You are on page 1of 29

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Ivan Silvestri AULA 1 - RIO, 14/07/10 9784/99 Lei Processo Administrativo Federal art.

rt. 19, 20, 21, 22, 50, 53, 54, 55. 8666/93 Lei Geral de Licitaes 10520/02 Lei do Prego 8429/92 Lei de Improbidade 8987/95 Lei Geral de Concesses Leis que caem menos 11079/04 PPPs Concesses Especiais ADMINISTAO PBLICA - Atos Administrativos Administrao Pblica: Conceito A expresso Adm. Pblica revela a atividade estatal responsvel pela execuo das tarefas mais comuns do Ente Estatal s atividades no polticas. A administrao pblica pode ser interpretada sob duas formas: 1. Subjetivo, Formal ou Orgnico - Refere-se aos rgos e entidades que executam a atividade administrativa; (quem faz). 2. Objetivo, Material ou Funcional significa a atividade desempenhada pela administrao. (finalidade a qual se presta, ou seja, objeto). 1. Adm Direta No tem personalidade jurdica. So rgos. S quem tem personalidade jurdica so os entes federativos, quais sejam: Unio, Estados, Municpios e DF. A administrao direta realizada pelas pessoas jurdicas de direito pblico interno com o auxlio dos seus rgos que so subdivises da pessoa jurdica que integram dotadas de uma competncia. O rgo criado com uma competncia especfica. Ex: Quem d passaporte o setor de passaporte vinculado a Unio. Quem nega o passaporte a Unio. Assim, a pessoa que trabalha em um dos setores fala pela Unio no mbito restrito da competncia dele. O rgo no se confunde com o agente, o agente no o rgo. O agente no representa o rgo, o agente no procurador do rgo. Teoria do rgo O rgo integrado por agentes pblicos que quando se manifestam expressam a vontade do Estado. Ex: Lula me telefona e quer saber se o RJ precisa de segurana ou no. Ele tem que ligar para o Governador que tem a competncia para responder. rgo no tem personalidade jurdica, no tem patrimnio e no vai a juzo. Assim, no existe automvel do Ministrio da Justia, existe automvel da Unio. 2. Adm Indireta - Tem personalidade jurdica.

Ex: Se eu tenho um problema com o INSS ou com o IBAMA, aciono o INSS ou o IBAMA e no a Unio. A administrao pblica indireta tem uma importante diviso Pessoa Jurdica de Direito Pblico Mecanismo de criao: As pessoas jurdicas de direito pblico da administrao indireta so criadas pela edio de lei especifica. Basta a publicao da lei e mais nada. Ex: Publicou a lei de criao do INSS e pronto est criada. a) Autarquia Pessoa jurdica criada para prestar servio pblico. Exerce atividade tpica de estado. Pessoa Jurdica de Direito Privado 1. Empresa pblica Mecanismo de criao: As pessoas jurdicas de direito privado da administrao indireta so criadas por autorizao legislativa e pelo registro de seu ato de criao no cartrio competente. 2. Sociedade de economia mista Pontos em que se diferenciam Empresa pblica e sociedade de economia mista:

1. Na Empresa pblica as aes de Caractersticas das pessoas jurdicas de controle so 100% estatais na sociedade direito pblico: de economia mista as aes de controle 1. Seus servidores so servidores so apenas majoritariamente estatais. pblicos; 2. As Empresas pblicas podem ter 2. Seus bens so bens pblicos; qualquer perfil societrio, as sociedades 3. Seus atos e contratos so de economia mista s podem ser S.A. administrativos; 4. Licitam para contratar; Diferena excepcional, forense: 5. Gozam de privilgios A empresa pblica na esfera federal litiga processuais, como: prazo em na justia federal. Ex: CEF. qudruplo para resposta, prazo J a sociedade de economia mista litiga na em dobro para o recurso, no justia estadual. Ex: BB, Petrobras. juntada de procurao; 6. Gozam de imunidade tributaria, Pontos em que so iguais e suas excees: essa imunidade atinge apenas 1. Seus servidores so celetistas; imposto; 2. Seus bens so privados; 7. Pagam seus dbitos judiciais por 3. Licitam para atividades meio e no precatrio. licitam para atividades fim. Ex: Petrobras quando vende gasolina no precisa licitar, pois ela nasceu para isso. Se a CEF vai faze um financiamento de 10 milhes para um prdio, no precisa licitar. Mas se a Petrobras e a CEF vo comprar computadores, elas precisam licitar, pois uma atividade meio para uma atividade final que elas desempenham. 4. No possuem privilgios processuais. Ateno: o Correio tem privilgios processuais. 5. As que exercem atividade econmica no possuem imunidade tributaria, as que exercem servio pblico tm imunidade

tributria. 6. Sofrem execuo como entes privados: Ateno 1: As que prestam servio pblico no podero ter penhorados bens ligado a prestao de servio. Ex: Caminho da Comlurb, ou do Correio. Ateno 2: Renda diria mesmo das prestadoras de servio podem ser penhorada. Ateno 3: A renda diria do correio no pode ser penhorada, pois nada do correio pode ser penhorado Ateno 4 O Correio conquistou em juzo a condio de pagar por precatrio. b) Fundao pblica de direito pblico. Ex: Fio Cruz. Toda a administrao igual a da autarquia. chamada pelo Direito administrativo de Fundao autrquica, pois tem estrutura de autarquia. c) Agncia Autarquia que faz um servio especfico. So duas: 1. Agncia executiva a autarquia ou fundao que assina com o seu ente de superviso contrato de gesto visando melhoria do desempenho em troca de vantagens administrativas. 2. Agncias reguladoras uma autarquia de regime especial, criada para regular (normatizar, fiscalizar e sancionar) a prestao de servio pblico, explorao de recursos naturais, entre outros. Estado Gerencial. Possui um regime jurdico diferenciado, visando sua proteo, tal regime exclusivo. Caractersticas da agncia reguladora: 2.1 Seus dirigentes tm mandato fixo, ou seja, no podem se exonerados, mas podem ser demitidos. Exonerado quem sai do servio por convenincia de quem contratou. Demitido quem comete falta grave ocorrendo por processo administrativo ou judicial. 2.2 Tem importante poder normativo. Ex: a agncia que regula como migrar de uma operadora para a outra com o mesmo n. de celular.

2.3 No sofre controle superior nas suas decises de mrito. Ex.: contas (TCU), funcional, judicial, etc. 2.4 As matrias de mrito da agncia no so suscetveis de controle porque foi entregue agncia a competncia para o exerccio da discricionariedade tcnica.

1. Na administrao direta quando h um desdobramento de competncia que passa a competncia para um ente sem personalidade jurdica (rgo) ocorre desconcentrao. Cria rgo. 2. Quando o desdobramento de competncia repassa uma competncia para ente que tem personalidade jurdica ocorre descentralizao. Cria entidade. PESSOA JURDICA DE DIREITO PBLICO 1. Autarquia Pessoa jurdica criada para prestar servio pblico. Exerce atividade tpica de estado. Caractersticas das pessoas jurdicas de direito pblico: a) Seus servidores so servidores pblicos; b) Seus bens so bens pblicos; c) Seus atos e contratos so administrativos; d) Licitam para contratar; e) Gozam de privilgios processuais, como: prazo em qudruplo para resposta, prazo em dobro para o recurso, no juntada de procurao; f) Gozam de imunidade tributaria, essa imunidade atinge apenas imposto; g) Pagam seus dbitos judiciais por precatrio. 2. Fundao pblica de direito pblico. Ex: Fio Cruz. Toda a administrao igual a da autarquia. chamada pelo Direito administrativo de Fundao autrquica, pois tem estrutura de autarquia. 3. Agncia Autarquia que faz um servio especfico. So duas: 3.1. Agncia executiva a autarquia ou fundao que assina com o seu ente de superviso contrato de gesto visando melhoria do desempenho em troca de vantagens administrativas. 3.2. Agncias reguladoras uma autarquia de regime especial, criada para regular (normatizar, fiscalizar e sancionar) a prestao de servio pblico, explorao de recursos naturais, entre outros. Estado Gerencial. Possui um regime jurdico diferenciado, visando sua proteo, tal regime exclusivo.

