You are on page 1of 12

O conceito de sujeito na introduo da "Filosofia do Esprito de Hegel

Ms. Jlia Sebba Ramalho Morais GT Hegel 1 Resumo: o presente trabalho procura analisar o conceito de sujeito, tal como Hegel o descreve na Introduo da Filosofia do Esprito da Enciclopdia. Para tanto, analiso a crtica que Hegel empreende antiga Psicologia Racional, bem como Psicologia Emprica de sua poca. Como procurarei mostrar, o conceito hegeliano de sujeito no prope uma estrutura fechada que encerraria a subjetividade; antes, Hegel afirma que o sujeito a pura atividade de si mesmo e constitui-se como uma unidade viva. A partir desta definio, buscarei sugerir que a unidade interna ideal, prpria do conceito de esprito subjetivo, em Hegel, configura-se como uma rede sistemtica, como um todo orgnico que abarca distintos e inter-dependentes momentos que compem a subjetividade. Palavras-chave: esprito, sujeito, identidade, organismo, unidade viva.

1. O conceito de sujeito na filosofia de Hegel comporta vrios problemas interpretativos e vrias chaves de leitura. Uma leitura, digamos, ortodoxa da filosofia hegeliana tende a considerar este conceito no interior de uma caracterizao lgico-metafsica, situando-o no pano de fundo das consideraes especulativas de Hegel feitas na Cincia da Lgica (1812). Sob esta perspectiva, o sujeito poderia ser compreendido como absoluto, dotado de potencialidades transcendentes. Assim, na parte da filosofia hegeliana que se convencionou chamar de Filosofia do Real que compreende a Natureza e o Esprito , este ltimo tradicionalmente fora tratado como um sujeito poderoso que emergia acima do mundo material2. No entanto, tal posio interpretativa tende a mistificar o sistema hegeliano, desconsiderando seu contedo eminentemente fenomenal e repleto de conceitos e consideraes que superam a perspectiva dualista da Filosofia Moderna. Desse modo, por

Professora Assistente do Curso de Filosofia da UFG, Campus da Cidade de Gois. Ver a este respeito TAYLOR, C. Hegel e a sociedade moderna. 1 edio. So Paulo: Ed. Loyola, 2005.

outro lado, a filosofia de Hegel nomeadamente a Filosofia do Real pode ser considerada como aberta s tessituras e problemticas prprias da discusso contempornea, especialmente quelas da Filosofia da Mente. Sob este ponto de vista, o conceito de sujeito que pretendo abordar, no interior do Esprito Subjetivo da Enciclopdia das Cincias Filosficas (1821), no deve ser tratado como um conceito metafsico, como o sujeito absolutamente potente, mas pode,outrossim, ser lido luz da tematizao atual sobre a significao do termo mente (mind). Nesta perspectiva, o presente texto uma pequena tentativa de re-interpretar o conceito de sujeito, tal como Hegel o desenvolve em sua Filosofia do Esprito, buscando salientar como este conceito distancia-se da representao tradicional dada pela Antiga Metafsica, bem como pela Filosofia Moderna.

2. Segundo Hegel, o sujeito deve ser compreendido essencialmente como atuante, como vida em pura atividade, auto-desenvolvimento, auto-articulao e manifestao de si (Cf. HEGEL, E, v. 3, 379). Desse modo, subjetividade, para Hegel, no significa e tampouco assemelha-se algo como uma substncia (res), como uma coisa fixa e fechada que possusse certas qualidades interiores e capacidades cognitivas sem conexo entre si. O sujeito, na perspectiva hegeliana, destacadamente fenomenal, de maneira que no pode simplesmente ser considerado como algo acima da esfera sensvel, nem tampouco como uma coisa emprica entre outras, como algo mecnico e sem vida. De outro modo, ele desenvolve todos os seus momentos constituintes em ntima e recproca relao, se afirmando idealmente como sujeito ativo em meio realidade natural e mundana, em meio concretude da existncia. Conforme estas consideraes, podemos destacar que a concepo de Hegel acerca da mente abarca uma crtica posio tradicional da Psicologia Racional e, ainda, quela da Psicologia Emprica. A Psicologia Racional corresponde esfera de investigao da Metafsica Moderna que trata sobre conceitos relativos alma, sobre suas caractersticas, natureza e, sobretudo, acerca do problema de sua imortalidade3. Na Antropologia do Esprito Subjetivo, Hegel dedica alguns pargrafos para tratar do mtodo e afirmaes da antiga Psicologia Racional e sustenta que esta no chega verdade do conceito de subjetividade, uma vez que estabelece o problema da natureza da alma equivocadamente, concebendo-a como uma coisa auto3

