You are on page 1of 15

GASTON BACHELARD E A BIOGRAFIA: O CASO LAUTRAMONT GASTON BACHELARD AND BIOGRAPHY: THE CASE LAUTRAMONT

Andr Fabiano Voigt Doutor em Histria pela UFSC Professor adjunto do Instituto de Histria da UFU E-mail: voigtandre@hotmail.com RESUMO: O presente artigo pretende estabelecer um debate a partir da anlise que o filsofo Gaston
Bachelard faz da obra de Lautramont. Neste estudo, encontram-se elementos para questionar os mecanismos empregados por historiadores, bigrafos e crticos literrios a respeito da relao entre autor, obra e biografia. PALAVRAS CHAVE: Bachelard. Gaston. Lautramont. Biografia.

ABSTRACT: This article intends to establish a debate from the analysis that the philosopher Gaston
Bachelard makes the work of Lautramont. In this study, there are elements to questioning the mechanisms employed by historians, biographers and literary critics about the relationship between author, work and biography. KEY WORDS: Bachelard. Gaston. Lautramont. Biography.

1. Permito-me trazer, neste estudo, um aspecto da obra de Gaston Bachelard que pode suscitar debates acerca do fazer historiogrfico. Pretendo tratar de um literato pouco comentado, o qual usava o pseudnimo de Comte de Lautramont. Sabemos que seu nome era Isidore Ducasse (1846-1870), filho de um chanceler do consulado francs do Uruguai, que morreu com 24 anos na Frana, pas de seus pais, no qual passou a maior parte de sua vida. Aps ter lido os Cantos de Maldoror de Lautramont sua principal obra, escrita originalmente em francs , o filsofo Gaston Bachelard ser um dos primeiros a escrever um livro acerca deste literato em 19391, cuja atualidade da abordagem pode trazer perplexidade para muitos historiadores. Comearemos este estudo, portanto, com uma pergunta, inspirada

Outros autores, como Maurice Blanchot, escrevero sobre Lautramont apenas dez anos depois de Bachelard. Ver: BLANCHOT, Maurice. Lautramont y Sade. Mxico: FCE, 1990.

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

55

pelo livro de Bachelard: at que ponto possvel pr em convergncia a obra de um autor com sua biografia ou com o que chamamos de contexto histrico?

2. Lautramont tornou-se um enigma para os crticos literrios e intrpretes de sua obra. No era possvel fazer sequer um paralelo entre sua obra, sua vida e sua poca. No havia dados suficientes. Autores como Remy de Gourmont e, principalmente, Lon Bloy, partiram para as explicaes mais bvias. Consideraram amplamente a loucura do autor. Por qu? Em seus Cantos de Maldoror, Lautramont coloca em movimento imagens agressivas de um verdadeiro bestirio. Imagens de vboras, caranguejos e aranhas; piolhos de pupilas amarrotadas, que se tornam to grandes quanto elefantes ao se alimentarem de sangue. Imagens animalescas cheias de garras, pinas, presas e ventosas. Como pensar um poeta do sculo XIX, poca da razo e da cincia, em meio a tantas imagens bizarras? Lon Bloy afirma: um alienado o que fala, o mais desgarrador dos alienados. (BACHELARD, 1985, p. 73). Alienado: termo que tem sido utilizado tanto para denunciar a experincia individual da loucura quanto para apontar o alheamento do indivduo em relao aos problemas sociais e polticos de sua poca. Curiosamente, tanto direita quanto esquerda centralizaram em um mesmo adjetivo toda a carga de repulsa quele que no conseguimos compreender, quele que no se encaixa em nosso limitado universo de possibilidades, enfim: ao diferente. Deveramos, portanto, como historiadores e estudiosos da literatura, desprezar a obra de Lautramont, visto que no trata dos problemas de seu tempo? Acreditamos que esta no seja a sada mais adequada. Se no, como analisar a importncia do poeta, se no sabemos nada de sua vida pessoal e ntima? Como ousar compreender um complexo to desconjuntado de imagens literrias, de modo a lhes atribuir um sentido histrico? Como possvel considerar a obra de Lautramont, desconsiderando a possibilidade de sua loucura? Antes de tratar da abordagem bachelardiana, gostaria de lembrar de uma breve e instigante anlise em torno da relao entre loucura e animalidade, escrita por Michel Foucault em sua Histria da Loucura (1961). De acordo com Foucault, longo o tempo em que o que chamamos de cultura ocidental fundamenta sua base de racionalidade sobre as formas imaginrias do relacionamento entre o homem e o animal (FOUCAULT, 2010, p. 154). O autor dedica um belo trecho questo da animalidade como contranatureza, citando Lautramont como

