You are on page 1of 18

Passo a passo para realizao de uma Conferncia Municipal de Cultura

As Conferncias so espaos destinados ao encontro entre cidados e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor polticas, programas e aes serem aplicadas e desenvolvidas.

O Poder Pblico responsvel pela convocao, regulamentao e realizao da Conferncia de Cultura, quando Municipal, pelo Prefeito, quando Estadual, pelo Governador. O Sistema Nacional de Cultura preconiza a necessidade do CPF da cultura Conselho, Plano e Fundo- e importante que os municpios goianos estejam atentos a realizao de suas Conferncias de Cultura, tendo em vista que nelas que as propostas discutidas, debatidas e aprovadas, vo gerar programas, projetos e aes. E por terem sido aprovadas nas Conferncias, as propostas possuem um peso relevante na discusso, elaborao e execuo do Plano Municipal de Cultura e Plano Estadual de Cultura. Inicialmente os municpios devem organizar e realizar uma reunio prvia com o Conselho de Cultura. Caso este Conselho ainda no esteja institudo, o gestor municipal convoca os atores do setor cultural. Caso alguns municpios optem por realizarem Conferncias de Cultura Intermunicipais ou Regionais ser necessrio organizar e realizar uma reunio prvia com as prefeituras dos municpios envolvidos, bem como seus respectivos Conselhos de Cultura. A Secretaria de Estado da Cultura de Gois (Secult - Gois) disponibiliza neste documento um passo a passo para orientar a realizao de Conferncias Municipais de Cultura e ainda, em anexo: modelos de Minuta de Decreto (anexo I); Portaria e Regulamento (anexo II); Formulrio de Registro de Proposta (anexo III); Lista de Frequncia GTs/Eixos (anexo IV); Modelo de Ficha de Inscrio (Anexo V); Modelo de Ficha de Delegados Eleitos (anexo VI). PASSO A PASSO 1. CONVOCAO E REGULAMENTAO Para realizar a Conferncia Municipal de Cultura so necessrios alguns procedimentos: 1.1 Convocar a Conferncia Municipal, atravs de Decreto do Prefeito Municipal, contendo as diretrizes da conferncia. Acompanha este guia uma Minuta de Decreto (Anexo I) que deve ser preenchida pelo gestor municipal de cultura e revisada pelo setor jurdico da prefeitura para que seja inserida a legislao municipal em que se ampara tal decreto. Aps aprovado, o Decreto publicado no Dirio Oficial do Municpio ou qualquer outro veculo de ampla divulgao.

1.2 Para regulamentar a Conferncia Municipal, imprescindvel uma Portaria do Secretrio Municipal ou responsvel pela rea cultural e um Regulamento que expresse os princpios e diretrizes da Conferncia, bem como os critrios de escolha de delegados. Ambos devem considerar as definies do Regulamento da II Conferncia de Cultura de Gois. O Anexo II deste guia contm um modelo de Portaria e de Regulamento, que pode ser utilizada pelo gestor municipal como subsdio. Aps aprovada, a Portaria publicada no Dirio Oficial do Municpio ou qualquer outro veculo de ampla divulgao. O Regulamento dever ser aprovado pela plenria da Conferncia. 2. ORGANIZAO 2.1 Realizar uma reunio para formar uma comisso organizadora que definir data, local, programao, equipamentos, recursos humanos, materiais para os Grupos de Trabalho (GT), metodologia da conferncia municipal ou intermunicipal/regional e divulgao. 2.2 Local: o espao para realizao da conferncia deve ter um ambiente que comporte o pblico estimado e que, de preferncia possua 6 (seis) salas disponveis para instalar os Grupos de Trabalho. Sugere-se que os centros de cultura, teatros e outros espaos culturais do municpio sejam ocupados pela Conferncia. Uma opo interessante pode ser utilizar as escolas para os, pois elas j possuem uma estrutura como cadeiras, mesas, banheiros, bebedouros e, muitas vezes, disponibilizam seus equipamentos de informtica. 2.3 Equipamentos: necessrio, no mnimo, um computador e um projetor para serem utilizados na plenria, onde a metodologia ser apresentada em PowerPoint e onde sero compartilhadas e priorizadas as propostas em registro aberto. Sugerimos que, caso possvel, sejam disponibilizados computadores, impressoras e projetores nos grupos de trabalho. Assim como impresso dos relatrios e credenciamento dos participantes. 2.4 Recursos Humanos: para o desenvolvimento pleno das atividades da conferncia preciso designar pessoas para a recepo e credenciamento dos participantes e de 6 (seis) mediadores para conduzir a metodologia dos GTs e da Plenria. 2.5 Materiais para Grupos de Trabalho: a) textos-base (produzido pela Secult - Gois); b) formulrio de registro de proposta (modelo disponibilizado pela Secult Gois para reproduo Anexo III); c) materiais diversos - folhas de ofcio, canetas piloto, fita crepe, papel pardo, ou mural, ou quadro, ou parede em que se possam colar tarjetas com fita crepe; d) demais materiais pertinentes sobre cultura do municpio(produzido nas conferncias anteriores, mapeamentos, diagnsticos e afins).

