You are on page 1of 7

ADMINISTRAO PBLICA

Ao se tratar de Administrao Pblica, conforme artigo 15 da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, tem sentido emblemtico, porque se insere na fase moderna da organizao poltica do Estado em forma de repblica, inaugurada com a Revoluo Francesa. O dever de prestar contas, de todos quantos administrem bens pblicos em nome dos demais cidados, decorre do princpio republicano (de res publicae), predominante em nossa Carta Maior (a nossa Constituio Federal de 1988).

Para que possam prestar contas sem receios, os administradores devem estar bem informados sobre os atos e fatos de sua administrao. Devem, igualmente, prover os meios necessrios para que a sociedade faa o acompanhamento da gesto e a tomada de contas, quando necessrio, atravs dos meios institucionais.

Para melhor entender e situar a importncia da funo de controle da Administrao Pblica, torna-se necessrio lembrar os fundamentos que orientam a atividade de ADMINISTRAO. A Administrao de uma entidade deve estar estruturada e organizada de acordo com princpios cientficos aplicveis s funes bsicas que a compem, para melhor realizar os seus planos e alcanar os objetivos que constituem a razo da sua existncia.

Na Administrao Pblica brasileira, a modernizao do sistema de controle veio com a denominada Reforma Administrativa, introduzida pela Constituio de 1967 e designadamente atravs do Decreto-Lei n 200, de 20 de fevereiro do mesmo ano. O novo

modelo permitiu, desde ento, a utilizao da prtica de acompanhamento dos atos de gesto e de administrao de forma mais gil, abandonando-se o modelo superado, que, embora minudente, preocupava-se mais com o aspecto formal, revelando-se, por isso, ineficaz e viciado. Passou-se a adotar, ento, o processo de auditorias financeiras e oramentrias.

Hoje o controle encontra-se num estgio ainda mais avanado e estrutura-se, basicamente, sobre princpios de comprovada eficincia. Espelha-se nos modelos aplicados aos grandes conglomerados empresariais do mundo desenvolvido. Do modo como vem delineado, particularmente nos artigos 70 a 75 da Constituio Federal, sua ao ambivalente faz com que um dos seus desdobramentos - o CONTROLE INTERNO - se confunda com a prpria administrao, pois deve servir aos objetivos que lhes so prprios, convergentes a propiciar a eficaz aplicao dos recursos pblicos, atendendo aos melhores padres de eficincia e de economicidade. Nessa condio, presta apoio ao outro segmento - o CONTROLE EXTERNO -, atribudo ao Poder Legislativo, que o exerce com auxlio do Tribunal de Contas. Integrados CONTROLE INTERNO,CONTROLE EXTERNO e ADMINISTRAO -, cumpre-lhes promover a realizao do bem pblico, para permitir a obteno do resultado mximo, com o mnimo de recursos, sem desvios e desperdcios. A interao de ambos que forma o denominado SISTEMA DE CONTROLE, que tem por fim, em outros termos:

-assegurar eficcia, eficincia e economicidade na administrao e aplicao dos recursos pblicos; -evitar desvios, perdas e desperdcios;

-garantir o cumprimento das normas tcnicas, administrativas e legais; -identificar erros, fraudes e seus agentes; -preservar a integridade patrimonial; -propiciar informaes para a tomada de decises.

O conceito de competividade do setor pblico gera um novo elenco de diretrizes administrativas para a gesto dos interesses pblicos gravitando em torno de dois valores centrais: a tica e a eficincia.

Relativamente tica, uma boa sntese de deveres funcionais nela centrados se encontra no documento denominado Sete Princpios da Vida Pblica, constante do conhecido Relatrio Nolan, apresentado pelo Primeiro Ministro Britnico ao Parlamento em maio de 1995. So eles: interesse pblico, integridade, objetividade,

responsabilidade (accountability), transparncia, honestidade e liderana.

O interesse pblico continua sendo o objetivo maior da administrao estatal, embora, como indicado, j se reconhea que, em muitos casos, o Estado j no mais deve ser seu monopolista, abrindo-se campo para que atuem mais proveitosamente um sem nmero de entidades de colaborao criadas pela prpria sociedade. De qualquer forma, tanto nas reas exclusivas da administrao pblica estatal quanto nas compartilhadas, o interesse pblico dever ser sempre perseguido com impessoalidade pelos agentes dele encarregados.

A integridade decorre da independncia dos exercentes de cargos pblicos face a quaisquer indivduos ou organizaes que possam influenci-los no cumprimento de seus deveres.

A objetividade sobreleva a importncia de decidir apenas com base no mrito, no tendo em vista seno a busca dos resultados positivos que possam e devam ser alcanados na gesto da coisa pblica.

A responsabilidade, tanto perante o Estado quanto perante a sociedade, envolve a submisso dos entes, dos rgos e dos agentes pblicos a quaisquer tipos de fiscalizao que sejam necessrios: externa ou interna, formal ou informal, permanente ou peridica.

A transparncia resulta da necessria motivao das decises, da abertura do acesso s informaes, do contraditrio e da aceitao da participao popular na forma e pelos meios que sejam compatveis com um razovel nvel de eficincia.