Hegel desenvolve na Introduo da Doutrina do Conceito da Cincia da Lgica uma considerao sobre o conceito de alma, tal como tratado pela antiga Psicologia Racional, mais especificamente, acerca do tratamento de Kant a respeito deste tema.

subsistente em simples comunidade com o corpo (Cf. HEGEL, E, v.3, 389). Nesta crtica, Hegel se refere contundentemente a Descartes, acusando-o de dualista e reitera que os filsofos da Psicologia Racional como um todo partem de um mtodo ineficaz, sustentando o conceito de alma como uma coisa morta, alm do mundo sensvel, separada de sua efetivao na realidade emprica. Com efeito, pr-conceber fixamente a alma como esttica, como algo subsistente no mundo supra-sensvel, s poderia ocasionar, para Hegel, uma indagao externa procura de qualidades e determinaes que melhor se ajustariam a esta representao ideal j concebida de antemo. Em outras palavras, a Psicologia Racional supe j a concepo de alma que pretende analisar e provar e, nesta perspectiva, agrega a partir de fora, a partir de vazias determinaes do entendimento, caractersticas que melhor se adequariam ao seu conceito, tais como as determinaes de imaterialidade, imortalidade, entre outras. Para Hegel, de outro modo, a verdadeira filosofia especulativa no pode:
(...) nem acolher os objetos da representao como objetos dados, nem determin-los mediante simples categorias do entendimento, com faz aquela psicologia, ao suscitar a questo que indaga se o esprito, ou a alma, era simples, imaterial, substncia. Nessas questes, o esprito foi considerado como uma coisa, pois aquelas categorias foram vistas, de acordo com a maneira geral do entendimento, como em repouso, fixas; assim, so incapazes de exprimir a natureza do esprito (Hegel, E, v. 3, 378).

Desse modo, para Hegel, o mtodo de filosofar da Psicologia Racional equivocado, pois parte da errnea separao entre, por um lado, o intelecto subjetivo que pensa e, por outro, da coisa como objetiva e passivamente dada representao (Cf. HEGEL, E, v. 1, 34). O verdadeiro mtodo, de acordo com a perspectiva especulativa hegeliana, deve observar o prprio auto-desenvolvimento do conceito em suas variadas e intrincadas determinaes; o conhecimento racional especulativo tem de encontrar-se, desse ponto de vista, submerso atuao viva da coisa que investiga (Cf. HEGEL, E, v. 3, 377). Assim, no que tange ao conceito de sujeito, para Hegel, suas caractersticas so prprias de seu autodesenvolvimento mesmo, pertencem necessidade mvel de sua definio e, por isso, este no pode ser concebido como algo em repouso, acima da realidade fenomenal, ao qual seriam acrescentadas, externamente pelo entendimento, certas determinaes (Cf. HEGEL, E, v. 3, 378). Conseqentemente, o esprito deve ser concebido como eminentemente vivo, como o absolutamente irrequieto, a pura atividade, a negao e idealidade de todas as fixas determinaes do entendimento (Hegel, E, v. 3, 378). Segundo Vries, na linha da crtica de Hegel considerao da Psicologia Racional acerca da alma, encontramos tambm a controvrsia de Hegel com a perspectiva kantiana