2.6 Divulgao: sugere-se que a Conferncia Municipal seja amplamente divulgada em veculos de comunicao local e virtual(redes sociais e e-mails) e que sejam utilizadas estratgias para que a informao chegue ao meio rural, como divulgao em rdios locais. Outra ferramenta importante a utilizao de carro de som para chamar a populao para a conferncia.

3 PROPOSTA DE METODOLOGIA Cada Conferncia de Cultura (municipal, intermunicipal/regional) tem suas especificidades e deve abordar temas pertinentes realidade do municpio / regio / Estado. E visando integrar seus resultados aos trabalhos das Conferncias Estadual e Nacional de Cultura, sugere-se que o municpio ou regio adote o temrio e as orientaes para o trabalho de grupo (item 6). A II Conferncia de Cultura do Estado de Gois - 2012, um momento prprio de organizao das Polticas Pblicas de Cultura do Estado de Gois, e cujo tema central o SISTEMA ESTADUAL DE CULTURA. A proposta de metodologia da II Conferncia de Cultura do Estado de Gois tem suas particularidades: 3.1 Pretende coletar, a partir de dois (02) Eixos Temticos, diretrizes, estratgias e aes para identificar as necessidades e demandas e propor caminhos mais adequados. Proposta O QU? Estratgia COMO?

a) Identificar a quem compete a responsabilidade de executar as estratgias e aes. Para tal, a realizao das Conferncias Municipais, Intermunicipais /Regionais de Cultura indispensvel.

4. CALENDRIO DE ATIVIDADES

4.1 II Conferncia de Cultura do Estado de Gois DATA: 15,16 e 17 de Junho de 2012 LOCAL: GOINIA 4.2 CONFERNCIAS MUNICIPAIS / INTERMUNICIPAIS/ REGIONAIS DE CULTURA PRAZO LIMITE DE REALIZAO: At 15 de maio de 2012. PRAZO PARA ENVIO DE RELATRIOS E LISTA DE DELEGADOS: at 25/05/2012. Ateno: So vlidas as Conferncias de Cultura, cujo qurum tenha alcanado um mnimo comprovado de 25 (vinte e cinco) participantes, realizadas pelos municpios durante o ano de 2011 e 2012.

