You are on page 1of 3

Verbos operatrios ou de comando Devero ser utilizados em todas as avaliaes aplicadas no ano de 2009.

Cada questo de uma prova, como se sabe, exige certas habilidades do domnio cognitivo, necessrias para respond-la corretamente. A seguir, apresentamos os verbos operatrios (ou de comando) que devem orientar os alunos na construo de seu pensamento, permitindo que sejam delimitadas operaes mentais necessrias elaborao de uma resposta adequada. Muitos desses verbos devem aparecer em um mesmo enunciado, indicando aes complementares a serem solicitadas e avaliadas.

Verbos que indicam competncias de NVEL BSICO: APRESENTAR: Expor, dar a conhecer de maneira sucinta. CARACTERIZAR: Pr em evidncia,descrever as propriedades distintas de objetivos, palavras, textos, fatos, acontecimentos, situaes, fenmenos, etc. CITAR / APONTAR: Mencionar, indicar, de forma breve, determinado aspecto de um assunto. CONCEITUAR / DEFINIR: Dizer em que consiste. Expor com palavras claras e precisas o sentido exato e autorizado de um termo ou de um assunto. CONFIRMAR: Afirmar, com outras palavras, o j dito; ratificar, corroborar. DENOMINAR: Nomear. DESCREVER: Apresentar caractersticas particulares, distintivas, possibilitando uma visualizao daquilo que est sendo escrito. A descrio um processo de construo de uma imagem em que o observador mostrar sua percepo, sua impresso, enfim, seu ponto de vista do objetivo escrito, podendo ou no - dependendo da proposta esta direcionada a um determinado texto. Descrever pintar com palavras. DIFERENCIAR: Dar a cada um seu correspondente e legtimo valor; assinar por alguma diferena. IDENTIFICAR: Reconhecer e apontar os elementos fundamentais ou as principais caractersticas de um objeto, situaes , acontecimentos, fenmenos, pocas, pensamentos argumentaes, etc. Expondo-os de maneira sucinta. ILUSTRAR: Explicar usando figura, foto, diagrama, grfico um exemplo concreto. NARRAR: Contar a evoluo cronolgica de um fato ou de uma sucesso de fatos reais ou imaginrios. PARAFRASEAR: Transformar em palavras prprias as palavras do texto, sem comentrios marginais, sem nada a acrescentar, sem nada a omitir do que seja essencial. RELATAR: Contar, de formar breve, acontecimentos reais ou fictcios. RESUMIR: Distinguir as idias centrais de um texto das secundarias, enxugando-o, assim obtendo a sntese que corresponde compreenso do que foi lido. TRADUZIR: Reproduzir uma comunicao em outra lngua mudando-as apenas a forma de comunicao e no o contedo que deve manter fidelidade ao texto original. TRANSCREVER: Copiar o que se pede tal como est no texto original. (Abrir e fechar aspas).

Verbos que indicam competncias de NVEL OPERACIONAL: ASSOCIAR: Estabelecer uma correspondncia, uma relao entre duas ou mais afirmaes, idias, informaes, etc. CLASSIFICAR:Reunir em classes ou grupos respectivos segundo um sistema ou critrio de classificao. Pr em ordem de acordo com propriedades afins. 1

