You are on page 1of 2

Cicatrizao tecidual: a regenerao de um tecido corporal danificado por um tecido vivo, onde ocorre a regenerao ou o reparo.

. O processo de cicatrizao ocorre em 4 fazes, onde temos o sangramento, inflamao, a proliferao e a remodelao. a. O sangramento propriamente dito, ocorre quando ocorre a leso, aumentando o fl. sg. na regio, que ocorre imediatamente aps a injuria, trauma ou eventos similares. b. A inflamao tem dois eventos essenciais para sua reao, onde a cascata vascular e celular ocorrem paralelamente e so interligadas. No processo inflamatrios temos sinais e sintomas, que so dor, rubor, inchao, vermelhido e calor. Sobre o processo inflamatrio, podemos ter alguns resultados, que so a resoluo, onde possvel neste estgio, se um numero de clulas menor que o critico tiver sido destrudo; e a suturao, onde a presena de microrganismos infectantes resultam na formao de pus. A fase de inflamao dura 21 dias, onde temos 3 sub fases, a aguda, sub aguda e crnica. Na fase aguda, temos um aumento da vascularizao, um aumento das clulas inflamatrios e uma diminuio das clulas teciduais, esse processo dura 3 dias. Na fase sub aguda, a vascularizao comea a voltar ao normal, onde comea a aumentar o numero de clulas teciduais, durando 10 dias. E por fim temos a fase crnica, que at o 21 dia, onde o nmero de clulas inflamatrias diminuiu, e o nmero de clulas teciduais, os fibroblastos aumenta. O processo inflamatrio descrito acima o modelo AGUDO, onde tem sua durao de 21 dias, ms tambm temos o processo inflamatrio CRNICO, que no necessariamente implica em uma inflamao de longa durao, ms sim em um estgio da inflamao aguda transitria ou prolongada. Neste caso temos uma dificuldade na reabilitao, pois tem um aumento de fibrose, que um aumento de colgeno na regio aderindo todos os tecidos na regio. Com isso tambm temos uma diminuio do fl. sg. ou ela pode ser normal. Para ser tratado, o paciente submetido a recursos onde, pioramos a inflamao, deixando-a Aguda. Aspectos ruins relacionados a inflamao: i. Aumento da presso hidrosttica local, devido a edema, que produz DOR ii. Radicais livres, onde so produzidos como resultado da inflamao aguda, que pode ter efeitos danosos sobre os processos da membrana, como uma super produo de enzimas lisossmicas.

c. A Proliferao, que resulta orientao das fibras de colgeno de acordo com o stress do local, fornecendo extensibilidade do local. d. E temos tambm a Remodelao, que o estgio final que pode durar meses ou anos, ms existem fatores que impedem a fase. Tais fatores como idade, deficincia de protenas e vitaminas, esteroides e temperatura.

You might also like