You are on page 1of 15

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

Aula 02

SEGURIDADE SOCIAL

1. Evoluo histrica da Seguridade Social


Segundo Marisa Ferreira dos Santos (2012, p. 27) a evoluo da Seguridade Social pode ser dividida em trs etapas: assistncia pblica, seguro social e seguridade social. 1.1 A assistncia pblica A primeira etapa da proteo social, denominada assistncia pblica, surgiu a partir do reconhecimento pela lei da necessidade do Estado amparar os comprovadamente necessitados. Em 1601, foi editado na Inglaterra o Poor Relief Act (Lei dos Pobres), que instituiu auxlios e socorros pblicos aos necessitados. Incialmente cabia Igreja a administrao de um fundo, formado com a arrecadao de uma taxa obrigatria. A preocupao com o bem-estar de seus membros levou algumas categorias profissionais a constiturem caixas de auxlio, com carter mutualista, que davam direito a prestaes em caso de doena ou morte. A assistncia pblica, no Brasil, foi prevista pela Constituio de 1824, cujo art. 179, 31 garantia os socorros pblicos.
25

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

1.2 O seguro social As desigualdades sociais marcantes, levaram criao de mecanismos de proteo, que no se baseavam na generosidade, e que no submetiam o indivduo a comprovaes vexatrias de suas necessidades. O direito de proteo passou a ser juridicamente exigvel , decorrendo de quotas pagas pelo beneficirio ou por um terceiro por conta daquele. Conforme Maria Ferreira dos Santos (2012, p. 30), surgiram as empresas seguradoras, com fins lucrativos e administrao baseada em critrios econmicos, com saneamento financeiro. A primeira forma de seguro surgiu no sculo XII: o seguro martimo, reivindicao dos comerciantes italianos. Por sua vez, o desenvolvimento do instituto do seguro fez surgir novas formas: seguro de vida, seguros contra invalidez, danos, doenas, acidentes etc. O seguro decorria do contrato, e era de natureza facultativa, isto , dependia da manifestao da vontade do interessado. Dessa forma, a proteo securitria era privilgio de uma minoria que podia pagar o prmio, deixando fora da proteo a grande massa assalariada. A necessidade de proteo dos economicamente mais frgeis imps a criao de um seguro de natureza obrigatria prestado pelo Estado, no final do sculo XX. A garantia de efetividade do novo tipo de seguro dependia da distribuio dos riscos por grupos numerosos de segurados. O seguro social surgiu inicialmente na Prssia, em 1883, com a Lei do Seguro Doena, que criou o Seguro de Enfermidade, resultado da proposta de Bismarck para o programa social. A Lei do Seguro Doena tida como o primeiro plano de Previdncia Social de que se tem notcia. Ao se tornar obrigatrio, o seguro social passou a conferir direito subjetivo ao trabalhador. O seguro social era organizado e administrado pelo Estado. O custeio era dos empregadores, dos empregados e do prprio Estado. O seguro social atuava como instrumento de redistribuio de renda, que permitia o consumo. O seguro social, na concepo bismarckiana, estendeu-se pela Europa at meados do sculo XX. Os sistemas de seguro social no resistiram s consequncias da Primeira Guerra Mundial em razo da cobertura para o grande nmero de rfos, vivas e feridos que resultaram do combate, alm da inflao galopante da poca, problemas sentidos principalmente na Alemanha e na ustria.
26

