You are on page 1of 11

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

Mdulo 15
A Juventude e as Drogas

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

A JUVENTUDE E AS DROGAS

INTRODUO

Podemos considerar um dos grandes flagelos da humanidade o consumo de drogas, principalmente por parte de adolescentes e jovens. Como Escotistas ou Dirigentes Escoteiros devemos estar atentos aos nossos Quadros de Scios para o aparecimento de indcios de Uso de Drogas seja por Scios Juvenis ou por Scios Adultos. Devemos, como educadores, dentro de nossa Promessa Escoteira ajudar o nosso prximo a sair desse caminho, e orientar queles que nos so confiados pelos Pais/Responsveis a nele no ingressarem. tambm nosso dever como Guardies da Misso, proteger o Escotismo de Adultos que tragam de suas vidas pregressas atitudes e vcios que no so compatveis com o nosso estilo de vida. As pessoas tendem a considerar as questes de uso, abuso e dependncia de drogas como algo relacionado unicamente a substncia (atribuindo o "problema" s drogas - como se tivessem vida prpria), ou ao indivduo (rotulando-o de sem-vergonha, doente, desocupado, marginal, criminoso) ou a sociedade (conferindo todas as responsabilidades - e culpas - ao governo, ao traficante, famlia). O uso, o abuso e a dependncia de drogas no devem ser entendidos somente como uma causa ou uma conseqncia e, muito menos, como algo redutvel a um fator especfico. Isto ultrapassa os limites simplistas do senso comum. Suas possveis causas e conseqncias esto referidas a uma articulao dinmica entre as esferas biolgica, psquica e social. Assim, o ato de consumo de drogas de um indivduo deve ser compreendido a partir: Dos problemas psicolgicos que ele esteja enfrentando, Da tenso scio-poltica e econmica que define sua sociabilidade, Da propriedade farmacolgica das drogas.

Cabe ressaltar que qualquer substncia no tem efeitos predeterminados sobre os indivduos. Isto varia de acordo com cada situao especfica. Do mesmo modo, um dado problema psquico ou social no conduz, necessariamente, algum para as drogas. Tudo depende de como cada um desses fatores esto dispostos na realidade. Portanto, para diminuir o preconceito e o estigma em torno do fenmeno das drogas e de seus usurios, fundamental que se faa uma discusso ampla e sria, tendo-se como referncia a relao proveniente da interao entre o indivduo, o meio social e a droga.

Se considerarmos apenas um dos tpicos acima, isoladamente, estaremos fazendo uma interpretao falha e incompleta da questo.

