You are on page 1of 3

AS VANTAGENS DA APLICAO DE PENAS ALTERNATIVAS

Camila Silvia Martinez Perbone30*


As penalidades, desde os primrdios da civilizao, sempre tiveram a finalidade de punir de modo severo, apenas para restabelecer a ordem jurdica na sociedade, porm, muitas vezes, a aplicao da condenao no era justa em sua proporo e no servia para coibir novos delitos, apenas punia. No Brasil, em tempos modernos, vemos que a forma de punir tem sido falha. A maior prova disso est em nosso sistema penitencirio que apenas funciona como instrumento de encarceramento e, portanto, no regenera, no reeduca e to pouco efetua a ressocializao do infrator, fazendo com que saia com mais sequelas e ainda mais violento, como explica Haroldo Caitano da Silva (2009): No apenas difcil a recuperao no crcere ou pelo crcere. O propsito ressocializador mostra-se, simplesmente incompatvel com a priso. Se o encarceramento dessocializa, despersonifica e produz sequelas irremediveis na mente do homem, o discurso ressocializador muito se aproxima do nonsense, do absurdo mesmo, beirando o ridculo.31 Verificou-se que a pena privativa de liberdade mais adequada para transgressores de menor potencial ofensivo, que no provocam uma desorganizao social de grande repercusso. Isso, porque, quando inseridos em um sistema carcerrio, tem acarretado, em muitos casos, o aumento da criminalidade do indivduo, proporcionando a ele, mesmo que contra a sua vontade, a insero em organizaes criminais, criando assim a possibilidade deste indivduo reincidir em crimes de grande prejuzo para a sociedade. A partir dessa viso de que o sistema penal no reabilita o criminoso, a busca por solues alternativas, para penalizar o indivduo, geraram no somente no Brasil, mas em muitos pases que buscam um sistema penal racional e mais humano, uma corrente de ideias progressistas que visavam punir de forma justa de acordo com o delito cometido, com penas no privativas de liberdade. No Brasil, as penas alternativas priso surgiram em 1984, pela Lei 7.209, porm pouco

30 * Graduanda do 5 ano do Curso de Direito do Centro Universitrio Baro de Mau. Email: camilasmpjur@hotmail. com. 31 SILVA, Haroldo Caetano da. Ensaio sobre a pena de priso, pg. 50. Curitiba: Juru, 2009.

MANUAL DOS DIREITOS DO CIDADO

55

foi usado pelo fato de que no existia estrutura para a fiscalizao do seu cumprimento. Somente em 1995, com o advento da Lei 9.099, iniciou-se a tendncia valorativa destas penas e, em 1998, houve uma readequao, alterando, profundamente, alguns dispositivos do Cdigo Penal com a Lei 9.714, que ficou conhecida como Lei de Penas e Medidas Alternativas. As penas alternativas podero substituir as penas privativas de liberdade nas seguintes hipteses previstas no artigo 41 do Cdigo Penal: I - aplicada pena privativa de liberdade no superior a quatro anos e o crime no for cometido com violncia ou grave ameaa pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo; II - o ru no for reincidente em crime doloso; III - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias indicarem que essa substituio seja suficiente.

As penas alternativas se diferenciam das penas privativas de liberdade por serem cumpridas na forma de prestao de servios comunidade, interdio temporria de alguns direitos, a proibio de exercer cargo pblico ou mandatos, nos quais foi eleito para essa funo: a suspenso da habilitao para dirigir, a proibio de frequentar alguns lugares especficos, prestao em dinheiro em favor da vtima para sanar o dano que cometeu e prestao em dinheiro ou alimentos a entidades que exeram atividades sociais. Para a sua concretizao, todo o perodo que o indivduo estiver dentro do programa dever prestar contas s Centrais de Penas e Medidas Alternativas, que so instituies governamentais que fiscalizam e acompanham o comportamento do beneficirio. Enquanto as penas privativas de liberdade detm o culpado e fazem com que ele se afaste do convvio social, aumentando a possibilidade do indivduo cometer o mesmo crime ou outros de potencial ainda maior, marginalizando o indivduo e no dando oportunidade de reconhecer o seu erro e de deix-lo pagar de uma forma mais coerente com o tipo de ato ilcito que cometeu; as penas alternativas geram um gasto menor para a sociedade, reduz as chances de o infrator voltar a cometer crimes, no o retira do convvio social e com a sua famlia e no acarreta o abandono do emprego. Alm do que, quando o infrator beneficirio desta oportunidade, toda a sociedade ganha, pois permite que integre mo de obra em aes sociais, em entidades pblicas e organizaes no governamentais A busca por uma melhor punio no visa apenas o reconhecimento da dignidade humana, visa tambm que o infrator no reincida em prticas penais reprovadas pela sociedade. Na penalizao alternativa, tem se verificado um baixo ndice de reincidncia criminal, por ter como caracterstica a no retirada de seu apenado da sociedade e tentando, de forma gradativa, que este reconhea seu erro e no volte a delinquir, conforme adverte Geder Luiz Rocha Gomes:

56

MANUAL DOS DIREITOS DO CIDADO

Paralelo a esse cenrio, o que se tem verificado com relao queles indivduos submetidos ao denominado sistema alternativo de penas, que possui uma filosofia de operacidade bastante distinta da empregada no crcere, uma externao inversa quanto ao fenmeno da reincidncia32. Um Estado Social Democrtico de Direito, para a aplicao de penas, deve se preocupar com a dignidade da pessoa humana, como previsto em nossa Constituio Federal, e com a punio severa e justa que, de alguma forma, coba a ocorrncia de novos crimes. As penas alternativas, portanto, aplicadas a crimes de menor potencial ofensivo, garantem o respeito a essa dignidade, garantindo a recomposio do mal efetuado pelo criminoso e a possibilidade de puni-lo de forma consciente para que no reincida em outros crimes no futuro.

BIBLIOGRAFIA BITENCOURT, Cezar R. Falncia da penas de priso: causas e alternativas. 2 Ed. So Paulo: Saraiva, 2004. GOMES, Geder Luiz Rocha. A substituio da Priso: legitimidade e adequao. Salvador: Jus Podivm, 2008. GOMES, Geder Luiz Rocha. A substituio da Priso: legitimidade e adequao, p.194.Salvador: Jus Podivm, 2008. JESUS, Damsio E. de. Penas Alternativas: anotaes Lei n. 9.714 de 25 de novembro de 1998, 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2000. LUZ, Orandir T. Aplicao de Penas Alternativas. Goinia: AB, 2000. SILVA, Haroldo Caetano da. Ensaio sobre a pena de priso. Curitiba: Juru, 2009.

32

GOMES, Geder Luiz Rocha. A substituio da Priso: legitimidade e adequao, p.194.Salvador: Jus Podivm, 2008.

MANUAL DOS DIREITOS DO CIDADO

57

You might also like