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

A questo social teve, ento, que ser equacionada. Em 1919, no Tratado de Versalhes, surgiu o primeiro compromisso de implantao de um regime universal de justia social. Foi, ento, fundado o Bureau International Du Travail (BIT) Repartio Internacional do Trabalho que realizou a 1 Conferncia Internacional do Trabalho, qual se atribui o desenvolvimento da previdncia social e sua implantao em todas as naes do mundo civilizado. Dessa conferncia resultou a primeira Recomendao para o seguro-desemprego. A 3 Conferncia (1921) recomendou a extenso do seguro social aos trabalhadores da agricultura. A 10 Conferncia (1927) estendeu as demais Convenes e Recomendaes sobre o seguro-doena aos trabalhadores da indstria, do comrcio e da agricultura. Outras Conferncias foram feitas, sendo que a 17 (1933) estendeu as Recomendaes anteriores aos seguros por velhice, invalidez e morte. A 18a Conferncia (1934) regulou o seguro contra o desemprego. O BIT teve papel importante na expanso da previdncia social pelo mundo. O seguro social da mesma forma que o seguro privado, seleciona os riscos que tero cobertura pelo fundo. A lea (incerteza da ocorrncia do sinistro) e a formao de um fundo comum, administrado de forma a garantir econmica e financeiramente o pagamento das indenizaes, so caractersticas do seguro social e do seguro privado. Todavia, a amplitude e a natureza obrigatria do seguro social o diferenciam do seguro privado, de natureza eminentemente facultativa. 1.3 A seguridade social Aps a crise de 1929, os Estados Unidos adotaram o New Deal, inspirado pelo Welfare State (Estado do bem-estar social). Esta poltica determinava uma maior interveno do Estado na economia, inclusive com a responsabilidade de organizar os setores sociais com investimentos na sade pblica, na assistncia social e na previdncia social. Em 1935, este pas editou o Social Security Act, criando a previdncia social como forma de proteo social. Ademais, a Segunda Guerra Mundial ensejou grandes transformaes no conceito de proteo social, demonstrando a necessidade da existncia de um sistema de proteo social que alcanasse todas as pessoas e as amparasse em todas situaes de necessidade, em qualquer momento de suas vidas. Ponto chave do estudo da evoluo histrica mundial o chamado Plano Beveridge, construdo na Inglaterra, em 1942. Este plano o que marca a estrutura da seguridade social moderna, com a participao universal de todas as categorias de trabalhadores e cobrana compulsria de contribuies para financiar as trs reas da seguridade: sade, previdncia social e assistncia social.

27

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

Em 1944, foi realizada a Conferncia da OIT, em Filadlfia, resultando a Declarao de Filadlfia, que adotou orientao para unificao dos sistemas de seguro social, estendendose a proteo a todos os trabalhadores e suas famlias, abrangendo rurais e autnomos. A Declarao de Filadlfia deu um passo importante na internacionalizao da seguridade social porque ficou expresso que o xito do sistema dependeria da cooperao internacional. A Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948) prev o direito segurana, consagrando o reconhecimento da necessidade de existncia de um sistema de seguridade social. Posteriormente, a 35 Conferncia Internacional do Trabalho, da OIT, em 1952, aprovou a Conveno n. 102, qual denominou Norma Mnima em Matria de Seguridade Social. Outros tratados internacionais foram celebrados, de modo que a passagem do seguro social para a seguridade social decorreu da inteno de libertar o indivduo de todas as suas necessidades para fins de desfrutar de uma existncia digna. Atualmente, o modelo de proteo estatal que vigora, desde o New Deal, est sendo substitudo, em alguns pases da Amrica Latina, por polticas previdencirias organizadas sem a participao estatal Foi o que ocorreu no Chile (primeiro a utilizar este modelo), Colmbia, Uruguai, Peru etc.

2. Histrico Brasileiro
O seguro social brasileiro iniciou-se com a organizao privada, sendo que, aos poucos, o Estado foi apropriando-se do sistema por meio de polticas intervencionistas. Neste sentido, as primeiras entidades a atuarem na seguridade social foram as santas casas da misericrdia, como a de Santos, que, em 1553, prestava servios no ramo da assistncia social. Ainda com carter mutualista, foi criado em 1835 o Montepio Geral dos Servidores do Estado - Mongeral - primeira entidade de previdncia privada no pas. A Constituio de 1824 tratou, em seu artigo 179, inciso XXXI, dos socorros pblicos, sendo este o primeiro ato securitrio com previso constitucional, A Constituio de 1891 estabeleceu a aposentadoria por invalidez para os servidores pblicos, custeada pela nao. Percebe-se que esta regra foi incipiente (devida apenas a servidores pblicos, em caso de invalidez permanente), no podendo ser considerada como um marco previdencirio mundial. A primeira Constituio a tratar do tema previdencirio, levando- se em conta regramentos mnimos que estruturam esta rea social, foi a Mexicana, de 1917.

