You are on page 1of 22

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

PGE - PLANO GERAL DE EMERGNCIA


Quattor UN QB e PE / DCX

REVISO 0 1 2

DATA Emisso Inicial Reviso conforme solicitao do Subcomit de Anlise de Risco Reviso anual, alteraes na lista de telefones, identificao da CAE-2 e novo Ponto Seguro externo a Quattor UN QB e PE / DCX. Reviso em funo do incidente com cido sulfrico e colocao de hiperlink com Lista de Telefones teis no item 7.5 e alterao no item 5.21.

DATA 31.03.2006 04.12.2007 18.08.2008

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

1 OBJETIVO
O objetivo do Plano Geral de Emergncia definir e responsabilidades de cada elemento, rotas de fuga, tipos de alarmes, estrutura de comunicao interna e externa inclusive com rgos externos de apoio, e o papel de cada funcionrio ou contratado em caso de emergncia e nos diversos Planos que compem o Programa de Atendimento a Emergncia PAE.

2 CAMPO DE APLICAO
Este programa se aplica as todas as operaes e reas da Quattor UN QB e PE / DCX.

3 EXECUTANTE
Gerentes da Quattor UN QB e PE / DCX, gerentes de contrato de prestadores de servio,, Coordenador de Emergncia, Engenheiro de Segurana e Tcnicos de Emergncia.

4 REFERNCIAS
Lei 3.214 Normas Regulamentadoras. NR-23 Segurana Contra Incndio. Decreto Lei 897/76 do COSCIP. Circular 006 da Superintendncia de Seguros Privados do Brasil (SUSEP). PEM.0003 Localizador 1.01.02; Elementos de Gesta de Segurana, Sade e Meio Ambiente POL.0002; Localizador SSMAQ.2.09.02; Poltica de Segurana, Sade e Meio Ambiente REG.0001; Localizador SSMAQ.2.07.01; Regulamento Gesto de Segurana PGP.0001; Localizador SSMAQ.2.07.01; Padro Gerencial de Processo Gesto de Segurana

5 DEFINIES
5.1 EXPRESSES 5.1.1 SITUAO DE EMERGNCIA: todo e qualquer evento de anormalidade, inesperado e indesejado ocorrido em uma rea ou de origem externa e que requeira a uma imediata interveno da Brigada de Emergncia: Nota: Uma situao de emergncia dentro da Quattor UN QB e PE / DCX pode se dividir em:

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

Emergncia Interna - quando se localiza internamente a planta petroqumica, armazns ou prdios; Emergncia Externa - quando se localiza externamente a planta como, por exemplo, emergncia em outras empresas vizinhas, acidente em carro da empresa ou transportes de insumos fora da Quattor UN QB e PE / DCX, Emergncia em tubovias - quando esta se localiza nos dutos subterrneos que ligam a Quattor UN QB e PE / DCX a Refinaria Duque de Caxias; Emergncia Mdica - quando se restrita a atendimento mdico; Para cada tipo de Emergncia identificada acima existe tem um Plano especfico desenvolvido. 5.1.2 EMERGNCIA AGRAVADA: E o tipo de emergncia interna a qual aps uma avaliao do CGE - Coordenador Geral de Emergncia necessita de recursos alm da nossa capacidade, neste caso deve ser usado recurso do PAM-CE. 5.1.3 EMERGNCIA CRTICA: E o tipo de emergncia interna ou de origem externa que, aps uma avaliao do CGE - Coordenador Geral de Emergncia necessita de evaso da Quattor UN QB e PE / DCX levando os funcionrios e contratadas para um local externo seguro definido no PEI - Plano de Emergncia Interna da Quattor UN QB e PE / DCX. 5.1.4 EMERGNCIA CONTROLADA (FIM DA EMERGNCIA): E a sinalizao feita pelo CGE - Coordenador Geral de Emergncia por meio do acionamento do alarme interno da Quattor UN QB e PE / DCX informando a todos os funcionrios, subcontratados e visitantes que podem retornar ao trabalho. 5.2 TIPOS DE INCIDENTES CONSIDERADOS COMO EMERGNCIAS Incndio, Imploses, Exploses sem fogo, Exploses com fogo; Decomposio qumica de produtos instveis; Vazamentos de lquidos inflamveis, corrosivos, txicos, custicos ou pirofricos; Contaminao de guas efluentes ou do solo; Grande vazamento de vapor de hidrocarbonetos; Vazamento de gases inflamveis ou txicos; Nuvens de p; Desabamentos, desmoronamentos; Rompimento de estruturas e equipamentos; Fugas de radiao nuclear ou perda de fonte nuclear; Deformaes graves em equipamentos ou mquinas; Descargas de emergncia para esgotos ou canais; Alagamentos por chuvas ou grandes perdas (vazamentos) de gua ou vapor; Ruptura de mquinas, equipamentos ou tubulaes que prejudiquem a operao segura da planta; Emergncia em outras empresas ou da vizinhana que possa colocar em risco as operaes seguras da planta;

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

Suspeita ou atos de terrorismo ou vandalismo, como por exemplo: ameaa de bomba, seqestro, outra ameaa decorrente de greves, distrbios civis e equivalentes.