Caractersticas da agncia reguladora: a) Seus dirigentes tm mandato fixo, ou seja, no podem se exonerados, mas podem ser demitidos. Exonerado quem sai do servio por convenincia de quem contratou. Demitido quem comete falta grave ocorrendo por processo administrativo ou judicial. b) Tem importante poder normativo. Ex: a agncia que regula como migrar de uma operadora para a outra com o mesmo n. de celular. c) No sofre controle superior nas suas decises de mrito. Ex.: contas (TCU), funcional, judicial, etc. d) As matrias de mrito da agncia no so suscetveis de controle porque foi entregue agncia a competncia para o exerccio da discricionariedade tcnica. PESSOA JURDICA DE DIREITO PRIVADO Pontos em que se diferenciam Empresa pblica e sociedade de economia mista: 1. Na Empresa pblica as aes de controle so 100% estatais na sociedade de economia mista as aes de controle so apenas majoritariamente estatais. 2. As Empresas pblicas podem ter qualquer perfil societrio, as sociedades de economia mista s podem ser S.A. Diferena excepcional, forense: A empresa pblica na esfera federal litiga na justia federal. Ex: CEF. J a sociedade de economia mista litiga na justia estadual. Ex: BB, Petrobras. Pontos em que so iguais e suas excees: 1. Seus servidores so celetistas; 2. Seus bens so privados; 3. Licitam para atividades meio e no licitam para atividades fim. Ex: Petrobras quando vende gasolina no precisa licitar, pois ela nasceu para isso. Se a CEF vai faze um financiamento de 10 milhes para um prdio, no precisa licitar. Mas se a Petrobras e a CEF vo comprar computadores, elas precisam licitar, pois uma atividade meio para uma atividade final que elas desempenham. 4. No possuem privilgios processuais. Ateno: o Correio tem privilgios processuais. 5. As que exercem atividade econmica no possuem imunidade tributaria, as que exercem servio pblico tm imunidade tributria. 6. Sofrem execuo como entes privados: a) As que prestam servio pblico no podero ter penhorados bens ligados a prestao de servio. Ex: Caminho da Comlurb, ou do Correio. b) Renda diria mesmo das prestadoras de servios podem ser penhoradas. c) A renda diria do correio no pode ser penhorada, pois nada do correio pode ser penhorado. d) O Correio conquistou em juzo a condio de pagar por precatrio. QUADRO COMPARATIVO ENTRE FUNDAES DE DIREITO PBLICO E DE DIREITO PRIVADO:

Pontos em que so iguais: 1. So institudas com capital pblico; 2. Fazem concurso e licitao; 3. No se submetem ao controle do MP; 4. Submetem-se a controle pelo Tribunal de contas. Pontos em que se diferenciam: 1. Regime jurdico. Uma pblica e outra privada; 2. Modo de instituio. Uma a lei que cria e a outra a lei apenas autoriza. 3. Regime jurdico dos servidores. 4. Na de direito privado no se exerce o poder de policia. 5. Na de direito privado no se cobra tributos. ATO ADMINISTRATIVO Comando de carter prescritivo emitido pelo estado ou por quem o substitua em nvel inferior a lei e submetido a controle de legalidade pelo judicirio. 1. O ato pode ser emitido por particular quando o particular estiver atuando em delegao estatal. Ex: Conta de telefone. O ato sempre inferior a lei, no pode afrontar a lei. Se afrontar quem cai o ato, hierarquia normativa. Ex: Ato administrativo que confronta com uma lei. X abre lan house ao lado de colgio. A diretora da escola v que os alunos matam aula para ficar na lan house e comunica ao secretario de segurana que avisa o prefeito. Criase uma lei proibindo lan house perto de escola. Vale a lei e o alvar que ato caduca e cai. Competncia S se adquire por ato formal. No exige a forma escrita para todos os atos. Ex: Sinal vermelho. Ir alm da competncia que se possui. Competncia irrenuncivel e imodificvel por ato do prprio agente. 2. Elemento forma o meio pelo qual o ato exteriorizado. 3. Objeto Transformao imediata que o ato provoca independentemente de sua finalidade. o que se v quando se olha para o ato. Ex: Multa de trnsito, finalidade regulao do trnsito. Sano negativa para uma violao. Quando eu olho para a multa de trnsito eu no vejo que a pessoa que recebeu vai mudar sua conduta. O objeto da multa a sano pecuniria. A finalidade do objeto a lei que diz. Vejo a transformao, a perda de dinheiro que essa pessoa sofreu. 0bjeto o que eu vejo quando olho para o ato. 4. Motivo a razo pelo qual se pratica o ato. Tem motivo de fato (ocorrncia no mundo real) ou motivo de direito (previso legal para a pratica do ato). No confundir motivo com motivao. Motivo razo de ser motivao fundamentao. Todo ato deve ter motivo, mas nem todo ato precisa ter motivao. Ex: Exonerao de um secretrio por um governador. No pode licitao sem motivar.

O que mvel? o motivo no declarado que esta por trs do ato. Ex: X fala para Y que tem algumas caixas para carregar. Y diz que no pode, pois tem compromisso. Mvel a razo no declarada que est por trs do ato. 5. Finalidade Objetivo a ser alcanado pelo ato. Quem determina a finalidade do ato a lei. Desvio de finalidade: O INSS tem a sede em Braslia e tem a superintendncia no RJ. X sempre chega atrasado. O superintendente fala que se ele no chegar no horrio ele vai se ferrar. X continua. O superintendente o transfere para o Acre. O ato de chegar atrasado e passvel de sano disciplinar. Mas o ato remoo do servidor atender finalidade de servio e no de punio. Se o servidor provar ele anula o ato. Assim, desvio de finalidade a prtica de um ato com finalidade diversa ou distinta daquela prevista na regra de competncia. ATRIBUTOS DO ATO Ler na apostila DISCRICIONARIEDADE E VINCULAO Dizemos que uma competncia vinculada quando a atuao do servidor pblico vem inteiramente determinada pela lei. (No h espao para o agente emitir opinio ou juzo de valor). Ex: concesso de aposentadoria. Basta comprovar idade mnima e tempo de contribuio. No interesse se quem requer rico ou pobre. A competncia discricionria quando a lei, por no poder prev todas as hipteses possveis deixa uma margem de liberdade para que o agente decida o que mais conveniente para o caso. Esta margem de liberdade chamada mrito. S ato discricionrio tem mrito. O mrito decidido segundo convenincia e oportunidade. A discricionariedade liberdade, mas na liberdade total. O agente pblico quando exercita a competncia discricionria deve respeitar os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. AULA 2 - RIO, 19/07/10 LICITAO As organizaes sociais (OSs) quando gastam dinheiro Federal repassado so foradas a licitar na modalidade prego. Assim, ente de fora obrigado a licitar, se gasta dinheiro pblico Federal. Logo, licitao no uma exclusividade de entes pblicos. Uma licitao deve sempre procurar garantir a maior competitividade possvel. Conseqncia importante: Objetos diferentes fornecidos por empresrios diferentes devem ter licitaes distintas. A competio deve ser protegida mesmo entre itens do mesmo tipo. Ex: Em uma licitao para produtos de limpeza, cada item deve ser licitado individualmente.

Quando a administrao precisa de um item, mas no sabe a quantidade e nem o momento exato da contratao deve adotar o procedimento de registro de preos. Ou seja, trabalho na prefeitura de N. Iguau e preciso comprar material de escritrio em geral, mas no sei a quantidade que vou precisar e nem por quanto tempo, assim fao um registro de preos, uma pr-licitao de preos, o ganhador fica registrado e aquele preo de determinado vendedor pode ser comprado sem licitao pelo resto do ano. REGISTRO DE PREOS um procedimento semelhante a uma pr-licitao onde os preos dos itens desejados so examinados e o mais vantajoso registrado para aquisio sem licitao durante o restante do ano. 1. 2. 3. 4. O procedimento que se adota de prego ou concorrncia. A validade da consulta de um ano. A administrao no tem obrigao de adquirir o produto. Se a administrao encontrar preo mais vantajoso no mercado que o menor registrado no poder adquirir diretamente, ter de promover nova licitao.

