You are on page 1of 16

SENTENA E COISA JULGADA

Sentena o ato por excelncia do juiz, que pe fim ao processo, decidindo (definitivas), ou no (terminativas), o mrito da causa. - Requisitos: a) relatrio, b) fundamento ou motivao e c) dispositivo. - Mudana da sentena pelo prprio juiz, possvel em caso de erros materiais ou embargos declaratrios arts. 535 a 538. - A sentena deve corresponder ao pedido, sob pena de nulidade. - Quando no atende ela : a) extra petita (fora do pedido), b) ultra petita (alm do pedido) e c) citra petita (aqum do pedido). Coisa julgada qualidade imutvel da sentena. - Pode ser: a) coisa julgada formal consiste na imutabilidade da sentena pela precluso dos prazos para recursos. Ocorre dentro do processo em que foi proferida a sentena; e b) coisa julgada material consiste no fenmeno pelo qual a imperatividade da sentena adquire fora de lei entre as partes por soluo do mrito.. Sentenas que no esto sujeitas coisa julgada material: a) as que extinguem o processo sem julgamento do mrito, salvo o art. 267, V; b) as determinativas (guarda de filhos); c) as proferidas em aes de alimentos; d) as de jurisdio voluntria; e) as proferidas em aes de separao; f) as proferidas em processos cautelares. - No fazem coisa julgada: a) os motivos; b) a verdade dos fatos estabelecida como fundamento da sentena; c) a apreciao da questo prejudicial decidida incidentalmente no processo. A parte dispositiva que faz coisa julgada. Ao rescisria cabe nas hiptese do art. 485, finalidade de rescindir sentena de mrito transitada em julgado. - Pode ser proposta: a) quem foi parte no processo ou pelo seu sucessor, b) por terceiro juridicamente interessado e c) MP.

P. Civil - 22. SENTENA.


SENTENA - Sentena o ato do juiz que tem como contedo uma das situaes do art. 267 ou do art. 269 do CPC. // A SENTENA LEVA EM CONSIDERAO UM CONTEDO PREDETERMINADO EM LEI.
Art. 267. Extingue I Il III IV V Vl Vll Vlll IX X XI se o processo, sem resoluo de mrito: quando o juiz indeferir a petio inicial; quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligncia das partes; quando, por no promover os atos e diligncias que Ihe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias; quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; pela conveno de arbitragem; (Redao dada pela Lei n 9.307, de 1996) quando o autor desistir da ao; quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal; quando ocorrer confuso entre autor e ru; nos demais casos prescritos neste Cdigo.

Art. 269. Haver resoluo de mrito: I - quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; II - quando o ru reconhecer a procedncia do pedido; III - quando as partes transigirem; IV - quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; V - quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao.

Antigamente, a sentena era o ato do juiz que extinguia o processo/que encerrava o processo. // MAS TAL CONCEITO EST SUPERADO. OBS: H QUEM FALE EM SENTENA PARCIAL --- ART. 273, PAR. 6 --- NOS CASOS DE CONCESSO DE TUTELA ANTECIPADA (PARA MATRIAS INCONTROVERSAS). 11.1) ESPCIES DE SENTENA - Sentena processual e sentena de mrito. Sentena processual: conhecida tambm como terminativa. a sentena que tem como contedo uma das situaes do art. 267 do CPC extino do processo sem resoluo do mrito exs.: falta de condio da ao ou de algum pressuposto processual. Sentena de mrito: conhecida tambm como definitiva. a sentena que tem como contedo uma das situaes do art. 269 do CPC. No quer dizer que toda sentena de mrito julgue o mrito propriamente dito. Mrito o mesmo que pedido. 11.2) REQUISITOS DA SENTENA - H 3 tipos de questes prvias:

Mrito o mesmo que pedido ( o julgamento do pedido do autor). Questes preliminares (antes do julgamento do mrito) aquela cuja deciso condiciona a mera apreciao do mrito. // Determina se o juiz aprecia ou no o mrito. Normalmente so as condies da ao e os pressupostos processuais. // Ex. Uma ilegitimidade, que impede a apreciao do mrito. Questes prejudiciais (antes do julgamento do mrito) aquela cuja deciso influencia o teor da deciso do mrito. Influencia o resultado do mrito, se procedente ou improcedente. O juiz no deixa de apreciar o mrito,

mas haver uma questo que influenciar na deciso.


11.2.1) Questes preliminares - Possuem duas caractersticas: A deciso da questo preliminar condiciona a mera apreciao da questo de mrito; A deciso da questo preliminar no influencia o teor da deciso da questo de mrito.

