You are on page 1of 6

AS TEORIAS COMPORTAMENTALISTA, INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA: ASPECTOS CONVERGENTES E DIVERGENTES

Alana Augusta Andrade (Autoria) Hrika de Mesquita Sadi (Autoria) Mrcia Moreira Veiga (Autoria e Adaptao)

Caro(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a)! Neste captulo voc ter uma viso panormica sobre estas trs importantes teorias da Psicologia e ir relacion-las entre si, descobrindo seus pontos comuns e seus pontos divergentes. Tenha bons estudos!

APRESENTAO
Este captulo apresentar alguns aspectos relevantes das teorias comportamentalista, interacionista e sociointeracionista relacionados com seus objetos de estudo, seus respectivos mtodos de investigao, seus princpios tericos bsicos, concepes de aprendizagem, entre outros pontos importantes para a reflexo da prtica docente.

OBJETIVOS
Ao final do captulo espera-se que voc seja capaz de: Estabelecer um paralelo entre as teorias de Skinner, Piaget e Vygotsky, especialmente no que diz respeito ao objeto de estudo, mtodo de investigao e concepo de aprendizagem. Destacar alguns pontos convergentes e divergentes entre as idias destes tericos. Reconhecer qual o papel do educador dentro de cada uma destas concepes tericas.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I As teorias comportamentalista, interacionista e sociointeracionista: aspectos convergentes e divergentes

Princpio Terico Bsico


Vejamos agora o princpio terico bsico das correntes comportamentalista, interacionista e sociointeracionista. Preparado(a), ento vamos l!

O princpio terico fundamental para Skinner o reforamento. Por meio dele, novos comportamentos so aprendidos e aqueles existentes so aprimorados. O reforamento o processo comportamental bsico que fortalece e mantm comportamentos. Para Skinner, os processos cognitivos so considerados comportamentos encobertos (no so passveis de observao direta por um observador independente), suscetveis s mesmas leis comportamentais que os comportamentos pblicos. O princpio terico bsico de Piaget o desenvolvimento cognitivo como uma construo ativa de conhecimento por parte da criana em interao com o ambiente (construtivismo). Para a inteligncia se desenvolver, a criana passar por mudanas qualitativas no pensamento que se estendero da primeira infncia at a adolescncia. J Vygotsky concebe a inteligncia como construda a partir das relaes do homem com o meio, mediada pelos elementos da cultura (o instrumento, o signo e o outro). Ao contrrio do que preconiza Piaget, o desenvolvimento humano se d por meio de saltos qualitativos, podendo ocorrer neste processo avanos e recuos. Portanto, o ponto central abordado por Vygotsky a gnese dos processos psicolgicos tipicamente humanos, em seu contexto histrico-cultural (REGO, 1995, p. 16).

ATENO
Podemos dizer que Piaget e Vygotsky se opem teoria comportamental (empirista), para a qual a evoluo da inteligncia produto apenas da ao do meio sobre o indivduo, como tambm concepo apriorista que parte do princpio de que j nascemos com a inteligncia pr-formada, sendo o conhecimento inerente ao prprio sujeito.

Objeto de Estudo
Caro(a) aluno(a), agora que estamos mais avanados em nossa caminhada, vamos buscar uma distino entre o objeto de estudo de cada uma das teorias estudadas. Preparado (a), ento vamos l! A teoria comportamental tem como objeto de estudo o comportamento, entendido como interao entre o organismo/indivduo e o ambiente. As emoes, o pensamento, o comportamento verbal, todos eles, so vistos como comportamento para Skinner. A abordagem interacionista tem como foco principal a cognio humana e seu desenvolvimento. Atravs do estudo das capacidades cognitivas nas diversas faixas etrias, Piaget delineou uma explicao para nossos comportamentos e para a adaptao humana ao meio.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I As teorias comportamentalista, interacionista e sociointeracionista: aspectos convergentes e divergentes

Enquanto Piaget buscava compreender como a criana constri conhecimento, Vygotsky norteou o seu trabalho em busca de compreender como o ser humano cria cultura. Para este terico, na relao com o outro, mediada pelos instrumentos da cultura, que o ser humano constri conhecimento. Em seus estudos, elegeu o desenvolvimento cognitivo e a linguagem no plano social como objeto de investigao.

Mtodos de investigao
O mtodo de investigao que a teoria comportamental adota o mtodo experimental, que se baseia na observao sistemtica dos fenmenos, em medidas repetidas, na manipulao de variveis experimentais e no delineamento experimental do sujeito como seu prprio controle. O mtodo de Piaget pode ser considerado experimental clnico, com o uso de entrevistas flexveis e observao meticulosa. Outro aspecto interessante sobre seu mtodo que ele o estreou em seus prprios filhos, mas tambm o aplicou em outras crianas. Vygotsky, por sua vez, adotou o materialismo histrico dialtico como forma privilegiada de estudar o desenvolvimento humano. Juntamente com seus colaboradores, utilizou-se dos experimentos com crianas e de investigaes das formas de organizao dos processos mentais em indivduos de diferentes culturas (REGO, 1996, p. 39-40).

delineamento experimental
Neste delineamento o sujeito da pesquisa comparado com ele mesmo antes e aps a introduo da(s) varivel(is) experimental(ais).