Os municpios que j realizaram, durante o ano de 2011, as suas Conferncias de Cultura e a eleio de delegados para a Conferncia Estadual, devero encaminhar Secretaria de Estado da Cultura os relatrios, as listas de delegados e demais documentos comprobatrios at o dia 15 de abril de 2012. Os municpios que j realizaram suas Conferncias de Cultura sem prever a eleio de Delegados devero realizar uma conferncia extraordinria para fazer a indicao em plenria. 4.3 Sugesto de programao para realizao da Conferncia Municipal com um (01) dia de trabalho. 08h00 - Credenciamento 08h30 - Abertura do evento ( 1 h) 09h30 - Painis expositivos ou leitura do Texto-Base da II Conferncia de Cultura do Estado de Gois (50min) (atividade que pode ser realizada dentro da Plenria Geral ou dentro de cada GT) 10h20 - Discusso aberta sobre o Sistema Municipal de Cultura (1h) 11h30 - Intervalo de almoo 13h00 - Elaborao de propostas de estratgias por eixo (2h10) 15h30 - Compartilhamento de resultados e priorizao ( 1h30m) 16h30 - Escolha dos Delegados 5% do total dos participantes (30min) 17h00 - Orientao sobre os prximos passos (30min) 17h30 - Encerramento com celebrao cultural e confraternizao.

4.4 Credenciamento o momento de recepo e inscrio dos participantes, onde cada um preencher uma ficha de inscrio (modelo no anexo V), fornecendo seus principais dados e identificando se representa a sociedade civil ou a rea governamental, alm de escolher qual dos grupos temticos (GT) ir fazer parte. No credenciamento, o participante dever receber o Regulamento da Conferncia Municipal e os Textos-Base da II Conferncia de Cultura do Estado de Gois para as discusses em grupo. Deve-se tambm registrar os participantes em uma Lista de Presenas (modelo no anexo IV). Observao: O cadastramento bem feito muito importante, pois o nmero de delegados ser definido aplicando-se o percentual de 5% do nmero de participantes da Conferncia. A Conferncia Municipal s ser validada perante as Conferncias Estadual e Nacional, com a comprovao de qurum mnimo de 25 (vinte e cinco) participantes. 4.5 Abertura do Evento O dirigente municipal pode realizar um momento poltico, com a presena de autoridades locais e uma fala inspiradora de algum artista, educador ou personalidade da cidade.
4

Apresentao da agenda do dia e da metodologia de trabalho. 4.6 Painel Expositivo Espao de debate para consolidar a compreenso e nivelar conhecimentos. Sugere-se convidar estudiosos e pesquisadores para cada um dos 02 (dois) eixos temticos. O Painel Expositivo pode ser realizado tanto na Plenria Geral como dentro dos GTs. Caso no seja possvel a participao de painelistas, a opo realizar a leitura do Texto-Base do Eixo Temtico para cada grupo de trabalho com posterior discusso visando promover a ampliao do conhecimento sobre o tema. 4.7 Elaborao de propostas de estratgias Nos grupos de trabalho (GTs), os participantes discutiro e formularo propostas de estratgia para os mbitos municipal e estadual. Ser necessrio nesse momento registrar a presena dos inscritos em cada GT.

5. GRUPOS DE TRABALHO /EIXOS TEMTICOS DA II CONFERNCIA DE CULTURA DE GOIS EIXO 1 Gesto e institucionalidade da cultura Foco: Fortalecimento da gesto e participao social GT 1 - Conselho de Poltica Cultural GT2 - Plano Estadual de Cultura GT3 - Sistema Setorial de Cultura EIXO 2 Economia criativa e Sistema de Financiamento Cultura Foco:Fomento cultura e estratgias de desenvolvimento econmico. GT1 Fundo Estadual de Cultura GT2 Lei de Incentivo GT3 Economia Criativa

6. ORIENTAES PARA O TRABALHO DE GRUPO


1 Etapa: apresentao dos participantes do grupo ( 5min); 2 Etapa: apresentao do mediador que conduzir a metodologia e cuidar do tempo e de um relator que ficar responsvel por redigir as propostas (10min); 3 Etapa: apresentao das propostas a serem elaboradas atravs do mtodo de tempestade de ideias ou tor de palpites ( 30min); 4 Etapa: ideias agrupadas por semelhana (20min); 5 Etapa: elaborao e registro das propostas consensuais ( 50min);