11.2.2) Questes prejudiciais Possuem duas caractersticas: A deciso da questo prejudicial influencia o teor da deciso da questo de mrito (se procedente ou improcedente); A deciso da questo prejudicial no condiciona a mera apreciao da questo de mrito.

Os REQUISITOS DA SENTENA so o dispositivo (no JEC, o relatrio dispensvel).

3: relatrio,

fundamentao e

11.2.3) Relatrio - Deve conter os nomes das partes, uma sntese do pedido do autor e da resposta do ru e o resumo das principais ocorrncias do processo. // NO JUIZADO ESPECIAL, DISPENSA-SE O RELATRIO. 11.2.4) Fundamentao - a parte da sentena onde o juiz decide as questes de fato e de direito. // So asquestes prvias as questes preliminares e as questes prejudiciais, principalmente as prejudiciais, pois as preliminares so matrias de ordem pblica, podendo ser decididas a qualquer tempo. // Primeiro o juiz decide as preliminares e, depois, as prejudiciais. 11.2.5) Dispositivo - O juiz decidir, aqui, todas as questes a ele submetidas (questes de mrito/todos os pedidos). OBS: Proibio de sentena ilquida (que no estabelece o valor): a) nos juizados especiais cveis; b) no procedimento sumrio, para as aes de reparao de danos ou de cobrana de seguro decorrentes de acidentes de veculos; c) em qualquer procedimento quando o autor formular pedido certo e determinado. // NESTES 3 CASOS A SENTENA TEM SEMPRE QUE SER LQUIDAS. OBS: MODIFICAES DA SENTENA --- DEPOIS QUE PUBLICA A SENTENA, PODE O JUIZA ALTER-LA? SIM, EM DOIS CASOS --- ART. 463:
Art. 463. Publicada a sentena, o juiz s poder alter -la: i para lhe corrigir, de ofcio a ou requerimento da parte, inexatides materiais, ou lhe retificar erros de clculo; // O ERRO MERAMENTE MATERIAL PODE SER CORRIGIDO A QQ TEMPO, DE OFCIO E AT MESMO O TRNSITO EM JULGADO. ii por meio de embargos de declarao. // SO JULGADOS PELO MESMO JUIZ QUE PROFERIU A SENTENA.

OBS: H OUTROS CASOS DE MODIFICAO DA SENTENA MESMO DEPOIS DE PUBLICADA: 1. ART. 461 E 461-A (TRATAM DA TUTELA ESPECFICA); ART. 296; ART. 285-A, PAR. 1; 11.3) NULIDADES DA SENTENA vcio intrnseco ou por vcio extrnseco. -A sentena pode ser nula por

11.3.1) Vcio intrnseco - Primeira situao a falta de um requisito da sentena (faltar o relatrio, o dispositivo ou fundamentao). Para alguns autores, a falta de dispositivo torna a sentena inexistente. Outros vcios so os casos de sentena citra petita, ultra petita ou extra petita. Citra petita aquela que no aprecia parte do pedido (ela deixa de apreciar uma parte do pedido). Ultra petita aquela que ultrapassa qualitativamente ou quantitativamente o pedido. Extra petita aquela que aprecia matria estranha ao pedido. // Deve-se observar o princpio da congruncia deve haver uma correlao entre o pedido e o dispositivo da sentena. 11.3.2) Vcio extrnseco - Ocorre quando um ato processual anterior sentena nulo, contaminando os atos posteriores, inclusive a sentena.