28

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

Em 1919, foi institudo o seguro obrigatrio de acidente de trabalho pela Lei 3.724 e, tambm, uma indenizao a ser paga, obrigatoriamente, pelos empregadores aos seus empregados acidentados. A doutrina majoritria considera o marco da previdncia social brasileira a publicao da Lei Eloy Chaves, Decreto-Legislativo 4.682, de 24/01/23, que criou as Caixas de Aposentadoria e Penso - CAPS - para os empregados das empresas ferrovirias, mediante contribuio dos empregadores, dos trabalhadores e do Estado, assegurando aposentadoria aos empregados e penso aos seus dependentes. Atualmente, o prprio Instituto Nacional do Seguro Social comemora o aniversrio da previdncia, no dia 24 de janeiro, em aluso Lei Eloy Chaves. Durante a dcada de 20, foi ampliado o sistema de Caixas de Aposentadoria e Penso - CAPS, sendo institudas, em diversas outras empresas, inclusive de outros ramos, como, por exemplo, as dos porturios, dos martimos etc, Note-se que as CAPs eram organizadas por empresas, sendo que cada empresa possua sua Caixa. Em 1930, no incio da Era Vargas (1930-1945), foi criado o Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio - responsvel pela organizao da previdncia social brasileira. Cabe salientar que o principal Ministro do Trabalho de Getlio Vargas foi Lindolfo Collor, av do Ex-presidente Fernando Collor. Na dcada de 30, as 183 CAPs existentes foram reunidas, cora a formao de Institutos de Aposentadoria e Penso - IAPs. Tais Institutos eram organizados por categoria profissional, dando mais solidez ao sistema previdencirio, j que os IAPs contavam com um nmero de segurados superior s CAPs, tornando o novo sistema mais consistente. A partir da fuso das CAPs das empresas das diversas categorias profissionais, surgiram, ento, os Institutos de Aposentadoria e Penso das seguintes categorias: APM - Instituto de Aposentadoria e Penso dos Martimos - 1933 IAPC - Instituto de Aposentadoria e Penso dos Comercirios - 1934 IAPB - Instituto de Aposentadoria e Penso dos Bancrios - 1934 IAPI - Instituto de Aposentadoria e Penso dos Industririos - 1936 IAPTEC - Instituto de Aposentadoria e Penso dos Empregados de Transporte de Carga - 1938.

O processo de unificao das CAPs perdurou at a dcada de 50, com a criao de institutos de diversas outras categorias profissionais. A Constituio Federal de 1934 foi a primeira a estabelecer a trplice forma de custeio, com contribuio do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores. A Carta de 1937 utilizou, pela primeira vez, o termo seguro social sem, no entanto, trazer grandes evolues securitrias.
29