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

A FASE DA ADOLESCNCIA

Segundo NETTO (1979) a palavra adolescncia significa crescer ou chegar a maturidade. O jovem para vir a se tornar um adulto autnomo precisa passar por vrias fases em seu desenvolvimento. Por isso a adolescncia uma transformao profunda onde o jovem necessita adaptar-se grandes exigncias, estejam elas relacionadas s novas funes biolgicas, as novas relaes interpessoais e as responsabilidades familiares e sociais. Conforme CLIMENT (1992) o adolescente encontra-se em conflito consigo mesmo, devido as mudanas que ocorrem em seu corpo, com os seus pais, na busca de sua emancipao, e com o meio social no qual ele est inserido. Muitas vezes esses conflitos no conseguem ser ultrapassados pelo adolescente que se sente inseguro, vacilante e incapaz de tomar suas prprias decises seja em relao a um vestibular ou a iniciar ou terminar um namoro, por exemplo. Esses sentimentos provocam reaes emocionais diversas que podem intensificar as crises. A gravidade destas crises podem oscilar de acordo com o temperamento do jovem e de seus pais, da qualidade da famlia e do meio social. Os conflitos vividos por esses adolescentes rompem os vnculos afetivos e acarretam situaes destrutivas e irreversveis como a dependncia das drogas. So muitas as experincias e situaes que podem levar um jovem por esse caminho, alm disso muitos so os fatores que determinam o risco que o adolescente enfrenta em relao a elas : fatores individuais, familiares e sociais. Portanto no se pode negar que na origem do problema drogadictivo1 concorrem dois fenmenos importantes : a histria do indivduo e a crise que o mundo no qual ele vive est atravessando. Evidentemente, a adolescncia a etapa mais suscetvel ao desenvolvimento de uma drogadico, pois um perodo de grandes mudanas biolgicas, psicolgicas, sociais e situacionais que podem contribuir para o estabelecimento de um vnculo com as drogas. Portanto o abuso de drogas afeta destrutivamente o cotidiano da juventude qualquer que seja sua pertinncia social, ou seja, uns abusam de drogas para suportar o pesado cotidiano da sobrevivncia, outros apesar de terem tudo e outros por no ter nada a perder. O objeto droga vem abarcando cada vez mais o espao na vida do adolescente que, muitas vezes, vem a experimentar a droga somente por curiosidade ou para fugir momentaneamente de seus pequenosconflitos, v-se, agora, dependente de um objeto que o torna progresssivamente um escravo, onde sem ele nada belo, nada tem graa e nada possvel. Um objeto que, princpio, acena para a sada do mal estar na verdade a entrada numa enorme priso. Infelizmente a sociedade no consegue combater o trfico de drogas que a cada dia vem crescendo de forma devastadora e dilacerando vidas, principalmente a dos jovens.

COMO IDENTIFICAR UM USURIO Antes de identificar um usurio de drogas necessrio definir como entendemos os termos usurio e droga. USURIO No-usurio: nunca utilizou; Usurio leve: utilizou drogas, mas no ltimo ms o consumo no foi dirio ou semanal;

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

Usurio moderado: utilizou drogas semanalmente, mas no diariamente no ltimo ms; Usurio pesado: utilizou drogas diariamente no ltimo ms. Segundo consideraes de sade pblica, sociais e educacionais, uma publicao da Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura (UNESCO) distingue entre quatro tipos de usurios: Usurio experimental ou experimentador: limita-se a experimentar uma ou vrias drogas, por diversos motivos, como curiosidade, desejo de novas experincias, presso de grupo etc. Na grande maioria dos casos, o contato com drogas no passa das primeiras experincias. Usurio ocasional: utiliza um ou vrios produtos, de vez em quando, se o ambiente for favorvel e a droga disponvel. No h dependncia, nem ruptura das relaes afetivas, profissionais e sociais. Usurio habitual ou "funcional": faz uso freqente de drogas. Em suas relaes j se observam sinais de ruptura. Mesmo assim, ainda "funciona" socialmente, embora de forma precria e correndo riscos de dependncia. toxicmano, drogadito, Usurio dependente ou "disfuncional": (dependente, farmacodependente, dependente qumico): vive pela droga e para a droga, quase que exclusivamente. Como conseqncia, rompe os seus vnculos sociais, o que provoca isolamento e marginalizao, acompanhados eventualmente de decadncia fsica e moral.

DROGA De origem controversa, a palavra droga pode ter origem do persa droa (odor aromtico), do hebraico rakab (perfume) ou do holands antigo droog (folha seca, porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitos base de vegetais). (Organizao Mundial da Sade - OMS, 1981): "qualquer entidade qumica ou mistura de entidades (mas outras que no aquelas necessrias para a manuteno da sade, como por exemplo gua e oxignio), que alteram a funo biolgica e possivelmente a sua estrutura". Qualquer substncia capaz de modificar a funo dos organismos vivos, resultando em mudanas fisiolgicas ou de comportamento. No sentido figurado: "coisa de pouco valor; coisa enfadonha; desagradvel" (Novo Dicionrio Aurlio, 1986); "gria: coisa ruim, imprestvel; interjeio: exclamao que exprime frustrao no que se est fazendo" (Dicionrio Brasileiro da Lngua Portuguesa Mirador Internacional, 2a. Ed., 1976). Desta forma, o termo embute significaes subjetivas e negativas, dificultando sua utilizao em contextos que se pretendem objetivos tais como para se referir substncia propriamente dita, ou seja, um substantivo. Se a droga uma droga (no sentido figurado), isto j implica questes morais e de valores.