5.3 BRIGADA DE EMERGNCIA o conjunto de recursos humanos especialmente treinados e capacitados para interveno em situaes de emergncia apoiados em recursos materiais especficos e procedimentos operacionais previamente estabelecidos e treinados, com a finalidade de eliminar ou minimizar uma situao de emergncia inesperada e indesejvel. 5.4 COMITE DE GERENCIAMENTO DE CRISES Esta Comisso constituda das Diretorias, Gerncias e CGE - Coordenador Geral de Emergncia, previamente nomeados pela Quattor UN QB e PE / DCX e por um representante de SSMA, que pode ser acionado em caso da emergncia ultrapassar o poder de deciso do CGE - Coordenador Geral de Emergncia ou ainda em grandes incidentes. Este Comit se rene um local afastado do risco da emergncia e coordena as aes especficas de uma crise declarada. 5.5 COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA - CGE o supervisor de produo da planta de Polietileno que recebe todas as informaes do local da emergncia, aciona a Brigada de Emergncia e coordena os esforos de controle da situao, aciona os alarmes e faz a comunicao via sistema da Quattor UN QB e PE / DCX com relao a emergncia. O CGE - Coordenador Geral de Emergncia quem aciona os gerentes de planta e, pode tomar a deciso acionar o Comit de Gerenciamento de Crises, PAM-CE, GOPP, APELL-CE e outros recursos locais. O CGE no deve deixar a sala de Controle Principal e dali coordenar as aes e tomadas de decises. 5.6 COORDENADOR DE EMERGNCIA LOCAL (EXIGNCIA DO PAM-CE) um operador consultor ou operador experiente indicado pelo Supervisor de Produo da rea onde acontece emergncia. Auxiliar o Lder de brigada nas aes de campo contribuindo com seu conhecimento da rea e produtos que esto envolvidos na emergncia. Esta figura pode ser representante da Planta de Eteno ou Polietileno dependendo do local da emergncia. Faz comunicao com o CGE Coordenador Geral de Emergncia e, nos casos de Emergncia Agravada, ou seja, com houver envolvimento do PAM-CE, esta pessoa deve usar um colete com as seguintes letras CEM que quer dizer Coordenador de Emergncia segundo estatuto do PAM-CE. 5.7 LDER DE BRIGADA (LDER DE COMBATE EXIGNCIA DO PAM-CE) o lder operacional que comanda todas as aes de campo, enquanto permanecer a situao de emergncia. Responsvel por comandar um grupo de operadores membros da brigada de emergncia. Em caso de sua eventual ausncia este deve ser substitudo por Tcnico Segurana. Esta pessoa deve usar um colete com as seguintes letras LC que quer dizer Lder de Combate segundo estatuto do PAM-CE. 5.8 LDER DE EQUIPE

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

um mais brigadistas nomeado pelo Lder de Brigada que atua como lder de uma linha de combate. Possui rdio e comunica-se com o Lder de Brigada recebendo orientaes para o combate emergncia. 5.9 SOCORRISTAS uma equipe de funcionrios do Laboratrio de Controle de Qualidade da Riopol especialmente treinados para prestarem, na rea interna do complexo, o atendimento Mdico de emergncia no local a possveis vtimas do sinistro at a chegada da equipe mdica e tambm atua como brigadista. 5.10 BRIGADISTAS a equipe de funcionrios treinados para atuarem em situaes de emergncia combatendo os eventos e promovendo a retirada de pessoas, que se encontrem no interior da rea afetada. Os membros das Brigadas de Emergncia so em nmero de 10 (dez) titulares, que atuam em turno, sob comando de um Lder de Brigada com apoio de 02 (dois) socorristas que so treinados para combater e controlar emergncias em tanques de estocagem, dutovias ou unidades dos processos, emergncias com derramamentos de produtos qumicos e / ou emergncias ambientais ou simplesmente em acidentes pessoais de grande porte. 5.11 MONITOR DE EVASO um funcionrio e seu substituto da Riopol ou contratada de cada rea ou prdio que designado pelo responsvel pela rea ou prdio junto com SSMA para coordenar e auxiliar na retirada das pessoas da rea de trabalho para o Ponto de Encontro seguro e distante do sinistro. 5.12 ROTA DE FUGA uma rota pr-estabelecida e sinalizada internamente aos prdios e externamente nas plantas por onde os devem os funcionrios, subcontratados e visitantes seguirem at o Ponto de Encontro mais prximo. 5.13 POSTO DE ATENDIMENTO MDICO o local especfico localizado no trreo do prdio de SSMA para onde devem ser levadas s vtimas aps socorro emergencial no local da emergncia pelos socorristas. Este local provido de recursos mdicos de atendimento pr-hospitalar onde a equipe mdica trata ou prepara o acidentado para transporte para hospital credenciado. 5.14 EPC Equipamento de Proteo e Combate a Incndio e emergncias (mangueiras, extintores, esguichos, sistemas fixos e outros) e equipamentos de Proteo Coletiva (manta, chuveiro lava olhos, mscara autnoma e outros).

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

5.15

CONEXES COM OUTROS PLANOS


EMERGNCIA NA Quattor UN QB e PE / DCX? QUALQUER PESSOA PODE ACIONAR A EMERGNCIA

COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA USA O PLANO GERAL DE EMERGNCIA. EMERGNCIA INTERNA? APS CONTROLE RELATRIO PARA COMUNICAO INTERNA

COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA USA O PLANO DE ACIONAMENTO DA BRIGADA DE EMERGNCIA

EMERGNCIA INTERNA? O COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA USA O PLANO CONTROLE A EMERGNCIA INTERNA

EMERGNCIA AMBIENTAL? O COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA USA O PLANO DE EMERGNCIA AMBIENTAL INTERNA

EMERGNCIA MDICA? O COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA USA O PLANO DE EMERGNCIA MDICA

EMERGNCIA EM TUBOVIAS? O COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA USA O PLANO DE EMERGNCIA EM TUBOVIAS

EMERGNCIA AGRAVADA NA Quattor UN QB e PE / DCX L? O COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA ACIONA O PAM-CE - PLANO DE AUXLIO MTUO DE CAMPOS ELSEOS EMERGNCIA NA RIOPOL PODE ATINGIR AS COMUNIDADES FORA DA Quattor UN QB e PE / DCX? O COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA USA O PLANO DE ACIONAMENTO DO PROCESSO APELL-CE

