You are on page 1of 30

WEBFLY Aviation Training Curso Bsico de Primeiros Socorros

2009/2010/2011/2012
Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

PRIMEIROS SOCORROS

CONTEDO PROGRAMTICO UNIDADE I Princpios gerais sobre Primeiros Socorros. Ao do socorrista na preveno de acidentes e em situaes de emergncia. UNIDADE IIExame e avaliao das condies fsicas do acidentado. Sinais Vitais. UNIDADE IIIPrimeiros Socorros em ferimentos, queimaduras e hemorragias. Curativos de emergncia. UNIDADE IV Primeiros Socorros em convulso, vertigens, desmaios, insolao, intermao. UNIDADE V Primeiros Socorros em fraturas, luxaes e entorses. Imobilizaes. UNIDADE VI Transporte de acidentados. UNIDADE VIIPrimeiros Socorros em parada crdio-respiratria Em casos de afogamento Em caso de choque eltrico Em caso de corpos estranhos UNIDADE VIII Primeiros Socorros em intoxicaes, envenenamentos e picadas de animais peonhentos. UNIDADE IX Montagem de caixa de Primeiros Socorros.

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

UNIDADE I

PRIMEIROS SOCORROS

Prevenir emergncias essencial. Grande parte das atitudes em primeiros socorros so cuidados simples: lavar uma ferida, parar uma hemorragia secundria, ou aplicar uma bandagem. Em uma emergncia, porm, pode ser exigida a execuo de procedimentos mais complexos, como ajudar uma pessoa que no est respirando. Em qualquer emergncia, essencial telefonar para o nmero local de emergncias para obter assistncia especializada. Voc tambm deve manter o nmero local de sua assistncia mdica prontamente acessvel para membros da famlia, convidados, babs, etc. Os Primeiros Socorros constituem-se no primeiro atendimento prestado vtima em situaes de acidentes ou mal-sbito, por um socorrista, no local do acidente.

Mas lembre-se, a funo do socorrista : Manter a vtima viva at a chegada do socorro Evitar causar o chamado 2 trauma, isto , no ocasionar outras leses ou agravar as j existentes. Providenciar ajuda especializada

ORIENTAES GERAIS EM CASO DE ACIDENTES


Esta lista descreve algumas prioridades em uma situao de emergncia: 1. Avalie a cena para se proteger e proteger a outros de danos ou perigo; 2. Mantenha-se calmo e tranqilo; 3. No remova uma pessoa acidentada a menos que ela, ou ele esteja em perigo iminente, ou a menos que voc no possa dar assistncia sem mov-la; 4. Pea ajuda. Pea a algum para telefonar para o nmero de emergncias local ou, se a pessoa no necessitar de assistncia imediata, faa a ligao voc mesmo; 5. Olhe, oua e sinta a respirao; 6. Sinta a pulsao para verificar se o corao est batendo; 7. Controle a hemorragia com presso direta; 8. Trate do desfalecimento; 9. Se a pessoa estiver inconsciente, mova-a para a posio de recuperao; 10. Afaste os curiosos; 11. Quando aproximar-se, tenha certeza de que est protegido (evitar ser atropelado); 12. Faa uma barreira com seu carro, protegendo voc e a vtima de um novo trauma; 13. Chame uma ambulncia; 14. Evite movimentos desnecessrios da vtima, para no causar maiores e/ou novas leses, ex. leses na coluna cervical , hemorragias ,etc; 15. Utilize luvas, para evitar contato direto com sangue ou outras secrees.(luvas descartveis).

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

IMPORTANTE OBSERVAR QUE: fundamental que a vtima chegue ao hospital sem 2 trauma e, preferencialmente, com as possveis situaes de risco estabilizadas (ex. obstruo das vias areas). Sabendo disso, preocupe-se com as prioridades, mantenha a calma, aja coerentemente e tenha a certeza de que o socorro est a caminho. O socorrista o primeiro a atender a vtima, outros o sucedero, dando continuidade a manuteno da vida e evitando complicaes como 2 trauma. O transporte deve ser realizado pela ambulncia, evite carregar a vtima em outro transporte, pois isso interfere no atendimento. Transporte inadequado causa 2 trauma ou a morte da vtima. Em locais onde no haja ambulncia, a vitima deve ser transportada somente aps avaliada, estabilizada e imobilizada adequadamente. No retire a vtima do local do acidente, salvo se o local em que ela seencontra possa causar risco de vida para ela e para o socorrista. Ex.: carro que tenha risco de exploso, pista perigosa e que no tenha como sinalizar com o carro, faris e sem tringulo, podendo vir outro veculo e ocorrer outro acidente. Vtimas presas em ferragens devem ser retiradas por pessoas especializadas (ex:. bombeiros). Evite movimentos desnecessrios

UNIDADE II AVALIAO DA VTIMA


A avaliao da vtima pode ser dividida em primria e secundria. atravs dela que vamos identificar as condies da vtima e poder eliminar ou minimizar os fatores causadores de risco de vida. Ateno Durante o atendimento, deve-se reavaliar a vtima (avaliao primria e secundria) sempre que possvel, pois o quadro pode agravar-se. Ex.: a vtima parar de respirar ou entrar em estado de choque. Interrompe-se a avaliao e comea-se os procedimentos imediatamente, quando detectado que a vtima encontra-se em parada respiratria ou parada crdiorrespiratria

AVALIAO PRIMRIA
A avaliao primria deve ser cuidadosa e respeitar uma rotina, como podemos ver abaixo: Respirao e manuteno da coluna cervical Circulao / hemorragias Avaliao neurolgica

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

A) RESPIRAO E MANUTENO DA COLUNA CERVICAL: 1. Abra a boca da vtima para retirada de provveis corpos estranhos (secrees, pedaos de alimentos, dentes quebrados), tendo o cuidado de no fazer movimentos desnecessrios com a coluna cervical. 2. Faa esta manobra: firme a cabea da vtima com os joelhos ou solicite auxlio. 3. Projete o maxilar para a frente, agarrando-o firmemente e logo aps para baixo. Esta manobra far com a boca se abra e possa ser visualizada seu interior, sem causar trauma de coluna cervical.

4. Retire da boca os objetos e prtese dentria se houver. 5. Imobilize a coluna cervical, tendo o cuidado de no elev-la e no colocando nada em baixo (proteja-a com uma roupa dobrada) improvise um colar cervical.

6. Se a vtima no estiver respirando aps a retirada do corpo estranho, mas est com os batimentos cardacos presentes, comece a respirao boca a boca. 7. Observe se h elevao do trax ou abdmen quando voc no est soprando ar para dentro dos Pulmes da vtima. B) CIRCULAO

Verifique se o corao da vtima est batendo. Se ausente os batimentos , proceda a proceda a ressuscitao crdio pulmonar (RCP) Verifique se h hemorragias ou presena de sinais e sintomas que indiquem uma hemorragia interna.

C) AVALIAO NEUROLGICA: Se ela estiver consciente, pergunte nome, telefone para contato, endereo. Faa tambm perguntas que voc possa avaliar se ela est respondendo com coerncia. Caso esteja inconsciente, abra os olhos dela e verifia que as pupilas.