Podemos dizer que identificar um usurio tarefa muito simples: quem toma um cafezinho, bebe uma cervejinha, fuma um cigarrinho e toma um remedinho (por conta prpria ou por indicao mdica), usurio de droga! Esta afirmativa pode parecer um tanto quanto estranha, afinal costumamos fazer as seguintes associaes: droga = substncias ilcitas (maconha, cocana etc.) usurio = dependente (popularmente chamado de viciado, drogado etc.)

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

Alguns podem argumentar que as substncias ilcitas so mais perigosas e prejudiciais do que as lcitas (lcool, cigarro etc.). Mas com base em qu? Por exemplo, o que pior: uma pessoa usar maconha ou lcool? Se analisarmos as situaes a partir da substncia, j saberemos a resposta. Se tomarmos como referncia o tipo de relao que o usurio mantm com a droga, a anlise j ser diferente. Se imaginarmos um uso constante, em quantidades relativamente altas, enfocando prejuzos orgnicos causados pelo uso crnico, sndrome de abstinncia, incapacitao social e riscos de overdose, comparados entre as duas substncias, a posio relativa das drogas, mudar drasticamente. A este respeito, Masur e Carlini no livro "Drogas: subsdios para uma discusso", fazem uma viso comparativa dos prejuzos causados a curto e a longo prazo, por cinco substncias sobre as quais existe mais discusso: cigarro, lcool, maconha, cocana e herona. Bem, o que estamos querendo dizer com tudo isso? Primeiro: que tudo muito relativo. Segundo: que ao invs de nos preocuparmos em identificar um usurio seria muito mais adequado procurarmos olhar para o ser humano, ou seja, entender como ele pensa, o que sente, o que deseja, o que o preocupa, quais as suas necessidades... sem prjulgamentos, sem preconceitos, sem medo. Mas... como disse Andrade: "O difcil olhar de perto. Afinal a excluso esconde o insuportvel". E o insuportvel aquilo que mais intimamente, dentro de ns, evitamos ter contato. Quando suspeitamos que algum usa droga ilcita, procuramos alternativas para lidar com a situao da melhor maneira possvel. Podemos conversar com a pessoa ou solicitar a orientao de um profissional. s vezes buscamos solues mgicas como, por exemplo, uma lista de sinais de uso de drogas. Mas o que fazer com as informaes contidas nesta lista? Mesmo que nos auxiliem a identificar um usurio, o que fazer com esta descoberta?... E, ento, perguntamos: essa lista serve para qu? Muita vezes acaba sendo utilizada como pretexto para que nos tornemos detetives ou espies capazes de invadir a privacidade do outro. Serve, portanto, como um paliativo para diminuir a angstia que se tem pelo desconhecido. E o desconhecido no se refere apenas s drogas ilcitas - embora estas despertem uma certa curiosidade, acompanhada por uma sensao de mistrio decorrente do mito que se criou em torno delas - nem muito menos s lcitas, j que so aceitas socialmente e seu uso estimulado. O desconhecido o ser humano, com sua enorme complexidade. Somos ns mesmos. o outro diferente de mim. Vrias podem ser as causas dos sinais listados para reforar nossa capacidade de rotular, estigmatizar e discriminar aquele que diferente, ou seja, que foge daquilo que chamamos de normalidade. No nos interessa, portanto, saber quais os sinais para identificar quem usurio. Devemos nos interessar em saber o que o uso de drogas (lcita e/ou ilcita) est sinalizando. Pode, por exemplo, ser uma das respostas (s vezes a nica) para problemas individuais, familiares e/ou sociais ou, ainda, uma experincia que faa parte das descobertas e do crescimento do ser humano. Assim, um uso constante de qualquer substncia no deve ser ignorado nem banalizado, tal como habitualmente fazemos quando se trata das drogas lcitas. De outro lado, uma experincia com droga ilcita no deve ser tratada com pnico nem desespero. Investir no dilogo, em relaes de respeito e confiana no evitar que as pessoas usem drogas (lcitas e/ou ilcitas). Porm, teremos a garantia mnima de um espao aberto para a comunicao, o qual ser til para o encaminhamento mais adequado da questo. Afinal, quem usa drogas so os seres humanos. Portanto, como tais, devem ser respeitados em sua subjetividade e individualidade.