A honestidade, no caso, funcional, impe ao agente pblico o dever de declarar eventuais impedimentos e de proteger de todo modo o interesse pblico, ainda que isso lhe possa causar prejuzos pessoais.

A liderana, por fim, importa numa atitude dos agentes pblicos em apoio desses princpios, principalmente pelo exemplo (postura que o agente pblico deve tomar).

No tocante segunda diretriz referida, a eficincia, abandona-se a idia de que a gesto da coisa pblica basta ser eficaz, ou seja, consista apenas em desenvolver processos para produzir resultados. A administrao pblica gerencial importa-se menos com os processos e mais com os resultados, para que sejam produzidos com o menor custo, no mais curto lapso de tempo e com a melhor qualidade possveis.

Os rgos e entes da Administrao direta e indireta na realizao das atividades que lhes competem, regem-se por normas. Alm das normas especficas para cada matria ou setor, h preceitos gerais que informam amplos campos de atuao. So os princpios do direito administrativo. Tendo em vista que as atividades da Administrao Pblica so disciplinadas preponderantemente pelo direito administrativo, tais princpios podem ser considerados tambm princpios jurdicos da Administrao Pblica brasileira.

O Estado deve servir ao bem comum e no a fins privados. Deve-se exigir a moralizao da coisa poltica. Diante do aumento da ineficincia do Estado em atender s demandas sociais, e do desvio do dinheiro pblico, que deve haver a correo de rumos mediante a mobilizao da sociedade organizada (j que o sistema poltico dificilmente capaz de autocorreo). Mobilizao, essa, inspirada por imperativos ticos, a fiscalizar a atuao do governo, isto , dos agentes pblicos, em todos os nveis e at mesmo revertendo suas prioridades e adequando-as s verdadeiras necessidades sociais.

Uma das decorrncias da caracterizao de um Estado como Estado de Direito encontra-se no princpio da legalidade que informa as atividades da Administrao Pblica. Na sua concepo originria esse princpio vinculou-se separao de poderes e ao

conjunto de idias que historicamente significaram oposio s prticas do perodo absolutista. No conjunto dos poderes do Estado, traduz a supremacia do poder legislativo em relao ao poder executivo; no mbito das atuaes, exprime a supremacia da lei sobre os atos e medidas administrativa. Mediante a submisso da Administrao lei, o poder torna-se objetivado; obedecer Administrao o mesmo que obedecer lei, no vontade instvel da autoridade. Da um sentido de garantia, certeza jurdica e limitao do poder contido nessa concepo do princpio da legalidade administrativa.

No entender de Celso Antnio Bandeira de Mello, impessoalidade traduz a idia de que a Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas... O princpio em causa no seno o prprio princpio da legalidade ou isonomia (Elementos de direito administrativo, 1992, p. 60)

Para configurar o princpio da moralidade administrativa e operacionaliz-lo, parece melhor adotar o ltimo entendimento. O princpio da moralidade de difcil traduo verbal, talvez porque seja impossvel enquadrar em um ou dois vocbulos, a ampla gama de condutas e prticas desvirtuadoras das verdadeiras finalidades da Administrao Pblica. Em geral, a percepo da imoralidade administrativa ocorre no enfoque contextual; ou melhor, ao se considerar o contexto em que a deciso foi ou ser tomada. A deciso, de regra, destoa do contexto, e do conjunto de regras de conduta extradas da disciplina geral norteadora da Administrao. Exemplo: em momento de crise financeira, numa poca de reduo de mordomias, num perodo de agravamento de problemas sociais, configura imoralidade efetuar gastos com aquisio de automveis de luxo para "servir" autoridades, mesmo que tal aquisio revista-se de legalidade.

A Constituio de 1988 alinha-se a tendncia de publicidade ampla a reger as atividades da Administrao, invertendo a regra do segredo e do oculto que predominava. O princpio da publicidade vigora para todos os setores e todos os mbitos da atividade administrativa. Um dos desdobramentos desse princpio encontra-se no inc. XXXIII do art. 5.', que reconhece a todos o direito de receber, dos rgos pblicos, informaes do seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral.

Agora, a eficincia princpio que norteia toda a atuao da Administrao Pblica. O vocbulo liga-se idia de ao, para produzir resultado de modo rpido e preciso. Associado Administrao Pblica, o princpio da eficincia determina que a Administrao deve agir, de modo rpido e preciso, para produzir resultados que satisfaam as necessidades da populao. Eficincia contrape-se a lentido, a descaso, a negligncia, a omisso - caractersticas habituais da Administrao Pblica brasileira, com raras excees.

Bibliografias: http://www.tce.rs.gov.br/.../.pdf/controle-interno-administracaopublica.pdf, datado de 18 de maio de 2010. http://www.camara.rj.gov.br/setores/proc/.../est_adminpublica.pdf, datado de 18 de maio de 2010. http://www.sefaz.ce.gov.br/.../principiosbasicosadministracao publica.pdf, datado de 18 de maio de 2010. http://www.cfa.org.br/download/RD1605.pdf, datado de 18 de maio de 2010. http://www.planotecnologico.pt/documet/Doc_15.pdf, datado de 18 de maio de 2010 http://tcr5.pgr.mpf.gov.br/...publicacoes/publicacoes.../livro_completo_etica.pdf, datado de 18 de maio de 2010

You might also like