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

56

testemunho de uma literatura que pe o animal como pertencente a uma negatividade que ameaa a ordem e pe em perigo, por seu furor, a sabedoria positiva da natureza (FOUCAULT, 2010, p. 154). Ora, este seria um reflexo do postulado do homem como animal racional, presente durante muito tempo na cultura ocidental como marco de separao entre o homem e os outros animais. Entretanto, Foucault nos fala de um interessante movimento que ocorrer na era clssica em relao a este tema: de um lado, quando a filosofia se torna antropolgica centrada no homem como sujeito e objeto do conhecimento , o homem compreendido como ser natural em sua prpria animalidade, visto que sua condio natural de animal o que torna possvel perceber uma evoluo positiva das espcies e o desenvolvimento da humanidade como seu principal corolrio; de outro, a anlise cientfica e mdica da loucura diagnostica nos insanos uma violncia contranatural da animalidade, que, obviamente, no descarta os elementos morais presentes em outras pocas acerca da animalidade como contranatureza (FOUCAULT, 2010, pp. 154-155). A partir destas consideraes de Foucault, pode-se entender como a literatura de Lautramont foi lida por Gourmont e Bloy mediante um estatuto que mescla, simultaneamente, o esboo de uma cincia da psique humana e a interpretao moral, esta ltima fortemente arraigada em uma tradio que continua a influenciar diretamente a pesquisa cientfica. Outra instigante inferncia pode ser feita a partir da: a formao de um discurso cientfico acerca da loucura no descartou a tradio moralista, que lhe desenhou um estatuto muito especfico. Isto nos leva a pensar, j neste ponto, que os historiadores e crticos da literatura, em sua escrita rigorosa do passado e na anlise minuciosa das obras e dos autores de hoje e de ontem, no abandonaram o forte moralismo presente em uma tradio que muito anterior cincia. Mas no adiantemos muito nossas reflexes por enquanto. importante afirmarmos, desde j, que Bachelard no compartilha desta mesma abordagem de Foucault, embora ambos levantem a hiptese de considerar de modo positivo a obra de Lautramont, ou seja, repensando a anlise da obra do autor sem o pesado julgamento que a tradio moralista lhe impe. Vamos abordagem bachelardiana, de modo a esclarecer seus principais aspectos.

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

57

3.
Nada estranho em sua vida. montevideano. Chega Frana para assistir aulas no liceu. Vai a Paris para estudar matemtica. Escreve um poema. Tem dificuldades para edit-lo. Prepara uma obra diferente, adaptada mas sensatamente s timidezes dos editores. Morre. Nenhum incidente e, sobretudo, nenhum ato que revelem estranhezas. H, pois, que regressar obra, instalar-se na obra; ali se empreende o processo da originalidade. (BACHELARD, 1985, p. 78).

Este trecho, emblemtico na anlise de Bachelard sobre Lautramont, trata, em tom de ironia perspicaz, da impossibilidade de traar um paralelo entre vida e obra do autor. Como seria possvel encontrar qualquer trao moral de atitudes e gestos, qualquer histrico escolar, psiquitrico ou mesmo afetivo que nos desvendasse uma faceta do carter deste misterioso autor, em cuja curta vida dedicou-se somente a uma grande obra? Seria o prprio mistrio acerca de sua biografia uma evidncia de sua suspeita estranheza, antissociabilidade, ou mesmo loucura? Bachelard afirma que no h como concluir nada sobre sua vida. Isso torna a obra do autor dispensvel na histria da literatura? Parece claro que no. Entretanto, quando o filsofo sustenta a necessidade de se instalar na obra, talvez no seja para ali estabelecer os vnculos de significao entre vida e obra, de modo a diagnosticar um perfil social e psicolgico do autor e inseri-lo ou no no panteo de autores, obras e escolas literrias do sculo XIX. No acreditamos que Bachelard resgate a tradio moralista que culpa o autor por aquilo que escreve. Em quais aspectos da obra de Lautramont, ento, que o filsofo se detm para a anlise literria? No processo criativo das imagens literrias, compreendendo-a de modo ativo, como produto da imaginao criadora. De modo a evitar a explicao psiquitrica da loucura, Bachelard afirma em vrios pontos os aspectos positivos da obra de Lautramont, como este em que usa a noo de loucura escrita:

