You are on page 1of 4

CENTRO ESTADUAL DE EDCUAO PROFISSIONAL EM SADE ADLIA TEIXEIRA CEEPSAT

Bianca Gomes Souza Efnia Cristina Amaral de Oliveira Manuela Conceio Teixeira

Nutrio e Diettica

Resumo: A influncia dos carboidratos antes durante ps treino de auto intensidade

Vitria da Conquista Maio/2013

Bianca Gomes Souza Efnia Cristina Amaral de Oliveira Manuela Conceio Teixeira

Nutrio e Diettica

Resumo:

A influncia dos carboidratos antes durante ps treino de auto intensidade

Trabalho apresentado a CEEPS Centro Estadual de Educao Profissional Adlia Teixeira, como requisito parcial para obteno de nota na disciplina: Nutrio e Diettica

Prof Regiane

Vitria da Conquista Maio/2013

A influncia dos carboidratos antes durante ps treino de auto intensidade

O metabolismo de carboidrato proporcionar o um fornecimento de energia para atividades fsicas, os carboidratos fornecem a maior quantidade de energia, sua falta leva a fadiga. Os atletas devem consumir os carboidratos mais do que pessoas menos ativas. Os carboidratos ou glicdios so molculas formadas de carbono e guas, sendo a maiorias de origem vegetal, sua principal funo gerar energia; a ingesto deste aumenta a reservas de glicognios tanto muscular como heptico e ajuda na manuteno da glicemia sangunea. Aps esforo a ingesto de carboidrato visa repor os estoques depletados e garantir o padro anablico, sendo estocados pelo organismo, no fgado e msculos sob forma de glicognios. Estes depsitos influenciam no tempo que a pessoa capaz de se exercitar, quando os estoques esto muito baixos a pessoa atinge seu limite, fica extremamente cansada.Os carboidratos so subdivididos em: monossacardeos, dissacardeos e polissacardeos. A digesto do carboidrato considerada a mais importante propriedade nutricional. A quantidade e tipo de carboidratos devem variar diretamente com a intensidade e o volume de exerccios. O glicognio muscular essencial para o exerccio intenso, a recuperao aps o exerccio lenta, pois varia de seis a 24 horas e envolve desde a restaurao do glicognio heptico e muscular at a reposio dos eletrlitos perdidos no suor. Depois do treino o principal objetivo da dieta providenciar energia, ou seja, carboidratos necessrios para reposio do glicognio muscular e acelerar a rpida recuperao. Estudos tm demonstrado que a suplementao de carboidratos melhora acentuadamente o desempenho fsico apenas em esforos extremamente prolongados. Durante o exerccio o objetivo primordial para os nutrientes consumidos repor os lquidos perdidos e providenciar carboidratos. (aproximadamente 30 a 60g por hora) para a manuteno das concentraes de glicose. Esse tipo de nutrio e especialmente importante para atividades superiores a uma hora, ou quando o atleta no consome lquidos e nutrientes adequados antes do treino, ou ambientes hostis. A reserva de glicognio muscular a principal fonte de glicose para o exerccio quando esta reserva esta baixa a capacidade do praticante de se manter exercitando diminui, e o processo de recuperao envolve a restaurao dos estoques de glicognio heptica e muscular. Carboidrato simples deve ser a primeira escolha nas refeies de recuperao. Caso no ocorra reposio de carboidratos nas primeiras horas aps o exerccio, a ressntese pode ser diminuda em aproximadamente 50%.

A manuteno de concentraes elevadas de glicognio muscular extremamente importante principalmente em atletas de esportes de auto-rendimento, onde o desempenho mximo exigido constantemente. O treinamento fsico regular, bem como uma alimentao adequada e balanceada pode influenciar positivamente no aumento das reservas de glicognio muscular. Ao contrrio do que ocorrem com atletas de endurance (esportes pesados), dietas de carboidrato so pouco comuns em esportistas de fisiculturismo (musculao) e atletas com treinamento de fora e potncia, talvez isto possa ser explicado por fatores como a escolha por dietas hiperproteicas, ou a carncia de estudos relacionando treinos de auto-intensidade com o papel dos carboidratos. Contudo, foi constatado que o consumo de carboidratos durante e aps o exerccio causa alteraes hormonais que so benficas para a reposio do glicognio muscular e promoo de outros processos anablicos.

You might also like