You are on page 1of 47

Unidade I

QUALIDADE DE SOFTWARE

Prof. Dr. Ivanir Costa

Histrico e conceitos de qualidade


Como surgiu a qualidade? Surgimento da qualidade e a organizao do homem na comercializao de seus produtos O conceito da qualidade e as pessoas Ao final do sculo XIX com a industrializao surge os conceitos de padres de qualidade. Nesta poca o prprio operrio era a qualidade. qualidade

Histrico e conceitos de qualidade


No sculo XX surge a verificao da qualidade com uma tarefa especializada, levando inspeo dos produtos A partir de 1930 disvincula-se as atividades de qualidade em reas especficas e passa-se a usar controles mais estatsticos propostos por W. A. Shewhart

Histrico e conceitos de qualidade


Aps II Guerra mundial, na dcada de 1950 Edward Deming e Joseph Juran vo ao Japo para implantar os novos conceitos de qualidade e os resultados aparecem em torno de 1970 com o Japo se tornando uma potncia industrial industrial.

Histrico e conceitos de qualidade


Nas dcas de 1970 e 1980 o movimento se espalha na Europa e EUA com focos diferentes Na Europa foca-se o homem e Nos EUA o processo de produo passou a aplicar a vertente denominada garantia da qualidade atravs de acordos para cumprir o planejamento da qualidade.

Histrico e conceitos de qualidade


Lucena mostra que: O foco na dcada de 1950 era conseguir uma produo padronizada Na dcada de 1960 o foco era o uso do produto necessidade do mercado Na dcada de 1970, o foco mudou para o custo e Na dcada de 1990 o enfoque foi o cliente estimular para a compra do produto. produto

Histrico e conceitos de qualidade


Card apresenta trs nveis histricos da Tecnologia da Qualidade: Inspeo do produto (1920); Controle de Qualidade (1960) e Melhoria do Processo (1990) Na atualidade, de acordo com Gavin, a qualidade encarada como um conjunto de atributos essenciais sobrevivncia das organizaes.

Histrico e conceitos de qualidade


Frederick Taylor, um dos precursores da qualidade desenvolve no incio do sculo XX uma teoria denominada princpios da administrao cientfica que pregava: Os processos produtivos podem ser repetidos com um grau de variabilidade controlada Com isso quebra o paradgma da arte nas tarefas do homem.

Histrico e conceitos de qualidade


Frederick Taylor, com isso quebra o paradgma da arte nas tarefas do homem. Os crticos de Taylor falam com desdm da era do Taylorismo.

Interatividade
O livro Princpios da Administrao Cientifica citava: O aumento da eficincia, a racionalizao dos mtodos de trabalho, a crena no homem econmico, a diviso e a hierarquizao do trabalho, a relevncia da organizao formal formal, Este livro foi lanado quando e quem foi seu autor? a) 1900 pelo autor Shewhart. b) 1990 pelo autor Joseph Juran. c) ) 1970 p pelo autor Frederick Taylor. y d) 1960 pelo autor Edward Deming. e) Nenhuma delas.

Definio da qualidade
Para Edward Deming, considerado o grande lder no gerenciamento da qualidade e como fundador da terceira onda industrial (revoluo da Informao), qualidade : Atender continuadamente s necessidades e expectativas dos clientes a um preo que eles estejam dispostos a pagar.

Definio da qualidade
Para Edward Deming: Qualidade sempre aquilo que o cliente necessita e quer. A qualidade a ausncia de falhas ou defeitos.

Definio da qualidade
Para Joseph Juran, considerado o arquiteto da revoluo da qualidade, qualidade : Qualidade consiste nas caractersticas do produto que vo ao encontro das necessidades do cliente.

Definio da qualidade
Para Joseph Juran: Qualidade deve ser orientada pelo custo, que consiste na reduo dos desperdcios e deficincias do processo de produo. Alta qualidade implica em menor custo do produto.

Definio da qualidade
Armand Feigenbaum em 1956 props um conceito denominado controle total da qualidade A qualidade de um produto objeto de todos da organizao , desde a concepo passando pela fabricao at a chegada aos clientes A partir desse conceito foram criadas as equipes interfuncionais com o objetivo de discutir os p processos de padronizao dos produtos.