MIDRASE MIOSE ANISOCORIA - ISOCORIA

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

AVALIAO SECUNDRIA
Somente aps completar todos os passos da avaliao primria que se parte para a secundria, onde deve-se fazer a inspeo da cabea aos ps, de forma a observar a presena de alteraes: Estado de Choque Fraturas Objetos encravados Deslocamento de articulaes, etc.

SINAIS VITAIS
Os sinais vitais nos fornecem dados pelos quais podemos avaliar as condies do organismo, auxiliar no diagnstico de algumas doenas e na determinao do tratamento. As medidas encontradas na verificao dos sinais vitais variam de acordo com sexo, idade, atividades, condies ambientais e emocionais, horrio, doenas, etc. TEMPERATURA

um indicador confivel da atividade corporal (metabolismo). A temperatura sofre alteraes de acordo com alguns fatores: Horrio: mais baixa pela manh, mais alta a noite; Aumentam a temperatura: exerccios, cansao mental e fsico, emoes, nervosismo, processo digestivo, no ingesto de lquidos, infeces, processos inflamatrios, doenas nervosas e cardacas; Diminuem a temperatura: repouso, sono, inanio, hemorragia, estado de choque, tumor cerebral, drogas deprimentes do Sistema Nervoso Central. Os valores encontrados de normalidade da temperatura so: Axilar de 36C a 36,8C; Os valores encontrados na verificao da temperatura axilar nos casos de hipotermia so: Colapso de 34C a 34,9C; Subnormal de 35C a 35,9C.

Os valores encontrados na verificao da temperatura axilar nos casos de hipertermia so: Subfebril de 36,9C a 37,4C; Febril de 37,5C a 38C; Febre de 38,1C a 39C; Pirexia de 39,1C a 40C; Hiperpirexia acima de 40C.

Os sintomas mais comuns encontrados nas pessoas em estado febril so: sede, pele quente, vermelhido da face, aumento do brilho dos olhos, agitao ou prostrao, calafrios, mal-estar e lbios secos. PRIMEIROS SOCORROS:

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

Os cuidados recomendados nos casos de hipertermia so: ingesto de muito lquido, aplicaes frias no trax (com lcool ou ter), aplicao de gelo nas pregas inguinais e axilares, roupas leves, repouso, banho com gua em temperatura mais baixa que o corpo. Os cuidados recomendados nos casos de hipotermia so: ingesto de alimentos quentes, repouso, manter-se aquecido, alimentao rica em calorias. Providenciar ajuda especializada. 2. PULSO a expanso e a contrao alternada de uma artria quando uma onda de sangue impulsionada atravs dela pelos batimentos cardacos. a onda de distenso de uma artria. A medida que o ventrculo esquerdo se contrai, impulsionando o sangue pela aorta, as artrias em resposta a esta presso, se expandem possibilitando o movimento do sangue. O pulso pode ser verificado nas artrias radial, braquial, cartida, femural. O pulso pode variar quanto a freqncia, volume e ritmo.

Freqncia o nmero de batimentos cardacos por minuto: No adulto (60 a 80 bpm); Na criana (100 a 130 bpm); No RN (130 a 140 bpm). Chama-se BRADICARDIA o batimento cardaco lento, TAQUICARDIA o batimento cardaco acelerado e NORMOCARDIA o batimento cardaco normal. Volume relaciona-se com a quantidade de sangue impulsionado atravs das artrias. Quanto ao volume, o pulso pode ser cheio ou normal; fino ou filiforme. Ritmo a regularidade ou no dos intervalos e intensidade dos batimentos cardacos. Quanto ao ritmo, o pulso pode ser regular ou rtmico: irregular ou arrtmico

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

Sofre alteraes em razo de determinados processos: Digesto Exerccios Febre Banho frio Banho quente Choque Bloqueio

PRIMEIROS SOCORROS: Repouso Caso o pulso esteja fraco e rpido, elevar se possvel os membros inferiores da vtima para facilitar o retorno venoso. Providenciar ajuda especializada 3. RESPIRAO o processo no qual ocorre a troca de oxignio e gs carbnico entre o corpo e o meio ambiente, atravs da inspirao ou entrada de ar nos pulmes e expirao ou sada de ar dos pulmes. A respirao deve ser avaliada quanto a freqncia (nmero de movimentos respiratrios por minuto), ritmo (regularidade ou irregularidade dos intervalos da respirao), profundidade (intensidade da respirao, podendo ser superficial, profunda, estertorosa ou difcil). Eupnia respirao normal. Bradipnia respirao lenta. Taquipnia respirao acelerada. Apnia ausncia de respirao. Dispnia respirao difcil. Ortopnia respirao difcil na posio deitada.

As variaes normais da freqncia respiratria so: No adulto (16 a 20 rpm); Nas crianas (20 a 25 rpm); Nos lactentes (30 a 40 rpm); Existem fatores que alteram a respirao: Sono e banho quente diminuem a respirao; Emoes, exerccios e banho frio aumentam a respirao. PRIMEIROS SOCORROS: Ventilar o ambiente Afrouxar as roupas da vtima (sem criar constrangimentos) Manter a vtima recostada Providenciar ajuda especializada 4. ESTADO DE CONSCINCIA Uma Pessoa pode estar inconsciente por desmaio, estado de choque, coma, convulses, intoxicao por drogas e morte. No desmaio h uma breve perda da conscincia e diminuio do tnus muscular. O como caracteriza-se pela perda de conscincia mais prolongada podendo a vitima apresentar gradativamente perda dos estmulos dolorosos e reflexos. As crises epilpticas se caracterizam pela perda da conscincia seguida de contraes musculares involuntrias generalizadas

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

Pode advir inconscincia aps a ingesto abusiva de drogas, e neste caso a inconscincia perdurar at o decrscimo do nvel sanguneo do princpio ativo da droga. No estado de choque a agitao precede o torpor. A morte surge com o desarranjo das funes vitais. Apnia, parada cardaca, morte cerebral, morte biolgica.

5.COR E UMIDADE DA PELE Devem ser observadas na face e nas extremidades dos membros onde as alteraes so mais facilmente identificadas. A cianose ocorre por acumulo de sangue venoso nos quadros de exposio ao frio , parada cardio respiratria , estado de choque e morte. A palidez cutnea ocorre devido a vasoconstrio perifrica que ocorre nos casos de necessidade de aumento de aporte de sangue para os rgo nobres. Pele avermelhada ocorre por vasodilatao , por exposio ao calor , queimaduras ou por traumatismos. A pele fria e viscosa encontrada nos casos de choque. Pele amarelada sinal de ictercia ou hipercarotenemia.