Aprendizagem
Na abordagem comportamental, o indivduo, ao se comportar, produz conseqncias e so estas conseqncias que vo selecionando-os e modelando um repertrio comportamental altamente complexo. importante ressaltar que as fases de desenvolvimento biolgico deste indivduo modularo esta interao entre o organismo/ indivduo e o ambiente. Dentro de uma abordagem interacionista, a interao com o meio e a maturao biolgica permitem que a criana desenvolva gradualmente uma idia cada vez mais precisa de seu ambiente. A habilidade inicial basicamente sensrio-motora e posteriormente evolui para o pensamento lgico e formal. Alguns processos cognitivos mediam esse desenvolvimento cognitivo gradual. Na abordagem sociointeracionista, o ensino, para ser considerado eficaz, deve resultar em desenvolvimento cognitivo. Aprender, mais que a simples memorizao de contedos por parte dos alunos, deve envolver o raciocnio e o desenvolvimento dos processos mentais superiores. Estabelecendo uma comparao entre as duas ltimas abordagens, verifica-se que, enquanto Piaget acredita que o desenvolvimento progressivo das estruturas intelectuais gera aprendizagem, Vygotsky preconiza que o aprendizado resulta em desenvolvimento mental, desde que organizado de modo a ativar os processos mentais superiores.
desenvolvimento cognitivo gradual.
Voc se lembra dos conceitos de Adaptao, Organizao e Equilibrao?

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I As teorias comportamentalista, interacionista e sociointeracionista: aspectos convergentes e divergentes

Relao organismo-ambiente
Vejamos agora como se d a relao organismo-ambiente em cada uma das abordagens. Na teoria comportamental, a noo de comportamento se fundamenta na interao entre o organismo e o ambiente, mais precisamente da interao entre a atividade do organismo e o ambiente.

ATENO
Por ambiente, entende-se o ambiente fsico/geogrfico, o ambiente social e tambm o que chamado de ambiente privado, que constitudo por estmulos dentro do corpo de quem se comporta. Esta relao constante e produz influncia recproca, ou seja, tanto o organismo modifica o ambiente quanto o ambiente modifica o organismo.

Dentro de uma concepo interacionista, Piaget acreditava que as crianas so seres ativos em crescimento. Ento, o desenvolvimento cognitivo um produto dos esforos das crianas para compreender e atuar sobre o mundo.

TOME NOTA
Por outro lado, veja bem, a maturao biolgica um aspecto fundamental para que as crianas consigam se desenvolver. Assim, o ambiente provoca desequilbrios cognitivos, mas eles s faro sentido e provocaro desenvolvimento se a criana estiver biologicamente preparada.

Para Vygotsky, dentro de uma concepo sociointeracionista, o ser humano um ser interativo, que, por meio do trabalho, transforma o meio, produzindo cultura. O conhecimento , pois, fruto da prtica social do indivduo. Para Piaget e Vygotsky, a inteligncia construda a partir das relaes recprocas do homem com o meio, e nesta interrelao a criana cria hipteses sobre o mundo em que vive. Ambos concebem o sujeito como interativo, ativo e nico no seu processo de construo do conhecimento.

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I As teorias comportamentalista, interacionista e sociointeracionista: aspectos convergentes e divergentes

PAPEL DO DOCENTE NA EDUCAO SUPERIOR


Caro(a) aluno(a), voc j pensou qual seria o papel do docente de ensino superior em cada uma das concepes tericas que voc estudou? Ento veja!

Antes disso, assista a reportagem do Jornal Nacional do dia 23/01/2012, sobre: 1 Aluno com bons professores ganha mais no mercado de trabalho no futuro , que revela os resultados de uma pesquisa muito interessante sobre o impacto que tem um bom professor para o futuro profissional dos alunos.

Voc gostou da reportagem? Ficou pensando em quais seriam as caractersticas que um professor deveria ter para garantir um ensino de qualidade para o seu aluno? Pois bem, o estudo que estamos fazendo sobre os tericos da aprendizagem do suporte para desenvolvermos algumas habilidades e competncias necessrias prtica docente. No acredita? Ento veja!