EMERGNCIA EM TRANSPORTES EXTERNOS A DA Quattor UN QB e PE / DCX? O COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA USA O PLANO DE EMERGNCIA EXTERNA EMERGNCIA EXTERNA OU APELLCE? COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA ACIONA PLANO DE COMUNICAO EXTERNA E RELATRIO PARA COMUNICAO INTERNA

EMERGNCIA GRAVE INTERNA OU EXTERNA OU COM ACIONAMENTO DO APELL-CE? COORDENADOR GERAL DE EMERGNCIA ACIONA PLANO DE GERENCIAMENTO DE CRISES DA Quattor UN QB e PE / DCX.

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

5.16 PONTO DE ENCONTRO (PE) So 5 (cinco) os locais internos na planta e 2 nas reas do prdios usados durante a construo da Quattor UN QB e PE / DCX onde os funcionrios, contratadas e visitantes devem se reunir aps alarme caracterstico para aguardar informaes do Coordenador Geral de Emergncia para evaso da unidade ou retorno ao posto de trabalho. So os seguintes locais identificados como Ponto de Encontro: Prdios Administrativos Ponto de Encontro e Rotas de Fuga

Recepo

Refeitrio

Laboratrio SSMAQ

Sala de Controle Vestirios

nibus Administrao

Contratadas

Manuteno

PE-01
Suprimentos

Polietileno e Esferas Ponto de Encontro e Rotas de Fuga

PE-02
Abandono da Unidade Esferas e OSBL

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

OSBL e Esferas Ponto de Encontro e Rotas de Fuga


Ponto de Encontro PE-02 do Polietileno

PE-03

Eteno Ponto de Encontro e Rotas de Fuga

PE-04

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

Terminal Logstico Ponto de Encontro e Rotas de Fuga

PE-05

Abandono da rea segue para P1

CATRI e Escritrio da Riopol e Consrcio

CLA Escritrios

PE-07

Abandono da rea segue para P1

Escritrio 1 Riopol Escritrio 2 Riopol

PE-06
CATRI

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

Ponto de Encontro dos recursos do PAM-CE

Ponto de encontro PAM-CE


Prdio Administrativo

Subestao Principal

5.17 PORTA VOZ DA EMPRESA Funcionrio da alta direo nomeado e preparado para ser o interlocutor entre Quattor UN QB e PE / DCX e a mdia em caso de necessidade. Nota: Nenhum outro funcionrio da Quattor UN QB e PE / DCX est autorizado a emitir qualquer comentrio que seja com qualquer pessoa estranha aos quadros da Quattor UN QB e PE / DCX quando de uma emergncia. 5.18 CONTROLADOR DE TRNSITO INTERNO Um ou mais funcionrios designados pela Riopol ou pela Coordenao Geral de Emergncia, vigilantes contratados ou no para fazer a orientao de trnsito de veculos do PAM-CE, GOPP ou equivalente dentro da rea da Qu Quattor UN QB e PE / DCX. Estas pessoas devem controlar as barreiras / barricadas para isolamento da rea onde est ocorrendo o sinistro. Devem tambm organizar o trnsito de veculos e pessoas nas vias de acessos e rotas de fuga, durante o estado de emergncia, evitando transtornos, atropelos ou agravamento da situao. 5.19 PAM-CE Plano de Auxlio Mtuo da empresa do plo industrial de Campos Elseos de Duque de Caxias. Rene recursos humanos e materiais para uso em caso de emergncia agravada nas empresas participantes do PAM-CE. 5.20 GOPP Grupamento de Operao com Produtos Perigosos. Este recurso estadual e fica localizado junto portaria principal da Refinaria Duque de Caxias da Petrobrs. Podem

10

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

ser utilizados pelas empresas participantes do PAM-CE, mas, atendem tambm a emergncias com produtos perigosos em qualquer parte do estado do Rio de janeiro. 5.21 CAE 1 E CAE 2 So as Centrais Atendimento a Emergncias (de rdio) que operam o PAM-CE para receber chamadas de pedido de auxlio e tambm fazem a convocao dos recursos dos PAM-CE por meio das empresas e a comunicao com Defesa civil para acionamento do Processo APELL-CE. So duas, a saber: CAE 1 Localizada na Refinaria Duque de Caxias da Petrobrs Reduc; CAE 2 Localizada na Quattor UN QB e PE / DCX at dezembro de 2008 aps ser escolhida outra empresa participante do PAM-CE para atuar como CAE-2. 5.22 ALARMES DE EMERGNCIAS Os alarmes de emergncia (alerta somente) so testados semanalmente s terasfeiras s 14:00h pelo CGE Coordenador Geral de Emergncia utilizando-se do sistema de alto-falantes da empresa. Alarme de Alerta: (Alerta Amarelo) Alarme sonoro com o seguinte padro: toques curtos seguidos. Implica em parar todos os trabalhos em andamento no necessrios para operao normal e segura da planta (EX: limpezas, purgas, cargas, descargas, trabalhos de manuteno ou de escritrio). Alarme de Fuga: (Alerta Laranja) Alarme sonoro com o seguinte padro: toques longos seguidos. Implica em parar todos os trabalhos a quente e atividades que possam gerar um incndio e todos os outros trabalhos que esto sendo realizados na planta no ligados a operao segura desta. Implica na preparao do pessoal da operao para uma possvel parada total da planta. Implica na fuga dos prdios e locais de trabalho para os Pontos de Encontro de todos os funcionrios no envolvidos na emergncia. Os funcionrios devem auxiliar visitantes neste momento. Nota: Observando sempre a direo do vento e procurando sempre caminhar no sentido perpendicular direo do vento. Alarme de Abandono da unidade: (Alerta vermelho) Aviso a ser dado pelo sistema de alto-falantes, por rdio ou megafone sob orientao do CGE - Coordenador Geral de Emergncia. Implica na evaso da planta de todas as pessoas que se encontram nos Pontos de Encontro de emergncia para local seguro e externo a planta. Implica na parada total da planta. Alarme de Fim da Emergncia: (Alerta Verde) Alarme sonoro com o seguinte padro toque longo com 1 minuto de durao de tempo.