UNIDADE III FERIDA


uma ruptura na continuidade de qualquer estrutura corporal, interna ou externa, causada por meios fsicos, qumicos, mecnicos ou biolgicos. As Feridas podem ser assim classificadas: De acordo com a presena ou ausncia de microrganismos em: Ferida assptica (limpa) ausncia de microrganismos patognicos. Ex.: inciso cirrgica Ferida sptica (contaminada) presena de microrganismos patognicos em pouca quantidade que no chega a causar infeco. Ex.: feridas provocadas por acidentes Ferida infectada presena de microrganismos patognicos em grande quantidade que chegam a causar infeco. Ex.: abscesso, necrose de tecido De acordo com a presena ou ausncia de uma soluo de continuidade no revestimento superficial da pele ou mucosa em : Ferida aberta quando h uma ruptura da pele ou da mucosa, deixando tecidos em contato com o meio exterior. Ex.: cortes na cavidade abdominal com viscerao Ferida fechada quando no h ruptura da pele ou da mucosa. Ex.: fratura de fmur devido queda De acordo com a sua etiologia por acidente ou no: Traumtica ou acidental como ocorre em condies sptica, geralmente se torna uma ferida infectada. Ex.: acidentes Intencional produzida com uma finalidade especial, usualmente em condies assptica. Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

Ex.: ferida operatrias, so portanto feridas assptica que s em condies especiais se tornam spticas. De acordo com a maneira que ocorrem, em: Ferida incisas ou cortante provocada por instrumentos cortantes, apresentam os bordos lisos, conservando -se intactos os tecidos circunvizinhos. A hemorragia abundante porm fcil de ser estancada. Ex.:corte com faca ou arma branca . caracterizada por ter os bordos regulares e no h perda de tecidos. Ferida contusas provocada por quedas e pancadas, em que os tecidos vizinhos ficam trau matizados. A hemorragia pequena, mas a cicatrizao lenta devido a macerao do bordo da ferida. Ex.: leso gerada por uma paulada.

Ferida lacerada ou dilacerante produzida por acidentes, principalmente por mquinas apresentando laceramento dos tecidos. A hemorragia em pouca quantidade devido os vasos ao serem cortados, so torcidos, provocando uma hemostasia parcial. Ex.: esmagamento, acidente de trabalho caracterizada por ter os bordos irregulares e perda de tecidos.

Ferida perfurante ou puntiforme provocada por instrumentos ponteagudos. Este tipo de ferida o mais perigoso, no s pela sua profundidade que pode atingir rgos vitais, como pela hemorragia que muitas vezes difcil de ser controlada e como pela dificuldade de desinfeco, podendo advir srias infeco. Ex.: prego, arma de fogo Ferida txica resultam de uma picada ou mordida de um animal ou inseto que ao picar ou morder deixa uma substncia txica nos tecidos. Ex.: mordida de co raivoso, cobra, picada de abelha.

PRIMEIROS SOCORROS CORTES MENORES E ESCORIAES Lave a pele ao redor do ferimento com gua e sabo. Mantenha o ferimento sob gua corrente por cinco minutos para remover toda sujeira e bactrias. Seque-a delicadamente e aplique lcool 70% e coloque uma bandagem estril ou limpa sobre a ferida. Procurar ajuda mdica especializada para avaliar a necessidade da profilaxia contra o ttano.

ABERTURA DOS FERIMENTOS

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

10

Se um ferimento no ficar junto em suas extremidades, envolva uma bandagem de gaze (ou uma camiseta ou meias limpas) ao redor do ferimento e procure um mdico ou hospital de emergncia. Sempre v ao departamento de emergncia: se o ferimento tiver vidro; se for na face, mos ou p ou se ocorrer em uma pessoa com baixa circulao. Se um objeto estiver cravado ao ferimento, no o remova. Envolva levemente uma bandagem de gaze ao redor da ferida e v ao hospital mais prximo. EVISCERAO Exteriorizao de rgos ou partes destes. No toque nas vsceras, nem tente coloca-la no lugar.Cubra as vsceras com compressas midas e limpas. Verificar os sinais vitais de 15 em 15 minutos Procurar ajuda mdica especializada. MORDIDAS DE ANIMAIS: Lavar o local com gua limpa e sabo em abundancia. Procurar ajuda mdica especializada para medidas de preveno contra a raiva e ttano. Observar o animal.

QUEIMADURAS
Queimaduras A pele a barreira natural de proteo do corpo contra a agresso de microorganismos, agentes fsicos e qumicos e auxilia no controle da temperatura e na reteno de lquidos. Uma vez lesada pela queimadura, estes fatores so imediatamente alterados. As queimaduras, com muita freqncia, atingem estruturas alm da pele. Podem ser atingidos msculos, ossos, nervos e vasos sangneos e ainda os olhos e as vias areas. As queimaduras podem ser classificadas e avaliadas em sua gravidade de acordo com: O agente causador. A profundidade (camadas de pele que atinge). A extenso (rea corprea atingida).

De acordo com o agente causador, a queimadura pode ser: Queimaduras Trmica Fontes Chamas ou calor do fogo, vapor, lquidos quentes, objetos aquecidos. Diversos cidos ou bases.

Qumica

Eltrica

Correntes alternadas, contnuas ou raios.

Pela Luz (atingindo Luz intensa ou luz ultravioleta (inclusive a luz solar). principalmente os olhos ) Por Radiao Radiaes nucleares, luz ultravioleta ou infravermelha. De acordo com a profundidade(*):

Queimadura de:

Caractersticas

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

11

Primeiro Grau

Atinge somente a epiderme. Caracteriza-se pela vermelhido, um certo inchao e dor local.

Segundo Grau

Atinge derme e epiderme. H dor intensa, inchao, vermelhido e bolhas.

Terceiro Grau

Considerada grave, pois atinge todas as camadas da pele, alm de msculos e at mesmo os ossos. Pode no haver local, mas sim nas reas ao redor, devido s queimaduras de 1 e 2 graus associadas(*). A leso apresenta colorao escura e/ou esbranquiada.

A foto abaixo mostra, da esquerda para a direita, os trs tipos de queimadura: 1o., 2o. e 3o. graus.

(*) importante que o socorrista saiba que a leso no uniforme, podendo ocorrer vrios graus de profundidade em uma mesma leso. Tenha em mente que, quanto maior a extenso, maiores os riscos para a vtima, pois pode haver perda excessiva de lquidos do corpo, perda de temperatura e alto risco de infeces. Baseados nestas informaes e no local da queimadura, podemos dizer que:

Queimaduras Leves: so aquelas de 1 e 2 graus, afetando pequenas extenses do corpo e que correspondem maioria absoluta dos acidentes desse tipo. Queimaduras moderadas: so aquelas de 1 grau extensas e de 2 grau de mdia extenso. Queimaduras Graves: so todas as de 3 grau e as de 2 grau que envolvem face, pescoo, trax, mos, ps, virilha e articulaes, alm das queimaduras extensas de 2 grau. As queimaduras qumicas e por eletricidade so sempre consideradas graves. Como socorrer... a vtima de queimaduras trmicas

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

12

Apague as chamas usando um cobertor ou rolando a vtima no cho. Execute a avaliao primria da vtima. Resfrie a regio queimada com muita gua corrente por 10 a 15 minutos. Retire as roupas, relgios e pulseiras que no estiverem grudados. Cubra toda a rea queimada com gazes molhadas em soro fisiolgico ou gua limpa, envolvendo esse curativo com ataduras de crepe tambm umedecidas. Mantenha o curativo molhado usando frascos de soro ou gua, at a chegada ao hospital. Se a queimadura for extensa, preocupe-se em aquecer a vtima. No oferea medicamentos ou alimentos vtima. Remova-a para o hospital mais prximo, mesmo quando as queimaduras forem de pequena extenso.

