You are on page 1of 6

Sahlins Introduo A histria ordenada culturalmente, a cultura ordenada historicamente. Os significados so reavaliados quando realizados na prtica.

a. As pessoas organizam seus projetos e do sentido aos objetos partindo de compreenses preexistentes na cultura, o que faz com a cultura seja historicamente reproduzida na ao. Ao agir os homens podem repensar seus esquemas convencionais. Ocorreria, assim, uma mudana estrutural. O que faria da estrutura um objeto histrico. Mudanas culturais induzida por foras externas, mas orquestrado de formas nativas. Estrutura na conveno e na ao. "Agindo a partir de perspectivas diferentes e com poderes sociais diversos para a objetivao de suas interpretaes , as pessoas chegam a diferentes concluses e as sociedades elaboram o consenso cada qual a sua maneira (p. 10)." O sistema emprico existente projetado sobre as novas formas. Segue-se da que ordens culturais diversas tenham modos prprios de produo histrica. Ordem performativa: assimilar-se s circunstncias contingentes; e prescritiva: tendem a assimilar-se s circunstncias a elas mesmas. A ordem cultural se reproduz na mudana e enquanto tal. Um evento se transforma naquilo que por meio da interpretao. S atinge significncia histrica ao ser absorvido pelos significados culturais. Estrutura: estrutura da conjuntura: evento. Estrutura da conjuntura: realizao prtica das categorias culturais em um contexto histrico especfico. Hocart: a estrutura possui uma diacronia interna. 1 Suplementa viagem de Cook Cook como o deus Lono. Sobre o sexo entre havaianas e marinheiros: elas se deitavam com eles por acreditarem em deus (Lono). Os marinheiros se deitavam com elas porque acreditarem que ali no tinha Deus. No havia, assim, o controle do deus cristo. Pessoas comuns aparentavam estar mais dispostas a transgredir tabus. Transgresso das mulheres acerca da comensalidade intersexual. Ao comer com os homens, as mulheres passaram a consumir a condio divida nos estrangeiros. Culturas que preferem sedimentar as relaes estruturais com base nas aes pragmticas, em vez de uma determinao a priori a priori, com base nas relaes. II A Vnus observada... Havia bissexualidade, homossexualidade e heterossexualidade entre os havaianos.

O sexo est em todo o lugar para os havaianos. A beleza se constitui a partir de relaes sociais >> A beleza representa o amor universal pelo chefe. A organizao do reino no hava se da por meio do nexo das relaes sexuais. As genitlias aristocrticas so meios realmente valiosos de produo social (p. 42). Para a populao a marcao ritual do casamento era nula ou era fraco. O efeito do sexo ser a sociedade: um conjunto de relaes mutantes que gradualmente se arrumavam e adquiriam permanncia devido s consideraes prticas ele associadas. Fica evidente o motivo pelo qual os havaianos eram to interessados em sexo, o sexo, afinal era tudo: posio, poder, riqueza, terras e a garantia de todas as coisas. III Estruturas Performativas Estruturas prescritivas e estruturas performativas. A primeira forma relaes por via de regras, a segunda por meio das prticas. Em especial pela prtica sexual. A cultura havaiana mostra que a oposio entre estado e processo ou substncia e ao no pertinente. "Incorporando eventos contingentes em estruturas recebidas, percebendo relaes mticas em aes histricas, o sistema parece estar se reproduzindo de maneira flexvel. Mas a, para tomar de emprstimo o bon mot de Pouillon, "quanto mais a mesma coisa, mais ela muda". 2 - Outras pocas, Outros Costumes: A Antropologia da Histria Principal suporte para esse ensaio. As diferentes ordens culturais tm seus modelos prprios de ao, conscincia e determinao histrica - suas prprias prticas histricas. A histria herica Sociedades com histrias hericas. Histrias centradas na figura "mtica" de um heri, um reidivino. O autor fala dos ancestrais contemporneos de Fiji, os nativos falariam de seus ancestrais na primeira pessoa. Falando como eles tivessem passado pelo que passaram os ancestrais. Esses ancestrais seriam figuras histricas e estruturais. O que as pessoas comuns fazem no sistematicamente decisivo: parecido com o que acontece entre os kachin. O chefe toma a esposa. O chefe estrangeiro. Aqui o autor faz uma discusso com a nova histria, com a discusso de uma histria das massas.