11

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

Implica no retorno de todas as pessoas que estavam nos pontos de encontro para seus postos de trabalho. Sirenes das Viaturas de Emergncia As sirenes e os dispositivos sonoros e visuais das viaturas de emergncia so testados todas as teras-feiras s 14:00 horas, aps o teste do alarme de emergncia. O teste das sirenes de 15 segundos por viatura. Nenhuma postura especial dos colaboradores da planta requerida durante o perodo de teste das sirenes. 5.23 RAMAIS TELEFNICOS DE EMERGNCIA Esto disponveis na planta, os seguintes ramais telefnicos, dedicados ao atendimento de emergncia: Telefone 2187- 8812 (Polietileno) ou 2187- 8813 (Eteno) Sala de Controle utilizado para comunicar qualquer tipo de comunicao que no seja de emergncia. Ramal 5555 Emergncia Industrial utilizado para comunicar qualquer tipo de emergncia inclusive quelas relativas ao Meio Ambiente. Ramal 4444 Emergncia Mdica Ambulatrio - utilizado para comunicar emergncias que requeiram atendimento mdico. Os dois ramais acima devem ser testados todas as teras-feiras, aps o teste das sirenes das viaturas de emergncia. 5.24 OUTROS SISTEMAS DE COMUNICAO 5.22.1 Sistema de Radiocomunicao O canal oficial para emergncias na planta o nmero 2 (dois). Quando caracterizada a emergncia com a comunicao feita pelo CGE - Coordenador Geral de Emergncia TODOS os portadores de rdios de comunicao pertencentes Produo, Manuteno, Portaria e SSMA envolvidos na emergncia devem ajustar este canal em seus rdios, somente podendo retornar aos seus canais rotineiros de uso, aps o final oficial da emergncia. A Quattor UN QB e PE / DCX possui dois rdios que fazem parte do Plano de Auxlio Mtuo PAM-CE um instalado na Sala de Controle Principal e outro de posse do Lder de Brigada. O CGE - Coordenador Geral da Emergncia pode solicitar, via este rdio, recursos materiais das empresas participantes do PAM-CE, conforme a caracterizao da emergncia interna agravada. O sistema de comunicao do Plano de Auxlio Mtuo PAM-CE testado 3 (trs) vezes ao dia, uma vez por turno, sem horrio programado validando o funcionamento dos equipamentos de comunicao (ver procedimento do PAM-CE) pela CAE-1. 5.22.2 Sistema de Telefonia Caracterizada uma situao de emergncia interna, todas as ligaes telefnicas devem ser imediatamente interrompidas para que o sistema de telefonia fique descongestionado e disposio do CGE - Coordenador Geral de Emergncia. As pessoas que estiverem no sistema de Discagem Direta a Ramal DDR devem encerrar suas ligaes e no efetuar o atendimento de novos chamados. Da mesma 12

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

forma as pessoas que estiverem utilizando os telefones diretos devem encerrar suas ligaes e no efetuar o atendimento de novas ligaes. Ao encerrar uma ligao telefnica, no deve ser fornecido nenhum detalhe sobre a situao da emergncia em curso. Recomenda-se usar a seguinte expresso: Preciso encerrar a ligao agora. Volto a ligar dentro de alguns minutos. Os colaboradores da portaria no esto autorizados a prestar informaes sobre a emergncia e nem transferir ligaes aos setores internos durante a emergncia. Caso existam ligaes externas que sejam direcionadas para a portaria, os mesmos devem limitar-se a receber os recados. Recomenda-se usar a seguinte expresso: No momento no podemos transferir a ligao, queira por obsquio ligar mais tarde. A realizao de telefonemas externos pela portaria nas situaes de emergncia, tais como as comunicaes efetuadas para a polcia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal ou Estadual, etc., somente podem ser feitas por determinao do CGE Coordenador Geral da Emergncia. Nestes casos, aps a realizao do contato telefnico, apenas o CGE - Coordenador Geral de Emergncia pode prestar informaes a esses rgos. No caso em que ocorrer um telefonema externo comunicando uma emergncia com o transporte de produtos perigosos durante o transcorrer da emergncia interna dentro do horrio administrativo, como por exemplo, um incidente com o transporte de hexeno ou com o produto acabado, a ligao deve imediatamente ser transferida para o CGE - Coordenador Geral de Emergncia, para as aes cabveis. 5.22.3 Sistema de Alto-falantes Este sistema abrange todas s instalaes da Quattor UN QB e PE / DCX. utilizado pelo CGE - Coordenador Geral de Emergncias para comunicao com todo o complexo durante uma emergncia. por este sistema que quando necessrio o Coordenador Geral de Emergncia solicita o abandono da planta. Quando caracterizada a emergncia com a comunicao feita pelo CGE - Coordenador Este sistema tambm pode em caso de emergncia ser utilizado por funcionrio Quattor UN QB e PE / DCX ou contratado autorizado para anunciar uma situao de emergncia.