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

PREVENIR O QUE E COMO

O qu?
A preveno, aplicada ao fenmeno das drogas, visa a adoo de uma atitude responsvel com relao ao uso de psicotrpicos. Isto equivale dizer que a preveno ao uso indevido de drogas uma interveno cujo objetivo evitar o estabelecimento de uma relao destrutiva de um indivduo com uma droga, levando-se em considerao as circunstncias em que ocorre o uso, com que finalidade e qual o tipo de relao que o sujeito mantm com a substncia, seja ela lcita ou ilcita. Assim, o eixo principal da preveno o ser humano.

Como?
Para que uma proposta de preveno possa ser bem sucedida, encontrar receptividade na populao-alvo e surtir efeitos concretos, fundamental que as aes sejam orientadas por idias construtivas, considerando as necessidades e caractersticas biopsicossociais do homem. Devem, ainda, objetivar a educao em prol da formao do sujeito e de sua insero na sociedade a partir da promoo da qualidade de vida e da valorizao da vida que o preconiza enquanto um ser social dotado de vontade e capaz de transformar a si e a seu meio.

Informar suficiente para prevenir?


Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS) uma pessoa bem informada tem menor possibilidade de usar drogas. A informao - desde que no esteja baseada no medo e nem seja repassada de forma alarmista um dos instrumentos que contribui para a preveno. De outro lado, a informao por si s no suficiente para mudar o comportamento e as atitudes das pessoas. Para que isso seja possvel fundamental que seja dada ateno para os aspectos afetivos bem como para as necessidades pessoais/sociais do indivduo.

Fatores de risco e fatores protetores


As propostas preventivas devem ser destinadas no apenas a prevenir o uso indevido de drogas, mas a resgatar toda uma dimenso humana desrespeitada. uma tarefa difcil e complexa, pois envolve o ato de restabelecer sentidos para a vida social, devolvendo valores e normas ticas baseadas no respeito pessoa e s suas diferenas, bem como ao ambiente e s tradies culturais, religiosas e histricas. este conjunto, com suas numerosas interfaces transculturais, que rgos internacionais denominam de "melhoria de qualidade de vida", focalizando no o produto, nem o combate s drogas, mas sim, o homem enquanto cidado, pessoa e sujeito ativo. Neste sentido faz-se necessrio o desenvolvimento de aes preventivas que, incluindo tanto as drogas lcitas quanto as ilcitas, estejam voltadas para o bem-estar fsico, psquico e social do indivduo. Toda a ao dirigida para o ser humano dever, pois, levar em conta os aspectos biopsicossociais uma vez que da interao destes que se constitui o homem e partir das caractersticas especficas de cada um, que decorrem as mltiplas origens da drogadio. Ao eleger a valorizao da vida e a qualidade de vida como diretrizes para o desenvolvimento de aes preventivas, considera-se que o problema da drogadio amplo e no se restringe a uma causa ou motivao, revelando a existncia de fatores de risco e fatores de proteo ao uso indevido de drogas. Como fatores de risco entende-se aqueles que ocorrem antes do uso indevido de drogas e que esto associados, estatisticamente, a um aumento da probabilidade do abuso de drogas. So aqueles que podero levar o indivduo a colocar-se diante de agresses. Este enfoque procura prevenir o uso indevido de drogas, eliminando, reduzindo ou mitigando estes fatores. Como alguns exemplos de fatores de risco tem-se:

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

Fatores legais: a falta de cumprimento de pressupostos legais, como por exemplo, os que probem a venda de bebidas alcolicas a menores de 18 anos, ou a inexistncia de legislao pertinente e atualizada, favorecem o abuso de drogas, tornando-se um fator de risco. Disponibilidade da droga: dependendo das leis e normas da sociedade, sejam as drogas legais ou no, o seu uso pode estar associado facilidade de acesso ao produto. Fatores econmicos (pobreza ou alto poder aquisitivo): esto relacionados ao aumento da delinqncia pelos jovens bem como ao uso de drogas. Fatores comunitrios: constantes mudanas de residncia, perda dos laos com a vizinhana, violncia urbana, desorganizam a vida social do indivduo. Fatores familiares: a famlia pode ser uma das variveis para o primeiro contato com as drogas, j que os hbitos e os conflitos que o jovem percebe a sua volta contribui para uma introduo costumes e prticas sociais. Os pais que tem por hbito o uso de drogas podem representar um comportamento tolerante ou indutor do uso de drogas. A perda dos vnculos familiares e do vnculo maternal podem, tambm, estar relacionados ao uso de drogas. Problemas de comportamento precoces e persistentes: distrbios de conduta que se iniciam muito cedo e continuam durante a vida, podem favorecer o uso de drogas. Problemas escolares: repetncias, faltas, pouco compromisso com as atividades escolares. Presso de grupos: atravs do estmulo dos grupos de iguais ou, em alguns casos, conduzido por um colega que j fez uso de drogas. A droga passa a ser um elemento socializador compartido, possibilitando a cumplicidade e um processo interativo com os amigos.

Os fatores protetores so aqueles que protegem o indivduo de fatos que podero agred-lo fsica, psquica ou socialmente, garantindo um desenvolvimento saudvel. Estes fatores reduzem, abrandam ou eliminam as exposies aos fatores de risco, seja reduzindo a vulnerabilidade ou aumentando a resistncia das pessoas aos riscos. Podem ser: Dinmica familiar estruturada; Diversificao das opes de vida; Rigor com a tica; Respeito aos direitos humanos possibilitando o exerccio pleno da cidadania; Oferecimento de condies dignas de sade, educao, trabalho, alimentao, entre tantas outras. Para a implementao dos fatores protetores necessrio o desenvolvimento de um processo participativo que identifique e multiplique as aes protetoras, potencializando os efeitos uns dos outros. O reconhecimento dos fatores de risco e o conhecimento precoce de problemas de dependncia reforam a cadeia de intervenes, podendo-se evitar seu agravamento.

O compromisso com a qualidade de vida visa o homem dentro do seu contexto concreto de vida, discernindo suas dificuldades, seus conflitos e sofrimentos decorrentes de desequilbrios psicossociais e econmicos, procura de solues mais adequadas passveis de acarretar uma melhora global das suas condies de existncia. Dentro desta concepo, no mais possvel isolar a preveno do uso indevido de drogas da preveno da AIDS ou da preveno de outros agressores sade. Por fim, para se concretizar uma efetiva valorizao da vida, a educao preventiva deve incluir o respeito permanente aos valores culturais e s necessidades e aspiraes de uma determinada

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

populao, independente do seu nvel scio-econmico. Visa, portanto, disseminar uma verdadeira "cultura preventiva" que possa influenciar as opes que se apresentam nos diversos segmentos da vida. Neste sentido, necessita de aes que incentivem os processos culturais e interpessoais para fortalecer atitudes, valores e estratgias comunicativas que possam minimizar os mais diversos fatores de risco e incrementar potentes fatores de proteo.