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

Em se tratando de assistncia social, em 1942, foi criada a LBA - Legio Brasileira da Assistncia Social pelo Decreto-Lei 4.890/42, A Constituio de 1946 utilizou, de forma inovadora, a expresso previdncia social. Foi garantida pelo constituinte a proteo aos eventos de doena, invalidez, velhice e morte Esta Carta marcou a primeira tentativa de sistematizar as normas de proteo social. Em 1949, foi editado o Regulamento Geral das CAPs, padronizando a concesso de benefcios das CAPs remanescentes. Em 1953, todas as Caixas ainda existentes foram unificadas (Decreto 34.586/53), surgindo assim a Caixa Nacional. O Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social foi criado em 1960. Neste mesmo ano, foi aprovada a Lei Orgnica da Previdncia Social -LOPS, que marca a unificao dos critrios estabelecidos nos diversos IAPs at ento existentes para concesso de benefcios dos diversos Institutos, persistindo ainda a estrutura dos IAPs . Os trabalhadores rurais e os domsticos continuavam excludos da previdncia social. Somente em 1967, foram unificados todos os IAPs, com a criao do INPS - Instituto Nacional da Previdncia Social (Decreto-Lei 72/66, que entrou em vigor apenas em 1967), consolidando-se o sistema previdencirio brasileiro, Neste ano, a Constituio de 1967 criou o auxlio-desemprego. Os trabalhadores rurais somente passaram a gozar de direitos previdencirios, a partir de 1971, com a criao do FUNRURAL pela Lei Complementar 11/71. Os empregados domsticos foram includos no sistema protetivo, no ano seguinte, em funo da Lei 5.859/72. Em 1977, foi institudo o SINPAS - Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social, responsvel pela integrao das reas de assistncia social, previdncia social, assistncia mdica e gesto das entidades ligadas ao Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. O SINPAS contava com os seguintes rgos: INPS - Instituto Nacional de Previdncia Social - autarquia responsvel pela administrao dos benefcios; IAPAS - Instituto de Administrao Financeira da Previdncia Social - autarquia responsvel pela arrecadao, fiscalizao e cobrana de contribuies e demais recursos; INAMPS - Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social autarquia responsvel pela sade; LBA - Fundao Legio Brasileira de Assistncia - fundao responsvel pela assistncia social; FUNABEM - Fundao Nacional do Bem-Estar do Menor - fundao responsvel pela promoo de poltica social em relao ao menor; CEME - Central de Medicamentos - rgo ministerial que distribua medicamentos;
30

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

DATAPREV - Empresa de Processamento de Dados da Previdncia Social empresa pblica que gerencia os sistemas de informtica previdencirios. Todas estas entidades foram posteriormente extintas, exceto a DATAPREV que existe at hoje com a funo de gerenciar os sistemas informatizados do Ministrio da Previdncia Social. Note-se que a Lei 11.457/07, que criou a Receita Federal do Brasil, autorizou a Empresa de Tecnologia e Informaes da Previdncia Social - DATAPREV a prestar servios de tecnologia da informao ao Ministrio da Fazenda. A Constituio de 1988 foi a que reuniu as trs atividades da seguridade social: sade, previdncia social e assistncia social. Em 1990, a Lei 8.029/90 criou o INSS - Instituto Nacional do Seguro Social com a juno do Instituto Nacional de Previdncia Social - INPS com o IAPAS - Instituto de Administrao Financeira da Previdncia Social.

3. Conceito
O art. 6 da CF enumera os direitos sociais que, disciplinados pela Ordem Social, destinam-se reduo das desigualdades sociais e regionais. Dentre eles est a seguridade social, composta pelo direito sade, pela assistncia social e pela previdncia social. do art. 194 da CF o conceito: conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. A solidariedade o fundamento da seguridade social. Pela definio constitucional, a seguridade social compreende o direito sade, assistncia social e previdncia social, cada qual com disciplina constitucional e infraconstitucional especfica. Trata-se de normas de proteo social, destinadas a prover o necessrio para a sobrevivncia com dignidade, que se concretizam quando o indivduo, acometido de doena, invalidez, desemprego, ou outra causa, no tem condies de prover seu sustento ou de sua famlia. com a proteo dada por uns dos institutos componentes da seguridade social que se garantem os mnimos necessrios sobrevivncia com dignidade, efetivao do bemestar, reduo das desigualdades, que conduz justia social. As mutaes sociais e econmicas decorrentes do avano tecnolgico conduzem a novas situaes causadoras de necessidades, fazendo com que a proteo social tenha que se adequar aos novos tempos. O art. 194, pargrafo nico, da CF, permite que se expanda a proteo e, consequentemente, tambm o seu financiamento. Deseja a Constituio que todos estejam protegidos, de alguma forma, dentro da seguridade social. E a proteo adequada se fixa em razo do custeio e da necessidade.
31