6 Etapa: separar as propostas em mbito municipal, estadual para serem compartilhadas e priorizadas na plenria geral (10min). 6.1 Compartilhamento dos resultados e priorizao Cada representante dos seis (6) Grupos de Trabalho ir representar as propostas elaboradas para posterior priorizao. 6.2 Priorizao de Propostas - As propostas de mbito municipal devero ser indicativas para subsidiar as polticas municipais para a cultura; O grupo de trabalho ou o mediador pode optar por priorizar as propostas com o objetivo de nortear as polticas pblicas de cultura no municpio. - As propostas de mbito estadual devero ser priorizadas e cada municpio dever encaminhar para a II Conferncia de Cultura do Estado de Gois, duas propostas por GT, no mximo. 7. Dilogo sobre o Sistema Municipal de Cultura A partir das propostas do Sistema Nacional de Cultura e do Guia de Orientaes para os Municpios - publicao com Perguntas e Respostas, os participantes iro discutir as estratgias para implantao do Sistema Municipal de Cultura. Caso este j tenha sido criado, fazer um estudo sobre atualizaes e adaptaes na lei municipal. Links para obter o guia de orientao http://blogs.cultura.gov.br/snc/ ou http://blogs.cultura.gov.br/snc/2011/01/19/guia-de-orientacoes-para-os-municipios/ 8. Escolha de Delegados Para cada delegado eleito dever haver um suplente. A escolha de delegados titulares e suplentes dever respeitar a proporo de 2/3 da sociedade civil e 1/3 do poder pblico e o critrio abaixo:

Quantitativo de Participantes Comprovados na Conferncia Municipal de Cultura De 25 a 500 Acima de 500

N de Delegados para a

II Conferncia de Cultura do Estado de Gois


5% do nmero de participantes (com mnimo de 3) 25 delegados

Sugerimos que sejam considerados alguns aspectos na escolha dos delegados: 8.1 Efetiva participao na rea cultural; 8.2 Boa capacidade argumentativa; 8.3 Facilidade em participar de processos de construo coletiva; 8.4 Disponibilidade para viajar; 8.5 Comprometimento com a difuso dos resultados das conferncias.

O conjunto de delegados deve contemplar segmentos diversos, bem como procurar atender a diferentes reas geogrficas do municpio, tanto na rea urbana quanto na rural. Os delegados podem ser eleitos por: 1. Contraste: o candidato se inscreve e atravs do levantamento do crach, possvel ver, por contraste, quem tem a maioria dos votos da plenria. 2. Aclamao: quando a plenria anuncia / proclama quem o delegado. 3. Votao: atravs da inscrio de candidatos e confeco de cdulas. Os delegados titulares e suplentes devero preencher uma ficha de cadastro, e assinarum termo de compromisso, onde reconhecem ser o representante do municpio e se comprometem a participar ativamente e difundir os resultados das conferncias. 9. Orientaes sobre os prximos passos As explicaes sobre os prximos passos podero ser repassadas pelo Gestor Municipal de Cultura que apresentar as perspectivas de participao dos delegados do poder pblico e da sociedade civil na II Conferncia de Cultura do Estado de Gois, em junho de 2012, assim como os encaminhamentos que o Gestor Municipal e o Conselho de Poltica Cultural daro s propostas de abrangncia municipal. O grupo dever j discutir como ser viabilizada a ida dos delegados para a Conferncia Estadual (transporte e hospedagem). 10. Encerramento com Celebrao Cultural e Confraternizao Fica a critrio de cada Gestor Municipal, sugerimos uma apresentao cultural tradicional do municpio (msica, Folia, Congado, Imprio, dana de rua, etc.). Os quitutes servidos tambm devero ter identidade cultural. Canta tua aldeia e sers universal. (Leon Tolstoi) BIBLIOGRAFIA http://blogs.cultura.gov.br/cnc/tag/texto-base/ http://blogs.cultura.gov.br/cnc www.culturadigital.br/cncrs