sobre a mente, ou subjetividade4. Para Hegel, a crtica de Kant antiga Metafsica Moderna tem o mrito de esclarecer como equivocados os raciocnios paralogsticos sobre aquilo que anima o nosso corpo e pelo fato de condenar aquela concepo que pensava a alma como uma coisa qual poderiam ser atribudos, inadvertidamente, predicados que no lhe correspondiam (Cf. HEGEL, CL, p. 432). Contudo, Hegel no concorda com os critrios que motivam Kant a acusar o procedimento e as concluses da Psicologia Racional acerca da alma. De acordo com Vries, para Hegel, o passo dado pelo criticismo nas especulaes metafsicas sobre a subjetividade importante, porm, mal dado. Hegel veicula, assevera Vries, o teor da crtica kantiana com a proposta empirista de Hume, afirmando que, ambos, Kant e Hume, no compreenderam o verdadeiro sentido e significado da mente, ou subjetividade. Assim, afirmar que a Psicologia Racional no considera a alma corretamente porque lhe atribui predicados no baseados na experincia sensvel, no compreender, segundo Hegel, o verdadeiro sentido racional do eu, que possui uma unidade que se autodesenvolve idealmente, independentemente da absoluta determinao pela diversidade do dado emprico (Cf. VRIES, 1988, p. 20). O que me interessa por ora, entretanto, na considerao hegeliana sobre a crtica de Kant Psicologia Racional apenas observar aspectos semelhantes aos contidos na crtica de Hegel ao mtodo da Psicologia Emprica. O que Hegel chama de Psicologia Emprica pode ser considerado como o conjunto de cincias de sua poca que tratavam sobre a alma segundo mtodos empricos de pesquisa (Cf. VRIES, 1988, p. 22). Na Introduo da Filosofia do Esprito, Hegel aborda estes mtodos e afirma que esta vertente da Psicologia observa e descreve apenas as faculdades particulares do esprito (Cf. HEGEL, E, v. 3, 378). Desse modo, tal pesquisa no considera a unidade racional do conceito de subjetividade, admitindo apenas diversas capacidades e faculdades espirituais manifestamente aparentes, mas que, entretanto, no possuem uma conexo entre si. Assim, podemos observar que h um elemento em comum contido nesta crtica de Hegel Psicologia Emprica e tambm em sua considerao sobre a perspectiva humeana e kantiana, a saber, o fato de Hegel repreender aquele tipo de concepo que no considera a unidade interna do eu, que se auto-afirma independentemente de sua absoluta determinao pelo mltiplo do dado sensvel. Na linha desse tom de acusao, Hegel acrescenta ainda que no conceber esta unidade interna do conceito de mente significa no considerar a imanente relao entre nossos momentos

Cf. VRIES, W. A. Hegels Theory of Mental Activity: an Introduction to Theoretical Spirit. Cornell University Press, 1988.

subjetivos5, a ntima imbricao existente entre todas as atividades internas de nosso esprito. Assim, observar e elencar nossas potencialidades subjetivas uma ao lado das outras (como, por exemplo, em Kant, com as faculdades de pensamento e vontade) consiste apenas em palavreados vazios, pois no abarca o conceito da unidade viva do esprito e tampouco deduz desta a necessidade e inter-conexo de seus momentos particulares (Cf. HEGEL, E, v. 3, 378; 379). Como proposta de tratamento sobre o conceito de sujeito, em relao a estas perspectivas acima descritas, a posio hegeliana no simplesmente as rechaa, mas, de certo modo, guarda o que tem de positivo em cada uma delas, mantendo, pois, uma relao de suspenso (Aufhebung) com as mesmas. Assim, no que tange considerao da Psicologia Racional sobre a alma, Hegel, de fato, v como um grande problema para o tratamento do conceito de sujeito, conceb-lo como uma coisa dada passiva e fixamente representao e, ainda, como algo que se pe acima da realidade ativa do mundo fenomenal. Por outro lado, conceber o esprito como manifestando, simplesmente ao lado umas das outras, suas caractersticas empricas evidentes nossa percepo, no compreender como o faz a Psicologia Emprica a unidade racional do eu que se auto-desenvolve idealmente em meio concretude da existncia. Assim, nosso filsofo afirma: A Psicologia Racional faz do esprito uma essncia morta, separada de sua efetivao, enquanto a Emprica mata o esprito vivo, esquartejando-o em uma multiplicidade de potncias autnomas, as quais no so produzidas e mantidas em coeso pelo conceito (Hegel, E, v. 3, 379, adendo). A despeito disso, podemos dizer, todavia, que o importante de se manter da concepo da Psicologia Racional que ela supe a unidade conceitual do sujeito e a Psicologia Emprica, por sua vez, observa a manifestao sensvel e fenomenal do esprito. Assim, podemos sugerir que Hegel unifica estes dois aspectos tericos da subjetividade em seu novo mtodo especulativo, considerando o sujeito como uma unidade conceitual interna que se autodesenvolve praticamente, diferenciando-se e manifestando-se no mundo fenomnico.