Sentena;Coisa Julgada e Recursos


Processo Civil II Da sentena e Recursos I-Sentena Anteriormente era considerado um dos atos do juiz que se dava para por fim um processo, atualmente esta concepo vem mudando; com a reforma do CPC este ato do juiz e considerado uma deciso judicial representativa dos atos ou situaes contidas nos arts. 267 e 269 CPC. Vale lembrar ainda, que os atos do juiz se dividem em trs; despacho; deciso interlocutria e sentena, a luz de nossa carta magna como sinnimo de deciso judicial. Duas correntes asseveram o tema aqui exposto, Tereza de Arruda Wambier confirma que a sentena esta no contexto literal do art162 2 - Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente.A outra corrente a majoritria assevera que ocorrer sentena quando ocorrer a extino de uma fase do procedimento, encontradas nos art.267 e 269.No geral, quando se refere a sentena, no utiliza o conceito tcnico que o art. 162, pargrafo 1, do CPC adota.A CF/88 utiliza o termo sentena de uma forma ampla.Referindo-se de uma forma geral pelo termo deciso judicial; cabe aqui ponderar que alguns autores asseveram que os art. 267 e 269 tratam de processo, mais que na verdade deveriam trata de procedimento cognitivo do juiz.Por fim, para se distinguir uma sentena, temos a reunio de contedo e eficcia extintiva do procedimento em primeiro grau. II - Espcies a)Terminativa E aquela que pe fim ao processo sem resoluo do mrito. b)DefinitivaOnde encontraremos sentenas com resoluo do mrito, havendo a analise do pedido. c)DeterminativaDuas correntes ponderam sobre esta espcie a primeira afirmar que aquela que esta sujeita a clausula rebus sic stantibus, e a outra defendida por DIDIER diz que haver discricionariedade do juiz. Obs.: Sentenas processuais tpicas so aquelas que finalizam a cognio em primeiro grau, porem no julga com resoluo de mrito por falta de alguma condio da ao; as sentenas

processuais atpicas so aquelas que encerram o processo sem resoluo do processo no por falta de uma condio da ao mais sim pela existncia de pressupostos negativos (processo parado por mais de um ano, perempo, conveno arbitral). III- Elementos a)Relatrioonde o magistrado relacionara todo os atos que ocorreram no processo(audincias,etc); no gera nulidade, este elemento esta fadado ao fracasso j encontra respaldo no art.38 da Lei de n 9099/95, onde assevera que no e obrigado o juiz fazer o relatrio. b)FundamentaoCom base na constituio art.93, inciso 9, e de suma importncia a fundamentao na sentena sem a mesma ser considerada nula a sentena; em casos de incidenter tantum o magistrado sero encontradas apenas na fundamentao, j que no cabe apreciao desta no juiz singular a titulo exemplificativo a ADIN.Esta relacionada a dois princpios fundamentais, contraditrio e a publicidade. precedentes judiciais = Principais efeitos destes no Brasil, 1-persuasivo- convencer o julgador que a deciso deve ocorrer de determinada forma; 2- bloqueador- impedem de prosseguir um recurso; 3- vinculante vincula outras decises judiciais(sumula vinculante). -Anlise do precedente a)DistinguinshinsServe para aplicar em casos semelhantes, havendo alguma divergncia essencial o precedente no poder ser aplicado no caso concreto. b)OverrulingRevisa ou reinterpretar um precedente. c)Obter dictumO famigerado palavra morta; enfim, e a identificao de qualquer palavra que no tenha nenhuma relevncia para a deciso. -Funes da motivao *Endoprocessual atinge a prpria demanda, serve de fundamento para o recurso, ou de base para outros processos; serve para ver se o tribunal mantm ou reforma a deciso. *ExtraprocessualServe para o controle da atividade jurisdicional; permitindo assim o controle pela sociedade. c)DispositivoE o elemento principal de qualquer sentena, sem ela a sentena ser nula, pois conforme estudo anterior a sentena se torna lei, pois tudo que foi descrito na sentena devera ser cumprido caso contrrio sofrer as conseqncias. (Captulos da sentena- Candido Rangel Dinamarco) O doutrinador em tela, exteriorizou a seguinte idia que a sentena poder ser dividida em captulos, ou seja, cada pedido do autor implcito ou explicito ser um capitulo da sentena.Ento, se por acaso A ajuza uma ao de danos materiais + danos morais, teremos assim dois captulos, ou seja, com esta teoria podemos vislumbrar que, a sentena pode conter uma nulidade parcial, serve como fundamento para pleitear o recurso. IV- Requisitos Internos (clareza, coerncia, certeza e liquidez) O primeiro faz parte de um corolrio do principio da cooperao, ou seja, a sentena deve ser inteligvel. A coerncia significa a ausncia de contradio, ou seja, a uma divergncia entre o

