You are on page 1of 8

Espao Agrrio o espao que reflecte a ligao do homem com a terra e compreende o estudo da forma dos campos, sistemas

de cultura e diviso da propriedade. Interessa essencialmente ao gegrafo pelo seu carcter qualitativo. Espao Agrcola espao que reflecte a ligao da terra com as tcnicas utilizadas e com a produo. E essencialmente quantitativa e despreza o papel do homem uma vez que o isola da produo da o seu cariz no ser to geogrfico; mais agrnomo, mais econmico. Espao Rural o espao que reflecte tudo quanto se relaciona com o campo, incluindo o modo de vida do homem. Implica o estudo das correlaes entre os elementos fsicos e humanos da paisagem, atendendo aos condicionalismos dos primeiros e ao conjunto das tcnicas de produo e de organizao.

Distribuio percentual do espao agrrio.

Distribuio percentual do espao agrrio Mundial. As regies onde no existe agricultura, ou ela tem pouca expresso na organizao do espao, correspondem a regies com as caractersticas fsicas bem determinadas:

Climas frios Climas desrticos quentes Climas desrticos frios do interior dos continentes Regies de alta montanha Florestas densas das regies equatoriais.

As regies onde a agricultura adquire grande importncia, situam-se dominantemente: Nas regies de clima temperado Na regio intertropical, em reas com especial aptido para determinadas produes agrcolas, ou onde a civilizao conseguiu ultrapassar os obstculos sua implantao.
1

Factores condicionantes da actividade agrcola

Clima Fsicos ou Naturais Relevo Solo

Temperatura Luminosidade Precipitao Vento Humidade

Humanos

Desenvolvimento tecnolgico Tradies culturais Organizao econmica Estabilidade/instabilidade poltica e social

SISTEMAS DE CULTURA

TIPOS DE COMBINAES DE CULTURAS

Quanto combinao ou variedade das culturas

Coexistncia: Quando so cultivadas ao mesmo tempo no MONOCULTURA (Cultivo de uma espcie predominante no mesmo campo ou em campos contguos. H sempre uma cultura que predomina (ocupa 40 a 60%) e uma cultura mesmo espao) secundria, intercalar, geralmente ocupada por vrias espcies (cada uma entre 5 e 10%) Afolhamento: quando as culturas se sucedem no mesmo terreno, parcela agrcola ou folha, em lapsos de tempo diferentes. Pode ser contnuo, quando no h pousio e a terra cultivada todo o ano ou com pousio, o que no quer dizer que a terra no trabalhada. O verdadeiro pousio contempla a preparao da terra para a cultura que se segue e POLICULTURA pode durar um ou mais anos. No afolhamento h em regra (cultivo simultneo ou no de vrias esp- uma cultura principal, que geralmente o trigo, e uma cultura cies no mesmo campo) secundria (realizada na parte do ano contrrio). Associao: Quando as duas culturas esto perfeitamente ligadas, como o caso do milho e feijo ou das videiras e dos freixos ou a trilogia vinha, trigo e oliveira, tpica das regies mediterrnicas. Complementaridade: quando h combinao de duas espcies que no interferem uma na outra e exigem trabalhos agrcolas em pocas deferentes. Exemplo, cereais, ou legumes entre a vinha ou o pomar.

Quanto ao aproveitamento do solo

Sistema de Cultura

Mo-de-Obra

Tcnicas De Cultura Tradicionais, rudimentares, Terra total e permanentemente ocupada.

Rendimento por unidade de superfcie

Localizao sia Policultura chinesa tradicional do arroz URSS Sovkhozes Amrica do Norte Europa Ocidental Europa Central e Sul frica Amrica Latina Amrica do Norte (Belt) Europa Central

Numerosa INTENSIVA

Baixo

Modernas, com maquinaPouco numerosa ria. Terra total e permanentemente ocupada. Tradicionais, rudimentares. Terra ocupada parcialmente (afolhamento) Moderna. Terra ocupada parcialmente (afolhamenPouco numerosa to) Numerosa

Elevado

Baixo Elevado

EXTENSIVA

SISTEMAS DE CULTURA

CARACTERIZAO DO SISTEMA DE CULTURA A gua fornecida pelas chuvas suficiente para a planta sobreviver. Para compensar a falta de gua utilizam-se as seguintes tcnicas: aumento da distncia entre as plantas cultivadas de modo a que as razes tenham o espao necessrio para procurar a gua do solo pousio alqueive (a terra lavrada e depois fica em pousio) utilizao de plantas com ciclo vegetativo curto para se desenvolverem apenas durante a poca das chuvas. Quando a rega surge para complemento da chuva, designa-se por rega de carncia. Tem por objectivo a sobrevivncia da planta e indispensvel. Ex.: o mi lho no Minho. Se pelo contrrio se destina a apoiar a gua das chuvas, e tem por objectivo aumentar o rendimento, designa-se por rega de abundncia, e dispensvel.

