You are on page 1of 3

Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Cincias Exatas e Tecnolgicas

Resumo AGRICULTURA BRASILEIRA: SITUAO ATUAL E PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO

Resumo feito pelos alunos Felipe Vieira Camargo (201010035) e Uallace Santos ( ), na disciplina Sistemas de Produo Agroindustrial, ministrada pelo professor Enio Rezende.

Ilhus-BA Agosto/2013

Resumo A agricultura no Brasil teve grande transformao nas dcadas de 60 e 70 devido ao processo de modernizao que ocorreu nessa poca, entretanto o avano criou uma situao de dualidade na qual apenas uma parcela da zona rural foi favorecida com a evoluo da agricultura. A produo agrcola teve seu crescimento na dcada de 50 apenas pelo aumento da rea cultivada, na dcada de 60 comeou-se o uso de mquinas, adubos e fertilizantes para ter um acrscimo na produo e a modernizao da agricultura veio ocorrer de fato a partir da dcada de 70 na qual o uso de tratores, adubos e outras ferramentas aumentou significativamente em relao a dcada anterior. A modernizao da agricultura est relacionada ao processo de substituio de importaes onde cada vez mais produtos estrangeiros que auxiliam nessa atualizao do cenrio rural, so usados na agricultura que deixou de ser um ramo autnomo para virar indstria que compra insumos e vende matria-prima. O processo de modernizao teve carter imediatista, na qual visou o aumento da produtividade no curto prazo e, alm disso, foi orientado para a modernizao do latifndio, que beneficiava apenas aos grandes produtores. Os pequenos proprietrios de terra foram praticamente excludos desse avano industrial, o que acabou por evidenciar um processo de modernizao heterogneo, excludente e parcial. Os estados considerados do Eixo como So Paulo, Rio de Janeiro e outros estados da regio sudeste e sul foram os grandes beneficiados pois a modernizao se concentrou nessas reas, porm as regies mais pobres como Norte e Nortes, na qual existem inmeros pequenos proprietrios, foram deixados de lado. A modernizao teve impactos negativos no mbito ambiental, onde florestas foram desmatadas, solos foram contaminados devido o uso excessivo de agrotxicos que tambm gerou o processo de resistncia de pragas, ervas infestantes e doenas, porm o maior impacto foi no mbito social, onde pequenos proprietrios perderam seu lugar na zona rural, expulsos por grandes proprietrios que se apossaram de grandes quantidades de terra, forando assim, os pequenos produtos a procurarem emprego nas cidades. Acontece ento, um grande aumento do xodo rural. Outro impacto negativo provocado pelo processo de modernizao da agricultura foi no quesito produo de alimentos, pois foram incorporadas diversas terras para a monocultura de exportao, reduzindo assim as reas a serem usadas para produzir alimentos. Como consequncia disso, teve-se o aumento dos preos dos alimentos e o agravamento dos ndices de subnutrio.

O setor agrcola brasileiro foi marcado, nos anos 90, pelo processo de globalizao, ocorrendo o fortalecimento e internacionalizao dos complexos, especialmente os de carne de gros e padronizao dos sistemas produtivos. Outro fato novo a redistribuio dos excedentes produtivos dos pases desenvolvidos, resultando no aumento dos excedentes comercializados no mercado internacional. Aparecem, ainda, indcios de uma nova diviso internacional do trabalho, com a reestruturao de plataformas exportadoras de produtos agrcolas nos pases perifricos, aponta para que a produo de gros e alimentos durveis seja repassada periferia, ficando os pases centrais com o acabamento dos produtos, que agrega mais valor. A menor taxa de crescimento do PEA agrcola em relao ao rural devese s nova atividades que vm sendo desenvolvidas no meio rural, como resultado da entrada do capitalismo no campo. Ocorre, assim, uma tendncia ao encurtamento das atividades porteira para dentro e o alargamento do conjunto de atividades porteira para fora. Com a modernizao da agricultura, os ricos ficaram mais ricos, mas os pobres no ficaram mais pobres3. Porm, em tempos de globalizao, com os interesses voltados apenas para aquilo que atrativo, no sentido de favorecer o lucro, os ricos continuam ficando mais ricos e os pobres, por sua vez, esto ficando mais pobres. Se a modernizao concretizou as diferenas estruturais do pas, a globalizao ao se deparar com essas diferenas tende a agravlas. Chegou-se ao reconhecimento de que o modelo de modernizao da agricultura, com a adoo dos parmetros da Revoluo Verde, no atendeu s necessidades bsicas da grande massa dos trabalhadores rurais carentes. Diante dessa crtica ao modelo convencional de desenvolvimento, muitos estudiosos passaram a ter uma viso pessimista dos resultados que o processo de globalizao poderia trazer. Em contrapartida, vem crescendo o grupo de defensores da ideia de que a globalizao abre oportunidades. Apresentado como tentativa de diminuir a pobreza, um projeto de desenvolvimento rural sustentvel representa a esperana de alguns agentes sociais de uma vida melhor para os que vivem no campo. Uma poltica de desenvolvimento rural sustentvel no Brasil deve ter, como maior desafio, a eliminao da pobreza rural, incorporando polticas que levem em considerao a urbanizao, as atividades no agrcolas que se vem desenvolvendo no campo e, de maneira geral, as necessidades mais urgentes da populao do campo. Finalmente, a grande condio que pode ser apresentada para a implementao do desenvolvimento rural sustentvel vontade poltica e interesse das classes governamentais em eliminar a pobreza, mudando a ateno de suas polticas e se voltando para o social, para o regional, para os problemas que assolam a populao do campo brasileiro.

You might also like