Cuidado!!!
Jamais aplique sprays, manteigas, cremes, leos, pasta de dente, vaselinas, pomadas, gelo etc., sobre a rea queimada.

O segredo ... gua! Muita gua! Somente gua!

Como socorrer... A vtima de inalao de fumaa A fumaa de incndios ou produtos qumicos altamente txica e pode provocar irritaes nos olhos, leses nas vias areas e at mesmo parada respiratria e morte. Seus sinais e sintomas mais comuns so: Dificuldade de respirar. Tosse. Cheiro de fumaa ou produto qumico no ar expirado e resduos acinzentados ao redor da boca e nariz.

O que fazer? Retire a vtima do ambiente e mantenha-a em local bem arejado, abrindo as janelas e portas para melhorar a ventilao. Realize a avaliao primria. Aquea a vtima. Se inconsciente, coloque a vtima deitada de lado. Transporte-a imediatamente para o hospital.

Como socorrer... a vtima de queimaduras qumicas Utilize luvas e haja com cuidado! Lave a regio com muita gua corrente por 10 a 15 minutos. Remova roupas, pulseiras e relgios contaminados com a substncia, desde que no estejam grudados. Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

13

Cubra toda a rea queimada com gazes molhadas em soro fisiolgico ou gua limpa, envolvendo esse curativo com ataduras de crepe tambm umedecidas. Se a queimadura for extensa, preocupe-se em aquecer a vtima. No oferea medicamentos ou alimentos vtima. Remova-a para o hospital mais prximo, mesmo quando as queimaduras forem de pequena extenso, por se tratar de agentes qumicos. Se possvel, tente identificar o agente qumico, pois isso ajudar no atendimento mdico definitivo.

O segredo ... Para substncias em p ou pasta, primeiro remover o excesso para depois lavar, para evitar que o produto queimante escorra!

Como socorrer... a vtima de queimadura qumica nos olhos Lave os olhos da vtima imediatamente com gua em abundncia por 10 a 15 minutos. Inicie o transporte da vtima rapidamente ao hospital e faa lavagem durante todo o trajeto, cobrindo ambos os seus olhos com gazes umedecidas, mesmo que apenas um deles tenha sido atingido. Caso, aps esse procedimento, a vtima volte a se queixa de ardor, torne a lavar os seus olhos com gua.

Como socorrer... a vtima de queimadura eltrica As queimaduras eltricas so consideradas gravssimas, pois podem provocar alteraes no funcionamento dos sistemas do corpo, levando at morte por parada cardaca. Sinais e sintomas: Sinal de queimadura em 2 pontos (*). Tremores ou flacidez dos msculos. Dificuldade respiratria. Convulses (em casos graves).

(*) Voc sabia... que a corrente eltrica provoca duas reas de queimaduras: uma no ponto de entrada e outra no ponto de sada da corrente?

Cuidado!!! No toque na vtima ainda ligada corrente eltrica. Garanta sua segurana, desligando a energia!

O que fazer? No se aproxime, caso haja corrente eltrica ativa, fios soltos ou gua no cho. Execute a avaliao primria. Utilize gua para aliviar o processo de queimadura e faa curativos molhados. Aquea a vtima. Transporte-a sem demora.

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

14

HEMORRAGIA
a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sangneo (veia ou artria). A hemorragia abundante pode levar a morte de 3 a 5 minutos. O sangue arterial que rico em O2 e nutrientes para as clulas do corpo vermelho vivo e apresenta presso maior que o sangue venoso que de um tom vermelho mais escuro por ser rico em CO2 e elementos no utilizados pelas clulas do organismo. ETAPAS BSICAS DO SOCORRO COMPRESSO LOCAL ELEVAO DO MEMBRO COMPRESSO A DISTNCIA GARROTE COM CONTROLE DA PRESSO EXERCIDA. TORNIQUETE Compresso local: 1. 2. 3. 4. Use uma compressa limpa e seca (leno, gaze, pano etc...). Coloque a compressa sobre o ferimento Pressione com firmeza Use atadura, gravata etc par amarrar a compressa e mant-la firme no lugar. Elevao do membro:

Elevando o membro, dificultamos a chegada de sangue no mesmo , favorecendo a coagulao no local do ferimento. Compresso distncia: Pressione fortemente com o dedo ou com a mo, de encontro ao osso, nos pontos onde as veias ou artrias so mais fceis de encontrar. Garrote : Com tiras de pano resistente e largas ( NUNCA usar arame, fios, cadaro de sapatos etc ) d-se um n apertado sobre uma volta do pano, objetivando estancar a hemorragia pela ausncia de circulao no local . Dever ser liberado fluxo de sangue a cada 10 minutos. Registre visivelmente o horrio do garrote

Torniquete:

O torniquete usado para controlar a hemorragia quando a vtima tiver amputao traumtica de membros superiores ou inferiores, esmagamentos ou dilaceramentos. Seguindo os passos da colocao do garrote, acrescente um pedao de madeira sobre o qual faremos um outro n. Tora o pedao de madeira at parar a hemorragia, fixe o pedao de madeira. Libere o torniquete a cada 10 minutos ou sempre que as extremidades apresentarem-se cianticas. No cubra o torniquete ou extremidades. Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

15

Ao liberar o torniquete, comprima o curativo sobre a ferida. Registre visivelmente o horrio do torniquete SUSPEITA DE HEMORRAGIA INTERNA O sangue no aparece, a hemorragia resultante de uma lesa interna. Principais sintomas: - Pulso fraco e rpido Pele fria Palidez intensa - Sede - Tonturas, podendo haver inconscincia. PRIMEIROS SOCORROS Manter a vtima DEITADA, membros inferiores elevados, excetuando na suspeita de fratura de crnio ou derrame cerebral. Aplicar compressa de gelo no possvel local, atentando para proteger o gelo com um pano, papel etc. Observe sinais vitais a cada 15 minutos. Procure ajuda mdica imediata. HEMORRAGIA NASAL PRIMEIROS SOCORROS:

Manter a vtima sentada Manter a cabea voltada par trs e aperte-lhe a narina na qual apresenta o sangramento por 5 minutos Caso a hemorragia no ceda, coloque um tampo de gaze por dentro da narina e uma compressa de gelo sobre o local, protegido com um pano. Procurar ajuda mdica. Caso a vtima esteja inconsciente, mantenha a cabea da vtima lateralizada para evitar o bronco aspirao da secreo sanguinolenta. HEMORRAGIA DOS PULMES O sangue espumoso e vermelho vivo. PRIMEIROS SOCORROS

Manter a vtima em repouso , recostada para desta forma melhor respirar. Mantenha a vtima calma, evite que esta fale. Verifique sinais vitais de 15 em 15 minutos. Caso a vtima esteja inconsciente, mantenha a cabea da vtima lateralizada para evitar o bronco aspirao da secreo sanguinolenta.