Aes preventivas
Para o desenvolvimento de aes preventivas necessrio firmar bases objetivas e fundamentao para propostas de polticas que ofeream espaos reais para um programa, relacionando-o sempre com o bem-estar e o desenvolvimento do indivduo e da sociedade. As aes preventivas tm como objetivos: sensibilizar e capacitar os recursos humanos das instituies e grupos sociais envolvidos em programas de forma sistemtica e contnua; mobilizar a comunidade para as aes de preveno; desenvolver o processo de comunicao social.

Afeto a arma contra as drogas


Toda vez que a temtica drogas vem a tona, a associamos com a imagem do jovem. Trata-se de uma distoro. O Problema de dependncia qumica do adulto. do pai, no do filho, afirma a psicoterapeuta de adolescentes, adultos e famlia Ldia Rosenberg Aratangy. Ainda assim, quando o assunto preveno, so de fatos os adolescentes (e tambm as crianas) o principal foco de ateno. como deve ser, por ser mais eficaz, concordam os especialistas. A principal dificuldade, entretanto, encontrar a abordagem mais adequada, que realmente funcione para esse pblico. O mais comum ver pais olhando com temor (se o filho, ainda no se envolveu) ou caa de culpados (se o contato com as drogas j fato) e, em ambas as situaes, numa posio de impotncia. Educadores e profissionais de sade, por sua vez, costumam cercar-se de tanta informao e razo para tocar no assunto que, em geral, a resposta refratria. Assim no h dilogo e o discurso torna-se estril.

Riqueza Emocional
Talvez a sada esteja justamente em relativizar a importncia da droga, como sugere Ldia. preciso olhar sobretudo as relaes afetivas do jovem, perceber como ele estabelece suas ligaes como o mundo, como so seus vnculos de amizade, observar se h diversidade de interesse em seu rol de atividades, enfim, preocupar-se em saber como est a vida do menino ou da menina em vez de afligir-se prioritariamente com a droga.

Quanto mais rica for a vida afetiva do adolescente, menos provvel que a droga venha ser importante para ele, mesmo que a experimente em algum momento diz a psicoterapeuta. Riqueza, nesse caso, no significa oferecer tudo aos filhos, no significa oferecer de tudo aos filhos, mas proporcionar vnculos afetivos significativos, desde a infncia. Como isso pode acontecer ? Fica mais fcil em famlias que privilegiam desde cedo a convivncia, nas quais pais, filhos e irmos tm o hbito de conversar, a av ou outros meninos da famlia so presentes, a vivncia escolar intensa, h contato com vizinhos, as crianas freqentam a casa de seus amiguinhos, ou seja, tm a oportunidade de descobrir perfis diferentes de famlia. A leitura tambm um refgio importante porque, ao se identificar com personagens, o jovem pode viver enredos que de outra forma no fariam parte de sua vida. O Fundo de cena e o Fundo

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

Motivador no Movimento Escoteiro so ferramentas importantes para o Escotista Oportunidade similar oferecida pelo cinema, pelo teatro e at pelos filmes e novelas de TV. importante os pais assistirem junto e conversarem a respeito depois. verdade, a maioria dos pais se queixa atualmente da falta de tempo. Mas se nunca puderem ter um espao para ir ao cinema ou compartilhar qualquer outra atividade com os filhos, muitos deles um dia tero de encontrar tempo para leva-los ao psiclogo. Pela problemtica das drogas ou por qualquer outra. Os profissionais de sade tendem a estar mais atentos aos diferentes contextos que cercam o universo das drogas do que a fora policial e a justia, que apenas se esforam em fazer cumprir a lei. O psicoterapeuta e professor de Psicologia Valdemar Augusto Angerami-Camon, defende como outros especialistas, que o trabalho preventivo seja sempre feito em nveis educacionais. E principal descobrir porque alguns jovens direcionam s para este canal a busca de prazer. O uso de drogas, especialmente lcool e tabaco, ficou como um ritual de passagem, e so cada vez mais comuns os relatos de porres vistos como proeza. E o que mais mata, 100 vezes mais, o tabaco ele alerta. Alguns tipos de cncer, como o do esfago, esto quase 100% associados ao fumo. Os de pulmo, cerca de 80%. A nica coisa que se aproxima desse grau de periculosidade so os efeitos colaterais do lcool. Quem combate a drogadio precisa lidar com uma contradio essencial: ningum procura drogas pensando em se destruir. Busca prazer, relaxamento, um clima bom. No se pode ser desconsiderado.