Quanto necessidade de gua

(dependente da gua das chuvas)

SEQUEIRO

(dependente da rega)

REGADIO

A aco simultnea dos vrios factores naturais e a evoluo diferenciada dos factores humanos ao longo do tempo levou actual coexistncia de dois tipos de agricultura muito diferentes: a tradicional (ou de subsistncia), que ainda dominante nos pases em vias de desenvolvimento, e a moderna (ou de mercado), que predomina nos pases desenvolvidos. No significa isto que, em algumas reas de qualquer um destes dois grupos de pases, no se realize hoje uma agricultura em moldes modernos ou tradicionais, respectivamente. A agricultura tradicional apresenta, de um modo geral, as seguintes caractersticas: tem como objectivo produzir o suficiente para a alimentao da famlia do agricultor, ou seja, tem como finalidade a subsistncia ou o autoconsumo; apresenta um carcter rudimentar e rotineiro; utiliza tcnicas e utenslios muito simples, como por exemplo a enxada, a charrua, o arado ; ocupa uma grande percentagem de populao activa, devido elevada quantidade de mo-de-obra necessria s diferentes tarefas, as quais so muitas vezes realizadas com a ajuda dos animais; utiliza fertilizantes naturais; no faz praticamente uso de pesticidas e herbicidas; possui um baixo rendimento agrcola; apresenta uma reduzida produtividade agrcola; praticada em exploraes agrcolas de reduzida dimenso; adopta a forma de policultura no sentido de diversificar a alimentao do agregado familiar; normalmente praticada em regime extensivo. A agricultura moderna apresenta, de um modo geral, as seguintes caractersticas: tem como principal objectivo a produo em grandes quantidades, para venda dos produtos no mercado e obteno de lucro; possui um carcter cientfico, pelo que o estudo de solos e a seleco das espcies mais produtivas e resistentes, por exemplo, so prtica comum; ocupa uma reduzida percentagem de populao activa, devido utilizao de vrios tipos de mquinas na realizao dos diferentes trabalhos agrcolas como, por exemplo, tractores, ceifeiras-debulhadoras, semeadores, etc.; utiliza produtos qumicos como, por exemplo, fertilizantes, pesticidas, herbicidas, no sentido de aumentar as produes e combater os vrios tipos de pragas; possui um elevado rendimento agrcola; apresenta altos valores de produtividade agrcola; praticada em exploraes agrcolas de grande dimenso, resultantes, nalguns casos, da realizao de uma prvia poltica de ernparcelamento. adopta uma monocultura normalmente pratica da em regime intensivo.

O que a Agricultura Biolgica? A Agricultura Biolgica um sistema de produo holstico, que promove e melhora a sade do ecossistema agrcola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biolgicos e a actividade biolgica do solo. Privilegia o uso de boas prticas de gesto da explorao agrcola, em lugar do recurso a factores de produo externos, tendo em conta que os sistemas de produo devem ser adaptados s condies regionais. Isto conseguido, sempre que possvel, atravs do uso de mtodos culturais, biolgicos e mecnicos em detrimento da utilizao de materiais sintticos. A Agricultura Biolgica, tambm conhecida como agricultura orgnica (Brasil e pases de lngua inglesa), agricultura ecolgica (Espanha, Dinamarca) ou agricultura natural (Japo) caracteriza-se por possuir uma base:

Ecolgica Baseia-se no funcionamento do ecossistema agrrio e recorre a prticas como rotaes culturais, adubos verdes, consociaes, luta biolgica contra pragas e doenas - que fomentam o seu equilbrio e biodiversidade; Baseia-se na interaco dinmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos, considerados como uma cadeia indissocivel, em que cada elo afecta os restantes;

Visa:

Sustentvel manter e melhorar a fertilidade do solo a longo prazo, preservando os recursos naturais solo, gua e ar e minimizar todas as formas de poluio que possam resultar de prticas agrcolas; reciclar restos de origem vegetal ou animal de forma a devolver nutrientes terra, minimizando deste modo o uso de recursos no-renovveis; depender de recursos renovveis em sistemas agrcolas organizados a nvel local. Assim, exclui a quase totalidade dos produtos qumicos de sntese como adubos, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos alimentares para animais. Socialmente responsvel

A Agricultura Biolgica une os agricultores e os consumidores na responsabilidade de: Produzir alimentos e fibras de forma ambiental, social e economicamente s e sustentvel; Preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais; Permitir aos agricultores uma melhor valorizao das suas produes e uma dignificao da sua profisso, bem como a possibilidade de permanecerem nas suas comunidades; Garantir aos consumidores a possibilidade de escolherem consumir alimentos de produo biolgica, sem resduos de pesticidas de sntese e, consequentemente, melhores para a sade humana e para o ambiente.

Desenvolvimento da Agricultura Biolgica A Agricultura Biolgica tem crescido exponencialmente ao longo dos ltimos anos, sendo praticada em quase todos os pases do mundo. A rea cultivada mundialmente em Agricultura Biolgica de 24 milhes de hectares. Acrescem 10,7 milhes de hectares de recolha de plantas silvestres, que so certificadas em Agricultura Biolgica. O mercado de agricultura biolgica encontra-se em franco crescimento, tendo sido estimado, em 2002, em 23 mil milhes de dlares. Este nmero j ter sido, entretanto, ultrapassado.

Razes para consumir produtos de Agricultura Biolgica


Valor nutritivo

Cultivados em solos equilibrados por fertilizantes naturais, os alimentos biolgicos so capazes de melhor qualidade quanto ao teor em vitaminas, minerais, hidratos de carbono e protenas, so capazes de saciar graas ao equilbrio dos seus constituintes.
Biodiversidade

A diminuio da diversidade biolgica um dos principais problemas ambientais dos dias de hoje. A Agricultura Biolgica perpetua a diversidade das sementes e das variedades locais, recusa os OGM que pem em perigo numerosas variedades de grande valor nutritivo e cultural. Nos solos regenerados e fertilizados organicamente, as plantas crescem saudveis e desenvolvem, da melhor forma, o seu verdadeiro aroma, as suas autnticas cor e sabor, os quais permitem redescobrir o verdadeiro gosto dos alimentos originalmente no processados.

Sabor

Harmonia

A Agricultura Biolgica respeita o equilbrio da Natureza e contribui para um ecossistema saudvel. O equilbrio entre a agricultura e a floresta as rotaes das culturas, etc. permitem a preservao de um espao rural capaz de satisfazer as geraes vindouras. Garantia de Sade Numerosos pesticidas proibidos em determinados pases devido sua toxicidade continuam a ser utilizados, por vezes vendidos ilegalmente e obtidos por contrabando. Os estudos toxicolgicos reconhecem as relaes existentes entre os pesticidas e certas patologias, como o cancro, as alergias e a asma. Comunidades Rurais A Agricultura Biolgica permite a revitalizao da populao rural e restitui aos agricultores a verdadeira dignidade e o respeito que lhe so merecidos, da populao em geral pelo seu papel de guardio da paisagem e dos ecossistemas agrcolas
gua Pura

A prtica de agricultura ecolgica, que no utiliza produtos perigosos nem grandes quantidades de azoto que contaminam os lenis de gua potvel, uma garantia permanente da obteno de gua pura nos tempos futuros.
7

Educao

A Agricultura Biolgica uma grande escola prtica de Educao Ambiental. Ela apresenta um modelo de desenvolvimento sustentvel no meio rural, deveras promissor para todos os jovens a quem, um dia, cabero as tomadas de deciso da sociedade.
Certificao Os produtores agrobiolgicos seguem um caderno de normas rigoroso, controlado por organis-

mos de certificao segundo regras internacionais reconhecidas, hoje em dia, pelos governos de inmeros pases. Emprego Graas dimenso humana que estas exploraes assumem, s prticas ecolgicas e gesto adequada dos recursos locais. Os produtores agrobiolgicos geram oportunidades de criao de empregos permanentes e dignos. A Agricultura Biolgica em Portugal Em Portugal, o desenvolvimento da Agricultura Biolgica, em rea e nmero de operadores, ilustrado nas figuras que se seguem: Evoluo da rea (ha) de produo biolgica em Portugal (1993-2004)

Evoluo do nmero de operadores certificados em AB em Portugal (1993-2004)

You might also like