3.

importante destacar que Hegel condena o uso do termo faculdade. Segundo ele, o uso deste termo para a referncia ao esprito supe j que este um agregado de foras e capacidades subjetivas e sensitivas, e no uma unidade articulada (Cf. HEGEL, E, v. 3, 445). Conforme este ponto de vista, as faculdades seriam potncias prprias ao sujeito que poderiam ou no ser usadas, seriam como instrumentos que possumos para nos relacionarmos com o mundo. Para Hegel, diferentemente, ns possumos momentos que se desenvolvem no interior da trama do conceito subjetivo. Cada um destes momentos possui uma significao no interior de nossa subjetividade e no so simplesmente potncias, mas manifestaes e vivncias de ns mesmos.

O conceito hegeliano de sujeito deve ser compreendido, desse modo, como um todo orgnico, vivo, sistemtico, e Hegel afirma que: Assim como no ser vivo em geral tudo j est de uma maneira ideal contido no grmen, e produzido por este mesmo, no por uma potncia estranha, assim deve tambm todas as formas particulares do esprito vivo desenvolver-se de seu conceito, como de seu grmen (Hegel, E, v. 3, 379, adendo). Dessa maneira, o pensamento do filsofo, como intelecto subjetivo, no acrescenta de fora nenhum predicado ao objeto investigado; no interfere no auto-movimento do conceito de sujeito pela ingerncia de suas representaes, mas, de outro modo, deixa o sujeito vivo se auto-criar por sua prpria potncia interna6. Com efeito, no auto-desenvolvimento do conceito de sujeito, ocorre que este possui j, em grmen, todas as caractersticas e diferenas que ir efetivar e manifestar tal com acontece com a semente da planta. O que impele este movimento, afirma Hegel, a contradio contida no esprito entre si mesmo e seu outro que a objetividade, o mundo da natureza e o mundo social de cultura. por esta contradio que o sujeito, por exemplo, desenvolve sensao, imaginao, conscincia, querer, como formas particulares ou diferenas especficas de sua subjetividade. Mas, o mais interessante a observar que Hegel afirma que neste processo de auto-movimento, o sujeito se autodiferencia em diversas atividades subjetivas, mas, no entanto, retorna, de suas diferenas, unidade consigo (Hegel, E, v. 3, 379, adendo). Portanto, os distintos momentos que o sujeito possui no so desconectados entre si como afirmava a Psicologia Emprica e tampouco so algo fixo no interior da substncia subjetiva tal como propunha a Psicologia Racional.

Esta metfora do ser vivo algo recorrente nas explicaes de Hegel sobre o mtodo. Na verdade, ocorre que, na Cincia da Lgica, na seo em que Hegel fala sobre a idia como a unidade de ser e pensar, ou melhor, do conceito com o objeto , a primeira figurao que temos sobre o significado epistemolgico e ontolgico da idia que ela vida, vida lgica (Cf. HEGEL, CL, p. 419). Isso aparentemente pode soar muito estranho, mas podemos tentar entender a sugesto de Hegel pensando que na vida, ou seja, no mundo da natureza orgnica, h uma unidade perfeita entre conceito e realidade, ou entre subjetividade e objetividade. A interioridade da planta, por exemplo, seria seu grmen, que j contm idealmente todas as diferenas empricas que a planta ir desenvolver e manifestar, e o grmen, apesar disso, permanece contido idealmente neste movimento. No organismo animal temos j uma totalidade interna que tem um Si, que tem seu conceito racional sentido interiormente e que se mostra em cada parte e atividade externa do movimento para fora de si que desenvolve o animal. Assim, alm dos exemplos instigantes que Hegel nos d sobre a vida que pulsa internamente na natureza, podemos entender que a vida lgica que ele trata na Cincia da Lgica serve como o modelo do mtodo de desenvolvimento do prprio pensamento da cincia filosfica. Este, desenvolve-se processual e autonomamente, tal como o movimento que ocorre na natureza. E o esprito, no interior deste processo filosfico de pensamento, configura-se como organismo vivo, como interioridade ideal que se movimenta de dentro para fora. A respeito desta discusso, ver SILVA, M.Z.A. A Teleologia Especulativa de Hegel: Vida Lgica e Vida do Esprito. 2006. 294 f. Tese (Doutorado em Filosofia). Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. .