dispositivo e a fundamentao ou virse e versa. Certeza aquela que no e implcita, precisa dar certeza a situao litigiosa; liquidez trata-se de todos os pontos expostos, cabe apenas ao autor pedir que a sentena seja liquida de acordo com a sumula 318 STJ, a faculdade de o juiz dar uma sentena liquida ou ilquida fica afastado em relao a pequenas causas (9.099/95) e nos procedimentos sumrios relacionados ao transito. Externos A sentena deve esta nos limites da demanda, devendo respeitar os demais atos do processo, trata-se do corolrio do principio do contraditrio. No sendo respeitados tais requisitos, a sentena conter algum vicio descrito abaixo: Citra petita quando ocorre uma omisso do magistrado, este se esqueceu de mencionar algum pedido feito pelo autor na inicial, vale salientar que este no e sinnimo de procedncia parcial, lembrando que caso no ocorra refutao, ou seja, quando o juiz acatar um pedido.... (ver...)quando o juiz acata no precisa fundamentar?/ Ultra petitaO juiz julga acima do que foi pedido, relacionado a congruncia externas, desrespeito ao contraditrio.Por exemplo, o autor pede 10.000 porm o juiz julga que a causa e de 12.000, estes dois mil a mais sero nulos. Extra petitaE onde o magistrado julga matria diversa da pedida, o autor pede indenizao apenas por danos morais, mais o juiz acha que deve tambm incluir indenizaes matrias, esta incluso e um desrespeito ao contraditrio. -(FATO SUPERVENIENTE ART.462) PERMITE O JUIZ JULGAR FATO NOVO, MESMO QUE SEJA DE OFICIO, PARA SE FAZER UMA DECISAO JUSTA. V- Efeitos Os efeitos principais decorrem do provimento judicial, constitutiva iro criar uma situao jurdica nova; declaratria ira declarar a existncia ou inexistncia de uma situao jurdica;desconstitutivadesfazimento de uma relao preexistente;mandamental ordem a ser cumprida;executiva latu senso satisfaz o bem da vida pleiteado. Obs.: Quando fazemos e estudo do contedo da sentena sempre o contedo da sentena de procedncia/ que acolhem o pedido. E as sentenas de procedncia tero os contedos das aes. A classificao das aes ajudar na classificao das sentenas pelo seu contedo. Logo, a classificao dos contedos das sentenas sero: - sentenas declaratrias, - sentenas constitutivas, - sentenas condenatrias. Convm aqui relembrar todo aquele problema relacionados as aes condenatrias e a transformao das aes condenatrias. Antigamente havia trs espcies: condenatrias, mandamentais e executivas e que agora com a transformao do processo em processo sincrtico todas podem ser chamadas de condenatria, todas podem ser chamadas de ao de prestao. Logo, sentena condenatria em sentido bem amplo/ como aquela sentena que reconhece e determina as medidas para efetivao de um direito a uma prestao, seja determinando medidas de coero indireta ou direta. Isso porque quando mencionar sentena mandamental, nessa acepo aqui uma sentena condenatria cujo meio executivo de coero indireta, enquanto a executiva se efetiva por coero direta. O contedo das sentenas

condenatria o reconhecimento o direito determinando-se as providencia para se efetivar um direito a uma prestao. O contedo da sentena meramente declaratria a declarao de existncia ou inexistncia de uma situao jurdica, autenticidade ou falsidade de um documento. J as constitutivas tm por contedo o reconhecimento de um direito potestativo que instantaneamente o efetiva, uma sentena satisfativa. [http://processocivildois.blogspot.com/2009/11/teoria-da-decisao-no-conceito-de.html] Os efeitos reflexos se referem a relao conexa que h entre a ao principal e a acessria;efeito anexo no precisa constar(o juiz no precisa se manifestar) na sentena j esta previsto na lei-(perempo; hipoteca judiciria ao condenatria); e o efeito probatrio a sentena e um documento como tal, faz prova para outros processos e tambm de sua prpria existncia. VI- Tutela especifica Em sentido lato ou amplo proteo jurdica; informal deciso ou procedimento judicial e no sentido tcnico ou estrito deciso favorvel a uma das partes. -Classificao Como regra o momento da ocorrncia do dano ou do ilcito... Tutela preventiva E aquela que interposta antes da ocorrncia do ilcito ou do dano (interdito proibitrio e mandado de segurana) Tutela repressivaOcorre aps a existncia de um ilcito ou de um dano (ao de reparao de danos). Tutela de urgnciaOcorre quando h urgncia ou prova no processo, o perigo da demora traz srios gravames ao direito lesado(pedido de tutela antecipada relacionado a uma autorizao para uma cirurgia de emergncia). Tutela de evidnciaE aquela decorrente de fato incontroverso ou com prova consistente no processo(liminar na possessria, abuso no direito de defesa e verossimilhana das alegaes na tutela antecipada. Tutela especifica e A REGRA no direito brasileiro; concede exatamente o que se busca em juzo, ou seja, peo um carro no ganho o valor do carro mais sim o automvel -Classificao da tutela especifica a)Tutela InibitriaOcorrer antes de acontecer um ilcito, no importando a questo de dano s o que importa e a contrariedade com a norma (interdito proibitrio, mandado de segurana); com o advento do art.461 foi estendida esta modalidade a todas as obrigaes de fazer e no fazer. b)Tutela reintegratriaBusca remover o ilcito; dano(demolio de obra em local irregular). este independe da ocorrncia do

c)Tutela ressarcitriaOcorreu um dano(Uma construtora enquanto estava levantado os prdios, danificou algumas casas vizinhas a esta obra, em conseqncia desta dever ressarcir os prejuzos causados a estes). -Principais Caractersticas 1-Satisfazem no mesmo processo

