data. GUATTARI, Felix. Revoluo Molecular: pulsaes polticas do desejo. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1987. HARVEY, David. A Condio Ps-Moderna. So Paulo: Loyola, 1992. ______.O enigma do capital e as crises do capitalismo. So Paulo: Boitempo, 2011. HIDAKA, Renato Kendy. Sindicalismo docente e reforma neoliberal no Estado de So Paulo. Trabalho apresentado ao III Seminrio da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educao, Rio de Janeiro, 18 a 20 de abr. de 2011.

97

Instituto de Tecnologia Social. Reflexes sobre a construo do conceito de tecnologia social. In: FUNDAO BANCO DO BRASIL (Comp.). Tecnologia Social: uma estratgia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundao Banco do Brasil, 2004. KURZ, Robert. O Colapso da Modernizao da derrocada do socialismo de caserna crise da economia mundial. So Paulo: Paz e Terra, 1993. LEON, Vicki. Meu chefe um senhor de escravos. Rio de Janeiro: Globo, 2007. LINHART, Danile. A desmedida do capital. So Paulo: Boitempo, 2007. LOJKINE, Jean. A classe operria em mutaes. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1990. ______. A diviso classista em questo. In: A revoluo informacional. So Paulo: Cortez, 1995. LOPES, Jos Srgio Leite. Notas sobre a precarizao do trabalho no Brasil. RRET Revista Rede de Estudos do Trabalho, Marlia, SP, ano 5, n. 08, p. 01-14, 2011. LUKCS, Georg. As bases ontolgicas do pensamento e da atividade do homem. Revista Temas de Cincias Humanas, So Paulo, SP, n. 4, p. 1-18, 1978. MAAR, Wolfgang Leo. Fim da Sociedade do Trabalho ou Emancipao Crtica do Trabalho Social?. In: Vrios autores. Liberalismo e Socialismo: Velhos e Novos Paradigmas. So Paulo: Ed. da Unesp, 1995. MACHADO, Jorge (Org.). Trabalho, economia e tecnologia novas perspectivas para a sociedade global. Bauru: Prxis / Tendenz, 2003. MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educao e Pesquisa, So Paulo, SP, v. 30, n. 2, p. 289-300, maio / ago. 2004. MARX, K. O Capital Crtica da Economia Poltica. So Paulo: Abril, 1985, v. 1. _________. O 18 Brumrio de Luis Bonaparte e Cartas a Kugelman . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. _________ e ENGELS, F. O Manifesto Comunista. So Paulo: Boitempo, 1998. MENEZES, Lucianne SantAnna de. A precarizao do trabalho sob uma perspectiva psicanaltica: desamparo, servido e montagem perversa. RRET Revista Rede de Estudos do Trabalho, Marlia, SP, ano 4, n. 7, p. 158-183, 2010. MSZROS, Istvn. Conscincia de classe necessria e conscincia de classe contingente. In: Filosofia, ideologia e cincia social Ensaios de Negao e Afirmao. So Paulo: Ensaio, 1993. ______. Para Alm do Capital. So Paulo: Boitempo, 2002. ______. Produo destrutiva e Estado capitalista. So Paulo: Ensaio, 1989. NOGUEIRA, Cludia Mazzei. A feminizao no mundo do trabalho entre a emancipao e a precarizao. So Paulo: Autores Associados, 2004.

98

OFFE, Claus. Capitalismo desorganizado. Transformaes contemporneas do trabalho e da poltica. So Paulo: Brasiliense, 1989. OLIVEIRA, Rgis Fernandes de; FERREIRA, Jos Rodrigues. Processo Legislativo: uma contribuio ao debate. Braslia: Cmara dos Deputados Coordenao de Publicaes, 1996. RODRIGUES, Ivete; BARBIERI, Jos Carlos. A emergncia da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratgia de desenvolvimento sustentvel. RAP Revista de Administrao Pblica. Rio de Janeiro, RJ, n. 42(6), p.1069-94, nov./dez. 2008. RODRIGUES, Mrcia B. F. Razo e sensibilidade: reflexes em torno do paradigma indicirio. Dimenses Revista de Histria da UFES. Vitria, ES, n. 17, p. 213-221, 2005. SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.). Ps-Neoliberalismo: as polticas sociais e o Estado democrtico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. SANTOS, Ariovaldo. Trabalho e globalizao a crise do sindicalismo propositivo. Bauru: Prxis, 2001. SANTOS, Boaventura de Souza. Introduo a uma cincia ps-moderna. So Paulo: Graal, 1989. ______. Para uma sociologia das ausncias e uma sociologia das emergncias. Revista Crtica de Cincias Sociais, Coimbra, PT, n. 63, p. 237-280, out. de 2002 a. ______. (Org.). Produzir para viver: os caminhos da produo no capitalista. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002 b. ______. Uma sociologia das ausncias e uma sociologia das emergncias. In: A gramtica do tempo: para uma nova cultura poltica. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2010. SANTOS, Jair Ferreira dos. O que Ps-Moderno. So Paulo: Brasiliense, 2004. SENNET, Richard. A corroso do carter consequncias pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio So Paulo: Record, 1999. SENNET, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a poltica da cooperao. Rio de Janeiro: Record, 2012. SILVA, Andr Luis Santos. Fantstica Fbrica de Automveis: um passeio sobre o precarizado cho de fbrica da Ford da Bahia. RRET Revista da Rede de Estudos do Trabalho, Marlia, So Paulo, SP, ano 1, n. 2, p. 01-26, 2008. SILVA, Cassandra Ribeiro de O. e. Metodologia e Organizao do Projeto de Pesquisa. (GUIA PRTICO). Centro Federal de Educao Tecnolgica do Cear, 2004. Disponvel em: <http://www.ufop.br/demet/metodologia.pdf> Acesso em: 26 de jan. de 2012. SOUZA, Joo Amrico de. Um Novo Brasil: o despertar do gigante adormecido em bero esplndido. So Paulo, M. BOOKS do Brasil, 2006. Disponvel em: http://www.umnovobrasil.com.br Acesso em 25 de maio de 2012. SUROWIECKI, James. A sabedoria das multides. Rio de Janeiro: Record, 2006.