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

Assim, se o necessitado for segurado da previdncia social, a proteo social ser dada pela concesso do benefcio previdencirio correspondente contingncia-necessidade que o atingiu. Caso o necessitado no seja segurado de nenhum dos regimes previdencirios disponveis, e preencha os requisitos legais, ter direito assistncia social. Todos, ricos ou pobres, segurados da previdncia ou no, tm o mesmo direito sade (art. 196). Portanto, conforme preleciona Maria Ferreira dos Santos (2012) todos os que vivem no territrio nacional, de alguma forma, esto ao abrigo do grande guarda-chuva da seguridade social, pois a seguridade social direito social, cujo atributo principal a universalidade, impondo que todos tenham direito a alguma forma de proteo, independentemente de sua condio socioeconmica. A seguridade social garante os mnimos necessrios sobrevivncia. instrumento de bem-estar e de justia social, e redutor das desigualdades sociais, que se manifestam quando, por alguma razo, faltam ingressos financeiros no oramento do indivduo e de sua famlia. O direito subjetivo s prestaes de seguridade social depende do preenchimento de requisitos especficos. Para ter direito subjetivo proteo da previdncia social, necessrio ser segurado, isto , contribuir para o custeio do sistema porque, nessa parte, a seguridade social semelhante ao antigo seguro social. O direito subjetivo sade de todos, e independe de contribuio para o custeio. O direito subjetivo s prestaes de assistncia social, dado a quem dela necessitar, na forma da lei, tambm independe de contribuio para o custeio. Prestaes de seguridade social o gnero do qual benefcios e servios so espcies. Os benefcios so as prestaes pagas em dinheiro.

4. Princpios constitucionais
Ao estudar os princpios constitucionais da seguridade social, percebe-se que nem todos os princpios so aplicveis aos seus trs ramos: sade, previdncia social e assistncia social. Determinados princpios podem melhor se adequar a alguma rea especfica da seguridade, como demonstraremos ao tratar de cada um deles. O texto constitucional define os princpios constitucionais como objetivos da seguridade social que devem ser observados pelo Poder Pblico na organizao do sistema.

32

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

4.1 Solidariedade O princpio da solidariedade o pilar de sustentao do regime previdencirio. No possvel a compreenso do sistema sem que o conceito de solidariedade esteja consolidado. Observe-se, contudo, que este princpio no especfico da seguridade social, no estando esculpido do pargrafo nico, do artigo 194, da Constituio, onde esto todos os outros princpios aqui estudados Trata-se de objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil (art. 3, I, CF/88). Pode-se defini-lo como o esprito que deve orientar a seguridade social de forma que no haja, necessariamente, paridade entre contribuies e contraprestaes securitrias. Atravs dele, tem-se em vista, no a proteo de indivduos isolados, mas de toda a coletividade. Este princpio pode ser analisado sob a tica horizontal ou vertical. Horizontalmente, representa a redistribuio de renda entre as populaes (pacto intrageracional) e, verticalmente, significa que uma gerao deve trabalhar para pagar os benefcios das geraes passadas (pacto intergeracional). Este sistema somente possvel nos regimes previdencirios de repartio simples. A solidariedade do sistema previdencirio obriga contribuintes a verterem parte de seu patrimnio para o sustento do regime protetivo, mesmo que nunca tenham a oportunidade de usufruir dos benefcios e servios oferecidos. o que ocorre com o aposentado do RGPS que retoma ao trabalho, contribuindo da mesma forma que qualquer segurado, sem ter, entretanto, direito aos mesmos benefcios. A solidariedade justifica tambm a situao do segurado que recolheu durante 25 anos suas contribuies previdencirias, tendo falecido sem deixar dependente e sem jamais ter se beneficiado de qualquer das prestaes disponibilizadas. Por um lado, este princpio atende, tambm, ao segurado que, incapacitado permanentemente para o trabalho no segundo ms de atividade, aos 18 anos de idade, tem direito a benefcio pecunirio at o final da sua vida, desde que a incapacidade perdure. Percebe-se que a solidariedade mais aplicvel previdncia social, pois o nico dos ramos da seguridade que essencialmente contributivo. 4.2 Universalidade da cobertura e do atendimento O princpio da universalidade do atendimento prega que todos devem estar cobertos pela proteo social. A sade e a assistncia social esto disponveis a todos que necessitem dos seus servios. A previdncia regime contributivo de filiao obrigatria para os que exercem atividade remunerada lcita. A universalidade do atendimento a universalidade subjetiva, j que se refere ao sujeito da relao jurdica previdenciria, seja ele o segurado ou o seu dependente.
33

