You are on page 1of 15

SBPJor Associao Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo 9 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Rio de Janeiro, novembro de 2011

perspectivas para uma mdia comprometida com a democracia.

Jornalismo, cidadania e internet:

Cndida de Oliveira - candida.oliveira07@gmail.com Janara Nicoletti - janarant@gmail.com

POSJOR - Programa de Ps-Graduao em Jornalismo UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis-SC

Jornalismo

Mediador do espao pblico contemporneo; Articula o pblico e o privado; Interfere no cotidiano social; Fonte de interpretao sobre a realidade.

mbito poltico funo social:


Reconhecer, fiscalizar e vigiar os poderes e outras instituies; Contribui para a construo da cidadania e da democracia.
2 de 15

Questes norteadoras

Poucas discusses sobre a relao entre jornalismo e cidadania; Lacunas na bibliografia terica especfica (GENTILLI, 2005). Qual a importncia de se articular os direitos comunicao e informao no debate acerca da cidadania? Como o jornalismo se situa nessa discusso? Que iniciativas existem para regularizar e democratizar a mdia? Qual o papel da internet nesse processo?

3 de 15

Cidadania como construo da democracia

Reconhecimento dos direitos humanos

Revolues Burguesas (sc. XVIII) Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (1789) Direitos de 1, 2 e 3 Gerao (BOBBIO, 1992):
1) Direitos civis e polticos : liberdades fsicas individuais; liberdade de expresso) direitos de propriedade, direito mo-de-obra livre, direito livre associao, sufrgio universal etc.

2) Direitos sociais e econmicos (Estado de Bem-Estar Social): Ex. Direito educao, sade, moradia, ao trabalho, habitao, seguridade social etc. 3) Direitos de solidariedade no mbito internacional: Ex. Direito paz, auto-determinao dos povos, ao meio-ambiente sadio etc. (Declarao Universal dos Direitos Humanos, 1948)

Direitos humanos no contexto atual:


Visibilidade pela mdia = Ampliao dos direitos humanos Valorizao das diferenas como desafio

Reinveno da Cidadania = Realidade em construo


4 de 15

Democracia e direito informao



Para se ter acesso ao poder pblico e aos direitos fundamental o acesso informao pblica; Imperativo democrtico: publicizar, tornar pblico, visvel e transparente tudo o que diz respeito esfera pblica; Necessidade social da informao; Igualdade no direito de acesso informao plural = sociedade MAIS democrtica;

O que significa o direito informao?

5 de 15

Direito informao

Direito-meio; Direito em si; Alargamento da cidadania; Vitaliciedade da democracia; Ampliao dos direitos e processos polticos.

6 de 15

Jornalismo e direito informao


A razo de ser do jornalismo a publicizao de tudo que concerne esfera pblica (GENTILLI, 2005). Perspectiva social; Perspectiva poltica;

Como conceber um modelo de mdia pluralista, livre, ampla e acessvel populao?

7 de 15

Jornalismo e construo da cidadania


Cria mediaes que viabilizam o direito informao; Imprensa livre = maior participao poltica; Imprensa plural = democracia inclusiva; acesso aos meios.
Uma vez que a informao e a comunicao so elementos chave para a democracia, o grau de desenvolvimento desta depende diretamente da pluralidade e diversidade de ideias e valores que circulam no espao pblico (INTERVOZES, 2010, p. 16).

Coberturas de cidadania = independncia, liberdade e pluralidade. Acesso aos meios = liberdade de expresso e informao.
8 de 15

Coberturas cidads?

Ex. processo eleitoral = reivindicaes sociais Valor notcia + valor de cidadania Interesse pblico interesse do pblico Valor social agregado = notcia cidad (VIDAL, 2011). Princpio norteador: promoo da cidadania Modelo-tpico-ideal (GENTILLI, 2005). Sistema de comunicao e informao no Brasil

Concentrao = dificuldade de acesso; Defesa de interesses privados em detrimento do interesse social; Maior repercusso de notcias de interesse DO pblico; Cobertura superficial, espetacularizao.

9 de 15

Desenvolvimento da mdia

Indicadores do Desenvolvimento da mdia: marco para a avaliao do desenvolvimento dos meios de comunicao (UNESCO, 2010)

Indicadores alinhados s reas prioritrias do IPDC: liberdade de expresso e pluralismo da mdia; desenvolvimento da mdia comunitria; desenvolvimento de recursos humanos Acesso s informaes e difuso de vozes; Interveno estatal; Investimento em jornalistas e gestores de mdia qualificados; Investimento nos meios de comunicao; Considerar mudanas e desafios devido s novas tecnologias.

10 de 15

Indicadores do direito comunicao

Contribuies para a construo de indicadores do direito a comunicao (INTERVOZES, 2010)


Fragmentao informacional = risco ao direito comunicao; Direito comunicao = Livre e irrestrito acesso aos veculos de comunicao de massa; Direito + amplo que liberdade de expresso e informao; Democratizao do setor; O documento - Parmetros para avaliao; Indicadores para diagnstico do contexto miditico brasileiro; Direito comunicao = no discriminao e fim da desigualdade ao espao pblico;

11 de 15

Mdia e cidadania no contexto atual


Novos atores no processo comunicacional; Renovao da fora da mdia alternativa; Reconhecimento de movimentos, ativismo e mobilizaes sociais pela mdia e poder poltico; Insero de grupos minoritrios da agenda pblica.

12 de 15

Por uma mdia comprometida com a democracia.


Reconhecer a internet e suas limitaes no direito comunicao; Iniciativas para regulamentao e autorregulamentao da mdia; MARS Sistemas de Responsabilizao da Mdia (BERTRAND, 2002) Prtica de accountability. Jornalismo na luta pela democracia e cidadania; Consolidao dos direitos, do papel do jornalismo e do direito informao; Sentido ltimo do jornalismo: promover a construo da cidadania.
13 de 15

Referncias Bibliogrficas
ANDI. Mdia e polticas pblicas de comunicao. Braslia:ANDI; Ford Foundation, Fevereiro de 2007. BERTRAND, Claude-Jean. O arsenal da democracia. Sistemas de responsabilizao da mdia.Traduo Maria Leonor Loureiro. Bauru-SP: EDUSC, 2002.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. GENTILLI,Victor. Democracia de massas: jornalismo e cidadania. Estudo sobre as sociedades contemporneas e o direito dos cidados informao. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005. INTERVOZES. Contribuies para a construo de indicadores do direito comunicao. So Paulo: Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicao Social, 2010. KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo, sade e cidadania. Revista Interface, vol.4 no.6, Botucatu, Fevereiro de 2000. p. 181-186.

UNESCO. Indicadores de desenvolvimento da mdia: marco para a avaliao do desenvolvimento dos meios de comunicao. Braslia: UNESCO, 2010.
VIDAL, Dlcia. A construo da notcia cidad In .: MOURA, Dione et. al. (Orgs). Comunicao e Cidadania: conceitos e processos. Braslia: Francis, 2011. p. 115-130.
14 de 15

Obrigada!
Cndida candida.oliveira07@gmail.com Janara janarant@gmail.com

Jornalismo, cidadania e internet: Perspectivas para uma mdia comprometida com a democracia.
9 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor Rio de Janeiro-RJ, novembro de 2011.

You might also like