Como se v, na crtica literria no se imagina a complexidade da loucura. E, curiosa ignorncia, a crtica literria no penetrou a significao de uma noo indispensvel para compreender a funo psicolgica essencial da literatura, a saber, a noo de loucura escrita (BACHELARD, 1985, p. 75).

A loucura escrita seria, em Bachelard, uma funo essencial para o fazer literrio. Seria esta maneira de relacionar consciente e inconsciente, de trazer tona complexos inconscientes e torn-los linguagem:

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

58

Por essncia, um complexo inconsciente. Quando um complexo sobe aos centros da linguagem, encontra uma possibilidade de exorcismo. [] uma loucura sem loucuras, um sistema de energia violenta que despedaa o real para viver sem escrpulos e sem preocupao uma concreo. Lautramont personifica uma maneira da funo realizante que faz palidecer a funo do real, sempre entorpecida pela passividade (BACHELARD, 1985, pp. 75-76).

A textualidade de Lautramont a superfcie de um exorcismo do inconsciente e, ao mesmo tempo, de recriao do real. A literatura o espao da realizao fora da funo do real. O conceito que atribumos cotidianamente ao real aquele vinculado ao possvel. Ora, se o real est reduzido ao possvel, a literatura, como prtica especfica de escrita, no existiria. Isto no significa dizer que os literatos no partam da realidade para escrever suas obras. Apenas no vinculam a realidade s suas condies comuns de possibilidade. Isto torna possvel descrever, em literatura, uma aranha que abre seu ventre, saindo dele dois adolescentes, vestidos de azul, cada um com uma espada flamejante na mo (BACHELARD, 1985, p. 38). Para que as imagens literrias tenham movimento prprio, vida prpria, no podem estar vinculadas to somente s condies passivas do real/possvel. A agressividade da literatura de Lautramont, de acordo com Bachelard, passa por este trabalho da imaginao dinmica. Voltando questo da loucura de Lautramont, Bachelard cita um interessante argumento de Gil Robin:

Em caso de alienao mental, a obra seria incomunicvel para o pensamento normal. O prprio da alienao parecer em relao a ns mesmos estranhos, no sentido literal da palavra, a quem dela padece (BACHELARD, 1985, p. 79).

Contudo, vemos em Lautramont uma literatura que usa as mltiplas ferramentas da linguagem em uma articulao surpreendente, que est fora das regras da retrica/potica, ou seja: que no est enquadrada nas regras das belas artes de outrora. Caso o literato fosse um alienado mental, no teria tido a possibilidade de empreender uma to sofisticada articulao de imagens literrias postas em movimento. Em outras palavras, a alienao mental ,