ANEXO I MODELO MINUTA DECRETO MUNICIPAL


DECRETO N .............., DE ..... DE ......... DE ............ Convoca a Conferncia Municipal de Cultura e d outras providncias. O PREFEITO DO MUNICPIO DE ................, no uso de suas atribuies constitucionais e legais, com fundamento na Lei n 12.343, de 2 de dezembro de 2010, que institui o Plano Nacional de Cultura PNC, art. 1, inciso XII. D E C R E T A: Art. 1 - Fica convocada a Conferncia Municipal de Cultura de ................ a ser realizada no perodo de ......................., sob a coordenao da Secretaria Municipal de Cultura. Art. 2 - A Conferncia Municipal de Cultura tem por objetivos: I - discutir a cultura goiana nas suas dimenses cidad, simblica e de desenvolvimento; II - promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expresses e o pluralismo das opinies; III - propor estratgias para descentralizar e democratizar o acesso dos cidados produo e fruio dos bens e servios culturais; IV - propor estratgias para a consolidao dos sistemas de participao e controle social na gesto das polticas pblicas de cultura; V - aprimorar e propor mecanismos de articulao e cooperao institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil; VI - fortalecer e facilitar a formao e funcionamento de fruns e redes de artistas, agentes, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e ativistas culturais; VII - propor estratgias para a implantao dos Sistemas Estadual e Municipal de Cultura; VIII - discutir propostas, diretrizes e conceitos para subsidiar a consolidao do Sistema Estadual de Cultura e do Plano Estadual de Cultura de Gois.
o

Art. 3 - A Conferncia Municipal de Cultura de .............. ter como tema geral: Sistema Municipal e Estadual de Cultura. 1 A Conferncia Municipal de Cultura de ................. ter como temas especficos: EIXO 1 Gesto e institucionalidade da cultura Foco: Fortalecimento da gesto e participao social GT 1 - Conselhos de Polticas Cultural GT2 - Plano Estadual de Cultura GT3 - Sistema Setorial de Cultura

EIXO 2 Economia criativa e Sistema de Financiamento Cultura Foco: Fomento cultura e estratgias de desenvolvimento econmico. GT1 Fundo Estadual de Cultura GT2 Lei de Incentivo GT3 Economia Criativa o Art. 4 - A Secretaria Municipal de Cultura expedir as normas complementares para a execuo deste Decreto. Art. 5 - Fica o Secretrio Municipal de Cultura autorizado a: I - aprovar e promover a publicao do Regulamento da Conferncia Municipal de Cultura de .................; II - dirimir dvidas e solucionar os casos omissos da convocao objeto deste Decreto. Art. 6 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. PREFEITURA DA CIDADE DE .........................., em ... de ............. de 2012. PREFEITO DO MUNICPIO DE ....................

ANEXO II - MODELOS DE PORTARIA E DE REGULAMENTO

PORTARIA N XX, XX DE XXXXX DE 2011

Aprova o Regulamento da X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) e d outras providncias

O SECRETRIO DE (NOME DA SECRETARIA OU FUNDAO RESPONSVEL PELA CONFERNCIA) DO MUNICPIO DE (NOME DO MUNICPIO), no uso de suas atribuies e considerando o disposto no Decreto n (N), de (DIA) de (MS) de 2011, que convoca a X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) e o Regulamento da II Conferncia de Cultura do Estado de Gois. RESOLVE Art.1 Aprovar o Regulamento da X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO), apreciado pelo Conselho Municipal de Cultura (quando houver) na forma do Anexo nico desta Portaria. Art. 2 A X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) ser realizada em (DATA) de (MS) de 2011. Art. 3 Fica o (RGO RESPONSVEL PELA EXECUO DA CONFERNCIA) responsvel pelas providncias operacionais para a realizao da X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO). Art. 4 Os casos omissos e conflitantes do Regulamento da X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) sero decididos pelo Secretrio Municipal de (NOME DA SECRETARIA OU FUNDAO). Art. 5 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