Definio da qualidade
Philip B. Crosby outro cone da qualidade em1960 prope que a qualidade pode ser vista como uma medida da conformidade com as especificaes. Cria o conceito do defeito zero no produto que foi aplicado corretamente nas empresas japonesas. O seu livro Quality is Free clssico da qualidade vendeu 2,5 milhes de copias e foi traduzido para quinze linguas.

Definio da qualidade
Philip B. Crosby considera a preveno como a principal causadora de qualidade prope uma vacina preventiva com trs ingredientes: determinao, formao e liderana Encara esse esforo como um processo contnuo Os verdadeiros responsveis pela falta da qualidade so os gestores e no os trabalhadores As iniciativas para a qualidade devero vir de cima para baixo

Definio da qualidade
Kaoru Ishikawa em 1949 entrou em para a JUSE e aprendeu com os americanos os princpios do controle estatstico da qualidade (Juran e Deming) Desenvolveu uma estratgia especificamente japonesa na qualidade com ampla participao dentro da organizao.

Definio da qualidade
Com a JUSE em 1962 introduziu o conceito dos crculos de qualidade e desenvolve o famoso diagrama de causa e efeito Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe. Para Kaoru Ishikawa a qualidade significa qualidade de trabalho, qualidade do servio, qualidade da estrutura.

Definio da qualidade
Ele inclui os operrios, tcnicos, engenheiros, gerentes, alta administrao, qualidade do sistema e dos objetivos Para Kaoru Ishikawa, a qualidade fabricar produtos mais econmicos, mais teis e sempre satisfatrio para o consumidor.

Definio da qualidade
Falando em qualidade no podemos esquecer o brasileiro Vicente Falconi Campos, grande divulgador das tcnicas japonesas para a qualidade no Brasil Para Falconi: Produto ou servio de qualidade aquele que atende perfeitamente, de forma confivel, de forma acessvel, de forma segura e no tempo certo as necessidades do cliente.

Interatividade
A afirmao: A qualidade um grau previsvel de uniformidade e dependncia, baixo custo, e satisfao do mercado, ou seja, qualidade sempre aquilo que o cliente necessita e quer. Indique a resposta correta. correta a) Qualidade no envolve custo. b) O cliente no define qualidade. c) O mercado compra o que colocado para venda independente p p da qualidade. q d) A qualidade no pode ser previsvel e) A afirmao totalmente correta.

Qualidade de Produto e de Processo


Os autores estudam a qualidade a partir de duas dimenses: A dimenso produto Resultado obtido em uma tarefa A dimenso processo Atividades para se fazer um produto

Qualidade de produto e de processo


A dimenso produto Rocha (2001), afirma que um produto algo concreto, no qual se percebem as formas, os tamanhos, as cores, a beleza, a perfeio e outras observaes perceptveis aos sentidos humanos.

Qualidade de produto e de processo


A dimenso produto A qualidade de um produto ou servio pode ser olhada de duas pticas: A do produtor A qualidade se associa concepo e produo de um produto que v ao encontro das necessidades dos clientes A do cliente A qualidade lid d est associada i d utilidade ilid d e preo.

Qualidade de produto e de processo


A dimenso produto A norma ISO/IEC 9126 considera alguns aspectos para se obter a qualidade do produto: Funcionalidade, Confiabilidade, Usabilidade, Eficincia, Manutenibilidade e Portabilidade.

Qualidade de produto e de processo


A dimenso processo Os estudiosos apontam que a qualidade do produto importante, mas a qualidade do processo ainda mais importante Exemplo do prato de comida: Podemos dizer mais sobre a qualidade observando como o prato foi preparado do analisando o produto final.

Qualidade de produto e de processo


A dimenso processo A qualidade do processo pode ser explicada como sendo o melhor caminho a ser percorrido entre o incio e a concluso de um produto que ser construdo. De acordo com Sommerville existe um link claro entre a qualidade do processo e a qualidade do produto na manufatura. Uma vez q que o sistema de manufatura calibrado, ele pode ser executado vrias vezes e gerar produtos de alta qualidade.

Qualidade total
A qualidade total TQM representa a busca da satisfao no s do cliente, mas de todos envolvidos em processo produtivo da empresa. TQM engloba os conceitos da qualidade do produto e do processo.