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

59

conforme a afirmao de Gil Robin, a impossibilidade da linguagem. Em Lautramont, pelo contrrio, h o extravasamento da linguagem em seu limite de agressividade. Parece-nos, portanto, que a questo da loucura no nos explica nada sequer nos d uma vaga ideia acerca da obra de Lautramont. No conheceramos sua importncia apenas mediante uma leitura racionalista de sua criao literria. Mas, como Bachelard ousa dizer que apenas trs poetas, na segunda metade do sculo XIX, haveriam fundado escolas sem o saber: Baudelaire, Lautramont e Rimbaud? (BACHELARD, 1985, p. 78). Por que Lautramont ocuparia um lugar to importante na literatura do sculo XIX? Teria ele sido um poeta da revoluo, da razo ou da cincia? Teria ele criado um retrato histrico reconhecvel de sua poca? Parece-nos tambm que no. Qual seria a justificativa, enfim, para reconhecer neste poeta francs um representante emblemtico da literatura do sculo XIX? Bachelard responde-nos: por ser um poeta da primitividade. Ora, mas o que a primitividade potica? Em primeiro lugar, no se pode confundir primitividade com anterioridade cronolgica. Desta forma, Bachelard adianta-nos, de modo cuidadoso e perspicaz, que no encontraramos tal expresso na poesia de trovadores de um passado distante. Para o filsofo, a primitividade em poesia contraditoriamente tardia (BACHELARD, 1985, pp. 48-49), pois necessrio desembaraar-se dos livros e dos valores intelectuais, criando uma linguagem que deve ser contempornea sua criao potica, de modo a no se ver entorpecida pela linguagem j aprendida (BACHELARD, 1985, p. 49). Sua explicao vai mais adiante: exatamente na investigao do papel das metforas na deformao das imagens poticas e no como instrumentos para a descoberta de seu sentido figurado que se torna possvel ver sua primitividade. Bachelard d-nos um exemplo de como, em um procedimento tradicionalmente erudito de anlise, frustra-se a busca da primitividade potica:
Desde o momento em que se podem precisar os diversos grupos de metforas de uma poesia particular, dar-se- conta que certas metforas s vezes se malogram porque foram adicionadas em detrimento da coeso do grupo. As almas poticas sensveis reagem com naturalidade por si mesmos a estes adendos errneos, sem ter necessidade do pedante aparato ao qual nos referimos [] De uma maneira mais simples, encontrar-se- no estudo da deformao das imagens a medida da imaginao potica (BACHELARD, 1985, pp. 50-51).

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

60

A primitividade potica , para Bachelard, a agressividade do movimento criativo das imagens poticas, que est em descompasso com as referncias intelectuais, com os valores aprendidos pela tradio, em contradio com as interpretaes j consolidadas:

Uma poesia e uma psicologia novas, ao descrever uma alma em formao, uma linguagem em flor, devem renegar os smbolos definidos, as imagens aprendidas, para retornar aos impulsos vitais e s poticas primitivas (BACHELARD, 1985, p. 53).

Por isso, Bachelard procura realizar uma anlise fenomenolgica da imaginao potica. no instante da criao potica que possvel apreender-lhe sua primitividade, alheia aos esquemas interpretativos que a tradio intelectualista lhe impe. , portanto, a partir de uma filosofia do ato potico e no da ao potica que est a riqueza da anlise bachelardiana da obra de Lautramont. Qual a diferena entre ato e ao? Precisaremos voltar para outro escrito de Bachelard, no qual o autor j teria esboado tal distino: A Intuio do Instante, escrito em 1931. Quando pe em contraposio os pensamentos de Henri Bergson e de Gaston Roupnel acerca da natureza do tempo, faz uma constatao: enquanto Bergson admite ser a durao contnua seu princpio, Roupnel afirma ser o instante sua realidade. Bachelard aprofunda esta antinomia, comparando ato e ao:

[] a filosofia bergsoniana uma filosofia da ao; a filosofia roupneliana uma filosofia do ato. Para Bergson, uma ao sempre um desenrolar contnuo que se situa entre a deciso e o objetivo ambos mais ou menos esquemticos , uma durao sempre original e real. Para um partidrio de Roupnel, um ato antes de tudo uma deciso instantnea, e essa deciso que encerra toda a carga de originalidade (BACHELARD, 2007, p. 26).

Para Bachelard, portanto, a ao considera a durao, enquanto o ato considera o instante. Mas, no poderamos juntar as duas perspectivas, ao afirmar que a ao poderia ser um conjunto de atos? Bachelard cita o livro Silo (1927), de Roupnel, para responder esta questo:

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

61

Nossos atos de ateno so episdios sensoriais extrados daquela continuidade denominada durao. Mas a trama contnua, ali onde nosso esprito borda desenhos descontnuos de atos, no passa da construo laboriosa e artificial de nosso esprito. Nada nos autoriza a afirmar a durao (ROUPNEL, 1927; apud BACHELARD, 2007, p. 25).