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

Para atender ao princpio constitucional da universalidade do atendimento a legislao previdenciria facultou a filiao mesmo queles que no exercem atividade remunerada abrangida pelo sistema. Foi, ento, criada a categoria de segurado facultativo, que pode filiarse ao sistema se assim desejar. Por outro lado, universalidade da cobertura significa que a proteo da seguridade deve abranger todos os riscos sociais. Os benefcios, ento, devem ser institudos com este objetivo. Esta universalidade a objetiva, pois se refere ao objeto da relao jurdica previdenciria, que a prestao de benefcios e servios. Saliente-se que muitas aes judiciais no mbito da sade so ajuizadas com fundamento no princpio da universalidade da cobertura, tendo em vista que, se todos os riscos sociais devem ser cobertos pela seguridade, o SUS no pode deixar de prestar um atendimento, sob o argumento de falta de recursos. Obviamente, esta lgica pode ser perfeitamente ponderada com o princpio da reserva do possvel e da seletividade. 4.3 Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios entre as populaes urbanas e rurais A Constituio Federal de 1988 igualou os direitos das populaes urbanas e rurais. No passado, a populao rural podia obter benefcios de valor inferior ao salrio mnimo, pois contribuam sobre bases nfimas. A partir da nova Carta, os benefcios recebidos pelos rurais foram elevados ao patamar do salrio mnimo, quando inferiores a este valor, fazendo com que a previdncia social passasse a custear benefcios de segurados que no contriburam, suficientemente, para deles fazer jus. Saliente-se que a prpria Constituio Federal traz algumas diferenas em relao aos benefcios e servios previdencirios das populaes urbanas e rurais, sempre com o objetivo de adequar a prestao s caractersticas de cada atividade. Assim, a prpria Carta Magna prev que os trabalhadores rurais podem aposentar-se por idade, com reduo de 5 anos. Desta forma, enquanto o trabalhador urbano se aposenta com 65 anos, se homem, e 60 anos, se mulher, os rurais aposentam-se com 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher. Por outro lado, os benefcios do segurado especial - espcie de trabalhador rural- so limitados a um salrio mnimo e independem de comprovao de contribuio. Ressalte-se, todavia, que qualquer diferenciao entre os benefcios e servios dos trabalhadores urbanos e rurais deve estar prevista no corpo do texto constitucional, sob pena de poder ser declarada inconstitucional, por afronta ao princpio ora em estudo.