HEMORRAGIA DO ESTOMAGO O sangue escuro, tipo borra de caf. A vtima refere episdios de nuseas e vmitos. PRIMEIROS SOCORROS Manter a vtima DEITADA , membros inferiores elevados , excetuando na suspeita de fratura de crnio ou derrame cerebral. Aplicar compressa de gelo no possvel local, atentando para proteger o gelo com um pano, papel etc. Observe sinais vitais a cada 15 minutos. Procure ajuda mdica imediata. Caso a vtima esteja inconsciente, mantenha a cabea da vtima lateralizada para evitar o bronco aspirao da secreo sanguinolenta.

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

16

UNIDADE IV DESMAIO
a diminuio da circulao e oxigenao cerebral. Causas: a) b) c) d) e) f) g) Sinais e Sintomas: Palidez (pele descorada) Pulso rpido e fraco Sudorese (suor) Perda dos sentidos Ambientes com muitas pessoas, sem uma adequada ventilao Emoes fortes Fome Insolao Inadequado recebimento de circulao e oxignio no crebro Dor intensa Outras causas

PRIMEIROS SOCORRO: Arejar o ambiente, ou transportar a vtima para um local com melhor ventilao. Elevar os membros inferiores, com uma mochila, roupas, etc. com isso, o sangue circula em maior quantidade no crebro e nos rgos nobres. Virar a cabea para o lado, evitando que a vtima venha a vomitar e possa se asfixiar. Afrouxar a roupa, para uma melhor circulao. Aps o desmaio ter passado, no d gua imediatamente, para evitar que a vtima se afogue, pois ainda no est com seus reflexos recuperados totalmente. O mesmo em relao a deix-la caminhar sozinha imediatamente aps o desmaio. Faa-a sentar e respirar fundo, aps auxilie-a a dar uma volta, respirando fundo e devagar. Com isso, o organismo se readapta a posio vertical e evita que ela possa desmaiar novamente, o que pode ocorrer se ela levantar bruscamente. Aps esses procedimentos, pode dar gua a vtima.

Se ainda no houve o desmaio: Quando a vtima est prestes a desmaiar, faz-se outro procedimento: Sentar a vtima numa cadeira, fazer com que ela coloque a cabea entre as coxas e o socorrista faa presso na nuca para baixo, ( com a palma da mo), enquanto ela fora a cabea para cima por alguns segundos. Esse movimento far com que aumente a quantidade de sangue e oxignio no crebro. Realize esse procedimento umas 3 vezes.

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

17

CONVULSES
Distrbio que ocorre no crebro podendo ocasionar contraes involuntrias da musculatura, provocando movimentos desordenados e em geral, perda da conscincia. Causas: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) Sinais e Sintomas: Agitao psicomotora Espasmos musculares (contraes) ou no Salivao intensa ("baba) Perda dos sentidos Relaxamento dos esfncteres podendo urinar e evacuar, durante a convulso. Acidentes com traumatismo de crnio Febre alta Epilepsia alcoolismo Drogas Determinados medicamentos Tumores cerebrais toxoplasmose Leses neurolgicas choque eltrico Origem desconhecida Outras causas

PRIMEIROS SOCORROS: Afastar objetos do cho que possam causar leses ou fraturas Afastar os curiosos, dar espao para a vtima. Proteger a cabea da vtima com a mo, roupa, travesseiro, etc, Lateralizar a cabea para que a saliva escorra, evitando com isso que venha a se afogar No imobilizar membros (braos e pernas), deix-los livres Afrouxar roupas Observar se a respirao est adequada, se no h obstruo das vias areas. No tracionar a lngua ou colocar objetos na boca para segurar a lngua (tipo colher, caneta, madeira, dedos, etc.) Ao lateralizar a cabea, a lngua lateralizou-se tambm, liberando a passagem do ar. Limpar as secrees salivares, com um pano ou papel, para facilitar a respirao. Aps passar a convulso, se a vtima quiser dormir, deixe-a descansar, enquanto aguarda o socorro. Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

18

No medique a vtima, mesmo que ela tenha os medicamentos. Os reflexos no esto totalmente recuperados, e ela pode se afogar ao engolir o comprimido e a gua. Se a convulso for provocada por febre alta (geralmente em crianas), atenda da mesma maneira como descrito no atendimento e d-lhe um banho com gua morna de chuveiro, vista-a com roupas leves e providencie a atendimento mdico.

Se a convulso for provocada por acidente ou atropelamento, no a retire do local, atenda-a e aguarde a chegada do socorro mdico. grave e tem risco de vida, se for transportada inadequadamente, pode morrer. Estado Ps-Convulsivo: o que ocorre aps a convulso. A vtima pode apresentar algum destes sintomas: Sono Dificuldade para falar Palavras sem nexo Sair caminhando sem direo, etc. No deixe a vtima sozinha nesta fase, pois ela pode atravessar a rua e ser atropelada.

UNIDADE V LESES TRAUMATO ORTOPDICAS


Entorse Luxao Fratura REAS NOBRES :

Caixa Craniana Coluna Vertebral Clavcula Gradil Costal

A) ENTORSE: a separao momentnea das superfcies sseas ao nvel da articulao . MANIFESTAOES: Dor intensa a movimentao Edema local Hipofuno

PRIMEIROS SOCORROS Evite movimentar a regio atingida Aplicar compressa gelada ou saco de gelado nas 1 24 h da leso. Imobilizar Procurar ajuda mdica especializada. NO ESTIQUE A REGIO LESADA.

B) LUXAO: o deslocamento da extremidade do osso ao nvel da sua articulao. MANIFESTAES: Dor intensa Deformidade local Impossibilidade de movimento PRIMEIROS SOCORROS:

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

19

Evite movimentar a regio atingida Aplicar compressa gelada ou saco de gelado nas 1 24 h da leso. Imobilizar Procurar ajuda mdica especializada. NO ESTIQUE A REGIO LESADA

C) FRATURA : a quebra do osso. O socorrista deve evitar agravar a leso. As fraturas podem ser : fechadas ( o osso no perfura a pele ) ou expostas ( o osso rompe a pele ) . MANIFESTAES:

Dor intensa Deformidade local Impossibilidade de movimento Posio anormal da regio atingida Ruptura da pele com exposio do osso fraturado.

FRATURA DA COLUNA VERTEBRAL Dor local aps traumatismo Dormncia dos membros Paralisia

PRIMEIROS SOCORROS:

Evite movimentar a regio atingida Manter a vtima em repouso absoluto Utilize superfcie dura para fazer o transporte , caso o socorro no possa chegar ao local. Sero necessria pelo menos 5 pessoas para realizar este tipo de transporte, quando a vitima ser manipulada em bloco. Preencha as curvaturas anatmicas com panos dobrados a fim de evitar qualquer movimentao da coluna vertebral. Improvise colar cervical com camisas etc Procurar ajuda mdica especializada.