Para Roupnel, destarte, a ao um amlgama artificial de atos, realizados pelo esprito humano sem respeitar a singularidade de cada ato, colocando-os em uma sequncia racional que nada tem em comum com a realidade vivida. Ora, a ao prev causas e consequncias, as quais so lgica ou fisicamente passivas (BACHELARD, 2007, p. 26). J o ato original, primitivo, singular. Mas, em sua anlise a respeito da obra de Lautramont, Bachelard d outro significado ao potica. Na obra do obscuro escritor, a ao est contida na violncia do ato potico:

O essencial ser centrar a palavra no instante agressivo, liberando-se das lentides do desenrolar silbico onde se comprazem os ouvidos musicais. Com efeito, h que passar do reino das imagens ao reino da ao. Ento a poesia da clera se ope poesia da seduo. A frase deve converter-se em um esquema de mobilidades colricas. Elas se animam encadeando as exploses psquicas, no administrando 'explosivos' em uma fontica pedante (BACHELARD, 1985, pp. 88-89).

Em Lautramont, a primitividade das imagens est em descompasso com a sofisticao do estilo e da mtrica. A potncia de ao de suas imagens poticas esto em experincia instantnea, em sua descontinuidade e em sua singularidade. Bachelard, na concluso de seu livro, critica a diviso entre instinto e inteligncia, realizada por Bergson em A Evoluo Criadora (BERGSON, 2005). Para Bachelard,

Essa agresso governada por um instante ducassiano encontra tanto o instinto como a inteligncia. Deve-se situar a crueldade na origem do instinto; a conduta animal no pode comear sem crueldade. [] Mas a inteligncia tambm deve ter um mordente, pois ataca um problema. Se sabe resolv-lo, confia-lhe o resultado memria, ao organizado, mas, enquanto organiza verdadeiramente, agride, transforma (BACHELARD, 1985, pp. 133-134).

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

62

Desta forma, a ao inteligente est contida no ato instintivo, ou mesmo a prpria inteligncia tem um carter instintivo que lhe indissocivel. Da mesma forma, ato e ao so indissociveis na instantaneidade da imagem potica. Esta questo posta pelo autor lembra-nos, por outro lado, que o conceito de ao pensado como elemento central para o estabelecimento de uma narrativa est no cerne de um problema colocado sobre a possibilidade da histria e, por sua vez, da biografia como saber cientfico no sculo XIX, que est na dissoluo do n entre a poesia e a histria, colocada inicialmente na Potica de Aristteles. Precisaremos, portanto, adentrar neste tema, com a ajuda dos estudos de Jacques Rancire, de modo a esclarecermos nosso ponto de chegada.

4. Para Aristteles, a superioridade filosfica da poesia em relao histria est no argumento que a histria estaria condenada ao relato das kath hkaston, ou seja, das coisas que acontecem uma a uma, em sua particularidade, enquanto que a poesia seria o domnio do kathlon, ou seja, do geral, fundamentado na disposio das aes em uma ordem articulada (RANCIRE, 2011a, p. 27). A generalidade da poesia estava, ento, na forma de articular as aes dos personagens, mesmo fictcios, conforme a necessidade ou segundo a verossimilhana. Desta forma, seria possvel fazer uma conexo verossmil de acontecimentos fictcios, enquanto que a histria apenas poderia relatar os acontecimentos em sua sequncia temporal, no de acordo com uma conexo verossmil, mas to somente em sua desordem emprica (RANCIRE, 2011a, p. 27). Em seus estudos acerca da relao entre histria e literatura, o filsofo francs Jacques Rancire assevera que a promoo da histria como discurso verdadeiro passa pela sua capacidade de tornar-se semelhante poesia, de imitar por sua prpria conta a potncia da generalidade potica (RANCIRE, 2011a, p. 28). Para que seja possvel a aproximao da histria generalidade da poesia, faz-se necessrio mudar a sucesso, pondo em seu lugar uma narrativa que possua uma ordem articulada e una. Desta maneira, o tempo no seria mais o da sucesso em sua desordem emprica, mas o de uma totalidade coesa, aproximando a lgica potica da intriga necessria ou verossmil e uma lgica teolgica da manifestao da ordem da verdade divina na ordem do tempo humano (RANCIRE, 2011 a, p. 28).