6 SIGLAS E ABREVIATURAS
APELL-CE Alerta para Preparao em Emergncia a Nvel Local; CAE Central de Atendimento a Emergncia; CATRI Centro de Tratamento de Resduos Industriais; CEM Coordenador de Emergncia (Local) COSCIP Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico; GED Gerenciador Eletrnico de Documentos;

13

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

GOPP Grupamento de Operaes com Produtos Perigosos; LC Lide combate; NR Normas Regulamentadoras; OSBL Outside Batery Limit; PAE Programa de Atendimento em Emergncia; PAM-CE Plano der Auxlio Mtuo de Campos Elseos; PE Ponto de Encontro; PEM Procedimento Empresarial; PGP Padro Gerencial de Processo; POL Poltica; POP Procedimento Operacional Padro; REG Regulamento; SSMA Segurana, Sade e Meio Ambiente;

7 CONTEDO DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO


7.1 SEGURANA, SADE OCUPACIONAL E PROTEO AMBIENTAL. No se aplica. 7.2 RECURSOS NECESSRIOS Microcomputador com acesso ao sistema GED. Acesso a linhas telefnicas. Acesso aos sistemas de rdio porttil ou fixo da planta.

7.3 RESPONSABILIDADES 7.3.1 PLANO DE EVASO. A(s) pessoa(s) que no tm participao direta no Controle de Emergncia ou na operao segura da planta deve(m) seguir as seguintes orientaes no caso de necessidade de Abandono da planta: O Abandono de todos os funcionrios do interior da fbrica caracterizado pela comunicao do CGE - Coordenador Geral de Emergncia via sistema de altofalantes, rdio ou megafone aos colaboradores que estiverem nos pontos de encontro. Abandono da fbrica ocorre nas seguintes situaes: a) Quando ocorrer o acionamento de no mnimo dois alarmes de gs simultneos, de sensores instalados em pontos prximos a equipamentos que possam conter grandes inventrios de gases inflamveis.

14

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

b) Quando na avaliao do CGE - Coordenador Geral da Emergncia houver a possibilidade de perda de controle da situao de emergncia. c) Quando na avaliao do CGE - Coordenador Geral de Emergncia houver a possibilidade de perda das condies de combate emergncia. d) Quando houver solicitao pelo PAM-CE ou APELL-CE via Defesa Civil Municipal devido emergncia em empresas vizinhas. Nota: Nos casos em que houver eminente risco para a Sala de Controle Principal, esta, deve ser evadida por todos os funcionrios exceo de seis pessoas (trs de Eteno, dois de Polietileno e do CGE - Coordenador Geral de Emergncia) que devem portar equipamento autnomo para garantir a parada da planta e em seguida abandonar a sala de controle. Uma vez deflagrado o plano de Abandono da fbrica, as seguintes orientaes devem ser seguidas por todos os colaboradores: 1) A Gerncia Administrativa junto com a Segurana Patrimonial devem liberar a sada dos nibus quando cheios e, aps confirmar com os monitores de evaso que os funcionrios administrativos, contratados e visitantes que procederam evaso e tambm aqueles que estavam em servio na rea de operaes foram retirados. Os nibus devem se dirigir para a parte de trs do restaurante Trs Marias, na Rodovia Washington Luiz (Pista sentido Petrpolis), e em seguida para suas residncias aps comunicao oficial da Quattor UN QB e PE / DCX. Aes posteriores devem estar sendo executadas pelo plano macro de gerenciamento de contingncias de Campos Elseos Processo APELL-CE. 2) O CGE - Coordenador Geral da Emergncia deve confirmar, via rdio ou portaria, a evaso dos envolvidos em trabalhos na rea industrial. 3) Os funcionrios que se utilizarem transporte prprio devem sempre que possvel incentivar o transporte solidrio, auxiliando a retirada de pessoas da rea de risco. 4) Caso a emergncia tenha desdobramentos imprevistos e passe a ser caracterizada como emergncia crtica, o CGE - Coordenador Geral de Emergncia deve determinar a necessidade de comunicao com as empresas vizinhas para que adotem seus respectivos procedimentos de evaso, por meio de rdio de comunicao do PAM-CE ou outro meio disponvel. 5) Uma vez definida o Abandono da planta, os funcionrios que foram evadidos devem fazer contato posteriormente com a fbrica, para informarem-se do retorno normalidade. O plano de Abandono da planta tambm pode ser acionado por emergncias externas Unidade, provocadas por situaes fora de controle nas empresas vizinhas. Nestes casos, se a Rua Marumbi estiver interditada, a rota de escape nestas situaes por meio da Rua Miguel Couto, com a rota seguida pelos veculos saindo por trs da Transpetro pegando a Rua Silsia (antiga Av. Fabor) seguindo em direo a Campos Elseos, com direo ao restaurante Trs Marias, na Rodovia Washington Luiz, e em seguida para suas residncias. Nota: O acima vlido at que o Anel Virio esteja pronto e entregue ao trafego. No caso de desdobramento de uma emergncia na Unidade em emergncia crtica, onde devido ao descontrole da situao, haja a necessidade de Abandono da fbrica tambm pelos componentes da Brigada de Emergncia, o CGE - Coordenador Geral