FRATURA DE CRNIO MANIFESTAES: Perda de sangue pelas narinas e ouvidos da vtima Pode estar inconsciente ou no

PRIMEIROS SOCORROS:

Manter a vtima em repouso Aplicar compressa de gelo no local atingido. Improvise colar cervical com camisas etc Procurar ajuda mdica especializada.

IMOBILIZAO DE FRATURA FECHADA


Manter a vitima em repouso Utilize para imobilizao tbua, papelo, jornal ou revistas dobradas, tiras de pano etc. O parelho deve atingir as Duas articulaes mais prximas. Amarre sem apertar No caso de inexistncia de material especfico para promover a imobilizao de membro inferior, podemos utilizar a perda s como apoio. Procurar ajuda mdica especializada. NO TENTE COLOCAR O OSSO NO LUGAR.

IMOBILIZA DE FRATURA EXPOSTA Mantenha a vtima em repouso Promova a hemostasia (estanque a hemorragia) Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

20

Aplique curativo protetor sobre o ferimento Imobilize a regio fratura Procurar ajuda mdica especializada. NO TENTE COLOCAR O OSSO PARA DENTRO .

UNIDADE VI
TRANSPORTE DE VTIMAS
Evite transportar a vtima ou mesmo moviment-la sem necessidade. Chame uma ambulncia e fique prestando o atendimento de acordo com a avaliao primria e secundria e as orientaes recebidas. Avalie a situao, s em casos onde no h como chegar socorro (local de difcil acesso e/ou sem telefone) e desde que tomadas as devidas providncias em relao a segurana da vtima e imobilizao adequada que devemos transport-la, ou em casos em que no haja necessidade de uma ambulncia (pequenas leses) desde que avaliadas e que o transporte por carro comum no interfira para agravar a situao. Comprovada a no contra-indicao e conforme a situao, (desmaio, inalao de gases, entorses, etc.), transporte a vtima de acordo com o que melhor se adequar a cada caso.

Em caso de fraturas, ou suspeita de fraturas, imobiliz-la antes do transporte.

UNIDADE VII PARADA CRDIO RESPIRATRIA


1. CHAME SOCORRO Cheque o estado da vtima (nvel de concincia). Se a vtima no responde, Chame193 e depois retorne a vitima. Na maioria dos casos de emergncia, os operadores (atendentes) podem dar assistncia de como iniciar uma RCP.

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

21

2. RESPIRAO Respirao boca a boca. Incline a cabea para trs e escute a respirao (VR, OUVIR E SENTIR). Se a vtima no tem movimento respiratrio, feche o nariz com os dedos. Cubra sua boca com a sua e assopre(ventile) verifique se o trax eleve. D duas respiraes de dois segundos cada uma. 3.COMPRESSO Se, depois das ventilaes a vtima no voltou a respirar, verifique se no tem circulao(batimento cardaco) caso no tenha circulao, inicie a (compresso cardaca) 15 compresses no trax para cada 2 ventilaes. A cada minuto dever ter realizado 100 compresses, feito isto verifique o pulso. Nunca treine copmpresso cardiaca em uma pessoa com batimentos normais.

ATENO Verifique se os batimentos esto


restabelecidos a cada minuto.Continue fazendo respirao boca a boca (2 respiraes) e fazendo compresses cardiacas (15 vezes) at que chegue socorro........

RCP PARA CRIANAS COM MENOS DE UM ANO


GRITAR COM PEQUENOS ESTMULOS

Chame alto e d um suave golpe sobre o ombro da criana. Se no responde, ponha a criana em uma superfcie.

ABRA SUAS VIA AREAS. Abra as vias areas, inclinando a cabea suavemente. No incline a cabea demasiadamente.

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

22

D DUAS RESPIRAES DE BOCA A BOCA Se o beb no respira, cubra o nariz e a boca com a sua boca e d duas pequenas insuflaes de boca a boca; Cada uma deve durar 1.5 a 2 segundos.. Cheque que o peito do beb e verifique se o trax eleva com cada respirao.

DE 5 COMPRESSES Ponha os dedos terceiro e quarto no meio do peito, Suavemente pressione 5 vezes sobre o peito, a um ritmo de 120 compresses por minuto. Pressione somente 1 1/2 centimetro. .

REPITA Repita ciclos de uma 1 respirao e cinco 5 compresses por minuto. Depois de um minuto ligue para 193. Regresse a criana e repita os ciclos de das respiraes de boca a boca seguidas das compresses no peito.

ASFIXIA

A cabea da pancadas fortes no meio apoiar o peito do paciente.

pessoa deve estar mais baixa que o peito. Em seguida, d quatro das costas, rapidamente com a mo fechada. A sua outra mo deve

Se o paciente continuar asfixiado, fique de p, atrs, com seus braos ao redor da cintura da pessoa. Coloque a sua mo fechada com o polegar para dentro, contra o abdmen da vtima, ligeiramente acima do umbigo e abaixo do limite das costelas. Agarre firmemente o pulso com a outra mo e exera um rpido puxo para cima. Repita, se necessrio, 4 vezes numa seqncia rpida.

Se a vtima for um beb ou criana pequena, deite-a de bruos apoiando no seu brao.

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

23

D 4 pancadas fortes, mas sem machuc-lo. Mantenha o beb apoiado no seu brao, virado de costas, com a cabea mais baixa que o resto do corpo, e apie 2 ou 3 dedos no seu abdmen, ligeiramente acima do umbigo e abaixo da caixa torcica.Pressione as pontas dos dedos com um ligeiro alongamento ascendente. Procure auxlio mdico.

AFOGAMENTO
Afogamento a asfixia gerada por aspirao de lquido de qualquer natureza que venha a inundar o aparelho respiratrio. Haver suspenso da troca ideal de oxignio e gs carbnico pelo organismo.

SINAIS E SINTOMAS Em um quadro geral pode haver hipotermia (baixa temperatura corporal), nuseas, vmito, distenso abdominal, tremores , cefalia (dor de cabea), mal estar, cansao, dores musculares. Em casos especiais pode haver apnia (parada respiratria), ou ainda, uma parada crdio-respiratria PREVENO Para bebs- Estes nunca devem ser deixados sozinhos no banho ou prximo a qualquer superfcie lquida. Para crianas- Alm dos cuidados anteriores deve-se estimul-las a assumir responsabilidade por sua prpria segurana. Elas devem aprender a nadar e a boiar e devem compreender que no devem entrar em guas perigosas. Saltos de trampolim so extremamente perigosos. Para adultos- Estes devem ter noes sobre as suas limitaes principalmente quando suas funes normais estiverem comprometidas devido ao manuseio de drogas, sejam elas medicamentos ou bebidas. Evitar nadar sozinho em reas no supervisionadas ou em reas onde as condies do meio lquido sejam desconhecidas. Qualquer nadador deve estar apto a nadar diagonalmente a uma corrente que o pegou e no contra a mesma , se no conseguir escapar deve chamar por socorro. "NUNCA SE DEVE FINGIR ESTAR PRECISANDO DE SOCORRO"