Mas, podemos nos perguntar: o que seria esta unidade que mantm o sujeito em identidade consigo no interior de suas diversificadas e ativas diferenas auto-produzidas por seu movimento? Tal unidade poderia ser concebida como o ncleo do eu, como um centro que agregasse e articulasse as diversas atividades subjetivas da conscincia. Poderia ser concebida, por exemplo, na linha da Teoria do Conhecimento da Filosofia Moderna, como o eu penso, o cogito cartesiano. No entanto, a delimitao precisa do que seria esta unidade no to explicitamente tratada por Hegel nas linhas de sua Filosofia do Esprito. Hegel fala em uma unidade viva do esprito (E, 379) e, portanto, podemos pensar que ela no to somente uma unidade racional, intelectiva ou lgica, como poderamos supor ao tratar da crtica hegeliana fragmentao das diversas faculdades subjetivas proposta pela Psicologia Emprica. Por ser viva, esta unidade parece conectar-se com algum tipo de estado identitrio mais corporal, ou fisiolgico. O caso que o conceito do esprito, tal como o grmen da planta, possui uma unidade conceitual que permanece subjacente como um ncleo no desenvolvimento de seus diversos estados e manifestaes. Esta unidade, portanto, que reconduz o esprito identidade consigo mesmo no interior de suas diferenas, parece encontrar-se tambm em ntido processo de auto-desenvolvimento, de fluidez, de imerso na diferentes perspectivas de contradio do sujeito com o mundo. Enfim, este ncleo subjetivo que poderia simplesmente ser denominado como alma, como eu, como um eu penso que acompanha todas as minhas representaes (Kant, 1989, 16), em Hegel, parece no permanecer o mesmo, no algo fixo, determinado, definindo em um s termo o que poderamos chamar de centro da subjetividade. Como sabemos, na Filosofia do Esprito Subjetivo de Hegel, encontramos trs grandes esferas de considerao sobre a mente: a Antropologia, a Fenomenologia e a Psicologia. Neste contexto, Hegel tematiza trs distintos aspectos da subjetividade: a alma, a conscincia e, por fim, pensamento e vontade. Podemos nos perguntar: diante destas trs esferas da mente, o que poderia ser considerado como o ncleo da subjetividade, como aquele aspecto responsvel pela identidade do sujeito consigo mesmo, por sua unidade? O que pode ser tratado como o pano de fundo essencial a partir do qual todas as demais determinaes e momentos subjetivos do esprito se desenvolvem? A resposta a esta pergunta no to simples de ser encontrada, pois no h, na filosofia hegeliana, uma afirmao evidente a este respeito e tampouco um sentido no texto de Hegel que nos levasse percepo da preponderncia de um momento subjetivo (o momento da conscincia, ou do pensamento, por exemplo) que abarcasse unitariamente os demais estados mentais. Antes, Hegel afirma em uma passagem j bem conhecida de seu texto que:

A natureza concreta do esprito traz para a considerao esta dificuldade peculiar de que os graus e determinaes particulares do desenvolvimento de seu conceito no permanecem, ao mesmo tempo, como existncias particulares, para trs e em contraposio a suas figuraes mais profundas (...). Ao contrrio, as determinaes e graus do esprito so essencialmente s como momentos, estados, determinaes nos graus superiores de seu desenvolvimento. Por isso ocorre que numa determinao inferior, mais abstrata, o que superior j se mostre empiricamente presente (...). (Hegel, E, v. 3, 380).