Que carona? a possibilidade de um rgo adquirir produtos com registro de preos de outro rgo. Na esfera Federal no permitido pegar carona em registro de preos de rgo estadual ou municipal. O fornecedor que aceitar dar carona faz se quiser. Mas, ele responder perante o rgo original se quando solicitado no tiver a mercadoria para atender. Responder administrativamente. Pode-se escolher marca na licitao? A escolha da marca no vedada em tese, ela s proibida quando significar cerceamento de competio. Quando houver interesse pblico na escolha, pode ser at obrigatrio colocar a marca. Ex: Caminho com defeito e precisa de peas, s poder ser comprado peas para aquela marca de caminho. DISPENSA E INEXIGIBILIDADE A licitao nem sempre ser obrigatria, h casos previstos na lei que permitem a aquisio sem licitao. Dispensa a situao onde a licitao possvel, mas a lei autoriza que no seja feita. Existem duas situaes de dispensa: 1. Licitao dispensada, art 17, I, da Lei 8666. a dispensa legal da licitao para os casos de alienao de bens pblicos. 2. Doao a outro ente pblico. Ex: Unio faz doao para o INSS, no precisa licitar. 3. Permuta. Requisito que sejam de valores semelhantes. 4. Investidura. a venda de frao no utilizada em desapropriao a proprietrio lindeiro (vizinho). A frao vendida passa a fazer parte do terreno do adquirente desde que a aquisio se d pelo preo de mercado.

LICITAO DISPENSVEL a situao onde a administrao pode dispensar a licitao. S o inciso IX caso de licitao proibida. Exemplos de licitao dispensvel: 1. Licitao para obras e servios de engenharia abaixo de R$ 15.000,00. 2. Licitao para compras em geral abaixo de R$ 8.000,00. 3. Guerra externa. 4. Emergncia ou calamidade. a) A aquisio deve referir-se apenas ao atendimento da emergncia. b) At mesmo para salvar equipamento particular possvel utilizar essa modalidade de dispensa. c) O contrato deve ter prazo mximo de 180 dias. d) No pode ser prorrogado o contrato. 5. Caso de licitao deserta, ou seja, aquela em que no aparecem licitantes. Obs: Licitao frutada outra coisa. a licitao em que os interessados foram excludos nas fases de habilitao (documentos) ou proposta (preo). Pergunta-se O BB pretendia adquirir computador no valor de R$ 13.000,00 o setor de informtica consultou o jurdico para saber se precisava licitar. O jurdico disse que no, pois era caso de dispensa. Acertou o jurdico? Resp: Estes valores (obras e servios de engenharia abaixo de R$ 15.000,00 e para compras em geral abaixo de R$ 8.000,00) mudam para o dobro (R$ 30.000,00 e R$ 16.000,00) nos casos de empresa pblica, sociedade de economia mista, consorcio pblico ou agencia executiva. INEXIGIBILIDADE Art 25 da Lei 8666. a hiptese em que a licitao no ocorre pela inviabilidade da competio. So trs as hipteses: 1. Fornecedor nico. Ou s h um objeto ou s h um fornecedor. No tem como licitar. 2. Contratao de servio especializado a ser prestado por profissional de notria especializao. Requisitos: O servio deve constar na relao do art 13 da Lei 8666. O servio apesar de constar no art 13 deve ser particularmente incomum, no pode ser servio corriqueiro. Ex: contratar um advogado especialista em tributrio para elaborar uma petio inicial. um servio que qualquer advogado sabe fazer, no precisa contratar um fera na advocacia. Mas no servio diferenciado necessrio um especialista. 3. Contratao de artista diretamente ou por meio de empresrio. O artista tem que ser conhecido. O tribunal vai pedir para provar se ele conhecido. Quando notoriamente conhecido no precisa. Ex: Ivete. Os arts 17 e 24 constituem uma relao fechada, no admite analogia. A inexigibilidade, por outro lado, do art 25 admite analogia, e uma relao aberta, portanto.

MODALIDADES DE LICITAO - Modalidades da Lei 8666. 1. Concurso de trabalho acadmico e cientfico. Ex: Concurso para eleger o projetista do Museu da Imagem e do Som em Copacabana. 2. Leilo. modalidade para venda de bens mveis, bens inservveis. Ex: Carcaa de caminho. Pode tambm ser vendido bem imvel em leilo, isso uma exceo. Quais sejam: a) Imvel adquirido em ao de pagamento. Ex: Adquiriu por falta de pagamento de IPTU. b) Imvel adquirido em processo judicial. Ex: Pertences e imveis do Abadia. 3. Convite. a modalidade para pequenas aquisies. Valor de at R$ 80.000,00 para compras em geral e R$ 150.000,00 para obras e servios de engenharia. No publica edital, convida pelo menos trs interessados. 4. Tomada de preos. a modalidade reservada para licitantes cadastrados. Quem no for cadastrado pode requerer cadastramento se juntar a documentao necessria com pelo menos trs dias de antecedncia. A tomada de preos utilizada para aquisies at R$ 650.000,00 nos casos de compras em geral e R$ 1.500.000,00 no caso de obras e servios de engenharia. 5. Concorrncia. a modalidade mais ampla da Lei 8666 que reservada a todo e qualquer interessado que preencha as condies de qualificao previstas no edital. Ex: Se o edital pede alguma coisa tem que atender desde que seja importante para o objeto da licitao. Obs: Para bens mveis o limite do leilo R$ 650.000,00 para bens imveis no h esse limite. MODALIDADE DA LEI 10520 PREGO O prego modalidade adotada na contratao de bens e servios comuns. Obras e servios de engenharia no so contratados por prego. Caractersticas do prego: 1. No prego processada a inverso das fases de abertura dos envelopes. Primeiro abre-se o de propostas e depois o de documentos. 2. A fase de proposta se subdivide em duas: Fase de propostas fixas. Fase de lances variveis. Quem dirige o prego o pregoeiro, na lei 8666 a comisso de licitao. Na lei 8666 se o primeiro colocado no cumpre o contrato, chama-se o segundo colocado para executar o contrato pelo preo do primeiro colocado. Entretanto, se isto ocorre no prego, chama-se o segundo colocado para que execute o contrato pelo preo que ele segundo colocado ofereceu. FASES DA LICITAO Lei 8666 1. Fase interna; 2. Fase de divulgao ou publicao;

3. Fase de habilitao, anlise de documentos. Obs: A excluso nesta fase chamase inabilitao. Quem inabilitado no pode ter aberto envelope de proposta. 4. Proposta. Anlise da proposta de preo. A excluso nesta fase chamada desclassificao. 5. Homologao; 6. Adjudicao. Ateno! possvel haver desclassificao por motivos documentais se a noticia do problema s chegou comisso de licitao aps o julgamento da fase de habilitao. A fase de proposta tambm chamada de fase de julgamento por alguns autores. a fase que decide quem ganhou. FASES DO PREGO 1. 2. 3. 4. 5. 6. Fase interna; Publicao; Julgamento; Habilitao; Adjudicao; Homologao.