PRIMEIROS SOCORROS EM AFOGAMENTO


Objetivo Promover menor nmero de complicaes provendo-se o crebro e o corao de oxignio at que a vtima tenha condies para faz-lo sem ajuda externa, ou at esta ser entregue a servio mdico especializado. Deve promover o resgate imediato e apropriado, nunca gerando situao em que ambos (vtima e socorrista ) possam se afogar, sabendo que a prioridade no resgate no retirar a pessoa da gua, mas fornecer-lhe um meio de apoio que poder ser qualquer material que flutue, ou ainda, o seu transporte at um local em que esta possa ficar em p. O socorrista deve saber reconhecer uma apnia, uma parada crdio-respiratria (PCR) e saber prestar reanimao crdio-pulmonar (RCP) A nvel de Primeiros Socorros deve-se sempre:

1. Acalmar a vtima, faz-la repousar e aquec-la atravs da substituio das roupas molhadas e fornecimento de roupas secas, casacos, cobertores e bebidas quentes 2. Manter a vtima deitada em decbito dorsal procedendo com a lateralizao da cabea ou at da prpria vtima afim de que no ocorra aspirao de lquidos. Caso o afogado inconsciente seja deixado sozinho, ele deve ser colocado na posio de recuperao que mantm o corpo apoiado em posio segura e confortvel, alm de impedir que a lngua bloqueie a garganta e facilitar a sada de lquidos.

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

24

CORPOS ESTRANHOS
NOS OLHOS: Devemos ser cautelosos evitando danos adicionais. PRIMEIROS SOCORROS No esfregue os olhos. Mantenha os olhos fichados fim de que as lgrimas lavem o olho lesado e retire o corpo estranho. Se no der certo, puxe a plpebra superior para fora e para baixo, fazendo ultrapassar a plpebra inferior. Dobre a plpebra superior para cima e tente localizar o corpo estranho. Use a ponta de um leno limpo e mido para retira-lo. Encaminhe para assistncia mdica especializada. NO RETIRE CORPO ESTRANHO ENCRAVADO NO GLOBO OCULAR. Vede-o e procure ajuda mdica.

NO NARIZ: No devem ser retiradas com o auxilio de instrumento cortante, a fim de evitar-se leses adicionais. PRIMEIROS SOCORROS NO OUVIDO: No use pinas , tesouras , palitos etc. comum insetos alojarem-se nesta rea. PRIMEIROS SOCORROS

Fechar a narina oposta e expelir o ar com alguma fora. Procure ajuda mdica especializada.

Use vaselina lquida esterilizada ( leo ou azeite) pingue algumas gotas com a vtima com o ouvido afetado para coima. Deixe algum tempo , depois inverta a posio verificando a sada do inseto. Procure ajuda mdica especializada.

UNIDADE VIII

ENVENENAMENTO POR INGESTO


Em caso de envenenamento por ingesto, a primeira coisa que se deve fazer tentar descobrir a substncia ingerida, porque o tratamento varia caso a caso. Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

25

Providencie socorro mdico o quanto antes. Enquanto aguarda a chegada da ambulncia, pea orientao por telefone para o Centro de Controle de Intoxicao (CCI) de sua cidade Ao contrrio do que o senso comum manda, no se deve nunca induzir o vmito na pessoa intoxicada. O vmito pode causar um desgaste desnecessrio no trato digestivo da vtima e no ir resolver o problema. Nos casos de envenenamento por produtos corrosivos (cido e bases) e derivados de petrleo, vomitar vai piorar - e muito - a situao. Se, no entanto, acontecerem vmitos involuntrios, cuide para que a vtima use um balde, para que o material possa ser analisado pelos mdicos.

PRIMEIROS SOCORROS

Se a vtima apresentar convulses, no tente imobiliz-la nem segurar sua lngua. Apenas garanta que ela no vai esbarrar em algo e se machucar ainda mais. Caso haja uma parada respiratria, apresse a ida ao hospital. Infelizmente, nos casos de intoxicao, fazer respirao boca-a-boca no vai adiantar. Deite a vtima de lado, com a cabea apoiada sobre o brao, para evitar que ela se sufoque com vmitos involuntrios. Se a pessoa estiver com frio, agasalhe-a. Preste muita ateno em cada reao, pois suas descries vo ser essenciais na hora do atendimento mdico. Observe se a vtima est fria ou quente, se saliva, vomita, parece confusa ou sonolenta. Esteja atento aos detalhes. Se voc conseguir, leve junto com o paciente o produto que causou o envenenamento. Vale a embalagem, o resto do veneno ou, em caso de plantas, um ramo que possa ser facilmente reconhecido. Se no houver sinal da substncia ingerida mas a vtima tiver vomitado, pode-se levar o prprio vmito para ser analisado. Esse procedimento tambm o til no caso de ingesto de comprimidos, mesmo que voc j esteja levando a embalagem. CUIDADOS COM SUBSTNCIAS TXICAS A lista de substncias que pode provocar envenenamento extensa, e muitos produtos txicos ficam logo ali, ao alcance da mo: na prateleira do banheiro, na geladeira, no jardim. Os acidentes so muito comuns mas, em sua maioria, poderiam ser facilmente evitados. Tome cuidado: no deixe os produtos txicos vista de crianas. Eles devem estar em locais altos e trancados chave. Tambm aconselhvel no tomar remdio na frente de crianas nem incentiv-las a aceitar o medicamento argumentando que seu sabor bom. No guarde nenhum produto qumico fora da embalagem original, para evitar confuso. Imagine o estrago que pode causar uma pessoa com sede ao lado de uma garrafa de refrigerante cheia de alvejante. Alm disso, caso haja um acidente, a embalagem original onde vem escrita sua frmula pode ser de grande ajuda. Pelo mesmo motivo, evite usar produtos clandestinos. Veja, a seguir, lista de algumas substncias txicas que podem causar muito mal quando ingeridas. cidos e bases: cido muritico gua sanitria Alvejante Amonaco Cal virgem Clareador de plos Detergente em grnulos (usado em lava-louas) Descolorante Desinfetante Limpador de fogo Limpador de metal Removedor de calos e verrugas Removedor de ferrugem Soda custica Tablete de Clinitest (usado por diabticos para medir glicose na urina) Tintura e alisante de cabelo

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

26

Derivados de petrleo: Aguarrs lcool combustvel Inseticida solvel em solvente orgnico Diluente de tinta Fluido de isqueiro Gasolina Naftalina lquida Polidor e cera de assoalho ou moblia Polidor de metal solvel em solvente orgnico Querosene Removedor de cera (usado em limpeza de casa) Removedor de esmalte Removedor de tinta Solvente "Thinner" Tinta solvel em solvente orgnico Plantas: Arruda Avels Cambar Chapu de Napoleo Coroa de Cristo Comigo Ningum Pode Costela de Ado Espirradeira Giesta

Inhame Bravo Jibia Mandioca Brava Pinho Paraguaio Saia branca Outras substncias comuns: gua oxigenada lcool (usado em limpeza de casa) Anticongelante (polietileno glicol) Bebidas alcolicas (principalmente junto com outras substncias) Caixa de palito de fsforo Detergente comum Desodorante Drogas se uso abusivo (maconha, cocana, crack...) Esmalte Inseticidas em geral Medicamento Naftalina em bolinhas Perfume Pilhas e baterias Purpurina Raticida (em especial os clandestinos) Repelente de inseto