15

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

de Emergncia deve determinar o trmino das aes dos componentes do Controle da Emergncia e o abandono da planta. Neste caso devem ser usados todos os recursos disponveis para o abandono das Brigadas de emergncia inclusive do apoio externo do PAM-CE ou equivalente, ou seja, devem ser usados os automveis ou veculos disponveis na planta que estiverem disponveis e aptos para o transporte de pessoas inclusive os veculos de apoio do PAM-CE que no estiverem sendo utilizados no combate emergncia. Nas situaes em que a emergncia crtica ocorrer fora do horrio administrativo, e o CGE - Coordenador Geral da Emergncia determinar o Abandono da planta, os mesmos meios de locomoo citados acima devem ser utilizados pelos componentes da Brigada de Emergncia e do PAM-CE que estiverem atuando na emergncia. 7.3.2 FUNCIONRIOS, CONTRATADOS E VISITANTES NO ENVOLVIDOS NO CONTROLE DA EMERGNCIA. As pessoas que no tem participao direta no Controle de Emergncia e na operao segura da planta devem seguir as seguintes orientaes ao toque de um dos alarmes de Fuga: a) Todos os funcionrios, efetivos, contratados, temporrios ou estagirios, no possuidores de funo especfica na Brigada de Emergncia, devem dirigir-se para o Ponto de Encontro mais prximo ao toque do alarme de Fuga e ali permanecerem aguardando orientaes dos monitores de fuga. No permitida a circulao de pessoas pela fbrica no decorrer da emergncia. No caso do toque do alarme de Fuga, todos os funcionrios no possuidores de funo especfica parada segura do processo ou na Brigada de Emergncia devem se dirigir para o ponto de encontro nmero 1 na Portaria Principal e esperar orientao do CGE Coordenador Geral de Emergncia para um possvel abandono da planta e neste caso devem ocupar lugar nos nibus ou ainda o alarme de Fim de Emergncia. b) No caso do aviso de Fuga ou Abandono, o visitado deve imediatamente acompanhado de seu visitante dirigir-se para o Ponto de Encontro nmero 01 na Portaria Principal. c) A base de trabalho dos funcionrios da Quattor UN QB e PE / DCX o local onde habitualmente desenvolvem suas atividades profissionais, ou onde est situado seu setor de trabalho. Por exemplo, eteno, polietileno, OSBL, oficinas, escritrios, almoxarifado, armazm, prdio administrativo, etc. d) Fora do horrio administrativo, todos os funcionrios e contratados no envolvidos na emergncia devem se dirigir para a Portaria Principal, aps um dos toques de alarme, e aguardar novas instrues. 7.3.3 COMUNICAO DE UMA SITUAO DE EMERGNCIA Ao comunicar uma emergncia qualquer pessoa deve informar a Sala de Controle Principal: Seu nome; Local da emergncia; Tipo e natureza da emergncia; Extenso da emergncia, n de vtimas e danos materiais eventuais; 16

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

Se existe algum equipamento de combate automtico operando ou inutilizado pela situao.

Notas: a) Quando a emergncia for de incndio, vazamento de gs inflamvel, vazamento de produto txico ou risco de exploso e se voc estiver sozinho NO inicie o controle e / ou combate, sempre d alarme primeiro, e a seguir inicie o combate com equipamentos disponveis na rea, se for treinado para tal. Se estivem em dupla ou com mais funcionrios, sempre destaque um para dar o alarme. b) No caso de emergncia a calma de vital importncia, esforce-se no sentido de controlar o medo e o pnico. Nunca aja descontroladamente. c) Acima de tudo preserve sua prpria integridade fsica, se afastando ou se protegendo dos riscos da emergncia. d) Procure uma forma de soar o alarme, se o sistema automtico no foi acionado por algum motivo. e) Tome a iniciativa de comunicar ou certificar-se da comunicao da emergncia ao CGE - Coordenador Geral de emergncia, Coordenao de SSMA ou Portaria. NO ESPERE QUE ALGUM O FAA. 7.3.4 ATRIBUIES DOS SEGUINTES CARGOS: a)Coordenador Geral de Emergncia - CGE Atuar como CGE - Coordenador Geral da Emergncia e tomar as aes necessrias para o efetivo controle da situao emergencial. Passar o rdio para a faixa 2 de emergncia. Decidir a parada ou no da planta envolvida na emergncia e coordenar as aes em segurana. Solicitar se necessrio for o acionamento do Comit de Gerenciamento de Crises aps contato com o gerente da unidade envolvida. Comunicar ao Gerente da Unidade ou seu substituto sobre a emergncia. Informar a situao quando da chegada do Comit de Gerenciamento de Crises. Classificar a emergncia conforme definido no item 5.1 deste procedimento. Definir ou no do eventual acionamento do Plano de Auxlio Mtuo - PAM-CE ou do APELL-CE em funo da classificao da emergncia. Decidir o Abandono da Unidade e comunicar as empresas vizinhas por meio do PAMCE, por telefone quando a empresa no fizer parte do PAM-CE, ou ainda por meio da Defesa Civil quando houver desdobramento da emergncia para emergncia crtica e ameaa a estas empresas. Administrar os recursos materiais e humanos disponveis visando o controle da emergncia e o retorno normalidade. Emitir relatrio de incidente aps a emergncia, conforme instruo de anlise e investigao de incidente. Subsidiar as primeiras informaes para a rea de Comunicao Interna e Externa. Aps normalizao da situao de emergncia iniciar o tratamento de no conformidade ou anomalia. b) Supervisor de Produo Auxiliar o CGE - Coordenador Geral de Emergncia no controle da emergncia.