TIPOS DE LICITAO Critrio de julgamento - escolha do vencedor: 1. 2. 3. 4. Menor preo; Melhor tcnica; Tcnica e preo; Maior lance ou oferta (reservada para o leilo ou concorrncia de venda de bens);

A proposta do interessado pode conter preo para parte do objeto licitado se este objeto for perfeitamente divisvel. Ou seja, tenho uma licitao em que o objeto monitor, CPU, teclado e impressora. X especialista em monitor e manda o preo do monitor. Mas, o monitor sem CPU no serve para nada. Assim no adianta receber preo para o monitor. Tem que receber preo para o conjunto. Se preciso de 5 mil sacos de milho e o primeiro colocado ofereceu mil sacos, posso comprar mil sacos com o primeiro vencedor e os outros 4 mil com o segundo colocado, pois o objeto perfeitamente divisvel. Na proposta no pode conter informaes que o edital no tenha solicitado. Ex: O edital fala em preo vista e a proposta d um prazo de pagamento para 60 dias. A proposta estar desclassificada. Ler leis 8666/93, 8112/90, 9784/99. CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Um contrato administrativo s tem esse nome se uma das partes uma pessoa jurdica de direito pblico e seu objeto envolve a realizao de um objeto de interesse pblico. Nem todo contrato que a administrao assina contrato administrativo. O contrato que no administrativo chamado de contrato da administrao. No contrato administrativo, ao contrrio dos contratos entre seres privados, existe um desequilbrio de poder entre os contratantes. A parte pblica pode mais do que a parte privada. Que poderes especiais so esses? 1. Alterar unilateralmente o contrato. O contratante privado obrigado a aceitar modificaes nos seguintes percentuais: Acrscimos ou supresses de at 25% para compras, obras, contrataes em geral. 50% para contratos de reformas de prdios ou de equipamentos. Pode haver reduo maior do que destes percentuais se houver acordo entre as partes. Alteraes qualitativas no tm limite percentual, mas no possvel se alterar completamente o objeto do contrato. 2. 3. 4. 5. Resciso unilateral do contrato; Imposio de sanes; Fiscalizao do contrato; No caso de prestao de servio pblico, ocupao das instalaes para garantir a continuidade do servio ou a garantia da imposio de sano.

Estes poderes especiais so chamados clausulas exorbitantes. Eles no existem nas relaes entre particulares. So privilgios do prprio contrato administrativo. Nem toda alterao pode ser realizada no contrato. No se pode violar o equilbrio econmico financeiro do contrato. Se isto ocorrer, o Estado dever promover o reajuste ou a reviso. Art 65, 6 da lei 8666. Reajuste a atualizao do contrato com base em hiptese prevista no contrato. Reviso a atualizao do contrato com base em hiptese imprevisvel, a aplicao no mbito contrato da teoria da impreviso. Esta teoria prescreve que toda vez que o contrato tiver alterada a relao de proporo econmica originalmente estabelecida dever ser atualizado para evitar que uma das partes tenha dano econmico. Isso ocorre com guerra, golpe de estado, terremoto... Situaes que no d para prever. Isso tem haver com a funo social do contrato, ningum pode ir runa para cumprir um contrato. Isto no quer dizer que o principio do pacta sunt servanda tenha sido abandonado, ele apenas no mais absoluto. CAUSAS MAIS COMUNS DE ALTERAO CONTRATUAL 1. leas contratuais (evento futuro e incerto, que no se pode prever): a) Ordinrias. a variao econmica prpria da atividade comercial. No decorre de uma situao em que gere direito de indenizao. b) Extraordinrias.

Fato do prncipe. a medida de carter geral tomada fora do contrato que onera ou inviabiliza o cumprimento contratual. Onerao do contrato causada por fato que veio de fora, ser pedido a reviso. Gera indenizao. Ex: Aumento inesperado da gasolina, criao de tributo novo. Fato da administrao. a ao ou omisso do contratante pblico no mbito do contrato que onera ou inviabiliza o cumprimento contratual. Ex; Tem uma montanha onde ganhei a licitao para fazer um tnel, s que tem uma comunidade onde todos tm antenas parablicas. Ficou combinado que a obra comearia em 1 de maro. Aparecem deputados dizendo que no pode tirar as pessoas de l. Por uma omisso do poder pblico eu estou no prejuzo, pois as maquinas e a mo de obra est parada. Dessa forma eu serei indenizada, pois fui atingida pela omisso estatal. Caso fortuito ou fora maior. a situao causada pela natureza ou pelo homem que onera o contrato ou inviabiliza seu cumprimento. Ex: Tempestade, terremoto, quebra-quebra causado pela populao. Sujeio imprevista ou situao imprevista. Licitante ganhou a licitao para construir um tnel. Quando ele comea a fazer o tnel ele bate com uma rocha que no estava ns planos que vai gerar um custo adicional para alugar a perfuratriz especial. Esse a mais ser indenizado, pois a causa anterior. a situao onde o custo contratual afetado em virtude da descoberta de fato aps assinatura do contrato, fato este que j existia antes da formao do vnculo. um fato que no tinha como saber.

Obs: O contrato administrativo sempre deve ser feito por escrito, salvo na aquisio de bens de pronto pagamento no valor de at R$ 4.000,00. AULA 3 - RIO, 21/07/10 1. INTERVENAO DO ESTADO DE PROPRIEDADE (Privada. Art 5 um direito fundamental, caput um direito relativo e no absoluto, CF) Conceito: Sabendo que a propriedade um direito fundamental com assento constitucional (ver art 5, caput, CF), o prprio constituinte reconhece algumas situaes onde permitido que o estado intervenha na propriedade privada, no intuito de estabelecer o interesse pblico. 2. MODALIDADES DE INTEVENAO DO ESTADO DE PROPRIEDADE a) Ocupao temporria o uso transitrio de propriedade particular imvel para o alcance do interesse pblico. Obs: A palavra que caracteriza a ocupao de propriedade transitria. A ocupao temporria pode ser onerosa ou gratuita. Prestar ateno na questo que qualifica como transitria. Obs: A ocupao temporria incide em bens imveis e transitoriedade.

Exemplo: Prdios utilizados no processo eleitoral (sempre que gerar dano o estado ter que indenizar). b) Requisio administrativa a utilizao de bens mveis, imveis e servios privados em situao de perigo iminente. Obs: O que qualifica a requisio administrativa o perigo iminente. Obs: A requisio administrativa se gerar dano dever ser indenizado. J caiu no exame da ordem: ato limitador de direito; Pode ser transitrio ou permanente; Alto executria (os atos administrativos se cumprem independente do poder judicirio). Indelegvel, ou seja, competncia exclusiva. Ler art 13 da Lei 9784/99 c) Limitao administrativa o ato administrativo geral, que limita o uso, gozo e fruio de bem imvel, e eu geralmente no gera direito a indenizao. Obs: Marcar a alternativa que tiver limitao do uso, gozo e fruio. Obs: A limitao administrativa no gera direito a indenizao. O que ato administrativo geral? A limitao administrativa geral porque atinge um nmero indeterminado de pessoas. d) Servido administrativa o direito real pblico que autoriza por estado usar de propriedade imvel para realizao de obras ou servios pblicos. Ex: Utilizao de torres prea energia eltrica. O que vai qualificar uma servido como sendo administrativa? A servido administrativa por ser um direito real limita a propriedade privada imvel. Toda a servido visa a realizao de uma obra e de um servio pblico. Caso gere dano tambm gerar direito a indenizao. e) Tombamento o ato administrativo no qual se declara o valor histrico, artstico, cultural, paisagstico, arquitetnico de bens privados. Obs: O tombamento um ato administrativo declaratrio que declara a necessidade de preservar um bem particular. Obs: O tombamento pode ser de oficio ou provocado. Obs: O tombamento no transfere a propriedade para o estado. Contudo nos casos de alienao do bem o estado deve ser comunicado. Obs: possvel o tombamento de em mvel. Nesse caso o bem no poder sair do pas, salvo por curto espao de tempo e autorizado pelo IPHAN Instituto do patrimnio histrico artstico nacional. f) Desapropriao a transferncia compulsria de propriedade privada com fim de estabelecer o interesse pblico (ver art 5, XXIV, CF). Obs 1: A desapropriao um instrumento utilizado para forar o particular a dar funo social a propriedade. Obs 2: Em regra, a desapropriao gera direito a indenizao previa e em dinheiro. Obs 3: Em regra, no se questiona o mrito da desapropriao, somente o valor pode ser questionado. Motivo x Motivao. Ver art 50 da Lei 9784/99.