34

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

4.4 Seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios Seletividade na prestao dos benefcios e servios implica que tais prestaes sejam fornecidas apenas a quem realmente necessitar desde que se enquadre nas situaes que a lei definir: somente podero usufruir do auxlio-doena, por exemplo, os segurados que se encontrarem em situao de incapacidade temporria para o trabalho. Em outra anlise, a seletividade serve de contrapeso ao princpio da universalidade da cobertura, pois, se, de um lado, a previdncia precisa cobrir todos os riscos sociais existentes, por outro, os recursos no so ilimitados, impondo administrao pblica a seleo dos benefcios e servios a serem prestados o chamado princpio da reserva do possvel. O princpio da distributividade melhor aplicvel previdncia e assistncia social. O Poder Pblico vale-se da seguridade social para distribuir renda entre a populao. Isso porque as contribuies so cobradas de acordo com a capacidade econmica dos contribuintes. Assim, uma vez nos cofres previdencirios, os recursos captados so distribudos para quem precise de proteo. A Previdncia Social a grande distribuidora de renda entre as populaes e regies brasileiras. Basta mencionar que mais de 2/3 dos municpios brasileiros tm como maior fonte de renda da populao o pagamento dos benefcios previdencirios pelo INSS, superando at a receita do Fundo de Participao dos Municpios. O princpio da seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios no se confunde com o da universalidade na cobertura e no atendimento. A cobertura universal, entretanto, para fazer jus a um benefcio ou servio, o segurado deve enquadrar-se nas situaes seletivas definidas pelo legislador. 4.5 Irredutibilidade do valor dos benefcios O principio constitucional da irredutibilidade do valor dos benefcios esculpido no artigo 194, pargrafo nico, IV, da Constituio, de acordo com entendimento j pacificado no STF, garante ao segurado a irredutibilidade do valor nominal de seu benefcio, ou seja, de acordo com este princpio no pode o benefcio sofrer reduo. Atualmente, o ndice que utilizado como parmetro para os reajustes dos benefcios do RGPS o INPC calculado pelo IBGE, levando-se em conta o rendimento das famlias que possuem renda entre um e oito salrios mnimos, sendo o chefe assalariado. A partir da Medida Provisria 316, convertida na Lei 11.430, de 26/12/06, o INPC passou a estar previsto no corpo da Lei 8,213/91 (art. 41-A), com a seguinte redao: O valor dos benefcios em manuteno ser reajustado, anualmente, na mesma data do reajuste do salrio mnimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de incio ou do ltimo reajustamento, com base no ndice Nacional de Preos ao Consumidor - INPC, apurado pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE.
35

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

A Lei 11.430 ainda dispe que nenhum benefcio reajustado poder exceder o limite mximo do salrio-de-benefcio na data do reajustamento, respeitados os direitos adquiridos (inserido no 1 do art. 41-A da Lei 8.213/91). Por fim, registre-se que o artigo 58 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias dispe que os benefcios de prestao continuada, mantidos pela previdncia social na data da promulgao da Constituio, tero seus valores revistos, a fim de que seja restabelecido o poder aquisitivo, expresso em nmero de salrios mnimos, que tinham na data de sua concesso, obedecendo- se a esse critrio de atualizao at a implantao do plano de custeio e benefcios. Note-se que o Supremo Tribunal Federal j editou Smula que dispe que a aludida reviso somente aplicada aos benefcios previdencirios concedidos at a promulgao da Constituio de 1988 (Smula 687). 4.6 Equidade na forma de participao do custeio Para se definir a participao no custeio da seguridade social, levar-se- em considerao a capacidade de cada contribuinte. As contribuies sociais devem ser criadas, atentando-se para este princpio, que satisfaz os trs grupos da seguridade social. Equidade, em bem apertada sntese, significa justia no caso concreto. Logo, devese cobrar mais contribuies de quem tem maior capacidade de pagamento para que se possa beneficiar os que no possuem as mesmas condies. Este princpio est alinhado ao da distributividade na prestao dos benefcios e servios, pois as contribuies devem ser arrecadadas de quem tenha maior capacidade contributiva para ser distribuda para quem mais necessita. Relaciona-se, tambm, com o princpio tributrio da capacidade contributiva. Atente-se que equidade no se confunde, neste caso, com o conceito de igualdade estrita. 4.7 Diversidade da base de financiamento Os legisladores devem buscar diversas bases de financiamento ao instituir as contribuies para a seguridade social O objetivo deste ordenamento diminuir o risco financeiro do sistema protetivo. Quanto maior o nmero de fontes de recursos, menor ser o risco de a seguridade sofrer, inesperadamente, grande perda financeira. Baseado neste princpio, o prprio constituinte, ao esmiuar as bases de financiamento da seguridade social (art. 195, CF/88), definiu como fonte de recursos a contribuio do governo, das empresas e dos segurados.