17

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

Coordenar a parada de sua planta nas condies de segurana se solicitado for. Enviar para o local da emergncia um operador experiente para atuar como Coordenador de Emergncia Local CEM conforme o PAM-CE. Participar da emisso do relatrio de incidente aps a emergncia, conforme instruo de anlise e investigao de incidente. Ser o substituto do CGE - Coordenador Geral de Emergncia no impedimento deste. Aps soar alarme colocar o rdio na faixa 2 de emergncia. c) Lderes de Brigada Aps soar alarme o Lder de Brigada deve colocar o rdio na faixa 2 de emergncia; Fazer uso da VER Veculo de Emergncia Rpida - e se encaminhar para o local da emergncia; Tomar as aes necessrias e especficas para aquele evento. Comunicar ao Coordenador Geral de Emergncia a situao local. Solicitar ajuda mdica se necessrio for. Trabalhar junto com ao CGE - Coordenador de Emergncia Local no controle da emergncia. Solicitar o CGE - Coordenador Geral de Emergncia o acionamento do PAM-CE se a emergncia for considerada como Agravada. Solicitar o CGE - Coordenador Geral de Emergncia o acionamento do APELL-CE se a emergncia for considerada como possvel de atingir a comunidade. Administrar os recursos materiais e humanos disponveis visando o controle da emergncia e o retorno normalidade. Reunir e colocar em ordem todo material utilizado no controle da emergncia. Participar da emisso do relatrio de incidente aps a emergncia, conforme instruo de anlise e investigao de incidente. d) Brigadistas Aps soar alarme deve os Brigadistas devem colocar o rdio na faixa 2 de emergncia; Encaminhar-se para o local da emergncia; Colocar as roupas, EPIs e demais equipamentos necessrios indicados pelo Lder de Brigada; Tomar as aes necessrias e especficas para aquele evento por meio do Lider de Brigada; Ao trmino das aes reunir, recolclos em prontido e guardar os equipamentos utilizados no combate; Auxiliar na elaborao do Relatrio sobre o incidente caso seja convocado pelo lder de brigada ou CGE - Coordenador Geral de Emergncia. e) Gerente das Unidades Aprovar as revises e prover os recursos necessrios para o cumprimento integral deste plano. Aps soar alarme colocar o rdio (se portar) na faixa 2 de emergncia; Dirigir-se a sala de controle quando um dos alarmes de emergncia for acionado. Auxiliar ao CGE - Coordenador Geral da Emergncia quando houver desdobramento da emergncia para emergncia crtica para abandono geral da Unidade. Se convocado for participar do Comit de Gerenciamento de Crises.

18

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

Ser responsvel pela elaborao do relatrio de incidente aps a emergncia, conforme instruo de anlise e investigao de incidente. Apresentar para diretoria o relatrio final da emergncia. f) Coordenador de Emergncia Local CEL (CEM conforme PAM-CE) Atuar como CGE - Coordenador da Emergncia Local e usar seu conhecimento de operao para orientar o Lder de Brigada quanto aos riscos do processo durante a emergncia. Aps soar alarme colocar o rdio na faixa 2 de emergncia; Usar o colete com a incrio CEM quando a emergncia envolver o PAM-CE ou APELLCE. Manter contato constante com CGE - Coordenador Geral de Emergncia e com o Lder da Brigada para troca de informaes teis ao controle de emergncia. Avaliar a gravidade da situao junto com o Lder de Brigada e solicitar ao CGE Coordenador Geral de Emergncia a busca de recursos externos do PAM-CE, GOPP, acionar Processo APELL-CE ou recomendar o Abandono da planta. g) Gerncia de Administrao Administrar os recursos materiais e humanos disponveis visando o Abandono da unidade em caso de solicitao pelo CGE - Coordenador Geral de Emergncia. Disponibilizar um rdio na faixa 2 na portaria para ser entregue ao oficial do Corpo de Bombeiros ou GOPP quando estes entrarem na planta; Administrar o restaurante de modo a garantir que haja suprimentos alimentcios para a planta na sua populao mxima por um perodo de 36 horas a partir do incio de emergncia, caso no se consiga retirar o contingente da planta, por exemplo, inundaes ou emergncia em outras empresas bloqueando as sadas. h) rea de SSMA Proporcionar o apoio necessrio para controlar a situao emergencial. Aps soar alarme o Lder de Brigada deve colocar o rdio na faixa 2 de emergncia; A Gerencia de SSMA deve dirigir-se sala de controle quando um dos alarmes de emergncia for acionado Planejar a realizao de treinamentos prticos e tericos para todos os colaboradores envolvidos nas aes de Controle de Emergncia. Garantir que as viaturas de emergncia estejam em perfeito estado de funcionamento mecnico e operacional. Promover atendimento / encaminhamento do acidentado, durante a emergncia no horrio administrativo. Manter os equipamentos de combate a emergncias e agentes extintores em condies de uso imediato quando requeridos. Medir / informar por meio de acompanhamentos, simulados e auditorias a eficincia deste plano e o nvel de treinamento e conhecimento do mesmo entre todos os colaboradores efetivos e contratados da Quattor UN QB e PE / DCX. Revisar a instruo de emergncia a cada dois anos. i) Dos Monitores de Evaso Auxiliar na retirada de todas a pessoas de uma rea ou prdio que responsvel.

