You are on page 1of 5

Contuso e Distenso do Quadrceps

Orientaes Mdicas / Ortopedia

Contuso e Distenso da Musculatura Anterior da Coxa (Quadrceps)


O que contuso e distenso da musculatura anterior da coxa (Quadrceps)? Quadrceps o grupo de msculos que se encontram na parte da frente da coxa e so responsveis pela extenso do joelho e auxiliam na flexo do quadril. A leso ocasionada por trauma direto em uma parte destes msculos chamada de contuso. J a distenso a ruptura parcial de um msculo, uma leso na qual as fibras musculares ou tendes so parcialmente distendidos ou rompidos.

Como ocorrem ? A contuso da coxa causada por golpe ou pancada. A distenso (ou estiramento) pode ser causada por esforos repetitivos intensos, por desgaste ou por um movimento brusco da coxa, em atividades que exijam impulso repentina, como salto ou corridas com arranque.

Quais os sintomas ? Dor na regio central da coxa e dificuldade de andar, de correr, de dobrar e esticar a perna ou de levantar o joelho. A regio da coxa pode ficar edemaciada e com hematomas. Normalmente a contuso e a distenso da musculatura da coxa so curadas sem maiores complicaes. Entretanto, uma contuso severa pode levar a um grande sangramento do msculo quadrceps, que pode se calcificar e formar uma protuberncia compacta neste msculo. Este processo recebe o nome de

miosite ossificada, que pode causar uma retrao muscular e perdurar por um longo perodo.

Como so diagnosticadas ? O mdico examinar a coxa e revisar os sintomas. Se houver suspeita de calcificao, ele poder pedir radiografias da regio. Em leses maiores, pode ser pedida uma ressonncia magntica para avaliar a extenso total da leso.

Como so tratadas ? Aplicao de compressas de gelo na coxa por 20 ou 30 minutos, sendo que a cada 8 minutos de gelo deve-se fazer uma pausa de 3 minutos. Pode ser feita a cada 3 ou 4 horas, por 2 ou 3 dias ou at que a dor desaparea, Colocao de travesseiro embaixo da coxa lesionada, quando estiver em posio de descanso, elevando a, Usar uma faixa elstica na coxa, ao retornar s atividades esportivas ou para caminhar, Antiinflamatrios, analgsicos e relaxantes musculares de acordo com a prescrio mdica, Fisioterapia. Aps a fase de dor aguda, o ato de estimular e manter a flexo do joelho ir impedir que o quadrceps evolua com retrao e fique mais rgido aps a cicatrizao. Durante este per odo, sugere-se uma atividade esportiva mais amena como a natao, por exemplo, para no comprometer a recuperao da leso, ao invs de andar de bicicleta ou correr.

Quando retornar ao esporte ou atividade ? O objetivo da reabilitao que o paciente possa retornar ao esporte ou atividade o mais rpido e seguramente possvel. Se o retorno for precoce, existe o risco de agravar a leso, causando danos permanentes ao paciente. Como cada caso diferente do outro, o retorno ao esporte depender da ausncia da inflamao e da dor, no existindo um protocolo ou nmero exato de dias, para isto acontecer. Geralmente, quanto mais tempo houver sintomas da leso e no houver interferncia de um mdico, maior ser o tempo para recuper-la. Antes de retornar a qualquer atividade rdua, o paciente deve: Possuir total arco de movimento da coxa lesionada, em comparao com a coxa s, Possuir total fora da coxa lesionada, em comparao com a coxa s, Correr em linha reta, sem sentir dor ou mancar, Correr em linha reta, a toda velocidade, sem mancar, Fazer viradas bruscas ou abruptas, a 45, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade, Correr, desenhando, no cho, um 8 de 18 metros, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a

toda velocidade, Fazer viradas bruscas ou abruptas, a 90, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade, Correr, desenhando, no cho, um 8 de 9 metros, inicialmente a meia velocidade e, posteriormente, a toda velocidade, Pular com ambas as pernas e somente com a perna lesionada, sem sentir dor.

Como evit-las ? A contuso do quadrceps, normalmente, ocorre por golpes ou pancadas, muitas vezes inevitveis. Entretanto, em esportes de contato, deve-se usar equipamento de proteo adequado. A melhor maneira de evitar a distenso aquecer-se e alongar-se corretamente antes de atividades esportivas.

Exerccios de Reabilitao da Contuso ou Distenso da Coxa:


*** Ateno, cuidado ! Sempre faa os seus exerccios acompanhado por um profissional Os exerccios a seguir so apenas um guia de tratamento bsico, por isso o paciente deve fazer a reabilitao acompanhado de um fisioterapeuta, para que o programa seja personalizado. A fisioterapia conta com muitas tcnicas e aparelhos para atingir objetivos como analgesia, fortalecimento muscular, manuteno ou ganho da amplitude de movimento de uma articulao, etc, e por isso, o tratamento no deve ser feito em casa e sem a superviso de um profissional. Aps aproximadamente 2 semanas os seguintes exerccios podem ter incio:

1 - Alongamento do Quadceps Em p, de cabea erguida, manter o lado so do corpo junto a uma parede e apoiar a mo contra ela. Com a outra mo, segurar o tornozelo da perna lesionada e levar o calcanhar para cima, em direo ndega, sem arquear a coluna. Manter a posio por 30 a 60 segundos e repetir 3 vezes.

2 - Isomtrico do Quadrceps Sentar no cho com a coxa lesionada estendida e a s dobrada. Pressionar a parte de trs do joelho do lado lesado de encontro ao solo e, ao mesmo tempo, contrair os msculos da parte superior da coxa. Manter a posio por 5 segundos. Relaxar e repetir o exerccio de 20 a 30 vezes

3 - Elevao Com a Perna Estendida Deitar com a perna do lado lesionado estendida e a s dobrada, com o p apoiado no cho. Levar os dedos do p da perna lesionada em direo ao tronco, o mximo que puder. Contrair os msculos da parte de cima da coxa. Levantar a perna, de 10 a 15 centmetros, do cho. Manter a posio de 3 a 5 segundos e ento, lentamente, abaixar a perna. Repetir 10 vezes e fazer 3 sries.

4 - Deslizamento do Calcanhar Sentar com as costas eretas, sobre uma superfcie firme e estender as pernas para frente. Lentamente, deslizar o calcanhar da coxa lesionada em direo s ndegas, puxando o joelho junto ao peito. Retornar posio inicial e repetir 10 vezes o exerccio.

5 - Flexo de Bruos do Joelho Deitado sobre o abdmen, com as pernas estendidas, comear por alongar, gentilmente, a musculatura da coxa lesionada. Flexionar o joelho da coxa lesionada at que o calcanhar se encontre nas ndegas. Voltar posio inicial e repetir 10 vezes. Fazer 3 sries.

medida que o exerccio se tornar mais fcil, pesos podem ser colocados no tornozelo.

You might also like