36

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

4.8 Carter democrtico e descentralizado da administrao A Constituio estabelece o carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. A gesto quadripartite da Seguridade Social deve contar com a participao de representantes de todos os grupos que se relacionam diretamente com a seguridade social. Esto includos, ento, representantes das seguintes categorias: a) Governo - responsvel direto pela administrao do sistema; b) Trabalhadores - tm interesse em manter o sistema slido e sustentvel para dele se beneficiar, futuramente; c) Empregadores - vertem boa parte das suas receitas para o financiamento do sistema e desejam saber como seus recursos esto sendo aplicados; d) Aposentados - tm interesse em manter o sistema slido e perene, pois so por ele sustentados; Para atender a este princpio, foram criados diversos conselhos de estrutura colegiada, como o Conselho Nacional de Previdncia Social - CNPS, Conselho Nacional de Assistncia Social - CNAS, Conselho de Previdncia Social - CPS, Conselho de Gesto da Previdncia Complementar - CGPC, entre outros. 4.9 A regra da contrapartida Embora no previsto expressamente como um princpio, no h como deixar de mencionar a regra da contrapartida, trazida pelo 5 do art. 195: nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a cor-respondente fonte de custeio total. A seguridade social s pode ser efetivada com o equilbrio de suas contas, com a sustentao econmica e financeira do sistema. Por isso, opera com conceitos atuariais. A CF quer o equilbrio financeiro e atuarial do sistema, de forma que a criao, instituio, majorao ou extenso de benefcios e servios deve estar calcada em verbas j previstas no oramento. Na rea da previdncia social h disposio especfica no caput do art. 201 da CF: a previdncia social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e filiao obrigatria, observados os critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial do sistema.
37

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

5. A relao jurdica de seguridade social


Estando a seguridade social assentada no trip Previdncia Social, Assistncia Social e direito sade, engloba trs tipos diferentes de relaes jurdicas: relao jurdica de previdncia social, relao jurdica de assistncia social e relao jurdica de assistncia sade. So sujeitos da relao jurdica de seguridade social: a) sujeito ativo: quem dela necessitar; b) sujeito passivo: os poderes pblicos (Unio, Estados e Municpios) e a sociedade. Segundo Marisa Ferreira dos Santos (2012), o objeto da relao jurdica de seguridade social a contingncia que gera a consequncia-necessidade, objeto da proteo. O que importa a consequncia que o fato produz: a relao jurdica de seguridade social nasce aps a ocorrncia da contingncia, para, ento, reparar a consequncia-necessidade decorrente.

38

Direito - Direito Previdencirio - Jodi Barboza Guimares - UNIGRAN

__REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
IBRAHIM, Fbio Zambitte. Curso de Direito Previdencirio. 16.ed. Rio de Janeiro: Impetus,2012. KERTZMAN, Ivan. Curso Prtico de Direito Previdencirio. Bahia: Editora Podivm, 2010. MARTINEZ NOVAES, Wladimir. Curso de Direito Previdencirio. So Paulo: LTr, 2012. SANTOS, Marisa Ferreira dos. Direito Previdencirio Esquematizado. 2.ed. So Paulo: Saraiva, 2012. PINTO MARTINS, Srgio. Direito da Seguridade Social. 29. ed. So Paulo: Atlas. 2010.

39

You might also like