rgo A

rgo B

Joo foi removido do rgo A para o rgo B. Regresso rgo A. Comentrio: Joo foi removido do rgo A para o rgo B por motivo de falta de pessoal. Contudo, chegando no rgo B, Joo descobre que est sobrando pessoal. Nesse caso, pela teoria dos motivos determinantes (aquela que determina que os motivos alegados na prtica de um ato administrativo devem ser verdadeiros) o ato acima nulo. Regra: Motivo falso ato nulo. g) Desapropriao indireta aquela que foi realizada sem o devido processo legal. (Sem declarao de necessidade e/ou acordo prvio). h) Tredestinao Dar destino diverso Tredestinao lcita O municpio do RJ desapropriou a casa de Joo dizendo que iria construir uma escola, no meio da obra decidiram construir um posto mdico, mas apesar de dar destinao diversa continuou com o interesse pblico. a destinao diversa que ainda assim alcana o interesse pblico (era para construir uma escola e constri um hospital) Tredestinao ilcita aquela onde a finalidade diversa no alcana o interesse pblico (era para construir uma escola e constri um prdio residencial). Na tredestinao licita o ato mantido e na tredestinao ilcita o ato nulo.

ATO ADMINISTRATIVO 1. Conceito toda a manifestao de vontade por parte do estado que capaz de criar, modificar e extinguir direitos e obrigaes. Essa manifestao de vontade unilateral, pois todo ato administrativo uma ordem. Se algum descumpre ato administrativo de oficio comete crime de desobedincia. Logo, se ordem unilateral. 2. Exceo de nico ato administrativo que bilateral o contrato administrativo. ELEMENTOS DO ATO ADMINISTRATIVO 1. Objeto So os efeitos jurdicos da prtica de um ato. Ex: O objeto jurdico de uma desapropriao transferir uma propriedade privada para o patrimnio pblico. Pode ser discricionrio e vinculado ao mesmo tempo. 2. Motivo So todas as circunstncias de fato (construo de uma escola) ou de direito (a que est na constituio ou na lei) que autorizam a prtica de um ato administrativo. Pode ser discricionrio e vinculado ao mesmo tempo. 3. Forma Como o ato se exterioriza. Em regra, na forma escrita por causa do principio da publicidade. Excees: Voz de priso em flagrante ato administrativo verbal, sinal de trnsito ato administrativo visual

convencionado, apito do guarda ato administrativo sonoro. S pode ser vinculado. 4. Finalidade Pode ser direta ou indireta. A finalidade direta o que pretende o Estado. A finalidade indireta o interesse pblico. S pode ser vinculado. 5. Competncia o mbito de atuao. Quem pode fazer? E onde fazer? S pode ser vinculado. Competncia privativa Pode ser delegada. Competncia exclusiva indelegvel. Art 13 da Lei 9784/99. ABUSO DE PODER Gnero com duas espcies. Desvio de poder Atua fora do interesse pblico. Excesso de poder Atua fora de suas competncias. Pergunta-se: 1. O abuso de poder atinge quais elementos do ato administrativo? Competncia e finalidade. 2. O desvio de poder atinge qual elemento do ato administrativo? Atinge a finalidade. 3. O excesso de poder atinge qual elemento do ato administrativo? Atinge a competncia. ATRIBUTOS 1. Presuno Presuno relativa que tambm pode ser chamada de Iuris tantum. 1.1 Presuno de veracidade Todos os atos administrativos so verdadeiros at que se prove o contrrio. 1.2 Presuno de legalidade At que se provem em contrario todos os atos administrativos esto de acordo com a lei. 1.3 Presuno de legitimidade At que se provem em contrario todo ato est de acordo com o interesse pblico. 2. Autoexecutoriedade At que se provem contrrio todo ato administrativo produz efeito sem necessidade de ordem judicial. Em regra todo ato administrativo executrio, exceo multa resistida ou vencida. 3. Imperatividade / coercibilidade Todo ato administrativo uma ordem que deve ser cumprida de forma coercitiva independente da vontade do particular. ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS 1. Ato Discricionrio Cabe escolha no objeto e no motivo. A escolha feita por dois critrios, quais sejam, convenincia e oportunidade. Ex: Autorizao. 2. Ato Vinculado No cabe escolha, pois todos os elementos, quais sejam, objeto, motivo, forma, finalidade e competncia, esto pr-estabelecidos em lei. Ex: Licena. EXTINAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS 1. Revogao Extino do ato inconveniente e inoportuno, mas legal. S o ato discricionrio pode ser revogado. S a administrao pblica pode revogar, s quem praticou o ato. Produz efeito ex nunc.

2. Anulao Extino do ato ilegal. Tanto o ato discricionrio como o vinculado pode ser anulado. O poder judicirio como a prpria administrao pblica pode fazer a revogao. Produz efeito ex tunc. DA ADMINISTRAO PBLICA 1. Administrao pblica direta um conjunto de rgos pblicos. Esto dentro dos entes federativos, quais sejam, Unio, Estados, DF e Municpios. Art 18 da CF fala que todos os entes so autnomos. Natureza jurdica dos entes federativos pessoa jurdica de direito pblico interno. Trata de atividade centralizada. rgo pblico no pessoa, logo no tem personalidade jurdica e nem capacidade processual. Exceo: Hely Lopes Meirelles Independentes Recebem competncia da CF e no so subordinados. Ex: Presidente da Repblica. Autnomos recebem competncia da CF e so subordinados aos rgos independentes. Ministrio da Justia Superiores Superintendncia de Policia Federal. Subalternos Polcia federal. Excepcionalmente os rgos independentes e autnomos tm capacidade processual. rgos pblicos so criados por lei ordinria e extintos por lei ordinria. Processo de criao de rgos pblicos por lei o chamado processo de desconcentrao, art. 61, 1, CF. No Brasil tem lei complementar, ordinria e delegada. Obs: De acordo com o art. 61, 1 da CF, a criao de rgos pblicos pura e simples s ser privativa do Presidente da Repblica quando tratar das foras armadas. Contudo, quando criar e organizar, a competncia ser privativa do Presidente da Repblica. 2. Administrao pblica indireta um conjunto de pessoas jurdicas, quais sejam, autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mistas. Atividade descentralizada. Tem personalidade jurdica e capacidade processual. Como so criadas? Natureza jurdica. So criadas: art 37, XIX da CF. 2.1 Autarquias Forma de criao por lei especifica. Natureza jurdica pessoa jurdica de direito pblico interno. 2.1.1 Autarquia de regime comum Atividade tpica de estado, ex: INSS. 2.1.2 Autarquia de regime especial Agncias reguladoras. Tem como atividades tpicas fiscalizar e normatizar. 3. Fundaes 3.1 Pblica Criada por autorizao em lei especifica. Pessoa jurdica de direito privado a natureza jurdica. Ser extinta por autorizao em lei especifica. 3.2 Autrquica criada por lei especifica. Pessoa jurdica de direito pblico interno. Ser extinta por lei especifica

4. Empresa pblica Criada por autorizao em lei especifica. Natureza jurdica pessoa jurdica de direito privado. Ser extinto por autorizao em lei especifica. 5. Sociedade de economia mista Criada por autorizao em lei especifica. Natureza jurdica pessoa jurdica de direito privado. Ser extinta por autorizao em lei especifica. Toda vez que for criada por lei especifica ser pessoa jurdica de direito pblico. E toda vez que for criada por autorizao em lei especifica ser pessoa jurdica de direito privado. AULA 4 - RIO, 16/08/10 SERVIO PBLICO uma comodidade colocada a servio da sociedade, cuja prestao feita em regime de direito pblico. Pode se definir servio pblico pela pessoa que o presta. Teoria subjetiva Esta teoria no adequada no Brasil, pois tanto os Estados como os particulares prestam servio pblico. Ex: segurana pblica e telefonia. Teoria Material Pode se definir tambm, pelo servio que prestado usando o critrio da essencialidade. Teoria material do servio que prestado. No serve no Brasil. Ex: Planto de farmcia. A lei no diz que servio pblico para teoria formal. No Brasil a teoria formal, ou seja, servio pblico tudo que a lei diz que . Ex: Televiso servio pblico. CLASSIFICAO DO SERVIO PBLICO 1. SERVIO ADMINISTRATIVO, SOCIAL OU ECONMICO. Administrativo o servio que a administrao presta diretamente dentro de suas instalaes. Social o servio que visa atender hipossuficincia de gente que no pode pagar por ele. Econmico o servio que viabiliza a sua obteno de lucro com a sua prestao. Ex: Energia eltrica, gua, telefonia. 2. SERVIOS DELEGVEIS E INDELEGVEIS Delegveis So aqueles que podem ser passados para o particular. Ex: Telefonia, energia eltrica. Indelegveis aquela que o estado no pode passar para o particular. Ex: Segurana pblica. 3. SERVIOS SINGULARES OU COLETIVOS:

Singular ou Uti Singuli o servio cujo aproveitamento individualizado. Cuja fruio individualizada. Voc paga s pelo o que usar. Ex: Telefone, luz, gua. Coletivos ou Uti Universi So servios cuja fruio coletiva, ou seja, aproveitamento. Voc no paga pelo que usar, pois usa junto com a coletividade. Ex: Iluminao pblica e segurana pblica.

4. PRINCPIOS INCIDENTES SOBRE OS SERVIOS PBLICOS a) Princpio da obrigatoriedade da prestao Se o servio pblico o estado est obrigado a prestar, se no pode prestar deve conceder. Art 21, CF diz o que srvio pblico federal. O estado presta alguns servios o que ele no sabe prestar ele concede a outro. Ex: Telefonia. b) Princpio da universalidade Se o servio pblico todos devem ter acesso a ele. O nome no SPC no motivo para negar acesso rede de gua e esgoto. c) Princpio da continuidade Em face da sua essencialidade o servio pblico no pode ser interrompido. Salvo, art 6, CF, em situao de emergncia mediante prvio aviso: Por razes de ordem tcnica; Por falta de pagamento (inadimplncia). Neste caso deve ser considerado o interesse da coletividade. Ex: Corte de energia eltrica do nico hospital de uma cidade, deve-se observar o interesse da coletividade. Fazer outros procedimentos de cobrana antes do corte. Conseqncias da continuidade: No pode haver greve total no servio pblico. No pode haver penhora de bens ligados a prestao de servios. O Estado pode intervir na prestao para a garantia da continuidade. Ateno! Renda diria penhorvel. Menos no Correio, o Correio conquistou o direito impenhorabilidade de seus bens. d) Princpio da atualidade (adaptabilidade) O servio deve ser prestado da forma mais moderna possvel. e) Princpio da transparncia As decises estratgicas sobre o servio devem ser discutidas com a sociedade. Ex: Discusso pblica sobre o padro da TV digital. f) Princpio da modicidade das tarifas A tarifa cobrada no pode inviabilizar o acesso ao servio. Conseqncia da modicidade das tarifas: O prazo do contrato de concesso deve ser sempre amplo o suficiente para viabilizar o retorno do investimento com a tarifa mais baixa possvel. Ex: Eurotnel. As empresas que fizeram o tnel iro receber de volta tudo o que investiu em 400 anos. 5. CONCESSO DE SERVIO PBLICO Concesso de servio pblico a passagem da prestao do servio a um particular.

Quando o servio passado a um ente da administrao indireta, ex: Cedae e Comlurb, ocorre outorga. Outorga se d por meio de lei. Quando a passagem de servio se d a ente de fora da administrao ocorre delegao. Delegao se faz por contrato.

A concesso: Exige lei autorizadora; Exige contrato; Exige licitao na modalidade concorrncia; O contrato bilateral, comutativo e oneroso; A relao no precria, contratual; O concessionrio remunerado por tarifa do usurio; A responsabilidade pelo risco comercial do negcio toda do concessionrio; A responsabilidade por dano da concessionria e sempre objetiva em face do usurio ou do no usurio. O estado responde subsidiariamente se a concessionria no tiver recurso. Primeiro a concessionria ser acionada, caso ela no tenha recurso, o estado ser chamado depois, ou seja, subsidiariamente; No h solidariedade entre concedente e concessionrio para dbitos trabalhistas, comerciais e fiscais. H solidariedade para dbitos previdencirios; A licitao de escolha do concessionrio admite a inverso das fases de abertura dos envelopes. Ateno! Isto no quer dizer que exista fase de lances orais como no prego, apenas a inverso. O que sub-contratao? a contratao pela concessionria de servios acessrios ou complementares a prestao. Ex: Limpeza, segurana. No requer autorizao e o concessionrio responde pela conduta do contratado. Este um contrato privado. O que sub-concesso? a passagem de parte do objeto da concesso. Ex: Uma concessionria de 10 linhas de nibus passa 2 linhas para outra empresa. Caractersticas da sub-concesso: Exige autorizao da concedente; Exige licitao na modalidade concorrncia; A relao jurdica entre concedente e sub-concessionrio, ou seja, entre a prefeitura do rio e o sub-concessionrio; O prazo da sub-concesso sempre o prazo faltante para a concesso. O que transferncia da concesso ou do controle acionrio da concessionria? a transferncia integral do objeto do contrato ou a transferncia do controle acionrio da concessionria. Caractersticas da transferncia da concesso:

Exige autorizao; No exige licitao; Quem assume, assume o contrato no estgio em que est, no pode haver renegociao (diminuio de encargos).

6. PERMISSO Ler o art 40 da Lei 8987/95. A permisso contratual, mas o contrato pode estabelecer clusulas de precariedade e de revogabilidade unilateral (contrato de adeso). Diferenas entre concesso e permisso: A concesso pode ser outorgada a consorcio de empresa ou pessoa jurdica. A permisso a pessoa jurdica ou pessoa fsica. 7. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO OU EXTRACONTRATUAL DO ESTADO a) Teoria subjetiva Esta teoria exige a demonstrao de quem agiu com culpa ou dolo, tem que apontar quem foi. Esta teoria usada hoje apenas nos casos em que o estado move ao regressiva contra o servidor. Quando indeniza por essa teoria tem que provar: A causa de pedir (dano jurdico); Provar a legitimidade passiva do ru (nexo causal); Mostrar a culpa ou o dolo de quem causou o dano. b) Teoria da falta do servio ou culpa administrativa ou culpa annima utilizada sempre que o dano decorra de uma omisso estatal. Tem que demonstrar que houve; Dano Nexo causal Negligencia estatal. A negligncia pode se dar pela falta total do servio, pelo servio precrio ou pelo servio retardatrio. Aqui no preciso demonstrar quem agiu com culpa ou dolo. c) Teoria objetiva a teoria a indenizao paga mediante apenas prova do: Dano Nexo causal. Quem responde pela teoria objetiva: A administrao direta (Municpio, Estado, Unio); A administrao indireta de direito pblico (Autrquica e fundacional, Uerj, Fio Cruz) As pessoas jurdicas de direito privado da administrao prestadoras de servio pblico. Ex: Cedae, Comlurb, Correio. Obs: Se exercer atividade econmica, no. Ex: CEF, BB. As concessionrias de servio de pblico em face do usurio ou o no usurio.

