You are on page 1of 6

Cincias da Natureza Resumo sobre a Deriva dos continentes e Tectnica de Placas 7.

ano Nome:____________________________________________________________Data: __________

Deriva dos continentes


Hiptese da Deriva dos Continentes
Alfred Wegener acreditava que as massas continentais pouco densas flutuavam sobre as massas ocenicas mais densas. Wegener acreditava, tambm, que os continentes atuais estiveram todos unidos num supercontinente, a que chamou Pangeia, rodeado por um nico oceano, o Pantalassa.

Wegener admitiu, ainda, que a Pangeia ter-se- fragmentado em dois grandes continentes: Laursia (Amrica do Norte, Europa e sia) e Gondwana (Amrica do Sul, frica, Austrlia, ndia e Antrtida).

medida que as fragmentaes foram acontecendo, os continentes foram lentamente ocupando as posies atuais.

Professora Snia Silva

1/6

Argumentos apresentados por Wegener


Argumentos morfolgicos ao observar no mapa a configurao dos bordos da costa
oriental da Amrica do Sul e da costa ocidental da frica, Wegener concluiu que estes se ajustavam como peas de um puzzle.

Argumentos geolgicos Wegener concluiu que os tipos de rochas encontrados do


lado da Amrica do Sul e do lado de frica so idnticos.

Argumentos paleoclimticos Wegener observou a existncia de depsitos


sedimentares, como, por exemplo, vestgios de glaciares (frequentes em regies de climas frios) ou de carvo (frequentes em regies de climas quentes), hoje presentes em regies com climas onde no usual a sua existncia. Paleoclimatologia cincia que estuda os antigos climas da Terra.

Argumentos paleontolgicos Wegener encontrou fsseis idnticos em continentes


que atualmente esto muito afastados.

Professora Snia Silva

2/6

Contestao da Hiptese da Deriva dos Continentes


Apesar de ter reunido vrias provas que evidenciavam o mobilismo dos continentes, Wegener no convenceu a comunidade cientfica da poca, que considerava que a deriva dos continentes era fisicamente impossvel. Eles consideravam que as foras de rotao da Terra e o movimento das mars no seriam suficientes para explicar os grandes deslocamentos dos continentes.

Explorao do fundo dos oceanos


A superfcie do fundo ocenico tem um relevo muito acidentado. Existem cordilheiras de montanhas submarinas (dorsais mdio-ocenicas). Identificaram-se tambm fossas ocenicas, plancies abissais, taludes e plataformas continentais. No centro das dorsais, existe uma abertura (rifte) por onde o magma, formado no interior da Terra, ascende superfcie.

Hiptese da expanso dos fundos ocenicos


Harry Hess e Robert Dietz propuseram a ideia segundo a qual a crusta terrestre formava-se a partir de material em estado de fuso que atingia a superfcie, ao nvel do rifte da dorsal mdioocenica.

O magnetismo das rochas


Os cientistas descobriram que algumas rochas da superfcie terrestre se apresentavam magnetizadas. Estas rochas contm minerais de ferro (ferromagnticos) que, durante o processo de arrefecimento da rocha adquirem a orientao do campo magntico terrestre no momento da sua formao. Os minerais ferromagnticos ficam permanentemente orientados na rocha consolidada.
Professora Snia Silva

3/6

O estudo do magnetismo preservado nas rochas ( paleomagnetismo) revelou que a direo do campo magntico terrestre, ao longo da histria do nosso planeta, tem sofrido alteraes (anomalias magnticas). A polaridade normal do campo magntico terrestre ocorre quando o norte geogrfico e o norte magntico coincidem; quando o norte magntico coincide com o polo sul geogrfico, a polaridade do campo magntico inversa.

Contributo do paleomagnetismo para o estudo do mobilismo terrestre


O paleomagnetismo registado nas rochas, de ambos os lados do rifte, da dorsal mdio-ocenica, revelou um padro regular da polaridade magntica preservado nas rochas do fundo dos oceanos.

Teoria da Tectnica de Placas


Segundo a Teoria da Tectnica de placas, a litosfera (parte superior rochosa da Terra) no contnua, mas dividida num conjunto de placas litosfricas que se movimentam, transformando as crustas continentais e ocenicas. A litosfera uma camada constituda por rochas da crusta terrestre e por rochas da parte superior do manto. Ou seja, a litosfera a parte slida da Terra.

A Hiptese da Deriva dos Continentes admite o movimento dos continentes, a Teoria da Tectnica de Placas defende o movimento das placas litosfricas. As placas litosfricas flutuam por cima de uma regio do manto, onde existe material rochoso a temperaturas elevadas e num estado dctil que, por sua vez, tambm se encontra em movimento. A litosfera est dividida em sete grandes placas litosfricas e vrias mais pequenas.

Professora Snia Silva

4/6

Mecanismo gerador do movimento as placas litosfricas

1 De acordo com o modelo de correntes de conveco, o material em estado de fuso no interior da Terra (quente e menos denso) ascende (sobe) e atinge a superfcie ao nvel dos riftes. 2 medida que as placas litosfricas afastam-se do rifte, a rocha arrefece, contrai-se e torna-se rgida (slido). 3 Quando o material rochoso se aproxima da zona de subduco (zona de contacto entre a placa ocenica e uma placa com margem continental), a placa ocenica ( mais densa) mergulha em direo ao interior da Terra permitindo a fuso de material rochoso. 4 O calor produzido no interior da Terra o motor das correntes de conveco.

Limites das Placas litosfricas


Limites divergentes zona onde placas litosfricas que afastam-se em sentidos opostos apresentam este tipo de limite. A deslocao destas placas provoca, nas zonas de rifte, sismos e erupes vulcnicas. Exemplo: as placas litosfricas que, ao nvel do rifte das dorsais, esto constantemente a formarem-se.

Professora Snia Silva

5/6

Limites convergentes zona onde placas litosfricas que convergem e colidem apresentam este tipo de limites. Nestas zonas, destri-se continuamente a litosfera. As zonas de subduco so responsveis pela formao de cadeias montanhosas. So zonas com grande atividade ssmica e atividade vulcnica. Exemplo: as zonas de subduco.

Limites transformantes zona onde duas placas litosfricas deslizam, horizontalmente, uma em relao outra. Geralmente, nas zonas com este tipo de limite as placas deslizam lateralmente, ao longo das falhas transformantes. Este tipo de limite causa, sobretudo, sismos. Exemplo: Falha de Santo Andr.

Bom estudo!

Professora Snia Silva

6/6

You might also like