COMPARAR / CONFRONTAR: Examinar simultaneamente, a fim de conhecer as semelhantes, diferenas ou relaes. Pode-se apresentar, no anunciado da questo termo de comparao, isto , o aspecto sob o qual o qual a comparao dever ser feita. COMPROVAR: Provar, novamente, uma proposio ou juntar as provas de sua verdade. DEMONSTRAR: Apontar, atravs de evidncias, a verdade de um fato, de um ponto de vista, de uma posio. DETERMINAR: Indicar com exatido, precisar, especificando caractersticas prprias; resolver operaes matemticas. ENUMERAR: Listar fatos, dados, evidncias, caractersticas, argumentos, especificando um a um. ESCLARECER: Elucidar, tornar claro, compreensvel o sentido de uma afirmao, um pensamento, uma idia, um fato. EXPLICAR:Dar a conhecer ou expor fatos, fenmenos resultados de experincias, pontos de vista, interpretaes, afirmaes, argumentos, textos, etc. Com clareza, fornecendo razes para as opinies emitidas. Explicar implica, necessariamente, manter fidelidade ao tema central, buscando a clareza de exposio numa seqncia lgica de raciocnio. EXPLICITAR: Tornar explcito, declarado, preciso o sentido do que se quer dar a conhecer. INERPRETAR: Expor, com clareza e objetividade, o sentido que tem para ns, dentro de um determinado contexto, fatos, resultados de experincias, dados grficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, palavras, afirmaes ,etc. A fim de mostrar uma compreenso de assunto. JUSTIFICAR: Explica acontecimentos, resultados de experincias, fenmenos, opinies, interpretaes, decises, etc. Apresentando suas origens e seu desenvolvimento, com a finalidade de comprovar a veracidade ou exatido das proposies. Em outras palavras, justificar e provar, fundamentar, dar razes convincentes, buscando comprovar a veracidade de um fato, de uma opinio. A justificativa difere da explicao, pois implica a anlise e defesa de possveis aspectos contraditrios. RELACIONAR: Estabelecer relao confrontar No enunciado da questo, deve-se dar o aspecto sob o qual objetivos, fatos, fenmenos, acontecimentos, idias, textos, etc. Devero ser relacionados ou confrontados.

Verbos que indicam competncias de NVEL GLOBAL ANALISAR: Decompor o objetivo a ser analisado (dados, grficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, fatos, situaes, fenmenos, processos, resultados de experincias, opinies, argumentos, textos, etc.) a fim de examinar e identificar as partes, relaes, idias e os princpios envolvidos que levam compreenso do todo. A partir da, constri-se uma reflexo fundamentada em argumentos que a justifiquem. Analise pressupe exame, investigao, estudo detalhado; deve-se, portanto, partir dos efeitos para as causas, do particular para o geral, da parte para o todo, do simples para o complexo. APLICAR: Empregar o conhecimento j construdo em contextos e situaes especficas e concretas em outras palavras, consiste em usar informaes, idias, conceitos, relaes para resolver questes e problemas concretos. ARGUMENTAR: Enuncia os raciocnios que constituem um pensamento; defender idias , opinies a respeito de um determinado assunto Em uma argumentao, no e suficiente expor um ponto de vista; imprescindvel apresentar razoes e evidencias que o comprovem e o sustente a fim de persuadir o eleitor ou interlocutor. AVALIAR: Emitir julgamento de valor atravs da apreciao criteriosa de aspectos positivos e negativos. COMENTAR: Discutir o que foi lido, a partir de um determinado contexto, dado pelo enunciado. Quando se comenta, opina-se a respeito do assunto, fazem-se consideraes baseadas em experincias pessoais, mesmo que direcionadas. 2

CONTESTAR: Negar a exatido de proposies, testes, opinies, argumentos, etc. CONTRADIZER: Opor-se; alegar o contrrio, provando a nova tese com contra-argumentos. CONTRAPOR: Pr contra, opor, apresentar em oposio, reconhecendo e indicando as caractersticas prprias de cada um dos elementos contrapostos. CRITICAR: Julgar com critrio, com discernimento, analisando o lado positivo e o negativo. DEDUZIR / INFERIR: Gerar uma informao nova, a partir de uma informao anterior, em um determinado contexto. Ou seja, concluses, raciocinar a partir da anlise de dados fornecidos. DISCUTIR: Analisar uma questo, um problema, um assunto pelo exame das razes e provas controversas. DISSERTAR: Discorrer sobre um assunto, ordenando as idias, justificando-as e relacionando-as com o fim de persuadir o leitor ou interlocutor. EXTRAPOLAR: Ir alm dos dados fornecidos para determinar outras possveis implicaes e conseqncias, a partir de um determinado contexto, dado pelo enunciado. GENERALIZAR: Estender um conceito a todos os casos em que se pode ser aplicado. INVESTIGAR: Conhecer melhor uma rea especifica, atravs da analise, da comparao e da conceituao. JULGAR: Decidir como juiz; formar juzo crtico; avaliar de acordo com determinados padres e critrios para concluir sobre o valor do assunto proposto. QUESTIONAR: Discutir um assunto, perguntar-se pelos seus aspectos controvertidos.

You might also like