Excludentes de responsabilidade: situaes em que o estado no indeniza. Culpa ou fato exclusivo da vtima. Fato ou culpa exclusiva de terceiro. Caso fortuito ou fora maior. d) Teoria da reserva do princpio O Estado no poder ser considerado negligente se aplicou os esforos de pessoal e oramento que dispunha para a situao. Obs: A omisso apurada pela teoria objetiva quando houver dever especial de vigilncia estatal. Ex: Leso de um aluno em outro aluno em escola pblica, leso de um preso em outro preso. Ou quando na frente de um posto policial o policial no presta socorro a quem est sendo assaltada. A teoria objetiva tambm chamada de teoria do risco ou teoria do risco administrativo. e) Teoria do risco integral uma teoria como a objetiva s que neste caso o estado no pode levantar excludentes 8. SERVIDORES Lei 8112. O servidor pblico pode ser: a) Estatutrio - Vnculo de trabalho regido por um estatuto, ou seja, lei, Servidor estatutrio ou efetivo aquele que tem vnculo profissional e de longo prazo com o estado. Efetividade direito ao regime estatutrio. Estabilidade apenas proteo contra demisso. Ele presta concurso e obtm estabilidade. A estabilidade se obtm aps 3 anos de efetivo exerccio e aprovao em avaliao de desempenho. Concurso pblico: Validade de at 2 anos prorrogvel apenas uma vez por igual perodo na lei. Na CF so 2 anos. No se admite mais concurso interno, tem que ser pblico. O concurso s pode ser prorrogado quando ainda vlido. O aprovado em concurso tem expectativa de direito em relao nomeao, salvo: a) Se aprovado dentro do nmero de vagas fixado pelo edital; b) Se candidato aprovado em situao pior que a sua for chamado antes dele, ou seja, postergao. O concurso deve preservar at 20% das vagas para deficientes. Esta exigncia no absoluta se for aritmeticamente invivel a reserva, quando o cargo for incompatvel com a condio de deficiente.

Se houve a reserva, mas no existiram deficientes interessados, o edital poder prever a reversibilidade da vaga.

O preenchimento de um cargo chamado de investidura. A investidura se constitui de: Provimento o preenchimento do cargo. Estatutrio exerce cargo e celetista exerce funo. O provimento pode ser originrio ou derivado. a) Originrio Quando o servidor vem de fora da carreira. Forma de provimento originrio, nica, a nomeao. Carreira conjunto de cargos com a mesma atribuio. Isto diferente de quadro. Quadro o conjunto de carreiras de determinado rgo. Ex: O escrivo no esta na carreira policial e sim no quadro da policia. O provimento de quem faz concurso sempre originrio. b) Derivado Quando o servidor j est na carreira.

Formas de provimento derivado: Readaptao a passagem do servidor para outro cargo em virtude de incapacidade fsica ou mental. Reintegrao a volta do servidor que anulou sua demisso. Reverso a volta do servidor aposentado. Aproveitamento a passagem para outro cargo de servidor que estava em indisponibilidade. A pessoa em indisponibilidade recebe salrios proporcionais ao tempo de servio. Reconduo a volta ao cargo do servidor que saiu para cumprir estagio em outro cargo e foi reprovado. Precisa ser estvel para ter esse direito. Promoo a ascenso a cargo de nvel mais elevado em decorrncia de evoluo funcional. Transferncia - No existe mais transferncia. Remoo deslocamento do servidor sem o cargo. Redistribuio Deslocamento do cargo com ou sem o servidor. Ateno! Um servidor quando comete um ato ilcito pode responder em 3 instncias distintas: As 3 investigaes so independentes. Uma no depende da outra para comear. Uma no paralisa a outra. Conseqncias da sentena penal nas esferas civil e administrativa: a) Se a sentena penal condena, as esferas civil e administrativa so obrigadas a assimilar a deciso. b) Se a sentena penal absolve negando a autoria ou o fato, as esferas civil e administrativa so obrigadas a assimilar a deciso. c) Se a esfera penal absolve por falta de provas, as esferas civil e administrativa esto livres para decidir.

d) Se a esfera penal absolveu por falta de dolo, quando o dolo necessrio, as esferas civil e administrativa podero condenar por culpa se encontrar culpa e culpa bastar. e) Se o servidor for condenado na esfera administrativa e depois disso absolvido na esfera penal por negativa de autoria ou negativa do fato, poder requerer a anulao da condenao administrativa independentemente do tempo transcorrido. Posse Exerccio

b) Celetistas - Vnculo de emprego regido pela CLT. Obs: Regime do emprego pblico (celetista federal). Obs: Contratado ou temporrio O temporrio tem seu vnculo regido por lei prpria. Ele no celetista. AULA 5 - RIO, 24/08/10 ATO ADMINISTRATIVO Quem pratica ato quem exerce funo administrativa. PERFEIO, VALIDADE E EFICCIA. a) Perfeio O ato perfeito quando foram cumpridas todas as etapas necessrias a sua edio. Ex: O ato foi assinado e o ato foi publicado. Isso significa que o ato perfeito. Isso diz respeito ao nascimento do ato. Isto no significa que o ato est de acordo com a lei e que o ato eficaz. O ato deveria ser assinado e publicado, mas a pessoa que assinou no era competente, por exemplo. Neste caso, o ato no ser perfeito. Assim perfeio no tem nada a ver com a validade. b) Validade Validade a sintonia do ato ou da norma com o sistema jurdico onde foi produzido e pretende surtir efeito. Se uma coisa legal ela vlida. Assim, o ato pode ser perfeito e no ser vlido. c) Eficcia a capacidade que o ato possui de surtir efeito. Pode um ato perfeito vlido ser ineficaz? Depende de termo ou condio. Pode ser perfeito, vlido e ineficaz por depender de termo ou condio. Obs: Pode ser perfeito, invalido e eficaz? Sim. Ex: secretario de negocio jurdico assina contrato de computao. No meio do contrato descobre-se que o secretrio no tem formao jurdica. A posse e nomeao do secretario anulada. Assim o efeito ser ex-tunc, retroagir at o dia do contrato de computao que ser nulo. Assim, o ato ser perfeito, invlido e eficaz.

Obs: Todo ato imperfeito invlido. RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE O ato discricionrio, ou seja, aquele no qual o agente tem liberdade para praticar o ato tem uma limitao jurdica, a liberdade limitada pela razoabilidade e pela proporcionalidade. Se duas pessoas praticam a mesma infrao, esto, assim, na mesma situao jurdica, elas no podem sofrer sano de graus diferentes, por outro lado, se a administrao tem duas ou mais opes de adotar uma medida que restabelea o interesse pblico no pode tomar nunca a medida mais gravosa, deve sempre tomar a menos invasiva. Na proporcionalidade a administrao s pode fazer aquilo que de verdade atenda o interesse pblico. O ato administrativo que viola a proporcionalidade no comporta pedido para o juiz arrumar, o juiz anula o ato e a administrao, se quiser, volta e fecha direito. ADMINISTRAO PBLICA Posso penhorar bens de uma sociedade de economia mista? Depende. BB, pode, pois exerce atividade econmica. Comlurb e Cedae, no podem penhorar, pois prestam servios pblicos. Subjetivo pessoas, rgos, entidades. Objetivo Atividade. Ex: Poder de policia, servio pblico. a) Material Se refere a atividade desempenhada. b) Formal Se refere ao regime jurdico de direito pblico em que essa atividade desempenhada. O rgo pblico no tem personalidade jurdica, ele, em regra no vai ao juzo. Policia federal, TJRJ, senado federal, conselho do patrimnio histrico, nenhum deles vai a juzo. Se eu quero alguma coisa eu peo ao departamento e ele me d. Ex; quero um passaporte, me dirijo ao departamento e solicito. Exceo regra da presena em juzo dos rgos. Quando um rgo notado de independncia constitucional (judicirio e legislativo) e tem esta independncia agravada por quem deveria proteg-la poder excepcionalmente ir a juzo para fazer cessar o constrangimento por meio de medida judicial especifica, quase sempre mandado de segurana. rgo no tem personalidade jurdica, mas pode ter personalidade judiciria. No mundo privado quem no tem personalidade jurdica, mas tem personalidade judiciria o esplio.

