You are on page 1of 5

Sugesto de Atividades Geografia 6 ano Unidade 3

1. Leia o trecho da reportagem a seguir e responda: VAI FALTAR GUA? Quem v uma foto do planeta feita do espao pode pensar que gua algo que nunca vai faltar. Afinal, esse lquido incolor, inspido e inodoro, vital para a vida, ocupa mais de dois teros da superfcie da Terra. Nada mais enganoso. A quantidade de gua no planeta, de fato, no se altera. Desde que o globo se esfriou, h muitos milnios, so os mesmos 1,4 bilho de quilmetros cbicos. Mas s podemos usar uma gota desse manancial. Primeiro porque precisamos de gua doce. E s 2,5% da gua do mundo doce. Dessa pequena parte, tire dois teros, confinados nas calotas polares e no gelo eterno das montanhas. Do que sobrou, desconsidere a maior parte, escondida no subsolo. Resultado: a gua pronta para beber e fcil de captar est nos rios e lagos, num total de 90 mil quilmetros cbicos, ou 0,26% do estoque mundial. Mas nem essa poro est inteiramente disponvel. Para no esgotar o precioso lquido, s podemos utilizar a gua renovvel pelas chuvas. E a chegamos a um limite de consumo de 34 mil quilmetros cbicos anuais, ou 0,002% das guas do planeta. Nem uma gota a mais. Como diz em seu livro gua o jornalista canadense Marq de Villiers: A gua pode ser poluda, maltratada e mal utilizada, mas no criada nem destruda. Mas o ser humano se multiplica, e muito. A populao j soma 6 bilhes, e segue aumentando. O consumo de gua tambm cresce, mas com um detalhe: em ritmo mais acelerado. Segundo a Organizao das Naes Unidas (ONU), o crescimento do uso da gua foi mais do que o dobro do aumento populacional no sculo passado, de maneira que, hoje, consumimos metade do estoque disponvel. Em 35 anos, estima-se que o consumo ter dobrado, ou seja, estaremos utilizando toda a gua que o planeta produz. Resumindo: no apenas o aumento populacional que preocupa, mas tambm o consumo desenfreado. (...) Mas, apesar de ser um recurso to frgil e escasso, a gua ainda muito desperdiada. De toda a gua utilizada, 10% vai para o consumo humano, 20% fica com a indstria e o restante, 70%, utilizado na agricultura. Porm o desperdcio e o uso irracional so uma constante em todos esses setores. Vazamentos, mtodos obsoletos e desperdcio drenam cerca de 50% da gua usada para beber e 60% da gua de irrigao. Com a tecnologia disponvel atualmente, a agricultura poderia reduzir sua taxa de uso em at 50%, as indstrias em at 90% e as cidades em um tero sem prejudicar a produo econmica ou a qualidade de vida.
(Revista SuperInteressante. Edio 189, jun. 2002, p. 44-45) 1

Sugesto de Atividades Geografia 6 ano Unidade 3


a) Com base em seus conhecimentos sobre o ciclo da gua, explique por que o autor do texto afirma que: A quantidade de gua no planeta, de fato, no se altera. Desde que o globo se esfriou, h muitos milnios, so os mesmos 1,4 bilho de quilmetros cbicos. b) Qual o grande problema com relao manuteno da mesma quantidade de gua na Terra para a humanidade? c) Apenas a economia da gua pela populao suficiente para evitar o desperdcio da gua no planeta? Justifique a sua resposta: 2. Por que, apesar dos continentes constiturem a poro de terras emersas da Terra (definio que considera os aspectos naturais), a diviso dos continentes conhecidos, principalmente da Europa e sia, segue critrios polticos? 3. Assinale o continente que ocupa o quarto lugar em extenso territorial e o sexto lugar em populao: a) ( ) frica; b) ( ) Antrtida; c) ( ) Europa d) ( ) Amrica e) ( ) sia 4. Observando a figura abaixo, responda:

Sugesto de Atividades Geografia 6 ano Unidade 3


a) Qual o continente representado nessa imagem? b) Como voc chegou a essa concluso? 5. Complete a cruzadinha com as informaes sobre os continentes: I II III IV V VI VII VIII IX X XI C O N T I N E N T E S

I Continente com maior nmero de pases. II Continente onde se localiza a Nova Zelndia. III Vegetao encontrada no continente Africano. IV Oceano que separa o continente americano dos continentes da Europa e frica. V O maior continente em termos de rea e de populao. VI O oceano que banha a frica no seu lado oriental. VII Continente em que alguns pases possuem uma moeda nica. VIII - Continente localizado totalmente no Hemisfrio Sul. IX Forma de diviso dos continentes que leva em considerao critrios histricos, culturais, econmicos e polticos. X Continente de maior extenso no sentindo Norte-Sul e o segundo maior em rea e populao. XI - O maior pas da Oceania.
3

Sugesto de Atividades Geografia 6 ano Unidade 3


6. Explique por que podemos considerar que o Japo um pas-arquiplago. 7. A partir da figura abaixo, explique o processo de formao das ilhas vulcnicas:

8. Assinale a alternativa em que aparecem somente as guas doces da superfcie. a) ( ) Oceanos, mares, lagos. b) ( ) Rios, mares, lagos. c) ( ) Rios, lagos, geleiras. d) ( ) Rios, lagos e guas subterrneas. 9. Leia o texto a seguir, referente a uma reportagem do Jornal SPTV, e com base em seus conhecimentos sobre bacias hidrogrficas, responda: E por que nada muda na nossa capital? Dos 1100 quilmetros do Tiet, cerca de 130 esto poludos e 34 cidades da regio metropolitana sujam o mais paulista dos rios, despejando nele o esgoto das residncias. O outro rio que corta a capital, o Pinheiros, tambm no tem vida. Ele nasce do encontro do rio Guarapiranga com o Rio Grande e desgua no Tiet. Sofre com o esgoto clandestino das moradias, com os resduos das indstrias e com a quantidade de lixo que recebe nos perodos de chuva.
Disponvel em: http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1078168-16574,00.html. Acesso em: 22 fev. 2010.

a) Qual o mais paulista dos rios?


4

Sugesto de Atividades Geografia 6 ano Unidade 3


b) Quais os tipos de poluio que o Rio Pinheiros sofre? c) Quais os nomes dos afluentes do Rio Pinheiros citados na reportagem? d) Cite exemplos de como a sociedade pode contribuir para melhorar a qualidade da gua dos rios localizados em So Paulo: 10. Relacione as colunas identificando as principais caractersticas dos oceanos:

You might also like