19

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

Fazer uso dos equipamentos de som e coletes de identificao disponveis para atuao; Conduzi-los at o Ponto de Encontro mais externo mais prximo (EX: PE-01). Fazer uma chamada de todos os funcionrios de sua rea ao chegar no Ponto de Encontro; Informar ao CGE Coordenador Geral de Emergncia a falta de algum no Ponto de Encontro. j) Dos funcionrios e Contratados na planta Ao ser acionado o alarme de Alerta, interromper suas atividades numa etapa segura, desligar equipamentos eltricos, como ar condicionado, mquinas, computadores e iluminao quando no comprometer a visualizao do ambiente, e aguardar novas informaes ou alarmes; Seguir para o Ponto de Encontro Interno mais prximo ao ser acionado o alarme de Fuga e aguardar o desdobramento da emergncia. Ao ser comunicado para Abandono da unidade dirigir-se para o Ponto de Encontro PE-1 na portaria. Informar a sala de controle sua presena na empresa quando estiver fora do horrio administrativo. Aguardar no Ponto de Encontro PE-1 na portaria possveis novas determinaes; Informar a sala de controle quando detectar uma emergncia por meio do telefone de emergncia ou rdio. Empenho e organizao no cumprimento das aes previstas neste plano. k)Dos funcionrios e Contratados nos prdios Ao ser acionado o alarme de Alerta, interromper suas atividades numa etapa segura, desligar equipamentos eltricos, como ar condicionado, mquinas, computadores e iluminao quando no comprometer a visualizao do ambiente, e aguardar novas informaes ou alarmes; Seguir para o Ponto de Encontro PE-1 ao ser acionado o alarme de Fuga na Portaria e aguardar o desdobramento da emergncia. Ao ser comunicado para Abandono da unidade dirigir-se para os nibus de abandono da planta; Seguir orientaes do Monitor de Evaso. Informar a sala de controle sua presena na empresa quando estiver fora do horrio administrativo. Empenho e organizao no cumprimento das aes previstas neste plano. Nota: No caso de soar o alarme interno de qualquer prdio foram da planta, decorrente do sistema de deteco de fumaa de cada prdio, todos no envolvidos na emergncia devem evadir-se seguindo orientaes do Monitor de Evaso local e, se dirigirem ao Ponto de Encontro PE-1 na Portaria e ali aguardar desdobramento da emergncia. l) Portaria Colocar o rdio no canal 2 e informar-se sobre a emergncia; Orientar os prestadores de servio nesta rea sobre a emergncia e como proceder em caso de necessidade de Abandono da planta;

20

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

Deslocar um vigilante para o PONTO de REUNIO do PAM-CE e recepcionar os recursos do PAM-CE quando for o caso e orient-los e/ou acompanh-los at local do sinistro quando solicitado. Entregar ao oficial do Corpo de Bombeiros ou GOPP o rdio na faixa 2 quando este entrar e receber o rdio quando sair da planta ; Confirmar o Abandono dos funcionrios da rea industrial com o CGE - Coordenador Geral da Emergncia e coordenadores de fuga; Solicitar bloqueio de acesso de veculos particulares rua Marumbi, junto portaria da Lanxess (Petroflex) por meio dos telefones 2677-1310 (Posto Avanado esquina com Marumbi) 2677-1233 e 2677-1211 (Central de vigilncia); Bloquear a entrada de veculos e visitantes na portaria e orientar para procederem a se retirarem durante a emergncia; Relatar ao CGE Coordenador Geral de Emergncia a sada dos funcionrios e contratados durante emergncia fora do horrio administrativo; Guardar / disponibilizar as chaves dos veculos disponveis durante o Abandono para um componente da brigada; m) Terminal Logstico 1) Emergncia fora da rea do Terminal Logstico Colocar o rdio no canal 2 e informar-se sobre a emergncia; Se soar o alarme de Fuga reunir os funcionrios no PE-05 junto a Portaria nmero 2 do Terminal Logstico e aguardarem notcias. Informar aos motoristas transportadores para deixar reas livres para carros de emergncia e seus veculos parados ao lado direito das vias e com chave na ignio. Conduzir os motoristas de carga para o Ponto de Encontro PE-05 na portaria nmero 2 durante a evaso; Aguardar maiores informaes; Se soar a ordem de Abandono seguir para o Ponto de Encontro 1 junto a Portaria 1 da Quattor UN QB e PE / DCX. 2) Emergncia na rea do Terminal Logstico Informar a Quattor UN QB e PE / DCX via rdio ou equivalente sobre a emergncia ver item 7.4.1. Colocar o rdio no canal 2 e informar-se sobre a emergncia; Abrir porto que liga a rea administrativa da Quattor UN QB e PE / DCX com o Armazm No 2 do Terminal Logstico para acesso dos veculos de emergncia. Reunir funcionrios no envolvidos na emergncia no PE-05 junto a Portaria nmero 2 do Terminal Logstico e aguardar notcias. Informar aos motoristas transportadores para deixar reas livres para carros de emergncia e seus veculos parados ao lado direito das vias e com chave na ignio. Conduzir os motoristas de carga para o Ponto de Encontro PE-05 na portaria nmero 2 durante a evaso; Aguardar maiores informaes; Se soar a ordem de Abandono seguir para o Ponto de Encontro 1 junto a Portaria 1 da Quattor UN QB e PE / DCX. 21

Cdigo

PGE PLANO GERAL DE EMERGNCIA

DCG-SSMAQ. 7.1.4-002
Data

18.08.2008

n) Escritrios fora da rea operacional da Riopol e CATRI Informar a Quattor UN QB e PE / DCX via rdio ou equivalente sobre a emergncia ver item 7.4.1. Colocar o rdio no canal 2 e informar-se sobre a emergncia; Abrir porto que liga a rea operacional da Quattor UN QB e PE / DCX prximo ao prdio de escritrios do antigo Consrcio CLA para acesso dos veculos de emergncia. Reunir funcionrios no envolvidos na emergncia, no PE-06 junto a Portaria, prximo a CATRI. Aguardar maiores informaes; Se soar a ordem de Abandono seguir para o Ponto de Encontro 1 junto a Portaria 1 da Quattor UN QB e PE / DCX. 7.5 TELEFONES DE CONTATO INTERNO E EXTERNO. telefones uteis.doc 7.6 HOSPITAIS Ver lista no Plano de Emergncias Mdicas

8 ANEXOS
No se aplica.

22

You might also like