Quem faz histria no Hava quem considerado importante: quem faz histria so os grandes homens. O tempo de uma sociedade calculado pelas genealogias dinsticas. nos rituais de Estado e nos conselhos polticos da elite que o esquema cultural est sujeito manipulao e comentrios por parte de especialistas --> No sei se concordo (p. 74). A cultura vivida, tanto na prtica quanto no habitus. Habitus: esquemas de pensamento e expresso... [que] so a base da inveno no intencional da improvisao regulada. Mitoprxis Os maori pensam o futuro como estando j s suas costas, e encontram no maravilhoso passado a medida da demanda feita s suas existncias atuais. Os Maori percebem os eventos no como novos ou nicos, mas percebidos de uma ordem recebida da estrutura como sendo nicos ou iguais --> Eterno retorno manifestao recorrente da mesma experincia. Nesse parte do texto (captulo), o autor chama ateno para p fato de existirem diversos tipos e formas de lidar com a histria e que essas maneiras de lidar com a histria so todas culturais. 3 O Rei-Estrangeiro; ou Dumzil entre os Fiji A soberania vem do exterior da sociedade. O rei uma figura, de incio, estrangeiro --> em processo passa por uma morte simblica, at renascer como um deus local. O poder seria exterior sociedade. O conceito antropolgico de cultura no exposto da maneira mais til pelo modelo saussuriano. Sahlins propem que a estrutura seja processual: um desenvolvimento dinmico das categorias e de suas relaes. Em diversas sociedades compostas por parentelas de diversas linhagens e cls, o governante no est s acima da sociedade, est alm dela. Polinsia: Justificao da naturalizao da dominao o rei, por ser de sua prpria natureza exterior cultura domstica, aparece em seu interior como uma fora natural. O poder no uma condio social intrnseca, uma usurpao: (1) tomada por fora do poder e (2) negao soberana da ordem moral prevalescente. A usurpao princpio de legitimidade: o rei, para mostrar sua capacidade de colocar ordem na sociedade, tem que, em primeiro lugar, reproduzir uma desordem original. Base dos mitos de Fiji: A transferncia do poder original ao prncipe migrante marcada pela cesso de uma mulher nativa de alta posio.

Fiji, a posse sexual se configura como consumir a mulher. Mulher=terra. As aes das pessoas revelam as relaes corretas entre as categorias culturais, enquanto processo de organizao e combinao (p. 121). (...) A estrutura um desenvolvimento produtivo das categorias e suas relaes. O autor fala em oposies: 122-123 - mas o que eu enxergo so posies ambguas que suprimem tal oposio. Existe uma diacronia interna da estrutura. Captulo 4 - Capito James Cook; ou o Deus agonizante Captulo 5 - Estrutura e Histria As mulheres comuns, com chegada de Capito Cook, deram incio a uma srie de violao de tabus. Violando tambm proibies sagradas. A populao manteve comrcio pacfico com os britnicos at a chegada do chefe mais sagrado. Chefes e havaianos eram seres divinos. O rei Kaneono era um chefe dos mais altos tabus. Filhos de casamentos entre irmos, esses chefes so 'chamados de divinos, akua'. Quando saam todos eram obrigados a se prostrar, com o rosto para baixo, o mesmo tipo de homenagem que se prestaria ao capito Cook. Essa tambm foi a razo de Kaneono atropelar as canoas: as pessoas foram capturadas por um paradoxo havaiano. Pois era impossvel abrir caminho para a canoa e, ao mesmo tempo, se prostrar diante dela (pp. 173-174). O autor toma esse incidente como um paradigma concentrado da histria havaiana: da relao entre chefes e populao, marcada por uma opresso sem precedentes, desenvolvidas a partir das respectivas relaes com os aventureiras europeus, especialmente com o crescente nmero de comerciantes. --> Isso tambm um resumo da histria, da relao entre estrutura e evento, que se inicia com a proposio de que s transformao de uma cultura tambm o modo de sua reproduo. As formas culturais tradicionais abarcavam o evento extraordinrio, e, assim, recriavam as distines dadas de status, com o efeito de reproduzir a cultura da forma que estava constituda. O contato deu incio a novas formas de oposies entre chefes e pessoas comuns que no estavam previstas nas formas tradicionais. Isso faz com que para compreender o evento, a relao entre as categorias mudam, transformando, assim, a estrutura. A relao entre chefe e senhor se d por meio de uma solidariedade hierarquica --> os chefes mediavam as relaes mantidas com parentes, o chefe mantinha a terra como se patrimnio. Mediava tambm as relaes com o reino espiritual e com o cosmos. As havaianas, por sua vez, "buscavam um senhor" atravs das ligaes ascendentes, que estabeleceriam relaes de parentesco o que acarretaria em reivindicaes junto ao poder estabelecido. --> Os estrangeiros vinham do mundo dos espritos, as havaianas buscavam ligaes poderosas com esses deuses (poder e lucro). Chefe Kaneono