2-Pode ocorrer de oficio com ou sem o pedido do juiz 3-Mitigar a congruncia externa, pois o magistrado no vai vincular o pedido e a resposta do ru na medida executiva 4-A tipicidade das medidas o juiz usara de sua discricionariedade(criatividade) para fazer valer tal medida 5-Multa uma medida coercitiva; no se compensa com a obg.devida; mais uma vez h discricionariedade do julgador, para ficar o que ele acha mais devido. --Tutela especifica das obrigaes de dar coisa diversa de dinheiro Quando se tratar de bem mvel ser por meio da busca e apreenso, sendo o bem imvel ser por meio da imisso da posse est e uma ao petitria (discute a propriedade). VII- Coisa julgada Tratada no cdigo civil de quando no cabe mais nenhum recurso, ou seja, o processo se finda com a coisa julgada; no e diferente no processo civil o conceito pois o seu principal efeito e o da imutabilidade, h duas modalidade a interna(formal) quando esta coisa se d dentro do processo, e coisa julgada externa(material) quando esta coisa julgada passa do processo , por exemplo, prescrio est conforme discutido em sala de aula pode se entender que ocorrera tanto interno quanto externo, pois prescrevendo o processo internamente no teremos mais direito pois esta prescrito ser externo pois como direito prescreveu no poderemos mais impetrar mais nenhuma ao com aquele direito pois j est prescrito. Luiz Mouro associa a coisa julgada formal a deciso terminativa, mas tal entendimento no prevalece pois independentemente da resoluo do mrito, todo e qualquer processo tende a fazer coisa julgada. -Pressupostos a)deciso de mrito Ocorrncia das situaes do art.269, tanto pode ser uma sentena quanto uma deciso interlocutria de mrito; deciso judicial que antecipadamente julga improcedente o pedido em relao a um dos litisconsortes passivos. b)cognio exaurienteNo pode ser uma deciso provisria. c) coisa julgada formalComo aqui j exposto. -Efeitos NegativoEsta impede que outros processos se iniciem (coisa julgada material) PositivoA coisa julgada daquele processo pode servir de base para outro processo, ou seja, serve como causa de pedir de outro processo. PreclusivoTodo argumento que poderia ser deduzido em juzo, e considerado apresentado e repelido (474 CPC). =-Coisa julgada material e as relaes continuativas Relaes continuativas so aquelas que se perpetuam no tempo, famlia, tribitaria,previdencirias, fazem coisa julgada com sujeio a clausula rebus sic stantibus(REBUS SIC STANTIBUS representa a Teoria da Impreviso e constitui uma exceo