Sob este ponto de vista, podemos sugerir a seguinte interpretao: o sujeito hegeliano possui diferentes momentos e modos de relao intencional com o mundo e consigo mesmo e todos estes momentos formam-se e atuam em conexo e inter-penetrao, sem limites que os separe. Hegel no fala explicitamente sobre algo como um ncleo do eu, do qual emanariam todos os seus estados secundrios, ou mesmo de um momento subjetivo superior que fosse o preponderante e englobasse todos os demais em uma unidade interna. Poderia ser este ncleo do eu, responsvel por sua unidade interna, a autoconscincia, por exemplo, tratada na Fenomenologia? Ou, a vontade livre, unidade entre pensamento e querer ltimo nvel da Filosofia do Esprito Subjetivo? Hegel no atribui a qualidade de ncleo identitrio da subjetividade a nenhum destes momentos tratados por ele em diferentes sees. Apenas nos diz na introduo da Filosofia do Esprito que a primeira e mais fundamental determinao do esprito que este a pura idealidade, e, portanto, de que este o eu (Cf. HEGEL, E, v. 3. 381). Mas, o que constitui, diramos, a substncia deste eu, ou sua camada mais profunda, ou sua estrutura formadora essencial e que seria responsvel por todos os seus estados subjetivos, por exemplo, o cogito, ou a sensao mais primitiva possvel que desencadearia o processo de formao do eu isso, Hegel no nos afirma. Destarte, podemos arriscar sustentar que existem variados modos pelos quais o sujeito, em Hegel, se relaciona consigo mesmo, atingindo sua identidade e unidade e que, no obstante, estes distintos estados no se constituem separadamente, formando vrios eus. Portanto, com base na leitura do pargrafo 380, no podemos afirmar que, em Hegel, o conceito de sujeito vai se construindo lentamente, em uma escala ascendente de estados subjetivos na qual a alma (da Antropologia) formaria uma esfera mais embrionria do sujeito e o pensamento (da Psicologia) seria a atualizao suprema e ltima da unidade e identidade do eu, encerrando e constituindo o mesmo derradeiramente em sua unidade. De outro modo, Hegel fala que momentos mais desenvolvidos encontram-se j concretamente presentes em estados mais simples o que nos sugere que o processo de auto-percepo e constituio da unidade do sujeito em Hegel mais complexo do que pode parecer7.
O momento da sensao, por exemplo, que tratado por Hegel na Antropologia, encontra-se presente em diversos estgios mais elaborados, como na razo e pensamento, tratados, respectivamente, na
7

Dessa maneira, atravs do sentimento, tratado na Antropologia o eu pode, por exemplo, se auto-perceber como um sujeito idntico, determinado por sensaes corporais em meio a um mundo. Pela autoconscincia fenomenolgica, por sua vez, a mente distinguese do meio ambiente em que vive, se auto-afirmando e constituindo-se como eu singular, como uma subjetividade especfica e nica entre outras. H, desse modo, vrios momentos e estados subjetivos por meio dos quais o sujeito se afirma e se identifica consigo, encerrando sua unidade. Tal perspectiva de interpretao perfeitamente plausvel no contexto da discusso hegeliana sobre a mente, uma vez que Hegel, como j vimos acima, compreende o sujeito no como uma coisa dada que possusse certas caractersticas fixas e no outras caractersticas estas que, em ltima instncia, se refeririam a uma constituio nuclear interna pr-determinada e nica. Dessa maneira, a mente elaborar, atravs do movimento de seu conceito-grmen (como ocorre no ser vivo), graus menos aprimorados de auto-percepo e identidade, tais como, por exemplo, o sentimento de si, a vontade natural etc. Mas, elaborar tambm nveis mais complexos de estabelecimento de sua autoconscincia e identidade, sobretudo nos momentos tratados por Hegel na Fenomenologia e na Psicologia, quando aborda a constituio da conscincia e do pensamento. Cada um destes nveis, rudimentares ou complexos, relacionam-se a uma atividade especfica mais originria e sinttica pela qual o sujeito se pe como sujeito uno no prprio fazer de suas atividades. o caso, por exemplo, de, no momento da execuo da percepo sensvel, o sujeito se auto-afirmar como subjetividade, como sujeito idntico a si mesmo, por meio da intuio emprica de si. No caso do raciocnio, o sujeito se identifica consigo, formando uma unidade interna subjetiva, pelo eu penso. E assim, podemos conceber a auto-relao originria de unidade do sujeito de mltiplas e variadas formas. Conseqentemente, podemos pensar que a cada atividade espiritual intencional que a mente executa, elaborada uma forma dominante de auto-relao do sujeito consigo mesmo, pela qual ele se auto-afirma e identifica-se como subjetividade una. No haveria, desse modo, em Hegel, uma tese que afirmaria a prevalncia da alma, ou do eu penso abstrato, ou mesmo da vontade livre como o ncleo da subjetividade e que governasse e subsistisse como sntese de unidade at mesmo nas formas mais rudimentares de relao da mente com o mundo. Como vimos, Hegel nos sugere isso no pargrafo 380 da
Fenomenologia e Psicologia (Cf. HEGEL, E, v. 3, 400). Na alma-que-sente, tambm, podemos encontrar nuances do entendimento e, Hegel afirma, o intelecto desenvolvido da Psicologia pode tambm recair neste estado anmico (Cf. HEGEL, E, v. 3, 404). Alm disso, estados elaborados, como os do querer, supem e articulam-se juntamente com determinaes da percepo e do desejo (E, v. 3 471, 473, 474). Inmeros so os exemplos que podemos encontrar na Filosofia do Esprito para ilustrar esta mtua imbricao dos momentos. Alis, esta filosofia , ela mesma, um exemplo disso.