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

63

Desta forma, a histria alcana seu status de cincia, no incio do sculo XIX, quando supera o problema colocado por Aristteles. Entretanto, isto se torna possvel apenas no interior de uma mudana no regime de escrita. Com a eliminao entre o que Rancire chama de fronteiras entre a razo dos fatos e a razo das fices (RANCIRE, 2005, p. 54), estabelece-se, enfim, a racionalidade da cincia historiadora. Ora, esta empreitada se faz na medida em que a narrativa histrica/biogrfica adota o critrio potico de faz-la gravitar em torno de uma ao nica, de modo a formar um todo coerente. Pois, conforme a Potica de Aristteles,

Se construda em torno de um indivduo, uma narrativa (roteiro) no una, como alguns o creem. Durante uma existncia muitos eventos so produzidos numa quantidade inumervel, e nem todos constituem uma unidade; do mesmo modo, um indivduo executa muitas aes que no resultam numa ao unitria (ARISTTELES, 2011, p. 53).

Assim, curiosamente, a narrativa histrica/biogrfica se constri como verdade ao mesmo tempo em que se desvanecem as fronteiras entre fatos e fices, preferindo o encadeamento ficcional das aes em detrimento da ordem cronolgica dos eventos empricos. Em artigo intitulado O historiador, a literatura e o gnero da biografia, Rancire demonstra como, inclusive em trabalhos biogrficos de historiadores relacionados ao movimento dos Annales como Georges Duby, em seu livro Guilherme Marechal , a retomada da biografia no representa uma revoluo na historiografia contempornea. Iniciando a biografia de Guilherme Marechal pelo evento de sua morte, Duby no est narrando o instante de um acontecimento:

o tempo repetitivo de uma instituio. A morte de um general ou de um rei no campo de batalha um acidente. A morte do marechal, ao contrrio, preparada e cuidadosamente organizada como , exprime a substncia de uma vida inteira (RANCIRE, 2011b, p. 170).

O incio da narrao biogrfica de Guilherme Marechal pelo acontecimento de sua morte, mantm, portanto, o critrio da centralidade de uma ao, a partir da qual gravita toda a importncia da vida deste marechal, marcando a oposio entre o curso emprico da vida de um indivduo e o conjunto de aes individuais arranjadas em uma sequncia lgica.

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

64

Ao contrrio do que poderamos imaginar,


O uso do gnero da biografia no uma escolha de um mtodo dentro de uma alternativa que poderia estabelecer o particular contra o geral, o individual contra o coletivo, a curta durao contra a longa durao, a escala menor contra a escala maior, o cultural contra o econmico. No uma escolha dentro de uma alternativa. uma forma de colocar a alternativa. Mas isto tambm uma forma de resolver esta alternativa pelo lado de fora, juntando dois opostos, dando ao particular, ao lugar e ao momento um valor geral (RANCIRE, 2011b, p. 171).

Desta maneira, parece-nos que para Rancire, o historiador/bigrafo acadmico, por mais que compreenda seu interesse renovado pela escrita biogrfica como uma grande mudana na abordagem historiogrfica em relao antiga histoire vnementielle, no deixa de ordenar as aes de sua narrativa maneira antiga, dando carter geral a um conjunto ordenado de aes particulares. Mas, esta maneira ficcional de ordenar as aes no seria uma evidncia de sua proximidade do fazer do novelista? Rancire responde-nos:

A diferena, claro, que o novelista no oferece provas, ao passo que o historiador as oferece. O problema no , ento, banir a biografia do campo da cincia. o de controlar sua duplicidade, a qual pode ser resumida da seguinte maneira: o bigrafo especialista estabelece provas sobre a razo por detrs dos fatos por meio de procedimentos de escrita que esto baseados na indistino entre a razo dos fatos e a razo das fices (RANCIRE, 2011b, p. 179).

possvel ver, neste ponto, aquilo que muitos historiadores no admitem: que a histria como cincia s possvel no como filha da retrica, pois s h provas histricas na medida em que ordenamos ficcionalmente o passado, selecionando as aes importantes dentre as que no fazem sentido no interior da trama que queremos formular. Como sair desta aporia? Rancire aponta duas interessantes possibilidades acerca da escrita biogrfica:

Uma consiste em desatar o n, marcando o interstcio entre os indivduos e os dados objetivos pelos quais sua 'experincia vivida' manufaturada. A segunda consiste, pelo contrrio, em atar o n ainda mais apertado, trabalhando no total encontro entre vida e escrita (RANCIRE, 2011b, p. 179).