ANIMAIS PECONHENTOS

Como prevenir acidentes com ofdios


Nunca andar descalo. O uso dos sapatos, botinas sem elsticos, botas ou perneiras .deve ser obrigatrio. Dependendo da altura do calado, os Acidentes podem ser evitados na ordem de 50 at 72%. Olhar sempre com ateno o local de trabalho e os caminhos a percorrer. Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem. Nunca colocar as mos em tocas ou buracos na terra, ocos de rvores, cupinzeiros, entre espaos situados em montes de lenha ou entre pedras. No colocar as mos em tocas para pegar pelo rabo o tatu que visto ao entrar; esta a melhor maneira de ser picado por cascavis que se abrigam nesses locais. 5. No utilizar diretamente as mos ao tocar em sap, capim, mato baixo, montes de folhas secas; usar sempre antes um pedao de pau, enxada ou foice, se for o caso. Esse tipo de cuidado pode evitar at 20% dos acidentes que acontecem nas mos e no antebrao. Vedar frestas e buracos em paredes e assoalhos. Ao entrar nas matas de ramagens baixas, ou em pomar com muitas rvores, parar no limite de transio de luminosidade e esperar sempre a vista se adaptar aos lugares menos iluminados. A adaptao da viso ao local menos claro ou penumbra em dia de luminosidade intensa mais lenta e a falta de cuidado nesse instante pode provocar acidentes ofdicos nos braos, nos ombros, na cabea e rosto, da ordem de 5 a 6%. Evitar trepadeiras muito encostadas a casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro.

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

27

Como prevenir acidentes com aranhas e escorpies Usar calados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem. Examinar e sacudir calados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de us-las. Afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armrios. No acumular lixo orgnico, entulhos e materiais de construo. Limpar regularmente atrs de mveis, cortinas, quadros, cantos de parede. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meia-canas e rodaps. Utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos. Colocar sacos de areia nas portas para evitar a entrada de animais peonhentos Combater a proliferao de insetos, principalmente baratas e cupins, pois so alimentos para aranhas e escorpies. Limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas. No colocar mos ou ps em buracos, cupinzeiros, monte de pedra ou lenha, troncos podres, etc.

PRIMEIROS SOCORROS 1. Lave o local da picada de preferncia com gua e sabo. 2.Mantenha a vtima deitada. Evite que ela se movimente para no favorecer a absoro do veneno. 3. Se a picada for na perna ou no brao, mantenha-os em posio mais elevada. 4.No faa torniquete. Impedindo a circulao do sangue, voc pode causar gangrena ou necrose. 5.No fure, no corte, no queime, no esprema, no faa suco no local da ferida e nem aplique folhas, p de caf ou terra sobre ela para no provocar infeco. 6.No d a vtima pinga, querosene, ou fumo, como costume em algumas regies do pas. 7.Leve a vtima imediatamente ao servio de sade mais prximo, para que possa receber o soro em tempo. 8.Leve, se possvel, o animal agressor, mesmo morto, para facilitar o diagnstico. 9.Lembre-se: nenhum remdio caseiro substitui o soro antipeonhento. ATENO Em qualquer caso de acidente com animal peonhento, o paciente deve ser medicado nas primeiras horas aps o acidente. O soro antiveneno o nico tratamento eficaz.

P.E., 41 anos, bilogo, serpentlogo - caador profissional de serpentes, vtima de acidente com surucucu (gnero Lachesis), que corresponde a 1% dos acidentes ofdicos no Brasil . O efeito proteoltico local do veneno provocou necrose de partes moles do segundo dedo da mo direita na regio palmar das falanges proximal (F1), intermediria (F2) e distal (F3), com exposio osteo-tendnea. Foi realizado desbridamento amplo com resseco dos tendes flexores (Foto 1).

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

28

Ps-operatrio imediato da reconstruo cirrgica por meio de retalho dermocutneo do dorso do 2 dedo.

GUA-VIVA Uma picada de gua-viva venenosa e causa intensa dor queimante no local da picada. Sintomas, que podem ser srios, incluem dificuldades respiratrias e inconscincia. CUIDADOS IMEDIATOS: Aplique compressa gelada (tal como gelo envolto em uma toalha) no local. Pea ajuda a algum ou telefone para o nmero de emergncias local se a pessoa no necessitar de assistncia imediata. No tente remover ferres que esto grudados na pele. Verifique se a pessoa tem sinais de reaes alrgicas. Quebrar os ferres pode causar maiores prejuzos. Ao invs disso, use vinagre para lavar os ferres grudados (gua fresca pode ativar os tentculos para a picada). Coloque a pessoa em uma posio confortvel e mantenha-a quente at que a assistncia mdica chegue.

UNIDADE IX

BOM SUPRIMENTO PARA UM KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

29

Uma caixa de equipamentos de pesca ou uma caixa plstica retangular fechada pode ser um kit ideal de primeiros socorros. bom manter um sempre em um mo em sua casa, carro, barco ou no camping. Abastea seu kit de primeiros socorros com os seguintes itens bsicos: - Um rolo de algodo absorvente; - Soluo antissptica ; - Fita adesiva larga; - Bandagens de vrios tamanhos; - Sabonete; - Bandagens de "borboleta" e finas tiras de adesivo para segurar a pele nas extremidades; - Proteo para boca para realizar respirao boca a boca; - Cotonetes de algodo; - Bandagens elsticas ou envolventes; - Lanterna; - Pedaos de gaze; - Luvas cirrgicas descartveis; - Fsforos; - Tesoura; - Alfinetes de segurana; - Agulha de costura para ajudar a remover lascas; - Termmetro; - Dois pedaos de pano em forma de tringulo para ser usado como aparador de brao ou para cortar como bandagens ou correias; - Pinas.

BIBLIOGRAFIA:

BRASIL, MINISTRIO DA SADE - Manual para instrutores de Socorristas. Centro de Documentao do Ministrio da Sade, Braslia/1984, 195p. BRASIL, MINISTRIO DA SADE Protocolo da Unidade de Emergncia. Uma experincia do Hospital So Rafael Monte Tabor 10 edio. Srie A Normas e manuais Tcnicos, Braslia/2002, 204p. ERAZO , Manual de Urgncias em Pronto Socorro , Editora MEDSI ,4 edio, 1997,762 p. FIGUEIREDO, JOS ROBERTO , emergncia conduta mdica e Transporte. Editora REVINTER,1996, 284p. GRUPO DE TRAUMA DO RIO DE JANEIRO , Sistematizao do Atendimento ao politraumatizado,1995, 96p ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA, Consenso Nacional de ressucitao Crdio Respiratria, vol 66, n6 junho, 1996. Sade Ocupacional e Primeiros Socorros - CSS/CECOM - UNICAMP

Apostila adaptada por: prof. Rodrigo Rocha | rodrigo@rraviacao.com | Proibida a reproduo

30

You might also like