Enciclopdia, afirmando que os momentos da subjetividade se relacionam mutuamente e so interdependentes, sem uma classificao dos mesmos em escalas ascendentes de importncia e preponderncia. No entanto, cabe destacar que deve haver algo que unifique os diversos estados, os diversos momentos vivenciados pelo sujeito para que mesmo quando o eu se auto-afirme como sujeito idntico e uno pelo sentimento-de-si, ou pela autoconscincia fenomenolgica, trate-se do mesmo eu, da mesma mente que vivencie todos estes contedos por diversas formas. De outra maneira, o que poderamos dizer que encerraria a experincia nica que cada sujeito possui de si e que constituiria, portanto, a conscincia de sua identidade no decorrer de suas diversas vivncias, tal como se discute atualmente na Filosofia da Mente segundo a temtica da identidade pessoal? Como poderia haver uma identificao de que a mesma mente que vivencia diferentes estados subjetivos sabendo-se como sujeito nico, portador de uma identidade interna? A tese de que pode haver vrias maneiras de subjetivao no se assemelharia proposta da Psicologia Emprica, que concebe o eu como um amontoado de atividades? E ainda, no parece estranho, primeira vista, que o pensamento no acompanhe sempre minhas vivncias, que eu no me saiba racionalmente sempre como eu mesma, mas que, em certos momentos, posso apenas me sentir (por meio de sentimentos bem rudimentares) como eu? Podemos sugerir que na filosofia hegeliana do sujeito o que unifica estes diversos momentos e estas distintas maneiras de auto-afirmao da subjetividade (como alma, conscincia, pensamento e vontade) o que j aludimos acima e que Hegel chama de unidade viva do esprito (E, 379). Hegel afirma: O sentimento-de-si da unidade viva do esprito pe-se de si mesmo contra a fragmentao deste nas diversas faculdades, foras, representadas como autnomas, umas em relao s outras, ou o que vem a dar no mesmo nas diversas atividades tambm representadas (Hegel, E, v. 3, 379; grifo meu). Como podemos ver, Hegel atesta que o esprito possui, antes mesmo de qualquer coisa, o sentimento de que uma unidade viva. Mas, o que significa isso? Ora, isso pode dizer que h uma conexo sistemtica e orgnica entre os mltiplos momentos subjetivos do esprito (sentimento-de-si, autoconscincia, eu penso). Tal como ocorre no organismo vivo, onde cada rgo e cada sistema depende e supe todos os demais e, ainda, completa e preenche as funes e significaes da totalidade de relaes, no interior da subjetividade, segundo a concepo especulativa de Hegel, cada atividade da mente e cada processo vivenciado subjetivamente depende, supe e engendra os demais no interior de uma totalidade orgnica de determinaes, ou como diz Hegel, no interior da unidade viva e sua