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

65

Embora o autor nos d exemplos de outras obras quanto ao primeiro exemplo, cita o livro A vida de um desconhecido, de Alain Corbin; em relao ao segundo, cita o trabalho de Michel Foucault sobre Pierre Rivire podemos inferir, a partir das assertivas de Rancire, que as possibilidades de escrita histrica/biogrfica apontadas pelo autor convergem em dois relevantes aspectos. Em primeiro lugar, deve-se direcionar o olhar do historiador/bigrafo para os indivduos que no so, de modo algum, exemplares gloriosos de uma poca no seria Menocchio uma gloriosa exceo em sua poca, aos nossos olhos modernos (GINZBURG, 1987)? Em segundo lugar, deve-se desmontar os mecanismos que afirmam a relao direta entre o indivduo e sua poca, demonstrando com fontes o descompasso entre ambos, ao mesmo tempo em que se descobrem os procedimentos literrios que forjam a verdade histrica de uma poca.

5. Faamos aqui uma breve explicao para voltarmos, enfim, anlise de Bachelard sobre Lautramont. Ao longo das ltimas reflexes, torna-se claro que a ideia de ao trabalhada por Jacques Rancire a noo clssica de drama, trabalhada na Potica de Aristteles e seu uso tcito pelos historiadores a partir do sculo XIX. O conceito de ao em Bachelard , como j vimos anteriormente, outro. Poderamos ousar resumi-lo da seguinte forma: a potncia da ao est contida na instantaneidade do ato. Em Rancire, a ideia de ao prev um encadeamento artificial entre atos ou eventos empricos, criando entre eles um vnculo de causa e consequncia, uma hierarquia entre o geral e o particular, a partir de um juzo de valor que caracteriza a centralidade de um simples evento emprico, tornando-o uma ao. Isto se d em duas frentes e de maneiras diferentes. De um lado, a palavra ao empregada para avaliar qual a relao que este ou aquele autor tem com os problemas e grandes questes de seu tempo ou seja, de estabelecer um paralelo demonstrvel logicamente entre as aes mais significativas do indivduo/autor e sua poca. De outro, o termo ao pretende medir o modo pelo qual sua obra pode ser avaliada, de acordo com o critrio de proximidade ou no s questes de seu tempo em outras palavras, como o conjunto de aes descritas em sua obra um retrato ou no de sua poca. Vemos que, aps trazermos as reflexes de ambos, h uma discrepncia entre ambos em seu uso na historiografia e crtica literrias. Sejamos especficos: o conceito aristotlico de ao discutido por Rancire usado, sobretudo, para criar vnculos necessrios e

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

66

verossimilhantes em torno dos eventos empricos de uma vida tornando-a uma biografia e dos eventos empricos de uma tradio tornando-a uma obra de linguagem compreensvel, por possuir um todo bem articulado; j o conceito de ao discutido por Bachelard em Lautramont sequer posto em debate, por entrar em conflito com o tradicional conceito aristotlico de ao (drama). A aproximao aqui realizada entre as ideias de Bachelard e de Rancire, longe de ser um descuidado reducionismo, tem mais o intuito de nos provocar, de nos instigar ao desvelamento dos mecanismos que historiadores e bigrafos empregam tacitamente na anlise de literatos e suas obras. Cada um, sua maneira, realiza um criterioso questionamento aos modelos tradicionalmente empregados pelos estudiosos da histria, da biografia e da literatura. A partir de suas anlises, podemos fazer algumas perguntas. O historiador/bigrafo deve estar atento apenas aos indivduos/autores que representam as mazelas e desafios de seu tempo? O especialista deve apenas escrever acerca dos autores cujos dados biogrficos disponveis revelam os mecanismos psicolgicos, histricos ou mesmo sociais de sua obra?

6. Voltemos, sem mais delongas, ao estudo de Bachelard acerca de Lautramont. O que o filsofo francs realiza, em seu livro, a anlise cuidadosa do descompasso entre biografia e obra, entre obra e poca. Em vez de atar um n entre seus dados biogrficos e sua obra, acaba por desfaz-lo completamente:
Em geral, o que uma biografia pode oferecer para explicar uma obra original, uma obra claramente isolada, uma obra na qual o trabalho literrio vivo, rpido, apertado, de onde, por conseguinte, expulsada a vida cotidiana? Ento chega-se a essas obras que so os negativos da vida positiva. [] Precisamente, pode-se utilizar como pretexto os Cantos de Maldoror para compreender o que uma obra que, de alguma maneira, se separa da vida para acolher outra vida que se deve designar mediante um neologismo e uma contradio, como uma vida invivvel (BACHELARD, 1985, pp. 87-88).