regra do Princpio da Fora Obrigatria. Trata da possibilidade de que um pacto seja alterado, a despeito da obrigatoriedade, sempre que as circunstncias que envolveram a sua formao no forem as mesmas no momento da execuo da obrigao contratual, de modo a prejudicar uma parte em benefcio da outra. H necessidade de um ajuste no contrato. Rebus Sic Stantibus pode ser lido como "estando as coisas assim" ou "enquanto as coisas esto assim".)Enfim, podemos vislumbrar que poder ter uma nova deciso quanto se tratar de relaes continuativas. -Regime jurdico da coisa julgada material *1-Somente o dispositivo, faz coisa julgada material(limite objetivo) *2-Limite subjetivoComo regra geral podemos entender que, sempre acontecera a coisa julgada entre as partes (inter partes), porem h excees aquelas que produzem efeitos ultra partes e erga omnes.(encontrados no art. 81 e 103 do CDC).Assim, temos decises que faro estes efeitos a ADIN, questes que se referem ao direito difuso, coletivo e individual homogneo. Ser difuso quando abarca todos (sociedade) mais no especifica, por exemplo, o meio ambiente; direito coletivo de uma classe, por exemplo, o trabalhador X de uma prefeitura tirou frias, este direito adquirido por uma dos funcionrios obrigara ao demais tambm a obt-los; e atingira no a coletividade como o outro mais todo aqueles que so funcionrios da prefeitura, ou seja, ser determinado o povo.Individual homogneo ou aes trasiindividuais so aes, por exemplo, uma determinada pessoa comprou um celular este veio com defeito ele impetra uma ao, requerendo um novo aparelho pois o primeiro encontra-se defeituoso, mais na medida em que este impetrou a ao mais indivduos que adquiriram este produto tambm verificaram que o produto estava defeituoso, ento aquela ao servira tambm para os demais, vale lembrar que isto e apenas um exemplo; pois muitas vezes esta ao e proposta pelo MP. *3-Limite tcnicoou o modo de produo, a deciso de mrito(procedente ou improcedente) faz (coisa julgada pro ET contra); no processo penal apenas a sentena absolutria faz coisa julgada(coisa julgada secundum eventus litis).Apenas o direito civil admiti uma forma diferente da coisa julgada, trata-se da coisa julgada que julgou improcedente o pedido por falta de prova (secundum eventos probationes-interesses individuais coletivos). OBS.:Apenas a coisa julgada material e que pode ser revista(segurana jurdica). Instrumentos Tipicos a)ao recisoriaE uma ao prpria(reviso judicial) impetrada no tribunal;tem limitao de matria(art.485) e uma limitao temporal, ou seja, a sentena deve ter sido emitida ate dois anos no mximo, passando deste prazo no poder impetrar esta ao(prescrito). b)querella nullitatisE proposta em apenso com o processo e proposto no primeiro grau; esta no tem prazo como a anterior, serve para questionar um vicio de inexistncia ou uma nulidade insanvel. c)erro materialpode ser corrigido a qualquer tempo, trata-se de um erro no processo, por exemplo, o nome das partes, etc. d)sentena baseada em lei ou ato considerado inconstitucional pelo Supremo(art.475L c/c 471,I CPC). Instrumentos Atpicos (relativizao da coisa julgada)

Quando as sentenas ofendem a dignidade humana, os defensores desta idia Dinamarco e Humberto Theodoro, opositores Marinoni; o STJ admite nas aes pertinentes a investigao de paternidade. VII- Recursos um meio de impugnao judicial voluntaria, com previso em lei, no mesmo processo,reformar,anular,esclarecer ou integrar uma deciso judicial, mas no e o nico.Ha as aes autnomas (supramencionadas no tpico anterior); e os sucedaneos recursais (reexame necessrio, pedido de reconsiderao,etc). O reexame e de suma importncia(em casos de contradio com a fazenda publica) para a eficcia da sentena, no ser reexaminado se estiver dentro do limite de 60 salrios mnimos ou se estiver de acordo com sumula do STF ou sumula de algum tribunal superior.

CAUSA DE PEDIR Erro no julgamento Erro no procedimento Obscuridade ou Contradio Omisso


Obs.:Causa de pedir no recurso... -Classificao a)Fundamentao

PEDIDO Se a causa de pedir for para reformar Anular a deciso judicial Esclarecer integrar

1-LivrePode alegar qualquer fundamento, atacar qualquer parte do processo, usada a APELAO. 2-VinculadaEsta consta em lei, ou seja, o pedido ou a causa de pedir.Embargos de declarao(esclarecem ou integram a deciso). b)Abrangncia 1-TotalE aquele que impugna tudo(na integra) que deveria ser questionado 2-ParcialE aquele que impugna parte do que poderia ser questionado. Duas correntes BARBOSA MOREIRATODO O PROCESSO DINAMARCO TODA A DECISAO. Atos sujeitos a recursosApenas as decises, sentena no cabe impetrar esta ao para impugnar despachos por exemplo.

OBS:.Recursos so (remdios constitucionais) a continuao da ao, j as aes autnomas so consideradas relaes incidentes(aes autnomas). -Decises sujeitas recurso A) Do juiz singular Sentena (recurso cabvel apelao; ajuizada em primeiro grau) e a deciso interlocutria que poder ser desfeita por meio de agravo art.522 (retido ou de instrumento) B) Do tribunalMonocrticas(apenas colegiada(acrdo). Ponderaes Decises parciais Para a gama de doutrinadores seria uma interlocutria sujeita a um agravo, mas para Tereza Arruda Alvim Wambier seria uma sentena sujeita ento a uma apelao por instrumento. Delosmar Mendona JuniorSustenta que haveria um terceiro ato do juiz singular, seria o ato de admisso ou no do recurso de apelao. um relator ou presidente do tribunal),

