You are on page 1of 2

Ondas

Fsica Experimental Engenharia Civil

Resumo: Trabalho baseado na apresentao do seminrio realizado em sala de aula, sobre conceitos, classificaes e definies de ondas.

Introduo Esse trabalho foi apresentado em sala de aula por alguns colegas de classes, baseado em conceito sobre ondas.

Unidimensional: propaga-se em uma nica direo. Exemplo: corda de violo Bidimensional: propaga-se em um plano. Exemplo: onda no lago Tridimensional: propaga-se direes. Exemplo: som em todas as

Desenvolvimento Ondas Definimos ondas como uma sucesso de pulsos energticos que se propagam atravs do vcuo ou de um meio material, sem transportar matria.

Quanto direo da vibrao: Ondas Transversais: So aquelas que possuem vibraes perpendiculares direo da propagao. Ex: corda Ondas Longitudinais: As vibraes coincidem com a direo da propagao. Ex: Som

Classificao das Ondas:

Natureza das ondas: Onda Mecnica: aquelas que precisam de um meio material para poder se propagar. Como exemplo as ondas no oceano, o som etc. Todas so perturbaes causadas em meios materiais.

Caractersticas das ondas Todas as ondas possuem algumas grandezas fsicas, que so: Freqncia: o nmero de oscilaes da onda, por um certo perodo de tempo. A unidade de freqncia do Sistema Internacional (SI), o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e representada pela letra f. Ento, quando dizemos que uma onda vibra a 60Hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo. A freqncia de uma onda s muda quando houver alteraes na fonte. Perodo: o tempo necessrio para a fonte produzir uma onda completa. No SI, representado pela letra T, e medido em segundos. Equao relacionando a freqncia e o perodo de uma onda.

Onda Eletromagntica: No precisam de meios materiais para ir de um lugar para o outro. A perturbao causada em campos eletromagnticos e se propaga atravs deles. A luz um bom exemplo deste tipo de onda. Note que a luz do Sol chega at ns mesmo existindo vcuo no espao. Outros exemplos de ondas eletromagnticas so as microondas, as ondas de rdio etc. Direo de propagao da onda

Referncias Equao (1) GRUPO Ondas (Engenharia civil 1A) Ou Equao (2)

Comprimento de onda: o tamanho de uma onda, que pode ser medida em trs pontos diferentes: de crista a crista, do incio ao final de um perodo ou de vale a vale. Crista a parte alta da onda, vale a parte baixa. representado no SI pela letra grego lambda ()

Velocidade: todas as ondas possuem uma velocidade, que sempre determinada pela distncia percorrida, sobre o tempo gasto. Nas ondas, essa equao fica: v= ou v=. ou ainda v=.f

Amplitude: a altura da onda, a distncia entre o eixo da onda at a crista. Quanto maior for a amplitude, maior ser a quantidade de energia transportada.

Concluso

Na fsica, onda um conjunto de oscilaes que no transportam matria e sim energia, ou seja, dada certa oscilao ao passo que ela se repete, formamos uma onda, que transporta somente energia e no matria. As ondas podem ser classificadas quanto a sua natureza, quanto a sua forma e quanto direo de propagao. Quanto maior a freqncia, menor o comprimento de onda.
Podemos ver algumas destas ondas, por exemplo: luz, pulsos produzidos por uma corda quando esticada, ondas que se propagam na superfcie da gua quando algum objeto cai sobre ela. Em nossa vida diria, estamos continuamente em contato com diversos tipos de ondas. Alguns bons exemplos so: o som, Microondas, telefone, TV via Satlite etc.

You might also like