A contradio entre vida e obra no aqui um recurso de construo de sentido histrico ou mesmo psicossocial entre autor e obra. exatamente a demonstrao de sua impossibilidade. A biografia de um autor no explica a obra. Ademais, Lautramont no um exemplar glorioso de seu tempo. Morreu muito cedo para ser considerado, de acordo com

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

67

nossas antigas convenes sociais, algum digno de nota. Infelizmente, apenas a longevidade valorizada quando se um autor. Ao mesmo tempo, sua obra, cheia de animais perigosos, que se transformam e que ameaam o tempo todo com garras, pinas, presas e ventosas, no demonstra os problemas sociais de seu tempo. No teramos a coragem de fazer um inventrio dos animais enumerados nos Cantos de Maldoror e relacion-los com eventuais figuras de seu tempo. Seria um trabalho pattico ou, no mnimo, desnecessrio. O valor de sua obra est na fora de suas imagens poticas, em seu impulso criador, em sua primitividade. Muito mais que a descrio de um conjunto ordenado de aes cujo sentido pode ser desvendado ao longo da leitura de sua obra sua escrita possui ao a partir da agressividade primal das imagens poticas, sentidas em seu instante. A beleza de sua obra est, portanto, na singularidade de cada ato potico. No h particular, no h geral. Qualquer tentativa de hierarquizar as imagens ali presentes o atestado da incompreenso de sua obra. A primitividade em poesia pode ser comparada ao grito. O grito, em sua agressividade, foge a toda sintaxe, como escreve Lautramont:

Parecia-me que meu dio e minhas palavras obliteravam a distncia, abolindo as leis fsicas do som, e chagavam ntidas a seus ouvidos ensurdecidos pelos mugidos do oceano encolerizado (BACHELARD, 1985, p. 103).

Bachelard analisa esta passagem, em tom de ironia anlise lingustica:

Como pode uma sintaxe determinar tal grito? Apesar de todos os anacolutos ativos, como pode conduzir uma ao o ser que se rebela? Isto um problema resolvido nos Cantos de Maldoror. O corpo todo se articula quando o grito, inarticulado em si, mas maravilhosamente simples e nico, expressa a vitria da fora (BACHELARD, 1985, p. 103).

Assim, concluindo nosso breve estudo, vemos que j longo o tempo em que se esboa um criterioso questionamento ao modelo de anlise literria, realizado por bigrafos, historiadores e crticos literrios. Trazer os estudos de Gaston Bachelard acerca da literatura pode ser apenas mais um dentre os vrios exemplos disponveis de crtica aos consolidados

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

68

modelos de interpretao historiogrfica dos principais literatos e suas obras, mas que, entre historiadores, ainda solenemente ignorada. Ao final, fica-nos a leve sensao de que, comparados s anlises de filsofos como Bachelard, os historiadores que trabalham com literatura ainda se comportam como tmidos moralistas, avaliando autores e obras a partir de sua maior ou menor relao com a verdade de sua poca. J nos disse o filsofo: A obra de gnio a anttese da vida (BACHELARD, 1985, p. 92).

REFERNCIAS ARISTTELES. Potica. So Paulo: EDIPRO, 2011. BACHELARD, Gaston. A Intuio do Instante. Campinas: Verus, 2007. BACHELARD, Gaston. Lautramont. Mxico: FCE, 1985. FOUCAULT, Michel. Histria da Loucura. So Paulo: Perspectiva, 2010. GINZBURG, Carlo. O Queijo e os Vermes. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. RANCIRE, Jacques. A Partilha do Sensvel. So Paulo: Ed. 34, 2005. ______. O conceito de anacronismo e a verdade do historiador. In: SALOMON, Marlon (Org.). Histria, verdade e tempo. Chapec: Argos, 2011a, pp. 21-49. ______. The historian, literature and the genre of biography. In: The Politics of Literature. Londres: Polity, 2011b, pp. 168-182.

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 5, n.1, jan./jun. 2012, pp. 55-69

69

You might also like