NOME DO SECRETRIO Secretrio de (NOME DA SECRETARIA OU FUNDAO) Coordenador Executivo da X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO)

REGULAMENTO DA X CONFERNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE (NOME DO MUNICPIO)

CAPTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1 A X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO), convocada atravs do Decreto n. (N), de (DIA) de (MS) de 2011, parte integrante da II Conferncia de Cultura do Estado de Gois, e tem por objetivos: I - Discutir a cultura do municpio nas suas dimenses simblica, cidad e econmica;

10

II - Propor estratgias para o fortalecimento da cultura como centro dinmico do desenvolvimento sustentvel; III - Promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expresses e o pluralismo das opinies; IV - Propor estratgias para democratizar o acesso dos habitantes de (NOME DO MUNICPIO) produo e fruio dos bens e servios culturais; V - Propor estratgias para a consolidao dos sistemas de participao e controle social na gesto das polticas pblicas de cultura; VI - Aprimorar e propor mecanismos de articulao e cooperao institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil; VII - Fortalecer e facilitar a formao e funcionamento de fruns e redes de artistas, agentes, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e ativistas culturais; VIII - Propor estratgias para a implantao dos Sistemas Estadual e Municipais de Cultura e dos Sistemas de Informaes e Indicadores Culturais, bem como do Plano Estadual de Cultura; IX - Iniciar o processo de elaborao do Plano Municipal de Cultura; X - Eleger os delegados municipais para a etapa estadual da II Conferncia de Cultura de Gois a ser realizada em data e local definidos pela Secretaria de Estado da Cultura. Pargrafo nico: a eleio dos delegados aludidos no inciso X deste artigo ser realizada em plenria, conforme critrios definidos no regulamento da X Conferncia Municipal de Cultura. CAPTULO II DO TEMRIO Art. 2 A( X )Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) realizar seus trabalhos a partir do tema geral da II Conferncia de Cultura do Estado de Gois: SISTEMA ESTADUAL DE CULTURA. 1 O dilogo sobre o tema dever ser desenvolvido de modo a articular as polticas de cultura e suas diretrizes em todos os nveis federativos de maneira transversal. 2 O temrio ser subsidiado por textos-base elaborados pela Secretaria de Estado da Cultura ou pelo Municpio, a partir de eixos e sub-eixos temticos. 3 As proposies de mbito municipal constituiro subsdio para a elaborao do Plano Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) Art. 3 Constituiro eixos e sub-eixos temticos da X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO): EIXO 1 Gesto e institucionalidade da cultura Foco: Fortalecimento da gesto e participao social GT 1 - Conselhos de Polticas Cultural GT2 - Plano Estadual de Cultura GT3 - Sistema Setorial de Cultura EIXO 2 Economia criativa e Sistema de Financiamento Cultura Foco: Fomento cultura e estratgias de desenvolvimento econmico. GT1 Fundo Estadual de Cultura GT2 Lei de Incentivo