Na concepo comportamental, conhecendo o papel da conseqncia reforadora positiva como varivel motivacional para o aprender e conhecendo os problemas do uso da coero como forma de controle comportamental, o educador estar mais apto a criar um ambiente produtivo e estimulante para que o ensino e a aprendizagem sejam processos prazerosos e edificantes, tanto para o aluno quanto para o professor. Na concepo piagetiana, o educador deve estar atento existncia das etapas e saber avali-las e respeit-las. Ele deve provocar desequilbrios no raciocnio do aluno para que ele avance em suas capacidades cognitivas o mximo que puder, posicionando-se como um sujeito ativo na construo de seu conhecimento. Tambm deve instigar seus alunos a desenvolver o esprito cientfico e a produzir conhecimentos na sua rea de formao profissional. No sociointeracionismo, o educador deve atuar como um mediador na construo do conhecimento do aluno, valorizando as interaes sociais em sala de aula, como os trabalhos em equipe e outras atividades coletivas, que estimulem a cooperao e a troca de experincias entre os alunos. A avaliao deve ser realizada tendo em vista o que ainda pode ser aprendido, por meio da mediao do professor ou de pessoas mais capazes, que iro atuar na zona de desenvolvimento potencial dos alunos.

Acesse a(s) atividade(s) de fixao deste mdulo no material didtico online da disciplina.

1 http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/01/aluno-com-bons-professores-ganha-mais-no-mercado-de-trabalho-no-futuro.html

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I As teorias comportamentalista, interacionista e sociointeracionista: aspectos convergentes e divergentes

Sntese
Conclumos aqui nossa tarefa de apresentarmos a voc as aplicaes das teorias comportamentalista, interacionista e sociointeracionista prtica docente no ensino superior. Esperamos que voc se aproprie dos contedos aqui ministrados e possa utiliz-los com a finalidade de formar alunos capazes de se posicionar de maneira reflexiva e crtica diante das questes sociais e profissionais, e de colaborar com a produo cientfica dentro de sua rea de conhecimento. Vencemos, assim, mais uma importante etapa de nosso curso. Obrigado por estar aqui conosco!

Referncias
GIUSTA, Agnela da Silva. Concepes de aprendizagem e prticas pedaggicas. Educao em Revista, n. 1, Belo Horizonte, julho de 1985. HBNER, M. M e MARINOTTI, M. (Orgs.) Anlise do Comportamento para a Educao: contribuies recentes. Santo Andr: ESETec, 2004. MOREIRA, M. B. e MEDEIROS, C. A. Princpios Bsicos de Anlise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. PIAGET, J. & Inhelder, B. (1976). A psicologia da criana. So Paulo: Difuso Editorial. REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histrico-cultural da educao. Petrpolis, RJ: Vozes, 1995 (Educao e conhecimento). SKINNER, B. F. Cincia e Comportamento Humano. So Paulo: Martins Fontes,1981. (texto original publicado em 1953). SKINNER, B. F. Questes Recentes na Anlise Comportamental. Campinas: Papirus, 1991. (texto original publicado em 1989). SKINNER, B. F. Tecnologia do Ensino. So Paulo: EDUSP, 1972. (texto original publicado em 1968).

UNIVERSIDADE FUMEC Reitor Prof. Antonio Tom Loures Vice-Reitora Profa. Maria da Conceio Rocha Pr-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extenso Prof. Eduardo Martins de Lima Pr-Reitor de Planejamento e Administrao Profa. Eduardo Leopoldino de Andrade FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA SADE (FCH) Diretora Geral Profa. Thas Estevanato

FUNDAO MINEIRA DE EDUCAO E CULTURA FUMEC CONSELHO DE CURADORES Conselheiros Efetivos Prof. Custdio Cruz de Oliveira e Silva - Presidente Prof. Air Rabelo - Vice-Presidente Prof. Clio Freitas Bouzada Prof. Eduardo Georges Mesquita Prof. Estevam Quintino Gomes Prof. Tiago Fantini Magalhaes

Diretor de Ensino Prof. Joo Batista de Mendona Filho Diretor Administrativo-Financeiro Prof. Antnio Marcos Nohmi Coordenadora do Curso Profa. Vera Lcia Nogueira SETOR DE EDUCAO A DISTNCIA - FUMEC VIRTUAL Gesto Pedaggica Assessoria ao Professor Gabrielle Nunes P. Arajo (Coorda.) Flvia Juliana da Silva Assessoria ao Aluno Jandayra Salgado G. Oliveira (Coorda.)

Gesto Tecnolgica Produo de Design Instrucional Rodrigo Tito M. Valadares (Coord.) Alan Galego Bernini Marcela V. Scarpelli Raphael Gonalves Porto Nascimento Infra-estrututura e suporte Anderson Peixoto da Silva Maximiliano Ponce

Processos de aprendizagem: Interfaces tericas I As teorias comportamentalista, interacionista e sociointeracionista: aspectos convergentes e divergentes

You might also like