Tema Tab
Um dos mitos que ainda persistem o de que falar a respeito de drogas pode ser perigoso por induzir o adolescente a experimentar. a mesma argumentao que, s vezes paira a respeito de questes ligadas sexualidade, como gravidez precoce. A escolha, nesse caso, entre o jovem ficar sabendo pelo amiguinho ou pelo traficante ou ento ser informado por quem se preocupa e se responsabiliza por ele. Alm disso, seria muita pretenso do adulto imaginar que apenas sua fala tem o poder de instigar a curiosidade do adolescente. muita ingenuidade confiar na possibilidade de evitar o perigo apenas se pronunciando a respeito. Parece mais razovel deix-lo preparado para lidar com o problema. Alis, qual problema ? Numa viso mais abrangente, essa uma definio ainda carente de debates. H dois aspectos importantes, mas ainda no suficientemente explorados na preveno ao abuso de drogas. Primeiro, a relevncia de fornecer o mximo de informaes, se possvel desprovidas de preconceito, e , segundo, a divulgao do conceito de reduo de danos. A idia que, se o envolvimento com a droga for inevitvel, pelo menos que os danos sejam reduzidos. A questo fundamental prevenir os danos causados pela droga que no so s os prejuzos sade, mas os danos sociais, a criminalidade envolvida e a marginalizao dos usurios, diz jornalista Denis Russo Burgierman Segundo ele, o excesso de moralismo comum no debate sobre drogas em geral e maconha em particular no tem tem ajudado a prevenir seus malefcios. Em alguns casos, os agrava. Mas concorda que o tema polmico, e fica difcil pronunciar-se sobre o assunto sem cair num dos extremos, ou do proibicionismo radical ou excesso de liberalismo. Uns dizem que maconha destri o crebro, outros que ela vai trazer felicidade. Nunca haver um acordo nesse debate. No entanto, s quem estiver de olhos fechados vai achar que o modelo atual (de represso) est certo e poder um dia funcionar.

Possveis Sadas
A Assistente social Suzana Seade, terapeuta de casais e famlia e especialista no atendimento de dependentes qumicos, procura agir preventivamente focando sua ateno na dinmica das relaes familiares.

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

Ela observa que os padres das relaes familiares contribuem tanto para a preveno quanto para que o problema aparea na famlia. Nosso objetivo identificar melhor esses padres e agir preventivamente. As novas configuraes familiares so quase uma regra hoje em dia. So cada vez mais comuns as famlias uniparentais, os recasamentos, as unies homossexuais, os ncleos formados apenas por av, filha e neto. Mais importante que a configurao a forma como ela funciona. Um homem pode se separar da esposa e ser mais participativo como pai do que um pai casado mas ausente. Em outros casos, os pais se divorciam mas continuam casados por intermdio dos conflitos que incluem os filhos. Se uma relao respeitosa entre o casal mantida, isso passa mais segurana para os filhos e os dois conseguem estabelecer um consenso sobre os limites. Limite parece um conceito abstrato, mas se torna concreto primeiramente na ao dos pais. Alguns temem ou se ressentem do contato dos filhos com as drogas mas so eles prprios abusadores de substncias legalizadas. Pode ser o pai, refugiando-se no falso relax da bebidinha com os amigos ou no usque ps-expediente, ou a me, dependente dos tranquilizantes para dormir ou obcecada pelas plulas para emagrecer. Nesses casos, nada raros, fica muito difcil exigir sobriedade dos filhos. comum, alm disso, um certo perodo de cegueira. Geralmente os jovens esto consumindo essas substncias h muito mais tempo que os pais passaram a suspeitar. Uma das razes para a dificuldade dos pais em aceitar os fatos o peso da culpa. Entretanto, a dependncia qumica multicausal. Apenas um dos aspectos familiar.