11

GT3 Economia Criativa

CAPTULO III DA REALIZAO, ORGANIZAO E FUNCIONAMENTO Art. 4 A X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) ser realizada no dia (DIA) de (MS) de 201?, e ter carter mobilizador, propositivo e eletivo. Art. 5 A X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) ser presidida pelo Prefeito Municipal e, na sua ausncia ou impedimento, pelo Secretrio de (NOME SECRETARIA OU FUNDAO RESPONSVEL PELA CONFERNCIA). Art. 6 Para a organizao e desenvolvimento de suas atividades, a X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) contar com a Comisso Organizadora Municipal que ser composta por xx (ESCREVER N DE MEMBROS) membros, entre representantes do poder pblico municipal e entidades no governamentais, assim definidos: I Representantes da rea Governamental a) (INDICAR RGO E QUANTIDADE) b) c)... II Representantes de Instituies Convidadas (Sociedade Civil): a) (INDICAR INSTITUIO E QUANTIDADE) b) Pargrafo nico. A Coordenao Geral da Comisso Organizadora Municipal ser exercida pelo titular da (RGO INSERIDA NO ARTIGO 4 DA PORTARIA). Art. 7 Compete Comisso Organizadora Municipal, respeitadas as definies deste Regulamento e do Regulamento da II Conferncia de Cultura do Estado de Gois: I propor critrios de participao da sociedade civil, II definir o local, a pauta e a programao da Conferncia; e III- estabelecer as regras adicionais, realizar as articulaes necessrias e programar as condies de organizao da Conferncia Municipal. 1 A Comisso Organizadora Municipal enviar ao Comit Executivo Estadual as informaes relacionadas aos incisos I e II deste artigo, at o dia XX (10 (DEZ) DIAS CORRIDOS APS A DATA DA PUBLICAO DA CONVOCAO). 2 Os Eixos Temticos da Conferncia Municipal iro contemplar o temrio estadual, sem prejuzo das questes locais. 3 A Comisso Organizadora Municipal enviar Comisso Organizadora Estadual II Conferncia de Cultura do Estado de Gois, o Relatrio Final, bem como a relao dos delegados que sero inscritos para etapa Estadual, em formulrio definido pela Secretaria de Cultura, obedecendo o prazo mximo de 10 (dez) dias corridos aps a realizao da Conferncia Municipal. Art. 8 As despesas para realizao da X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO), bem como as de participao dos delegados municipais na II Conferncia de Cultura do Estado de Gois, correro por conta de dotaes prprias, consignadas no Oramento Anual do Municpio para o corrente

12

exerccio, ou sero custeadas atravs de colaboraes provenientes de pessoas, instituies e rgos parceiros. CAPTULO IV DOS PARTICIPANTES Art. 9 A X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) ser integrada por artistas, agentes e produtores, grupos e entidades culturais, pontos de cultura, professores e estudantes, representaes de movimentos relacionados promoo da cultura, da paz, da juventude, do meio ambiente, do turismo, do desenvolvimento social, comunidade indgenas e quilombolas, bem como pessoas interessadas em contribuir com o processo de formulao e implementao de polticas culturais. Art. 10. Conforme o disposto do Regulamento da II Conferncia de Cultura do Estado de Gois a X Conferncia Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO) ter direito ao mximo de 20 (vinte) delegados para a Estadual. Art. 11. A escolha de delegados municipais para a II Conferncia de Cultura do Estado de Gois levar em considerao a proporo de 2/3 da sociedade civil e 1/3 do poder pblico. Art. 12. O nmero de delegados a serem eleitos deve corresponder a percentual do nmero de participantes na Conferncia Municipal, conforme previsto no Regulamento da II Conferncia de Cultura do Estado de Gois, assim definido: N de Delegados para a Quantitativo de Participantes De 25 a 500 Acima de 500

II Conferncia de Cultura do Estado de Gois


5% do nmero de participantes (com mnimo de 3)
Mximo de 25 Delegados

1 Para cada delegado titular selecionado dever ser indicado um suplente correspondente, que ser credenciado perante comprovada ausncia do titular. 2 A eleio de representaes da sociedade civil dever recair preferencialmente dentre pessoas com efetiva participao e contribuio para a cultura no municpio, no territrio ou no estado, devendo pertencer a segmentos diversos. 3 As indicaes de representao dos poderes pblicos devero recair, preferencialmente, em pessoas que atuem em rgos ou comisses municipais relacionados cultura. (PARA OS MUNICPIOS INTEGRANTES DO FRUM ESTADUAL DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA, O MEMBRO DESTE COLEGIADO SER CONSIDERADO, AUTOMATICAMENTE, REPRESENTANTE NATO, SALVO SE HOUVER POSICIONAMENTO CONTRRIO OFICIAL DO RESPECTIVO PREFEITO). Art. 13. Para que a Conferncia Municipal seja vlida para a etapa estadual ser necessria a comprovao de qurum mnimo de 25 (vinte e cinco) participantes, com representao da sociedade civil e da rea governamental.