AULA 10. COISA JULGADA 1. Efeitos da sentena e autoridade da coisa julgada A coisa julgada uma especial qualidade que imuniza os efeitos substanciais da sentena, a bem da estabilidade da tutela jurisdicional1. Embora Chiovenda tenha lanado originariamente esta base terica sobre o assunto, ao considerar que a coisa julgada obrigatria para os sujeitos da relao processual, enquanto a sentena existe e vale com respeito a todos, foi Liebman quem identificou com preciso a diferena entre a eficcia da sentena e autoridade da coisa julgada2. Enquanto a coisa julgada corresponde eficcia que torna imutvel e indiscutvel a sentena, em relao s partes que integram a relao jurdico-processual, sem prejudicar nem beneficiar terceiros, os efeitos da sentena (condenatrios,
1

DINAMARCO, Cndido Rangel. Relativizar a coisa julgada material. In Nova era do Processo Civil, So Paulo: Malheiros editores, 2004, p. 217. 2 LIEBMAN, Enrico Tullio. Eficcia e autoridade da sentena e outros escritos sobre a coisa julgada. Trad. Alfredo Buzaid e Benvindo Aires e Notas relativas ao direito brasileiro de Ada Pellegrini. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 113.

constitutivos ou meramente declaratrios) correspondem s alteraes que esta deciso judicial produz na realidade jurdica, podendo ocorrer antes do trnsito em julgado, sem o manto da imutabilidade, e beneficiar ou prejudicar terceiros (da porque se admite a assistncia litisconsorcial, o recurso de terceiro e ao rescisria do terceiro prejudicado). Assim, todos so afetados pelos efeitos da sentena, at porque as relaes jurdicas no existem isoladamente no plano da realidade, mas a prpria ordem constitucional rejeita que aqueles que no participaram do processo fiquem vinculados imutabilidade da coisa julgada l produzida (princpios do devido processo legal, ampla defesa e contraditrio). A coisa julgada pode ser material (quando se projeta para fora do processo) ou formal (imutabilidade da sentena em si mesmo efeito endoprocessual que pe fim relao processual)3. Representa uma opo poltica do legislador, que visa a conciliar os princpios da celeridade e segurana, certeza e justia das decises, buscando um equilbrio entre estes vetores muitas vezes contrapostos. Sua previso constitucional est no art. 5, XXXVI e infraconstitucional no art. 467 e ss do CPC. 2. Eficcia preclusiva da coisa julgada: Ao prever os efeitos preclusivos da coisa julgada, o art. 474 do CPC determina que passada em julgado a sentena de mrito, reputar-se-o deduzidas e repelidas todas as alegaes e defesas, que a parte poderia opor assim ao acolhimento como rejeio do pedido. Para Rodolfo Mancuso, a tcnica da eficcia preclusiva acolhida por este dispositivo legal opera como uma vlvula de segurana do sistema, de modo a imunizar as questes deduzidas e deduzveis, mas desde que atinentes ao ncleo do thema decidendum, isto , ao preciso objeto litigioso, tcnica que lembra o collateral estoppel,

DINAMARCO, Relativizar cit., p. 221-222.

das class actions do direito norte-americano, pelo qual consideram-se includos no julgado os necessary steps, ou seja, as premissas necessrias concluso4. Barbosa Moreira entende que h uma relao de instrumentalidade entre os limites objetivos da coisa julgada e a sua eficcia preclusiva, pois enquanto os limites objetivos geram a imutabilidade do julgado, no que tange parte dispositiva, a eficcia preclusiva consiste no impedimento que surge discusso e apreciao de questes suscetveis de influir neste julgado, cobrindo o deduzido e dedutvel. Assim, pode suceder que, de fato, no tenham sido exaustivamente consideradas, no processo, as questes que poderiam influir na deciso, sendo vedado que depois de findo o processo se viesse a pr em dvida o resultado atingido, acenando-se com tal ou qual questo que haja ficado na sombra e que, porventura trazida luz, teria sido capaz de levar o rgo judicial concluso diferente da corporificada na sentena (ressalvados os casos restritos de rescindibilidade do julgado) 5. O expediente tcnico a que se recorre considerar implicitamente decididas pela sentena que transitou em julgado todas as questes, ainda que no apreciadas, cuja soluo se devesse reputar idnea para influir no contedo do pronunciamento judicial. Trata-se de uma fico, que no pode estender s questes a autoridade da coisa julgada (no esto imunes rediscusso em outro processo), j que assim no ocorre nem mesmo entre as questes efetivamente apreciadas (a motivao da deciso no faz coisa julgada). Portanto, nem s questes deduzidas nem s dedutveis se estende a auctoritas rei iudicatae, mas todas se submetem eficcia preclusiva da coisa julgada, para que no venham ser utilizadas como instrumento de ataque ao julgado6. 3. Relativizao da coisa julgada - coisa julgada rebus sic stantibus teoria da impreviso