99

TEIXEIRA, F. J. S; OLIVEIRA, Manfredo Arajo de (Orgs.). Neoliberalismo e reestruturao produtiva as novas determinaes do mundo do trabalho. So Paulo: Cortez; Fortaleza: Universidade Estadual do Cear, 1996. THEBAUD-MONY, Annie; DRUCK, Graa. Terceirizao: a eroso dos direitos dos trabalhadores na Frana e no Brasil. In: DRUCK, Graa e FRANCO, Tnia. (Orgs.). A perda da razo social e do trabalho: terceirizao e precarizao. So Paulo: Boitempo, 2007. VASAPOLLO, Luciano. O trabalho atpico e a precariedade . So Paulo: Expresso Popular, 2005. ______. Novos desequilbrios capitalistas paradoxos do capital e competio global. Bauru: Prxis, 2004.

100

ANEXO A: Carta da AFITESP enviada para o Presidente da ALESP. Exmo. Sr. Deputado Estadual Barros Munhoz Presidente da Assemblia Legislativa do Estado de So Paulo Caro Presidente Os funcionrios da Fundao ITESP, depois de fracassadas tentativas de negociao para reposio de perdas salariais, decidiram entrar em GREVE a partir do dia 02 de agosto de 2010. A greve se alastrou com enorme adeso por todo o Estado, tal o grau de descontentamento dos funcionrios, que j no conseguem ter incentivo para a assistncia s comunidades assentadas e quilombolas, para a regularizao fundiria e para as aes de apoio Reforma Agrria. A defasagem salarial desde 2001, ano de criao da Fundao ITESP, atingiu 43%! Cerca de 440 servidores j deixaram a instituio em busca de melhores condies de trabalho, e apesar das novas contrataes ainda grande o nmero de vagas no preenchidas (107 cargos vagos). Em 2006, conseguimos negociar um plano de reposio de perdas com o governo Alckmin/Cludio Lembo, mas que foi solenemente ignorado nos anos seguintes pelo governo Serra. A Fundao ITESP chegou a devolver dos seus oramentos anuais, cerca de R$ 6 milhes que estavam destinados s despesas de pessoal. Sabemos que o governo atual no teria nenhuma dificuldade para atender ao nosso pleito, pois o volume de recursos do oramento estadual destinado ao pagamento de pessoal est longe de atingir o limite prudencial, alm dos freqentes registros de excesso de arrecadao. Cabe lembrar que vrias categorias tm sido beneficiadas com a reposio de perdas de anos anteriores, como o caso, por exemplo, do corpo tcnico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Considerando-se a remunerao bsica dos funcionrios com nvel superior da Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral CATI, hoje fixada em R$ 4.128,09, constata-se uma enorme diferena de 67% em relao ao salrio base dos analistas da Fundao ITESP, hoje estipulado em R$ 2.472,00. Ontem fomos recebidos pelo Secretrio da Justia e da Defesa da Cidadania, que agora alega restries da legislao eleitoral e da Lei de Responsabilidade Fiscal, para no negociar

101

nenhum ndice de perdas anteriores ao ano eleitoral. Com isso pretendem encerrar a gesto deixando todo o nus para os trabalhadores do ITESP. Vimos apelar a Vossa Excelncia para que nos ajudem nas negociaes com as Secretarias da Justia e Defesa da Cidadania, da Fazenda, Casa Civil e com o CODEC, para que possamos retornar ao trabalho com dignidade, garantindo recursos que cubram as perdas salariais no oramento de 2011, o pagamento imediato das perdas do ltimo perodo e o no desconto dos dias parados. Atenciosamente So Paulo, 10 de agosto de 2010. ____________ Otvio Falco Presidente da Associao dos Funcionrios da Fundao ITESP AFITESP

102

ANEXO B:

You might also like