Ingleses -------------- Havainos Chfes havaianos -- povo Os britnicos eram deuses, e eram, ento, os rivais naturais dos chefes. O chefe deveria ser o primeiro de tudo --> mas as pessoas comuns chegaram antes e estabeleceram contato antes com os havaianos. Esse contato com os britnicos deu incio a uma nova ordem de economia poltica. Os chefes teriam se apropriado de personagens de grandeza europeia, buscando se vestir conforme a moda inglesa --> Intensa competio por status no centro da aristocracia havaiana. Tabu deixou de ser usado como "coisa colocada a parte para o deus", para ser cada vez mais usado como signo de direit material e de propriedade. Comea assim uma violao de tabus, um desafio claro aos poderes estabelecidos. A quebra dos tabus transformou drasticamente a estrutura. O tabu, passou a sacralizar as oposies de classe, no mas as de gnero. Fenomenologia da Vida Simblica Estrutura e Histria no so mutuamente exclusivas. "A Histria havaiana est, toda ela, baseada na estrutura, na ordenao sistemtica de circunstncias contingentes, ao mesmo tempo a estrutura havaiana provou ser histrica." (p 180). A histria havaiana certamente no nica em demonstrar que a histria havaiana certamente no a nica em demonstrar que a cultura funciona como uma sntese de estabilidade e mudana, de passado e presente, de diacronia e sincronia. Toda mudana prtica tambm uma mudana cultural. O autor afirma que a relao entre estrutura e histria coloca em questo uma srie de oposies clssicas. (1)O olho que v o olho da tradio. (2) O uso dos conceitos convencionais em contextos empricos sujeita os significados culturais a reavaliaes prticas. Nada pode garantir que sujeitos inteligentes utilizaro categorias existentes das maneiras prescritas --> Risco das categorias na ao. A primeira proposio implica que a referncia ao mundo um ato de classificao, classificase com o que se tem em mente, a partir dos smbolos que possvel mobilizar. Conscientiza-se de algo como sendo alguma coisa. O evento interpretado por categorias existentes: o que introduz o presente no passado. A linguagem uma mediadora na formao dos objetos. As categorias pelas quais a experincia constituda no surgem diretamente do mundo, mas de suas relaes diferenciais no interior de um esquema simblico. Cada esquema cultural particular cria as possibilidades de referncia material para as pessoas de uma dada sociedade, enquanto esse esquema constitudo sobre distines de princpios entre signos que, em relao aos objetos, nunca so as nicas distines possveis. O risco da ao cultural o risco das categorias em referncia. A prtica um risco para os significados dos signos da cultura. O mundo pode negar os conceitos que lhe sejam indexados.

Duplo perigo: objetivo (porque o mundo ou a prtica pode contradizer os sistemas simblicos que presumivelmente o descreveriam) e subjetivo(uso motivado do signo pelas pessoas, para seu projeto prprio). Reavaliao do conceito. No evento a estrutura do campo semntico revista. O signo, no sistema cultural, tem um valor conceitual fixado por contraste a outros signos; quando na ao, o signo tambm determinado como um "interesse". As coisas tem valores a partir das relaes diferenciais que estabelecem no ESQUEMA TOTAL de objetos simblicos. Alm de ocupar uma posio no esquema simblico, um objeto simblico representa um interesse diferencial para sujeitos diferentes. Sentido e interesse so dois lados de algo, mas o interesse de algum em algo no igual ao seu sentido. A partir das relaes que um objeto simblico estabelece com os demais no esquema total que cada pessoal determina o valor que esse objeto tem para ela. O valor instrumental especfico vai depender dos objetos dessas pessoas e de suas circunstncias particulares. O valor conceitual adquire um valor intencional. Anttese e Sntese A ao simblica e sincrnica e diacrnica. H sempre um passado no presente. Um sistema a priori de interpretao. A possibilidade do presente vir a transcender o passado e ao mesmo tempo lhe permanecer fiel depende tanto da ordem cultural quanto da situao prtica. A ao simblica tanto comunicativa quanto conceitual. A sntese exata do passado e do presente relativa ordem cultural, do modo como se manifesta em uma estrutura da conjuntura especfica. Toda estrutura eventual. Um evento culturalmente significado. O efeito do evento te a ver com a sua significncia, da forma que projetada a partir de algum esquema cultural. A comensalidade e a troca sexual das mulheres com os ingleses levantaram dvidas acerca da divindade dos ingleses. No h evento sem sistema. preciso ficar em um meio termo entre idealismo e materialismo. O significado das coisas no efeito apenas das propriedades objetivas do acontecimento. Tampouco o evento apenas efeito de sua significncia. A cultura a organizao da situao atual em termos do passado.

You might also like