subjetividade. Desse modo, o sujeito forma, em seu interior, uma rede de conexes e processos subjetivos de auto-afirmao identitria que se inter-relacionam e se determinam mutuamente, sendo esta rede, destarte, o que constitui a unidade de sua subjetividade. Assim, no podemos de modo algum pensar que as atividades subjetivas de afirmao da unidade do esprito possam dar-se separadamente e sem conexo como prope a Psicologia Emprica , ou que haja alguma atividade que seja o ncleo-duro e a unidade imaterial de todas as atividades subjetivas do esprito, segundo a perspectiva clssica da Psicologia Racional. Segundo esta leitura, podemos afirmar, portanto, que problemtica da natureza da unidade do sujeito em Hegel caminha, portanto, na direo da afirmao de que a mente um todo articulado, em que cada parte espelha o conjunto da totalidade dos momentos mentais e que a subjetividade no pode se auto-sustentar sem cada funo especfica. Sob esta perspectiva, a significao do sentimento-de-si para a constituio da totalidade orgnica que o esprito, no seria menos vlida do que a auto-imagem intelectual que se d por meio de um raciocnio conceitual, por exemplo. Mesmo que me perceber pelo sentimento, pelo humor que me afeta, e que domina todas as minhas sensaes corporais momentneas, seja mais simples e rudimentar do que me perceber conceitualmente como um eu universal e racional, no o caso que eu possa me auto-constituir como um sujeito total sem o concurso do sentimento de mim mesma. Assim, todos os momentos so importantes e necessrios no interior do processo de auto-desenvolvimento orgnico do conceito de esprito e todos eles se supem mutuamente, alguns chegando at mesmo a abarcar elementos e contedos de estados e vivncias subjetivas distintas. nesta intrincada relao entre seus momentos sentimentais, perceptivos, intelectivos e na cadncia da mtua determinao e mtua dependncia entre eles que o eu, em Hegel, se faz como eu e se afirma como uma unidade subjetiva ideal; um jogo de relaes em que no existe a fixao de uma substncia permanente idntica que subjaz atrs de todas as atividades. A identidade do eu seria, portanto, uma identidade processual, sistemtica, uma identidade de articulao orgnica em que em determinados estgios sobressai-se um estado vivenciado subjetivamente. Dentro desta perspectiva de leitura do texto hegeliano, cabe-nos pensar como inserese a corporeidade no interior do processo de constituio da subjetividade. J que observamos que estados mais simples, como os da sensao, ocupam espao to importante na constituio do esprito, o corpo parece constituir-se como elemento fundamental neste processo. Podemos supor j que o corpo ocuparia, em Hegel, papel fundamental, uma vez que estados perceptivos como sensaes subsistem como determinaes em estados mais elaborados, como pensamento e vontade. Na Antropologia, Hegel dedica mais uma vez

algumas pginas de seu texto para ler a antiga Psicologia Racional e mostrar como esta equivoca-se em afirmar a absoluta distino entre corpo e alma e colocar o problema mentecorpo apenas em termos da comunidade entre o que ela acredita ser estes dois extremos. Sem dvida, na linha da leitura que comeamos a empreender acima, este seria um instigante tema. Mas, infelizmente, ficar para outra oportunidade8.

Bibliografia
HEGEL, G.W.F. Ciencia de la Logica. Buenos Aires: Ediciones Solar, 1968. ______. Enciclopdia das Cincias Filosficas em Compndio (1830). Volume II. A Filosofia da Natureza. So Paulo: Edies Loyola, 1997. ______. Enciclopdia das Cincias Filosficas em Compndio (1830). Volume III. A Filosofia do Esprito. So Paulo: Edies Loyola, 1995. ______. Fenomenologia do Esprito. Parte I. 5 edio. Petrpolis: Editora Vozes, 2000. KANT, I. Crtica da Razo Pura. Lisboa: Edies 70, 1989. SILVA, M.Z.A. A Teleologia Especulativa de Hegel: Vida Lgica e Vida do Esprito. 2006. 294 f. Tese (Doutorado em Filosofia). Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. TAYLOR, C. Hegel e a sociedade moderna. 1 edio. So Paulo: Ed. Loyola, 2005. VRIES, W. A. Hegels Theory of Mental Activity: an Introduction to Theoretical Spirit. Cornell University Press, 1988.

A proposta inicial do presente trabalho era abordar o conceito de sujeito em Hegel, bem como o problema da relao entre mente e corpo. No entanto, o primeiro item cobriu todo o espao destinado apresentao.

You might also like