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Jurisdio Coletiva e Coisa Julgada: teoria geral das aes coletivas. So Paulo: RT, 2006, pp. 29,236. Sobre a possibilidade de emprego do collateral estoppel por terceiro, que no foi parte no processo, mas detm relao jurdica conexa que foi decidida, vide TUCCI, Jos Rogrio Cruz e. Limites subjetivos da eficcia da sentena e da coisa julgada civil. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, pp. 141-151. 5 BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. A eficcia preclusiva da coisa julgada material no sistema do processo civil brasileiro. Temas de Direito Processual. 1 srie, So Paulo: Saraiva, 1977, pp. 98-103. 6 BARBOSA MOREIRA, 1977, A eficcia preclusiva cit., pp. 98-103.

Por fim, uma questo interessante se coloca: a coisa julgada gera imutabilidade absoluta ou relativa? H possibilidades excepcionais de reabertura da discusso (relativizao da coisa julgada), quando esto em jogo outros princpios e garantias constitucionais, dentre elas a garantia de acesso justia (CF, art. 5, XXXV). No legtimo eternizar injustias a pretexto de se evitar a eternizao de incertezas7. Um dos casos mais comuns em que esta questo se coloca o do advento de coisa julgada sobre reconhecimento de filiao antes do surgimento do teste de DNA, sendo posteriormente realizado o exame e descoberta a ausncia de vnculo gentico. Caso tenha transcorrido o prazo da rescisria, possvel se anular a relao de paternidade comprovadamente inexistente? H quem defenda a propositura de ao declaratria de inexistncia de coisa

julgada, imprescritvel, para promover a coincidncia entre a verdade formal e a verdade real. Barbosa Moreira, por sua vez, acredita que seria interessante uma alterao legislativa neste caso para estabelecer como termo inicial do prazo da rescisria o dia em que o interessado obtm o laudo de DNA, ao invs do trnsito em julgado da sentena rescidenda8. 4. Exerccio: Caso de impugnao contra deliberao de S.A (exerccio) Gustavo S Rodrigues, acionista minoritrio de uma sociedade de capital aberto, impugna deciso da assemblia e obtm judicialmente a anulao de uma deliberao de aumento de capital. - Neste caso, tendo sido movida a demanda por apenas um dos acionistas, o resultado se aplica aos demais acionistas? O objeto da demanda indivisvel? - Como os efeitos da sentena e eventual coisa julgada produzida no processo relacionam-se com aqueles que no integraram a relao processual, mas so atingidos pela deciso?
7 8

DINAMARCO, Relativizar a coisa julgada cit., p. 224. BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. Consideraes sobre a chamada relativizao da coisa julgada material, IN Temas de Direito Processual. 9 srie.So Paulo: Saraiva, 2007, pp . 264-265.

- Nesse caso, deve haver a substituio processual, ou seja, aquele que atua em juzo o faz em nome dos demais acionistas minoritrios, de modo que o resultado se estenda a estes sujeitos no-litigantes? - Se procedente a demanda anulatria, haveria interesse de agir por parte dos outros acionistas na propositura de mesma demanda? E se a demanda fosse julgada improcedente? - Incidentes como a interveno de terceiros no processo e reunio de demandas conexas, poderiam obstar preventivamente o inconveniente de eventuais decises contraditrias, reunindo as partes interessadas e demandas relacionadas para julgamento conjunto? Bibliografia Obrigatria DINAMARCO, Cndido Rangel. Relativizar a coisa julgada material. In Nova era do processo civil. 2 ed. pp. 217-225; 257-270 (22p). Bibliografia Complementar BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. Consideraes sobre a chamada relativizao da coisa julgada material. IN Temas de Direito Processual. 9 srie.So Paulo: Saraiva, 2007, pp. 235-265. LIEBMAN, Enrico Tullio. Eficcia e autoridade da sentena e outros escritos sobre a coisa julgada. Trad. Alfredo Buzaid e Benvindo Aires e Notas relativas ao direito brasileiro de Ada Pellegrini. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

You might also like