DISPOSIES GERAIS Art. 14. Conforme disposto no Regulamento da II Conferncia de Cultura do Estado de Gois, a plenria da Conferncia Municipal de (NOME DO MUNICPIO) dever eleger um Grupo de Articulao para elaborao da Minuta do Plano Municipal de Cultura de (NOME DO MUNICPIO).

13

Art. 15. O Grupo de Articulao Municipal dever ser composto por 5 (cinco) integrantes: 2 representantes do poder pblico; 3 representantes da sociedade civil, entre eles, 1 delegado e 2 participantes comuns .

Art. 16. Nos municpios onde h Conselho de Cultura a plenria da Conferncia Municipal dever optar por uma das seguintes deliberaes: I - o Conselho de Cultura elaborar a Minuta do Plano Municipal com a participao de, no mnimo, um delegado eleito para etapa Estadual ; II o GT municipal elaborar a Minuta do Plano Municipal de Cultura do municpio.

Art. 17. O Secretrio de (NOME SECRETARIA OU FUNDAO RESPONSVEL PELA CONFERNCIA) responsabilizar-se- pela coordenao e o acompanhamento do processo de elaborao do Plano Municipal de Cultura do Municpio.

14

ANEXO III MODELO DE FORMULRIO DE REGISTRO DE PROPOSTAS (-----) CONFERNCIA MUNICPAL DE CULTURA DE (....) REGISTRO DE PROPOSTAS GT / EIXO EIXO GT PROPOSTA 1

OBJETIVO

RESULTADOS ESPERADOS

PROPOSTA 2

OBJETIVO

RESULTADOS ESPERADOS

Relator: Assinatura:_________________________________________ Local, data

15

ANEXO IV MODELO DE LISTA DE PRESENA DOS GRUPOS TEMTICOS / EIXOS

(---------) CONFERNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE (-------)

GRUPO TEMTICO / EIXO NOME (LETRA DE FORMA) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

DATA

ASSINATURA

16

ANEXO V
Nome Instituio Endereo Municpio Telefone E-mail Representante da:

MODELO DE FICHA DE INSCRIO


(------) CONFERNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE (-----)

Cargo/Funo/Profisso

CEP Celular

Sociedade Civil

rea Governamental

Escolha apenas um Eixo Temtico do seu interesse para o trabalho em grupo.


EIXO 1 Gesto e institucionalidade da cultura Foco: Fortalecimento da gesto e participao social GT 1 - Conselhos de Polticas Cultural GT2 - Plano Estadual de Cultura GT3 - Sistema Setorial de Cultura EIXO 2 Economia criativa e Sistema de Financiamento Cultura Foco: Fomento cultura e estratgias de desenvolvimento econmico. GT1 Fundo Estadual de Cultura GT2 Lei de Incentivo GT3 Economia Criativa

_________________________________________________________ ASSINATURA

17

ANEXO VI

MODELO DE FICHA DE DELEGADOS ELEITOS


(------) CONFERNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE (-----)

FICHA DELEGADOS ELEITOS


Nome Instituio Endereo Municpio Telefone E-mail Representante da: Sociedade Civil rea Governamental CEP Celular Cargo/Funo/Profisso

_________________________________________________________ ASSINATURA DO RELATOR

ASSINATURA /CIENTE DO DELEGADO ELEITO

18

You might also like