Difcil Dizer No
De qualquer forma, o sentimento de fracasso inevitvel. Suzana encara a drogadio como um sintoma que denuncia a disfuncionalidade familiar. Por isso to importante intervir nos padres. Em casa, alm do exemplo, preciso impor limites. Um filho que no aceitou um no em casa vai ter mais dificuldade para dizer no s drogas, diz Suzana. Oferecer limites no fcil e geralmente passa, ao menos durante uma fase pelo monitoramento. preciso mesmo perguntar criana ou ao adolescente aonde vai, com quem, quando volta. As novas geraes tm evitado este trabalho ou sentem-se constrangidas com essa postura. Mas no h como pular essa etapa impunimente. Entre as vrias formas de ao preventiva, algumas podem ser to indiretas quanto efetivas. A psicloga Ldia Aratangy sugere o resgate dos antigos grmios escolares. Eles eram grupos no s constitudos por alunos, mas tambm dirigidos por eles, e promoviam uma srie de atividades. Havia geralmente um jornal feito totalmente pelos alunos, um departamento de esportes, grupos de teatro, coral, entre outras atividades. Mas principal caracterstica desses grmios era ser independente, ter a marca dos alunos. Regras, estatutos e at brases criados por eles. Podemos observar uma semelhana com o Movimento Escoteiro, atravs do Propsito, do Mtodo Escoteiro e do Programa de Jovens realizamos todas estas atividades e ainda temos referencial e um cdigo para a vida, apresentado aos jovens atravs da Lei e da Promessa Escoteira. Ela entende este tipo de instituio como uma rica oportunidade para os jovens exercitarem a criatividade e a sociabilidade de forma saudvel. isso o profiltico no que diz respeito ao risco de envolvimento com drogas. Para ela, o grande desafio encontrar um jeito de transformar o jovem de esponja em filtro. A esponja apenas absorve e acumula informaes, o filtro tem senso crtico suficiente para interpretar, questionar, rejeitar ou debater essas informaes. E isso s se faz com a experincia e o exerccio do convvio. Para moldar as retculas desse filtro os adultos principalmente os pais, precisam estar perto, acompanhando a vida de seus filhos. E o importante no o que se fala aos adolescentes, mas o que se faz diante deles.

10

Apostila do Curso Avanado Escoyista

A Juventude e as Drogas -

RMG

Fica fcil entender essa dinmica quando se pensa em maternagem, um conceito prprio da psicologia e bastante amplo, que no diz respeito apenas me, mas a qualquer adulto envolvido no cuidado com a criana. Quando a criana comea a andar, por exemplo, e cai, a primeira reao olhar para a me ou o adulto sua volta. esse adulto quem lhe dir qual a atitude ter naquela situao, se deve chorar ou levantar e continuar andando. Isso se reproduz em todas as outras situaes. E no adianta o adulto querer enganar, dizendo aquilo que no pensa. Se o pai discursa sobre a inadequao dos programas de TV, mas olha para a telinha fascinado, no est sendo coerente nem honesto com quem pretende educar. Uma boa alternativa seria usar a sinceridade e confessar que preferiria ler um livro, mas no tem pacincia para isso, por exemplo. Um dos antdotos mais potentes contra as drogas ainda a verdade.

Bibliografia: Monografia: Caminho das drogas: Um Refugio para o Adolescente. Psicloga Patrcia Peixoto Vieira de Oliveira. Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de So Paulo. Secretaria da Justia e da Defesa da Cidadania. Revista Viver Psicologia Maro de 2003

11

You might also like