You are on page 1of 3

Bordieu e Chartier: estruturas e indivduos Em O socilogo e o historiador1, obra gerada a partir de cinco entrevistas radiofnicas realizadas pelo historiador

francs Roger Chartier com o socilogo, tambm francs, Pierre Bourdieu, gravadas em 1987. Entre os temas abordados nas entrevistas esto o papel do socilogo, discusses sobre a construo do conhecimento, a relao entre indivduo e estrutura, alm da abordagem de alguns conceitos formulados por Bourdieu, como habitus e campo, e de sua produo sobre o meio artstico. Realizadas em um perodo marcado, dentro dos estudos histricos, pela evidncia da histria como disciplina com mais evidncia entre as Cincias Sociais, pelo afastamento relativo dos pressupostos apresentados pela Nova Histria e por questionamentos sobre a construo das narrativas histricas (Bourdieu & Chartier, 2011), o socilogo realiza crticas, mas tambm apresenta proximidades com o trabalho dos historiadores. Um dos temas da conversa a relao entre as estruturas e o indivduo. Bourdieu comea o debate criticando certas oposies como indivduo/sociedade, individualismo/socialismo, individualismo/coletivismo e individualismo/holismo. Para ele, trata-se de falsos problemas, que comprometem uma anlise adequada, pautada pelo fim de uma viso totalizante da sociedade. A relao entre indivduo e estruturas se d de maneira objetiva e subjetiva, explica o socilogo: Penso que a propenso ao objetivismo ou ao subjetivismo desigualmente intensa segundo o objeto e segundo a relao entre o sujeito cognoscente e o objeto em vias de ser conhecido (BOURDIEU & CHARTIEU, 2011, p. 50). Os intelectuais, ao compararem as reas de estudo, caracterizam a Histria como menos aberta a experimentaes epistemolgicas, enquanto a Sociologia uma cincia mais progressista, uma vez que movida a problemas, que atuam como combustvel para a disciplina, garantido sua manuteno. Ao refletir sobre sua rea de atuao, Bourdieu critica a ambio autores como Comte e Durkheim, para quem as cincias sociais deveriam ser a me de todas as
1

BOURDIEU, P. & CHARTIER, R. O socilogo e o historiador. Belo Horizonte: Editora Autntica, 2001.

cincias: Por minha parte, penso que uma ambio destituda de senso prtico (Ibid., p. 56). Habitus e campo Na conversa tambm so abordados dois dos conceitos famosos de Bourdieu: habitus e campo. Informando que a noo de habitus j aparece em outros autores como Aristteles, So Toms de Aquino, Husserl, Mauss, Durkheim, Weber e Elias, ele explica como funciona o habitus:
(...) os agentes tm uma histria, que so o produto de uma histria individual, de uma educao associada a determinado meio, alm de serem o produto de uma histria coletiva, e que em particular as categorias do pensamento, as categorias do juzo, os esquemas de percepo, os sistemas de valores, etc. so o produto da incorporao de estruturas sociais (Ibid., p. 58).

Segundo ele, o habitus deixa uma certa margem para a ao individual o habitus no se resume a um destino, tratando-se de um sistema aberto de disposies que estar submetido constantemente a experincias, e, desse modo, transformado por essas experincias (Ibid., p. 62). Ou seja, embora influente na ao do sujeito, a mesma no fecha o indivduo completamente. Ele semelhante a uma mola, mas necessrio um desencadeador; e, dependendo da situao, ele pode fazer coisas opostas (Ibid., p. 62). Essa possibilidade faz com a ao do sujeito seja auto-determinada pelo habitus a ao do indivduo determinada unicamente pelo habitus, sendo esse mesmo indivduo amarrado a estrutura foi justamente um dos motivos que levou o socilogo a ser bastante criticado no meio acadmico. Existindo uma relao de mtua influncia entre situao e habitus, o ltimo decisivo para ao do indivduo, embora no a determine totalmente de acordo com essa idia, Bourdieu costumava afirmar, a ttulo de exemplo, que o ser humano um autmato em 90% de suas aes (Chartier, 2011). Outro conceito tratado durante a entrevista o de campo. Relacionado a espaos sociais especficos, com contornos baseados em interesses, hierarquias e lutas, ele descarta o determinismo que possa haver em funo do habitus, que passa a depender do campo ao qual est vinculado.

A noo de campo permite mostrar que cada criao est ligada: a uma posio procurada ou adquirida nesse campo, ao capital cultural ou social prprio a cada um, a regras que governam a um dado momento a produo esttica, tais como o mercado, o protecionismo, a arte pela arte... (CHARTIER, 2011, p. 6).

De maneira geral,pode-se dizer que as conversas so guiadas pela preocupao com a formao de um saber a partir da Cincias Sociais, pensada nesse caso em relao a Histria. Bourdieu se preocupa com o socilogo, esse ser insuportvel, segundo ele mesmo, que pesquisa e produz um conhecimento do tempo em que vive, estando assim em constante tenso. Apesar dessa dificuldade, funo do cientista social, no se deixar levar por falsas oposies. Na viso de Bourdieu, cabe ao socilogo criar mecanismos para combater o que parece ser imposto, seja a ordem natural das coisas, seja qualquer tipo de dominao. Referncia CHARTIER, R. O socilogo e o historiador (entrevista). In: Revista Ensaios: Extenses: Dossi Pierre Bourdieu n 5, vol. 2 2 semestre de 2011, p.3-10.

You might also like