SERVIDO ADMINISTRATIVA

A servido administrativa no tem autoexecutoriedade. Na servido a indenizao previa, de longo prazo, pois tem definitividade. Ex: Gasoduto, que o Brasil espera que dure mais uns 200 anos. No paga pelo uso, mas paga se houver dano. A ocupao e a requisio tm executoriedade, indenizao posterior ao uso e de curta ou curtssima durao. No paga pelo uso, mas paga se houver dano. LIMITAO ADMINISTRATIVA Ex: Praia de Copacabana em que os prdios so todos do mesmo tamanho. Essa norma foi imposta para proteger o bem jurdico da incidncia do sol na praia de Copacabana. Outro exemplo: Ilha do Governador no tem prdio grande, pois tem o cone de aproximao do aeroporto do Galeo. A Limitao administrativa tem carter geral e por isso, em regra, no indeniza. Mas, se for violada a impessoalidade da limitao vai comportar indenizao. Quando atinge de modo particular e diferenciado. DESAPROPRIAO Pode ser: a) Utilidade pblica ou necessidade pblica quem pode fazer essa desapropriao a Unio, Estado, Municpio e DF. Indenizao previa e em dinheiro. b) Interesse social: Propriamente dito - Lei 4132/2. Quem pode fazer, Unio, Estado, Municpio e DF, indenizao previa e em dinheiro. Interesse social para fins de reforma agrria. Quem pode fazer somente a Unio. Indenizao da terra nua paga em ttulos da dvida agrria, as bem feitorias por precatrio. A lei complementar 76/96 no art 14 foi reconhecida inconstitucional, teve sua eficcia sustada na parte que diz que a indenizao das bem feitorias paga em dinheiro, essa parte inconstitucional. As bem feitorias so pagas em precatrio. Urbanstica sancionatria a desapropriao decorrente do desrespeito da funo social da propriedade urbana. Quem regula o estatuto da cidade. S o Municpio faz essa desapropriao. A indenizao feita por ttulos da dvida pblica. Desapropriao rural pode ser feita pelo Estado ou Municpio. Obs: Pode uma desapropriao ser proposta por quem no tem competncia de propor a declarao? A fase declaratria na utilidade pblica tambm pode ser feita pelo DNIT (autarquia departamento nacional de estrutura de transportes) e ANEEL (agncia nacional de energia eltrica). Elas podem declarar utilidade pblica e interesse social. Para a fase executria tem competncia quem declarou e tambm quem a lei declarar como: sociedade de economia mista, empresa pblica e concessionria. BENS PBLICOS O que um bem pblico? Bem pblico um bem que pertence a uma pessoa jurdica de direito pblico. Um bem pblico imprescritvel (significa que no pde usucapir) e impenhorvel. Apenas quando tiver afetado a uma finalidade pblica

ser inalienvel, ex: Palcio do Governo, P. Saens Pena, Av. Brasil. Todos esses tem finalidade pblica. Classificao dos bens pelo uso: a) Bens de uso comum So bens pblicos cuja utilizao pela sociedade no requer autorizao pblica. Ex: Praia de Botafogo, P. Saens Pena, Av. Atlntica. Uso comum da populao. O uso deve estar vinculado a finalidade do bem (no porque eu posso usar a Praia de Copacabana que eu posso construir uma casa l) no h impedimento a que se cobre pelo uso, desde que lei estabelea a cobrana, ex: ponte Rio/Niteri, linha amarela. O bem de uso comum est sempre afetado a uma finalidade, ex; Rua, Praa, Praia, Lagoa, Rio. O bem de uso comum se perder a finalidade pblica e for desafetado poder ser alienado. Tem que ter decreto desafetando, lei autorizando a venda, licitao na modalidade de concorrncia, art 17, I, da Lei 8666. b) Bem de uso especial So bens pblicos que esto atendendo a uma finalidade da administrao. Ex: Delegacia, escola pblica, palcio do governo, hospital pblico, frum. Tambm as chamados de bens patrimoniais indisponveis. So indisponveis, pois esto afetados a uma finalidade pblica da administrao. O uso desses bens submete-se a um regulamento. Ex: No d para visitar a sede da Uerj e tirar fotos de quem est em aula. No hospital no pode entrar no centro cirrgico. Todo bem de uso especial pode ser alienvel se for desafetado. c) Bens Dominiais Bem pblico que no possui finalidade pblica definida. Ex: Prdio vazio na Av. Rio Branco, Terreno vazio em Campo Grande. Terras devolutas tambm so bens dominiais e, em regra, pertencem ao Estado e so disponveis. Pertencero a Unio se estiverem na faixa de fronteira. A terra devoluta que for constituda como rea de proteo ambiental ter carter indisponvel. O bem dominial disponvel, pois no est afetado. BENS PBLICOS ESPECIAIS COM DESTINAO ESPECFICA Rio que venha ou v para o exterior e rio que banha mais de um Esto pertence Unio. Ex: Rio Solimes, Rio So Francisco. Os outros rios pertencem aos estados onde estiverem inseridos. Rio que faz fronteira internacional pertence Unio. Lagoas. As guas superficiais pertencem aos Estados, salvo, as que fiquem em rea da Unio ou que foram construdas pela Unio, tipo lago de Itaipu. Lagoa Rodrigo de Freitas pertence ao Estado. Ruas e praas pertencem aos Municpios.

Potencial hidrulico dos rios pertence Unio. Mesmo que o rio seja estadual. Ilhas. As ilhas ocenicas pertencem Unio. Salvo, as que constituem sede de municpio que pertencem ao municpio, ex: Ilha de So Luis, Ilha do Governador, Ilha de Paquet. Ilha de rio estadual pertence ao estado. Ilha de rio da Unio pertence Unio. Ilha de lagoa pertence ao estado.

PODER DE POLCIA O poder de policia a faculdade que o estado possui de impor limitaes administrativas a propriedade e a liberdade. Ex: No atividade da policia civil e militar. Estas fazem policia judiciria. Estamos cuidando aqui de policia administrativa. Ou seja, a atividade que cuida do trnsito, da fiscalizao de higiene, da regulamentao de construes, da venda de alimentos... Medidas de policia administrativa so veiculadas por lei, ato administrativo abstrato e ato administrativo concreto. Ex: A lei do silncio, decreto de funcionamento de um hospital, multa de trnsito. O ato de policia tem duas caractersticas fundamentais. O ato de policia tem coercibilidade (o particular est obrigado a obedec-lo), tem autoexecutoriedade (o estado no precisa ir a juiz para executar a medida). Ateno! A autoexecutoriedade requer autorizao legal, mas poder ser imposta se em situao excepcional no houver outro meio de se preservar o interesse pblico. Fora das caractersticas o ato de policia pode ser: Preventivo ou repressivo. Preventivo - fiscalizao dos bombeiros, por exemplo. Repressivo apreenso de mercadoria estragada, de medicamento vencido, por exemplo. Estrutura do ato de policia. Existem quatro tipos: 1. Ordem de policia Leis em geral. 2. Consentimento de policia So as autorizaes e licenas para atividades privadas. A autorizao discricionria a licena vinculada. CNH licena. Alvar de festa pblica autorizao. Ateno! A jurisprudncia do STF tem admitido a revogao da licena para construir se houve modificao da legislao aps a sua edio e se a obra ainda no iniciou. 3. 4. Fiscalizao de policia a fiscalizao propriamente dita. Sano de policia

Obs: A jurisprudncia do STJ e STF no admite a outorga de poder de policia a entes de direito privado. Controle judicial do ato de policia o ato de policia vinculado comporta controle de legalidade. Pode ser anulado, portanto. Mas, o ato de policia discricionrio

alem do controle de legalidade sofre controle quando a sua razoabilidade e proporcionalidade. O juiz no pode modificar o mrito do ato, mas se o juiz constata desrespeito proporcionalidade o juiz poder anular o ato. Prazo prescricional do ato de policia de 5 anos. Leis fundamentais 9784/99 8666/93 8987/95 8112/90 8429/92 Art 9 (apropriao de dinheiro), 10 (prejuzo causado), 11 (violao a principio), 12 (penalidades), 13. O ato de improbidade s existe na modalidade dolosa. No Brasil quem responde por crime de responsabilidade no responde tambm por ato de improbidade. O ato de improbidade um tipo civil e no penal. O juiz pode aplicar proporcionalmente as sanes do art 12.

You might also like