Qualidade total
O gerenciamento da qualidade garantir que o nvel esperado de qualidade do processo, produto ou servio seja alcanado. Envolve procedimentos e padres apropriados e a verificao que garanta que eles sejam seguidos por todos na empresa. As evolues so acompanhadas pelo ciclo PDCA.

Qualidade total
A qualidade total envolve: Procedimentos e padres apropriados A verificao que garanta que eles sejam seguidos por todos na empresa, e

As evolues devem ser acompanhadas pelo ciclo PDCA (Planeja, Executa, Verifica e Age).

Interatividade
O termo Qualidade Total (TQM) representa a busca da satisfao do cliente. Qual a alternativa correta? a) A TQM depende totalmente do Gerenciamento da qualidade b) A TQM engloba os conceitos de qualidade do produto e do processo c) A TQM o prprio ciclo PDCA d) Nenhuma acima correta e) ) As A repostas A A, B B, C so corretas

Ferramentas da qualidade
Alm do PDCA o TQM possui 7 ferramentas da qualidade que possibilitam atuar nas atividades do processo produtivo. Essas ferramentas contribuem para as pessoas entenderem os assuntos da mesma forma devido aos padres, que so: Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Lista de Verificao, Histograma, Diagrama de Disperso, Grfico Linear e Grfico de Controle.

Ferramentas da qualidade
Diagrama de Pareto Grfico no qual se procura identificar quais itens so responsveis pela maior parcela dos problemas que esto ocorrendo em um produto, servio ou processo. No eixo vertical - Quantidades de problemas apresentados em um determinado perodo de contagem (ex: 6 meses) No horizontal - quantidades de erros de cada tipo organizadas em ordem decrescente.

Ferramentas da qualidade
Diagrama de Pareto

Ferramentas da qualidade
Diagrama de Pareto A partir desse grfico pode-se analisar os dados sob diferentes pontos de vista para uma tomada de deciso sobre quais as aes devero ser tomadas, ou quais os tipos de erros que tero prioridade nas aes e assim por diante.

Ferramentas da qualidade
Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa Ferramenta que permite identificar possveis causas de um problema Usa seis elementos de um processo produtivo (6Ms): materiais, mtodos, mquinas, mo de obra, medio e meio ambiente.

Ferramentas da qualidade
Diagrama bsico de causa e efeito

Ferramentas da qualidade
Diagrama de Causa e Efeito No eixo horizontal escreve-se o efeito que o problema est provocando Nas espinhas grandes as causas primrias, nas espinhas mdias so colocadas as causas secundrias e nas espinhas pequenas so colocadas as causas tercirias O diagrama Ishikawa uma ferramenta poderosa para p p a identificao dos direcionadores que potencialmente causam os efeitos indesejveis

Ferramentas da qualidade
Lista de verificao um forma de coleta de dados referente quantidade de fatos ocorridos para uma atividade ou um problema. Os dados devem ser coletados num perodo de tempo devidamente definido e colocados em uma tabela.

Ferramentas da qualidade
Exemplo de uma tabela de Frequncia

P Primeira i i coluna l dias di contagem t organizados de 5 em 5 dias Frequncia de ocorrncia

Ferramentas da qualidade
Exemplo de uma tabela de Classificao

P i i coluna Primeira l tipo ti de d erro Segunda coluna Quantidade observada no perodo

Ferramentas da qualidade
Histograma Grfico de barras que mostra a evoluo de um cenrio de um processo de produo num intervalo de tempo Usa a estatstica para definir o intervalo das faixas frequncia adequada. Consiste na classificao dos dados em classes e na contagem da quantidade (frequncia) em cada uma das classes.

Ferramentas da qualidade
Ex:Histograma que apresenta desvios em peas de uma fbrica

Histrico e conceitos de qualidade


Concluso A importncia da qualidade na atualidade abrange tanto os produtos como os processos na fabricao. Estes mesmos conceitos tambm esto sendo aplicados a projetos, pois, dentro de um projeto existe uma fase de fabricao importante ressaltar que o controle de projetos p j no pode p ser confundido com o controle do processo do projeto.

Interatividade
O diagrama de Causa e Efeito tambm conhecido por: Escolha uma das respostas abaixo: a) Diagrama de frequncia b) Histograma em homenagem a Taylor c) Diagrama espinha de peixe em homenagem a Deming d) Diagrama espinha de peixe em homenagem a Juran e) Diagrama Ishikawa

AT A PRXIMA!

You might also like